O Grande Piquenique da Jaqueira contra as proibições de Recife nos parques

Por Rodrigo Bione e Leonardo Cisneiros I Direitos Urbanos I Recife

Que tal fazer o protesto mais gostoso da história do Recife? Não vamos ficar calados em relação às séries de proibições criadas pela emlurb e pela Prefeitura do Recife! Temos que parar com essas políticas que desestimulam o uso do espaço público. Que esse seja o maior piquenique em linha reta do Recife!

IMPORTANTE:
* LEVEM TOALHAS, DE PREFERÊNCIA QUADRICULADAS.

* LEVEM SACOLAS PARA RECOLHER TODO O LIXO.

* AQUELES QUE PUDEREM, LEVEM UM POUCO MAIS DE COMIDA PARA COMPARTILHAR COM OS USUÁRIOS DA PRAÇA.

*VIOLÕES, SLACKLINES (OUTRA PROIBIÇÃO ABSURDA), ETC, TAMBÉM SÃO BEM VINDOS. ESTE TAMBÉM É UM ATO CULTURAL.

* CARTAZES TAMBÉM ESTÃO PROIBIDOS? VAMOS CAPRICHAR NOS NOSSOS.

* ESSE É UM MANIFESTO CLARAMENTE PACÍFICO E PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES. CRIANÇAS SÃO E SERÃO SEMPRE MUITO BEM VINDAS!

****

Confira também: NOVAS REGRAS NOS PARQUES DO RECIFE
http://diariode.pe/bcz7

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uau! Que paisagem!
    Uau! Que paisagem! Tentador.
    Amo atividades ao ar livre.
    E Recife; ah, que saudade de seus recantos!
    Pena eu estar com meus netos fé férias em casa. Ou iria, com grande prazer.
    Saudade!!

  2. Creio o prefeito Geraldo

    Creio o prefeito Geraldo Júlio não entenda bem qual o sentido de um parque. O Parque da Jaqueira é pequeno, 7 hectares, ou seja 5% da dimensão do Ibirapuera, mas é, digamos, um microcosmo do que é o Ibirapuera, é democrático, todos podem circular, brincar, correr, conversar, praticar alguns esportes, há espaços para todas as tribos.
    Essa medida da prefeitura é uma gentrificação piorada, a gentrificação em si já é danosa ao sistema urbano, e uma versão piorada implantada pelo ente público é uma aberração.

    Para entender bem o que é o parque da jaqueira, ele localizado em um dos bairros mais valorizados da capital do Recife, os bairros vizinhos também são considerados “nobres”, as ruas no seu entorno sempre são as primeiras a serem recapeadas, não há buracos, há bastante sinalização, mesmo a Jaqueira já sendo um parque, com bancos, gramados e tudo mais, onde foi instalado o primeiro parklet (estrutura que ocupa de 2 a 3 vagas de estacionamento, que serve como um lugar de descanso para os transeuntes) do Recife? Isso mesmo, na entrada do parque da Jaqueira.

    A prefeitura nada mais quis que retirar os “incômodos” aos ricos moradores da área, não sei se com sua anuência ou solicitação ou apenas para agradar por conta própria. Afinal, em algumas cidades brasileiras, os ricos acham que alguns parques são seus quintais particulares, que eles democraticamente deixam outras pessoas usarem. Tem até um caso de um prédio que tem um portão que abre diretamente para o parque, quanto a isso não vejo problema algum, senão apenas a confirmação do que já disse, é um quintal.

    Elitizar um espaço público assim, impedindo justamente que a população que não mora nas redondezas possa pegar seu onibuzinho, com sua cesta feita com todo carinho, levar seus filhos para ter um sábado ou domingo diferente, o que isso pode atrapalhar o sossêgo das pessoas? No Central Park é lindo, no Parque do Ibirapuera é lindo, aqui não pode ser lindo.

    Um parque é uma estrutura de toda a cidade, não pertence aos seus vizinhos ou a determinadas classes sociais, talvez no urbanismo seja o espaço mais democrático que existe, o que a prefeitura do Recife está fazendo é oficializando o parque da Jaqueira como quintal dos ricos e super ricos da cidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador