Conmebol se irrita com ausência de Del Nero em reunião da Fifa

Jornal GGNConsiderada uma das mais importantes da história da Federação, a reunião do Comitê Executivo da Fifa não teve representante brasileiro. Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, foi a única ausência entre os 27 membros do órgão.

De acordo com a Folha de S. Paulo, Del Nero tem evitado sair do Brasil desde que voltou do congresso na Fifa na Suíça, no dia seguinte às prisões de dirigentes, entre eles José Maria Marin, antecessor de Del Nero no presidência da CBF. Sua ausência causou irritação na Conmebol, responsável pelo futebol na América do Sul, já que ela ficou enfraquecida na reunião do Comitê Executivo.

Da Folha

Ausência de Del Nero em comitê da Fifa irrita Conmebol

LEANDRO COLON

A reunião feita pelo Comitê Executivo da Fifa foi considerada uma das mais importantes da história da entidade, mas o futebol brasileiro ficou de fora dela.

O presidente da CBF, Marco Polo del Nero, foi o único ausente entre os 27 membros do órgão, responsável pelas decisões mais relevantes do futebol mundial, como a organização de torneios, a definição do processo eleitoral, entre outras coisas.

Del Nero evita sair do Brasil desde que abandonou o congresso da Fifa na Suíça em 28 de maio, dia seguinte à operação que prendeu os cartolas, entre eles seu antecessor, José Maria Marin.

As investigações nos Estados Unidos, que levaram os dirigentes à cadeia, apontam indícios de envolvimento de Del Nero num esquema de propina em contratos de direitos de competições.

O presidente da CBF já havia se ausentado de uma reunião do Comitê Executivo, realizada no dia 30 de maio, na Suíça.

Agora, faltou novamente a um encontro, considerado mais importante.

O gesto causou perplexidade e irritação por parte dos membros da Conmebol, que dirige o futebol sul-americano e que o indicou para uma das três vagas a quem tem direito no órgão.

A ausência na reunião enfraquece e isola não só a CBF (e o futebol brasileiro) nos bastidores da cartolagem internacional como também a Conmebol, comandada pelo paraguaio Juan Angel Napout, presente em Zurique.

Em tese, a Conmebol pode substituir Del Nero no comitê se ele renunciar às atividades da CBF, o que, por enquanto, parece distante de ocorrer. Além do brasileiro e de Napout, o outro representante é o colombiano Luis Bedoia.

Questionado sobre a ausência do brasileiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, mostrou indiferença ao cartola da CBF. Disse que só cabe a ele explicar os motivos de não ter ido à Suíça.

“Todos os membros foram convidados, e um não veio, o presidente da confederação brasileira. Mas isso não teve influência nas decisões do comitê”, disse.

Numa carta enviada à Fifa, Del Nero alegou que não poderia viajar por causa da abertura da CPI para investigar a CBF no Senado e a medida provisória que parcelou a dívida dos clubes. Afirmou, no fim de semana, que sua ausência não prejudica o futebol brasileiro.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu acredito na honestidade

    Eu acredito na honestidade dele…

    E também em Papai Noel, coelhinho da páscoa, mula sem cabeça e naquele livrinho onde jumenta fala e cobra distribui maçã…

  2. …  entidade arcaica essa

    …  entidade arcaica essa CONMEBOL…

    em tempos pós-modernos das videoconferências de corpo presente ao vivo em cores…

    pra que incomodar atarefado doutor Del Nero com viagens cansativas e onerosas ao caixa da FIFA…

  3. FIFA, CONMEBOL, CBF E Del Nero: o que é pior ?

    Enquanto rolam cabeças nas prisões suiças, aqui no Brasil o “grupo” justiça, pf e mpf seguem com seus inquéritos interminávelis e secretos sobre as maracutaias da CBF, Globo, Del Nero, Traffic, Teixeira, e demais ratazanas.

    Devem estar naquela pasta onde ficam dois anos “imexíveis”.

    Depois são arquivados por falta de provas . . . 

    CNJ e CNMP ? Ministério da Justiça ? O que ? Quem ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador