A vida heróica dos mineiros de carvão

Comentário ao post “Câmara debate inserção do carvão na matzir energética nacional”

Sou da regiao carbonifera catarinense e conheco como ninguem os problemas que a mineracao de carvao trouxe para o meio ambiente e a saude das pessoas (quem conviveu no meio da pirita sabe do que estou falando). A chuva acida destruiu muitas paraisos como Imbituba que so’ agora esta se recuperando. Mas tambem reconheco a grande riqueza que ela trouxe para todas as classes sociais da regiao, tanto que  e’ notavel num Brasil onde os negros a existencia de um “burguesia” negra na regiao de Criciuma. Pode parecer romantico, mas e’ assim em todas as cidades mineiras de todo o mundo, mineiro nao tem nada a perder, o fato de as pessoas se sentirem iguais, italianos, negros, polacos, alemaes e “brasilianes”, desciam as minas se despedindo da familia sem saber se voltariam (dado a inseguranca total que existia nos anos 60s), todas as cores desciam as minas e voltavam todos pretos com suas lanternas para tomar uma cachaca no bar do bairro. Conheci varios desse herois. Era comum na minha infancia a cidade parar por dois ou tres dias para resgatar mineiros por que tinha desabado ou explodido uma mina, era comovente ver as mulheres e as criancas na boca da mina esperando o resgate do marido e do pai.

Hoje com as tecnologias desenvolvidas (principalmente nos USA)  e’ plenamente viavel (ter cuidade e’ essencial) explorar o setor, tem muito carvao para se tirar no sul de SC e na regiao de Candiota no RS. 

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lendo o comentário me lembrei

    Lendo o comentário me lembrei de livros e filmes maravilhosos que tratam  das terriveis condições de trabalho desses trabalhores aos longo de séculos. Dos livros talvez o maior clássico seja o Germinal de Zola. Mas me lembro com muita ternura dos livros de A J Cronin, que era médico e trabalhou na região das minas de carvão inglesas. Li vários dos seus ´livros e me lembro dos títulos A Cidadela e Sob a Luz das Estrelas.Livros espetaculares que ajudaram na minha formação humanística e política.

    Dos filmes me lembro de dois especialmente: Como era Verde o Meu Vale e Billy Eliot. Este último narrando a tragédia da perda de direitos duramente conquistados a custa de mortes e greves terríves que foi  imposta pela desumana Margareth Thatcher.

    Lembro também de uma entrevista que assisti com Ozzi Osbourne, ele próprio filho de mineiro e nascido numa região carbonífera da Inglaterra. Ozzi disse que a pobreza era tanta na sua casa e o futuro tão incerto aos jovens que todos  tentavam ser músicos para escapar do futuro de pobreza que lhes estava reservado. E não há como negar que o Black Sabbath ianugurou um estilo de música que dá forma a toda esta tragédia humana de um trabalho brutal.

  2. Ledour, muito obrigado!

    Vejo com prazer que você pode ser muito mais que um clone do Pr Hariovaldo Almeida Prado.

    Quero ver você participar mais com este tipo de texto,

    E se você detesta o PT, seus governos, suas ideias, use o espaço do blog para críticas construtivas, e não para repetir o que lê por aí (jornais, veja etc…). Você é certamente muito mais que os boçais donos destes jornais/revistas, e seus jornalistas que abraçam a boçalidadepara garantir o salário no final do mês.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador