As receitas de bolo dos economistas da Globo, por André Araújo

As receitas de bolo dos economistas da Globo

por André Araújo

No Jornal das Dez de ontem os veteraníssimos Carlos Alberto Sardenberg e João Borges e o Principe Encantado Donny di Nuccio deram uma antológica lição de economia.

Em curto espaço de tempo as perólas foram muitas. Tudo vai melhorar quando os consumidores tiverem confiança e voltarem a comprar geladeiras, televisores, automóveis, tudo é uma questão de confiança, no mundo encantado de Sardenberg DINHEIRO NÃO É PROBLEMA, o que precisa é confiança. O fato de existir 12 milhões de desempregados nem é citado, afinal não é um problema, basta o consumidor ter confiança, ele não precisa ter emprego, vai com confiança nas Casas Bahia e compra a TV de plasma, depois paga o carnês com o que?  Ora paga com confiança, eles aceitam, não é mesmo Sardenberg?

Borges não quis ficar atrás nas baboseiras,  quando baixar os juros virão os investimentos mas quando vão baixar os juros? Ora, muito simples, quando for feito o ajuste fiscal, aí os juros baixam e o investimento volta, a hipótese do ajuste fiscal levar VINTE ANOS e os juros ficarem altos até lá não preocupa Borges, um dia os juros cairão não é mesmo?

Mas porque virão os investimentos se não há demanda? Investimentos em que? Novos shoppings, novas fábricas?

Como virão se está tudo meio parado ou quebrando? So nos quarteirões do “fashion district” da Oscar Freire, Bela Cintra, Haddock Lobo há 63 lojas com placas de ALUGA-SE, ALGUÉM VAI INVESTIR EM IMÓVEIS PARA ALUGAR?

Leia também:  Bolsonaro ofende repórter da Folha: "ela queria dar o furo a qualquer preço"

Le Petit Prince Donny di Nuccio tem boas notícias, esta tudo melhorando, ” pelo menos está piorando menos”, uma nova curva da economia, “piorar menos”, o paraíso está à vista, onde ele viu tal cenário? Todos os indicadores mostram aumento de fatores negativos, a começar pelo desemprego, não há nenhum sinal de contratação dos habituais “temporários de Natal”, nem sinal, não há nenhum sinal de algum folego novo na economia.

Qual o saldo desses comentários econômicos para os telespectadores? ZERO. Não há sabedoria, experiência, bom senso, visão crítica, só chavões mas chavões ruins, sem pé nem cabeça, quer dizer que numa recessão de dois anos é a confiança do consumidor que vai tirar o País da recessão? Não é a confiança, é a RENDA e esta vem do emprego e da demanda que a renda traz alimentando o circulo virtuoso do comércio e deste para a indústria, como Sardenberg pode falar de consumo e nem citar os níveis de desemprego? Que raio de comentário economico é esse?

Economia não é novela , comentário economico tem que ser baseado na análise da realidade e não numa quimera.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

43 comentários

  1. ” pelo menos está piorando

    ” pelo menos está piorando menos” Daqui a pouco, estarão afirmando que a terceira derivada “pelo menos” é positiva…

  2. Só pra lembrar que o autor do

    Só pra lembrar que o autor do texto despreza os direitos trabalhistas (CLT) e idolatra EUA.

     

    Nassif dá mais moral do que deveria.

  3. Administração da casa… grande.

    Os “melhores” economistas são os  que conseguem dizer a mesma coisa de outro jeito.

    O “patrão” define a “meta”. E eles cumprem a meta.

    Explico.

    A coisa é a mesma, a de sempre, devidamente conservada:

    Uns trabalham e produzem.  Outros  compram esse trabalho e vendem os produtos desse trabalho. Vendem os produtos  inclusive, para os que trabalharam.

    E nesse fluxo,  que se diz “econômico” de renda e produto, vamos “consumindo” a vida com muito “investimento”.

    O Estado, por sua vez, grande stakeholder “morde”    sua parte, via tributação,  para manter as sólidas instituições líquidas e dar aquela “ar” de “nação” patriótica em prol do “crescimento” das “famílias” felizes com “deus pela liberdadade”…

    A “comunicação social” de massa trata de padronizar a “cultura” que é de  massa,  gerando uma  manipulação  de  massa que é também tratada “macroeconomicamente” , isto é, como uma massa, a  qual  gerará  “ganhos de escala” para o bem de todos. Tudo, evidentemente, fundamentado  na “divisão nacional e internacional de trabalho”. Quanto mais barato, melhor.

    Caso haja algum problema nessa equação, pode-se recorrer ao conselho de segurança ( ou não) para , eventualmente, explodir alguma bomba.

    Contracultura, subcultura, enfim, os outsiders  não são bem vindos. São, por exemplos os “comunistas”, ou talvez, “bolivarianos”. Quiça um “olha aí é o meu guri”… E ele chega.

    Nesse sentido, os economistas de escol – por exemplo os homens de chicago – são excelentes “empregados”. Publicam, propagam, fundamentam, vendem  e finalmente, cumprem  a meta estabelecida pelo patrão.

    Ah… já ia esquecendo: o patrão estabelece uma meta para o “estado” também.

     

    O resto… é cantiga de ninar para ruminantes.

     

     

     

     

  4. Sem dúvida, são 03 patetas.

    Sem dúvida, são 03 patetas. Eles não tem comentários pessoais, uma vez que, são paus mandados dos Marinhos. 

  5. Que fazer se os midiotas são

    Que fazer se os midiotas são maioria em nosso país, sempre e sempre adestrados por esses mesmos salafrários da racionalidade e da lógica? Aliás, quando um ministreco do stf (acovardadíssimo) diz que o presidente do stf (apequenadíssimo) era apenas mandalete, office boy, meirinho e menino de recados do renan, como escreveu o douto teori(a), sem, ao menos, tentar justificar o que o (ainda) presidente do stf (associado?) fazia naquele antro farsesco, que mais esperar de bom? Absolutamente nada. Pobre país (assombrado por seus (im)próprios habitantes.

    • Prezado Schell

      Me permita discordar de uma coisa. Até agora eu tenho visto um desfile de idiotas, nos mais altos postos  do Judiciário, do Legislativo, e do Jornalismo . Tenho visto sim uma certa percentagem de idiotas ecoando o que é dito pelas televisões e jornalecos.  Mas de fato eu não sei o que a maioria deste país pensa Pois afinal, não se tem imprensa livre por aqui. Afinal em terra de Kamel, nada floresce, apenas a secura de deserto. Por isto eu reafirm, não sei o que o povo pensa,  Mas sei que não votou nisto que está ai Até então eu sei o que usurpadores pensam e eles não parecem fazer parte do que se chama  maioria em nosso pais. E uma minoria que apesar de todas as oportunidades que tiveram para se ilustrar  parece que se tornaram mais e mais ignorantes.  Eo pior é que cada ato insano, destes figuras, sempre ao final querem culpar todo o povo, todos os brasileiros.  Pô cara pálida,  dá um tempo!!!

  6. Receita do bolo.

    Ontem, após um pequeno retiro por doença, voltei a caminhar no Itaim Bibi e fiquei impressionada. Uma loja de material de construção com mais de 40 anos, um restaurante e outras pequenas porém muito antigas lojas, fechadas. Tudo com placa de aluga-se.  Meu prédio tinha procura sem oferta, agora há imóveis à venda.  Os paneleiros estão aturdidos e ainda vamos assistir sabe-se lá o que na segunda feira, o nefasto absolvido ou cassado totalmente em seus direitos.

  7. Os “Baratas Tontas” do GloboNews

    São comentários tão “zezinhos” que me dou ao direito de não assistir… Ou, se estou assistindo, quando entra esses Entendidos dou uma zapeado até o Viva no 43.  E quando coincide com Escolinha do Professor Raimuno, Saí de Baixo e outros não retorno pro Novo Mundo Feliz da GloboNews … É assim! Se o Silvio Santos ainda tivesse aqueles lampejos de criatividade, compraria a série dos 3 Patetas, Alf, Waltons, Daniel Boone, Família Buscapé…etc. Colocaria tudo no horário nobre… Acabaria com o resto das TVS, pois é tudo porcaria, mentiras etc. As pessoas não aguentam mais! Os 3 Patetas nesse momento daria um baita Ibope. 

  8. é que eles destruiram a

    é que eles destruiram a renda, acabando com a confiança durante dois anos.

    Só que renda é material e confiança é humor…

     

    Agora depois de devastar o Brasil acabaram com a renda e  o humor…tudo em nome de tentar a eleição perdida.

  9. Pelo visto,Nassif está usando

    Pelo visto,Nassif está usando meus humildes serviços como Corregedor do Blog.Eu hein. 

  10. O que mais me impressiona ao

    O que mais me impressiona ao ver o noticiário econômico do Grupo Globo, na verdade, é o fato de serem extremamente monotemáticos. Só falam de reforma da previdência e reforma trabalhista, nos termos do governo Temer, além de tentar animar os empreendedores com promessas vazias. E só. 

    • O que mais me impressiona…

      …é o AA gastar tempo vendo e comentando o Sardenberg.

      Haja tempo ocioso!

      Durante muitos anos eu via a globo, JN com frequencia e todas as noites o JG. Era uma maneira de me inteirar sobre o corria no brasil e no Mundo.

      Apesar do viés político dos “marinhos” acompanhava o noticiário. A partir de 2012 não deu mais. Ficou indigesto demais e me apareceu uma bobagem ficar sentado por este tempo à frente da TV ouvindo manipulação, distorções e até mentiras mesmo.

      Já vai pra 4 anos que não vejo NADA, absolutamente nada, que passe nesta emissora golpista e anti-povo. Tudo que sei dela e de seus “empregados” é através da Internet.

       

  11. Faz tempos que não me dou ao

    Faz tempos que não me dou ao desprazer de assistir esse tipo de baboseira; porém, infelizmente, o mesmo é proporcional à curva ascendente de minhas preocupações em saber que milhões de midiotas assistem e pior, creem.

    E nem dá pra rir, André Araújo; deixar na conta do humorismo porque sério demais.

    Excelente abordagem!

  12. Em 2013, depois de

    assistir a GloboNews, via jornalista Neubarth, que récorde de desemprego baixo é “na verdade” péssimo pra economia, larguei de vez este canal.

    Macaquinhos de microfone.

     

  13. Por favor, pare de dizer que

    Por favor, pare de dizer que Sardenberg é economista. Nem graduação ele tem, é um papagaio de pirata do mercado. Como economista sinto-me ofendido com isso…

  14. Ta ruim, mas tá bom

    Isto é orientação geral vinda de cima. O cara, como não tem amor próprio, fala.

    Na retransmissora da Globo da região de Campinas, o comentário, a respeito da venda de veículos ter caído mais um pouco, foi: “A venda de veículos novos caiu, mas nem tudo piorou, a venda de veículos com mais de dez anos de uso aumentou”.

    Isto deve ser muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

  15. E quem disse que esse imbecis

    E quem disse que esse imbecis entendem de economia? Aliás, esses imbecis estão muito bem acompanhados pelos liberais/monetaristas/libertarios da PUC-RJ. Se não me falha a memória todas essas receitas estão na base do pensamento de Von Mises, Hayek e Friedman… Ou será que estou tendo delírios e agora são todos marxistas?

    Não sei… Mas acho que os gregos podem explicar melhor o que acontece quando essas receitas são postas em práticas e os idiotas nelas acreditam…

     

  16. Sardenberg

    Tudo da rede golpe é um lixo.  O unico programa da golpe news que se salva é o estudio i, às 14 horas. O resto ´e o resto.

     

  17. As receitas de bolo dos economistas da Globo

    Putz, que cacetada, hein André ?

    Mas, na verdade, como bem sabes, a rapaziada, uns nem tanto, deitam o verbo segundo o definido pelo patrão.

    Acreditam piamente que o povo engole tranquilamente suas patacoadas sem maiores críticas.

    E já foi assim, nos bons tempos que o jn era referência e NÃO HAVIA A REDE.

    Hoje, disparam essas barbaridades e logo recebem de volta a verdade disseminada pelos blogs e seus comentaristas.

    A juventude tem mais meios de se informar do que tínhamos e podem trocar opiniões e formar narrativas a partir do conjunto de idéias lançadas na rede.

    Prova disso são as continuadas intervenções nas reportagens da REDE GOLPE e aglomerações onde cartazes aparecem denunciando a golpista.

    Mas deve ser coisa de 18 ou 20 manifestantes como afirmou o USURPADOR comprador de sapatos chineses trabalhados, pelos mesmos critérios, 200 chineses que moram por lá.

    O USURPADOR é uma FARSA AMBULANTE ou um FARSANTE USURPADOR.

    O que já uma dúvida quase shakepeasreana.

     

     

  18. Imperioso que se de mérito a

    Imperioso que se de mérito a quem merece: Sérgio Moro.  Esse  modesto mentor do caos confinado nos grotões de S.José do Pinhais,subúrbio de Ritiba,em idioma indígena  significa  “do mundo”,irradia  seu modus operandi para  todos os quadrante.A última ,foram os epígonos do TCU ,tentarem  indispor recursos  das duas gigantes ,já enredadas no Lava Jato.Levaram cartão  amarelo do juiz Marco Aurélio Mello,com a advertência cifrada,tribunal de araque não tem poderes de confisco. Pero, sigue el baile…

  19. Parabéns por mais um bom

    Parabéns por mais um bom artigo!E queria perguntar qual o segredo para conseguir assistir (e ter estomago para isso) aos canais da globo.

  20. Ué, esse turma da Globo e

    Ué !! essa turma da Globo e Globo new   estão certos.

    Eles falam para os mesmos idiotas de sempre. Esses idiotas querem e ficam felizes em ouvirem isso.

    Já tem coxinha repercutindo a fala da Miriam Leitão sobre às vaias do Temer tomou ser culpa da Dilma.

    Esses caras acreditam em tudo que esses jornalistas piguentos dizem.

    Bem feito para o AA, foi ver o que não devia, ouviu o que não queria. Vai vendo, eh,eh

    Esses programas não são feitos para quem tem um mínimo de massa críticas. Não há estômago que resista, é muita canalhice

  21. Durante 13 anos estes mesmos

    Durante 13 anos estes mesmos comentaristas econômicos trabalharam dia e noite para destruir a confiança no país.

    Não estaríamos melhor, hoje, se a grande mídia como um todo não tivesse investido tanto tempo em minimizar as vitórias e ampliar as crises?

    As manchetes adversativas contra o governo do PT (“apesar da crise”) se transformaram “mas vai melhorar”.

  22. O QUE É A GLOBONEWS?
    Ora… É a desfaçatez nua e crua; a mentira planejada à porta fechada para uma plateia de energúmenos manipuláveis; é o assalto sob a mira do senso comum; a forma acima do conteúdo; o escárnio a céu aberto feito esgoto; é o preconceito de classe a feder às claras; a cara de pau sob todas as cores e luzes; a certeza da impunidade; é o moralismo dos canalhas; a sabujice e a pilantragem explícitas; a pistolagem como método e o paroxismo da infâmia como meta.

  23. Caro André, será que você não

    Caro André, será que você não está superestimando essa firma? A Globo, tanto quanto outras firmas privadas, Abril, OESP, Folha e outras firmas menores que não produzem por si mas revendem o produto homogêneo dessas quatro, pode mesmo ser vista como algo além de a agência de propaganda do capital rentista, coronelista e colonialista do Brasil? Será que quem quer mesmo saber de Economia vai buscar nesses produtos aí?

    Eu acho que vale ver o que essa firma mostra unicamente para saber se na gestão pública, no poder institucional político, está o pessoal dessa firma ou não. Se eles derem que a Economia vai mal, não está; se derem que vai bem, está, será que não é isso?

  24. ?

    Desculpe , mas onde você está enxergando economistas entre essas pessoas que citou ?

    E quando chamam algum economista para palpitar é Alexandre Schwartzman , Luis Carlos Mendonça de Barros , Mailson da Nóbrega , para defenderem juros altos , privatizações , e cacete na previdência . 

  25. Não tem talento

    “Não há como exigir grandes realizações de quem não tem talento”. Essa tigrada de comentarista de economia que estão a serviço da mafiosa golpista globo são limitados e medíocres mesmo. Em outro país estariam engrossando as estatísticas de desemprego, desemprego omitido por eles. Eles falam para essa classe média analfabeta funcional, tipo Susana Vieira (funcionária da globo). Classe média intelectualizada pelo facebook.

  26. Bom eu não escuto a CBN desde

    Bom eu não escuto a CBN desde 17/04/2016, a globo e suas afiliadas pagas ou não já nem me lembro mais quando parei de ver. Quando ouvia esse tal de Sardenberg, em tempos de pleno emprego ele tinha um cometario de uma nota só “o pais não pode crescer com base no consumismo consumismo cosumismo”. Ouvindo esse cara eu ficava pensando: consumo não é o principal pilar do capitalismo? É claro que esse sujeito não queria falar sobre PROUNI, PRONATEC, os invetimentos em engenharia de defesa, infraestrutura de transportes e o que mais fosse que estivesse sendo feito alem de insentivo ao consumo. Lembro que ele falava do PAC(” esta tudo atrasado”), do IDEB(“a nota veio ruim, ta baixo”), educaçao (“temos que fazer como a Coreia”), como se um capixaba e um barriga verde fosse a mesmo coisa que um coreano. Agora que não temos pleno emprego, nem investimentos temos é que consumir e pra isso só falta confiança. Ta parecendo o Bush convocando os novairquino depois de 11/09: “Vamos a  broadway, vamos aos restaurantes, cinemas, teatro, nos garantimos a segurança”. Não me arrependo nada de ter parado de escutar esses caras.

  27. Correção

    André, quando o assunto é comentário econômico na globo, a palavra  QUIMERA que vc. usou, deve ser escrita separadamente – QUI MERA.  Também é recomendável usar a letra D antes do último A.

  28. Jeunesse “dorée”??

    >> Principe Encantado Donny di Nuccio

    Quando esse ser surgiu, ja tinha saido do Brasil ha muito.

    Mas conheci nas poucas vezes em que vi a Globonews daqui.

    Perfeita síntese dessa juventudezinha (late) yuppie dos anos 2000 do eixo Rio-SP.

    Gente rasa, que leu “Pai rico, pai pobre” e acha o livro “ma-ra-vi-lho-so”, cheio de “revelaçoes” (?), que aprendeu que é “legal”, falar sempre em “liderança” e “empreendedorismo”, que viaja aos EUA de 1 a 3 vezes por ano – para Miami – e que acha que Miriam Leitao e Sardemberg sao genios (?) da Economia (?).

    Geraçao perdida.

    Falo com conhecimento de causa: irmaos, primos, cunhados…

  29. Minha tv não está pegando a Globo,

    Mnha tv não está sintonizando a Globo, estou adorando. Sempre me perguntei se o Sardenberg, a Miriam Leitão e o Wiliiam Haak escrevem uma linha do que comentam na rede Globo. Acho que são uns pobres coitados, uns paus mandados dos Marinhos, é duro saber quem é pior dos três. É um crime o que a rede Globo  faz com a cabeça dos brasileiros, acho que não há um paralelo disso em nenhum outro país do mundo.

  30. Vai piorar muito.
    Quando a

    Vai piorar muito.

    Quando a precarização dos contratos de trabalho transformar todo mundo em terceirizado;

    Quando desaparecerem os empregos de boa remuneração das estatais para carreiras de nivel superior e a classe média toda virar suicida da Tim;

    Quando o estado enxugar as carreiras permanentes e todo o turismo interno, indústria automobilistica, serviços periféricos for à falência;

    Quando o golpe na previdência reduzir agudamente a renda de milhões de famílias;

    Quando surtirem os efeitos da redução progressiva dos programas sociais na demanda;

    Quando as privatizações golpistas remeterem todo o excedente dos nossos rios de dinheiro (hidrelétricas, petróleo) para o exterior, sem escalas nem pedágios;

    Quando descobrirem que o golpe era golpe.

    Quando esses atos golpistas se consumarem, vai sobrar o osso e mais 20 anos de crise, aperto de cinto, só que agora sem futuro.

    A globo vai virar FOX, a VEJA vai virar VIU, o país vai virar uma grande feirinha da madrugada.

     

  31. O Sardemberg ganhou a vida

    O Sardemberg ganhou a vida falando asneiras sobre o serviço público. É um bom exemplo de ganhar a vida desonestamente com o serviço público.

     

    Jargões sempre foram usados pela mídia, só que agora sobraram apenas os jargões e uma verdade diluída a concentrações infinitesimais, uma verdade homeopática. Quem não lembra de quando aumento de preços  era “realinhamento”? Agora se vem com a palavra indecente “rombo”: “Rombo” nas contas públicas, “rombo” na previdência, e o “rombo” na dignidade dos jornalistas que se sujeitam a  relatar o “rombo”?

  32. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome