A POLÍCIA, O ESTADO E A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

 

parafraseando Giorgio Agamben, a polícia brasileira é o que restou das ditaduras e segue rigorosamente, para citar outro italiano, Alessandro Baratta, a ideologia da defesa social, alicerce das mãos de ferro do Estado contra a ameaça dos pobres, sempre pretos, insurretos e os que cometem delitos e crimes.

 

esta ideologia é baseada em princípios que reforçam a repressão e o poder de punir, a intolerância e o sistema penal: que trata a todos que afrontam o estado como desordeiros, criminosos e inimigos do estado e do governador em posse (e pose).
a corporação policial é sistematicamente instruída e orientada para agir assim.
a quilômetros de distância do conceito de servidor público que protege o citadino e a citadina numa cidade democrática.

 

 

ouçam a esclarecedora entrevista do historiador Francisco Teixeira da Silva que se dedica nas últimas 3 décadas ao estudo da história contemporânea (http://youtu.be/Sp7LGLBj3OY)

 

 

 

fernando cisco zappa

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Polícia. Para Quem?

    Precisamos urgentemente de uma profunda investigação sobre a Polícia, em todos os Estados da Federação. Sem isso e sem a punição dos responsáveis, sem uma completa resignificação e nova orientação para a atuação da Polícia veremos e teremos mais e mais ações violentas e fascistas das Polícias.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador