Ocupação Esperança abriga centenas de famílias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Especial para Jornal GGN

Numa área localizada no início da Estrada de Portugal, após a bifurcação da Estrada da Alpina, no município de Osasco (SP), os barracos de madeira, cobertos ou embalados em plásticos, estão perfilados ao longo do caminho de terra e avançam para o interior do terreno. O assentamento Ocupação Esperança sobe a encosta até o cocuruto do morro, reúne centenas de barracos e milhares de pessoas, constitui-se num bairro improvisado construído em poucos dias pela persistência dos que lutam por moradia.

Na manhã de sábado, dia 5 de outubro, o assentamento seguia a rotina que envolve centenas de pessoas desde a ocupação da área, no dia 23 de agosto: as crianças brincam ou se dedicam a atividades artísticas e recreativas no barraco montada para isso; as equipes das três cozinhas tratam de preparar as refeições coletivas; homens e mulheres, muitos casais jovens, cuidam de seus barracos e ajudam nas várias tarefas distribuídas para todos, como buscar água, fazer a limpeza, receber visitantes e novos moradores.

Todos os dias chegam novos moradores. A maior parte é de Osasco. São famílias de baixa renda que não estão conseguindo pagar aluguel nos bairros daquela região, na Vila Menk, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Rita, Jaguaré, Parque Bandeirantes, Jardim Aliança, Jardim D’Ávila e outros. Como os salários não acompanham os preços da especulação imobiliária, os preços dos aluguéis inviabilizam a sobrevivência de muitos. Não alcançados pelos escassos programas de moradia popular, ficam com a única opção que lhes resta, que é ocupar uma área sem qualquer uso e geralmente abandonada pelo proprietário.

A área da Ocupação Esperança é próxima da Via Anhanguera, tem linda vista para o Pico do Jaraguá e para as cidades de São Paulo e de Osasco. É cercada de verde, pés de eucalipto, vegetação alta e está próxima de inúmeras indústrias e grandes depósitos comerciais. Moradores das vilas no entorno atestam que o terreno agora ocupado pelos sem teto, uma propriedade particular, nunca foi utilizada para nada, estava lá vazio, sem atividade econômica e sem função social. Além disso, o proprietário deixou de cumprir suas obrigações fiscais há muito tempo, é devedor dos impostos e taxas cobrados pela prefeitura de Osasco.

É claro que o dono da área imediatamente pediu a reintegração na Justiça, mesmo tendo abandonado o terreno por tanto tempo. E a Justiça, é claro, tratou de defender a propriedade privada em primeiro lugar, marcou uma audiência com os moradores da ocupação, realizada no dia 18 de setembro, e deu prazo de 30 dias para que eles – os sem moradia – encontrem uma saída negociada com as autoridades municipais, estaduais e federais. Depois desse prazo, com certeza, a Justiça vai fazer a única coisa que sabe fazer nesse tipo de situação: mandar a Tropa de Choque da PM desocupar o terreno.

O papel do Estado nessas horas é sempre muito revelador do seu lado na sociedade. No dia seguinte à ocupação, em agosto, apareceu na área a Guarda Civil Municipal, de Osasco, com sérias ameaças aos assentados; ao mesmo tempo, a Polícia Militar tratou de lavrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre a “invasão” da propriedade privada. A Prefeitura Municipal tem ignorado a luta dos moradores. Além disso, apesar de a Ocupação Esperança reunir centenas de famílias vivendo precariamente, o poder público não se dispôs a enviar para o local nenhuma equipe de assistência social ou saúde, e não ofereceu qualquer tipo de ajuda. Nada disso, a ausência do poder público parece combinar com as constantes ameaças feitas por homens estranhos ao assentamento e que rondaram a área nos últimos dias.

Existe o esforço da coordenação da ocupação em encontrar uma solução para as famílias que acreditam no sonho da casa própria, seja com a destinação de uma área onde possam construir suas moradias de forma permanente, seja com a entrega de moradias em condomínios populares já construídos na região. É óbvio que todos estão lá porque imaginam um final feliz para a luta conjunta. No momento, o que precisam é de muita solidariedade humana e política, ajuda em alimentos e reforço na segurança do assentamento.

No próximo sábado, 12 de outubro, Dia da Criança, haverá uma grande festa para as crianças da Ocupação Esperança. Os moradores dizem que todos serão bem vindos. Para chegar lá é só pegar Via Anhanguera, no km 17 entrar à direita no retorno e seguir caminho para Osasco (Avenida Doutor Mauro Lindemberg Monteiro e Estrada da Alpina) até a empresa Dacarto, e, logo adiante, entrar à direita na estradinha de terra, seguir uns 300 metros até a ocupação. Demora de 15 a 20 minutos de carro a partir da Lapa.

Todo apoio será importante.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador