Em seu aniversário, Google anuncia maior atualização já feita no mecanismo de busca

Jornal GGN – A gigante de buscas na internet completa 15 anos nesta sexta-feira (27) ao mesmo tempo que anuncia a “maior atualização” já feita no algoritmo responsável por sua máquina de buscas. Batizado de “Colibri”, a atualização já está em vigor há aproximadamente um mês, segundo Amit Singhal, vice-presidente sênior do Google, mas foi oficialmente anunciada nesta semana como parte das comemorações do aniversário da empresa. A atualização atinge 90% de todas as buscas feitas diariamente na web.

O Google informou que o novo algoritmo tem como principal objetivo acompanhar mais as buscas, assim como tornar as pesquisas mais avançadas. A mudança muda o ponto de partida das pesquisas. Ao contrário de palavras-chave, os usuários podem utilizar frases ou perguntas, como “Fale sobre os artistas impressionistas”. A mudança é considerada a mais significativa desde 2010, quando a empresa implantou o algoritmo “Cafeína” em seu sistema.

Google completa 15 anos nesta sexta-feira; conheça os números da empresa

Outras mudanças são consultas de voz mais avançadas, em que o computador ou tablet – desde que esteja devidamente equipado para isso – dará os resultados por meio de áudio. “A voz será fundamental para a construção de futuras interações com os dispositivos que usamos”, afirma Singhal. Os usuários poderão pedir ao Google, por exemplo, para comparar dois itens, gerar uma lista de músicas de um determinado artista ou ainda trazer as estatísticas sobre a Torre Eiffel – tudo isso com respostas em voz.

A empresa anunciou também uma versão atualizada do aplicativo Google no iOS, plataforma da Apple, que será liberada “em breve”, segundo Tamar Yehoshua, vice-presidente de pesquisa do Google. O novo aplicativo permitirá aos usuários ver mais claramente o seu calendário de eventos ou cartões de visita na tela inicial do aplicativo. Recursos como lembretes agora poderão “transitar” entre iOS e dispositivos Android.

Com informações do Mashable

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse algorítimo ja era usado.

    Esse algorítimo ja era usado. Agora apenas espalhou geral pela WWW.

    Eu já havia notado a diferença, principalmente no buscador de smartphones.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador