A cretinice da Globo e a tragédia do Brasil, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A cretinice da Globo e a tragédia do Brasil

por Jeferson Miola

Foi sobretudo no período do ditador Emílio Garrastazu Médici [1969-1974] que o terror de Estado foi institucionalizado como método oficial para a repressão e para o aniquilamento da resistência à ditadura civil-militar implantada em 1º de abril 1964.

Uma potente arquitetura repressiva e de perseguição política foi montada no governo federal e nos Estados brasileiros com o engajamento financeiro de grandes grupos econômicos – entre os quais FORD, GM e ULTRAGAZ.

A Rede Globo avultou como o monopólio midiático dominante e, assim, logo se converteu na mais eficiente máquina de propaganda e de legitimação do regime – desinformando, alienando e entretendo a população, e ocultando a realidade e a face atroz da ditadura.

Em 1º de setembro de 1969, um mês antes do início do período do general Médici, a Globo lançou o Jornal Nacional [JN], programa noticioso que ainda nos dias de hoje exerce poderosa influência no debate político no Brasil, com força de organização, articulação e propagação do discurso hegemônico.

Em determinadas edições do JN daquela época, não por coincidência nos dias de cometimento de atrocidades pelo regime, o âncora do telejornal, Cid Moreira, com voz grave e solene finalizava o noticiário com uma conclamação: “brasileiros, nunca fomos tão felizes!” [sic].

Naquele que foi o ambiente mais macabro e horroroso da história do país, a Globo anunciava ao povo brasileiro uma suposta e nunca antes vivenciada felicidade! Com a infâmia, escondia o terror que dizimava a resistência democrática e, ao mesmo tempo, ocultava a censura, as cassações, perseguições, mortes, os desaparecimentos e exílios impostos pelo regime.

A Globo repete a cretinice nos dias atuais. Na edição do JN da última quinta-feira [12/01], fez uma reportagem bizarra sobre o que chama de “inflação pessoal”. Num exercício eufemístico, o JN individualizou a responsabilidade pela crise econômica e insinuou medidas que cada pessoa deveria adotar para enfrentar a própria “inflação pessoal”: se usa carro, substituir por ônibus; se a escola particular está cara, a pública é a alternativa; se o feijão pesa no orçamento, por que não deixar de comê-lo? …

Com tal enquadramento sobre a carestia e a perda de renda causada pelo desemprego brutal, a Globo teve o claro objetivo de ocultar a desastrosa política econômica do governo golpista – política que está afundando o Brasil e vai promover uma crise humanitária sem precedentes. A única diferença é que desta vez o William Bonner [o sucessor do Cid Moreira no JN] não exaltou que “nunca fomos tão felizes!”.

A Globo não foi apenas cúmplice dos ataques à democracia e aos governos progressistas, mas teve participação golpista ativa; foi co-autora e sócia-fundadora das empreitadas golpistas nos últimos 52 anos: em 1964, no golpe civil-midiático-militar; e em 2016, no golpe jurídico-midiático-parlamentar.

A Globo é a expressão fiel da índole da classe dominante brasileira: golpista, intolerante e anti-democrática, sempre a postos para derrubar governos progressistas e as políticas de distribuição de renda, igualdade social e independência nacional.

A Globo é nefasta à democracia e à construção do ideal de uma nação justa, igualitária e moderna. Nunca existirá democracia sem o controle democrático dos meios de comunicação e sem o fim do poder monopólico do noticiário e da informação em mãos de uma única família.

A Rede Globo é uma tragédia para o Brasil – a quebra do seu poder nefasto é um requisito para a democracia e para a soberania nacional.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antes de assisitr ao video

    Antes de assisitr ao video abaixo tome um DRAMIN e reflita

    Hj eu sei das mentiras, omissões, manipulaçoes  e distorções que foram AMPLIFICADAS  pela GLOBO

    ..se assim, se dizem que o lobo muda o pêlo mas não perde o instinto, veja então os mesmos métodos e argumentos usados no passado e conclua por si mesmo..

    https://www.youtube.com/watch?v=i7OTR9mfEQ0

  2. O Brasil está oco

    Jurisprudência no Brasil não é mais a interpretação reiterada dos Tribunais dada a um dispositov de lei mas a intepretação dada por um juízo de piso, por mais que essa intepretação contrarie a literalidade dos dispositivo. Se o Moro disser que o que anda sobre os telhados, pega rato e faz miau é jacaré, o TRF retruca: Acertou, Excelência.

  3. No inicio do governo Lula

    No inicio do governo Lula esse monstrengo tava falindo. E o que Lula e Dirceu fizeram?

    Eu tenho bronca dessa coisa por todo o tempo, pelo apelo a imbecilidade da programação. E desde a manipulação de 89 eu procurei distância de tv globo.

    E o governo Lula e depois Dilma tentaram pactuar com isso. Vejamos os ministros das comunicações, todos com afinidade com a globo: Miro Teixeira, Hélio Costa e Paulo Bernardo. Tá um desânimo danado.

    Os nossos governantes do PT não levaram em conta o desastre pra democracia partidária (eleições), pra economia e principalmente pra cultura brasileira: música, cinema, futebol, carnaval…são exemplos do retrocesso da emissora. E a imbecilização cultural geral atravéz de uma programação enviezada é uma lástima.

  4. Rede Gobblels

    Talvez a rede Globo (Gobblels) seja a arma mais letal já criada por uma elite, para o controle e manipulação das mentes e corações de um povo. 

  5. Pode ser meio fora de pauta, mas…

    Pode ser meio fora de pauta, mas “é nóis, mano!”; é o Sapo Barbudo, é Jararaca é o LULA!

    Coxinhas, moronetes, bolstanaronetes, temeretes, globetes, fascistas e golpitas estendam a mão (direita ou esquerda, como quiserem), selecionem os dedos indicador e médio, como for conveniente, e rasguem as pregas de suas próprias cloacas! 

    Lula está de volta! Aliás, Lula continua onde sempre esteve!

    Parlamentares, sindicalistas e acadêmicos britânicos mostram solidariedade a Lula

    Escrito por , Postado em Política

    TwitterGoogle GmailFacebook

    foto: the guardian

    Por Mariana T Noviello, correspondente internacional do Cafezinho

    Ontem, 13 de janeiro, saiu uma carta no jornal Britânico the Guardian de um grupo de sindicalistas, parlamentares e acadêmicos britânicos mostrando solidariedade a Lula. O Grupo “No Coup in Brazil” formado por vários membros da esquerda britânica e forte participação do sindicalismo, foi criado no início do processo que levaria ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, para apoiar os movimentos a favor da democracia no Brasil e mostrar solidariedade a uma pessoa tão importante para o movimento sindical, como foi o ex-presidente Lula.

    No Coup in Brazil têm sistematicamente dado apoio e se manifestado a favor da democracia do Brasil e contra o golpe. Com site no facebook “No Coup in Brasil”, eles organizam vários eventos, articulando as comunidades brasileiras de luta no Reino Unido, com setores democráticos e progressistas do País.

    O próximo acontecerá dia 2 de fevereiro, trazendo vários palestrantes como Chris Williamson, ex parlamentar trabalhista, Francisco Dominguez, diretor de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Middlesex, Orlando Hill, professor e ativista brasileiro, e Georgia Platman, ex jornalista da Telesur.

    Outros apoiadores do movimento a favor da democracia no Brasil são o ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone, que escreveu vários artigos em apoio a esta causa e a Ministra “sombra” (Labour) para o Desenvolvimento Internacional, Diane Abbott.

    Abaixo segue carta (em livre tradução) de apoio à democracia brasileira publicada no Guardian.

    “Depois do processo não democrático e ilegal no qual a presidente Dilma Rousseff foi removida por 62 senadores, revertendo o voto de 54 milhões de cidadãos, há uma campanha sem precedentes para difamar a figura do ex-presidente Lula. Esta é uma tentativa de “julgamento pela mídia” para que o ex-presidente não participe do processo político.

    Ainda com muita popularidade por ter promovido reformas que tiraram milhões da pobreza, Lula é considerado possível candidato para as eleições de 2018. Durante as investigações os promotores não conseguiram encontrar nada contra Lula. Apesar disso, ele continua sendo sujeitado a arbitrariedades, o que levou a investigações por parte da ONU devido a preocupações sobre a restrição de seus direitos. Estamos aqui denunciando esta campanha osquestrada contra Lula.

    Nos unimos em solidariedade àqueles que lutam pela democracia e o progresso social no Brasil”

    https://www.theguardian.com/world/2017/jan/13/standing-in-solidarity-with-brazils-lula

     

  6. a grande Mídia

    a rainha da pilantragem é a Globo. Porém TODA a grande mídia brasileira é podre.

    RTC, SBT, Record, Rede tv, Gazeta, Band, Estadão, Folha, etc., etc., etc.

    Não tem por onde escapar.

    O ministério da Verdade de Orwell.

    Prefere-se a tranquilidade da manipulação do que saber o que acontece.

    Brasil segue para ser um HAITIZÃO.

    Daí, talvez, talvez,haja alguma reação.

    É a miséria que nos persegue e perseguirá.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador