Coronavírus: Venezuela denuncia Bolsonaro à ONU por “negligência”

Brasil “se tornou o pior inimigo dos esforços para sairmos vitoriosos da pandemia na América Latina”, diz reclamação à ONU

SONY DSC

Jornal GGN – O embaixador venezuelano Samuel Moncada enviou uma carta à ONU denunciando o governo de Jair Bolsonaro por “negligência” no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Segundo o documento [leia abaixo], o Brasil “se tornou o pior inimigo dos esforços para sairmos vitoriosos da pandemia na América Latina”.

“A atual situação da saúde no Brasil ameaça seriamente milhões de vidas, dentro e fora desse país, e afeta negativamente as ações que nosso governo implementou para controlar a disseminação do doença e suas conseqüências devastadoras”, escreveu o embaixador.

Segundo ele, causa preocupação a situação do Amazonas e Roraima, que ficam na fronteira com a Venezuela. Enquanto os casos de coronavírus cresceram ao ponto de colapsar o sistema de saúde na região Norte do Brasil, Bolsonaro seguia com discursos que minimizam a crise sanitária e afrontam as recomendações da OMS.

“A negligência criminal do governo brasileiro ao abordar essa realidade nas regiões limítrofes da fronteira do país é motivo de grande alarme, considerando a alta mobilidade humana registrada hoje nessa área, quando milhares de migrantes venezuelanos,
fugindo da discriminação, xenofobia e outras formas relacionadas de intolerância no país vizinho, retornam voluntariamente à Venezuela, podendo desencadear a propagação do vírus em nosso território nacional, muito apesar dos protocolos que estão sendo implementados em diferentes fronteiras nacionais antes do retorno voluntário de milhares de compatriotas.”

No documento, a Venezuela pede à ONU que exorte “as autoridades brasileiras a cessarem sua ações imprudentes na luta contra esta doença mortal.”

Leia também:  Comissão da reforma tributária ouvirá Guedes na quarta-feira

“A enorme importância do Brasil na região aumenta sua influência, tanto para fazer o bem quanto fazer o mal. É doloroso ver como hoje você está desperdiçando a oportunidade de liderando a luta para salvar milhões de vidas e, pelo contrário, está se tornando um gigantesco agente regressivo e destrutivo. Dessa forma, hoje o Brasil é uma verdadeira bomba humanitária que põe em risco a saúde, o bem-estar e a vida de nossos povos.”

Carta Secretario General ONU- Brasil (1)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome