A modelo viciada e o mundo cão da TV aberta brasileira

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em guerra por modelo viciada, TVs apelam a rapto, drogas e suborno

Do UOL Televisão

 

A disputa das emissoras de TV por uma entrevista com a ex-modelo Loemy Marques, viciada em crack, teve rapto, tentativas de suborno, ofertas de drogas e até um telefonema de um falso Silvio Santos se oferecendo a ajudá-la caso ela fosse a um programa do SBT. Um programa vespertino chegou a colocá-la à força dentro de um carro e sumiu com ela durante várias horas.

Desde o último sábado, produtores de TV travam uma guerra para conseguir um depoimento da jovem, que foi descoberta vivendo na Cracolândia, região degradada de São Paulo. Oito programas de cinco emissoras estão atrás dela. Por enquanto, o Hora do Faro, da Record, está levando a melhor. O programa a mantém em um local secreto, acompanhada de um enfermeiro, desde segunda-feira. O assédio da imprensa continua mesmo depois de ela ter deixado a Cracolândia e o apresentador Rodrigo Faro ter divulgado que a entrevistara em primeira mão.

A história da ex-modelo craqueira foi revelada em reportagem da revista Veja São Paulo do último final semana. Assim que a publicação foi para as bancas, Loemy passou a ser assediada por diferentes canais para falar com exclusividade. No sábado pela manhã, ela circulava pelas ruas da Cracolândia, na região central de São Paulo, onde vive há dois anos. Foi abordada e se sentiu acuada. Usou drogas.

Depois de muita insistência, profissionais de um programa vespertino que a seguiam a colocaram em um carro. Voluntários de uma ONG relatam que Loemy foi tratada como bicho, sem cuidado e respeito, “praticamente forçada a entrar no veículo”. A ex-modelo ficou com a equipe dessa rede de TV durante várias horas. Ela foi deixada no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, e só reapareceu na região da Luz na manhã de domingo (23), se queixando da emissora.

Segundo uma testemunha, Loemy estava muito chateada e disse que lhe ofereceram drogas e R$ 500 em troca de uma entrevista. O rapto de “personagem” (forma como são chamados os entrevistados dos programas) não funcionou. Loemy não autorizou o programa a exibir suas imagens.

As artimanhas dos produtores incluíram até se passar por Silvio Santos. Um homem com a voz idêntica a do apresentador ligou para uma ONG na manhã de domingo tentando descobrir o paradeiro de Loemy. Logo em seguida, a entidade recebeu um telefonema da produção do Domingo Legal.

Diante do assédio da mídia, “como urubus em cima de carniça”, na definição de uma voluntária de uma ONG, foi providenciado um local para abrigá-la. A ex-modelo aceitou ir para o apartamento de amigos, se alimentou e dormiu. Na manhã de segunda-feira, foi orientada sobre as propostas das produções que queriam oferecer tratamento em clínicas de reabilitação em troca de um depoimento em que contasse como chegou ao fundo do poço.

Procurada por Globo, SBT, Record, Band e RedeTV!, a ex-modelo escolheu falar com o apresentador Rodrigo Faro, da Record, porque se lembrava dele como ator e considera o Hora do Faro a produção menos sensacionalista das que disputavam seu depoimento, sem levar em conta a da Globo, um programa jornalístico.

Troféu: o apresentador Rodrigo Faro postou foto ao lado de Loemy no Instagram

Rodrigo Faro foi até Loemy e passou toda a tarde de segunda-feira gravando na região da Cracolândia. Em seguida, postou foto com a moça em sua conta em uma rede social. Seus produtores estão responsáveis pela ex-modelo desde então. Ela está em um hotel e pode falar com seus amigos a hora que quiser. Um enfermeiro também foi contratado para ficar ao lado da dependente química dando assistência em suas crises de abstinência. A reportagem de Faro com a jovem irá ao ar domingo (30). Ela passará por uma transformação hoje (26) e deve participar do programa ao vivo também.

Na Record, o local em que a jovem foi hospedada é mantido em sigilo. Uma fonte afirma que a emissora não pagou desta vez para sair na frente da concorrência. Porém, pagar por entrevistas exclusivas é comum na emissora. Em seus “15 minutos de fama”, algumas pessoas pedem cachê e até fazem exigências para falar com determinado programa. Já teve “personagem” que exigiu passagens aéreas para toda família e hospedagem em hotéis de luxo.

Catarina Migliorini, que ficou famosa por leiloar a virgindade, e Izabela Araújo, motoqueira que ganhou um beijo do jogador de futebol Fred e o vídeo foi parar na internet, teriam recebido cerca de R$ 6.000 cada uma para participar de programas da Record. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula

    Nenhum dos postulantes a entrevista dá a mínima para o ser humano e pelo drama enfrentado pela modelo. Pelo nivel de sensacionalismo da tv lixo, se a moça der uma declaração contra Lula, Dilma ou Haddad, o caminho dela para o céu estará pavimentado. Ela vira celebridade na hora e pode até ganhar um programa na rede do plim plim.

  2. A alegria esfuziante do

    A alegria esfuziante do apresentador Rodrigo Faro ao conquistar mais uma vitória sobre os seus adversários (Datena, Gugu Liberado, Ana Maria Braga, Rezende, Wagner Montes, Regina Casé etc….)

    Quanto a pobre coitada da menina….Ficará duas semanas dando ibope para a emissora e depois voltará para as ruas .

    Ex-modelo Loemy Marques deixa a Cracolandia

  3. No bárbaro assassinato do

    No bárbaro assassinato do bailarino do programa de Regina Casé, não teve jeito, a Rede Globo explorou sozinha o “evento”, não lembro quais os anunciantes que investiram nos programas que usaram e abusaram das imagens da hedionda violência praticada pela PM do Pezão .

    Mãe de dançarino assassinado denuncia a Globo e Regina Casé

    publicado em 25 de novembro de 2014 às 10:43

    Captura de Tela 2014-11-25 às 14.15.28

    [video:http://youtu.be/87VV2H7HqO0%5D

    1.  Uma pena. Lastimável mesmo

      Uma pena. Lastimável mesmo mas é a vida.

      Se vc é analfabeto funcional vc pode sempre esperar que um programa de entretenimento, um programa de auditório, vá te ‘ajudar”.

      Ajudar quer dizer o que para esta Sra.? Exposição do caso na mídia não é ajudar?
      Ou como esta SRa. acha que é a apuração de crimes cometidos por PM e sem exposição na mídia? Qual o fim desta história sem exposição na mídia? A apresentadora explorou esta SRA.? Não tinha nada melhor para colocar numa tarde de sábado? Será que não tinha mesmo?

      Eu lamento que tenha acontecido uma tragédia com esta senhora mas minha paciência com analfabetos funcionais esta próxima de zero. 

      Tem que haver um limite para a ignorãncia! 

      1. De modo geral só os céticos

        De modo geral só os céticos por natureza têm o impulso de aprender enquanto o resto se satisfaz em saber apenas aquilo que lhe é cobrado. Por isso tenha paciência infinita, porque ser analfabeto funcional não é questão de escolha, é questão de natureza. Por outro lado quem é capaz de aprender o certo do errado tem a obrigação ética de não se aproveitar da fraqueza deles.

  4. Caro Nassif e demais
    E o

    Caro Nassif e demais

    E o excelente trabalho do Haddad, sobre a questão da recuperação dos drogados, que  esses “bons”   jornalistas desprezam?!

    É mais uma demagogia sobre a ex modelo.

    Saudações

     

  5. Sinto verdadeiro asco dessas

    Sinto verdadeiro asco dessas mídias exploradoras da miséria alheia. Cadê o Ministério Público?

    A primeira vista se pode querer justificar a atitude dessas hienas configurando-a como de utilidade pública e gesto humanitário. Entretanto, eles só visam mesmo é a audiência, ou seja, dinheiro e notoriedade. 

    1. Vai aparecer

       Caso o programa de audiência, é certeza que algum membro do MP, irá se solidalizar com a pobre moçinha, ainda mais se for entrevistado em algum ou alguns programas da Record, afinal Procuradores amam uma camera, para pavimentar uma futura candidatura a deputado.

  6. A coisa mais triste do mundo

    A coisa mais triste do mundo é ver gente branca e “bonita” na miséria.

    É estarrecedor e excepcional porque o lugar reservado a quem é “branco” no Brasil é o extremo oposto à sarjeta.

    Por isso choca, comove e atrai audiência…

    Quanto aos corpos negros entregues à igual destino – geralmente ao pior deste destino – resta à invisibilidade, a legitimação da propria miséria, talvez amarrado em algum poste ou com a morte batizada por algum “auto de resistência” ou ainda como personagem sem voz em algum programete.

    Só uma coisa explica a tal seletividade…É o racismo estúpidos! Mesmo que estampado em outdoors invisível para maioria das pessoas mas nem por isso menos danoso aliás, por isso mais danoso.     

  7. Isso não é jornalismo, isso é

    Isso não é jornalismo, isso é entretenimento. Um tipo de big brother de curiosidades.

    Fica a pergunta, precisa ser reporter para entreter?
    Nessa eu concordo com Gilmar Mendes, qualquer cozinheiro serve desde que saiba fazer a receita.

  8. Tenho algumas ideias para TV,

    Tenho algumas ideias para TV, que prefiro deixar só na minha cabeça, a briga tá feia, uma boa ideia vale muito! 

  9. Hienas

    São comparados a hienas que disputão um pedaço de carniça, neste caso um ser humano, que depois de usado por esses senhores da midia sera jogada fora como um nada.

  10. e, pior, que não é bem assim, análise de Eugênio Bucci:

    faz tempo, Eugênio Bucci, num artigo sobre TV no Brasil, na FSP (é bom citar fontes) comparou e cosntatou que a maio- ria dos que assinam canais vêem os mesmos ou semelhantes programas em seus… canais pagos. Isso é o status da gente, consumir o que é moderno ou tecnologico. Creio q hoje continuaria sendo válida a análise (tv parabólica, tv a cabo e afins afinal têm melhor imagem). Há excelentes programas que não passam na TV Paga, que são abertos, mas… desdenhados ou desconhecidos pela população cuja curiosidade beira a zero (Obs: quase sempre digito aqui generalizando, e generalizo , não me refiro a minorias q pouca importância têm pra esse tipo de notícia ou post. Também estou equiparando aos as- sinantes que jamais vêem um bom noticiário (há um que é tanto aberto UHF, quanto assinado). Para serem bem informa- dos, há Jornal Nacional pago ou aberto, revsita escancarada nas bancas Vejas et caterva, ou boca do pvo, “quem conta um conto aumenta um ponto” – ditado popular.

  11. Existem uma quantidade de ex

    Existem uma quantidade de ex viciados que foram recuperados da cracolância sem alarde, sem divulgação.

    Essas pessoas são acolhidas pela Igreja Batista, com o apoio da JMM, Junta de Missões Mundiais.

    Existe um coral da cracolândia composto por mais de 30 coristas, que percorrem as Igrejas Batista do Brasil dando o seu depoimento, falando sobre a sua recuperação e a acolhida pela Igreja.

    O índice de adesão ao projeto de recuperação é mais de 80%, numero considerado excelente.

    Isso sem alarde, sem propaganda e  sem divulgação na mídia.

     

    1. Pr. Fernando Brandão

        Conheço o trabalho do Pastor Fernando Brandão ( JMM ), uma ação “formiguinha”, que começou em 2011 – não sou religioso convencional, nem mesmo cristão – mas a ação dele e de seus assistentes não-remunerados, na cracolandia paulistana, é digna de méritos, o acolhimento dos dependentes, SEM CENSURA ou PROSELITISMO RELIGIOSO, é algo que deve ser visto, pouco importando se o drogadito será recuperado ou não, mesmo que não se recupere, acolhe-lo é o primeiro passo, alguem ouvi-lo, mesmo que em sindrome de abstinência, “loco pela pedra”, é o começo – dar porrada, coloca-lo em um cercadinho, não leva a nada, mas a Missão os escuta – não importa que o discurso seja desconexo, fora da realidade, mas acolher o dependente, não é dar comida/abrigo/roupa/banho – é acolhe-lo, identifica-lo como ser humano, e isto a JMM sabe fazer bem.

    2. O Brasil

      O Brasil talvez seja o único país do mundo onde se tem a convicção irresponsável, até mesmo por parte de médicos, de que a cura para a dependência quimíca é a religião e a força de vontade. Nem os religiosos mais fanáticos nos EUA pensam uma bobagem dessa. É lamentável porque, nestas plagas, brinca-se com a saúde alheia sabendo-se que nunca haverá quem busque reparação.

  12. “Na TV nada se cria; tudo se

    “Na TV nada se cria; tudo se copia”. Acho que foi Chacrinha o autor da frase. 

    Ultimamente o que mais se vê nas diversas tvs. abertas são esse programas sensacionalistas, tentando impressionar o povo, com os apresentadores querendo passar imagem de indulgentes, quando, na realidade, apresentam caras de falsos e exploradores da desgraça humana. 

     

  13. Desafio

    Rodrigo Faro e sua produção bem que poderiam ser mais claros com relação ao verdadeiro propósito do quadro do programa. Diante de tanto sensacionalismo midiático, paira a atmosfera de que ambos estejam apenas explorando a decadência da dignidade humana com vistas aos índices de audiência. Afinal, não é todo dia que uma modelo resolve trocar o glamour das passarelas pelo becos do submundo das drogas. No mesmo sentido, mas distantes dos holofotes, anônimos do mundo, mas famosos em suas humildes famílias, fazem um caminho parecido. Contudo, estes nem sempre contam com a mesma benevolência das Tv’s. Diante deste ambiente de dúvidas, Rodrigo e sua produção poderiam surpreender seus telespectadores e dar um salto em direção a credibilidade do programa. Para isso, basta que o tratamento dispensado à jovem seja estendido à todos os demais que estejam na mesma condição da modelo. Inclusive deixo uma singela sugestão. O programa de Faro, a partir deste episódio, poderia criar um quadro destinado a recuperação de viciados da Cracolândia. Com o apoio do governo do estado, da prefeitura e de entidades da sociedade civil, acredito que o objetivo de uma simples matéria, elevada ao âmbito social, ganharia corpo e as dúvidas sobre o real interesse do programa seriam eliminadas. Além disso, penso que Rodrigo e sua produção, mais que a audiência e o apoio dos fans e do público fiel, com tal atitude, ganharia o respeito e a credibilidade que merece.      

  14. Compromisso social

     Em outras circusntancias, caso nossas empresas de midia de massa ( concessões do Estado), não estivessem afundadas até o pescoço, na busca pelo sensacionalismo, do mundo cão, na ansia de veicular suspeitas ou mesmo indiciamentos como condenações, se utilizando e sendo utilizada por agentes publicos – juizes, promotores e delegados – em manobras politico sociais, de interesse de ambos, o caso Loemy , poderia ser abordado de outras formas, várias, voltadas ao compromisso social, a ser exigido de empresas de midia.

      Uma delas: Apesar de loira, linda, esta menina de 24 anos, tem um histórico muito comum, corriqueiro, que a m,aioria de nossa classe-média não conhece – filha de uma empregada doméstica, pai garimpeiro ( que sumiu no Mundo – tema bom:paternidade responsavel ), nascida no interior do Mato Grosso, abusada sexualmente por varios “padrastos”, já desde os 20 anos drogadita de maconha, que aos 22 anos – sem formação educacional correlata – veio perseguir seu sonho, ser modelo, em São Paulo, sozinha, apenas com amigas ( concorrentes, e meus caros amigos, modelo de 22 anos, é uma “idosa”, para o mercado ).

        Somente nas 6 linhas acima temos varios temas, que aprofundados podem auxiliar na explicação da epidemia do crack – a droga do “esquecimento”, fissurado dependente, não lembra nem quem é, até mesmo as necessidades básicas, fisiológicas, do individuo, ficam em 10o plano – o caso vai alem da drogadição, começa na paternidade responsavel, caminha pela pobreza, pela educação deficiente, pelo abuso sexual de mulheres adolescentes em sua própria casa, pelo sonho vendido pela mesma midia, de que sendo bela, vc. pode ser modelo, rica, famosa, sua chance na vida ( só não falam que em um “casting” de 100 meninas, no maximo 5 são “contratadas”, e os primeiros trabalhos – “new faces”, mais de 60% ficam para a agência que lhe vende ou para o booker ), tem tambem o “book rosa”, mas não comentarei sobre esta 1a fase da corrupção que envolve meninas e meninos, jovens, muito bonitos, que para “aguentar” determinadas situações, só teem uma saida: drogas fornecidas, primeiro de “grátis” (em termos, pois algumas vezes o corpo, sua utilização, é forma de pagamento), depois cobradas.

          O mundo já é cão de origem, não precisa que a sanha dantesca da midia o suje mais ainda.

  15. O Crime Compensa.

    Certa vez uma pessoa do meu convívio ficou muito revoltada ao ver na TV um padrasto abusando da enteada. Não me lembro da idade, mas era uma criança muito nova e pelo que ela me contou não se tratava de abuso sexual, mas abuso psicológico. Uma história doida em que o padrasto fazia a criança comer uma cebola dizendo que era uma maça.

    Para tentar acalmá-la e neutralizar aquele ódio que a tinha perturbado tanto eu disse que não sentia qualquer ódio do sujeito, mas que ficava sim com raiva dos caras que mostraram isso na TV. E expliquei…

    O cara era obviamente um doente. E não digo isso sem achar que deveria ser castigado exemplarmente. Mas o caso é se perguntar por que essa violência foi mostrada da TV?

    Afinal, esse tipo de coisa acontece o tempo todo e é pra isso que existe código penal, delegacia, policiais, justiça. Ou seja, quem vai realmente salvar a criança e punir o padrasto não são os telespectadores, é o sistema.

    Claro, vão argumentar que noticiar serve pra mobilizar a sociedade. Mas eu digo que é conversa porque se fossemos depender dessas notícias pra fazer o sistema funcionar para crimes cotidianos então é melhor esquecer da civilização de uma vez.

    A verdade simples é que foi mostrado na TV exclusivamente porque havia um vídeo. A razão é essa… Existir uma mercadoria vendável.

    Logo a TV e os jornalistas que produziram a notícia ganharam dinheiro com o sofrimento daquela criança. Então quem é o maior desgraçado?

    …O padrasto que torturou a criança em troca do seu prazer pessoal (coloco dessa forma pra não dizerem que estou atenuando o comportamento do sujeito) ou os profissionais que ganharam dinheiro com o sofrimento daquela criança sem que isso causasse beneficio alguma para ela?

    Portanto, deve haver mecanismos para eliminar da TV esse tipo de noticiário apelativo porque na prática é um meio de exploração colateral da prática do crime em si.

  16. SUGESTÃO PARA O SBT
     Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2014 SBT: Silvio Santos Sugestão: Para o Programa Livre Prezado Silvio Santos venho acompanhando a procura de um apresentador para o Programa Livre, falaram no Fábio Poechat, mas está complicado, por isso gostaria de sugerir um nome; O Felipinho o garoto do bem, do Teleton, jovem inteligente e antenado com as causas sociais, um bom nome, para um novo Brasil. Se ele for bem trabalhado vai dar um ótimo apresentador, só precisa de uma chance, e quem faz o bem, merece uma oportunidade na vida. Esse garoto é um exemplo para a nossa juventude e o novo Programa Livre, tem que vir com essa pegada do bem e muita gente já gosta dele, um ponto a mais para o programa e apresentador.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador