A confirmação da estratégia prevista no Xadrez de Lula, por Luis Nassif

A respeito do artigo “O Xadrez de Lula”, converso com um dos conselheiros não-petistas de Lula que confirma que a última avaliação feita a Lula por Marcos Coimbra, da Vox Populi, bate integralmente com o cenário antecipado no Xadrez.

O raciocínio é o seguinte.

A última pesquisa do Vox Populi apresentou os seguintes resultados:

1. Na votação estimulada (em que os nomes são informados ao pesquisado) Lula aparece em primeiro com 43% e Bolsonaro em segundo com 17%.

2. Na pergunta sobre simpatia por algum partido político:

  • 75% não tem por nenhum

  • 1% pelo PSDB

  • 2% pelo PMDB

  • 17% pelo PT

No pior momento, na saída de Dilma Rousseff, o PT tinha 12%; no melhor momento, 29%.

3. Na questão: em quem não votaria de jeito nenhum,

  • Lula: 39%

  • Alckmin:  52%

  • Bolsonaro: 75%

33% têm ódio visceral a Lula, dos quais 10% provavelmente em São Paulo.

4. Na questão: se concordam com a condenação imposta por Sérgio Moro a Lula, 52% concordam, contra 45% que não concordam.

O dado é relevante porque, antes de perguntar a opinião do entrevistado, ele é informado sobre as acusações contra Lula e a condenação. Mesmo assim, 60% consideram Lula o melhor presidente da história.

A partir daí, chega-se a duas conclusões:

Conclusão 1 – Se Lula tem 43% das preferências e o PT tem 17% de simpatia, significa que 60% do eleitorado potencial de Lula é composto por não-petistas. Logo, o discurso de campanha terá que focar prioritariamente esse contingente.

Conclusão 2 – Se 80% dos 17% De simpatizantes votarem em deputados do PT, a bancada poderá ficar entre 55 e 60 deputados. Poderá ser a maior bancada, pela primeira vez, mas ainda assim sem condições de assegurar, sozinha, a governabilidade. Daí a necessidade primordial de uma nova política de alianças.

Essas conclusões foram apresentadas a Lula na última reunião que organizou para discutir as estratégias de campanha.

 
Luis Nassif

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    Não entendi a Conclusão 1,

     

    Não entendi a Conclusão 1, pois boa parte dos 43% de preferência pode ser que já seja de petistas, portanto, não dá pra afirmar que a soma de 43% e de 17% sejam de eleitorado potencial composto por não-petistas. 

    1. A conta não é 43% + 17%
      A

      A conta não é 43% + 17%

      A conta é que 17% dos petistas representam 40 % de 43% ( que votam no lula), ou seja, 17% / 43%= 0,4

      Então desses 43% que votam no Lula, 60% (  26% de 43%) são lulistas, mas não petistas. 

       

       

       

    2. Conclusão 1 – Se Lula tem 43%
      Conclusão 1 – Se Lula tem 43% das preferências e o PT tem 17% de simpatia, significa que 60% do eleitorado potencial de Lula é composto por não-petistas.

      17% -> PT
      26% -> outros
      ——
      43% -> total

      26/43 = 60% porcentagem de outros no total.

    3. Conclusão 1

      43% é o Total

      Desse total você retira 17% (petistas)  e fica com 26% (não-petistas)

      Esses 26% de não-petistas correspondem a 60% do total (43%) que vota em Lula.

  2. Em resumo:

    Por onde quer que se olhe, democracia e capitalismo não rimam…

    Parece delírio? Pode ser…

    Mas o fato é que a leitura apressada e fatalista dos dados das pesquisas e dos conselheiros não-petistas (Nassif entre eles?) pode sugerir uma encruzilhada determinista:

    – Como a maioria dos eleitores é não-petista (ou não militante, não simpatizante), vamos pelo meio, ou seja, novamente teremos que reeditar o consenso com as elites e as representações do senso comum exploradas por ela (as elites) e que contaminam o eleitorado.

    Afinal, reduzem a política a número, como se não coubesse a quem lidera e a quem governa dizer a pauta política e direcionar (claro, dentro de determinados limites) a “vontade” popular, que afinal de contas, ninguém sabe definir bem o que é, mas tem mania de dizer que a vocaliza ou a representa…

    Eu leria dos dados de forma diferente:

    Dada a não organicidade partidária dos eleitores (não-petistas), está aí o campo fértil para propor uma agenda radical contra a agenda que se instalou com o golpe…

    Engraçado é que NENHUMA pesquisa trata de temas políticos, mas se resume aos jargões estatísticos de pouco efeito qualititativo:

     

    Nada sobre o que o presidente eleito deve fazer com a mídia, previdência, juros, como deve ser a posição em relação aos EUA, BRICS, direitos trabalhistas, etc, etc…

    Depois, claro, dizem que o eleitor não percebe ou não realiza tais temas…

    Prático não?

  3. “Se 80% dos 17% De

    “Se 80% dos 17% De simpatizantes votarem em deputados do PT, a bancada poderá ficar entre 55 e 60 deputados. Poderá ser a maior bancada, pela primeira vez, mas ainda assim sem condições de assegurar, sozinha, a governabilidade. Daí a necessidade primordial de uma nova política de alianças.”

    Por isso eu tenho dito sempre: Lula deve fazer campanha pelo legislativo. Deve usar seu capital político para ajudar a eleger o máximo possível de deputados e senadores de esquerda. Os próprios golpistas ajudaram nessa estratégia. É so divilgar exaustivamente os que votaram a favor do golpe, das “reformas” e da salvação de Temer.

  4. Por esse prisma a candidatura
    Por esse prisma a candidatura de Lula passa a fazer sentido mesmo com o risco de sua condenação em 2a instância. Lula vai puxar votos para candidatos ao legislativo. Mesmo que nao consiga eleger a si mesmo elegerá deputados e senadores.

  5. Ora, acerca do voto de

    Ora, acerca do voto de legenda, isso já tinha sido comentado por aqui.

    Mas não depende só do Lula, depende dos palermas do PT, PT, PT. Eles já deveriam estar falando que “em 2018 é 13 de cabo a rabo” desde já.

    Aliás, já deveriam ter percebido isso em outras eleições, principalmente em 2014: mesmo com a reeleição de Dilma, a bancada levou um tombo, principalmente em SP, berço do partido, e onde são os mais palermas, pois dependem do Lula pra tudo, pra recuperar a bola, lançar na ponta, cruzar e cebecear pro gol.

  6. 2. Na pergunta sobre simpatia
    2. Na pergunta sobre simpatia por algum partido político:

    75% não tem por nenhum
    1% pelo PSDB
    2% pelo PMDB
    17% pelo PT

    No pior momento, na saída de Dilma Rousseff, o PT tinha 12%; no melhor momento, 29%.

    3. Na questão: em quem não votaria de jeito nenhum,

    Lula: 39%
    Alckmin: 52%
    Bolsonaro: 75%
    33% têm ódio visceral a Lula, dos quais 10% provavelmente em São Paulo.

    Primeiro, a rejeição de 75% de Bolsonaro é algo a ser comemorado. Com um índice desses o cara sequer chega a um segundo turno. Se Alckmin tem 52% de rejeição, o PSDB não deve ter grandes esperanças de fazer o próximo presidente, salvo se conseguir fazer um segundo turno com Bolsonaro.
    Outro ponto interessante desses números é que os 17% que se declaram simpatizantes do PT são provavelmente os mesmos 17% de votos em Lula numa pesquisa não estimulada divulgada pelo datafolha recentemente. O PT deveria focar mais em fazer 87 deputados (em teoria o total de deputados que esses 17% representam) do que em ser cabeça de chapa de uma frente de esquerda.
    Considerando um eleitorado de esquerda em torno de 25% (estimativa conservadora), um candidato único desse campo conseguiria atrair votos suficientes para chegar no segundo turno, salvo se um fato novo ocorresse daqui até as eleições. Ex: um terceiro como Huck se candidatar e obter muitos votos de um eleitorado pouco politizado. Se é verdade que Lula tem muitos votos, também é verdade que ele tem muita rejeição do eleitorado. Numa corrida eleitoral ele larga na frente mas vai ter dificuldades em conseguir aumentar seu teto de votos. Melhor seria que o representante da esquerda pudesse ser alguém que não só agregasse apoios em uma frente de esquerda como também não tivesse grande rejeição do eleitorado, do contrário as coisas ficam mais difíceis num segundo turno. Tudo isso me faz crer que o Lula candidato é mais uma estratégia de marketing pré-eleitoral do que efetivamente uma candidatura construída com base em uma linha de raciocínio. Mas isso só saberemos ao final do período de registro de candidaturas.

  7. Conclusão: Vão ter que tirar

    Conclusão: Vão ter que tirar Lula no tapetão.

    A Globo vai aumentar ainda mais a pressão para a condenação e Gilmar Mendes já disse que o TSE vai cassar Lula.

  8. O mais importante em 2018

    É que PSOL, PC do B, PT, PSB e PDT consigam juntos colocar pelo menos 200 deputados na camara. É quase impossível, mas seria sensacional.

    Qualquer número inferior a 150 deputados, vai colocar a esquerda novamente em uma situação muito dificil.

    Meu medo são esses partidos liberais criados novo e livres e esse tal de agora elegerem grandes bancadas.

    Os principais radicalismos do estado minimo(privatização da petro, caixa), venda de univ publicas teria q passar pelo congresso…

    uma bancada de esquerda inferior a 200 deputados será péssimo.

     

  9. O Lula precisa parar de subir em palanques do PMDB e outros

    O Lula precisa parar de subir em palanques do PMDB e outros “aliados”. Boa parte dos parlamentares que votaram pelo impeachent foram eleitos com o apoio do Lula. Na última eleição, em 2014, a Dilma teve mais de 80% dos votos em Pernambuco, no entanto o PT não elegeu nenhum dos 25 deputados federais do Estado.

    O Rio de Janeiro foi o Estado que mais recebeu investimentos federais durante os governos petistas, no entanto quem mais se beneficou com todos esses investimentos foi o PMDB. Esse fenônemo se repetiu em vários Estados, principalmente no Nordeste. Por exemplo, em Alagoas o Lula seria eleito no primeiro turno, mas chma a atenção o fato de nas últimas eleições de 2014 o PT não ter elegido nenhum deputado federal, assim como a legenda não lançou nenhum candidato ao Senado e ao Governo do Estado.

    O que aconteceu em Pernambuco e Alagoas, também ocorreu no Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantins. Esses foram Estados em que a Dilma venceu no 1º turno, mas o PT não elegeu nenhum deputado. Isso demonstra a falta de estratégias voltadas para a aleição de parlamentares pela direção petista.

    1. Esse ponto que você levanta é

      Esse ponto que você levanta é fundamental mas parece pouco compreendido pelas pessoas em geral. E digo mais, não deveria se restringir apenas aos votos para a câmara federal, tem que ir além e fazer a população entender que os votos para governador, deputado estadual e senador também contam. E é tudo na mesma eleição. Por outro lado, a estratégia do PT parece apostar todas as fichas no personalismo, o que inviabiliza uma mudança de forças na política brasileira.

      1. Numa coligação não cabe ao

        Numa coligação não cabe ao cabeça de chapa falar “olhem, é uma coligação mas esqueçam o(s) outro(s) partido(s).” Nenhuma coalizão se sustenta assim.

        Cabe aos palermas do PT, PT, PT que se candidatam aos cargos proporcionais sairem da pasmaceira, pararem de querer falar bonito e conseguirem os votos.

        Não dá pra botar tudo nas costas do Lula.

  10. Estratégia
    A estratégia eleitoral do PT em 2014 – é eu não esqueci – foi dar prioridade total à reeleição de Dilma. O resultado foi o crescimento do chamado PMDB da Câmara e deu no que deu.

  11. Conclusão 1

    Os 43% de Lula podem incluir os 17% de simpatizantes declarados do PT. Isso por que se trata de duas questões diferentes para os mesmos respondentes. Não se poderia somá-las antes de fazer um cruzamento, identificando a porcentagem de votantes em Lula entre os 17% de simpatizantes ao PT, ou a porcentagem de simpatizantes ao PT entre os votantes de Lula.

    1. Concordo que pode haver
      Concordo que pode haver confusão em como Nassif expôs o raciocínio.

      Mas não está havendo soma de 43 e 17 para chegar a 60.

      Pegando se os 43 e 17 e um outro dado dá pesquisa:
      “Mesmo assim, 60% consideram Lula o melhor presidente da história”, que seriam os potenciais eleitores de Lula, chega-se a proporção dos eleitores de Lula não ptistas “significa que 60% do eleitorado potencial de Lula é composto por não-petistas”, que também daria 60%.

    2. Análise das outras análises.

      Se o eleitoré simpatizante do PT, certamente votará no Lula, uns 95%. Se fosse o Haddad, uns 80%. O eleitor da Direita vota 100% num candidat6o da Direita, seja Bolsonaro, Adolf Hitler, Huck, Doria e toda e escória. Acontece que esse eleitor cativo da extrema direita tem base em SP de 30% e a metade disso no resto do Brasil. Mesmo na eleição onde a imprensa escondeu todos os vícios de Aécio, Dilma massacrada, Aécio perdeu e essa foi a maior chance do PSDB.

      FHC não ganhou a eleição, quem ganhou foi o Real. A reeleição aconteceu, apesar  do desemprego, porque o medo da inflação era maior. Agora, o desemprego está presente, os direitos trabalhistas foram perdidos e poderemos chegar a outubro de 2018 com 50% da mão de obra brasileira terceirizada. Se em outubro de 1945 houvesse eleições na Alemanha, e Hitler estivesse vivo, duvido que o Partido Nazista, antecessor do PSDB, vencesse as eleições. Lembram daquele slogan “O povo não esquece, Maluf é PDS”? Geraldo Alckmin está com Temer e agora, com esse apoio, foi totalmente desmascarado. Se só os banqueiros e latifundiários votassem, a eleição seria um passeio. Mas como o voto censitário caiu com o Império, será muito difícil a Direita vencer as eleições, mesmo os evangélicos mais fascistas já estão com suas barbas de molho.

  12. que alguma alma caridosa

    que alguma alma caridosa sopre no ouvido do presidente LULA

    – qdo deixou o governo LULA tinha 85 % de aprovação

    – TODOS sabemos que se existe uma área aonde houve pouca atuação foi a SEGURANÇA PUBLICA

    – Segurança pública que nos dá grandes dissabores ..que afasta a classe média ..que trouxe rebeliões  ..presídios desumanos  ..SESSENTA mil mortes ano mais algumas dezenas de milhares de desaparecidos  ..uma tragédia inigualável no mundo todo

    LULA precisa falar pra classe média, e o tema segurança é coisa sagrada pra ela

     ..tentar resgatar parte dos 85% que se perderam pelas INABILIDADES de DILMA  ..precisa se comprometer com uma legislação MAIS RIGIDA que envolva crimes contra a vida  ..precisa falar dos presídios  ..de como esvazia-los pelos MUTIRÕES da Justiça que tem que colocar 40% dos presidiários na rua (por terem cumprido pena e/ou por não terem sido julgados ainda)

    LUIZ INACIO, que promete governar pra todos  ..precisa DEIXAR CLARO que direitos humanos também é pro policial  ..que estes, se mortos em combate, seus assassinos devem ter penas aumentadas  ..LULA precisa dizer que o respeito pela vida vale pra todos

    ..se sincero e comprometido, tenho certeza que parte dos desgarrados retornarão pela simples constatação de que mesmo pros mais conservadores, não há muita opção

    1. bem lembrado…

      em conversas com alguns da ativa, PM, nota-se que a preocupação maior não é bem morrer em combate, mas sim pela falta de assistência adequada à família após a morte……………………..

      financeiramente dizem que é péssima e que ficam praticamente esquecidos ou desamparados

      1. O xadrez de Lula
        Muitos falando de Segurança Pública, o futuro Presidente Lula terá, a exemplo do ensino médio (acho que TODO o ensino), FEDERALIZAR a Segurança Publica.
        Para mim o MÍNIMO de ESTADO aceitável é responsável por EDUCAÇÃO, SEGURANCA, SAÚDE E TRANSPORTE.
        É ISSO QUE TODO CIDADÃO QUER E MERECE.

    2. A segurança pública teve 1,5

      A segurança pública teve 1,5 Bi por ano de 2006 a 2014 por conta do PRONASCI, de iniciativa do Tarso Genro. 1,5 Bi que foram tragados pelo lóbe das polícias (guardas municipais, penitenciários…) do Brasil inteiro.

    3. corrigir a burrada

      Lula e o PT deveriam corrigir a burrada que fizeram ao apoiar a campanha de desarmamento, que vinha da época do FHC, apoiada pela Globo e outros bem suspeitos, além dos ingênuos de sempre. No plebiscito de 2006, dois terços dos votantes foi contra a proibição de armas. No entanto não foi tomada a providência óbvia, se respeitassem o povo: abolir o tal estatuto e fazer uma lei realista. Isto fez com que, na mente de muita gente, PT significasse a proibição de exercer um direito que, além de constitucional, é básico, a defesa da vida e bens contra agressões. Examinando os números – os brutos, não os falsificados pelas diversas campanhas – nota-se que o estatuto foi ineficaz, e em alguns casos, ajudou o aumento da crimnalidade, confiante contra nós pobres desarmados. Os juízes, promotores, etc têm porte; ricos e políticos têm guardas armados. Redimindo-se da burrada e apoiando dois terços da população o PT melhoriaria muito sua aceitação.

      1. alem disso…

        a rejeicao deste direito do cidadaum deixa claro para a classe media de que lado o pt ficou:  daqueles que querem a dependencia da cidadania em relacao ao estado, ou seja, tirania.

  13. A situação é mais complicada

    Nassif: o desafio eleitoral do Lula será muito maior. É provável que Lula perca  “se o discurso da campanha focar prioritariamente no voto não-petista”. Seu discurso eleitoral terá que ser mais abrangente.

    Pelos dados da pesquisa 56% dos votos estão definidos: 39% não vota em Lula de modo algum.  Portanto, Lula pode receber votos de 61% do eleitorado, dos quais 17% estão garantidos.

    Logo, a mensagem de Lula terá que consolidar os 26% que são simpatizantes e conquistar uma fatia dos 18% que talvez vote em Lula, talvez não vote em Lula.

    Esses 18% serão disputados por todos os candidatos e poderão decidir o vencedor.

    Para essa situação difícil eleitoralmente, fica ainda mais difícil definir o conteúdo desse discurso. Porque é preciso responder uma pergunta essencial: Eleição pra quê ?

    1. Marcos.

      A rejeição ao Lula é idêntica ao número de não votantes, votos válidos, na eleição que o PT teve mais votos para Presidente: 61,27% no segundo turno em 2006. 

      Ou seja, 39% do eleitorado nunca votam no PT, em eleição nenhuma. Idêntica a porcentagem de não votaria em Lula em hipótese nenhuma. 

      Abraço,

      Alexandre!

  14. Um cálculo simples.

    Um cálculo simples que faço. Lula tem 43% dos votos válidos, pelo que entendi, faltam 7%.

    Os golpistas e seu candidato Alckmin tem hoje, por volta de 7% dos votos válidos, faltam 43% dos votos válidos para vencer. 

    Lula tem como cabo eleitoral seu Governo e os governos petistas até o pleno emprego, e a lembrança do poder de compra aumentado, do lazer, das viagens, da possibilidade de um Diploma Universitário, do FIES e do Ciência Sem Fronteiras, etc. 

    Alckmin leva no lombo todas as reformas do Governo Temer e 95% de rejeição.

    Defender um modelo de econômico e social que tem a rejeição de quase todos os brasileiros ou enganar a população? Alckmin vai por qual caminho?

    O PSDB não tem autonomia, ele é o partido do Sistema = mercado, grandes corporações e empresários tops inescrupulosos e do Império; para vencer só mentindo para a população, o que não me parece possível com cabos eleitorais como as Reformas trabalhista e da previdência.

    Sem maracutaias dará Lula ou o candidato de Lula ou quem Lula manifestar apoio. 

     

     

  15. Pessoal .. vcs que são bons em conta …

    Isso significa (se a eleição fosse amanhã) quantos votos Lula teria? Estamos falando num ‘aproximadamente’ …  abs

     

  16. Nunca o PT recebeu mais de

    Nunca o PT recebeu mais de 61,27% dos votos válidos para Presidente e nunca a oposição venceu depois que chegou o PT ao Poder, só o Golpe foi capaz de tirar o PT. 

    O que Lula tem de rejeição hoje é quase igual ao que tinha antes. Quando ele começar a falar frente a frente com o eleitorado pode voltar ao patamar de 30% de rejeição do anti-petismo tradicional, que nunca votou nele. 

    Apoiar o Governo que ele fez não significava dar o voto, este pode ser dado de maneiras distintas, até classista, e tem o Poder da mídia em convencer que o PT é um monte de coisas, para atrapalhar o voto em Lula e os conceitos arraigados da meritocracia, e do sucesso individual, que candidaturas de esquerda não colocam centralizadas e valorizam bem menos. 

    Destruimos um país para que Lula tivesse a rejeição que sempre teve, O Fernando Brtio no Tijolaço, alertou para este fato uns 2 meses atrás. Esta a realidade mais cruel de todas. 

  17. Eu voto no Lula por dois

    Eu voto no Lula por dois motivos.

    O primeiro porque ele foi o maior presidente do Brasil que o Brasil já teve.

    O segundo porque TODOS os seus concorrentes são simplesmente HORRÍVEIS.

     

     

  18. Tirante todas as

    Tirante todas as estatisticas, vou votar no LULA, apesar de achar que ele não deveria ser candidato nunca mais. Não precisa. Ele já mostrou que qualquer Governo Decente consegue “Acordar o Gigante”. E, depois que essa quadrilha sair do poder, se é que vai sair, não tem mais nada a ser governado n”ESSA PORRA”. Todas as Instituições estão corompidas. A Economia arrasada. E o pior: as diferenças que estavam adormecidas no tecido da Sociedade, foram exarcebadas; É o caos! E, no caos não se governa.

  19. Somente sugestões
    Não sou e nem desejo ser o advogado do diabo, mas aqui vão algumas sugestões:1- o golpe custou caro e quem entrou com o dinheiro não vai aceitar “democraticamente” a entrega do poder justamente ao partido que foi derrubado;2- os candidatos do PT ao governo federal e estados necessitam pedir ao eleitor que votem somente nos candidatos do PT e mostrar, durante a campanha, o porque de se fazer grande bancada. Coligações com partidos de centro e direita deve ser evitada;3- Se o PT e demais partidos de esquerda não elegerem 257 deputados e 41 senadores, correm o risco de ter que montar um balcão de negócios para poder governar;4- cuidado com a escolha do vice. Talvez uma chapa só com petistas seja importante nesse momento para não correr o risco de ser traido de novo;5- o programa do partido deve conter a promessa de reverter as reformas compradas  dos golpistas. Todas e qualquer uma;6- Uma vez no poder, deveria conter a bancada da bíblia a qualquer custo com o objetivo de diminuir os danos causados por ela. A população não merece o retrocesso por ela propagado.Aos que desejarem sugiro acrescentar outros itens. 

  20. Nassif faz o jogo da “Maçonaria Progressista”.

    Seja com Lula candidato ou quem o Lula vier a apoiar para a presidência, Nassif está cumprindo muito bem o seu papel.

    Faz o jogo da Maçonaria supostamente Progressista. Aceita pagar novamente o preço que a centro-direita vai cobrar para a esquerda ascender ao poder. Foi, assim, com José Alencar. Vai ser assim agora novamente. Com Dilma e Temer não deu certo, pois Dilma bancou o achaque no primeiro governo, depois cansou de ser extorquida. Deu no que deu. Se arranjarem pra 2018 uma dupla que se respeite, como Lula e Zé Alencar se respeitavam, passa fácil.

    É o velho e carcomido Método Maçônico Antigo e Aceito de governar o Brasil.

  21. Moro vai pros eua e o TRF

    Moro vai pros eua e o TRF ficará com o ônus da condenação de Lula, estudaremos a história não de moro mas do TRF, um periodo de obscurantismo em que a conta será debitada no TRF4, mas precisamente dos dois desembargadores que colocarão lula INELEGÍVEL !!!!!

  22. Para agradar Gilmar, Moro e Dalagnoll.

    E também por “convicção ideológica”, voto em LULA para presidente da república,  e para governador, deputado estadual, senador e deputados federal, todos do PT,  para que auxiliem o futuro presidente LULA a governar.

  23. PT/Lula

    Sou Lula porque sou PT.Resumo:

    -“O Golpe”expos todo o lado podre da Politica,nivelou por baixo;

    -Em casa existia direita e esquerda,brigas boas,mas hoje existe um silencio,mas gira em torno de Lula,Marina e Ciro;

    -Bolsonaro não se elege,pois o eleitorado feminino e os negros não suportam sua linha de pensamento,

    -A direita ficou contente quando o Doria derrotou o Haddad,acharam que estava tudo terminado para esquerda e para o PT,se esqueceram quem perdeu a eleição para prefeito foi o Russomano.

    -Começou a desgraça da Direita,O PSDB implodiu com o Doria,Aesio e a lava-jato que durou tempo demais graças a resistencia da Dilma,e a briga da direita,

    -Huck,mas logo verificaram que seria uma eleição entre a Globo e o Lula,que iria anunciar em uma midia que no minimo perderia 34% dos seus ouvintes(consumidores),a população não acredita mais,morreu por enquanto,acho que volta em Março/2018

    -Acharam melhor trabalhar o Governador Alkimim,por ter um trabalho feito,mas a população sabe que apesar de o PSDB governar São Paulo a mais de 25 anos,a saude esta pior,nada diferente.Vai ser dificil melhorar a imagem,

    -Todos os criticos estão orientados neste momento só palavras positivas,comemoram indices economicos ridiculos,na epoca da eleição o indice de desemprego deve estar em torno de 11,7%,

    -Lula embativel por todas pesquisas;

    -Tem que ser rapido o julgamento,Lula tem que ser condenado ate Março/2018;

    -Volto para mesa de jantar da minha casa,e minha filha do meio,especialista em estrategias de venda,disse:O Partido dos Trabalhadores e unico verdadeiro,se demonstrou unido em torno de um nome,teve elementos condenados,destruidos e toda a liderança que aparece e atacada,o melhor caminho e recuar,preparar o ataque,com perfis de candidatos que possam ter duas caracteristicas;ter um dialogo com setor agropecuario;se apresentar para publico como uma pessoal confiavel,chegamos a uma conclusão,pode parecer sul-real ,mas acho que o Lula e somente o Coelho e a chapa sera:

    Katia Abreu,como-vice,filiada ao PSB,que vai romper com PSDB,vai voltar suas origens,muito bem aceita pelo setor agricola

    Joaquim Barbosa,filiado ao PT,dificil,no Google tem uma serie de entrevistas onde ele aparece muito afinado com setores PT.Foi o juiz que condenou o PT,mas livrou o Lula,A Dilma fez alterações em leis que possibilitaram o surgimento da Lava-Jato,64% da População confia nele.

    A saber ,a crise economica Brasileira atual foi criada artificialmento,pela propragação de noticias negativas,pela derrota contra Alemanha,paradas de obras de infraestrutura nos estados Governados pela oposição,parada dos investimentos da Petrobras,pautas bombas do congresso,rebaixamento do grau de investimentos.Mas virou real e creio que no inicio do ano a industria tera uma queda forte,esta quebrada,individada,sem rumo.

    1. Nossa! Eita!

      Primeiro aparece um sul-real.

      Será que existe também um real do norte, do leste e do oeste.

      Depois aparece um Coelho que eu não sei de onde ele tirou.

      Seria da cartola?

      Eh, estou mau humorado hoje.

  24. Estadão diz hoje

    que Lula prefere apoiar Ciro Gomes a lançar um nome morto do PT. Essa é a estratégia CERTA!

     

    Com apoio de Lula, com uma boa transferência de votos que chegue a pelo menos 2/3 Ciro tem chances reais de ganhar essa eleição.

     

    Não da para lançar Haddad ou Jaques Wagner é passar vergonha. Tem que fechar uma coligação com PDT e colocar o Haddad de Vice ou o Wagner.

  25. Comentário excluído

    Meu comentário que fiz ontem face a essa matéria foi excluído. Postei ontem no início da noite e verifiquei ainda ontem que havia sido liberado. Constatei, inclusive, que foi liberado duplicado. Entretanto, acessei a matéria hoje para ler os comentários novos e percebi que o meu havia sido excluído.

  26. Xadrez do fator Lula
    “Independentemente do desfecho, Lula se encaminhará inexoravelmente para o centro, aliás, de onde nunca saiu, colocando-se novamente como o avalista do novo pacto social, para decepção dos grupos que viram brotar cascavéis dos pactos com mídia e mercado.Esta postura será inevitável por duas razões:1.     Será a única maneira de conquistar o centro democrático e, através dele, bloquear os avanços da ultradireita morista, de impedir sua candidatura através da Judiciário.2.     No jogo atual, com as candidaturas postas à mesa, mesmo com os pactos, apenas os grupos mais radicais à esquerda deixarão de apoiar Lula.” ————————- A análise de Nassif é parcialmente correta. Lula somente encaminhará para o CENTRO caso seja eleito, em busca da governabilidade. Se ele der esse passo antes, não terá chance nenhuma. Com uma ressalva: se, em janeiro, ele for absolvido. Nesse caso, haveria espaço para um pacto com setores do PMDB (Requião, Renan etc.), apagaria o fogo de eventuais pré-candidaturas de outros partidos de esquerda/centro-esquerda (PSB e PCdoB, por exemplo) e até a possibilidade da desistência de Ciro Gomes, pois, nesse cenário, Lula se tornaria imbatível e ele não o enfrentaria. Mas esse cenário é demasiado utópico. Daqui a pouco mais de 1 mês, Lula estará condenado. Se não houver reação alguma, será preso (pelo menos em prisão domiciliar, impedindo-o de fazer campanha, para si ou para outrem). Se for preso e não houver reação, Lula e seu projeto político e, de sobra, quase toda a esquerda combativa estarão liquidados. Simples assim. Sem choro e sem ranger de dentes. Todos os passos da lava jato e de suas ramificações (entre essas o TRF4) são minimamente pensados. E todo ato de consequências mais graves é precedido de um balão de ensaio. Nesse contexto, a antecipação do julgamento tem a conotação de uma sondagem. Se, frente ao julgamento ou à prisão do Lula, houver uma forte reação popular, estabelecer-se o caos, surgir no horizonte o risco de uma grave crise (política, social ou até econômica) e de um prolongado enfrentamento, a burocracia golpista cederá e, rapidamente, o STJ cuidará de reformar o acórdão do TRF e por o trem novamente nos trilhos. Caso contrário, se o PT, movimentos sociais, a esquerda, enfim, não forem capazes de fazer esse enfrentamento nas ruas, Lula será liquidado, a esquerda será liquidada, os movimentos sociais serão liquidados. Só não enxerga quem não quer.

  27. Vou fazer minha as palavras

    Vou fazer minha as palavras do jurista e filósofo político Norberto Bobbio.

    É impossível deixar de considerar que existe um estreitíssimo nexo que liga as regras do jogo aos jogadores e a seus movimentos. Um jogo consiste exatamente no conjunto de regras que estabelecem quem são os jogadores e como devem jogar, com a consequência de que, uma vez dado um sistema de regras do jogo, estão dados também os jogadores e os movimentos que podem ser feitos. 

    No jogo político democrático — e por sistema democrático entenda-se justamente um sistema cuja legitimidade depende do consenso verificado periodicamente através de eleições livres por sufrágio universal — os atores principais estão dados, e são os partidos; também está dado o modo principal de fazer política para a imensa maioria dos componentes da comunidade nacional: as eleições. Disto não se pode fugir. 

    Regras do jogo, atores e movimentos fazem um todo único. Não se pode separar um dos outros. Neste sentido, regras do jogo, atores e movimentos são solidários entre si, pois atores e movimentos devem sua existência às regras. Em conseqüência, não se pode aceitar as regras, recusar os atores e propor outros movimentos. Ou melhor, pode-se mas desde que se esteja consciente de que se está saltando pela janela e não saindo pela porta. Este discurso pode agradar ou não, mas é o único discurso realista que uma nova esquerda, se ainda existe, pode fazer.

    Fim de cita.

    Como podemos então utilizar a imagem de um jogo, e ainda mais um jogo de xadrez para descrever o Brasil do Golpe de Estado e do Governo não eleito de Temer. Estranho jogo de xadrez esse onde um dos jogadores é obrigado, de um lado, a jogar com as regras escritas e conhecidas que deveriam ser válidas para os dois e o outro jogador pode redefinir as regras de acordo com seus interesses e pode utilizar as peças e fazer movimentos conforme lhe convém e negado ao outro jogador, pode inclusive redefinir o tabuleiro para incluir novas peças que lhe permite fazer novos movimentos (por exemplo, um cheque mate com um peão com poderes de rainha que salta de um outro tabuleiro, se é que me entendem). E o jogador que está em clara e deslavada desvantagem não pode e não tem onde reclamar.

    Mas Nassif insiste em seu jogo de xadrez. Como diriam os marqueteiros americanos: é a democracia estúpido, mesmo essa nossa “franzina e Severina”!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador