Jornalistas do Valor reclamam de pressão para criticar Dilma

Jornal GGN – Jornalistas do Valor Econômico se queixam de uma ordem determinada pela direção da redação de Brasília para ignorar atos da presidente afastada Dilma Rousseff, exceto quando as notícias forem negativas para a presidente. As informações são do Diário do Centro do Mundo.

Ainda de acordo com o site, a ordem é que os jornalistas abram espaço no veículo para todas as notícias relacionadas ao governo interino de Michel Temer, com exceções de suas relações com Eduardo Cunha. Leia mais abaixo:

Enviado por Gilberto Cruvinel

Do Diário do Centro do Mundo

Jornalistas do Valor se queixam de ‘pressões’ da direção para falar mal de Dilma

Um amigo do DCM com boas conexões em Brasília enviou o texto abaixo:

A direção de redação de Brasília do jornal Valor Econômico baixou uma ordem aos seus repórteres: ignorar qualquer ato ou palavra da presidenta afastada Dilma Rousseff. Exceto, quando a notícia seja negativa, ainda que mentirosa. (O Valor é uma sociedade entre a Globo e a Folha.)

Isso significa veto a qualquer apuração para se comprovar a veracidade ou a mentira de informações produzidas pela turma de oportunistas que se aproveitou do golpe para chegar ao poder. Um exemplo é a manipulação dos números que deram origem ao anúncio do “rombo” de R$ 170 bilhões nos cofres públicos anunciado pelo ministro da Fazenda de Temer, Henrique Meirelles. Não é apenas censura nos mesmos moldes da ditadura – é proibir os jornalistas de pensarem e questionarem o que está sendo feito.

Exemplo concreto é o silêncio imposto nas reportagens e análises sobre o fato de o novo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, ser um dos maiores acionistas do Banco Itaú – um dos que mais ganham com os juros da dívida pública.

O jornal impõe o que interessa aos endinheirados e seus representantes: os gastos sociais (Saúde, Educação, Bolsa Família etc.) são altos demais – e precisam ser cortados, para preservar a fortuna diária que vaza para os cofres do setor financeiro

A ordem é abrir espaços no jornal para toda e qualquer notícia relacionada ao presidente provisório Michel Temer. Exceto, é claro, quando ele é relacionado com um dos mentores do golpe, Eduardo Cunha.

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo dominado

     

    Infelizmente, o Brasil está dominado por bandidos de colarinho branco e oportunistas golpistas de quinta categoria.

    República das Bananas total. 

    Triste.

  2. Essa é a imprensa “imparcial”

    Essa é a imprensa “imparcial” que forma opiniões no Brasil. Viva a internet, que nos permite acesso a outros meios de informação, como a imprensa alternativa e a estrangeira.

  3. Agora conta uma novidade

    Agora conta uma novidade …

    Isto já é sabido até pelo mundo mineral, como diria Mino Carta.

    O que espanta é que os “profissionais” do jornalismo aceitem esta situação.

    Tá, tá … já sei que vão dizer que são empregados e bla, bla, bla.

    Mas se este argumento é válido, como poderiamos criticar, por exemplo, os médicos de empresas de seguro saúde, aqueles planos com rede própria, quando estes se negam a pedir um exame ou encaminhar um internação por orientação da empresa em que trabalham?

    São médicos ou o que?

    Você só poderia aceitar uma recomendação assim quando não prejudicar outrem.

    Os médicos que seguem cegamente o que mando o plano, além de praticar mau a medicina também prejudicam o paciente.

    Da mesma forma os jornalistas que seguem cegamente o que manda o patrão, além de praticar pessímo jornalismo, faltam com a verdade, alimentam mentiras e calúnias, destroem reputação de outrem, prejudicam a democracia e favorecem pilantras.

    Seguir fielmente o patrão não os exime de culpa. Chegam a serem até piores que o patrão pois mostram que não tem carater.

     

    1. Correto, isso não é novidade!!

      Isto não é novidade. Essas diretrizes são comuns há anos nas sedes dos maiores jornais do Brasil.

      Novidade é ler comentários de pessoas que dizem que “acreditam muito mais no “valor” do que na denúncia vinda de um bloguezinho chamado DCM…”

      1. Se você achar que a “novidade” é

        os que “acreditam muito mais no “valor” do que na denúncia vinda de um bloguezinho chamado DCM…”, então você é um homem feliz. Por que a grande maioria das pessoas que frequento em ambientas sociais ou corporativos ainda pagam para ler o “valor”.

        Mas minha vingança é que eles usam essas “informações” para a gestão do seu rico $$$, e aí a coisa fica mais engraçada…

  4. Brasa sobre as cinzas

    O mais facil é trabalhar em um jornal mais popular como faz o “Zé Bonitinho” no JN um verdadeiro fantoche se contentando com o status (sic) de redator, que na verdade é somente de assuntos triviais e de requebros charmosos (qua qua qua) para chamar a previsão do tempo.

    Essas queixas são um alento, pois mostra que embora esse valor economico esteja dendo inflacionado ainda á brasa sobre a cinza.

  5. Podem fechar jornais e revistas e abrir uma banca de frutas

    Nunca a negação do jornalismo ficou tão explícita, como nesta ordem da direção à redação do jornal em Brasília. Que a grande imprensa brasileira abdicou da sua função primordial que é informar com um mínimo de integridade, já sabíamos. Agora eles próprios admitem e assinam embaixo. Podem fechar jornais e revistas e abrir uma banca de frutas porque jornalismo não há mais.

  6. pessoa honrada

    Nassif,

    Se DR tem forte recuperação nas pesquisas de opinião versus o desastre completo do agachado traidor -, 70% não querem saber do safado incompetente prá nada, já que um medíocre que mostra a todo momento não ter a menor capacidade para sentar-se no trono,fica e ainda as perspectivas negativas para a votação do impitim no Senado,me parece natural que o grupo golpista venha a tentar de tudo para manter-se onde está.

    E para atrapalhar os planos da cachorrada seleta, DR é pessoa honrada, a única que não teve o nome misturado em nenhuma das inúmeras delações que já ocorreram no, agora, país dos alcaguetes.

      1. Burrice sem fim

        Quem acredita na folha e globo acredita em qualquer coisa.

        Os editores devem ser muito burros, pois os leitores do jornal são pessoas que têm bom conhecimento dos fatos, logo não gostariam nem aceitariam serem manipulados.

        É a formula mais rapida para jogar o nome do Jornal no lixo.

         

        Sera que não viram o acaso da FSP, Veja  etc…

  7. nossa imprensa é corrupta, golpista e lacaia…

    é por isso que ela vem morrendo por falta de verdades e o jornalismo por excesso de mentiras

    entra governo, sai governo, criticam, apoiam, dão golpe, e os leitores sempre enganados

    e ainda há quem diga que toda a nossa imprensa é livre, sendo uma só e de um jeito só, corrupta, golpista e lacaia

  8. A Globo vai para o tudo ou nada

    O estrago já está feito.

    Não têm como contentar todos, a grana está curta e diminuindo, ou seja, o coro dos descontentes só aumenta.

    A virada está perto e os que estão no poder irão afanar o máximo que puderem antes de cair.

    Não temos jornal que preste no Brasil já há alguns anos, este é mais um prego no caixão da falsa imprensa que imprime entre nós e ocupa espaço de quem realmente quer relatar fatos e fazer jornalismo com J maíusculo.

    Tá na hora dos profissionais tomarem uma atitude mais forte contra os pilantras que os empregam.

  9. olhe para o lado

    ah se fosse só no valor, né? teve presidente de jornaleco dando ordem pra não publicar NADA que fosse contra o impeachment ou a favor de dilma

  10. Pobre não lê o Valor. E que

    Pobre não lê o Valor. E que lê sabe filtrar e ponderar.
    Difícil é acabar com meio século de audiência nas classes menos favorecidas. TV aberta.
    É uma verdadeira lavagem cerebral das novelas. E como afastar a audiência do futebol?
    Então é uma grande massa vendo e ouvindo esses formadores de opinião.
    Os grandes jornais impressos também são poderosos, apesar de estarem com os dias contatos(?).
    O certo mesmo é apoiar e compartilhas espaços como este aqui. Trabalho de formiguinha mesmo.
    A grande mídia é avassaladora. Mas nada que a internet não possa ajustar.

  11. Transformando Uma Marca Em Oximoro
    “…O Valor é uma sociedade entre a Globo e a Folha…”
    Ou seja, a algo advindo da Folha e da Globo não se pode cognominar de “Valor”… é antitético, de per si.

  12. Talvez seja porque o tal

    Talvez seja porque o tal Sr.Ilan Goldfajn (o maior acionista do Banco Itaú) tenha ganho o cargo de Presidente do Banco Central do Brasil das mãos do “governo que vai salvar o Brasil”, que os jornais e periódicos não nos informam mais sobre aquela imundície entitulada de “swap cambial” (que os operadores de câmbio chamam de “ração dos bancos” – por ser a forma mais desavergonhada que o Sr. Tombini encontrou para transferir dinheiro do País para o bolso dos banqueiros diariamente, durante os últimos anos).

    Teoricamente (embora qualquer analista de câmbio, por mais ignorante que seja, discorde plenamente) esse negócio – ou roubo, se preferirem – seria um artifício para “controlar” a flutuação do valor do câmbio com o Dólar. Só que, na verdade, ele somente tem potencial para desvalorizar o Real; mas isso é visto apenas como um efeito colateral – que também é considerado benéfico pelos que traem a Nação; pois eles ignoram, ou fingem que ignoram, que quando seu dinheiro vale menos do que o dos outros, você é mais pobre do que eles.

    Embora haja um bando de maus empresários brasileiros que torcem pela desvalorização do nosso dinhero, pra que eles exportem seus produtos e recebam em dólares e, portanto, convertam seus ganhos por muitos mais reais – de tal forma que enriqueçam com o empobrecimento do povo brasileiro – esse negócio que o Banco Central tem feito por anos me parece crime. E, com certeza, alguém já sabe disso, porque, com a alteração no comando do Banco Central (colocando a raposa tomando conta do galinheiro), além de não se mostrar mais nas seções de economia o quanto se aplica e perde ainda nessa “ração dos bancos”, ninguém publicou o quanto se expropriou das reservas que o Brasil tinha e nem se fala em punir o(s) responsável(eis) pela maracutaia.

    Devemos cobrar para que façam uma auditoria dessa esperteza, porque talvez ainda alguns estejam enriquecencendo mais e mais com aquela nossa poupança (que deve estar bem menor agora, com certeza, e também dela já não se fala mais).  

  13. Pressão no trabalho

    Essa pressão, calcada na exploração da força de trabalho não tem limites. Há que se colocar limites!

    Exemplo: Essas pessoas que você vê no vídeo abaixo, são funcionários de um banco Chinês, sendo punidos por não terem conseguido um bom desempenho em suas funções. Não atingiram a meta.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=InK4JTpKNp8%5D

     

  14. Uma besta chamada GRANDEMÍDIA

    Impossível lutar contra a grande mídia, uma verdadeira besta alimentada por um governo ilegítimo. Não se enganem, ela forma sim opinião! Infelizmente, nosso país caiu nas mãos de pessoas sem qualquer interesse em ajudar o povo. Pra mim é pior que o golpe de 64, pq desta vez ele está “legitimado” pela besta, STF, Congresso e 50 milhões de pessoas enganadas… Uma pena!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador