Youtuber critica modelo publicitário da Globo e herdeiro da emissora reage

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Rafa Bruza

Do Independente

Felipe Neto critica a Globo e discute com herdeiro da emissora

O diretor daGlobosat e neto de Roberto Mairnho (criador da TV Globo), Paulo Marinho, e o youtuber Felipe Neto / Fotos – Reprodução (Arquivo pessoal)

Nesta segunda-feira (25), o youtuber Felipe Neto criticou a Rede Globo e a política do Bônus Volume (BV) – benefício concedido por veículos de mídia a agências de publicidade em função da quantidade de anúncios realizados anualmente. A crítica foi feita durante uma palestra do youtuber na conferência de influenciadores digitais da agência Youpix.

“Não faz sentido que a audiência de um canal caia e a receita de publicidade aumente. Por que isso acontece? A explicação é uma só: o BV (Bônus Volume)”, disse o youtuber no início de sua fala. “Todo mundo conhece a relação da Globo com o Ibope. A audiência do Game of Thrones diz que X milhões de pessoas assistiram o programa. E qual é a audiência da novela? ‘Quatorze pontos no Ibope’. Mas que são 14 pontos? Tem pontuação do Ibope de São Paulo, do Rio de Janeiro, mas quantas pessoas assistiram a novela?”.
 
O Bônus Volume é feito desde o início dos anos 60 no Brasil e foi regularizado em 2010. São benefícios (descontos, tempo de propaganda, espaço ou reaplicações) concedidos pelos veículos de comunicação à agência de publicidade, conforme a quantidade de anúncios contratados.
 
Nessa lógica, quanto mais uma agência de publicidade leva anúncios de seus clientes a um veículo de mídia específico, maiores bonificações recebe em troca. Críticos afirmam que o Bônus Volume favorece a concentração da imprensa no país ao incentivar agências de publicidade a contratarem os mesmos meios de comunicação para seus clientes, com intuito de receber bonificações (leia sobre isto “aqui” e “aqui”).
 
Na palestra, Felipe Neto também afirmou que o Bônus Volume faz com que agências de publicidade lucrem mais com o veículo de comunicação do que com seus clientes – empresas anunciantes.
 
“A questão é como a audiência desce e a receita de publicidade sobe. Não há mais justificativa em audiência, não há justificativa sólida e concreta que não seja BV, relacionamento e mandar o cara para França para assistir Cannes pago com dinheiro da agencia, então desculpe, essa é uma ferida que ninguém toca. Ninguém levanta e fala: ‘está errado cobrar BV’. Está errado que a receita das maiores agências de publicidade do Brasil venha principalmente do veículo. Como é que a maior receita de uma grande agência é um veículo como a Globo? Não é a Coca nem o McDonald. A Globo dá a maior receita com kickback. Com dinheiro devolvido do cliente. Todo sistema publicitário está completamente errado e não tem para onde correr”, disse Felipe Neto.
 
As declarações de Felipe Neto geraram discordância entre outros participantes da palestra, como Daniela Mignani, diretora do GNT (Grupo Globo), e o neto de Roberto Marinho, Paulo Marinho, que estava na plateia e pediu o microfone para responder o youtuber.
 
“Não é verdade. Quero falar. A audiência não está caindo. Dentro do universo da televisão, não está caindo. Você tem uma divisão com o digital que obviamente vem crescendo. Se você olhar dados de televisão, a TV Globo e a Globosat estão com audiências históricas nos últimos dois anos. Acho que você colocou uma coisa na conta da Rede Globo que é algo estrutural de mercado. Não é a única que possui plano de incentivo”, disse o diretor dos canais Globosat. “Outra coisa: o modelo de medição do Game of Thrones é igualzinho ao da TV Globo e de qualquer outra rede de televisão. Você usa um instituto de pesquisa que vai medir tua audiência na televisão. É o mesmo sistema usado nos Estados Unidos e em qualquer lugar. Funciona por amostragem. Por ela você vê quantas pessoas estão assistindo. E só para deixar de informação, são 100 milhões de pessoas que passam pela TV Globo por dia, número que o Youtube demora um mês em chegar”.
 
Após a fala de Paulo Marinho, Felipe Neto questionou se o executivo acredita nesses números. Após a pergunta, Paulo Marinho se levantou do assento para pegar o avião de volta ao Rio de Janeiro.
 
O executivo estava na conferência da Youpix a pedido da emissora, segundo uma fonte da produção do evento.
 
Confira trechos da palestra em áudio:
 
https://www.youtube.com/watch?v=RtEfhGvN5LU width:700 height:394
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que ótimo!!! Vamos incentivar isso aí gente!!!

    Esse país está no chão… imbecis tomaram conta de todos os poderes…

    A ÚNICA COISA POSITIVA QUE PODEMOS TIRAR DESSA SITUAÇÃO É TENTAR FAZER A LAMA ESPIRRAR NOS DONOS DO PODER!!!

    Temos que incentivar isso ao máximo!!! Esses youtubers gigantes tem bastante visualização e essa boquinha da Globo é tão indecente que a simples divulgação já ameaça sua existência… o problema que só a esquerda até então criticava.

    Já que a modinha agora é o tal liberalismo… vamos exigir então liberalismo da Globo!!! Que prática anti-mercado é essa???

    ABRIMOS MÃO DO NOSSO PETRÓLEO, DO NOSSO NIÓBIO, DO NOSSO MINÉRIO… MAS A MERDA DA GLOBO É INTOCCÁVEL???

    SE ESSA ONDA DE FANATISMO NACIONAL FOR DIRECIONADO CONTRA GLOBO E O SISTEMA FINACEIRO… ÓTIMO!!! MELHOR QUE DIRECIONA-LO CONTRA NEGROS E HOMOSSEXUAIS COMO ESTÁ AGORA!

    PARABÉNS FELIPE NETO!!!!

  2. O youtuber está certo e o diretor da globo faz o que é costume

    na emissora: mente, exagera. Esta ferida que poucos tocam é por onde poderá ser controlada a usurpadora e antidemocrática globo: bolso – poder econômico. Enquanto ela puder controlar economicamente a grande mídia, os poderes do estado ficam rendidos. O Nassif disse em vídeo recente que ao notificar a presidente do STF de que as coisas de “regulação” dos grandes mídias funcionam entre as agências e conselhos que eles mesmo criam e esta rota não funciona, mas o judiciário não será o caminho do equilíbrio neste jogo que é e será injusto. Eles falam tanto de mercado, mas não deixam o dinheiro do mercado ir para onde é de direito. Se os outros se curvam diante da globo, viva o youtuber nesta batalha

    1. É necessário questionar esses dados do Diretor da Globo

      Ele cuspiu um monte de dados e “saiu” do debate.

      Chegou a provocar risos ao dizer que a audiência da Globo em um dia é a mesma do Google em um mês. SERÁ????

      Ele afirmou que o mesmo modelo de BV é adotado em todos os países do mundo: SERÁ??? ALGUÉM SABE DISSO???

      Ele afirmou que a medição do Ibope é igual a do resto do mundo: SERÁ???

      São diversas afirmações que merecem ser questionadas… soaram muito estranhas… 

      Por que eles fogem tanto de debater o BV e a regulação da mídia… se a Globo já é democrática e dentro da lei??? 

      Se o modelo de BV é justo, por que não pode ser debatido???

  3. Tá passando da hora de Globo ouvir verdades

    Dessa geração brasileira de youtuber sempre achei o F Neto o mais poltizado, corajoso e com discernimento para colocar aquilo que pensa.

    Vendo essa notícia, subiu mais ainda no meu conceito pois não é qualquer um que manda o papo reto para a “realeza” da midia tradicional, representada pela RGT.

    Boa noticia, que traz em si o incentivo para reforçarmos a discussão sobre a concentração da midia e das “verdades” no Brasil.

     

     

  4. Ser ou não ser

    Se for mentira já estamos acostumados com fake news pós-verdade em toda mídia( redes sociais de todas as bandeiras, inclusas). Mas se  realmente estes números estiverem corretos é de arrepiar.

    ” E só para deixar de informação, são 100 milhões de pessoas que passam pela TV Globo por dia, número que o Youtube demora um mês em chegar”.

     

  5. Jeca nouveaux lixe eh phoda, viu?

    O Steve Gates veve -eu disse veve- fazendo isso…

     

     

     

     

     

    Nao da pra ter uma porra de “elite” brasileira simultaneamente com dinheiro e sem complexo de inferioridade de vez em quando nao?

    Tem que ser todo filho da puta -todos sem excessao-  recem saido do nouveaux lixe de Sao Puto Paulo nao???

    Custa muito, porra?

  6. É fake, é mentira, é pós-verdade

    “Se você olhar dados de televisão, a TV Globo e a Globosat estão com audiências históricas nos últimos dois anos….”

    Conta aquela outra, filhote da famiglia.

  7. Infelizmente

    Infelizmente, o Toddynho Marinho tem razão. Lamento dizer mas a audiência da Globo está aumentando sim.

    Os telespectadores que ela perdeu na TV aberta ela recuperou na TV fechada, onde acrescentou os demais canais da Globosat que são líderes de audiencia (GNT, SPORTV, Globonewws, Multishow, Megapix, Viva e outras bostas).

    E outra, seus portais e a sua plataforma PLAY estão tomando conta da internet, principalmente nos apps smartphones. A maioria dos conteudos assistidos via internet são produzidos por ela. Quem assiste outras coisas é porque não é viciado ou não gosta dela, como eu

    Povo brasileiro, coxinha sempre coxinha e até a morte coxinhas. Vida longa aos midiotas!

    1. Essa é sua opinião ou tem

      Essa é sua opinião ou tem algum estudo mostrando isso?  Vejo TODOS os meus sobrinhos na NETFLIX, YouTube, zap zap e Facebook… isso quando não estão no Xbox ou no PS4…

      novela? Só a velha guarda…e a população de baixa renda…

      esporte? Só os fanáticos é baixa renda…

      isso é o que vejo no meu dia a dia…

      1. Caro colega Quintela

        Não há pessoa no Brasil que deseje mais a falência e a destruição do grupo Globo do que eu. Destruida a Globo, 90% dos problemas do Pais serão resolvidas. Mas, desejos não mudam fatos.

        Creio que os exemplos que vc cita, não necessariamente representam uma diminuição de pessoas que assistem TV, senão melhor uma ampliação do numero de aparelhos com acesso ao mundo digital. Aumentou a base.

        Mas para calculo da audiencia basta o registro de uma tv sintonizada. E a maioria dos lares no Brasil ainda se utiliza do aparelho. Basta lembrar que antes de Lula, nem todos os lares do Brasil tinha um aparelho, que dirá dois ou mais. A classe media hoje facilmente tem mais de dois. Não confunda os da classe A, B e parte da C com a Classe D e E, base da nossa piramide.

        Não coloquei o link porque não tinha achado e já era tarde á noite. Foi na coluna de Mauricio Stycer do UOL com base num estudo creio da Teletime. Agora, procurando achei artigos similares que corroboram parcialmente meu comentário. LINKS:

        De janeiro a julho, somente Globo teve crescimento no Ibope! https://audienciadatvmix.wordpress.com/2017/08/11/de-janeiro-a-julho-somente-globo-teve-crescimento-no-ibope/

        Em uma década, Globo perde sintonia de 1 em cada 4 TVs ligadas do país… – Veja mais em https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2017/08/13/em-10-anos-globo-perde-1-em-cada-4-tvs-ligadas-do-pais-tv-paga-sobe-256.htm?cmpid=copiaecola

        De janeiro a julho, só a Globo teve crescimento de audiência na Grande SP https://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/de-janeiro-a-julho-so-a-globo-teve-crescimento-de-audiencia-na-grande-sp.html

  8. Origem da Globo???

    A sociedade tem o direito,  o dever e a obrigação moral , de discutir os negócios e as relações criminosas cometidas por está empresa que usa o pseudo joranlismo como arma  de controle do poder. Quem deu poder para que esta empresa determine o destino do Brasil?? Devemos cobrar do ministério público e do judiciário que tenham “Coragem” de peitar referida empresa e investigar a fundo os crimes praticados por seus donos.

  9. Origem da Globo???

    A sociedade tem o direito,  o dever e a obrigação moral , de discutir os negócios e as relações criminosas cometidas por está empresa que usa o pseudo joranlismo como arma  de controle do poder. Quem deu poder para que esta empresa determine o destino do Brasil?? Devemos cobrar do ministério público e do judiciário que tenham “Coragem” de peitar referida empresa e investigar a fundo os crimes praticados por seus donos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador