Carta a Temer, por J. Carlos de Assis

Carta a Temer

por J. Carlos de Assis

Você e seus asseclas do Planalto pagarão caro pela extrema aventura de destruírem os fundamentos morais da República. Seus cargos não serão eternos, assim como o controle dos recursos públicos que desviam do povo para simularem defesa. Quando se defrontarem com o julgamento que a maioria da Câmara dos Deputados manobrou para evitar, na base de favores espúrios, merecerão o que mais  de 90% dos brasileiros exigem, ou seja, a cadeia. Por isso não hei de me empenhar agora com o fora Temer. É perda de tempo. Vou esperá-los em 2018.

Suponho que, se caráter não for de origem genética ou por afinidade, você e seus asseclas terão de olhar diretamente, todos os dias, nos olhos de suas mulheres, de seus filhos e de seus amigos, sendo inevitável neles um rastro de desconfiança.  Por algum caminho, por uma conversa casual, por um pedaço de jornal, por um lance na internet vazarão informações de que algo muito suspeito terá acontecido com vocês, já que não podem explicar o inexplicável. O que farão? Vão comprá-los também como fez com dois terços da Câmara?

É certo que você, Temer, carregará a maldição histórica de levar as marcas indeléveis de Joaquim Silvério dos Reis. Em dois momentos, você submeteu o país a uma dupla humilhação. Primeiro, manipulou grande parte do Congresso para comprar o impeachment de Dilma, sem qualquer prova de crime. Segundo, manipulou grande parte do mesmo Congresso para evitar um julgamento a fim de esconder, estas sim, as provas de seus próprios crimes. É difícil encontrar exemplo similar na história de tal audácia  entre países civilizados.

Não vou chamar você e seus asseclas de bandidos. Isso ficará a cargo da Justiça brasileira depois de 2018, quando você será o maior cabo eleitoral de algum candidato que exprima a indignação do povo diante de seus crimes. Entretanto, como sua capacidade de manobrar o orçamento é quase infinita, é necessário extrema vigilância para que não acabe de vez com o país. A quantidade de favores que usa para manipular o Congresso e a mídia constitui um desafio para as denúncias da parte sã do Congresso e do Ministério Público.

Você, particularmente você, Temer, mudou não  apenas a geografia política de Brasília mas também sua expressão arquitetônica. O Planalto não é mais o lugar da extraordinária arte de Niemeyer e de Lúcio Costa, admirada em todo o mundo, mas o lugar da infâmia, da traição e do absurdo. Não é absurdo que, para comprar votos barrando denúncia conhecida pela população inteira, você promova venda de estatais e de aeroportos, retire impostos de petrolíferas, reduza a proteção ambiental e as proteções contra o trabalho escravo?

Como você traiu as centrais sindicais em relação à promessa de mudar na margem a infame lei aprovada contra a CLT, seus aliados explícitos, agora, são os ruralistas e a nata dos empresários retrógrados. Num acordo implícito com a grande mídia e o governo, Fiesp, Confederação do Comércio e Confederação da Agricultura queimam vastos recursos públicos em publicidade de promoção pessoal e institucional com o fim único de transferir dinheiro para televisões e jornais. É um total descalabro, ainda ignorado pelo Ministério Público.

Todos que tem conhecimento mínimo de história sabem que esses eventos, por mais extravagantes que sejam, são temporários. Sim, Temer, breve você irá para o lixo da história. Não importa a proteção que venha a ter do Legislativo a curto prazo. Nem confie muito na desídia do Judiciário. Como escreveu Max Weber a propósito da organização do judiciário a partir da Idade Moderna, o controle burocrático dele vai apenas até o ponto em que surge uma sublevação do povo. Nesse caso, sai o juiz comum e entra a justiça do cádi.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ‘É perda de tempo. Vou

    ‘É perda de tempo. Vou esperá-los em 2018.”

    Também acho que é perda de tempo, inclusive em 2018.

    Penso ser muito pouco provável que tenhamos eleições em 2018.

    Para promover a desgraça que estão promovendo os larápios que hoje nos governam devem ter a certeza de que continuarão lá por tempo indeterminado.

    Só uma rebelião popular os tirará de lá. 

    A primeira a ser destruída pela ira popular terá de ser a globo que é aquela que os mantém lá e trabalhará dia e noite para enganar a população fazendo-a acreditar que a revogação da eleição de 2018 é bom para o país.

    E não venham me dizer que a globo quer derrubar o temer.

    Ela o colocou lá para fazer exatamente o que ele está fazendo. Como ele parecia recalcitrante, a globo o ameaçou com as delações da JBS.

    A globo trabalhará para que o temer fique exatamente onde está após 2018. Ele é o presidente ideal para que o brasil sofra o saque que está sendo perpetrado.

    O vedadeiro inimigo de brasil é a globo.

  2. Esperando que o sol volte…

    De certa forma é melhor que Niemayer não esteja vivo para ver como o Palacio do Planalto esta sendo usado.Temer sera de fato um capitulo à parte na historia das republicas no Brasil. Um momento sombrio e simbolico de nossa patria.

  3. Lamento te desiludir J. carlos

    Temer não apgará por nada. Será como Maluf, como sarney, como ACM. Nunca pagará. Ao final do mandato ficará livre e bilionário pelos poucos anos que lhe restam. Ou, se ver que será preso, fugirá do Brasil antes. Simples assim.

    Temer olhará nos olhos de seus filhos do mesmo jeito que Maluf oha nos deles, e ACM nos seus olhava. Os filhso não terão vergonha dele: serão criados achando isto normal: Lembro que maluf foi preso com um filho que aprendeu desde pequeno a seguir os passos dos pais.

    Ser tratado como Joaquim Silvério… ele não liga. Já é detestado porq uase todos e não liga. Ele não liga pros outros, gente como Temer só liga pra si. Ele não acredita em Deus ou Justiça. Ele não tem o inferno ou castigo posterior. Ele acha bobagem deixar de aproveitar ao ma´ximo oagora por medinho de um castigoa pós morte de um Deus que ninguém nunca viu.

    O Judiciário (que eu recuso cahmar de Justiaç, justiça é outra coisa), vjá demonstrou que defende sua classe antes de tudo. por isso duas mulheres condenaram a petista que acusou o direitista defensor dos interesses da elite chamado Alexandre Frota. A condição de mluheres importa menos qeu as ligações de classe e interesses. E Temer é desta elite, e está trablahndo por seus interesses. Eles não tocarão em seu herói.

    Temer nãos e importa em ir pro lixo da história, ou mesmo de entrar pros livros d ehistória como o novo Judas: Temer só crê noa gora, no qeu pode ver como dinheiro, e no qeu pode sentir com Poder. E ele terá tudo isto até o fim.

    Se Deus existe, ele terá seu castigo no outro lado. Se não, então ele se deu bem, pois se Deus não existe tudo vale, e tudo pode… e nada vale a pena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador