Novas leis ambientais americanas podem afetar exportações brasileiras

Projetos em andamento buscam restringir compra de produtos produzidos em áreas desmatadas ou alvo de queimadas

Imagem aérea da floresta amazônica em chamas
Foto Deutsche Welle

Jornal GGN – A posse de Joe Biden como presidente nos Estados Unidos deu forças para que uma nova legislação seja elaborada no país, com foco no combate ao desmatamento ilegal – e que podem afetar diretamente as exportações brasileiras.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a aprovação da nova legislação irá restringir a compra de produtos vindos de áreas com desmatamento ilegal. No caso brasileiro, isso afetaria a negociação de itens como couro, carne, madeira, café, celulose e soja.

Biden colocou como um dos pontos centrais de seu mandato o combate às mudanças climáticas, o que tem levado políticos a buscarem não só a adoção de regras mais transparentes, como cadeias produtivas que estejam comprometidas com a preservação do ambiente, principalmente em relação a commodities com origem em florestas tropicais.

Um símbolo desse esforço é o projeto de lei que o senador democrata Brian Schatz, do Havaí, deve apresentar: uma proposta para restringir o acesso do mercado americano a matérias-primas originadas de terras desmatadas ilegalmente, além de criar um comitê consultivo para rastrear e monitorar o fornecimento dos produtos aos americanos.

O objetivo dessa nova legislação, caso chancelada, é limitar a compra de produtos provenientes de áreas com desmatamento ilegal, o que poderia diminuir a importação pelos EUA de itens brasileiros como couro, carne, madeira, café, celulose e soja.

Especialistas ressaltam que não é possível afirmar que toda a produção de matérias-primas agrícolas no Brasil seja feita em áreas de desmatamento, mas a negligência do governo Jair Bolsonaro sobre o meio ambiente pode levar compradores norte-americanos a aumentarem suas ressalvas quanto às compras de itens brasileiros.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador