Lobão é evitado por tucanos e imprensa conservadora

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – As manifestações de Lobão já cansaram a oposição e a imprensa conservadora. A Folha de S. Paulo publicou a reportagem “Lobão cantou ‘Lula-lá’ em 1989 e hoje integra linha de frente do antipetismo”. Na matéria, a repórter lembra que o cantor foi rejeitado, no último sábado (13), por líderes de movimentos que reinvindicavam a investigação da Petrobras. Até o deputado José Aníbal (PSDB-SP) quis afastar Lobão do partido tucano: “Eu não me identifico com ele, com posições tão à direita”, disse. Com tanto extremismo, só sobra identificação para Bolsonaro, que frisa: “o sentimento anti-PT nos une”.
 
Da Folha de S. Paulo
 
Lobão cantou ‘Lula-lá’ em 1989 e hoje integra linha de frente do antipetismo
 
O músico João Luiz Woerdenbag Filho, o Lobão, 57, transformou-se no “muso” das manifestações contra o governo Dilma.
 
Ele está em todas. Nesta semana, Lobão foi a Brasília se encontrar com o senador Aécio Neves; no sábado, estava esbravejando contra o PT no carro de som, na manifestação na avenida Paulista.
 
Na semana passada, o músico já tinha feito um bate e volta no Congresso para protestar contra o projeto que libera a União de cumprir a meta de superavit primário.
 
Tudo isso enquanto tuíta freneticamente pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
 
“Lobão representa o engajamento de quem está cansado tanto da roubalheira do governo como da passividade da oposição, que foi ausente ou fraca”, diz Rodrigo Constantino, colunista da revista “Veja” e queridinho dos conservadores.
 
Mas nem todo mundo da oposição quer o Lobão de porta-voz. No sábado, o músico queria subir no carro do movimento Vem pra Rua, mas foi desaconselhado pelos líderes do movimento. Acabou subindo mesmo assim.
 
No outro carro de som, do Movimento Brasil Livre, ele tampouco era bem-vindo. “A gente acha o Lobão caricato, ele não é um símbolo —ele vê sempre mágicas no absurdo”, diz Renan Starkey, 30, coordenador do movimento, parafraseando letra da música “Me Chama”, do Lobão. “Ele fala em impeachment e fraude em eleições, nós queremos investigação na Petrobras.”
 
Líderes tucanos também preferem certa cautela. “Eu não me identifico com ele, com posições tão à direita”, diz o deputado José Aníbal (PSDB-SP). “O Lobão não é um símbolo, é só mais uma pessoa protestando”, diz o vereador Andrea Matarazzo.
 
Parte do receio de se associar ao músico se deve às companhias de Lobão. Para seu tour por Brasília, o músico se fez acompanhar de Marcello Reis, líder do grupo Revoltados Online.
 
Segundo o próprio Lobão, ele e Marcello são como a dupla “Debi e Lóide”. Há cerca de três meses, na página do grupo no Facebook, os Revoltados Online defendiam a intervenção militar. Agora, falam em anulação imediata da eleição ou impeachment já.
 
O cantor já deu declarações polêmicas sobre o tema. “Comissão da Verdade, que loucura que é isso… Tem que ter anistia para os caras de esquerda que sequestraram embaixador, e para os caras que torturaram, arrancaram umas unhazinhas, não?”, disse Lobão no Festival da Mantiqueira, em 2011. “As pessoas não estavam lutando por uma democracia, estavam lutando por uma ditadura do proletariado, e os militares foram lá e defenderam nossa soberania.”
 
Hoje, Lobão condena repetidamente os militaristas das manifestações, em seu Twitter e ao vivo. E disse a Aécio Neves (PSDB-MG) que o senador fez bem de não ter ido ao protesto na Paulista, “uma arapuca militarista”.
Eduardo Bolsonaro, eleito deputado federal em SP pelo PSC e companheiro de manifestações, não se ofende. “O sentimento anti-PT nos une.” Mas ele acha que os defensores do golpe militar não podem ser excluídos das manifestações. “Você quer um PM na sua casa? Depende, se tiver um bandido com uma faca no seu pescoço, você certamente vai querer… E a atual situação é essa, estamos com a faca no pescoço…”
 
MUDANÇA
 
Sua transformação de paladino do petismo —chegou a cantar “Lula-lá” ao vivo, no programa do Faustão, em 1989- para nêmesis da esquerda foi gradual.
 
Segundo Lobão, a decepção começou em 2002 e se agravou com o escândalo do mensalão, em 2005.
 
Mas daí a se tornar companheiro de videoconferências no YouTube de Olavo de Carvalho, ídolo dos ultraconservadores, foi um passo.
 
Toda semana, Lobão almoça com o jornalista Claudio Tognolli, coautor de sua biografia, “50 Anos a Mil”, Romeu Tuma Júnior e o jornalista Sérgio Malbergier. Jocosamente, dizem que são a banda da UDN, referindo-se ao partido conservador que se opunha ao populismo e tinha fama de golpista.
 
“Nossos almoços têm um tom altamente conspiratório, sabemos coisas que só daqui a seis meses as pessoas vão saber”, diz Lobão. Segundo ele, sua oposição ferrenha ao governo tem levado a muitos cancelamentos de shows.
 
Ele aposta em outras atividades. Sua biografia, de 2010, vendeu mais de 150 mil exemplares. No ano passado, lançou o “Manifesto do Nada na Terra do Nunca”, que vendeu mais de 40 mil cópias. No ano que vem, quer publicar “Como Tirar o Hype do PT”.
 
Diversificando ainda mais o portfólio, Lobão se prepara para lançar os bonequinhos Lobãothinhos, em homenagem a Cazuza, que ciciava ao dizer o nome do amigo. Em pré-venda, o primeiro lote de cem bonecos, de óculos, barbicha e tênis, está quase esgotado, tamanha a procura. Vão custar R$ 30. 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lobão e Ronaldinho, pra não

    Lobão e Ronaldinho, pra não citar outros, não estão forçando a barra pra aparecer por mero acaso. Eles precisam ter visibilidade para amanhã se candidatarem e serem tão ruins ou piores que os que ele hoje ataca. É um verdadeiro borra-bostas.

  2. Ele está tendo agora a fama que nunca teve…

    Ele está tendo agora a fama que nunca teve. Ele é apenas um artista decadente querendo ter mais quinze minutos de fama. Toda essa glória mentirosa irá acabar antes mesmo que ele se dê conta. O Lobão é a prova pronta e acabada de como as subcelebridade de hoje se rastejam por um espaço em notas de rodapé da mídia. O lema dessas aberrações criadas pela mídia golpista, como Joaquim Barbosa e Lobão é: às favas com os escrúpulos, como diria Jarbas Passarinho.

  3. E os capitalistas

    E os capitalistas protesteiros oportunistas não perdoam. Já transformam os lobões e seus seguidores em meros consumidores bobões. Os oportunistas vão ganhar uma boa grana, enquanto os analfas políticos, vão ficando na rabeira, como sempre,  

  4. O LOBOBÃO E OS ESTUPROS SEGUIDOS DE CHAPEUZINHO ARACELI
    A MENINA DE 13 ANOS, QUE FOI CONDENADA POR TER SIDO  ESTUPRADA PELO FASCISMO GLOBAL CATARINENSE BOLSONARO e suas BOLSONARIENICES, E O ESCÂNDALO DO ESTUPRO IMPUNE DE UMA MENINA DE TREZE ANOS PELO “AFILHADÃO” DA REDE GLOBO Da mesma maneira que o caso Bolsonaro vai dar em PIZZA, protegido pelos malditos partidos fascistas, o caso do estupro da menina deu em NADA, quer dizer, NADA NÃO.   Quadrilheiros pagos “SUICIDARAM”  O DONO DO BLOG QUE DENUNCIOU O ESTUPRADOR DA JOVEM MENINA DE 13 ANOS Vejam o vídeo 1, onde o autor filho protegido da REDE GLOBO conta “vitória”, certo de sua impunidade. Em seguida o vídeo onde o “autor confesso” do estupro, canta seu hino de vitória. https://www.youtube.com/watch?v=3dPUCizdGCM https://www.youtube.com/watch?v=jKcmAcQpQXk

  5. E mesmo assim nao da pra

    E mesmo assim nao da pra falsificar comportamento coletivo:  queeu saiba, NINGUEM jamais postou musica de Lobao nem aqui nem no Noblat nos ultimos 5 anos.

    Relevancia na musica eh o que ele nao tem.

  6. Pelo jeito o trabalho normal

    Pelo jeito o trabalho normal desse cidadão parou de render frutos a algum tempo. Por isso, ele agora utiliza dessa nova abordagem pra ganhar mais alguns segundinhos de fama e tentar levar algum $$ pra casa. Essa parte do texto resumo tudo:

    “Diversificando ainda mais o portfólio, Lobão se prepara para lançar os bonequinhos Lobãothinhos, em homenagem a Cazuza, que ciciava ao dizer o nome do amigo. Em pré-venda, o primeiro lote de cem bonecos, de óculos, barbicha e tênis, está quase esgotado, tamanha a procura. Vão custar R$ 30. “

  7. O primeiro a desistir do

    O primeiro a desistir do lobão foi o proprio lobão, há muito tempo, quando nem o lobão aguentava o lobão.

     

  8. COM QUEM ELE ESTÁ PARECIDO?

    Ele é irrelevante. Nossa preocupação deve estar em reformar este país.

    O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/12/fabiano-santos-alerta-governo-tem-de-fazer-politica/#sthash.vUphYYs1.dpuf

    O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/12/fabiano-santos-alerta-governo-tem-de-fazer-politica/#sthash.vUphYYs1.dpuf

    O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/12/fabiano-santos-alerta-governo-tem-de-fazer-politica/#sthash.vUphYYs1.dpuf

    E o que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

  9. Lobão se esforça para

    Lobão se esforça para preencher o que acredita ser um vazio político criado pela predominância do PT e pela fragilidade do PSDB. Sua estada na Veja parece ter convencido-o de que a imprensa é o único poder e que seus próceres são os eleitos por deus para governar o país. Ele foi um pop star e agora age como se fosse uma supernova destinada a iluminar os céus do Brazilzilzilzil…No fundo, porém, Lobão não passa de um buraco negro que conseguiu engolir a própria luz que irradiou. Isto explica porque ninguém quer mais ficar ao lado dele e só os buracos negros da ex-ditadura o aceitam como líder e porta-voz. Ele hesita em ficar ao lado dos buracos negros revelados pelo relataório da CNV, pois não é militar nem foi torturado. A hesitação dele, porém, somente consegue fazer uma coisa: torturar todo mundo. É impossível ignorar sua não presença , pois de fato tudo em volta dele segue sendo distorcido pela imprensa que ao elevar sua estatura rebaixa-se a si mesma. Ha, ha, ha…

  10. No caso dos tucanos paulistas

    No caso dos tucanos paulistas é defesa de território. Imaginem sem os velhos gângsters vão querer ceder espaco para um arrivista, aqui é coisa de profisssional.

  11. A situação desse cara parece

    A situação desse cara parece a do Toffoli. Bajularam o tempo todo as raposas no galinheiro, foram com tudo em cima das aves, só que ficaram sòzinhos com a boca cheia de penas de urubu.

  12. Bobão

    Com essa barba ele poderia vestir uma roupa de papai noel……desculpem, mas o bom velhindo não merece ser representado por um idiota desses.

  13. A força do Marketing

    Outro dia numa pesquisa sobre um texto, cai numa lista francesa dos livros mais vendidos no Brasil. Começava pela Biblia, desde sempre, e seguia por uma monte de bobagens de auto-ajuda. De envergonhar a tal lista. Apesar de não levar isso a sério, não admira então que Lobão esteja vendendo bem suas maluquices. Muitos deixaram de ler os grandes livros e autores e se dedicam a passar o tempo. Eis o proprio Lobão.

  14. Nada mais previsível, nem a

    Nada mais previsível, nem a direita quer saber desse paraquedista

    que tenta seus 15 minutos de fama sem ser vaiado.Lobão precisa 

    de ajuda.

     

    Obs.Seguindo a lógica o próximo passa do rapaz 

    é  de se tornar “pastor evangélico”…apostas!?!

  15. É tudo pensado, ele é maluco

    É tudo pensado, ele é maluco mais não rasga dinheiro. Essa barba de profeta tipo “Henri Cristo” é o figurino para seu novo papel (ôpa, olha o duplo sentido aí!), Ele aprendeu no showbussines a importância do visual adequado para a “mensagem”.

    Não ia demorar muito para ele ser jogado para escanteio pelos golpistas mais “profissionais” 

  16. Agora já era.
    Está carimbado

    Agora já era.

    Está carimbado que Lobão é Aécio/PSDB.

    E que Aécio/PSDB é Lobão.

    Nem vem que não tem.

    Deu cria ao neném, agora tem que dá a mamadeira e criar, toma que o filho é seu PSDB.

    E não pode entregar para adoção.

  17. decadência
    O oportunismo dele dá muito na cara. Lobão há tempos amargou um ostracismo sendo boicotado nas rádios pela sua militância em favor de um sistema de controle das vendas de CD’s que desagradou as gravadoras. Não deu em nada, ele perdeu. Agora tenta sobreviver se aliando aos “Senhores da Mídia” (contra quem ele lutou) adotando a linha ultra conservadora que impera nessa mídia. Ele se vendeu. Lobão é agora uma subcelebridade que assim como outras se esforça pra ser notícia, e só. Por isso é usado e em seguida é posto de lado. Não é levado a sério, é uma criatura caricata demais (vide a barba) é uma criatura em busca de um Criador. Parafraseando um verso de uma de suas músicas: Decadência sem nenhuma elegância.

  18. Decadência, interesses financeiros e demência

    O que há de comum com Lobão e o Revoltados On Line? “Odiamos o PT, mas queremos ganhar dinheiro com nosso antipetismo debilizante”.

    Os livros, bonecos, camisetas, vaquinhas eletrônicas, bonés, chaveiros — tudo antivermelho, uma forma simples de ganhar dinheiro e, para famosos que perderam a relevância, se salvar da decadência e do ostracismo.

    O que mais me espanta é a demência daqueles que compram essas ideias estapafúrdias.

  19. Obrigado aos detratores do PT

       Quero agradecer imensamente aos detratores dos governos do PT – em especial ao ex-músico, ex-letrista e ex-roqueiro Lobão – pois com o seu trabalho – involuntário, é verdade – de criticas e vociferações escabrosas e mentirosas contra os governos do Partido dos trabalhadores fato que tem permito ao mesmo ocupar um espaço na imprensa – que sempre nos fora negado! – e à partir daí, podermos explicar definitivamente para a população nossas verdadeiras características de governo democrático, desenvolvimentista e avançado para o País, colocando o Brasil como um exemplo para o mundo de originalidade e progresso.

       Sem essa oportunidade a população não teria como comparar a seriedade e os propósitos do governo do PT e  não somente Planos de Governo ou minutos de um debate árido na televisão mas a comparar os Planos para a vida das pessoas e a relação com o futuro delas e de seus decendentes. Tanto isso é verdade como fica expresso no crescimento de aprovação do governo da Dilma e do PT em geral, e o fator relevante é que este crescimento não é mais aleatório mas em função de uma mudança de consciência da população em geral.

       Volto a agradecer imensamente à vocês detratores e traidores das causas democráticas e humanista pelo vosso desempenho e oxalá continuem pois isso será muito bom para o PT e para o povo brasileiro!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador