Aécio analisa cenário e decide se candidatar à Câmara Federal

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Aécio Neves desistiu do Senado e vai à luta por uma vaga de deputado federal. Com isso, Aécio volta aos tempos de Fernando Henrique Cardoso presidente, quando ocupou cadeira na Câmara. A decisão de Aécio foi anunciada nesta quinta, dia 2, e foi feito por meio de nota em que afirma que tal decisão “não foi fácil”.

Diz a nota do senador que coloca seu nome como pré-candidato à Câmara, Casa que já presidiu e onde ajudou ‘a implementar algumas das principais reformas feitas no Brasil contemporâneo’, segundo ele.

Aécio diz, na missiva, que analisou as possibiliddes de concorrer e ‘como poderia contribuir para melhorar a situação de Minas’. Citou Anastasia, candidato ao governo de Minas pelo PSDB, dizendo ter lhe comunicado não ter intenção de concorrer ao Senado, mesmo que a pesquisa o colocasse ‘entre os mais votos’, mas perdendo para a ex-presidente Dilma Rousseff.

Num rasgo de humildade, disse que tal decisão, de se candidatar à Câmara, vem ‘com a responsabilidade daqueles que sempre colocaram os interesses de Minas aciima de qualquer projeto pessoal’. E apela para a memória dos que sempre o conheceram, de que foi assim que sempre agiu e ‘assim continuarei agindo’.

O senador está em fase ruim. Em setembro do ano passado foi flagrado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, réu da Lava Jato, para, segundo ele, pagar advogados. E sua presença não tem sido muito requisitada para os palanques majoritários do PSDB.

No ano passado, Aécio afirmou que estava fora de cogitaçao concorrer a uma vaga na Câmara, e rechaçou a possibilidade. No último sábado não compareceu na convenção do PSDB em Minas, que definiu Anastasia como candidato ao governo do estado. Na ocasião, justificou sua ausência com trabalho de se reunir às lideranças do estado para avaliar ‘a melhor forma de contribuir para o resgate de Minas Gerais nesse momento de extrema gravidade e grandes incertezas’.

E, por fim, num enredo já conhecido, Aécio diz que agora, como pré-candidato, voltou a ser vítima de falsas versões envolvendo seu nome e que a candidatura ajudará na luta ‘para que a verdade prevaleça’. Além do inquérito dos R$ 2 milhões pedidos a Joesley, Aécio é alvo de vários processos na Justiça, decorrentes da Lava Jato. Na Lava Jato, correm cinco processos baseados em delações da Odebrecht.
 
Leia a íntegra da carta de Aécio Neves. 
 
Caras amigas e caros amigos,
 
Nos últimos 30 anos, seja no Congresso Nacional ou à frente do governo do nosso Estado, dediquei minha vida a defender os interesses de Minas e dos mineiros.
 
Por isso, nos últimos meses, refleti muito sobre qual a melhor forma de contribuir para que Minas supere a dramática situação que enfrenta hoje e reencontre o caminho do desenvolvimento econômico e social vivenciado nos anos em que governamos o Estado.
 
Com o objetivo de ampliar o campo de apoio à candidatura que melhor atende ao projeto de reconstrução de Minas, a do senador Antonio Anastasia, informei a ele, hoje, minha decisão pessoal de não disputar, este ano, a eleição para o Senado, colocando meu nome como pré-candidato à Câmara dos Deputados, Casa que já presidi e onde, como líder partidário, à época do governo Fernando Henrique, ajudei a implementar algumas das principais reformas feitas no Brasil contemporâneo.
 
A gravidade da situação do nosso Estado exigirá uma bancada forte e unida na defesa dos interesses de Minas no Congresso e junto ao Governo Federal.
 
Estou certo de que poderei contribuir para isso. 
 
Não foi, como podem imaginar, uma decisão fácil.
 
Por um lado, porque todas as pesquisas realizadas até aqui apontam meu nome entre os mais bem avaliados na disputa para o Senado.
 
Por outro, porque estão vivas na minha memória as inúmeras manifestações de estímulo que tenho recebido de lideranças dos mais variados setores e de todas as regiões de Minas.
 
Mas tomo essa decisão com a responsabilidade daqueles que sempre colocaram os interesses de Minas acima de qualquer projeto pessoal. Os que me conhecem sabem que foi assim que sempre agi e assim continuarei agindo.
 
Meus amigos,
 
Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos. Mas apesar de todas as injustiças, estou seguro de que, ao final, a verdade prevalecerá e com ela restará provada a correção de todos os meus atos.
 
Até lá, estarei lutando para que a verdade prevaleça.
 
Farei isso, em respeito à minha trajetória política, à minha família e a todos que me levaram a conduzir o que muitos consideram o mais exitoso governo da nossa história recente.
 
E farei isso, especialmente, em respeito a todos aqueles que sempre me honraram com a sua confiança.
 
Continuarei minha caminhada com o mesmo entusiasmo e determinação, e movido pelo mesmo sentimento que, há tantos anos, me trouxe para a vida pública: o amor a Minas e aos mineiros.
 
 
Aécio Neves

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O escárnio venceu o
    “O escárnio venceu o cinismo.”
    Aécio solto, beneficiado pela prerrogativa de foro e candidato a Câmara Federal.
    Lula preso.

  2. A justiça terá que explicar ao povo

    Um preso por conta de um AP que nunca foi dele e o outro soltimho e livre para se candidatar – até a Presidente se quiser, depois de ter sido pego com crimes notórios…

    O judiciário cai em descrédito cada vez mais.

  3. Credibilidade das pesquisas

    Por aí vocês tiram a credibilidade da pesquisa que há poucos dias indicava que Aécio estava bem próximo de Dilma na disputa pelo senado em Minas.

  4. Um Tucano nem cogita a possibilidade de punição pelos crimes

    É incrível como todos os dias lemos uma nova matéria sobre o cadáver político de Aécio Neves. Seu maior dilema é planejar o futuro depois de ser gravado em um ato obsceno de corrupção total e ter seus esquemas todos expostos temporariamente pela mídia até então aliada.

    PORÉM, A POSSIBILIDADE DE PRISÃO NEM PASSA PELA CABEÇA DE UM TUCANO… JAMAIS!!!

    Qualquer cidadão no lugar de Aécio estaria contando os dias livres e fazendo planos de como sobreviver no cárcere, vendendo alguns bens, transferindo patrimônio enquanto dá tempo… mas Aécio tem sangue azul tucano… os planos de Aécio são diferentes:

    QUAL TETA DO GOVERNO EU AINDA CONSIGO PEGAR APÓS ESSA “QUEIMAÇÃO DE FILME”???

    Aécio conseguiu levar ao limite a blindagem Tucana. Acho que nunca crimes tão descarados foram varridos para debaixo do tapete obrigando dezenas de autoridades a passarem vergonha diante das câmeras e sujarem suas reputações ridículas… tudo isso para salvar a cara desse safado.

    Instituições frágeis foram demolidas de vez… o país retornou se tornou medieval para salvar o “nobre Aécio” da inquisição.

  5. Primeiramente
    DVR é indigesta. E depois de todo o feito, só a possibilidade de perder para ela é indizível, insuportável.

    “Todos conhecem os ataques violentos e covardes de que tenho sido alvo. Diariamente as falsas versões engolem os fatos.”: porque a preocupação? Agora, OG é a guardiã da lisura e veracidade das notícias, publicações, informações. Uma estética e desavergonhada versão para “A raposa tomando conta do galinheiro.”

    Não consigo entender que não haja reação veemente contra essa aberração! Ah, claro!!! Estamos agora concentrados em brigar com a professora que impôs ao Sr. Ciro uma leve – leve!!! – reprimenda por sua boquirrotice.

    É isso: Aécio, Globo e Ciro, tudo junto no mesmo comentário!!!

    A propósito, Ciro foi muito bem na entrevista. Pena ser afoito. Poderia ir beeemmmm mais longe nos serviços ao País nesse momento tão grave. Quem sabe se ganhar a eleição…

  6. Eleição é fama e grana. Cada

    Eleição é fama e grana. Cada candidato faz o seu mix com esses componentes.

    A turma da direita sempre achou que tinha superioridade moral ou intelectual, e isso os levava às vitorias eleitorais. Mas o que sempre tiveram mais era a bufunfa pra distribuir pra eleitores, cabos eleitorais, e, no caso de Senador, “ajudar” os candidatos a deputado.

    A fama de Aécio hoje é de um gangster que até mata pra calar, incompetente e mau perdedor. E a grana está curta. Portanto…

    Enfim, é um safado, mas que de bobo não tem nada. Resta saber se até pra deputado os mineiros vão aceitar a “contribuição” dessa fraude política.

  7. O Negócio É Ser Nulidade…

    “De tanto ver triunfar as nulidades…” — Rui Barbosa

     

    Nassif: esse mineirinho não é só maroto. É ladino e liso, que nem bagre ensaboado.

    Como sentiu que a Presidenta iria jantá-lo, saiu-se com essa de mestre: —continuará sob as bênçãos da Matriarca dos Addams, no Çúpremu, garantirá mais votos pro bando, inclusive pro Senado, e ainda poderá, sob o pálio da imunidade jurídico-parlamentar, distribuir largamente a mercadoria que sobrou daquele acidentado helicóptero de seus fornecedores, por bandas capixaba.

    Seu maior problema está em enfrentar a militância não oficial dos mercadores do pó, bandos que estão (dizem injustamente) na prisão.

    Mas já teve um tête-à-tête com o pessoal de inteligência do Jaburu. Tão dizendo que vão elaborar um plano, tipo o do Rio de Janeiro, e os de farda garantirão a rota do pó ao Playboy das Alterosas., sem interferência de PCC ou CV etc. Cruzou a rota e os da caserna caçarão meliantes não autorizados no pedaço, que é área restrita.

    E tem bobo útil que pensa o crime não compensa. Será?

  8. A estratégia.

    Creio que é um lance de estratégia: na falta de um Cunha… se Aécio for bem votado… talvez consiga um novo golpe no próximo presidente. Ou, pelo menos, vote pautas-bomba como o Sr Cunha,,.Um presidente da Câmara é mais importante que um presidente do Senado. Isso ocorre devido ao coeficiente de votos. Um cara bem votado elege muitos picaretas. Muitos picaretas juntos dominam qualquer governante, ou atrapalham muita gente. Nesse sistema de muitos votos numa pessoa eleger montes de deputados, Dilma e outros líderes deveriam reavaliar suas candidaturas. Para reconstruir o que vem sendo destruido vamos precisar de muita gente no legislativo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador