Em ação inédita, China prende homem por uso indevido do ChatGPT

Na China, vídeos e fotos feitos com inteligência artificial devem ser “claramente rotulados” para evitar confusão

The Independent

A China fez sua primeira prisão conhecida em um caso envolvendo o uso indevido do ChatGPT por um homem que supostamente gerou notícias falsas sobre um acidente de trem.

A polícia da província de Gansu, no noroeste do País, prendeu o homem identificado apenas pelo sobrenome Hong, por usar a tecnologia de inteligência artificial para supostamente criar variações de uma notícia falsa e depois compartilhá-la nas redes sociais.

Relatórios locais apontaram que a notícia falsa sobre o acidente de trem tinha elementos manipulados. A notícia falsa dizia que o acidente matou nove pessoas em Gansu em 25 de abril.

A peça ganhou mais de 15.000 cliques nas mídias sociais chinesas quando a polícia soube de sua inautenticidade.

Oficiais locais de segurança cibernética detectaram a circulação das notícias falsas e iniciaram uma investigação que levou à prisão de Hong.

China regulou uso de inteligência artificial

No início deste ano, em janeiro, os primeiros regulamentos da China sobre aplicativos de tecnologia deep fake entraram oficialmente em vigor. Os regulamentos visam ajudar a impulsionar o desenvolvimento da indústria de inteligência artificial e evitar seu uso indevido.

Os regulamentos, divulgados pela Administração do Ciberespaço da China, pelo ministério da indústria e tecnologia da informação e pelo ministério da segurança pública, afirmam que os vídeos e fotos feitos com IA devem ser “claramente rotulados” para evitar confusão.

“A regulamentação especializada emitida pela China teve e continuará a ter um impacto de longo alcance no desenvolvimento saudável dos serviços de informação da Internet”, diz Meng Dan, diretor do Instituto de Engenharia da Informação da Academia Chinesa de Ciências.

A polícia de Gansu disse que sua investigação revelou um total de 21 contas no Baijiahao – uma plataforma estilo blog da empresa de tecnologia chinesa Baidu – que postaram diferentes versões da notícia simultaneamente, com diferentes locais de acidentes.

A polícia disse que rastreou todas as 21 contas em Baijiahao que compartilharam notícias falsas geradas por I.A. para uma empresa de marketing em Shenzhen.

Hong, o representante da empresa, foi posteriormente preso e acusado de “provocar brigas e problemas” pela polícia.

LEIA TAMBÉM:

https://jornalggn.com.br/opiniao/chat-gtp-falha-ao-avaliar-o-genocidio-yanomami/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador