As eleições de 2018 e o “risco Lula”, por Marcos Villas-Bôas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

As eleições de 2018 e o “risco Lula”

por Marcos Villas-Bôas

na CartaCapital

Como nos últimos 13 anos, o futuro do Brasil e da esquerda está nas mãos de Lula, agora mais do que nunca. O país vive um grave momento de inflexão e, até o final de agosto, decidirá o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, o segundo em menos de 30 anos.

Os próximos 35 dias serão decisivos para o Brasil, que continuará em crise até 2019 se um novo Presidente, mais preparado e que não tenha relação com as investigações em curso, não assumir antes disso.

Michel Temer, como todos sabem, está envolvido até o pescoço, o que foi dito por alguns dos seus colegas mais próximos nasgravações expostas na imprensa. “Michel é Cunha” e Cunha vai, provavelmente, entregá-lo quando for preso, talvez até com gravações de conversas dele sobre crimes.

Ainda que não o faça, uma delação premiada de Cunha e outras que estão por vir derrubarão muitos dos principais políticos de PMDB, PT, PSDB, DEM, PP e outros.

Para que o governo não sofra com quedas frequentes de pessoas em posições chave até 2019 e com um constante receio de queda do próprio Presidente, é preciso que alguém de fora dessa bagunça assuma o poder.

Como João Santana, marqueteiro do PT, expôs a Sérgio Moro recentemente, quase todas as campanhas receberam dinheiro de caixa 2, inclusive a de Dilma em 2010. Se houver rigor, segundo ele, será feita uma fila de presos de Curitiba até Manaus, maior do que a Muralha da China.

Na medida em que se aprofundarem as investigações, se elas não forem seletivas, vão ser implicados de alguma forma, como já vêm sendo, Dilma e Temer, Aécio, Marina, quase todos que foram candidatos recentemente.

As pesquisas de opinião pública dão conta repetidamente de que a sociedade não quer mais Michel, nem Dilma. Parece estar claro que o caminho para o país é entoar uma voz uníssona por novas eleições diretas, que restituam a democracia.

Não se trata mais de subverter o Estado Democrático de Direito, como alguns dizem, pois o que se propõe é exatamente uma renovação dele, que, na verdade, esteve deformado desde sempre.

Se quase todos os principais políticos que concorriam a cargos em Executivos, e mesmo no Legislativo, recebiam dinheiro de caixa 2, ainda que a origem não fosse corrupção estatal, praticamente todos eles estão implicados em alguma medida e terminarão sofrendo as consequências criminais, administrativas e/ou eleitorais.

Com a proibição do financiamento empresarial de campanhas, há esperanças de que diminua a influência do poder do dinheiro sobre o poder político. Aliada a um maior medo de punição e a mais fiscalização, pode ser que um início de Estado Democrático de Direito, um verdadeiro, esteja prestes a ser construído no Brasil.

Cabe, portanto, a Lula se retirar do pleito eleitoral. O coro em prol de novas eleiçõesnão é praticamente unânime ainda, porque ele é o primeiro colocado nas pesquisas e boa parte da sociedade tem o receio de que tudo continue igual caso ele seja eleito.

Em todas as pesquisas deste ano, Lula tem a maior rejeição entre os possíveis candidatos, em torno de 60%, apesar de estar à frente no primeiro turno por causa da pulverização dos votos dos demais. No segundo turno, contudo, ele perde em todos os cenários.

O grande povo de mulheres e homens comuns do Brasil quer mudança drástica. Exceto por uma elite conservadora, as pessoas querem mais lisura, transparência, eficiência e equidade na economia. Lula teve a sua chance, ou melhor, teve duas, e sua pupila teve mais uma e pouca. PSDB, DEM e PMDB também tiveram suas chances, direta ou indiretamente, no poder.

Lula continua caçado a todo o custo. Voam as investigações contra ele e aliados, cujo objetivo maior é prendê-lo ou, ao menos, torná-lo inelegível, enquanto que todas as demais se arrastam. Se a possibilidade de Lula ser Presidente novamente deixar de ser um risco, o Brasil ganhará com o avanço das demais investigações.

Desistir das eleições é um bem que Lula faz a si mesmo, à sua liberdade, e à República de Curitiba, que poderá ficar mais tranquila depois desse fim atingido e, assim, investigar e condenar também os demais com o mesmo ímpeto da caça a Lula.

Boa parte do Brasil, mesmo aqueles que eram eleitores do PT, não tem mais coragem de apostar em um Presidente do partido, ao menos não em curto prazo. Lula e PT precisam ser mais pragmáticos, o que eles foram muitas vezes no mau sentido. É preciso abrir um pouco mão do poder para que possam voltar a tê-lo.

Deste modo, não parece haver outro caminho melhor, senão Lula anunciar sua retirada de eleições até 2018 com apoio incondicional à candidatura de Ciro Gomes com um vice do PT, a ser anunciado, que esteja longe da lama do partido. Caso Fernando Haddad não vença em São Paulo, ele tende a ser o melhor nome.

Com a saída de Lula do pleito eleitoral, ele será menos visado e poderá trabalhar com mais tranquilidade na reconstrução do partido, nas eleições municipais e em eventuais eleições presidenciais.

Ao mesmo tempo, com a retirada do seu nome das pesquisas de opinião, é provável que ainda mais pessoas passem a defender novas eleições. Segundo a pesquisa que o Datafolha realizou e a Folha divulgou de uma forma meio estranha, ao menos 62% da população já defende essa posição.

Sem o “risco Lula”, seria mais fácil conseguir a derrubada do impeachment com a volta de Dilma Rousseff e um plebiscito para que a sociedade diga se quer novas eleições.

Com amplo apoio da sociedade, tudo fica mais fácil. Essas novas eleições poderiam vir também pela cassação da chapa Dilma/Temer no TSE ou, ainda, por uma renúncia dupla em caso de derrota do impeachment no Senado em agosto.

Corre-se um risco imenso de Temer continuar na Presidência até o final de 2018, o que seria desastroso. Antes da votação na Câmara, este Autor defendia que seria “didático” para o país ver Temer e amigos governando, mas já vimos o suficiente. Se eles foram capazes de tanta besteira em poucas semanas enquanto interinos, imaginem em mais de 2 anos como definitivos. 

Em outro péssimo cenário, Aécio Neves e comparsas torcem por uma manutenção de Temer com queda logo em seguida, no início de 2017, para que Rodrigo Maia assuma a Presidência do país e convoque eleições indiretas, pois terão se passado 2 anos desde o início do mandato. 

Lula precisa dar um passo atrás para que possa voltar a caminhar pra frente. Ciro é um nome do agrado dele e de boa parte dos progressistas do país. É alguém para liderar a construção de uma nova centro-esquerda progressista, uma linha política mais equilibrada e técnica no Brasil, que busque se afastar das práticas do presente e do passado.

Ciro poderia montar um time progressista dos sonhos com Cid Gomes, Roberto Mangabeira Unger (em uma posição, enfim, de mais importância e de decisão), Fernando Haddad, Flávio Dino, Roberto Requião e outros políticos preparados da centro-esquerda que não tenham relação com as investigações criminais, administrativas e eleitorais em curso.

O Brasil não precisa de mais remendos neoliberais, nem de remendos assistencialistas. O país não quer mais populistas de direita, nem de esquerda. Para uma mudança estrutural, porém gradual e experimentalista, ninguém melhor do que Ciro, que, como é notório, tem a coragem necessária e um conhecimento que vai muito além do “politiquês” brasileiro.

Ainda que Ciro não vença as eleições, apesar da pouquíssima preparação de Marina, haveria alguns aspectos positivos em tê-la assumindo até o final de 2018, dando uma feição à política diferente das coligações PSDB-DEM-PMDB x PT-PMDB, mas isso se não sofrer nenhum respingo das investigações que, conforme delação premiada de Léo Pinheiro, ex-Presidente da OAS, indicam uso de dinheiro sujo em sua última campanha.

Continua tudo nas mãos de Lula, que pode proteger os nomes dele e de Dilma na história. É preciso que tome a decisão acertada e se mantenha em condições de definir o futuro do país mais à frente. Essa pode ser a sua última chance.

*Marcos de Aguiar Villas-Bôas, doutor pela PUC-SP, mestre pela UFBA, é conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda e pesquisador independente na Harvard Law School e no Massachusetts Institute of Technology

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o congresso nefasto?

    Muito bem esclarecido o texto porém, segue a pergunta: e o congresso nefasto? Ciro é o melhor nome mas ja disse que nao coaduna com a escória de deputados e da familia mídia? Acho que o jogo é mais complexo do que se pensa…Lula é genio que percebe que o farol da política só ilumina a maioria dos brasileiros através de acordos com muito chá de boldo com essa classe política que não vai sair do poder pq seus filhos tbm têm o DNA da corrupção… 

  2. Marina Silva

    A eleição de Marina Silva seria a coroação do neopentecostalismo na política, sem experiência política e sem intelectualidade suficiente é perfeita pro continuísmo, seria um retrocesso total a meu ver, além de ser facilmente manobrada por um Congresso corrupto

    Ciro Gomes conhece as raposas da política, seria perfeito uma chapa Ciro-marina, com marina como vice, mas seria pedir muito do Ciro

    Mas enquanto não houver uma renovação nessa casa de ratos que é congresso nacional, não adianta, pode até colocar um outro Lula no poder, mas os corruptos são os que mandam no país e irão pressionar o executivo pra propina custe o que custar, como custou a Dilma

    É preciso ser forte e resisitir, algo que talvez Ciro possua

    A solução pro fim da corrupção no congresso seira a continuação da lava jato, mas o Moro já parece satisfeito com a perda do mandato da dilma e o serra ministro…

    1.   Ciro não é doido de fazer

        Ciro não é doido de fazer isso, ter Marina como vice.

        Sabe que nesse caso nunca mais poderá desgrudar dela ou, no mínimo, jamais utilizar qualquer tipo de aeronave.

  3. A mediocridade nas ditaduras bananeiras

    Não quer o grande Lula e este gênio está propondo a construção em laboratório via pig de um líder Frankenstein para uso geral.

    Estamos mal de pensadores de diplomas mestrados e teses tabajaras.

     

  4. A situação é péssima, não

    A situação é péssima, não creio em novas eleições e sim que Temer fique a 2018, si ele vier a cair será somente em 2017, quando poderá realizar eleições indiretas. Com as eleições indiretas, podem por um nome mais limpinho para continuar com as medidas liberais que o governo Temer iniciou. Pelo jeito, o povo continuará no tronco até 2019.

  5. Risco Lula nas eleicões de 2018
    Caramba! Uma verdadeira ode à Ciro Gomes.
    Poderia ao menos disfarçar um pouco. Pedir a Lula para se afastar do jogo político é o mesmo que penaliza-lo com o degredo eterno, ou a morte antecipada. Além do mais, até onde se sabe, Lula e Dilma não participaram de condutas que ensejem mais do que multas eleitorais.
    Portanto, o nobre articulista deve mostrar a quem serve. Pelo exposto, serve aos que naturalizam o golpe de Estado. E, em análise mais refinada, aos usurpadores do poder.
    Por fim, “risco para quem cara pálida”?

  6. A rejeição à Lula me parece

    A rejeição à Lula me parece algo um tanto pontual. É claro que a rejeição será enorme, dada à campanha contrária que sofre e sem ter espaço para falar. A questão é que Lula abre a boca por 20 minutos e já sobe uns 3 pontos percentuais de intenção de voto. Claro que é um pouco de exagero, mas não é algo muito longe da realidade. Se Lula realmente se candidatar, pode ser que se inicie uma onda que seja impossível de deter. A dimensão de Lula na nossa história é muito maior do que se imagina, ele é a história viva. A acompanhar.

  7. lula o risco

    A esperança para os pobres deste país virou risco para os “pensadores”. Lamentável o texto. Tremendo desserviço a democracia e a luta dos excluídos.

  8. Santa ingenuidade desse
    Santa ingenuidade desse articulista em relação à conduta da direita troglodita brasileira. Da forma que analisa a atual situação, até parece que ele se inspira naquelas inocentes chantagens maternais: se o filhinho comer tudo, ganha sorvete, se não comer, não ganha!

  9. Não posso acreditar.

        Este colunista ,espreita , sai pela tangente , dá voltas , e chega sem delongas,finalmente e covardemente ao veredicto – Fora Lula. Êle quer que um retirante nordestino , que virou sindicalista ,foi preso , deputado , chegou ao maior cargo da República ,um dos maiores senão o maior líder do País , por isso mesmo perseguido por gangsters da mídia ,pela elite corrupta , banqueiros gananciosos e corruptos, e toda uma gama de delirantes, simplesmente vire as costas e vá embora.

      E toda uma história é jogada no lixo !!! Assim, covardemente.

  10. Nós somos, mas quem não é? Os corruptos estão inconformados

    Acabou, doutor Moro: Lula não é ladrão — Desespero e perseguição são péssimos conselheiros

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/davissena/246197/Acabou-doutor-Moro-Lula-n%C3%A3o-%C3%A9-ladr%C3%A3o-%E2%80%94-Desespero-e-persegui%C3%A7%C3%A3o-s%C3%A3o-p%C3%A9ssimos-conselheiros.htm

     

     

    27 de Julho de 2016Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook:

     

     

    Vamos direto ao ponto: Lula não roubou. E, se ele não roubou, não pode ser delatado por ninguém, como os malfeitores com culpa formalizada e os que não cometeram crimes, mas que são acusados pelos verdugos e políticos de direita da Lava Jato, que também exercem cargos de servidores públicos, que estão completamente contaminados ideologicamente, a ter a vaidade em um primeiro plano, bem como coautores de um golpe terceiro-mundista, juntamente com os parlamentares do Congresso Nacional, a imprensa familiar mais covarde e corrupta do planeta, além de terem como seus chefes diretos e cúmplices os juízes do STF e o procurador-geral da PGR.

    Contudo, volto a reiterar: Lula não roubou. E, se ele não roubou, não pode ser injustamente e covardemente perseguido porque o doutor Moro, um juiz de província de primeira instância, resolveu fazer política para beneficiar a ex-oposição capitaneada pelo PSDB e que atualmente usurpa o poder central por intermédio de um golpe bananeiro, mas violento que mais uma vez transformou o Brasil é uma republiqueta de bananas com a carranca e o focinho das oligarquias e da classe média coxinha de alma lacerdista.

    Entretanto, Sérgio Moro continua em seu périplo persecutório de caráter primitivo, a cometer desbragadamente insubordinações perante os juízes do STF, especificamente os magistrados Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki, sendo que os dois já foram afrontados pelo juiz que “Faz Diferença” para a golpista famiglia Marinho, assim como participa de eventos de políticos democutanos, exatamente aqueles que deram um golpe de estado criminoso contra a presidenta constitucional, Dilma Rousseff, a mandatária legítima e reeleita democraticamente com 54,5 milhões de votos.

    Sérgio Moro, o juiz de província, que tem por objetivo prender o presidente Lula e que demonstra estar desesperado por não achar nada que o incrimine, como não acharam os procuradores plutarquianos de Brasília, de São Paulo e do Paraná, sujeitos obsessivos por desmoralizar Lula e desconstruir, definitivamente, sua imagem de líder popular e político de grandeza internacional.

    Lula, apesar de ser alvo de insultos e perseguições constantes, que têm por propósito desumanizar sua condição humana, o líder trabalhista figura como principal político a liderar as pesquisas de candidatos a presidente da República, motivo pelo qual o sistema judiciário partidarizado e ideológico se movimenta com virulência e despudor.

    Trata-se de um processo draconiano que chama a atenção dos setores democráticos e legalistas da sociedade brasileira, da América Latina, além de causar suspeitas e desconfianças a parlamentares dos Estados Unidos e da França, bem como da grande imprensa estrangeira, que considera como golpe o que ocorreu e está a ocorrer no Brasil por causa do afastamento da presidenta Dilma efetivado por um parlamento e um “presidente” interino usurpador, cuja maioria dos deputados e dos ministros é acusada de corrupção e responde a processos na Justiça, sendo que muitos dos golpistas já são réus.

    A busca incessante por sua destruição, a começar pela feroz perseguição por meio de “investigações” e vazamentos de inquéritos e processos à imprensa alienígena dos magnatas bilionários sonegadores de impostos e autores de tratativas burlescas e daninhas aos cofres públicos, no que diz respeito a escândalos de corrupção como a Zelotes e o HSBC, além do Banestado, dentre outros casos nos quais estão envolvidos barões de mídias comerciais e privadas. Porém, “isto não vem ao caso” — como gosta de afirmar o juiz de primeira instância Sérgio Moro, que somente tem olhos para o PT. Trata-se de patologia. Um caso irremediavelmente patológico…

    Sérgio Moro não é o precursor da “Justiça Seletiva”. Todavia, é, sem sombra de dúvida, um de seus principais precursores. É o fim da picada. Um juiz que não se atém apenas aos autos, como deve obrigatoriamente proceder qualquer juiz em qualquer lugar e país e do tribunal a qual pertencer, seja ele uma vara de primeira instância ou a Corte mais importante do País, como é o caso do STF.

    Sérgio Moro há muito tempo deveria ter sido punido e afastado de seu cargo para o bem do serviço público. Trata-se de um magistrado que cometeu crimes de ordem constitucional, jurídica e judicial. Moro rasga a jurisprudência e faz picadinho da Constituição, que é o alicerce do Estado de Direito. Aliás, Moro e sua turma do MPF e da PF curitibana não combinam com o Estado de Direito, pois os primeiros são como se fossem água, e o segundo, óleo. Não se misturam e não combinam.

    Já elenquei, muitas vezes, as inúmeras estrepolias e os abusos de poder de tal personagem da Lava Jato. Contudo, a mais emblemática das muitas diatribes do juiz provinciano, que age como se mandasse no País são: 1) A prisão coercitiva de Lula, similar a um sequestro promovido pelo Estado; 2) O vazamento do áudio de conversa entre Lula e Dilma; e 3) Os vazamentos sobre informações dos sigilos bancários, telefônicos e das redes sociais de Lula e de sua família. Entretanto, citei apenas três casos que denotam a covardia, a patifaria, a perseguição a um cidadão que não é réu, não responde a processos e que nunca foi condenado pela Justiça nem em primeira instância. Inaceitável.

    Pelo contrário. Essa gente togada têm de dar satisfação ao cidadão contribuinte, que paga seu alto salário, sua mordomia e status. O Brasil, apesar do golpe de estado praticado por bandoleiros que tomaram de assalto a Presidência da República, com a absurda e temerária cumplicidade de juízes do STF e do procurador-geral da PGR, compreende o que está a acontecer, bem como aqueles que ainda não perceberam que houve um golpe, certamente que perceberão, porque, quanto mais se aproxima o julgamento de Dilma Rousseff no Senado, recrudescem os movimentos na internet e nas ruas contra o golpe bananeiro.

    Se o golpe à moda “Banânia” ou “Los Macaquitos Blancos” for concretizado o Brasil não terá paz e esperança. Governar só será possível ao usurpador e traidor michel temer (o nome dessa peçonha é sempre escrito em minúsculo por se tratar de um pigmeu moral, político e citadino) por intermédio da repressão policial e da opressão publicitária e ideológica. Um verdadeiro inferno em forma de caldeirão e caos… Não haverá estabilidade institucional e democrática porque a Constituição foi rasgada, bem como uma presidente derrubada do poder sem ter cometido crime de responsabilidade. Impeachment sem dolo é golpe. Ponto.

    O golpe realizado por criminosos, que deveriam estar presos, pois antinacionalistas, antidemocráticos e que desejam transformar o Brasil em uma “Banânia” sempre dedicada a atender às demandas dos ricos e dos muito ricos, porque, obviamente, os segmentos de classe média que apoiaram o golpe terceiro-mundista ficarão com o “mico”, a chupar o dedo pelo simples fato de a “coxinhada” paneleira de barriga cheia e analfabeta política ser assalariada, ou seja, classe média empregada, com complexo de vira-lata, cabeça colonizada e metida a ser parte da “zelite”, quando não é, nunca foi e jamais será!

    O jogo acabou, doutor Moro. Lula não é ladrão; e o desespero e a perseguição são péssimos conselheiros. E por quê? Porque quando um juiz, procuradores e delegados não encontram nada que implique Lula em malfeitos e corrupções, mas mesmo assim continuam com a insistência para incriminá-lo, o servidor público perde sua autoridade, porque age e atua a perseguir o cidadão, mesmo a saber de sua inocência. Acabou, doutor Moro. Não há mídia golpista como esta que viceja no Brasil que possa, indefinidamente, manter a crença de que Lula é corrupto ou ladrão. Não há condição para tal covardia e perseguição se fim, doutor Moro.

    Nem o Delcídio Amaral comprovou o que disse. Um senador do PT com alma tucana. Nem o marqueteiro João Santana, autor das campanhas vitoriosos do PT. Nem os bandidos doleiros, sendo que muitos deles crias do PSDB, cujos políticos, absurdamente e vergonhosamente, são inimputáveis, como se fossem uma “classe” à parte, como os deuses. Nem os donos das construtoras, seus diretores e empresários de outros setores da economia, a exemplo do José Carlos Bumlai, que a imprensa de mercado pistoleira o chama de “O amigo do Lula”, pois a finalidade é fazer com que o público que assiste, por exemplo, o péssimo “Jornal Nacional” fique em dúvida e passe a desconfiar da integridade moral de Lula. Nada mais fascista e covarde.

    Quero lembrar, pois é salutar a quem acredita piamente não imprensa historicamente golpista, que o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, retirou, no dia 18, a jurisdição do juiz Moro no que é relativo às gravações (parte da investigação da Lava Jato) que envolvem Lula em conversas com políticos com prerrogativa de função, que é chamada erroneamente pela imprensa da casa grande de “foro privilegiado”. Tais processos estão indevidamente nas mãos de um político e juiz de primeira instância, que atende pelo nome de Sérgio Moro, da 13 Vara Federal do PSDB do Paraná.

    Lewandowski ajuizou que a investigações nas quais Lula é grampeado por meganhas aecistas de Curitiba com a autorização de Moro devem ser separadas. Trata-se da volta ao SNI e ao DOI-Codi em pleno século XXI no ano de 2016 depois de 30 anos de democracia às custas de muita gente exilada, torturada e morta, a partir de 1964.

    A Província de Curitiba, capitaneada pelo direitista Moro e seus pitboys da PF e do MPF, ressuscitaram a “arapongagem” no Brasil. Vou mais além: vazam, sem qualquer peso de consciência ou escrúpulo que os levem à razão, as investigações para a imprensa meramente empresarial, que de posse de tais informações se torna um poderoso “partido” de direita, que passa, então, a cumprir sua agenda política e ideológica, que, como todo mundo sabe, cooperou, e muito, para que o Brasil fosse mais uma vez vítima de um golpe de estado criminoso, travestido de legal e legítimo, que tem por finalidade impor o programa neoliberal dos demotucanos rejeitado pelo povo e derrotado quatro vezes consecutivas nas urnas pelo PT e suas lideranças.

    O juiz Teori Zavasck está de férias, mas foi ele que anteriormente retirou do Moro as gravações de Lula com Dilma. É o Teori o relator do processo e, com efeito, trata-se do magistrado que analisa a legalidade das investigações no que concerne ao Lula. Entretanto, Moro tem o costume de passar com o trator por cima da jurisprudência, pois obcecado por Lula, bem como desesperado por não achar provas de malfeitos contra o maior político brasileiro de todos os tempos, a acompanhá-lo apenas o trabalhista gaúcho Getúlio Vargas — estadista e fundador do Brasil moderno.

    Enquanto a jiripoca pia para o lado dos varões de Plutarco “abençoados” por coronéis midiáticos inimigos do Brasil, um dos capitães do mato da famiglia Marinho, que se chama Merval Pereira, adianta aos seus leitores coxinhas que o pessoal da Lava Jato não aceitará a delação de mais de 300 políticos por parte de Marcelo Odebrecht. Não aceitará porque… Adivinhe por quê? Não consta o nome de Lula. Além da Odebrecht, vale também informar que até agora as delações da Andrade Gutierrez, construtora ligadíssima aos tucanos, até agora não foram repercutidas pela imprensa mercadológica.

    Oxente, por quê? Mas por que, uai? Qual é o porquê disso, tchê? Porque gente como Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, e Marcelo Odebrecht detonariam de vez a ex-oposição demotucana e que hoje usurpa o poder por meio de golpe bananeiro, mas criminoso e violento. Em suas listas, documentos e redes sociais não constam Lula e Dilma. E sabe por quê? Porque os dois mandatários não são ladrões, não roubaram, não foram irresponsáveis e não fizeram pouco caso com o povo brasileiro. É isto, e por isto os procuradores de Brasília resolveram agir às pressas, como estivessem nos descontos do fim de um jogo bruto e violento apelar para acusações sem fundamentos e provas contra Lula.

    De acordo com as denúncias de vossas excelências togadas, Lula e mais cinco pessoas, “mancomunadas em suas vis e pérfidas cumplicidades” (este período em aspas da oração é por minha conta), resolveram impedir a delação premiada de Nestor Cerveró, o servidor público que já roubava a Petrobras desde os tempos de FHC. Veja bem, Lula é acusado de uma suposta “TENTATIVA” de impedir a dedoduragem do corrupto Cerveró.

    A verdade somente uma e única: não há provas contra Lula. Odebrecht, Azevedo, Delcídio, Bumlai e um monte de delatores, que entregam até a mãe para sair da cadeia, jamais disseram que Lula está envolvido com esquemas de corrupção. Ponto. Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Roberto Gurgel, Antonio Fernando de Souza, Rodrigo Janot, procuradores às pencas, delegados federais jamais encontraram provas contra Lula, porque o ex-presidente nunca roubou em toda sua vida. Lula não cometeu crimes e não participou de roubalheira contra o dinheiro e o patrimônio públicos.

    Querem prendê-lo como se o líder trabalhista fosse caça, um troféu para que servidores públicos do Judiciário comprometidos com o establishment se engrandeçam para a posteridade junto aos coxinhas e aos reacionários que tratam o Brasil como republiqueta bananeira e mantenham o povo e os trabalhadores presos aos grilhões seculares da escravidão de 388 anos. Lula não é ladrão e prendê-lo sem provas para que o PT não tenha chance de competir nas eleições de 2018 será um ato de arbitrariedade e covardia sem igual no mundo ocidental nas últimas décadas. O status quo terá de recuar, porque não há crime sem dolo. É isso aí.

       by Taboola Sponsored Links Recomendado para você

     

  11. Primeiro no senado

    O Ciro fala bonito da boca para fora, mas deve primeiro reverter os votos dos senadores do PDT que votaram em favor do golpe.

    E olha que já furou na câmara, onde houve 5 votos do PDT pelo golpe.

    Caso contrário, nem o PDT nem o Ciro serão confiáveis para herdar o apoio geral da esquerda.

    1. Sonhando Com o Sétimo da Cavalaria

      O Brasil precisa de respeito a Constituição e preservação da Democracia.

      Fora disso é covardia, rendição e eterna volta ao ponto de partida, o atraso.

    1. mais um…,

      Precisamos continuar com mais um “Salvador da Pàtria”, mais um Caudilho, mais personalismo? Pobre aís limitado que não consegue entender a razão da democracia. Cresça!!!

      1. Não vou perder meu tempo escrevendo

        Leia mais a frente o comentário do Alexandre Tambelli. E acho que quem está no sonho da Alice é você. Acorda Alice!

  12. “Data-Folheando”

    Tem todo o direito de expressar sua tese, mas não precisa elevar a rejeição a Lula a 60% quando sabe-se estar em torno de 48%, dez a quinze pontos a mais que seus opositores mais fortes e no momento em que sofre a mais intensa desconstrução pelo monopólio da mídia e perseguição investigativa seletiva dos órgãos maçônicos da “justiça”, “procuradoria” e “polícia”, brasileira.  

  13. Estou de pleno acordo com

    Estou de pleno acordo com tudo que acabo de ler.

    O Brasil tá uma barafunda em matéria de direita e esquerda. O povo, mesmo o menos politizado, como eu, quer saída para o impasse que se criou, com um mega-assaltante do poder, alinhado com o que existe de mais caricato. Não bastasse ser um presidente cheio de ódio, retaliando partidos que não se alinham aos seus ditames, também não sabe o que fazer com a sua própria imagem. É como se o nome fosse o primtivo da palavra temeroso. 

    Lula tem que saber preservar a sua imagem, que por mais que tentem desconstrui-la, permace forte como um touro. Tentar se lançar a nova candidatura lhe sairá caro, até porque não deixarão seguir esse sonho ou desatino. Dizer ao público que não se canditará de jeito nenhum será importante para ele mesmo, pois é perseguido e maltratado justo por querer ainda ser presidente. 

    Campo livre, eleições novas, aí, sim, saberemos ver uma luz luz no fim do túnel, Do jeito que tá é que fica difícil imaginar o futuro próximo, que dirá o distante.

    Quanto a Ciro. Se ele se candidatar será ótimo, mesmo que não vença. Esse cearença tem muito a dizer, e melhor oportunidade não haverá. Muitos jovens não o ocnhecem direito, e tá na hora de saber quem ele é, e se regozijar com a disputa que ele tão bem sabe produzir, com suas histórias.

    Deus me livre de Marina, porque odeio pensar em presidente evangélico. Essa mistura não presta mesmo.

    Quem anda muito feliz da vida é Rodrigo Maia. Um borra-bosta desse pode a qualquer momento ser presidente da República. Que nojo!

  14. Discordo.
    Lula não só deve

    Discordo.

    Lula não só deve insistir em disputar, como deve esquecer o bordão “Lula paz e amor”.

    A direita iniciou uma guerra civil.

    Deve ser perseguida ferozmente por um novo Estado petista.

    Chega de tolerar canalhas corruptos defendidos por Marcos Antonio Villa.

    Eles devem ser metidos a ferros.

    E o primeiro da lista deve ser Gilmar Mendes. Depois ele poderá estender um tapete vermelho na prisão para FHC, José Serra, Aloysio Nunes, Michel Temer, Romero Jucá, Aécio Neves e muitos outros.

     

    1. Concordo

      Concordo com você. A direita já demonstrou que não aceita nenhuma conciliação, não admite nenhum alívio na exploração nem na pobreza, quer meter a mão em todos os recursos do País e manter a imensa maioria da população na miséria e não aceita a democracia.

      Eles radicalizaram, não há mais como contemporizar, Os trabalhadores agredidos e atacados só podem agir radicalmente também.

      Sempre fui moderado e conciliador, mas após tantos abusos só posso radicalizar. Infelizmente não há como deixar de concluir que o Brasil só tem chance de mudar quando for derramado o sangue da elite. Até viveremos de golpe em golpe com eles tratando o Brasil como uma colônia de exploração, acenando com a possibilidade de democracia para enganar o povo e dando golpes quando o povo tiver a ousadia de acreditar que haja democracia de verdade.

       

    2. A minha dúvida é se o Lula é

      A minha dúvida é se o Lula é o líder para isso.

      Concordo que a direita tentou iniciar uma guerra civil, só não conseguiu por que a esquerda foi frouxa e correu do pau, mas é fato que o consenso pós-88 acabou. A direita está conseguindo o que quer sem guerra civil nenhuma.

      O Tempo da conciliação acabou. Só resta pararmos de correr de briga e ir para o pau. Lula vai tentar até o fim restabelecer uma conciliação que não cabe nos novos tempos. Os movimentos dele tem sido sempre nesse sentido.

      Não precisamos de um líder que pacifique o Brasil. Precisamos de um que incendeie !!! 

      O único apego ao Lula que eu tenho é que a gente tem que se virar com ele pq esse líder para tacar fogo ainda não apareceu… 

       

  15. Dizer que Lula deveria abrir

    Dizer que Lula deveria abrir mão de sua candidatura para entrar para a história, ok. Dizer que está mais que na hora de sangue novo na política de centra-esquerda, ok. Dizer que se o Ciro ganhar ele vai se cercar de Requião, Unger e etc, ok. Dizer que Lula perdeu a vez de sua vida, que era 2014, ok. Mas já querer que Haddad perca as eleições em SP. Querer que Ciro faça aliança pontuais porque ele é compromissado só com a verdade é bastante acreditar em miragem. Mas papel aceita tudo, inclusive o que estou escrevendo.

  16. Caixa 2

    É dineiro não declarado que foi recebido ou pago sem que aja registro dele em nenhum lugar, logo foi ganho ou foi pago de forma ilegal, não interessa caixa 2 não pode ser considerado uma coisa normal. A hipocrisia de todos os partidos é absolutamente inaceitável, todos receberam todos !!!!!!

  17. O autor vem aquí com equações

    O autor vem aquí com equações mal ajambradas e

    imaginando matemática na política. Não dará certo.

    Já se fizeram mil tentativas com estes experimentos em vão.

      Sobre o Congresso safado, nada.  Sobre o partidarismo do STF, nada.

    Sobre a mídia golpista, nada.Sobre empresários ladrões, nada

    Sobre banqueiros corruptos. nada. Sobre PGR e Policia Federal aparelhadas, nada

    Sobre ministros do STF que roubam, nada. Sobre os verdadeiros comandantes deste golpe, nada.

    Agora, vem o Marcos Villas-Boas sugerir que o Lula desocupe o espaço (para acalmar a sanha

    golpistta, claro) e convide o Ciro para ocupar o lugar. O autor é demasiadamente ingênuo.

    1. Ingênuo ou espertalhão?

      Será que é ingênuo mesmo? Ou será que é na verdade um espertalhão com uma conversinha mole para tirar o Lula do mapa eleitoral?

      Eu é que não caio nessas asneiras colocadas no texto.

      As únicas hipóteses para se restabelecer a democracia (hoje estamos vivendo em uma ditadura de ladrões), é a volta da Dilma para cumprir seu mandato com eleições livres em 2018, ou na pior das hipóteses a convocação de eleições gerais antecipadas, completamente livres, com observadores internacionais e com Lula tendo o direito que lhe cabe de concorrer ao cargo. Tudo mais representa manter o Brasil sob uma ditadura plutocrata.

  18. Tá difícel

    Primeiro não acredito que se o Lula desistir a lava jato aprofunde a investigação sobre os demais partidos, principalmente PSDB e PMDB e isto já ficou bem claro só não vê quem não quer, segundo (e eu gosto do Ciro) o Ciro não é bem visto no meio poítico justamente por ter uma postura retilínea e um tanto quanto destemperada que a idade ainda não melhorou, terceiro Mangabeira?!?!?!?!?! Fumou o que????? esse cara só serve para dar aula para americano com suas idéias estapafúdias, não aplicáveis na realidade. Pode escrever uma coisa, o Aécio não vai preso nem será julgado, assim como os demais, essa operação visa apenas a derrubar o PT e o Lula pois para eles antes do PT nunca houve corrupção.Obs: só votei no Lula no 2 mandato e nunca votei na Dilma e nem filiado sou mas não dá para negar a realidade, Obs2: o Pt errou e houve um aparelhamento na Petrobrás mas que não teve somente o Pt como participante mas a mira é só nele.

  19. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. De que adianta ter tantos títulos disso e daquilo se, no fundo, continua a mesma anta. Assim como ninguém deveria precisar de heróis, também, ninguém precisa de anti-heróis. Essa direita enrustida não consegue avançar em direção à verdadeira democracia. Culpar o Lula pelas deformações política dos país? Haja paciência. 

  20.   Eis um argumento canalha,

      Eis um argumento canalha, seja de qual lado do espectro politico venha:

    “Desistir das eleições é um bem que Lula faz a si mesmo, à sua liberdade, e à República de Curitiba, que poderá ficar mais tranquila depois desse fim atingido e, assim, investigar e condenar também os demais com o mesmo ímpeto da caça a Lula.”

      O autor, talvez sem perceber, dá de barato

    1) que Lula é inocente, pois sua mera desistência garante sua liberdade;

    2) que a matilha de Curitiba é  fora-da-lei, pois usa o Direito Penal com fins politico-partidários;

    3) que a matilha de Curitiba é “malévola” e “benévola” ao mesmo tempo, pois ainda que fora-da-lei, ficaria “tranquila” com a desistência lulista e passaria a fazer o que já é regiamente paga para fazer: investigar, independente do que descobrir;

    4)   que uma eventual desistência de Lula teria um efeito mágico, pois faria surgir isenção em quem até agora transbordou de parcialidade.

      Em suma, a democracia está sendo estuprada, e o autor grotescamente sugere à vítima que o melhor a fazer é aceitar o crime, pois assim o violador ficaria “tranquilo” e passaria a agir corretamente. Isso é pior que a síndrome de Estocolmo; sugiro chamar de Síndrome do Brasil ou Complexo de Chamberlain.

     

  21. Lula é o cara!

    Teve a vida pessoal e da família revirada do avesso é só encontraram um pedalinho….

    Tem todo o direito a candidatar-se como qualquer outro brasileiro em gozo dos direitos políticos.

    O fato da direita não gostar é outra história. Faz parte do jogo democrático.

    O que não faz parte é a manipulação político-jurídico-midiático na ideia fixa de acabar com Lula, PT e associados.

    Portanto, neste grave momento onde uma orda de brucutus tomou de assalto o Executivo, talvez,  não haja alguém mais talhado do

    que Lula  para desalojar o bando de brutamontes e comandar os destinos do País.

  22. É bom Lula ser a vidraça da Rede Globo & Cia.

    Há um problema na análise: o purismo da ideia de que um candidato de fora da realidade do caixa-dois ou das doações de campanha por empresas estaria imune do noticiário negativo e da corrupção na Rede Globo & Cia. Não está. Vou argumentar aqui.

    Corrupção a gente inventa!

    O autor se ilude com a ideia de que as pessoas são acusadas na Lava-Jato & Cia. por cometerem ilícitos ou por causa de caixa dois eleitoral. 

    E, não é isto o que acontece. 

    As pessoas são incriminadas por serem de Esquerda, progressistas ou defenderem os interesses nacionais e de nossa soberania.

    A casadinha Judiciário e Rede Globo e mídias associadas trabalha para tirar do mapa qualquer vestígio de Esquerda e de Progresso brasileiro independente e altivo perante o Mundo Civilizado. 

    A Lava-Jato é produto do Imperialismo. Sem esta premissa e constatação não se faz análise do Brasil e da Política atual aqui existente.

    Lula deve se manter candidato por tempo indeterminado, mesmo que não concorra para ser a vidraça da Direita Golpista e escancará-la aos olhos da sociedade por sua, cada vez mais visível, imparcialidade. 

    Qualquer Político que assumir o posto de Lula, qualquer partido de centro-esquerda ou de esquerda que assumir o posto de liderança nacional contra os golpistas e a Rede Globo e os seus aliados na Justiça virará vidraça no instante da escolha de ser o Líder. 

    As manchetes na mesma hora já inventarão corrupção e malversação e incompetência com o trato do dinheiro público por parte do Líder progressista.

    Corrupção se inventa 24 horas por dia neste País.

    Ninguém está livre de ser taxado de corrupto, apenas livre está de ser ou não preso, condenado conforme a bandeira que defenda: Plutocracia – liberdade; Povo – cadafalso. 

    Sai o PT de cena e entra outro partido, outra liderança e o jogo continuará viciado. 

    Sai apenas Lula do centro do noticiário, e, adentra o novo candidato à Líder das esquerdas. Adentra para ser o Líder do noticiário negativo e centro das atenções.

    O que se precisa mudar é a realidade concreta dos meios de comunicação e da Justiça que precisam, o primeiro, realizar Jornalismo e não perseguição política, defesa de interesses privados e imperialistas e, o, segundo, a Justiça, precisa de imparcialidade e, apenas, julgar diante de provas e não por Teorias como a do Domínio do Fato.

    Se a gente aceitar esse Macarthismo todo não sobrará um brasileiro patriota, que defenda os interesses nacionais, do povo e de esquerda para contar a História.

    Lula e qualquer outra pessoa não podem ter seus direitos políticos e de cidadão cerceados porque a Rede Globo e seus aliados na plutocracia querem. 

    E é preciso sempre ponderar que o oligopólio midiático no Brasil constrói a imagem que quer dos cidadãos brasileiros. Ele destrói reputações, eleva Eduardos Cunhas e Aécios ao posto de Heróis!

    E, os honestos e Heróis de verdade podem ser execrados e tratarem de manchar suas biografias, sem o direito dele ter voz, de ter equidade entre o que falam do Herói e a sua defesa do que falam dele.

    Pesquisas de opinião no Brasil da velha mídia não podem corresponder à realidade, apenas, está desenhada por um filtro da realidade, como se fosse uma realidade paralela a nos perguntar sobre algo; o que influência nas opiniões dos brasileiros de forma definitiva. 

    Um candidato progressista, de fora da realidade política atual, declarado?

    Só quando se estiver desenhado o cenário com data eleitoral garantida para o voto da população.

    E, quanto a Presidenta Dilma é injusto se pensar em tirá-la do Poder por uma purificação das campanhas eleitorais. É de uma discrepância sem tamanho o argumento. 

    Ficam todos e os únicos que devem deixar de competir são Lula e Dilma, os mais perseguidos e 24 horas por dia pela Rede Globo & Cia. e seus aliados no Judiciário, sem conseguirem ir além de ilações ou, pior, atrás de pedalinhos, barcos de lata, tríplex que não é do Lula e que ele compraria com os pés nas costas, etc.

    Vamos ser realistas!

    Não está em andamento um Jogo qualquer.

    Aqui no Brasil temos um videogame da Justiça, refém, do oligopólio da velha mídia.

    Há uma metralhadora apontada para uma tela, e o alvo são os personagens da esquerda, você ganha pontos se acertá-los.

    Se você acertar os alvos da direita e da plutocracia e dos aliados dos EUA você será questionado e ameaçada será sua reputação. 

    Esta é a dura realidade da sociedade brasileira. Refém dos meios de comunicação oligopolizados.

    Lula precisa ser a vidraça, por hora. Senão, quando chegar a hora da Eleição a velha mídia e o Judiciário já fizeram a caveira do real candidato progressista. 

    Eu gostaria do Ciro Gomes Presidente. Porém, na hora certa, candidato. Ele segura as pontas e concentra o noticiário nele.

    Por hora deixemos o Lula se colocar como candidato. 

    E, lembrando, para terminar, se existir a possibilidade de um diálogo franco com o eleitorado, da parte de Lula muito da realidade fabricada pela Rede Globo & Cia. e seu Judiciário aliado tenderá a ser desmascarada. 

    O povo brasileiro, ainda não foi apresentado à pluralidade jornalística e nós vamos querer julgar pessoas da esquerda política da mesma forma que a velha mídia?

    Apareceu na manchete a gente tira da lista de quem devemos apoiar?

    Ciro Gomes vidraça no lugar de Lula é só haver aceno da troca de posições entre os dois.

    Afinal, a velha mídia e a plutocracia não escolhem desonestidade, corrupção como alvos, e, sim! A cor da camisa.

    1.   Colega, ESPETACULAR o seu

        Colega, ESPETACULAR o seu comentário.

        Faz pelo menos CINCO ANOS que este desinformado e anônimo comentarista aqui berra até cansar: NÃO ADIANTA SÓ CONTEMPORIZAR, há momentos em que a ÚNICA solução é o ATAQUE.

        Apenas acrescento o seguinte: custo a crer que, a essa altura do campeonato – depois de uma década e meia de pesadas calúnias e de “controles remotos” utilizados como resposta, AINDA haja quem sugira como solução oferecer humildemente à Direita o pescoço de Lula (ou seja lá quem for) como panaceia. Em alguns casos é difícil continuar a entender como ingenuidade, e não má-fé.

    2. “É A ESQUERDA, ESTÚPIDO!”

      Muito bem apontado. Os egoístas querem eles mesmos tomar o poder e acabar com essa moda tãããão século passado, a democracia. Não querem  um “bonzinho” de centro-esquerda. Para isso, oligopolistas da mídia, fabricam a realidade que querem.

      O campo de batalha da Comunicação nunca foi tão importante.

  23. É impressionante

    saber que pouquíssimas pessoas percebam que estamos diante de um  segundo golpe. O primeiro já foi confluído que foi a derrubada do PT e agora está acontecendo o segundo golpe que é a retirada do PMDB do poder para ficar só os tucanalhas juntos com o dem. Na melhor das hipóteses se o Lulinha paz e amor (o republicano) não for preso e ganhar as eleições  de 2018, ele não vai conseguir governar porque tudo está dominado pelos tucanalhas, mpf, pig etc.O leite já foi derramado. Não adianta mais. O golpe sempre foi denunciado pelo PHA e o PT junto com o  Lulinha paz e amor (o republicano) ironizaram . A direita está de volta ao poder e a única saída para enfrentar essa direita fascista é o povo nas ruas e o resto é blá blá blá.

     

  24. “Segundo a pesquisa que o

    “Segundo a pesquisa que o Datafolha realizou e a Folha divulgou de uma forma meio estranha,”

      Putz… é, do mesmo jeito que o patrimônio da filha do Serra cresceu de uma forma meio estranha.

      Do mesmo jeito que Jack, o estripador, tinha um comportamento meio estranho.

  25. “Delenda Lula”. Mais do mesmo.

    O bom de blogues como o do Nassif, nem é tanto pela qualidade dos textos publicados. Quase sempre muito interessantes e instigantes. Mas pela excelência de muitos dos comentários ao texto – supostamente “genial” -, publicado. No caso do texto de Marcos Lisboa, com uma solução, aparentemente, brilhante para para “pacificar” o Brasil. As melhores respostas ao desafio lançado por Lisboa, estão nos comentários dos leitores. A genialidade está, se é que há, não na sugestão encampada por Marcos Lisboa, de que se faça um “Delenda Lula”, mas, na interpretação dos comentaristas do texto, que anteviram na proposta de Lisboa, só mais uma, de tantas outras, sugestão de “acerto político” da senzala com a Casa Grande. Claro,   desde que a senzala abra mão de escolher o presidente da república. É o tipo de proposta que o Estadão e a Folha assinariam. 

  26. É lula para 2018, sem

    É lula para 2018, sem chorumelas. É isso que a direita está querendo, junto com os empresários do ódio e o grande capital, lula fora da disputa. Pode ii tirando o cavalinho da chuva, LULA 2018.

  27. Concordo com a linha geral de

    Concordo com a linha geral de pensamento de Marcos Villas-Boas mas tenho que chamar a atenção para alguns pontos. A turma  de curitiba não vai deixar de perseguir o PT, ou quem quer que venha a ocupar seu lugar político, simplesmente porque Lula abriu mão de ser candidato, seja agora ou em 2018. Tenho dúvidas também se Ciro é o político que vai ser capaz de desatar o nó político que nos metemos, muito embora não veja outra alternativa no curto prazo. Mas a mensagem geral é clara e os pontos em que ele toca não podem ser relevados. Considerando a parte da população brasileira não politizada e que é a maioria da população, algo entre 40 a 50 % do eleitorado, há um grande desgaste de Lula e sua liderança e não há muito a perspectiva de mudança desse cenário no curto e médio prazo. Ainda que fosse possível mudar o quadro geral, um eventual governo Lula III teria que ser bem diferente dos anteriores pois a fórmula tentada até agora não soa razoável para os novos tempos da política.

    Curto e grosso, o povo quer um líder com mais ação e menos contemporização. Um dos erros de Lula e o PT foi não ter tido visão suficiente para enxergar novas lideranças que capazes de tocar um projeto, provavelmente renovado. Isso ficou demonstrado quando Lula escolheu Dilma na base do dedazo, enquanto haviam outras possíveis lideranças políticas mais capazes para a tarefa em questão. Aliás, Dilma nunca foi nem política e muito menos liderança em sua vida ainda que possa ter várias outras qualidades. Outro ponto a ser levantado é que foi um erro crasso apelar para culto à personalidade ou coisa do gênero. Assim como tambem foi outro erro crasso, ao fim de uma eleição muito disputada, já lançar candidatura para uma eleição que só vai ocorrer depois de 4 anos. E nesse meio tempo, vão fazer o que ? Como fica o novo governo que de uma hora para outra se torna velho ? Era para estarmos discutindo o que Dilma II deveria fazer quando estamos discutindo eleições no longíquo anos de 2018, para assumir em 2019, e nesse meio tempo o país fica à deriva. Todos estes erros acabarão por serem cobrados em 2018 diretamente de Lula caso ele venha a ser candidato efetivamente. Não pensem que ele terá críticas só à direita. Será muito criticado à esquerda também, principalmente depois que Dilma optou por um ajuste radical no início de seu segundo governo.

  28. Nem morta voto em marina.

    Nem morta voto em marina. Discordo deste post. Lula tem que ficar e lutar se vai dar certo ou não, o tempo dirá. A “justiça” brasileira não vai parar de caçar petista e não vamos deixar o partido desaparecer. É enfrentar e enfrentar, não resta mais nada a fazer. 

  29. ser ou não ser…cega.

    Tenho um amigo cego, que diz: “Tem coisas que lemos e não gostamos. Mas creia, melhor ler isso do que ser cego. Concordo com êle.”

    Um texto longo…pra VENDER a “analise” de que “O LULA NÃO DEVE CONCORRER”. Ah! me poupe…  não importa o caminho dos textos, “imparciais”…a tese É SEMPRE A MESMA, encomendada. Vão ter que engolir a saga “O retorno”. 

  30. Triste Brasil. Ficar entre

    Triste Brasil. Ficar entre Lula ou Dilma ou Aécio ou Ciro ou Marina ou Serra ou Alckmin ou Temer ou…. Ninguém merece!

    1. O que o Brasil nāo merece sāo

      O que o Brasil nāo merece sāo os “coxinhas ” que acreditam em tudo o que a mídia brasileira lhe “pregam”.

  31. I have a dream – o que tem que ser feito

    Ciro, Fernando Haddad, Flávio Dino, Roberto Requião, sem dúvida seria excelente um governo progressista que agregassem esse time e passasse o pais a limpo expurgando-o desse lixo midiatico, judiciario e plutocrárito. 

    Noentanto ha coisas pre precisam ser feitas antes a começar pela retomada da democracia como protagonista em nosso pais o que significa a restituição do governo a quem o voto lhe proclamou de direito (governo ruim se julga nas urnas).

    As condições para isso, ai sim concordo com o autor, estão nas mãos de Lula e Dilma. Noentanto como disse Alexandre em sua opinião, Lula permanecendo como vidraça  e nos bastidores fazer o que sabe tão bem, negociar esse jogo, e Dilma emitindo a tão esperada “carta aos brasileiros” com o conteudo esperado, é claro e comprometendo-se com o plebiscito.

    Ai teremos um caminho pavimentado para a entrada em campo do escrete progressista dos sonhos. 

  32. Precisamos derrotar os políticos sem voto do MPF e da Justiça Br

    “Desistir das eleições é um bem que Lula faz a si mesmo, à sua liberdade, e à República de Curitiba, que poderá ficar mais tranquila depois desse fim atingido e, assim, investigar e condenar também os demais com o mesmo ímpeto da caça a Lula.”

    Acha mesmo que a República de Curitiba investigará os seus (a elite e a direita política)?

    Acreditar nisso é acreditar nos contos de Carochinha.

    Pergunto-me como o autor pode citar politicos como Ciro, Requião, Cid. Um a um todos seriam dizimados pela justiça parcial e pela mídia. Todos participaram de eleições, de governos e todos tem esqueletos em seus armários.

    Esta defesa implica jogar a política no fundo do poço e aliená-la da construção da democaria. É possível?

    Quem hoje seriam nossos candidatos não políticos? Um juiz, um procurador, um empresário como João Dória Junior, um banqueiro, talvez um ator de filme pornô ou um cantor em plena decadência mas com elegância?

    Poderíamos eleger um representante de movimento social como Guilherme Boulos?

  33. Quam acredita nisso…

     

    Parei de ler nesse ponto:

    “…República de Curitiba, que poderá ficar mais tranquila depois desse fim atingido e, assim, investigar e condenar também os demais com o mesmo ímpeto da caça a Lula.”

    1. O mais interessante é a Carta

      O mais interessante é a Carta Capital dar espaço para este ser formado e atuante dentro da cultura do establishment americano.

      OGGN é dado a isso, mas até tu Carta Mino Capital?

  34. Ciro terá comando, liderança

    Ciro terá comando, liderança e capacidade para as mudanças necessárias em nosso País,mas quero

    é ver a classe política deixá-lo “SOLTO”,vão preferir Lula com o seu JOGO DUPLO a Ciro,tenham a

    certeza disso,me lembro do Chalita em SP,super candidato a prefeito e popularíssimo e… na última

    hora tiraram a sua candidatura por causa de escândalo “plantado” o que explica isso ? Ora os

    próprios políticos sufocam aqueles que estão realmente bem intencionados e capacitados !!

    1. Esse meu comentário seria

      Esse meu comentário seria Plausível ?

      Será que sou bipolar ?

      NÃO ME RESPONDAM !!!

      Obs: Ao menos expressei o q pensei no momento,MAS DEVERIA ANALISAR MELHOR!! (Fazer o quê),

      depois ainda quero reclamar da moderação ggn (são uns santos para me aguentar!

  35. Com tempo de TV na campanha

    Com tempo de TV na campanha eleitoral, Lula muda qualquer quadro desfavorável, o problema é a mentirada “PIG” no JN e semelhantes. Já vimos isto antes. De qualquer forma, o Ciro Gomes é minha escolha se o Lula não for candidato, mas é apenas uma opniao bem antecipada e muita agua vai passar ainda por baixo dessa ponte. O Requião, pela posição nacionalista e contra o golpe, ganhou minha simpatia, mas o partido dele, nunca mais.

  36. Lula denuncia na ONU funcionário da Rede Globo

    Lula denuncia Moro na ONU

    Alguém tinha que dizer que o rei está nuCompartilharImprimirpublicado 28/07/2016ONU.jpg

    Do DCM:

    Os advogados de Lula anunciaram nesta quinta em Londres que ele entrou com um recurso no Comitê de Direitos Humanos da ONU para se proteger dos “abusos de poder” de Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato.

    Na petição, Lula afirma não ser contra uma investigação “justa e transparente”. Mas cita a “clara falta de imparcialidade” de Moro e seus “atos ilegais”, como a gravação e divulgação de conversas privadas dele com Dilma e a condução coercitiva para um depoimento.

    Lula menciona ainda, na petição, outras decisões da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outros cortes internacionais para sustentar que Moro está “irremediavelmente enviesado” e, portanto, não tem condições de julgá-lo ou prendê-lo. “Se isso acontecer, que seja decidido por um juiz imparcial”, diz o recurso.

       registrado em:

     

  37. “…cujo objetivo maior é

    “…cujo objetivo maior é prendê-lo ou, ao menos, torná-lo inelegível, enquanto que todas as demais se arrastam. Se a possibilidade de Lula ser Presidente novamente deixar de ser um risco, o Brasil ganhará com o avanço das demais investigações.”

     

    Mas que falta de senso, o sujeito não percebeu que ao reconhecer como objetivo da perseguição POLITICA ser ineleger o lula, então o resto do artigo, que advoga ele desistir da contenda, trata-se de uma peça apendice do projeto politico, ou seja, 

    o sujeito diz que ele precisa desistir porque os outros querem que ele desista!

    1. o sujeito diz que ele precisa…

      “o sujeito diz que ele precisa desistir porque os outros querem que ele desista!”

      Roberto s,

      Eu não vejo assim.

      Vejo que diante do arremesso implacável de todas as instituições da ordem estabelecida contra Lula, articuladas entre si para não permitirem o sucesso de nenhum tipo de medida legal em favor dele, o articulista advoga que Lula, neste primeiro momento, faça um recuo estratégico, até mesmo no resguardo da sua dignidade e integridade física que eles não estão nem aí, com o fim de retornar em outro momento que o cenário lhe for favorável, como muitos exemplos que temos visto na História.

      Estratégia é, também, as vezes vc recuar pra se recompor, reavaliar e reordenar suas táticas de enfrentamento.

  38. O mais interessante é a Carta

    O mais interessante é a Carta Capital dar espaço para este ser formado e atuante dentro da cultura do establishment americano.

    OGGN é dado a isso, mas até tu Carta Mino Capital?

  39. Dito de forma clara: esse

    Dito de forma clara: esse cenário não mudará enquanto continuarmos esperando ações pontuais de determinados atores políticos no cenário nacional. É certo que fomos acostumados por muito tempo que a solução salvadora estaria na ação espetacular – visto que incomum – de um ou mais atores políticos, mas isso vindo ainda hoje de analistas políticos profissionais da imprensa soa um tanto quanto infantil.

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/nao-ha-salvadores-da-patria/

  40. Nunca um só fez tanto de ruim em um só texto, se bem que longo

     

    Marcos Villas-Bôas,

    Recentemente eu comentei junto ao post “Populismo: um mal de direita e esquerda, por Marcos Villas-Bôas” de terça-feira, 24/05/2016 às 10:57, aqui no blog de Luis Nassif e de sua autoria. Fiquei impressionado pelo tanto de lugar comum e entendimento equivocado que você apresentava no texto. Não dei muita importância aos títulos que você apresentava no seu currículo, mas espantou-me que o primarismo do seu texto contou com o apoio prévio de dois amigos seus. O endereço do post “Populismo: um mal de direita e esquerda, por Marcos Villas-Bôas” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/populismo-um-mal-de-direita-e-esquerda-por-marcos-villas-boas

    E o meu comentário foi enviado terça-feira, 24/05/2016 às 19:21, mas é fácil de achar, pois há poucos comentários no post.

    Agora, você me aparece com um texto mais longo e que talvez por isso mesmo contenha muito mais falácias do que o anterior. É um texto de tal modo desprovido de fundamentação que deu um aspecto todo especial a sua titulação apresentada ao final. Eu fui logo perguntando o que será que as nossas universidades estão ensinando aos nossos jovens estudantes.

    E lembrei de uma provocação que eu fazia na época do impeachment de Collor em razão de reportagem da revista Time comparando Fernando Collor de Mello com Carlos Salinas de Gortari que era o presidente do México, para o período de 1988 a 1994. Segundo a revista Time, enquanto Fernando Collor de Mello estava à cata de moçoilas em Brasília, Carlos Salinas de Gortari estudava em Harvard e por isso o futuro do México era muito mais brilhante que o Brasil.

    Como na época o petróleo estava com preço baixo e eu sabia que o potencial do Brasil era maior do que o do México, eu dizia que se não tivesse o impeachment, no final do governo de Fernando Collor de Mello, ele poderia mostrar os dados dos dois países e dizer para o pessoal da revista Time: “veja aqui nesses gráficos como as moçoilas de Brasília têm muito mais a ensinar do que Havard”.

    Não era a favor de Fernando Collor de Mello, e sei que se não tivesse o impeachment, a inflação iria acabar e da forma correta, isto é, devagar, pois o combate que se fazia a inflação estava sendo conduzido com maestria por Marcílio Marques Moreira, e assim na época da Revisão Constitucional Fernando Collor de Mello, com a inflação bem baixa, ia fazer o que quisesse. Ele iria conseguir a aprovação da reeleição e iria manter o regime presidencial de 5 anos e assim teria uns dez anos de governo de Fernando Collor de Mello. Pensando assim eu preferia o impeachment, mas uma bravata assim na cara da revista Time não tinha preço. E depois, como o Carlos Salinas de Gortari andou envolvido em falcatruas, a minha provocação perdeu a graça.

    Eu pensei até em relacionar seus argumentos e mostrar a fraqueza de cada um deles, mas depois de ler os comentários e ver que muitos já fizeram isso com um ou outro argumento eu vejo essa tarefa como desnecessária. Vale, entretanto, deixar indicado o comentário de André Élebê, enviado quinta-feira, 28/07/2016 às 10: 35 e que ficou intitulado assim: “Eis um argumento canalha,”. E próximo do comentário de André Élebê há o de Alexandre Tambelli enviado quinta-feira, 28/07/2016 às 10: 42 (Não sei porque embora enviado depois, o comentário de Alexandre Tambelli vem antes do de André Élebê), que vai no mesmo sentido.

    Na minha primeira leitura, o segundo parágrafo do seu texto pareceu-me conversa de papagaio que houve declarações sem nenhuma base e talvez em função de uma memória privilegiada a repete, sem mesmo saber o que foi dito. Reproduzo-o para esclarecer a minha crítica. Diz você:

    “Os próximos 35 dias serão decisivos para o Brasil, que continuará em crise até 2019 se um novo Presidente, mais preparado e que não tenha relação com as investigações em curso, não assumir antes disso”.

    Primeiro repito o lugar comum: “os próximos 35 dias serão decisivos para o Brasil”. Talvez você assista muito uma série de televisão que diz que as próximas 48 horas após um crime são decisivas para a investigação conseguir elucida-lo. Eu vou dizer o seu lugar comum na sua forma mais genérica: “cada dia é decisivo para um país”. Trata-se de lugar comum ou de truísmo, mas que no fundo não diz nada.

    Não foi o lugar comum que você disse que me importunou na frase. Aliás, na sequência da frase você diz mais um lugar comum ao afirmar que o Brasil “continuará em crise até 2019”. Aqui cabe fazer uma ampliação semelhante a que fiz acima da sua frase e a transformar em um lugar comum definitivo: “todos os países vivem em crise até o final dos tempos”. O que eu considerei como uma afirmação de um anacoreta nefelibata, mais afastado da realidade do que o néscio pedestre que pelo menos tem os pés no chão, foi a parte final do parágrafo. Nele você diz:

    “se um novo Presidente, mais preparado e que não tenha relação com as investigações em curso, não assumir antes disso”

    Primeiro, o trecho ficou de tal modo mal escrito que dá a impressão que a crise acabaria se o novo presidente mais preparado assumisse antes. Não quero crer que você teve essa ideia sacripanta. Não é essa, portanto o meu senão com este trecho. O meu problema é com a expressão presidente mais preparado. Não vou mencionar a presidenta Dilma Rousseff porque eu sou suspeito uma vez que a considero a mais preparada para ser presidente do Brasil. O grande problema brasileiro é o câmbio e ela fez tudo para desvalorizar o real, e assim sempre que preciso eu vou defender a política econômica dos dois governos dela. De todo modo, excetuando ela, mencione o nome de alguém que você considere mais preparado do que o Michel Temer para ser presidente do Brasil. E eu deixei o nome do Michel Temer porque considero o comportamento dele para se tornar presidente do Brasil o mais vil possível e assim ele já começa no rez-de-chaussée e assim fica mais fácil você encontrar alguém que seja mais preparado do que ele.

    Esta idéia de alguém mais preparado para um cargo político, salvo a experiência, só passa pela cabeça de quem não tem nada na cabeça, ou de algum cientista genial, mas um tanto maluco que descobriu uma maquininha de dizer quem é mais preparado e não mostra a maquininha para ninguém.

    E lembro que ao fazer a releitura do seu post à cata da frase que eu pretendia reproduzir, li o primeiro parágrafo e ele me pareceu também fantasioso. Na primeira leitura eu não dera importância para o que você dissera. Na segunda é que eu vi que você não tem limite para dizer sandices. Diz você:

    “Como nos últimos 13 anos, o futuro do Brasil e da esquerda está nas mãos de Lula, agora mais do que nunca. O país vive um grave momento de inflexão e, até o final de agosto, decidirá o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, o segundo em menos de 30 anos.”

    Então se acontecer alguma coisa com Lula, o Brasil e a esquerda estariam perdidos? Ou será que você está no campo adversário e acha que o Brasil e a esquerda estariam perdidos se não acontecer nada com Lula? Já no post “Populismo: um mal de direita e esquerda, por Marcos Vilas-Bôas”, eu apontei para muitos pontos preconceituosos no seu texto. Não vou fazer um levantamento deste preconceito aqui neste post “As eleições de 2018 e o risco Lula, por Marcos Villas-Bôas”, mas é bom que se lembre que o caráter preconceituoso do seu texto revela-se a todo momento, ainda que você venha alegar que o que você disse é frase feita, é lugar comum que não deve ser tomado ao pé da letra. No contexto de todo o post, eu não vou deixar escapar a oportunidade de considerar como preconceituoso dizer que o futuro do Brasil está nas mãos de Lula e não na cabeça dele.

    O restante do parágrafo é tão bisonho que me levou na primeira leitura a não dar importância ao parágrafo inteiro. A frase “o país vive um grave momento de inflexão”, parece discurso de militar justificando as ilegalidades que eles faziam a torto e a direito.

    Poderia continuar mostrando as impropriedades que você espalhou pelo post, mas não vejo como isso alteraria alguma ordem natural das coisas.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 28/07/2016

  41. Essa tese é a mais sensata…

    Por ser essa tese do Marcos Villas-Bôas a mais sensata do momento, espero que já tenha sido levada à consideração de Lula e de seus próximos.

    Ciro com apoio explícito de Lula e, Haddad ou Padilha do PT como vice, seriam de fato os melhores nomes que a política poderia oferecer ao eleitorado brasileiro em 2018, e sem os riscos de traumas maiores que os atuais que estamos vivendo.

    Lula, Dilma e o PT precisam realmente entender que, para o cenário daqui até 2018, eles queimaram qualquer possibilidade de sustentação de um projeto presidencial centrado neles, mesmo porque, vindo a ter sucesso eleitoral que não duvido acontecer, o mais previsível é que tudo de ruim que já vimos até aqui seria café pequeno diante do que haveria de vir.

  42. Espero que o Ciro não seja o

    Espero que o Ciro não seja o candidato da esquerda, até porque ele não é de esquerda, e eu relutarei muito em votar nele.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador