Brasil X Argentina: a disputa da Libertadores, por João Sucata

Brasil X Argentina: a disputa da Libertadores

por João Sucata

O Grêmio penou para vencer o Lanús em Porto Alegre, no primeiro jogo da  final da Libertadores: 1 x 0. Agora terá que disputar a final em Buenos Aires. O Lanús é de um município da Grande Buenos Aires, mas irá ter torcida suficiente para encher o campo e pressionar os brasileiros.

Como em disputas anteriores, os argentinos podem levar a taça; os brasileiros geralmente tremem nos estádios acanhados, lotados, panelas de pressão dos portenhos. Estes por sua vez, sobram na raça. Torçamos para os gaúchos mudarem a história. E esperemos que os beócios das redes sociais não apareçam querendo destruir a taça pelo palavrão que a denomina: Libertadores.

Mesmo que não seja campeão, o time gaúcho merece respeito. Há muita semelhança entre Grêmio e Corinthians. Também os gaúchos não gastaram rios de dinheiro na compra de craques ou pagamento de salários. E após uma epopeia de jogos contra times de todo o continente, chegaram as finais. No Brasileirão, jogaram várias vezes com o time reserva, preservando os titulares para a disputa continental. Mesmo assim, asseguraram um dos primeiros lugares. O técnico Renato Gaúcho merece parabéns.

PSG É O NOVO BARCELONA

As contratações de Neymar e Mbappé transformaram o francês PSG num time mágico, tomando o lugar do Barcelona em termos de futebol-show. O Barça tem vencido seus adversários, mas nem se compara com a forma como ganhava antes de perder Neymar. Pode haver influência da malograda revolução catalã. Interessante nesse aspecto a mudança dos grandes países europeus e dos EUA e da mídia; glorificavam a auto-determinação dos povos quando Croácia, Bósnia etc, exigiam independência da Sérvia, participaram até da guerra civil para desligarem esses  países e agora declaram-se contra ao independência do povo catalão. Ou seja, para eles um povo têm direito a independência, mas depende de com quem ele formará alianças ou quem deve ser enfraquecido.

Voltando aos craques do PSG m inclua-se Verrati, Cavani, Marquinhos, Tiago Silva, et) mas, principalmente Neymar,  estão dando espetáculo, o time francês será a estrela em 2018, já pode cobrar bem mais pelas transmissões de seus jogos. Os adversários, como aconteceu com o estrelado Mônaco neste domingo, e em seu campo, já entram para se defender e assim continuam mesmo após levar um ou dois gols. A meta e não ser goleado.

MASSA E A VENUS PLATINADA

A GLOBO pode ter se despedido da Fórmula 1 com a última corrida de Felipe Massa, neste domingo. Há muito tempo que o herói do Galvão não ganha uma corrida. Mas a glorificação  patrioteira vende bem  produtos dos patrocinadores. Então, era aquela glorificação a cada corrida. E Massa nunca passava do mediano, foi o campeão dos pilotos de média categoria. Nesta ultima corrida, vencida por Botta, Massa ficou em décimo.

QUEM VAI A  LIBERTADORES OU PARA A SERIE B: ÚLTIMAS VAGAS EM DISPUTA

Foi mais um passo decisivo para alguns times. Na Libertadores estão com vagas asseguradas: Timão, Verdão, Grêmio e Santos. Disputam as três outras vagas previstas no Brasileirão: Flamengo e Vasco com 53 pontos; Botafogo com 52, Chapecoense e Atlético Mineiro, com 51. Leve-se em conta que Palmeiras e Botafogo jogam hoje. O Fogão pode ir a 55 e resolver seu problema. Descem para a série B o Atlético GO e a Ponte, esta com um mãozinha da torcida que invadiu o campo aos 37’ do segundo tempo no jogo em que o Vitoria vencia por 3 x 2, apesar de ser em Campinas. A invasão  encerrou o jogo. Há ainda  duas vagas para baixo, que serão disputadas por Sport e Avaí, com 42, Coritiba e Vitória 43. Haja desespero.

 

CLASSIFICAÇÃO, RESULTADOS, ÚLTIMA RODADA

 

1º           Corinthians        72

2º           Grêmio                62          

3º           Santos                  62          

4º           Palmeiras            60                          

5º           Cruzeiro              56          

6º           Flamengo           53          

7º           Vasco                  53            

8º           Botafogo             52          

9º           Chapecoense    51          

10º         Atlético-MG      51                          

11º         Bahia                    49          

12º         São Paulo            49          

13º         Atlético-PR         48          

14º         Fluminense        46          

15º         Vitória                  43                          

16º         Coritiba                43          

17º         Sport                    42          

18º         Avaí                       42          

19º         Ponte Preta       39          

20º         Atlético-GO       35          

 

 

37ª RODADA

Sábado (25)

Fluminense 1×2 Sport

 

Domingo (26)

Corinthians 2×2 Atlético-MG

Cruzeiro 0x1 Vasco

Coritiba 1×2 São Paulo

Grêmio 1×1 Atlético-GO

Ponte Preta 2×3 Vitória

Avaí 1×0 Atlético-PR

Flamengo 1×2 Santos

Bahia 0x1 Chapecoense

 

Segunda (27)

20h Palmeiras x Botafogo

 

38ª RODADA

Domingo (3)

17h Vitória x Flamengo

17h Atlético-PR x Palmeiras

17h Vasco x Ponte Preta

17h Chapecoense x Coritiba

17h São Paulo x Bahia

17h Botafogo x Cruzeiro

17h Atlético-MG x Grêmio

17h Atlético-GO x Fluminense

17h Sport x Corinthians

17h Santos x Avaí

 

JOÃO SUCATA

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DUAS GRANDES ARMAS QUE

    DUAS GRANDES ARMAS QUE ALIENAM;FUTEBOL E CARNAVAL.ESTAMOS EM GUERRA DE CLASSES.ENTENDEM? PRA FRENTE BRASIL,AME-O OU DEIXE-O.90 MILHÕES EM AÇÃO E PRESIDENTE MÉDICI É COISA NOSSA.

  2. Brasil…..

    O Grêmio é um time muito comum para ser campeão da Libertadores. Mostra o rebaixamento do nível do torneio imposto por interesses gângsters de RGT e CBF. Virou uma espécie de Brasileirão piorado. Este ano poderemos ter até 9 brasileiros, por pressão da quadrilha. Pressão e interesse absurdo da bandidagem no futebol denunciado por Dirigente estrangeiro para a Justiça Americana. Bandidagem tupiniquim, que ainda bem, não conseguiu ‘botar as mãos’na Conmebol e Libertadores, mantendo a qualidade e excelência da melhor competição do futebol americano. Apesar de já prostituída pelo padrão tupiniquim do uso do esporte. Não por coincidência, ainda longe dos párias RGT e CBF. Ainda. Para o bem do futebol. Quanto ao Grêmio, time muito comum para ser campeão. Para o bem da competição e do próprio futebol brasileiro, tomara que dê os argentinos.  

  3. Descartar a leitura de sua coluna sobre futebol

    “Na Libertadores estão com vagas asseguradas: Timão, Verdão, Grêmio e Santos.”

    E o Cruzeiro?????????????? O primeiro time a conquistar a vaga da Libertadores 2018.

    Você realmente acompanha futebol?????????

    Na sua postagem anterior eu apontei o mesmo erro e não houve sequer resposta ao comentário. Provavelmente nem leu. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador