China pede que Trump tenha moderação em debate sobre Coreia do Norte

Jornal GGN – Nesta terça-feira (3), o governo da China afirmou que “as partes devem evitar palavras e ações que levem a uma escalada de tensões”, após receber críticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre a questão nuclear da Coreia do Norte.

Trump afirmou que os chineses estariam agindo de maneira passiva com o programa nuclear norte-coreano. “ “A China vem tomando enormes quantidades de dinheiro e riqueza dos EUA em um comércio totalmente unilateral, mas não ajudará com a Coreia do Norte. Que lindo!”, afirmou o republicano.

O porta-voz das Relações Exteriores da China respondeu ressaltando que os esforços do país foram reconhecidos pela comunidade internacional. “”A cooperação econômica entre China e EUA é mutuamente benéfica e, se surgirem problemas nela, estes devem ser tratados apropriadamente, através de diálogo e consultas”, afirmou.

Leia mais abaixo:

Do Opera Mundi

Após críticas de Trump, China pede moderação em debate sobre questão nuclear da Coreia do Norte

Presidente eleito dos EUA disse que Pequim toma dinheiro de seu país em um ‘comércio totalmente unilateral, mas não ajudará com a Coreia do Norte. Que lindo!’

Após as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Pequim estaria agindo com passividade diante do programa nuclear norte-coreano, o governo chinês ressaltou, nesta terça-feira (03/01), que “todas as partes devem evitar palavras e ações que levem a uma escalada de tensões”, como afirmou o porta-voz de Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

“Todo o mundo viu nossos esforços, foram reconhecidos pela comunidade internacional e, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, tomamos parte ativa na questão coreana”, afirmou Shuang.

Na noite desta segunda-feira (02/01), Trump publicou dois comentários relativos à Coreia do Norte, nos quais assegurou que Pyongyang não poderá desenvolver o míssil intercontinental com o qual Kim Jong-un ameaçou os Estados Unidos em seu discurso de Ano Novo e criticou a China por sua atitude relativa a seu tradicional aliado e vizinho.

“A China vem tomando enormes quantidades de dinheiro e riqueza dos EUA em um comércio totalmente unilateral, mas não ajudará com a Coreia do Norte. Que lindo!”, reprovou Trump, ao aludir também ao déficit comercial da economia norte-americana com a chinesa, o que também provocou reações do porta-voz do país asiático.

“A cooperação econômica entre China e EUA é mutuamente benéfica e, se surgirem problemas nela, estes devem ser tratados apropriadamente, através de diálogo e consultas”, rebateu Geng.

Pyongyang

A Coreia do Norte lançou, em seis ocasiões, mísseis balísticos intercontinentais. De acordo com o país, tais mísseis são para pôr em órbita satélites de observação.

No entanto, os testes norte-coreanos se emolduram em sua meta de conseguir projéteis precisos e com alcance distante e armas nucleares suficientemente pequenas para equipá-las sobre os mesmos.

Em resposta a Trump, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho June-hyuck, afirmou que o presidente eleito e os oficiais dos EUA “conhecem claramente a gravidade e a urgência da ameaça nuclear da Coreia do Norte”.

Caso alcance este objetivo – que parece cada vez mais próximo, segundo os analistas -, a Coreia do Norte teria armamento atômico para atingir território norte-americano e poderia empregá-lo como elemento dissuasório para assegurar a sobrevivência do governo de Kim Jong-un.

Durante décadas, um dos desencadeantes do mal-estar de Pyongyang foram os exercícios militares conjuntos que Coreia do Sul e EUA realizam anualmente, vários como herança da Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

(*) com informações da Agência Efe

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os cadastrados que aqui

    Os cadastrados que aqui aportam,alguns diuturnamente,deixando a verdadeira impressão que não mais contribuirão com a reforma da previdência de Don Altobello,devem ter notado,que qualquer estampa com o emperucado exótico Donald Trump,estou eu,solitariamente,a lhe fazer companhia.Nada tenho em comum com ele,a não ser prever  que ele ia fazer picadinho da loira fajuta americana,e seu partido democrata,que nada mais é,que um ninho de mambas-negras,e fieis seguidores da seita de Lúcifer.Ao emperucado exótico norte americano,devo o prazer de ver a cara de Miriam Leitão,Alexandre Garcia,Renata Vasconcelos,William Boner,Renata Lo Prete,e outros pestilentos de menor coturno,transparecendo a ideia que vão tomar um Drink no Inferno,é enebriante,enternecedor,tonificante.Nao há dinheiro que compra minha breve satisfação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador