Caso Padilha: as ameaças a uma grande política pública

Se os grupos de mídia quiserem atacar o PT ou o governo Dilma Rousseff, tem material, assim como para qualquer governo ou partido. Se quiserem focar em políticos negocistas, está aí André Vargas. Se quiserem mirar em Ministros que operam exclusivamente para interesses privados, tem Paulo Bernardo, das Comunicações. Ministros inoperantes? José Eduardo Cardozo, da Justiça, Guido Mantega, da Fazenda.

Mas ao mirar no ex-Ministro Alexandre Padilha e na Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Ministério da Saúde, estão comprometendo um dos mais bem sucedidos modelos de política industrial das últimas décadas.

***

Ao contrário de tantas políticas de gabinete, o PDP foi desenvolvido com ampla consulta a todos os setores da indústria farmacêutica e uma ampla gama de órgãos públicos –Saúde, Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas), MDIC,  MCTI, que montaram o Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis).

***

Ao contrário do apoio reiterado e sem contrapartidas à indústria automobilística, o PDP valeu-se do grande ativo brasileiro – o mercado de compras públicas de medicamentos – para desenvolver um modelo de parceria com multinacionais, exigindo reciprocidade.

Identificaram-se medicamentos relevantes, de largo uso na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). Depois, licitaram-se laboratórios públicos para fabricar o medicamento no Brasil. Esses laboratórios trazem parceiros multinacionais que dominam a tecnologia do medicamento. E as multi deverão assegurar a transferência do núcleo central de tecnologia para o país; garantir o desenvolvimento interno de pesquisas e medicamentos; e assegurar o controle nacional sobre as patentes e o conhecimento.

O laboratório público garante a pesquisa e a absorção de tecnologia; a multinacional garante a transferência de tecnologia; o laboratório privado garante a matéria prima e princípios de eficiência; e o Ministério da Saúde garante as encomendas.

***

De início, os laboratórios âncora foram o Fiocruz, Instituto Butantã, Oswaldo Cruz, Vital Brasil. A eles se agregaram o Lafergs (do Rio Grande do Sul), o Laboratório da Marinha, a Fundação para o Remédio Popular (São Paulo), a Indústria Química do Estado de Goiás, Instituto de Biologia Molecular do Paraná entre outros.

Cada laboratório teve liberdade para escolher seus parceiros.

Passando na primeira fase – o da indicação pelo laboratório público – para obter financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e da Finep, os laboratórios nacionais são submetidos a análises de capacidade financeira, capacidade tecnológica, domínio do processo produtivo por uma equipe de técnicos dos diversos órgãos. 

O laboratório do bicheiro apresentou-se em cinco projetos, foi desclassificado em 4, de fabricação mais sofisticada. Passou apenas na primeira etapa do quinto projeto, como fornecedor de matéria prima para o Laboratório da Marinha. E não teria a menor condição de preencher os requisitos seguintes. Seria inevitavelmente barrado na etapa seguinte.

***

Os grupos de mídia prestariam enorme favor ao país – e aos seus próprios interesses – se saciassem a sede de denúncias contra Ministros que merecem ser criticados, mas não destruíssem as políticas positivas que ajudam a construir o futuro.

Luis Nassif

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sangrando


    Mas qual é comprometimento tanto da oposição quanto da mídia com a nação? nenhum. Em qual guande  veículo de comunicação nós pobre mortais teriamos esta informação que eu reconheço ignorava completamente? em nenhum caro Nassif. Não podemos nos iludir, irão sangrar a tudo e todos. 

  2. Oposição rasteira

    Nassif,

    Quando eu vejo um grupo de oposição capaz de tomar atitudes como esta, um grupo de autênticos lesa-pátrias aliado aliado a uma grande mídia que funciona permanentemente de acordo com a sua matriz, Washington D.C., faço uma transposição para entender o que este dueto seria capaz de fazer no caso de chegarem à vitória na eleição.

    Quando eu leio que uma deputada federal tucana deficiente fícsica, Mara Gabrilli, teve a desfaçatez de declarar que JDirceu está tendo privilégios no presídio –  a cela é maior que dos outros detentos, míseros 23 m²; que ele tem chuveiro com água quente mesmo, que ela não tenha conseguido entrar na cela por conta de sua cadeira de rodas; que ele tem televisão e microondas, vejo que o senso de dignidade desta bancada de oposição ultrapassou completamente o limite do bom senso. Não tem o “imaginanacopa” ? Então também pode ter “imaginaseestaquadilhavencesse”, bem pior, né?

    Quanto a esta deputada, sua vexaminosa e, pior ainda, mentirosa atitude indicam que ela precisa de um terapeuta com urgência, pois tudo insica que deva ter algum tipo perturbção mental provocada por fatos pretéritos. Se a oposição rasteira vencesse, por mais de um motivo o ocupante da pasta da Saúde já estaria definido.

     

    1. Desfaçatez e cinismo

      Realmente, Alfredo. Alegar que alguns metros quadrados a mais ou mesmo um, vá lá, microondas, são “privilégios” para um cidadão mantido em regime fechado quando foi condenado ao semi-aberto supera a simples má vontade: é cinismo e desfaçatez. 

  3. Caro Nassif, com um artigo

    Caro Nassif, com um artigo esclarecedor como esse, creio que vc deu a deixa à oposição.  Agora é que ela vai bater no Padilha e em tal projeto, pois o que interessa à nossa bendita oposição não é bem do Brasil, mas a destruição do PT e de qualquer legado positivo do partido à nação.

  4. O que cobro deste blog.

    O momento é de guerra, e isso se tornou muito claro com o amplo bombardeio que o governo vem sofrendo e no absurdo que foi a entrevista de Padilha no Roda Viva.

    Então esta explicação, muito bem fundamentada do artigo, serve para quê?

    Para que os leitores que fizeram o sucesso deste blog se deliciem?

    O jogo não é pela verdade, pela divulgação de fatos concretos; a bolinha de papel de Serra que contou com a cobertura da Globo como se fosse um petardo, inclusive com entrevista de um renomado neurologista, mostra o que está ocorrendo.

    Esse momento não é para critica construtiva, mas de defesa dos acertos do governo e cobrança e divulgação de plataforma dos candidatos.

    1. Assis.

       Eu concordo com você é hora de defender o governo que mais fez para o povo, mas qual a melhor forma de se fazer isso? O governo não sabe lidar com a mídia. A mídia brasileira é a herança que a ditadura nos deixou, mentem, mentem sem nenhum pudor. O Nassif escreve como se houvesse algum pudor na mídia nacional, é o mundo em que vive o nobre blogueiro, mas não é o mundo real. 

      1. Assis.

        Fez o que cára-pálida? Bolsas de vários matizes? E o que ele (Governo) não fez? Relacione mais de uma obra de alcance geral, não demagógica. A resposta, se negativa, pecou o Governo pela omissão: se positiva, nada mais fez do que a sua obrigação, pois é para isso que se recolkhem impostos. A qual herança da ditadura vc se refere, e bem assim a qual ditadura. Desde há mais ou menos 125 anos, a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889, o País, Brasil, obviamente, teve, cerca da metade do período, regimes fortes, e, em consequência, rusgas com a Imprensa. Essa é a essência da instituição. Assim se dá em todo e qualquer regime em que se confunde o cargo da autoridade maior com o que de melhor uma idolatria pode reverter para determinado seguimento da Sociedade. Nero, Mao-Tse-Tung, Átila (o huno), Hitler, Lenin, Stalin, Mussolini, Chaves, Fidel, entre outros, não souberam também lidar com a mídia (era outro nome). E qual a característica entre eles: O culto à pessoa do chefe. Quer mais ou quer que desenhe? O resto é perfumaria.

      2. Retificando.

        Nassif. Minha intenção nesse final de comentário foi dizer que você é muito educado para os parãmetros de nossa mídia. Essas pessoas não tem pudor algum. Ainda assim, quis ensinar o padre a rezar missa, você como ninguém sabe como funciona esse meio. E ser educado é sempre o melhor caminho. 

    2. Se o blog fizer apenas a

      Se o blog fizer apenas a defesa dos acertos do Governo – e nunca deixou de fazer – mas não fizer críticas nem construtivas, ele vai se tornar chapa branca, muito mais do que já é conhecido por isso.

      Imprensa chapa branca é a pior coisa que existe. É o que acontece em SP e em MG, por exemplo.

      Não creio que seja o que o Nassif deseja. E não faz sentido. Creio que o blog deva ser um espaço de discussão com vistas à melhoria do País, quem quer que seja o Governante.

      O Governo Dilma tem muitos erros e têm sim que ser criticado por isso. Bem como os erros de Aécio e Campos, principalmente os erros por omissão, devem igualmente serem criticados.

       

  5. É lamentável que durante

    É lamentável que durante todos esses anos,  o PT não tenha criado um sistema de comunicação de massa para contrapor-se ao massacre midiático diário a que é submetido. Apanha calado !    Quanto aos deputados e senadores do partido, esses encastelaram-se em seus gabinetes, omissos e desinteressados com os destinos do País.

    Realmente lamentável !

  6. Desde quando essa mídia

    Desde quando essa mídia partidarizada-compromissada tem alguma preocupação com os interesses do país? Sua fixação e hoje única razão de existir é destruir o PT e seus principais líderes. O resto é secundário. 

    Políticas públicas boas para eles são as que beneficiam o “mercado”; que se encaixem nos parâmetros do liberalismo. Eis porque, merce de todos os erros e equívocos, vejo-me, como cidadão consciente, a optar insistir no meu voto ao atual esquema de Poder. 

    O governo Dilma pode não ter sido ótimo, mas mesmo assim não chegou nem perto dos desvarios desse consórcio oposicionista formado, salvo raras exceções, por sequiosos para por rés ao chão as conquistas – inegáveis – tão arduamente pelejadas. 

    Por mais que os candidatos da oposição possam negar, em especial o tucano Aécio Neves, há uma perfeita simbose entre eles e esse tipo de imprensa e seus devaneios. A matiz ideológica de ambas são exatamente a mesma. Enfim, são parceiros. 

      1. Cidadão,
        Escrevi mídia

        Cidadão,

        Escrevi mídia PARTIDARIZADA-COMPROMISSADA. Dá agora para sacar a diferença? 

        Como costumo afirmar, neutro só sabão. Nenhuma pessoa física ou jurídica é totalmente isenta, apartidária, e neutra em termos ideológicos.

        Agora, presa a compromissos, aí, não. E onde se detecta isso? Ora, no noticiário factual, onde se mistura o real com o inventado; na seletividade; nas abordagens generosas quando se trata de aliados. 

  7. Só falta a Dilma e seu

    Só falta a Dilma e seu governo entenderem que o momento é de guerra. 

    Dilma, o controle remoto não resolve.

    Há uma guerra declarada contra seu governo e o PT. Defendam-se.

  8. O POVO NÃO É IDIOTA

    CARO NASSIF,GOSTO MUITO DO SEU JEITO DE TRABALHAR SEMPRE MUITO ESCLARECEDOR VEJO AQUI SEUS SABIOS SEGUIDORES PREOCUPADOS COM UMA POSSIVEL DERROTA DA DILMA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES POREM NA MINHA MODESTA MANEIRA DE VER ESTA POSSIBILIDADE ACHO MUITO DIFICIL QUE ISSO ACONTEÇA PORQUE AS GRANDES MASSAS DE ELEITORES NÃO TEM ACESSO A INTERNETE E POUCO TEMPO PARA ACOMPANHAR DE PERTO O QUE A GRANDE MIDIA VOMITA TODOS OS DIAS E AINDA TEM FATO COMPROVADO DE QUE APESAR DE POBRES NÃO SÃO IDIOTAS COMO A CHAMADA GRANDE MIDIA PENSA QUE SÃO, PARABENS MAIS UMA VÊS PELA MATERIA. 

  9. PDP realmente funcionaria se

    PDP realmente funcionaria se a transferencia de tecnologia realmente ocorresse, não é Nassif ? Porém, o que vemos é que essa transferencia não ocorre e as grandes farmaceuticas obtem mercados exclusivos no Brasil. E certas Fundações PRIVADAS associadas a essas instituições “publicas” e que recebem os recursos federais não são controladas e não tem transparencia nenhuma. Tudo isso sob os olhares condescendentes do Ministerio da Saude, do Ministerio Publico, da Policia Federal e da midia, que esta careca de saber dessas questões. E quando falta vacina e soro, jogam a culpa na ANVISA, que permanece calada.

     

      1. desmanche anunciado
        Desde a introdução da vacina contra gripe uma “ parceria”
        Entre Sanofis e butantan foi acertada para que em cinco anos viesse o repasse.ISso foi ha uns 12 anos e ate hoje importa se a dita cuja.O que esta acontecendo???

  10. A falta de divulgação sobre o sistema de hospitais regionais

    Globos, Folhas, Vejas e Estadões sempre procuraram com uma lupa alguma coisa contra Padilha e, não encontrando, inventaram um crime que não existiu, por outro lado o que se sabe é que a comunicação do governo Dilma é capenga, eu não sabia desses dados implementados na gestão Padilha, não sei nem mesmo sobre os hospitais regionais, um programa que foi colocado em prática para desafogar os hospitais de capitais e prestar um atendimento mais rápido e de qualidade à população:

    Hospital Regional do Cariri realiza mutirão para desafogar cirurgias

    23.04.2014

    Uma média de 244 pacientes da região aguardam vagas para procedimentos na área de ortopedia

    hosp regionalA unidade hospitalar atende a 45 municípios da região, que tem cerca de meio milhão de pessoashospitalQuando estiver totalmente em funcionamento, o Hospital Maternidade Regional do Sertão Central atenderá a população de 612 mil habitantes de municípios como Aiuaba, Banabuiú, Caninidé, Quixadá e QuixeramobimFOTO: ALEX PIMENTEL

    Juazeiro do Norte. O Hospital Regional do Cariri (HRC) está realizando um mutirão para desafogar a fila de espera para cirurgias. A ação foi deflagrada no começo da semana e possui a finalidade de reduzir o número de pacientes que aguardam vagas para a realização de procedimentos cirúrgicos para tratamento ortopédico de joelhos por meio de artroscopia, cujos nomes constam de uma lista de espera onde já estão cadastrados cerca de 244 pessoas.

    Cerca de 70 pacientes que aguardam tratamento já foram contatados por profissionais que atuam no HRC para darem início aos procedimentos. O tratamento é realizado a partir da divisão dos pacientes em grupos, que passam a receber os primeiros atendimentos no setor ambulatorial do hospital. Os casos são analisados individualmente e as equipes cirúrgicas são formadas de acordo com as especificidades que cada procedimento demanda. A partir daí, uma segunda fase do programa é posta em prática e os pacientes passam a ser direcionados à realização de uma consulta médica mais detalhada, onde novos exames são solicitados visando à confirmação da necessidade da realização de cirurgia.

    Até o final deste mês já estão previstas cerca de 20 intervenções cirúrgicas por meio de artroscopia em pacientes que sofrem com problemas ortopédicos. O procedimento, conforme os especialistas, é uma ferramenta menos agressiva do que as cirurgias comuns e, na maioria dos casos, garante que a recuperação dos pacientes aconteça em menor tempo. Grande parte dos procedimentos realizados através da artroscopia, inclusive, é feito no próprio ambulatório, possibilitando, desta forma, que os pacientes também tenham a condição de retornar mais rapidamente às suas residências.

    Para que o resultado do procedimento atinja toda sua eficácia, é necessário que os pacientes realizem sessões de fisioterapia antes e depois da intervenção cirúrgica evitando, também, o surgimento de sequelas. É a primeira vez que um procedimento como este é realizado em um hospital instalado no Interior do Estado.

    Cobertura

    Funcionando há cerca de três anos no município de Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri atende a uma população estimada em meio milhão de habitantes, espalhados pelos 45 municípios que compõem a macrorregião. A unidade é vista como referência no tratamento em trauma em todo o Estado.

    Conforme o diretor médico do HRC, Sérgio Araújo, os candidatos ao procedimento são encaminhados ao tratamento através das Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Central de Regulação, responsável pelo agendamento do atendimento na unidade hospitalar.

    Parceria

    “O carro chefe das cirurgias artroscópicas são as doenças dos meniscos e dos ligamentos. Para ambas, particularmente para as cirurgias de ligamento, existe uma parceria muito grande entre a equipe médica e o paciente. A responsabilidade do paciente se dá na fisioterapia, que precisa ser feita antes e depois do procedimento cirúrgico. Se o paciente não obedecer a esta regra, ele pode apresentar sequelas futuras”, ressaltou o médico.

    O mutirão criado pelo HRC para realização de procedimentos através da artroscopia junto aos pacientes com problemas ortopédicos também atende a uma recomendação do Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE). No mês passado, a Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, expediu recomendação visando que o atendimento através de tal procedimento fosse dispensado a cerca de 244 pacientes que configuram numa lista de espera para realização das cirurgias. A relação dos pacientes que demandam tal atendimento, segundo o MPF/CE, é mantida pela 21ª Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (Cresus), no Cariri.

    Falta de profissionais

    Até a datada expedição do documento ministerial, segundo apontado pelo órgão de fiscalização, o Hospital Regional possuía apenas um profissional capacitado à realização do procedimento cirúrgico por meio da artroscopia e vinha realizando, apenas, dez cirurgias.

    O órgão também relatou que o hospital decidiu demitir 11 médicos ortopedistas em setembro de 2013 e que o único médico contratado pela unidade dispunha de cerca de 30% da carga hora semanal de trabalho para realização das cirurgias eletivas.

    Além da recomendação em torno da ampliação do número de atendimentos, o MPF/CE, através da Procuradora Lívia Maria de Souza, também orientou que a unidade hospitalar realizasse a contratação de pelo menos oito novos profissionais, número suficiente para atender a demanda apresentada pela central de regulação.

    O documento encaminhado ao Hospital Regional do Cariri também foi remetido ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e a Coordenação Geral de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção à Saúde do ministério da Saúde, em Brasília.

    Nova unidade terá atendimentos por etapas

    Quixeramobim As obras do Hospital Maternidade Regional do Sertão Central estão em fase de acabamento. Essas foram as últimas informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) acerca do complexo hospitalar em construção na cidade de Quixeramobim desde maio de 2012. O prazo de execução é de 480 dias. O cronograma estabelecido pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE) está sendo cumprido. Todavia, a inauguração ocorrerá por etapas. A primeira delas, do setor de emergência, está programada para agosto.

    A decisão havia sido tomada no início de fevereiro, quando o secretário estadual de Saúde, Ciro Comes, inspecionou a obra. Na ocasião ele anunciou para agosto o início da primeira etapa de atendimento. O funcionamento, como em todos os hospitais regionais pela diversidade e alta complexidade dos serviços, seguirá o cronograma dos serviços disponibilizados à população. No caso de Quixeramobim, a primeira etapa será no setor de ambulatório.

    O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, confirmou a informação do secretário de Saúde. A inauguração do Hospital Regional será feita por etapas. A primeira delas será realmente em agosto, com atendimentos de emergência e enfermaria nas áreas de pediatria, traumatologia e emergencial. A inauguração diferenciada dos outros dois hospitais regionais em funcionamento no Interior do Ceará foi tomada em razão da carência desses serviços na região. “O atendimento aliviará os hospitais municipais”, explicou.

    De acordo com a Sesa, este é o terceiro hospital regional construído pelo Governo do Estado. O primeiro entregue foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o segundo Hospital Regional Norte, em Sobral. Nas obras da nova unidade estão sendo investidos recursos próprios, da ordem de R$ 67,6 milhões. Mais R$ 51,2 milhões serão disponibilizados para aquisição de equipamentos, através de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e parceria com o Ministério da Saúde.

    Quando estiver concluído, o Hospital terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Serão 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos.

    A exemplo do Hospital Regional Norte, o Hospital do Sertão Central contará também com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade materna.

    Quando estiver totalmente em funcionamento a unidade atenderá a população de 612 mil habitantes de Aiuaba, Arneiroz, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Tauá e Quixeramobim.

    Mais informações
    Hospital Regional do Cariri (HRC)
    Rua Catulo da Paixão Cearense
    S/N–Triângulo
    Juazeiro do Norte
    Telefone: (88) 3566.3600

    Roberto Crispim
    Colaborador

    http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/hospital-regional-do-cariri-realiza-mutirao-para-desafogar-cirurgias-1.1000641

  11. Você não entendeu, Nassif.

    Você não entendeu, Nassif. Assim como as máfias se uniram para derrubar a CPMF, elas atacam de novo exatamente para derrubar o que está certo, o que está dando certo.

  12. E qual o comprometimento do PT com a nação?

    Vocês defendem de forma eloquente as políticas e ações do governo. Até admitem que há problemas, desvios, erros, que o governo não foi ruim, mas afirmam categoricamente que a alternativa é entregar a nação à espoliadores, entreguistas, brasileiros vendidos aos americanos. Tudo muito bem baseado na mitologia das esquerdas, mas na realidade, uma argumentação maniqueista, que visa apenas desqualificar a oposição sem ter de discutir os meritos da questão.

    Na teoria, o PDP pode até ser lindo, mas a ida da teoria à prática exige lisura, eficiência e competência. Se houver um laboratório recebendo dinheiro do governo federal e desviando a verba, isso não se enquadra na lisura, e portanto é um problema  a ser analisado, e corrigido. Se o problema for de processo, de auditoria, ou se é do modelo do negócio em sí, cabe à discussão aberta sobre o mesmo identificar e resolver. Mas é impossível discutir quando o debate entre o governo e a oposição se dá no tom de acusação pessoal. Não se debatem as idéias, porque é mais fácil combater o debatedor doque a idéia. Se a mídia desvenda uma maracutaia, um desvio, imediatamente a mídia é golpista, é vendida, falta o controle da mídia, falta ao PT a mídia em massa, ou seja, discutem tudo, menos a investigação da maracutaia. O Nassif até que tentou falar específicamente do caso, mas gastou a maior parte do artigo dele para defender a poítica pública, certa ou errada, ao invés de investigar e detalhar doque se trata o caso posto. Foge-se do debate, para defender uma política pública que não está sob ataque, para mais uma vez vilificar o debatedor, ao invés de discutir as idéias e os problemas…

     

    Muito da política desenvolvementista do governo é baseada na idéia do nacionalismo, em oposição ao entreguismo. Infelismente, essa não é a realidade, há inúmeras alternativas e formas de se gerenciar a política industrial que não esbarram na desindustrialização, nem no entreguismo, mas nada diferente da linha do PT parece se aceitável no debate, então fica difícil: o governo só apanha da mídia, porque não sabe dialogar, e porque a mídia não consegue estabelecer debate, porque o governo não debate, só contra-ataca…

     

    1. “Voces” isso, “voces” aquilo,

      “Voces” isso, “voces” aquilo, e “Tudo muito bem baseado na mitologia das esquerdas, mas na realidade, uma argumentação maniqueista, que visa apenas desqualificar a oposição sem ter de discutir os meritos”:

      Da pra ler o que VOCE escreve antes de usar a palavra “maniqueismo”, ou o problema eh falta de dicionario?

    2. É muita miopia…

      Você demonstra, tão somente, vultosa miopia, ou ausência de perspicácia ao redigir um comentário que só tangencia um tema, seriamente discutido por Nassif, enxertando-o de vigarices e ilações, sequer, plausíveis de comprovação.

  13. ministerio da saude

    Você consegue dar as necessárias explicações de como deveria funcionar o PDP do ministério da saúde, mas você sabe que não é assim que a “coisa”  funciona, ou não seria um comentarista político de renome , como evidentemente você é. Mas já que o assunto é a defesa do Ministério da Saúde, gostaria de saber sua opinião sobre o programa “MAIS MEDICOS”, salvação dos ignorantes das  periferias deste nosso imenso pais. 

    1. “programa “MAIS MEDICOS”,

      “programa “MAIS MEDICOS”, salvação dos ignorantes das  periferias”:

      Da pra ler o que voce escreve por aqui?  Nao vai passar nao…

  14. A corrupção e inoperância do atual governo

    Caro Nassif – Desculpa, mas um País não cresce quando a corrupção salta aos olhos, pouco importando o que foi feito de positivo de por quem. O caso da transposição do Rio São Francisco que não ocorreu após doze anos do PT no governo é exemplo maior na medida em que o povo do sertão está morrendo de fome e sede. Enquanto isso, estádios para a Copa tomaram, aos montes, dinheiro público. Petrobrás é outro exemplo, visto como tornou-se balcão de negócios escusos e cabide de emprego para os apaniguados. Enfim, JK, em cinco anos, tirou o Brasil de um atraso de cinquenta anos. Por fim, com exceção de Itamar Franco que a mídia nada fala como exemplo de dignidade e honestidade como pessoa e Presidente, os demais merecem uma grande lata de lixo, incluindo esse maldito Congreso composto da pior escória da sociedade, exceção feita ao Tiririca, bastando conferir a entrevista que deu para a Record e a motivação que o levou a não se candidatar mais (suas palavras: Sempre trabalhei para prover o meu sustento e de minha família e aqui ganho sem fazer nada porque quem manda são as lideranças.

    1. Primeiro que a Transposição

      Primeiro que a Transposição do São Francisco começou em 2007. ‘Povo do sertão moreendo de fome e sede’… ‘JK, em cinco anos, tirou o Brasil de um atraso de cinquenta anos’. Pergunta 1) Se em cinco anos se tira o atraso de 50 anos, quantos anos são necessários para tirar 500 anos de atraso?  Pergunta 2): o caro amigo já sai da frente das telas do computador e tv e viajou um pouco por ai, digo, pelo interior do país, ou tem mesmo opinião formatada pelas fontes de sempre? 

  15. Os grandes veículos de mídia não estão nem aí com o Brasil

    Os grandes veículos de mídia não estão nem aí com o Brasil, e seus jornalistas idem. Importa para eles que o bolso deles esteja cheio e o melhor partido para isso é o PSDB.

    Grandes veículos de mídia vivem de grandes anunciantes, o “mercadinho do Zé” só importa quando é mostrado nos seus programas sensacionalistas com “homens de bem” como Luciano Huck apresentando. O modelo neoliberal que aumenta a riqueza dos grandes e aniquila os pequenos é o que os mantém. Essa política petista de pleno emprego, habitação através do MCMV, política de cotas, Prouni, bolsa família, pequena verba para blogs (até isso reclamam), etc, é um absurdo para eles. Ainda ontem o JN da Globo reclamava que, diferente dos EUA, o Brasil vive um momento de pleno emprego, mas de pouco crescimento da industria.

    Como diria Zelaya da elite de seu país: ” … os ricos não cedem em nada. Querem tudo somente para eles. …” (http://www.adital.com.br/site/noticia_imp.asp?cod=40226&lang=PT). Não é diferente daqui, o pouco da verba publicitária direcionada à internet e aos blogs progressistas especificamente, já sofre ataque dessa mídia golpista.

    Imaginem perderem aquela “boquinha” de distribuir seus jornais e revistas sem licitação nas escolas públicas paulistas? Como bem lembrado pelo Assis, tem muita bolinha de papel pra rolar aínda …

  16. Lamentavelmente os políticos

    Lamentavelmente os políticos do Brasil, principalmente os de direita,  rifam seus mandatos para os grandes grupos privados nacionais e multinacionais. Recentemente li uma reportagem onde a maioria dos grandes empresários votariam em Aécio Neves, não porque ele será o melhor Presidente para o País, mas porque será o melhor Presidente para defender os interesses destes grandes grupos.

    Quando na história os grandes empresários do Brasil estiveram preocupados com a melhoria na vida da população em geral ? A única coisa que se preocupam é em a cada ano aumentar os lucros de suas empresas para que possam ficar cada vez mais ricos e manter a concentração de renda da forma vergonhosa que é há 500 anos.

     

    1. Em mito, MG.  Os empresarios

      Em mito, MG.  Os empresarios brasileiros NUNCA fizeram tanto dinheiro quanto durante os tres governos petistas.  O que esta “apoiando” Aecio e Campos NAO eh o empresariado brasileiro mas empresarios especificos, de setores especificos.

      Se voce disser “empresariado internacional” eu digo de cara:  verdade pura.  Eh a Petrobras.

  17. A oposição é só uma metáfora

    É sempre a mesma política da Terra Arrasada com ambições a produzir a Terra de Ninguém. Nos buracos de mina é que elas se refestelam, as toupeiras oposicionistas.

  18. Reescrevendo:
     
    Se os grupos

    Reescrevendo:

     

    Se os grupos de mídia – que apoiaram criminosamente e descaradamente o golpe de 1964 contra o povo brasileiro, com apoio da embaixada dos USA, FIESP, IPES/IBAD, grupos da igreja católica e setores da classe média – …

  19. caso padilha

    Valeu o artigo. Esse é o papel da midia comprimetida com a informação correta e com o leitor. Informar corretamente, apontar erros quando houver e elogiar quando está certo. Parabéns.

  20. Nassif, não teria um jeito de apagar na origem

    os comentários idiotas/golpistas que aparecem nestes tempos de eleição.

    Estou ficando tanto de saco cheio das baixarias que aparecem com os “novos participantes” que começo a ignorar a parte de comentários, o que é ruim por que sempre teve textos bons no blog, mas eles são agora afogados pelos textos dos trolls enviados por sabemos quem repetindo os comentários-lixos que povoam os blogs da mídia tradicional.

    Uma pena.

    1. Lionel

      Esse é o alerta que venho tentando passar para o Nassif.

      Alguns dos bons comentaristas que ajudaram a dar fama, musculatura e respeito ao blog já migraram e outros estão insatisfeitos. Isso é fruto de uma linha editorial não clara. Já vi blogs, revistas de fama,  jornais e mesmo bares de debates de alto nível serem destruídos por pessoas como estas que estão aparecendo, e não me refiro aos nossos já tradicionais e bons comentaristas de direita.

      Tem comentaristas que estão aparecendo exclusivamente para jogar barro no ventilador.

      1. Subir bons comentários!

        Não tenho dúvida que a maneira mais eficiente em todos os sentidos, é a utilizada atualmente pelo Youtube, sites e redes sociais mais modernos. O sistema de subir comentários, ou seja, não importa quem comentou primeiro ou por último, mas sim os melhores avaliados que sempre estarão entre os primeiros comentários.

        Certamente esta e a maneira mais interessante, tanto para quem não tem tempo e nem ‘sangue’ para ler todos os comentários, e (como se faz hoje) é obrigado a caçar ‘na raça’ pelos melhores. Maneira esta que é isenta de qualquer tipo de reclamação de direitos civis, como liberdade de expressão, uma vez que nenhum comentário será excluído, e por serem os leitores quem decidem (democraticamente) qual comentários estará entre os melhores avaliados, através de ‘curtidas’.

        Eu como desenvolvedor que procuro estar ligado em tendências que visem o aumento de tráfego em um site, daria prioridade à este tipo de implementação para ontem.

        1. Vc acha mesmo essa forma

          Vc acha mesmo essa forma ineressante ?

          Os grupos de maior poder tem dinheiro para gastar com um exército de excluídos para ficar curtindo e bem avaliando os comentários que defendam suas opiniões. 

          1. Sim, acho e de longe!

            As simples estrelinhas deste Blog demonstram que nós somos mais fortes que qualquer Troll.

            Para uma solução moderna e eficiente, vale o teste antes da negação.

            Dando errado, poderemos ir à outra sugestão.

          2. ok
            Melhor isso do que ficar inerte diante da invasão da baixaria. Acho que vale a tentativa, Nassif: se não funcionar bem, parte-se para tentar outra solução. O que não podemos é ficar estáticos e à mercê dos estratagemas sujos desta cambada de parasitas.

      2. Assis, tô contigo! Mas o que

        Assis, tô contigo! Mas o que essa cambada de viúvas da udn joga no ventilador não é barro, mas também começa com “b”.

        O Nassif ainda vai se arrepender de dar corda a essa súcia. O blog está ficando parecido com a seção de comentários dos membros do G.A.F.E

  21. Laboratórios internacionais  

    Laboratórios internacionais   nunca tiveram  antes,  aliados tão   ativos e explícitos quanto  os atuais. Essa é a novidade.

    Perderam o pudor ou   algo ou alguém  os têm  encorajado. Pelo  rumo e ritmo, “são os do norte que vem”.

    Depois de  descobertos e humilhados  procuram dar  a resposta com o único método que conhecem e consideram eficaz.

    Aguardemos,pois até agora  ainda não se ouviu os  sons do clarim da  salvadora cavalaria…

  22. Não tenho nenhuma formação em

    Não tenho nenhuma formação em sociologia para colocar estas considerações. Aliás, não tenho formação alguma. Coloco isto baseado na experiência vivida com camadas humildes da populaçao, A polícia prende diariamente centenas de pessoas. Jjovens entre 20 e 30 anos abarrotam as carceragens. Nasceram nos anos 90. Quando estavam na infância houve a crise resultante no desemprego, na ausência de investimentos, no problema das reservas , nos juros altos, tudo contribuindo para a desagregação das famílias, Muitos passaram a serem sustentados pelos avós aposentados. Sem proteção social comeram o pão que o  tal  neoliberalismo amassou. O salário mínimo não podia ter aumento real porque, argumentavam , traria mais inflação. Lembro dos movimentos que queriam fixá-lo em 100 dólares porque estava abaixo disso… Crianças azaradas. Adultos mal formados. Não podemos ter isto de volta.

    A grande imprensa atualmente é o Papai Noel de muita gente que se acha sabida. Quando acordarem dessa ilusão talvez o mal já tenha sido feito e ai só restaria a todos sentar e chorar.

  23. Com licença, Nassif (um jornalista e brasileiro sério):

    Ocê acha que a oposição e a míRdia estão preocupados com políticas públicas?

    Ocê acha que a oposição e a míRdia estão preocupados com jornalismo responsável?

    Ocê acha que a oposição e a míRdia estão preocupados com a população?

    Ocê acha que a oposição e a míRdia estão preocupados com o país?

    Pensemos bem, com o que eles estão preocupados?

    O que ôce acha?

     

    PS: Parabéns, a luta é gigantesca e desigual.

  24. O PT é um grupo de

    O PT é um grupo de gananciosos defendidos por torcedores fanaticos alheios a imparcialidade!

    PT, graças a Deus vcs não iludem a todos e seu prazo de validade vence dia 31 de dezembro de 2014!

    1. Prescrição e renovação

      O de vocês venceu em 1º de janeiro de 2003; como já se passaram mais de 10 anos, a renovação prescreveu, portanto, babaus. A Dilma renovará a dela no dia 1º de janeiro de 2015.

      P.S.: Seu tom é justo o de um torcedor fanático e alheio à imparcialidade. Mas autocrítica nunca passa perto de pessoas do seu naipe.

      1. O povo acordou… não vê quem não quer!

        A arrogancia militonta e a certeza da vitória dos pseudo socialistas comedores de caviar!!!!!

         

        ahah patético!!!!

        1. $$$$
          Quanto você ganha para entrar aqui brandindo chavões vazios e meramente ofensivos? Tipos como você não só nada constroem como são nocivos a qualquer discussão substantiva e civilizada. Volte para o esgoto de onde nunca deveria ter saído, verme inútil.

      2. Melhor não alimentarmos

        Melhor não alimentarmos trolls, Marcos. Esse ai é o típico. Seu comentário nada tem ver a ver com o tema do artigo, que ele sequer leu: é genérico, serve para qualquer artigo. 

  25. .

    Nassif, o jornalismo brasileiro deixou de ser jornalismo, com raras exceções, como se sabe. O caso Zé Dirceu é um dos maiores exemplos mais recentes  do comportamento irracional da velha imprensa. Quanto à questão específica do artigo, vale a pena sublinhar o ponto sobre os acordos com transferência de tecnologia, coisa ignorada no Brasil desde o início da industrialização e um dos fatores para o atraso tecnológico do país. O exemplo da indústria automobilística é clássico e dispensa comentários.  Uma imprensa responsável e interessada em ser crítica, deveria antes se ocupar com detalhes e se acordos assim estão sendo seguidos e cumpridos, antes de gastar energias com suposições e acusações, como sempre, sem provas. 

  26. Pois é, Nassif!

    Pois é, Nassif!

    O grande problema está exatamente aí, em que essas pessoas e/ou grupos a que se refere no Post não são de comprometidos com os interesses do povo brasileiro, com os seus avanços e conquistas, mas sim com o oposto e pelo qual se empenham de modo sórdido e animal, porque é no vácuo da cidadania e do bem estar geral da nação que eles prosperam, reinam absoluto.

    Parafraseando Dutra, ou o Brasil acaba com essa mídia saúva ou ela acaba com o Brasil 

    1. Exatamente isso meu caro

      Exatamente isso meu caro Aldo! Na mosca! Passa um turbilhao de ideias na minha mente que nao consigo produzir um texto coerente para o que sinto sobre isso que voce escreveu. Entendo que e ai que tem que ser feita a mudanca. Imagina uma, so precisa umainha, rede de tv no Brasil, com publico abrangente em todo territorio, mas fazendo um contra ponto a Globo, mas nao apenas assumindo a defesa dos governos populares, mas basta apenas fazer jornalismo de verdade.O que e mais grave na Globo e a falta de debate de ideias . O telespectador nunca tem a chance de ouvir mais de uma versao, para poder fazer sua opiniao. Isso e muito grave meu camarada. Mora aqui na Florida a 13 anos, a unica coisa que realmente aconselharia para o Brasil e o jornalismo. A variedade de opinioes sobre todos os assuntos , desde a crise existencial das minhocas ate sei la o que, e enorme. Nenhuma das 3 redes nacionais de tv, apresentam um a situacao, sem pelo menos dois convidados com ideias opostas. Logico que o ancora da Fox , tenta brecar os Democratas e a Mnsbc, o mesmo com os Republicanos. Mas o importante e a variedade(logico que dentro dos padroes culturas e politicos da America) de opinioes rolando na midia. Agora , me dar dor de barriga, saber que no nosso amado Brasil, desde 1500, a maior parte da populacao se informa por uma midia que so transmite um lado da ,moeda. Isso e um crime mais que hediondo. 

  27. Acho que a mídia atirou no

    Acho que a mídia atirou no que não viu, o rabo  é que é muito comprido.

    Palloci era endeuzado pelo mercado, capa da Newsweek, eu mesmo votaria nele em 2010, mas…. não conseguiu manter a barguilha fechada e se deixou enredar pelo que NINGUÉM, repito, NINGUÉM esperava.

  28. São Paulo vai virar sertão em 2014, talvez em 2015…

    E este aí não ganha em São Paulo de jeito algum…

    Esquece, fora de cogitação. Em reeleição não.

  29. Essa parcerias podem até ser boas, mas…

    Em tese essas parcerias podem ser boas, mas… Mas ninguém vai trazer tecnologia para cá a preço de merreca. Só mesmo de fármacos de patentes expiradas ou a expirar. Não vejo isso com bons olhos. São arrumadinhos feitos ad hoc, mas que não resolvem o principal problema brasileiro, que é falta de competitividade devido a uma legislação trabalhista absurda, uma burocracia absurda e uma carga tributária também absurda. Por outro lado, tem um vício de origem também absurdo. É que o MS prometia comprar esses produtos com 20% de sobrepreço sobre o similar estrangeiro!!! Não faz sentido. Iríam comprar os sais lá fora, baratos, (Índia, Itália, China) e embalar aqui nos laboratórios públicos, e ainda pagando um sobrepreço de 20%. Não cabe, como mandei e-mail ao Padilha, ao MS fazer política industrial, mormente à custas de desvios de recursos do orçamento da pasta. Quem deve fazer política industrial é o MF ou MIC, o MS não, não compete a ele fazer política industrial. Claro, toda vez que o governo que organizar o mercado de cima para baixo atrai todo tido de fauna, mormente de ladrões. Esse setor de medicamentos é uma máfia, mesmo o setor multinacional é uma máfia. O MS transfere enormes somas para medicamentos e hardwares médicos, mas penaliza o pagamento dos procedimentos médicos com uma tabela do SUS irrisória. Por outro lado, Nassif, onde há fumaça há fogo. O Padilha devia ter repelido com veemência o lobby que o Vargas fazia para o Labogen, mesmo que ele não conhecesse o Youssef. Será que não conhecia mesmo? Dou-lhe, contudo, o benefício da dúvida, mas não acho essa política meia-boca essas Coca-Cola toda que você está apontando. Ademais, pense bem, para que o EMS, gigantesco na área de genéricos, precisa se associar com o Labogen? Isso é meio esquisito. O Labogen é intruso aí nessa “parceria”.

  30. Uma espingarda de dois canos

    Uma espingarda de dois canos :   acerta  no Programa mencionado e na ameaça de perderem o feudo deles….Ou não será que tanto quanto o antigo Nordeste ( tão espezinhado pelos quatrocentões 0  quanto a província de Sumpaulo  não Têm  os seus coronéis,  fazendo e desfazendo na antiga terra da garoa, com seus bicos compridos e curvados, ostentando o domínio tucano na província, por décadas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador