Bolsonaro monta a sua ‘República da Tubaína’

Para garantir reeleição em 2022, presidente organiza grupo com ministros do STF contrários à Lava-Jato e políticos do Centrão

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro abandonou seus aliados extremistas e ligados a Olavo de Carvalho. Para tentar a reeleição em 2022, ele passou a se aproximar dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) contrários à operação Lava-Jato e dos políticos do Centrão, em uma espécie de “República da Tubaína”.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, parte do grupo é composto de velhos conhecidos de Bolsonaro da época em que ele era deputado federal, e com os quais ele se sente à vontade para “tomar tubaína”.

Esse grupo de confiança não só pode blindá-lo como livrar o filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), das investigações, além de garantir apoio extra para sua reeleição em 2022.

Dentre os integrantes da ‘República da Tubaína’, pode-se citar os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli, além de líderes de partidos de Centro, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o deputado Arthur Lira (PP-AL – a quem o presidente chama de “meu malvado favorito”), e o próprio líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Outros políticos que Bolsonaro tem dado mais ouvidos são os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho – ambos com boa interlocução no Congresso.

Toda essa movimentação acaba por contrariar o próprio discurso bolsonarista contra o Congresso e o STF que o levou ao poder, e que também motivou uma série de manifestações contra a democracia até meados do ano – inclusive com a própria presença do presidente.

 

 

Leia Também
Bolsonaro pode fechar o regime democrático no segundo mandato, diz Marcos Nobre
A elite que falsifica títulos acadêmicos, por Leonardo Avritzer
Salles justifica que proteções a manguezais e restingas eram “inúteis”
Ministério Público vai investigar captura de dados e disparos em massa na eleição
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E assim, a baderna vai ficando cada vez mais institucionalizada.
    Foi graças ao inequívoco apoio deste seleto grupo que teve início o período das sombras, exatamente em 31 de agosto de 2016.
    Em apenas 49 meses, um país que era visto com respeito por todos, com fundo de reservas cambiais de US 550 bi criado pela “terrorista” se transformou no que é hoje, a latrina do mundo que carrega nas costas, com dezenas de milhões de milhões de desempregados desesperançados, com uma classe trabalhadora devastada por leis que seriam inimagináveis antes do golpe, o único caso no mundo em que o acusado foi absolvido por falta de provas, e daí?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador