Baião da Serra Grande – diversos intérpretes

Enviado por JNS

https://www.youtube.com/watch?v=2OMViA8JFkY height:394]

“Aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como” – Friedrich Nietzsche

https://www.youtube.com/watch?v=sGxTfZ81mvg height:394]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=owbX13WMX3g height:394

[video:https://www.youtube.com/watch?v=t0_-hBKA1hM height:394

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. sanfonança agalopada

       

      Ceará da Serra Grande, agora cê deixa: você vai ter que me engolir!

      Levantaram a bola e eu vou chutá-la com a canhota, que é a minha primeira opção pra bater na redonda – se a bola vier do lado direito, também não faço feio, não.

      Hoje, desde 11 horas, até agora, às 18, recebi a visita do Sr. Jair, sanfoneiro com 75 anos de idade – ex-profissa – que tocava em rádios de cidades do interior mineiro.

      Ele, agora, é evangélico e, por tocar só os hinos na igreja, esqueceu “os modão” que eu adoro.

      Mas, meu Parca & meu Praça, quem é Rei, como você, nunca perde a majestade.

      Ele desembuchou a minha sanfoninha xonada e começou, meio devagar, tirando umas notinhas ali e outras acolá, enquanto eu lutava prá colocar o fogo na churrasqueira.

      O miserável do álcool tava batizado e fazia muxoxo pro fogo que eu atiçava nele, furiosamente.

      Depois de muita luita – e ainda chamam a gente de puita – eu consegui vencer aquele carvão “nojento” e mandei, pro bucho, a primeira talagada da Canarinha.

      Voltei prá perto do sanfoneiro que, tocando da sacada da casa, já chamava a atenção da vizinhança.

      Conversamos e ele começou a lembrar do passado bonito e disse que tocaria qualquer música, se ele conseguisse lembrar dos acordes.

      Saquei, imediatamente, o meu telekenga e botei pra rodar a sonzeira que ele gosta: Silveira e Silveirinha, Irmãs Freitas, Voninho, Belmonte e Amaraí, Teodoro e Sampaio, Gino e Geno, Di Paullo e Paulino e sapequei, por minha conta & risco, Rio Negro e Solimões, Daniel e Rick (Poeira da Estrada), Chrystian e Ralf, Donizetti e quebrei tudo com a Helena Meireles, que ele não conhecia.

      Investi nos Jolly Boys, as feras da Jamaica, e aí não teve jeito: ele cochilou, enquanto os clipes estavam, naquele momento, rodando direto na TV prá ele curtir do modo “mais mió di bão”.

      Prá não deixar o cachimbo dele cair, acordei-o pra ele fazer um som na área de churrasqueira, sem a interferência do barulho dos carros passando na frente da casa e gravei algumas canções que ele conseguiu lembrar, naquele momento.

      Para a minha tristeza, ele revelou que a sua esposa & filhos sempre chamavam a atenção dele, quando passou a se apresentar na igreja para “os irmãos”.

      Ele disse que “rasgava o taio”, balançava prum lado e pro outro e a abria a sanfona marvada, “de com força”, fazendo um “devorteio maldito”  – tipo Elvis? -que não é bem visto pelo Divino e também pelos fiéis.

      Depois das reprimendas familiares, ele passou a tocar contrito & comedido e, assim, foi enterrado, sem a justa piedade divina, um talento nato e acabou-se, de forma lamentável, a história de um grande músico.

      Prá fechar com fecho de ouro, a quintaneja histérica, pedi prá ele toca um hino; o “Baião da Serra Grande”.

      “Ficom Deus e amém nóis tudo…”

      [video:http://youtu.be/NdbnpMq05Ug width:600 height:450]

      [video:http://youtu.be/ybaoPP5UAsM width:600 height:450]

      [video:http://youtu.be/lVyMF59OIqg width:600 height:450]

      [video:http://youtu.be/-GHlNtLu7Sc width:600 height:450]

      [video:http://youtu.be/RiU4Fg4Vbg0 width:600 height:450]

  1. Baião da Serra Grande

    Só podia ser arte do implacável Luciano Hortencio!

    Se não me engana a infância, era exatamente essa a versão que o pivete aqui, então residente na tórrida porém decente Picos-PI, ouvia no rádio. Vou ouvir pela enésima vez! (“Se não me engana a infância”… Taí, gostei).

    Grande abraço.

  2. Musica de serra

    Dom Jones, 

    Esse Baião da Serra Grande não conhecia. Foi com prazer que o descobri. Como é bom se do interior, do milho, onde as historias pululam, os causos aumentam e a gente tem medo de cimitério à noite! Que saudade do fogão à lenha! Espero uma hora dessas ter umas férias ai nesse interiorizão e à noite contemplar o céu estrelado, ouvindo nossas belas canções. 

    Sobre Baião, lembrei de um outro tipo de Baião. Esse, talvez, mais conhecido. 

    PS: Como na musica arabe, sente-se um viajante solitario….

    [video:http://youtu.be/f3Xns2oo3B0%5D

     

    1. Onde você mora?
       

      Os fascinantes castelos sugerem que as memórias das pessoas ainda permancem escritas nas suas paredes seculares.

      4ALL TRAVELERS

      Source: www.topdreamer.com

      Eles remetem aos contos de fadas, onde príncipes e princesas, embalados pelos sons suaves das músicas clássicas, dançavam sem nunca parar.

      Castelo Howard na Grâ-Bretanha

      Source: www.buzzfeed.com

      Localizado em Yorkshire, esta é um das mais velhas, maiores e mais belas residências privadas na Grã-Bretanha. O lar da família Howard, por mais de 300 anos, foi construído no final do século 17 e aberto ao público em 1951.

      Castelo Hohenschwangau na Alemanha

      Source: www.buzzfeed.com

      O nome completo deste velho castelo é Schloss Hohenschwangau, que foi construido no século 19  e tornou-se a casa de verão de Maximiliano, o Rei da Prússia. Devido à sua localização remota, ele não sofreu nenhum dano, durante as duas guerras mundiais. Atualmente, é mantido pelo neto de Maximiliano, Franz, o Duque de Baviera. Este castelo recebe mais de 300 mil visitantes por ano.

      Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

      Source: www.buzzfeed.com

      Era um refúgio pessoal para Ludwig II da Baviera. No entanto, depois da sua morte, este fantástico castelo foi aberto ao público e, desde 1886, já recebeu 60 milhões de visitantes. Estima-se que mais de 1,3 milhões de pessoas visitam esta maravilha a cada ano.

      Château de Chambord na França

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído para servir de base para as caçadas de Francois I. O castelo possui uma arquitetura renascentista francesa muito original. Embora muitos dêem crédito a Domenico da Cortona, que criou um modelo de madeira no final do século 17, o autor do projeto original deste castelo está em discussão. Em 2007, ele foi aberto ao público e a partir desse período, já atraiu mais de 700.000 visitantes – nada mal para um antigo pavilhão de caça.

      Castelo de Osaka no Japão

      Source: www.buzzfeed.com

      O castelo de Osaka, um dos castelos mais famosos do Japão, ocupa oito andares em mais de 1 quilômetro quadrado em um terreno, com vista sobre um fosso. Foi construído no topo de uma fundação de pedra muito elevada, para proteger os seus ocupantes de ataques no século 16

      Kilkenny Castle na Irlanda

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído em 1195 por William Marshal. Durante a Guerra Civil irlandesa, o castelo sofreu danos significativos e foi restaurado, em grande parte, no século 20.  Ele é utilizado, agora, principalmente como um local para conferências e cerimônias de graduação; o que torna-se uma pena por não servir para outra coisa, uma vez que ele se parece com um velho castelo forte e poderoso. 

      Schloss Moritzburg na Alemanha

      Source: www.buzzfeed.com

      O prédio foi usado como uma casa de verão para o Duque da Saxônia e os seus ‘eleitos’. Este castelo tem servido como um local para muitos filmes e comerciais na Europa. Ele conta com uma grande área, rodeada por bosques, que foi construída para ser utilizada para a caça.

      Castelo de Coca na Espanha

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído no local de nascimento do imperador romano Teodósio. A área é cercada por florestas de pinheiros, que servem como um grande propulsor econômico para a região. Este belo castelo serve, agora, como uma escola de treinamento para silvicultores. 

      Castelo Kronborg na Dinamarca

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído em 1420 e é uma das fortificações mais importantes do Norte da Europa. Ele está localizado na ponta mais extrema do norte de Zealand, a mais populosa ilha na Dinamarca. Este castelo também é famoso por ter sido mencionado, por William Shakespeare, como Elsinore, em Hamlet. No início do século 20, ele foi utilizado pelo exército, e, em 1938, foi aberto ao público.

      Castelo de Edimburgo na Escócia

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído no século 12 e é um notável palácio localizado sobre uma rocha vulcânica. Os arqueólogos rastrearam vestígios de presença humana no local até dois séculos antes de Cristo. Como muitos edifícios no início do século 20, foi utilizado pelo exército como guarnição e prisão.Ele também se tornou um reconhecível símbolo real da corte de Edimburgo.

      Château de Versailles na França

      Source: www.buzzfeed.com

      É um dos castelos mais famosos do mundo. É quase impossível não conhecê-lo em visita à França. Ele foi projetado e construído pelo grande Louis XIV como o novo centro do Governo francês. Muitos não sabem que ele está localizado apenas a uma curta hora de trem de Paris. Esta famosa edificação tem 2.300 quartos, 67 escadas e 5.210 peças de mobiliário.

      Castelo de Praga na República Tcheca

      Source: www.buzzfeed.com

      É uma beleza real no mundo dos royalties ao redor do globo. É considerado o maior castelo antigo do mundo, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes. Localizado no bairro de Hradčany, de Praga, ele ainda continua a ser a residência do Presidente da República Checa. O Castelo de Praga possui 70.000 metros quadrados.

      Castelo Bodiam no Reino Unido

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído por Sir Edward Dalyngrigge no século 14. Na verdade, este incrível castelo foi construído para defender a região contra a invasão francesa durante a Guerra dos Cem Anos. Ele foi considerado uma maravilha devido ao seu sistema de drenagem. Ele é bonito e tornou-se prático para a ser usado na defesa de uma parte do país contra os franceses.

      Chateau de Chillon na Suíça

      É um cartão postal e o mais visitado monumento histórico da Suíça. Este castelo ilha conta com 100 edifícios individuais, que são fundidos em um palácio, exatamente, aquele a partir desta foto.

      Palácio de Catarina na Rússia

      Source: www.buzzfeed.com

      Foi construído como um palácio de verão para o lazer de Catarina I da Rússia em 1717. Ele foi redesenhado em 1752, ao estilo rococó. Hoje, é usado para grandes shows e festas exclusivas. Mais recentemente Elton John realizou um concerto privado no local, em 2005, com convidados ilustres.

  3. Viajante solitario

    Não sou uma grande fã de castelos… Claro que no imaginario infantil, sonhei com castelos de princesas e principes valentes, mas visito pouco castelos, alguns mais pela historia politica-intelectual, como Versalhes, Chambord ou ainda Breteuil, que não é um grande castelo, mas foi onde nasceu Emilie du Châtelet e Voltaire passou por la… Eh também o castelo conhecido pelas historias de Perrault. Enfim, acho que prefiro “uma casa no campo, onde eu possa compor muitos rock rurais….”

    Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador