22 de agosto, Dia do Folclore Nacional

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – É entre lendas, brincadeiras, crenças, danças, músicas e literatura que se comemora o Dia do Folclore Nacional, no 22 de agosto. A mescla de costumes, que dá cor e sabor à cultura popular brasileira, passou a ser comemorada em 1965, quando o Congresso Nacional Brasileiro oficializou a data, viabilizando a passagem folclórica entre as gerações.

Saci-pererê, Iara, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Curupira, Boto e Boitatá, encantam um universo de contos que fazem a cabeça da garotada. Na literatura, os cordéis evidenciam a linguagem folclórica, além das adivinhações, provérbios, piadas, trava-línguas e parlendas.

O Folclore Brasileiro é celebrado nas danças e nas músicas, ao ritmo do maracatu, do baião, do frevo, do samba e da catira. E todas essas manifestações culturais não cabem só no dia 22 de agosto, mas também na alegria do carnaval, na folia de reis e nas festas juninas.

“Folclore é a Cultura do Popular, tornada normativa pela tradição”, dizia Luís da Câmara Cascudo, um dos principais folclorista brasileiros.

 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Diálogo

     

    QUINTANA –  A burrice é invencícel…

    BACON –  As pessoas costumam acreditar no que acreditam…

    DOSTOIÉVSKI – Em vez de cortar a cabeça, não seria melhor educar?

    LOBATO – Mas se for mula-sem-cabeça…

    JESUS – Querem que eu carregue a cruz…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador