A campanha contra a Copa e a pressão sobre os jogadores

Por Rogério Maestri

Agora o Felipão é um técnico absolutamente obsoleto! 

Depois do não #nãovaitercopa ter naufragado a torcida daqueles que por motivo político querem a derrota do Brasil na preparam outro factoide para prejudicar o hexa-campeonato.

Primeiro se fez uma campanha ferrenha contra a copa, e esta campanha deve ter caído como uma bomba na cabeça dos jogadores brasileiros.

Não foi o hino nacional que emocionou os onze que estavam em campo, foi a pressão sobre homens que jogam por prazer e alegria em justificar perante a família, aos amigos e ao povo brasileiro uma despesa que repetidamente foi citada como inútil e mal aplicada, além de retirar dinheiro das “criancinhas brasileiras” e dos “velhinhos do SUS”.

Como o embuste não colou, e os lucros a médio e longo prazo serão maiores do que os custos e a copa virou um sucesso, a pressão aliviou se transformou em choro e de alívio dos nosso jogadores e nervosismo.

Como o Felipão já diagnosticou perfeitamente o problema e está procurando auxílio técnico para conseguir colocar nos eixos os sentimentos de seus comandados, vem outra bomba:

Felipão é um treinador absolutamente obsoleto! (vide http://espn.uol.com.br/video/421896_o-brasil-tem-um-tecnico-absolutamente-obsoleto-analisa-mauro-cezar).

Se este tal de Mauro Cezar conhecesse um pouco da história da seleção brasileira veria que NUNCA tivemos um técnico que segundo a imprensa fosse essencial para vitória, tivemos grandes técnicos que foram sistematicamente perseguidos por nossa imprensa desportiva.

A crítica começa por Vicente Feola que segunda a imprensa da época dormia durante os jogos do Brasil (negado claramente pelo depoimento de Djama Santos) simplesmente armou um time que se tornou uma lenda, e depois do time em campo eles que se virassem (após muita conversa com os jogadores antes das partidas).

Também tivemos o Zagallo e o Parreira, dois técnicos muito criticados, sendo que o primeiro simplesmente conservou o time de João Saldanha colocando somente na escalação “O Dadá Maravilha” para satisfazer o general presidente da ditadura e deixou o mesmo até fora do banco de reservas. Ou seja, apesar de muitos desses técnicos serem respeitadíssimos por seus colegas, técnicos de futebol, a imprensa sempre falou mal dos mesmos, sendo os mesmos consagrados depois dos títulos.

Resumindo, a baixa política mais uma vez interfere na seleção nacional, se começou pelo fracasso que seria a copa, agora se procura desprestigiar o Felipão, tudo continua na mesma.

Redação

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ahhh, a credibilidade

    É interessante que uma emissora que bata dia e noite na FIFA compre seus produtos. É meio estranho na verdade. Como se um sujeito absolutamente honesto comprasse um apartamento do Fernandinho Beira Mar, mas enfim…

    O problema do jornalismo de opinião  no Brasil é que ele não é nem uma coisa nem outra. O sujeito sobe em uma bancada e brada o que ele “acha” que está certo. Então ele “acha”o Felipão ruim, ele “acha”que haverá caos aéreo e ele “acha” que o Brasil não realizará a Copa.

    O problema deste tipo de profissional hoje é a falta de credibilidade. Todos os vaticínios, previsões, análises e opiniões apontavam para o caos. Hoje testemunhamos justamente o contrário. Os fatos desmentiram as previsões. A realidade desconstruiu as opiniões. 

    E notícia não é produto. Notícia é crédibilidade. E opinião…

  2. É duro uma análise como

    É duro uma análise como esta.

    O Mauro César, que não usa a cartilha do PT, sempre disse que o Felipão era obsoleto, antes da seleção mesmo. Quando ele dirigia o Palmeiras na última vez, não somente ele, mas uma série de comentaristas.

    Agora, dizer que isso é golpe, é dureza. O Brasil não joga nada, e a culpa é do comentarista? Ele faz gol, ele entra em campo, ele marca? Acho que não.

    Faça-me o favor. Quem tem politizado esta copa desde o começo tentando manter-se no poder e ganhar mais são estes que ainda estão no poder, dão migalhas para o povo.

     

     

     

  3. Pessoal, vamos com

    Pessoal, vamos com calma!!

     

    Está parecendo o pessoal do CCC, que enxerga comunistas até embaixo da cama!

    Só pq alguém faz uma análise contrária ao time do Brasil, não significa que é Tucano, Black Block ou coxinha.

    Está faltando moderação de parte a parte.

    Quanto ao comentário, embora eu divirja das opiniões do Mauro Cezar Pereira em boa medida, não deixo de enxergar algo parecido: Felipão parou no tempo e acha que pode ganhar esta Copa com a mesma tática de 12 anos atrás.

    É possível discordar da qualificação de obsoleto, mas é inegável que, depois de passar pelas seleções do Brasil e de Portugal, ele passou 10 anos sem nenhum resultado expressivo. Mesmo a Copa do Brasil conquistada pelo Palmeiras quando ele era técnico, foi eclipsada pelo rebaixamento do clube para a Série B, na qual ele teve participação em boa parte da campanha.

    Mas volto ao ponto original do meu comentário: vamos parar de enxergar fantasmas no armário!

    1. na representam o futebol brasileiro

      há 50 anos assistia até treino coletivo do santos, melhores que muitos clássicos transmitidos na extinta tv tupy.

      nunca vi, até o jogo contra o chile, um centroavante, O NOVE, não estar entre os 5 primeiros a bater numa disputa por pênalti.

      o brasil já ganhou essa copa pelo que fez; pelo que mostrou ao mundo contra essa mídia corporativa fascista.

      pena que uma seleçao brasileira não a dispute.

      esses caras, convocados pelo filipão, não representam o futebol brasileiro: representam interesses comerciais de empresários, jabás a jornalistas e da própria mídia venal brasileira.

      a mídia corporativa fez o maior carnaval por causa desse tal diego costa … que ‘teria renegado sua pátria”?!

      o que significa diego costa para o futebol brasileiro?

      além dele, outros jogadores nessa ‘seleção de empresários’, que vestem a camisa da seleção brasileira, nunca disputaram um campeonato brasileiro de futebol; nunca!

      se essa ‘seleção de pieguices’ (aquele jeito infantil de entrar no  gramado chega a ser deprimente) teve a cara de pau de fazer batucada depois do jogo contra o chile, como fizeram antes do jogo contra a itália em 82, não passa da colômbia porque o “voa canarinho, voa” sempre termina em vôo de galinha.

  4. Vã esperança

    Os direitóides (caras que acreditam na ÓIA) foram convencidos que uma vitória da seleção elegeria a Dilma.

    Acham que se a seleção perder a oposição tem chance.

     

    SEM CHANCE!

     

    Dilma vai se eleger, com ou sem copa.

    Simplesmente prque é a melhor opção (muito melhor).

    Vai se eleger porque a oposição não tem o que mostrar nem o que oferecer.

     

    Se a seleção e a Dilma ganharem, a oposição vai martelar diariamente que ela só ganhou por causa da seleção.

    Eles já tem a desculpa pronta para a derrota iminente.

    1. Troféu para exibir na sala

      O problema dos direitoides é eles disputarem a presidência da republica como um trofeu a ser alcançado, não com um projeto para a felicidade de 200 milhões de cidadãos e para contribuir para a paz no Planeta. Querem o troféu e como premio a repartição do butim, que segundo o Houaiss, é o conjunto de bens materiais e de escravos, ou prisioneiros, que se toma ao inimigo no curso de um ataque, de uma batalha, de uma guerra. Pode ser o produto de roubo ou de pilhagem.

    2. Estou contigo Edson. Para

      Estou contigo Edson. Para ganhar eleição hoje tem que dizer claramente o que se quer e se eles disserem, não ganham.

  5. Mais um que confunde

    Mais um que confunde (propositadamente?) o baixo nível do futebol apresentado com política partidária.

    Cronologicamente: Os times comandados pelo Parreira sempre apresentaram um futebol horrível. Foi assim em 94. Não se discute que ele conheça futebol, mas os times jogam feio demais. Contudo, naquela copa, Romário e Bebeto resolviam lá na frente.

    Quando treinou o Corinthians, o “padrão de jogo” era o mesmo: tentar manter a posse de bola, atacar pouco e, assim que fizer o primeiro gol (quase sempre o único), se segurar na defesa.

    Os times comandados pelo Felipão nunca apresentaram padrão tático. Sempre mostraram um futebolzinho horrível. Felipão é um grande motivador de “vamos jogar na raça”, não um conhecedor de técnica. No Palmeiras foi assim, na seleção de 2002 também. A diferença é que em 2002, a qualidade do time era muito superior. 

    As vezes, jogar “na raça, com o coração”, dá certo. Mas nem sempre funciona.

    A meu ver, o problema principal do time não é emocional. É tático mesmo. Se o time apresentasse um padrão – algo que só é possível com treinamentos e jogos – jogaria melhor. Não que seja uma tremeeeeenda seleção, mas que pode jogar mais que o que tem apresentado, pode. 

    “Homens que jogam pelo prazer e alegria”. Lógico que todo jogador pensa na vitória, no triunfo, mas da forma como o autor do post retrata a situação, dá a impressão que os jogadores são soldadinhos do bem combatendo o mal. Não ligam sequer para o dinheiro de patrocínios e contratos obtidos após a participação numa copa do mundo.

     

     

     

     

  6. Purgantes pra todo lado

    Mas, o ESPN não era “o canal” pq um jornalista criticou a elite branca abatada? Deu pra ver que são todos farrinha do mesmo saco, ou gatos do mesmo saco.

  7. Não querendo defender o Mauro

    Não querendo defender o Mauro Cexar, mas a critica dele não tem nada a ver com politica nao, ele fala do time (que convenhamos, está jogando o futebol mais feio dos classificados). Teve um programa do Bate Bola na Espn Brasil um dia desses que conversavam de politica e ele falou que não vota no PSDB de jeito nenhum. Acho que essa critica dele é mais pelo Felipão ter escolhido 6 jornalistas pra ter uma conversa reservada e não tê-lo chamado.

  8. Meu Deus!

    Não gosto muito do Mauro Cezar, mais do que por suas opiniões, pela maneira radical como ele as expressa e mantém.

    Mas ele é um jornalista esportivo extremamente preparado e, portanto, o questionamento do autor desse texto sobre o conhecimento da história da seleção pelo Mauro carece completamente de base factual.

    Esse opinião do Mauro sobre o Felipão não é nova e ele está sendo extremamente coerente.

     

     

     

  9. A Seleção não apresentou nem
    A Seleção não apresentou nem 15 minutos de bom futebol durante essa Copa.

    E não ha na hedionda CBF um projeto para o esporte no país.

    É tão grave assim não ser ufanista.?

  10. A mídia governista se antecipa ao eventual fracasso

    E coloca na oposição, para a surpresa geral, pelo menos dos que tem senso crítico, a culpa do eventual fracasso da seleção brasileira, assim como culpa os que foram contra a Copa do Mundo. Ou seja, os apoiadores do governo do PT na mídia já têm o discurso pronto: a culpa do fracasso é da oposição e/ou de quem criticou a Copa do mundo. Vocês não tinham nada que fazer isso, estão vendo no que deu? É ridículo demais, de tão infantil e burro que é o argumento. Como se quem é contra fosse deixar de criticar porque o Brasil tem que ser hexa em casa.

    A culpa não será do time, que será incompetente para conseguir ser hexa jogando em casa, uma chance única que poderá ser desperdiçada (torço para que isso não aconteça, apesar de achar difícil com o futebolzinho que vem jogando e o desequilíbrio emocional que tornou a seleção brasileira um time constrangedor de chorões), mas sim de quem transferiu, com as críticas feitas à Copa do Mundo, a pressão para os jogadores, como se disputar uma Copa do Mundo, por si só, ainda mais em casa, não fosse pressão suficiente.

    O argumento, que eu acho tosco, pode se voltar contra o governo do PT do Lula, que decidiu trazer uma Copa do Mundo para o Brasil à revelia da vontade popular, sem saber se o povo aceitaria ou não. Essa irresponsabilidade, esse ato político impensado e não planejado, típico de quem personaliza a política e quer aparecer com o evento, vinculando o seu nome a ele para ganhar politicamente e ser enaltecido pelas pessoas ( algo como “puxa vida, vc viu o prestígio do Lula? Trouxe a Copa do Mundo, ele é o cara, como disse o Obama” e blá blá blá), fez com que todas as críticas, todos os protestos acontecessem. E isso criou a pressão indicada pelo autor do post.

    De quem é a culpa? De quem criticou os gastos ou de quem decidiu fazer a Copa do Mundo sem planejar corretamente o evento, sem discutir a possibilidade com a sociedade, tudo para se auto-promover, por vaidade, o que combina muito com o estilo gabola do Lula, o maior contador de vantagem da política brasileira de todos os tempos?

    Acho bom mesmo que o PT do Lula e seus simpatizantes, militantes, puxa-sacos e outros tipos comecem a se preocupar com isso, porque o fracasso da seleção brasileira será colocado politicamente na conta dele e não de outro partido, muito menos da oposição. A Copa do Mundo foi decisão unilateral do PT do Lula. Toma que o filho é teu. Tudo o que se relaciona com ela será vinculado ao Governo do PT e não a outro partido. Essa tentativa da mídia comprometida com o governo já sinaliza para uma preocupação com isso, que é uma certeza matemática: se o Brasil perder o hexa, Dilma terá sérias dificuldades de se reeleger.

    1. Também não concordei…

      … muito com o Maestri, mas lendo teu comentário começo a pensar que ele tem um pouco de razão… além, é claro, do  prazer ver o choro dos “coxinhas”.

    2. Resposta

      Bom,mas a Copa se mostrou um grande acerto,inclusive no campo economico,o de lucros visíveis.Os “lucros” intangíveis ou visíveis apenas por quem se esforça minimamente,como no caso da exposição positiva do país,serão enormes e de reflexos a longo prazo,principalmente em turismo e abertura de novos negócios,já antecipando as Olimpíadas.Aí eu te pergunto: “Será que a mídia vai dar a Lula o mérito ou vai dizer que é “Geração espontânea’ como tem feito até então???? Ora,o que se fez nesses últimos 12,14 meses em relação à Copa foi absurdo e se desfez tão rapidamente que somente veio provar a fragilidade do que se disse,o que foi verificado por toda imprensa estrangeira,ou seja,uma vergonha para o jornalismo decadente do Brasil.O prejuízo financeiro,provocado pela prática por todos nós vivenciada,não será colocado na conta da mídia,apesar de ela ter sido a que mais se afundou pela própria falácia e que desestimulou com[ércios e investimentos e quedas de audiência nunca experimentadas anteriormente.Pelo visto e exposto e a depender da mídia,Lula e Dilma fizeram tudo errado e ,por isso mesmo,Dilma será reeleita em primeiro turno.O PT agradece comovido.

    3. Nada a ver, Argolo. O governo

      Nada a ver, Argolo. O governo tem a ver com o sucesso fora do campo, dentro do campo é com Felipão e seus convocados. O povo não é burro e sabe disso. 

      Lembre-se que em 98, o Brasl perdeu a Copa e FHC se reelegeu. Ganhou em 2002 e Serra candidato da situação perdeu para Lula. Em 2006 a seleção foi um fiasco e Lula se reelegeu. Em 2010, novo fiasco, e Lula fez sua sucessora. Não subestimem o povo brasileiro, que sabe muito bem separar as coisas.

      O brasileiro está vendo que o país tinha condições de organizar uma Copa do mundo, ao contrário das previsões piguentas. Não demorará para constatar que o Brasil lucrou muito com o evento, desde de o ambulante que vende cerveja aos grandes patrocinadores da Copa.

      O Nassif já demonstrou isso aqui. É um jogo de ganha-ganha. Só quem perdeu foi o pig que foi do contra, pelos motivos que sabemos 

      1. Eu concordo com tudo o que vc disse, mas essa não é a questão

        Eu concordo que a Copa foi e é um sucesso incrível. Aliás, eu sempre disso isso. Eu sabia disso já. Eu sou um entusiasta da Copa do Mundo do Brasil, sempre apoiei o projeto.

        O problema é o tipo de discussão que pode ser suscitado quando vemos argumentos como o do post.

        A questão passa a ser como o povo perceberá isso, caso o Brasil não seja hexa em casa. Não vai adiantar colocar a culpa em quem foi contra, pois eles sempre poderão dizer que a maior culpa pelos protestos e críticas à Copa do Mundo foi a falta de um prévio diálogo com a sociedade por parte do Governo do PT, que unilateralmente decidiu sediar o evento.

        Ou seja, a acusação se inverte: a pressão sobre os jogadores da seleção que o autor do post enxerga, no fim das contas, será atribuída ao açodamento do Governo do PT, que resolveu sediar um evento de grande porte como a Copa do Mundo, que demanda inúmeros investimentos, sem antes dialogar adequadamente com a sociedade sobre a viabilidade do projeto.

        O Governo do PT demorou muito a atuar nesse sentido. O próprio Lula criticou a apatia do Governo Dilma na defesa da Copa do Mundo. Nassif criticou aqui, neste blog, a atitude do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que se recusou a comparecer a um debate no Brasilianas e mandou um representante.

        1. Cantando vitória antes do tempo

          A trégua da mídia é momentânea. Depois da Copa, a pauta anti-Copa pode até mudar um pouco de face, mas volta: dessa vez, não vão falar do evento em si, que foi um sucesso, mas da conta que chegou pros brasileiros depois da festa, dos elefantes brancos, do dinheiro público, da roubalheira, dos estádios só pra ricos, etcétera, etcétera.

          Se a seleção ganha, ameniza essa situação, com o povo pensando “Bem, pelo menos fomos Hexa!”. Se perde, o argumento da “conta da Copa que ficou para o brasileiro, ainda pobre, sem saúde e sem educação” se junta ao fator emocional de perder uma Copa e pode prejudicar a Dilma.

          1. Exatamente isso, Tagutti

            Você está coberto de razão. É exatamente assim que as coisas serão interpretadas pelo povo. O cidadão médio brasileiro não vai gostar de pagar uma conta quando não foi campeão da Copa do Mundo. A alegada “obrigação” da seleção brasileira de ganhar a Copa do Mundo nasce justamente dessa percepção.

            Agora imagine esse sentimento na hipótese da Argentina ser campeã? Imagine a raiva que isso não irá causar? Qualquer outro time, um europeu, por exemplo, já causará uma grande irritação com a Copa do Mundo. Pior ainda se for a Argentina, maior adversário da seleção brasileira.

          2. Teu “poder” de premonição é

            Teu “poder” de premonição é igual ao cara que “prevê” que amanhã o sol surgirá no horizonte, que o galo cantará co-ro-co-có e o pintinho piu-piu. Aliás, nesse mister o Argolo te acompanha. 

            Não substimem assim a inteligência da maioria das pessoas.

      1. Daria

        Mídia governista: conjunto dos jornalistas ou dos órgãos de imprensa que defendem o governo ou o apoiam em seus interesses políticos.

  11. Como disse o Cristhian Santos

    Perfeito o Cristhian Santos, estamos vendo fantasma em tudo, CCC instalou-se nos comentários, o Mauro Cezar fez uma análise que concordo, o time não está jogando futebol, não tem meio de campo, faz ligações diretas defesa ataque, um centro avante que parece um poste, o técnico errou no jogo ao colocar Jô, totalmente nulo.

    Assisti a esse progrma Linha de Passe e concordo com Mauro Cezar, Felipão não é um dos trinadores de ponta do futebol, não é um estrategista, que fique claro que não estou dizendo que ele não conheça de futebol, conhece sim, mas está pecando na estratégia.

    Agora não podemos fazer críticas a seleção e a comissão técnica? Não podemos criticar a Dilma, mesmo votando nela? Parem com isso!

  12. A falta de noção não tem limites?

    Quer dizer que agora é de “direita” quem critica taticamente o técnico Felipão?

    Claro, é bem coerente o progressismo se fiar a Felipão, o mesmo que disse que o ditador Pinochet fez “muita coisa boa”. O Felipão ungido pela CBF, esta ínclita organização com idealistas como Ricado Teixeira e Marin.

    Sabe qual o irônico de tudo? É que o govenismo ufanista, se não quer críticas a Felipão, achará seu porto seguro justamente na…Globo.

    A emissora, na voz de Galvão Bueno, atinge índices recordes de pachequismo. É a principal interessada no Brasil campeão, já que atingiria índices astronômicos de audiência na final, e faturaria muito explorando o Hexa. Lá você verá exaltações ao patriotismo nacional bem ao gosto do governo de plantão, não verá críticas a Felipão, nem negativismo, nem nada.

    Aliás, esta estratégia de usar a seleção para galvanizar o ufanismo nacional SEMPRE foi utilizada pela Globo, pois dá audiência, consequentemente dinheiro, e governos sempre pegam carona nela. Ridículo dizer “A MÍDIA” critica Scolari. Se a Folha e a ESPN criticam, não interessa. Quero ver este discurso “mídia vs Scolari” ficar em pé depois de 90 minutos de transmissão com Galvão Bueno.

    Agora, se concordo com o autor em algo, é que a imprensa especializada (não a Rede Globo) sempre criticou  técnicos da seleção: foi assim com Lazzaroni em 90, Parreira em 94, Zagallo em 98, o próprio Felipão em 2002, o Dunga em 2010, ou seja, a “cornetagem” é uma instituição nacional que independe de que partido está no governo.

    Isto sem contar o próprio brasileiro, o povo mais exigente do mundo quanto a qualidade técnica de sua seleção, que em toda a Copa é acometido pela síndrome de técnico. Dizer que as críticas ao Felipão são uma invenção da “direita golpista”, como se o povo brasileiro como um todo não fosse um público que sempre quer ver show, ver craques e a seleção goleando, é passar atestado que já não tem a menor noção do que acontece nas ruas.

    Esta politização (mais uma) do esquema tático brasileiro é sintoma de desequilíbrio psicológico com a eleição que está por vir, querendo ver em cada canto um bicho papão, em cada esquina um fantasma. Depender da seleção para ganhar eleição é um grau inédito no fundo do poço do vale-tudo, que infelizmente parece não ter limites.

    PS: um que concorda (e postou em seu blog) com análises do Mauro Cezar é o Azenha (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/mauro-cezar-pereira-time-ruim-usa-emocional-como-cortina-de-fuma.html). Isto o torna de “direita”?

    1. Felipão não sabe nada !!

      Boa Tagutti, 

      Querer politizar algo estritamente esportivo é uma bela bola fora. Dane-se o o que cara da ESPN disse. Se vc procurar encontrará muitos outros criticando, ou elogiando o Felipão. A imprensa vive de polêmicas, é isto que vende. Não é nenhuma novidade no front.

      Um técnico de seleção vive de resultados, sim. Um técnico ruim pode ganhar tudo se tiver um time bom, e o contrário também acontece. Eu costumo dizer que, no caso do Brasil, país que pode formar duas e até três seleções competitivas, basta o técnico não atrapalhar. E o Felipão mais atrapalha do que contribui. Alguem acredita que o Saldanha teve influência tática na Seleção de 70? E temos que lembrar o que o Telê fez na Seleção de 82 (e tb no SPFC), que nada mais é do que a Holanda fez em 74, o Palmeiras fez em 96, o Flamengo nos anos 80. Ou seja, craques em campo, se movimentando e trocando de posição constantemente. Já o Felipão, vejamos:

      1. Ele “amarra” os jogadores responsáveis pela criação em campo, com a obrigação de marcar ou se posicionar fixamente em determinado espaço de campo. Não permitindo que os próprios jogadores tenham liberdade de trocarem de posições, de se posicionarem de acordo com as oportunidades que aparecem em campo (p.ex. em cima de jogador fraco, em buracos na defesa). Ele faz isto com Hulk, Oscar e Paulinho, justamente aqueles capacitados para criar e assistir o ataque. Basta ver que o Paulinho, que sempre chega na área para fazer gol, nunca apareceu por lá. Basta ver como jogou o Fernandinho, no primeiro jogo ao entrar no segundo tempo, livre de amarras, chegou na frente e fez gol. No segundo jogo contra o Chile, titular (e amarrado) quase não chegou.

      2. Neste mesmo sentido, ele tem preocupação excessivamente com o esquema defensivo, e não apresenta nenhuma alternativa para o sistema de criação. Por isto tem muita gente falando que o time não chega com ritmo cadenciado na área adversária, não há uma estratégia para a saída de bola (ligação da defesa ao ataque), não há uma única jogada ensaida, não se vê movimentação triangular próximo à bola, visando envolver o adversário nos passes 1-2 (o tal tiki-taka). Ou seja, não temos meio de campo (de criação) só um bando de volantes…

      3. Esqueceu que numa Copa do Mundo em casa a pressão contra é sempre maior (dos adversários, da torcida e da imprensa) e que ele tinha obrigação de blindar o time com jogadores carimbados (Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho ou Diego) ou mesmo jogadores criativos que tb sabem segurar a bola, como Ganso. A seleção é jovem demais, falta um velhaco malandro.

      4. Por fim, o Felipão é um técnico emotivo demais, quase desequilibrado. Sua especialidade é a motivação, a psicologia e deveria ficar só nisto que já tá de bom tamanho. Bota os craques em campo e deixa o jogo rolar. Até deixo ele fazer aquele papel ridículo na beira do campo, que mais parece torcedor da geral, reclamando, gesticulando, xingando e pior, querendo orientar o time em cada lance do jogo, como se o jogador estivesse escutando, e mesmo que estivesse, que tivesse condições de mudar o lance nos ínfimos segundos em que o jogador tem que tomar uma decisão com o adversário no cangote dele. Ridículo !!

      Felipão não chega a ser obsoleto, ele é copeiro, adora mata-matas de um a zero ou decisão em penaltys, tem vários iguais a ele ou próximos, que amarram o time num esquema defensivo, como Parreira, Tite etc. Ele é sui generis apenas, com seu jeito bonachão e emotivo. E NUNCA você verá ele numa entrevista “explicando” como montou o time para determinado jogo ou “analisando” como o time se comportou contra determinado adversário. Ele simplesmente não sabe.

       

       

      1. Falta planejamento

        O Brasil (e sua imprensa) tem uma mania terrível de crucificar em praça pública os jogadores quando perdemos uma Copa. Na Africa do Sul aconteceu isso: na primeira convocação, mudaram-se todos, menos Maicon e Ramires se não me engano, e o resto do grupo foi mandado pra Sibéria.

        Se o Brasil perde, possível que só restem o Neymar e o David Luiz. Não duvido que até ótimos jogadores, como o Thiago Silva (que já está sendo pego para Cristo), o Daniel Alves e o Marcelo caiam fora, porque temos esse hábito horrível de considerar leprosos jogadores de seleções perdedoras.

        O problema do Felipão foi esse que você disse mesmo, o cara parece aqueles gurus de motivação, nunca teve preocupação de levar “Os” melhores, mas os que o creditam obediência canina, que possuem um temor reverencial em relação a sua figura.

        A diferença, em relação a 2002 é que, enquanto tinha nas suas mãos uma miríade de bons jogadores no auge de suas carreiras (Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Ricardinho, Cafu, Roberto Carlos, na reserva Kaká e outros), podendo até deixar de fora o “herege” Romário, desta vez o tempo é de vacas magras.

        E consegue ser pueril o suficiente pra dar voto de confiança pra (i) jogador ruim; ou (ii) jogador “bonzinho” em fase ruim, porque assim tem a gratidão eterna deles como líder inconteste, a ida a Copa vira motivo para devoção incondicional.

        Caramba, porquê Jô, Fred, Bernard convocados, Paulinho e o grosso do Hulk como titulares? Eu até entendo deixar preterir craques em fase ruim e/ou em decadência em favor de jogadores medianos em fase boa. Mas vários dos citados, aderindo aqui o Oscar, ou são irregulares ou estão jogando mal há muito tempo.

        Assim sendo, decisão incompreensível de deixar fora craques como um Kaká, um Ronaldinho Gaúcho, Luís Fabiano, Robinho, Diego, ou Ganso, pois enquanto um jogador medíocre em fase ruim (como Jô, Paulinho, Fred, etc) é uma nulidade, um craque na pior das fases pode, em um lampejo, decidir a partida e desequilibrar. Quem viu o jogo Argentina vs Irã ou Argentina vs Bósnia que o diga.

  13. Não entendo de futebol

    Não sei o que é “meio campo” nem  quem deve marcar o que. Mas alguns neuronios bem nutridos são suficientes para entender que futebol não é lá essa maquina de precisão  toda. Coisas supostamente sem logica acontecem. O melhor time perde e o pior ganha. Isso é comum.  Eu gosto de ver os meninos jogarem. Pra mim a seleção é otima. É claro que os urubus da ESPN tem que se auto proclamarem os profetas do futebol. Só assim eles  mantem proprio emprego. Eu não levo a serio nada do que eles dizem. Nada mesmo. E só assisto pra ver como anda o nivel da urucubaca e delirio daqueles senhores.  Uma ocasião declararam que Felipão estava “desequilibrado emocionalmente”. Que ele não capaz de motivar o time. Como assim cara palida? Agora viraram psicanalistas??? É tanta bobagem que esses comentaristas dizem, que não como ainda tem gente que acreditam nessas asneiras. 

  14. O problema é a CBF

    O que se devia fazer é cassar a concessão da CBF que usa o nome do Brasil. A Razão não é porque ela é empresa particular que visa fins financeiros, mas porque não se dedica à excelência futebolística. Ou seja, lá na CBF ninguém gosta de futebol. Essa é que é a verdade. E depois do Felipão, o que vocês acham que virá? O Parreira é claro. E ninguém vai fazer p. nenhuma!

    1. CBF – Confederação Brasileira de Futebol?

      CBF é igual Confederação Brasileira de Futebol? Hummm, então se tem “brasileira” no nome é uma empresa estatal, como disse o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, na tentativa de estatizar a Companhia Brasileira de Pagamentos. Faz sentido!

  15. Muito barulho por nada, acho.
    Muito barulho por nada, acho. O técnico é obsoleto? Pode ser. Quem sabe o cronista esteja certo. E dai? Qual técnico é ‘moderno’? Muricy? Parreira? Qual mais? Muricy até hoje só deu certo no SP, nem sempre. Parreira ganhou uma das piores copas (94) e depois fracassou redondamente em outra, 2006. Um técnico tem que ser ‘moderno’ para ganhar a Copa? Na lista: Feola, Aimoré, Zagalo, Parreira, Filipão. Qual deles era ‘moderno e atualizado’? Parreira, porque é poliglota? Fora isso, vindo desse jornalista, pode esperar muito, mas muito mau-humor. O cara tá sempre de TPM, já virou um gênero, um jeito de criar uma imagem. Tinha um comentarista das antigas que era assim, Geraldo Bretas, os mais velhos conhecem. O que este da ESPN disse de bobagem sobre a realização da copa não tá no gibi. Mas…faz diferença? Este comentário nao é golpe algum, é só a continuidade da mistura de mau-humor e bom contra-cheque.

  16. Mauro Cesar

    No dia do programa da ESPN sobre a tal conversa do Felipão com os 6 jornalistas,

    esse senhor teve um ataque de nervos, gritando e sendo indelicado com os colegas

    e com o público que o assistia. Despreparado para a função e, além do mais, uma pessoa

    absolutamente desagradável e mal educada. No momento em que se fala sobre desequilíbrio

    emocional, eis aí um grande exemplo. Não assisto mais.

  17. Mauro Cezar “Lacerda” Pereira não é parâmetro

    Trata-se do CORVO do jornalismo esportivo. Há muito tempo é o campeão do azedume e da agressividade. É um personagem: O Indignado. Antes, com os “desmandos”, as “roubalheiras” (sempre em abstrato) da Copa/Fifa/governo, tudo, sempre, a mesma coisa. Tem vários na ESPN (João Carlos Albuquerque, Lucio de Castro, p.ex.) que fazem o mesmo personagem. Ele só é o mais desvairado de todos. Como tem a claque que adora, não o conteúdo, mas a raiva, e bota pilha, o cara cada vez piora mais.

    O Indignado precisa estar permanentemente atacando alguém. Não se trata de crítica, mas de destruição total. De algo ou alguém. Como seria ridículo continuar atacando a Copa, a organização, os estádios, dado o mínimo consenso sobre o sucesso do evento, sobrou pro Felipão.

    E ai de quem discordar. Esses dias, no Linha de Passe, Juca Kfouri e PVC ousaram discordar dessa linha Alien versus Predador, pela razão óbvia de que isso não leva a nada que se aproveite, e o cara teve um chilique. É um pobre diabo. Periga surtar em breve. Seria um bom uso para a psicóloga da seleção.

  18. Tenha razão quem tiver, que

    Tenha razão quem tiver, que de futebol eu não entendo. Mas fico com as circunstâncias e as surpresas que um jogo oferece. E boto fé nos jogadores que lutam, mesmo com uma platéia que pensa estar assistindo F-1 (Eu sou brasileiro, com muita fé, conservador, ô,ô,ô). Aí, contraponho essa musiqueta com “Brasil, meu Brasil brasileiro, meu mulato…. vou cantar-te nos meus versos…”. E, se acaso, não ganharmos, a vida segue. Os argelinos jogaram como nunca, não levaram.  Os chilenos também. O Uruguai com sua torcida bonita, foi embora. Até os americanos que, segundo um especialista tinha um jogador que era disparado o melhor do mundo, tanbém foi. Não é para tirar o brilho da festa, Derrotas, frustrações, são parte dela. Assim como as comemorações mesmo que venham carimbadas pela sorte. É jogo.

  19. campanha conta copa

    Como sempre há uma  analise enviesada.

    Emoção é proprio do ser humano. o que nos difere dos animais é a capacidade  de sentir emoções.

    Midia é midia.

    cabe aos leitores  a separação do joio do trigo.

    Censura só atende  as elites dominantes  ( a do momeanto ).

    Li essas  declarações  estampadas em toda a midia.

    minha percepção é que querem proteger o Felipão.

    Esse tecnico é falho. O fator de sucesso foi a copa de 2002.

    Como tecnico ja demosntrou ser deficiente : enmterrou o Palmeiras.

    A midia  comprometida  com a eleite dominante  quer desviar a incapacidade tecnica do treinador.

    Comentario  parcial não serve para nada.

    Não insultem minha capacidade de discernir.

    1. Currículo do Felipão:

      Currículo do Felipão:

      – Campeão da Copa do Mundo FIFA – 2002 pelo Brasil;

      – Bi-Campeão da Taça Libertadores da América – 1995 pelo Grêmio e 1999 pelo Palmeiras;

      – Campeão da Copa Mercosul (atual Sul Americana) – 1998 pelo Palmeiras;

      – Campeão Brasileiro – 1996 pelo Grêmio;

      – Tetra-Campeão da Copa do Brasil – 1991 pelo Cricíuma, 1994 pelo Grêmio e 1998/2012 pelo Palmeiras;

      – Tri-Campeão Gaúcho – 1987/1995/1996 pelo Grêmio

      – Finalista da Eurocopa 2004 e Semifinalista da Copa do Mundo 2006 por Portugal.

       

      O sucesso do Felipão não foi apenas a Copa de 2002 como quer fazer parecer, e ele, apesar de sua parcela de responsabilidade pelo rebaixamento do Palmeiras, tinha em mão um dos piores, senão o pior, time dos Palmeiras de todos os tempos. Falo como Palmeirense fanático. Ele pode ser tudo, menos falho.

      1. Pois é…

        Nada como a frieza dos fatos contra “capacidades de discernir” insultadas, rs.

        Mas cá entre nós, fecho muito com o texto que o Tostão soltou ontem. Mais grave que o tal fator emocional, é o fato de ele jogar com tres volantes atrás, o Oscar “jogado” lá na ponta direita sem interferir muito no jogo, e o time ficar fazendo “pontes aéreas” entre a zaga e o ataque… Nem parece um time do Felipão!

        Um abraço.

  20. E ainda disseram que o Dunga

    E ainda disseram que o Dunga estava errado em colocar a imprensa vendida e corrupta em seu devido lugar, ou seja: no lixo.

  21. Felipão

    Felipão é obsoleto na opinião de Mauro César. A maioria dos seus colegas acha que o futebol jogado pelo Barcelona e pela Espanha é que representa o futebol moderno. Só que o obsoleto meteu 5 na modernidade, ano passado na Copa das Confederações, mais ainda, o futebol moderníssimo espanhol levou mais 5 do modestíssimop futebol holandês.

    Discordo do autor do texto no que diz respeito ao conhecimento da história, esses da ESPN são ilustradíssimos na história do espórte bretão, mas têm muitas dificuldades de juntar o tico com o teco na mesma área.

    A questão é só essa, falta um pouquinho só de inteligência para perceber que futebol não tem nada a ver com moda. Se o Barcelona ganhou tudo que ganhou porque tinha jogadores que cumpriam bem aquele esquema tático.O qye não quer dizer que se pode colocar Neymar no time, porque, visivelmente, não está funcionando. Então tem que mudar o esquema para colocar Neymar, mas o esquema está na moda, o 3-5-2, por exemplo está fora de moda, então deixa o Neymar no banco.

    É assim que raciocinam esses gênios!!!!!!

  22. A espn foi uma das emissoras

    A espn foi uma das emissoras que mais vociferava contra a copa, parei de assistir por que o clima lá era pessimo, começou a copa e amenizaram, mas parece que alguns só sabem fazer esse papel do “contra tudo e contra todos” , o mcp é um deles mas tem o lucio e até mesmo o trajano as vezes fica destemperado, é muito desagradavel e parei de assistir de novo.

  23. Esse comentarista …

    Detesto esse comentarista esportivo.Pode até defender suas ideias, faz parte, entretanto, não sei se é apenas por sua argumentação arrogante, por seu tique nervoso de lamber os lábios e vociferar em seguida, se por seu tom sempre amargo e até por suas idiossincrasias intoleráveis… ou se por sua falta mesmo de AMOR pelo time brasileiro.

    Esse é um dos que deseja ARDOROSAMENTE que o Brasil perca a Copa,

    Torce contra. Por quais motivos… não se sabe exatamente. Ou pelo menos, se desconfia.

    Dá bola pra ele não, SELEÇÃO NOSSA.  Dá chutão. bico… isola na arquibancada. Mas num dá bola pra ele não, hem !!!

  24. Gosto da ESPN mas detesto as

    Gosto da ESPN mas detesto as aparições desse Mauro Cézar Pereira.

    Crítico em demasia do Brasil e de tudo sobre o país, e um deslumbrado sobre tudo o que vem de fora.

     

  25. Gosto da ESPN mas detesto as

    Gosto da ESPN mas detesto as aparições desse Mauro Cézar Pereira.

    Crítico em demasia do Brasil e de tudo sobre o país, e um deslumbrado sobre tudo o que vem de fora.

     

  26. Que o Mauro Cezar anda meio

    Que o Mauro Cezar anda meio abutre com a Copa é verdade. Mas as críticas dele ao Felipão são totalmente pertinentes, totalmente futebolísticas. Quem tem misturado coisas do campo (e vamos combinar, este time está longe do primor futebolístico) com a política nacional, infelizmente, são os governistas cegos.

    O Conversa Afiada beira o patético e este texto aqui vai na mesma linha.

     

    O Felipão é o cara. Percebeu que fez bobagem aumentando a pressão que naturalmente seria altíssima, e vem com factóide de fazer um trabalho de psicologia em quatro, oito dias. Quem acredita nisso, acredita em tudo. E não sabe nada de Felipão.

    Grande abraço!!!!

    Vai Brasil!!!

    Dilma 2014!!!!!

     

     

  27. Não dá para culpar o Felipão,

    Não dá para culpar o Felipão, que é um técnico de ponta sim, sempre foi, há pelo menos uns 17 anos.

    Ao contrário de Lazaroni, Parreira, Zagallo e  Dunga, que NUNCA foram técnicos de ponta, de primeira linha.  Aliás, Parreira não deveria fazer parte da comissão técnica, na minha opiniao.

  28. Vamos falar a verdade, ninguém conhece o Futebol.

    Para falar a verdade tive a noção que não entendia nada de futebol lá pelos anos 70 quando da inauguração do velho Beira Rio. Tive o prazer de participar da festa inicial de inauguração e o desprazer de seguindo o “efeito manada” de vaiar o Grande Valdomiro.

     

    Durante os primeiros seis meses que seguiram a inauguração do Estádio José Pinheiro Borda (o verdadeiro nome do Beira Rio) a torcida colorada seguia as vozes da imprensa gaúcha que execrava a forma de jogar de Valdomiro Vaz Franco, que posteriormente nas mais de 800 partidas pelo Inter não só fez quase 200 gols mas também formava uma dupla mortal com Escurinho (Luís Carlos Machado) que praticamente horrorizada nos grenais com o que chamavam de chuveirinho. Valdomiro, que muitos consideravam limitado, levou a perfeição de cruzar para a área exatamente na cabeça de Escurinho. Dedicado, trabalhador na seleção de 1974 com seu gol contra o Zaire já quase no fim do segundo tempo conseguiu salvar o Brasil do vexame do Brasil ser eliminado na primeira fase.

     

    Mas o mais importante foi que com o tempo apreendi a não confiar mais na imprensa desportiva e muito menos nos milhões de técnicos de futebol que existem no mundo e principalmente no Brasil. Eu apreendi isso já na década de 70, quando os interesses econômicos no esporte não eram 1/100 do que os que existem nos dias atuais, e o esporte era verdadeiramente um esporte, não um grande negócio.

     

    Além disto, aprendi algo muito mais importante, que o futebol é um esporte “sui generis” quando há bons jogadores no time e estes estão dispostos a jogar eles ganham, porém quando não estão dispostos, não ganham. Futebol não é tênis, nem basquete muito menos vôlei. Futebol é um esporte de vontades e confiança, e esta copa tem mostrado isto.

     

    Se há uma equipe, que os chamados especialistas de futebol dizem serem “limitados tecnicamente” a vontade leva-os muito mais adiante do que todos pensam, por outro lado times modernos, cheios de estrelas, mas sem a gana para ganhar perdem das famosas ZEBRAS. Em futebol não existem times imbatíveis, somente em campeonatos longos, onde a qualidade pode sobrepujar a vontade é que existem francos favoritos, o resto é bobagem.

     

    Esta copa está mostrando claramente o que falo, com a sucessão dos jogos talvez ganhe uma equipe mais bem preparada e que nos momentos das grandes decisões estejam motivadas, se não for assim, não adianta uma equipe chegar ao fim e ser “moralmente vitoriosa”, a famosa equipe de 1982 que de olho nas finais se perdeu na semifinal, é um exemplo disto. Tínhamos na época o que chamavam os melhores jogadores do mundo, mas perdemos para uma Itália que os definiu como “Bailarinos”, que dançavam, davam espetáculo, mas esqueceram de vencer.

     

    Pode-se falar de centenas de histórias de futebol com propriedade, sabedoria e humor, entretanto estas histórias são faladas depois que o jogo ou o campeonato terminou, pois os nossos comentaristas esportivos são verdadeiramente bons historiadores do passado e péssimas pitonisas do futuro.

  29. O emocional.

    Com certeza o emocional de nossos jogadores está influenciando o desempenho. Já não bastava a pressão de ter que ganhar a Copa, pelo motivo de ser sediada em seu país, toda a maldade da mídia ( incluo aí o Ronaldo gordo ), e de brasileiros  que, irresponsavelmente tentaram desconstruir esse evento, considerado o maior do planeta, está contribuindo para certo baixo astral. O clima criado contra a copa, dexou-os desprotegidos da necessária demonstração de confiança do povo, fato inusitado no país onde sempre enalteceu-se a Copa do Mundo!  Afinal somos o único país PENTA. O Brasil desta vez, deixou seus jogadores meio órfãos!  E é caso de chorar sim!    

  30. Já que citaram aqui, não

    Já que citaram aqui, não tenho estômago para suportar esse Mauro Cézar Pereira – um verdadeiro ABUTRE….

    Aliás, na ESPN Brasil, só quem se salva mesmo é o PVC.

  31. Esse tal de Mauro Cezar é um

    Esse tal de Mauro Cezar é um chato AP-Arrogante e Pedante. Se acha, como costuma falar minha filha. Vive de mal com o mundo. Ainda mais, é grosseiro e sem educação. No penúltimo Linha de Passe foi extremamente rude com o PVC e o Juca Kfouri. 

    O interessante que não me passou desapercebido foi que o Juca de início lhe repassou que Dona Olga, esposa de Felipãp, fizera questão de expressar sua admiração por ele, Mauro. Na sequência, o raivoso Mauro manda ver(em termos de críticas profissionais) para cima do técnio da seleção. É de se supor que Dona e Felipão apoiam as diabrites do comentarista da ESPN na linha do “nãovaitercopa”.Ou seja, são antipetistas e eleitores de Aécio(já que é para politizar tudo, dou minha contribuição)

    Entretanto, antipatias à parte concordo com o Mauro César: Felipão também mostrou, mostra, dificuldades para formar e acertar o time. A insistência no atual esquema que aos trancos e barrancos vem passando de fase pode culminar numa eliminação já agora nas quartas de final. Não precisa ser gênio em táticas de futebol para atestar que a seleção joga um futebol feio, truncado, previsível. Insistir com jogadores como Fred e Daniel Alves é pura teimosia.

    Torço e vibro pela nossa seleção, mas não posso enganar a mim mesmo. Afora alguns lampejos individuais protagonizados por Neymar, algo já previsível, como conjunto estamos na estaca -5, não só zero. A bola parece queimar nos preciosos cambitos dos nossos “heróis”. É chutão para cá, chutão para lá, num bolero não de Gardel, mas de Waldick Floriano. .

    Mesmo assim, ainda acho possível passarmos pela Colômbia, time que joga e deixa jogar. Nem mesmo medo da Argentina tenho. O nosso calo será eventualmente uma Alemanha, Bélgica ou mesmo França. 
     

  32. Motivação emocional é o escambau

    Confesso uma certa impaciência com nossos atuais cronistas esportivos profissionais. Leio o Verissimo no Globo. Aliás, é apenas o que consigo ali ler. E cheguei, jovem, a ler Saldanha, Nelson Rodrigues. Fica difícil comparar com os que vivem desta labuta atualmente. Mas, ao contrário de outras opiniões aqui, concordo com o Mauro. Ele lembrou bem que sobre este papo de pressáo, em Copa passada, o próprio Felipão disse que “quem não suporta pressão vai trabalhar no Banco do Brasil”. Ótimo. Agora é ele mesmo, que tem cargo de “motivador emocional”, que reclama das pressões emocionais sobre o time. Particularmente acho tudo baboseira. Quem ali defendendo o Brasil, nesta ou qualquer Copa, não sentiria ao menos um friozinho na barriga. Se equilíbrio fosse tão fundamental a seleção do Tibete já teria ganhado um caneco. Futebol é bola na rede deles, nenhuma, se possível, na nossa. Aí que mora o perigo. Quem tem a tarefa de ser o estrategista é o Parreira.Haja paciência. Prova foi o jogo com o Chile. Vejam a reprise. O Fred ficou isolado no meio de ao menos 8 chilenos na área. Poucos cruzamentos chegaram, pouco o meio de campo passou bola. O que fizeram? Foi substituído pelo Jô. No mesmo lugar, com os mesmos 8 ou mais chilenos cercando. O resultado, claro, foi o mesmo. Daí, amigos, o problema não é de talento dos jogadores, mas de talento de técnicos, onde até agora estamos vendo a seleção perder para uma penca de técnicos argentinos, alemães etc, que fizeram melhor o dever de casa. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador