A atitude inexplicada da OAB de Felipe Santa Cruz, por Luis Nassif

Falando em nome de uma organização histórica, o novo presidente da OAB não pode se furtar a explicar sua posição sobre o adiamento, pelo STF, do julgamento da prisão em segunda instância

À esquerda, Felipe Santa Cruz, novo presidente da OAB. Foto: Agência Brasil

O novo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, aparentemente tem lado. Filho de um desaparecido político, morto pela ditadura, tomou algumas atitudes corajosas assim que assumiu a Ordem. Assim como se eximiu em inúmeros episódios anteriores, ou por razões de política interna da Ordem, ou de pretender apagar sua história familiar.

Na semana passada, porém, tomou a iniciativa de afastar do Supremo Tribunal Federal o cálice do julgamento da prisão após segunda instância. Há um conjunto de argumentos em favor e contrários ao tema. No caso desse julgamento, estava amarrado também o da libertação ou não de Lula.

Falando em nome de uma organização histórica, ele não pode se furtar a explicar sua posição.

O GGN fica aguardando explicações de Felipe Santa Cruz.

Este post continuará sendo publicado até que ele se manifeste.

Luis Nassif

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Hilário, caro Antõnio. Por a culpa no PT por afastarem ilegalmente o Lula da eleição na qual seria eleito e nos privaria de viver esta curiosidade histórica que vivemos! Só gargalhando.

    2. Ignorância ou má fé? Ou ambos juntos e misturados? Quer dizer que as quadrilhas dominantes do judiciário inteiro resolvem, de uma hora para outra, reinventar e reescrever as leis e a culpa é do PT? Se vc quer saber onde está a OAB e todas as lideranças das quadrilhas judiciárias, e só dar uma olhada nessas imagens.

      https://www.premioinnovare.com.br/conselho-superior

      Tutti buona gente, ma tutti ladri, irmanados nas ma$$onarias adoradoras do deus Mercado.

  1. Não tenho formação jurídica, não é preciso tê-la, para ler e entender que o artigo 60°, parágrafo 4°, inciso IV, CF88 e o artigo 5°, LVII, CF88 determinam. O stf além de não salvaguardar a Carta Magna, fez pior, removeu dela, através desta decisão de 2016, algo que não pode ser removido(vide o art.60, parágrafo 4°, IV, CF88), por ser tratar do rol das cláusulas pétreas, a Presunção da Inocência. A oab não tem que discutir nada, se aceita a mudança ou não. Não tinha que mudar e pronto. O texto proíbe mudanças, juiz ministro de tribunais superiores e agora o presidente da ordemquando resolve mudar a Constituição, é porque já atravessamos o limite da legalidade faz tempo. As letras minúsculas não são à toa.

  2. Eu sou mais um que quer saber porque este cara ajudou a fazer mais esta cachorrada enorme com o Lula. Logo eu que estava apostando minhas fichas neste tal santa cruz. Outra decepção?

  3. Lula foi condenado. Ponto!

    Prisão após decisão de segundo grau e constitucional ponto!

    OAB se livrando da farsa do Lula inocente.

    1. Se você tem alguma prova contra Lula, deveria entregar ao dalagnol. As provas que existem neste processo são de inocência. Você deveria ler mais e falar menos bobagem. Sugiro o artigo 1.228 do Código Civil e o artigo 5º, inciso LVII de nossa Constituição. Lembro apenas (para o artigo 1.228 do CC) que “dar em garantia é uma forma de dispor”. Logo se o Leo Pinheiro deu este imóvel em garantia para a CEF (garantindo sua Recuperação Judicial) o proprietário do bem, pelo 1.228 é a OAS e ponto final.

    2. O seu comentário revela a dimensão do problema que assola o país. Porque a coisa só desandou geral porque parte minoritária mas expressiva da sociedade brasileira resolveu se corromper junto com a marcha da insanidade que corrompeu e derreteu todas as instituições do país. Porque se agarraram desesperadamente a uma história fantasiosa em que quiseram desesperadamente acreditar e, por conta disso, se tornaram refém da farsa em que embarcaram. A prova de que todos se corromperam para acusar seus inimigos de corruptos, está no fato de que todos, todos, sem exceção, que afirmam, como vc afirma, que a tese da inocência de Lula é uma farsa, não são capazes de dizer uma única palavra, nem uma única palavra sequer, que possa dar sustentação à condenação de Lula. Que, nem tampouco a sentença condenátória do Sejumoro, principal eleitor de Bolsonaro, nem os três miquinhos fantasiados de toga do TRF-4, foram capazes de expressar. Por isso. porque a condenação não se sustenta, fica esse jogo de empurra, pra lá e pra cá, entre os atores que atuam na encenação do enredo farsesco. Por tudo isso, quando vc quiser realmente saber onde está a corrupção que tanto parece lhe causar desconforto, olhe-se no espelho.

  4. Lojistas, oras….

    Esse mundinho e dominado por lojistas e seus interesses……

    Foi um golpe de lojistas para lojistas….

    Não entendia a participação dos zés-botina até descobrir que também são lojistas praticantes e juramentados…..

  5. Santa Ingenuidade, Batman!
    Santo que ascende aos píncaros da glória, é, invariavelmente, comprado nas boas lojas do ramo.
    Cada bibelô enfeita a mesa conforme o ritual.

  6. Entidade histórica mesmo !!! Uma das primeiras atitudes de Governo Golpista Caudilhista Ditatorial Absolutista Fascista Esquerdopata Assassino. Entendemos a Censura. Entendemos estes 88 anos. Abra as suas contas cara OAB? Defensora Democrática da Liberdade? Então porque tem o Monopólio da Profissão da Advocacia e o cabresto da ditadura das Carteirinhas? Pela parceria quase secular com farsante STF? Entendemos. Até a Ditatorial Contribuição Sindical Obrigatória já foi extinta (Contribuição e Obrigatória na mesma lei?) 9 décadas subjulgando Estudantes e Profissionais sem permitir que Todos Cargos da Entidade sejam escolhidos de forma livre e direta? Este país é de tão fácil compreensão. Novamente Censura?

  7. muito estranho mesmo…
    além de deixar a impressão de que tem alguém obedecendo mecanicamente àquele que o manobra

    outra é a dele não querer o Lula como ação, digamos assim, apenas como memória

  8. Já foi também enquadrado pelos militares, ou o Tofoli lhe fez um desesperado pedido para assim agir. Ora, porque só agora pediu o adiamento? Penso que esse também é mais que eles compraram.

  9. A OAB é igual às demais tradicionais instituições nacionais. Todas herdaram o ódio ao país e ao povaréu.
    Nunca tiveram um projeto de soberania pro Brasil, e assim ele sempre fomos subalternos a potência de plantão.
    E quando Lula, o PT mostraram que o Brasil poderia ser soberano, isso foi demais para essa ralé dotôra que adora tudo das gringolândias. Até os descendentes xingam o país que alimentou seus pais e avós vindos da Europa e Orientes. Fugidos das guerras, fome e da peste. Adoram duplas cidadanias…
    Dizia Suassuna: “Antes a elite nacional queria ser portuguesa, francesa, inglesa e mais recentemente, americana”. Pergunto: Falta muito para querem ser chineses?

  10. Santa Cruz, tem posição ideológica e partidária definida e, está disposto a sobrepo-las à instituição de classe. Assim, perde o respeito de esmagadora maioria de Advogados, os quais definem que não os representam.

  11. Santa Cruz, tem posição ideológica, político partidária definida. Torna-se parcial dentro da instituição fiscalizadora da classe. Ao sobrepor sua subjetividade aos conceitos secular, da maioria esmagadora dos Advogados, perde o respeito e deixa de representa-los.

  12. Enquanto os verdadeiros e honestos magistrados desse País não fizerem algo de concreto p esta sacanagem q acontece de 2016 p cá, não teremos paz, nem nossos direitos restabelecidos. Todos q estão do lado do direito e da Constituição, têm q se darem as mãos e atacarem esses q tanto nos levou ao descrédito, se possível, att com uma greve geral, desses q ainda acreditam nas Leis Brasileira. Vão a luta. Mostrem p a sociedade q o direito tem um lado, e esse é o de cumprir a constituição e os direitos de cada cidadão.

  13. Enquanto os verdadeiros e honestos magistrados desse País não fizerem algo de concreto p acabar com esta sacanagem q acontece de 2016 p cá, não teremos paz, nem nossos direitos restabelecidos. Todos q estão do lado do direito e da Constituição, têm q se darem as mãos e atacarem esses q tanto nos levou ao descrédito, se possível, até com uma greve geral, desses q ainda acreditam nas Leis Brasileira. Vão a luta. Mostrem p a sociedade q o direito tem um lado, e esse é o de cumprir a constituição e os direitos de cada cidadão.

  14. Amigos,não nos iludamos…Lula só sai do cárcere morto. Todos os aparatos judiciais,estão em conluio com os militares e imprensa para isso.mesmo verificando que sua prisão não vai melhorar em nada a situação do país, isso já está sacramentado.
    Só um levante popular,reverterão isso.mas aí esbarramos no fato de compormos a 5* sociedade mais ignorante (alienados) do planeta.É os algozes de Lula,contam com isso !!!!

  15. Li de Brusque, favor citar na Constituição Federal de 88, onde está escrito que a prisão após segunda instância e constitucional?

  16. É Nassif no meu pensamento Lula foi muito mal acessorado pois confiaram muito nessas instituições,naquela época do julgamento da ação que foi condenado injustamente José Dirceu era para o PT de caído de pau no judiciário pois naquele momento o judiciário não era tão forte como é agora, foi aí que eles viram que dava pra derrotar o PT, pra me e para muitos milhões de Brasileiros LULA é um inocente.

  17. a dinastia dos farós é vitalícia. se não for um Rosa Cruz, ops! Santa Cruz, nesta terrinha hereditária, jamais chegará à caixa preta (ás claras!) de Pandora às avessas que é esse caixa das contribuições da oab soma-se a isso que do erário não se sabe se o sistema de justiça-militar faz-se derrogado nos seus direitos adquiridos. Eu, advogado, testemunho isso! e para garantir, esse f(r)og que está na presidência pede a suspensão do art. 5º, e sua presunção de eficácia absoluta, da Carta Magna. a voz de Crom!, well, nos ouça…

  18. CENSURA. Espetacular CENSURA. Não é somente aqui não !!! Revela tudo sobre nossa Imprensa e Elite Esquerdopata ‘Democrata’. Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará. Obrigado.

  19. A decisão é tão esdrúxula que nos leva a crer que se trata apenas de mais um covarde inapto para o cargo que ocupa em tempos que exigem dignidade das pessoas públicas……

  20. Sr Presidente nacional da máfia e quadrilha oab, como o Sr explica um crime cometido por esse cfoab, crime esse de violação de um direito líquido e certo meu, no procedimento 5.531/00-Pca,e mais por essa injustiça, sofri um avci estando desempregado sem benefício

  21. O que esperar de uma entidade GOLPISTA? Apoiaram o Golpe contra Dilma, o Rio de Janeiro votou a favor do Golpe. É uma vergonha a atuação da OAB. Os advogados deveriam questionar esse cara.

  22. Tempos Estranhos como diria o ministro Marco Aurélio Mello do STF. Não bastasse a estranheza dessa notícia do presidente da OAB, também estranho muito algumas atitudes do Juca Kfouri. Não que Juca seja um espião que trabalha para os dois lados longe disso, Juca tem se mostrado um defensor da democracia e amigo do Lula. Porém algumas declarações sutis dele demonstram uma certa ambiguidade, uma certa estranheza a respeito do Lula, seu amigo. Treis meses mais ou menos atrás assistia na TVT no programa do Juca a entrevista como o ex presidente Lula. Já quase no final ao acabar de se defender veementemente das acusações que lhe foram imputadas, Juca de repente faz uma pergunta no mínimo constrangedora. Não que não poderia ser feita. Mais feita no timming como foi, parece ter não o amigo do presidente mais o jornalista dúvidas a respeito. Juca pergunta a Lula: e um recibo sem assinatura(triplex) que encontraram na sua casa?
    Bem. Passaram-se mais alguns meses. Surpreendentemente numa entrevista com o ex prefeito Haddad, lá para tantas Juca faz o seguinte comentário(ou algo parecido com isso): … Imagina estou convencido da inocência do presidente tanto é que na última entrevista que fiz com ele (de novo) perguntei sobre um contrato que a PF encontrou sem assinatura no seu apartamento. O que fica parecendo é que ou Juca tocar no assunto repetidamente continua com uma dúvida atroz a respeito do fato.
    Hoje, ao ler a notícia no Blog do jornalista onde o ministro Paulo Guedes dá uma declaração impactante inocentando o Lula. Lá vem o Juca de novo com um cometário no mínimo suspeito ou extemporâneo comparado ao impacto enorme do assunto principal que era o Lula. Juca diz: “entre os diversos assuntos comentados, Paulo Guedes faz duras críticas ao modo como foi construída a Arena Corinthians. Ora o que tem haver a construção da Arena Corinthians com a informação do Guedes que Lula que é a manchete principal da reportagem não roubou um tostão? Tem muito haver. Juca precisa explicar.

  23. Contrato não assinado é rascunho e não tem qualquer efeito prático enquanto não houver assinatura das partes.
    Ele pode significar somente um modelo ou uma proposta.
    Se algum representante do sistema persecutório estatal ( delegado, promotor de justiça, procurador federal, ou mesmo um juiz o admitir como prova plena estará prevaricando.
    Os contratos, especialmente os do âmbito imobiliário, têm regras próprias, consequências e ações específicas, e não será o fato de figurarem numa ação penal que afastará a apreciação dessas leis específicas aplicadas ao contrato, sob pena de se criminalizarem todas as transações imobiliárias, terminadas ou não, prometidas ou não, simplesmente porque a polícia entendeu que poderia “estar ocorrendo uma fraude”.
    O que se tem feito com o Lula, processualmente, é uma coisa medonha.
    Se todos os brasileiros forem tratados pelo justiça como ele tem sido, o pais vai virar um presídio.

  24. Não me admira o corporativismo e o jogo duplo da OAB, que sempre andou de mãos dadas com o Poder, que lhe convinha, claro. Admirável que até há poucos anos, advogados, mesmo sem serem funcionários públicos, aposentavam sem terem contribuído para o sistema previdenciário. Regalias de quem se afina com quem lhe dá mais. Igualzinho Silvio Santos que, nunca teve vergonha de dizer que “puxa o saco” só de quem pode fazer alguma coisa por ele. Haja cara de pau…

    1. Jayme José do Lago,
      quais advogados que se aposentavam sem serem funcionários públicos?
      Diga-me que eu também quero.
      Pelo menos em SP, a previdência para a qual os advogados contribuiam para conseguirem se aposentar após 30 anos de contribuição e 70 anos de idade foi privatizada e depois extinta (acredito que ainda esteja em liquidação e seus segurados em perigo) deixando todos os contribuintes e aposentados na mão.
      https://al-sp.jusbrasil.com.br/noticias/1019343/audiencia-para-debater-os-criterios-de-extincao-da-carteira-dos-advogados?ref=serp
      Aqui um pedacinho da notícia:
      “A bancada do PT apresentou 17 emendas e um substitutivo ao projeto de lei encaminhando pelo governo que extingue a Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo, atualmente administrada pelo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp). Agora pretende realizar uma audiência pública, com representantes do governo, membros do conselho da carteira e segurados. O objetivo é debater e propor encaminhamentos ao projeto, que tramita em regime de urgência.

      “O PL determina que o Ipesp seja extinto até 31/5, quando entra em funcionamento a agência previdenciária paulista SPPrev. Sua justificativa discorre apenas sobre a inadequação da carteira dos advogados ao atual sistema previdenciário em vigor no país. ” “

  25. Censurem à vontade. A Censura é a face mais explicita destes Fascistas 88 anos, replicados por mais 40 anos farsantes de Redemocracia. Nossa Imprensa juntamente com instituição pária como OAB são as marcas deste período. Pobre país rico. Mas é muito fácil a explicação de termos chegado à esta latrina.

  26. Ele era presidente da oab (com minúsculas, mesmo) do RJ, quando a “adevogada” filha do Fux ganhou o emprego de desembargadora no tjrj (idem).
    É preciso dizer mais alguma coisa?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador