Jornal GGN – A cidade de Itajaí liderou o ranking de letalidade entre os maiores municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes.
Segundo dados reunidos pelo jornalista Cristian Weiss e publicados por Dagmara Spautz, do portal NSC Total, Itajaí apresentou um índice de letalidade de 1,76%, com 257 óbitos contabilizados até 30 de dezembro.
O percentual é bem superior à média estadual, que chega a 1,09%. Os dados foram apurados a partir de informações fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde e monitoradas pelo Painel do Coronavírus.
O percentual mais próximo de Itajaí foi o de Lages, com 1,65%, seguido de Tubarão, com 1,46%. Foram comparados os dados de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque e Tubarão, além de Itajaí.
Infelizmente, o caso de Itajaí não pode ser considerado uma surpresa. A cidade optou pela adoção de tratamentos ‘profiláticos’, como a distribuição de mais de 2,2 milhões de comprimidos do vermífugo ivermectina, além do estímulo a outras medidas que não possuem evidências científicas, como ozonioterapia e tratamento com cânfora, o que levou ao afrouxamento em relação a medidas comprovadas, como o uso de máscaras e distanciamento social.