Dunga é apenas um exemplo da decadência, por Augusto Diniz

por Augusto Diniz

Quando foi chamado para dirigir a seleção brasileira pela primeira vez, Dunga já era visto como falta de opção ao cargo de técnico no País do futebol. Como venceu a Copa América 2007 e a Copa das Confederações 2009, o ex-jogador mascarou a inexistência de um real comandante no Brasil para o time.

Veio então o fiasco de 2010 no Mundial, na derrota contra a Holanda. Apareceu na sequência Mano Menezes, que deu lugar a Felipão, de novo – foi um vexame, dessa vez na Copa no Brasil. Reconvocaram então Dunga – agora eliminado da Copa América logo na primeira fase.

É óbvio que ter dado de volta o cargo a Dunga não foi apenas pela falta de bons técnicos no Brasil – por favor, não me falem de Tite, a escola sulista que joga a criatividade do futebol brasileiro no lixo, embora de forma eficiente.

Dunga não é de bater de frente com o modelo autoritário da CBF. Felipão também não, assim como Parreira – este último chegou a dizer a célebre frase de que a “CBF é o Brasil que dá certo” (Meu Deus!).

Essa característica submissa virou padrão para estar ao lado da entidade, em meio à falta de técnicos de mentalidade moderna no País. Lá fora existe esse tipo, mas não interessa trazê-lo para cá – nem se sabe se daria certo tendo tanta intromissão no trabalho.

O fato é que não existe técnico no futebol brasileiro hoje. É um dos exemplos da decadência do esporte no País.

Dentro de campo já não se vê jogador realmente merecedor da camisa amarela. Aquele que se olha e diz: esse cara representa o espírito da seleção brasileira. Na última Copa esse tipo foi figura rara de um combinado de jogadores com passaporte brasileiro, todos hoje praticamente descartados da seleção.

Sobrou Neymar, uma andorinha que provavelmente não fará verão na Olimpíada do Rio, e pode ser até que a presença dele não seja suficiente para classificar o Brasil para Rússia 2018.

O jogador do Barcelona é craque, o maior surgido nos últimos tempos no País. Mas é filho único de mãe solteira no futebol brasileiro. Vale ressaltar seu imbróglio na justiça aqui e na Espanha, que quase o levou preso por conta do fisco – isso acontece com jogadores mais maduros, mas com ele foi prematuro demais, levando-o a suspeição sobre sua idoneidade.  

Não se faz mais tantos craques por aqui. A Lei Pelé é uma das culpadas, de acabar empurrando para as mãos de empresários jovens promessas, tirando dos clubes essa primazia – com isso, as agremiações nem querem mais saber de investir em garotos. Não compensa.

É preciso rever a Lei Pelé urgente se querem salvar a base do futebol, a origem de tudo. Já faz alguns anos, aliás, que as categorias de base da seleção não conquistam torneios continentais, quando isso era praxe – a seleção principal se junta a essa estatística.

É redundante dizer que a CBF ter um presidente que não viaja ao exterior por que pode ser preso, é o fim da picada e humilhante para o Brasil.

O País não merece seus dirigentes suspeitos de corrupção aqui e no exterior, e de parceiros idem, como o de TV, monopolizadores de contratos que Deus sabe lá como eles são feitos – em benefício do futebol brasileiro, por certo não o é, caso contrário o esporte no País não estaria tão enfiado na lama.

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada haver a Lei Pelé!!!

    Os clubes criaram uma opção que burla a Lei Pelé que se torna maléfica para o futuro dos mesmos.

    O Brasil é um país jovem, as vezes as coisas vão prá trás para depois avançar. Nunca tivemos guerra civil aqui então vamos a banho Maria mesmo…

    1. Acaba de dar aos de sempre as

      Acaba de dar aos de sempre as desculpas para outro fiasco Olímpico aunciado:

      “O Brasil é um país jovem. É com a derrota que se aprende. Temos que rever os conceitos e plantar agora, hoje, as bases para o futebol para 2154. Se os dirigentes estarão em cana até lá, não podemos prever”.

       

  2. 7×1 nos paraísos fiscais!

    Vamos combinar pessoal, vamos combinar… Francamente…!!

    Falar de fÔtebol  ( eu falo fÚtebol!!!) nessa  republiqueta de bananas nanicas estragadas é coisa para otários ( respeitando,profundamente,  aqueles que torcem  de boa-fé mas que ainda não deixaram a ficha cair!)

    Eu ADOREI, repita-se ADOREI  ficar sabendo – pois, não vi jogo algum dos “camisas amarelas”, nem mesmo  nas “passeatas pró-golpe –  que a tal de “seleção” foi desclassificada  dessa tal de copa américa( esse campeonato aí).

    Espero também que não participe da próxima “copa do mundo”. Que fique fora! Não seja classificada. Ou melhor, que seja DESCLASSIFICA  com outro 7X1.

    A propósito, os 7×1 foi o FIM  da seleção brasileira de “fÔtebol” pra mim. 

    Até ali eu até era um torcedor. Agora não. “Basta”!

    Vale relembrar aquele episódio no qual vimos e ouvimos alguns “torcedores”  xingarem, ofensivamente, desrespeitosamente,  uma senhora  então presidente, com palavras chulas as quais  não merecem ser repetidas aqui. Lembram disso senhores debatedores?

    Depois, vi, em plena “terra do fôtebol” ( ora, que mané terra de fôtebol o que…) tomar uma goleada de 7×1, dentro de casa!!! 

    Vamos combinar pessoal, 7×1? Tem cabimento uma coisa dessas? Dá para aceitar uma coisa dessas?

    Não, não dá.

    Depois daquela copa, seguimos com a  publicação de fraudes aqui, ali, acolá. Dirigentes que recebem dinheiros ilícitos aqui, ali, acolá. Desvios de recursos aqui, ali, acolá. Mandados de prisão aqui, ali, acolá.

    Convenhamos, torcer para isso?

    E ainda:

    Jogadores que  recebem milhões, bilhões, trilhões de unidades monetárias valiosas  para apresentarem um “resultado” meritocrático de 7×1  dentro do país que se diz do fôtebol  em desfavor desse país?!?!?!

    Ahhh, para vai…

    Como podemos ser tão imbecis assim para acreditar nessa BALELA de “fôtebol” à brasileira repleto de escândalos e desvios de dinheiros, sonegação fiscal etc? 

    Lado outro, vetustos coronéis tomam o poder central da republiqueta de bananas nanicas estragadas com instituições sólidas como prego no angu quente,  e propõem congelamento de salário mínino, reforma da previdência, terceirização da mão de obra que já é barata, reforma do ensino, sobretudo, o “sexual”….

     

    Francamente pessoal, francamente…

     

    Diante do exposto, não dá para acreditar nessa seleção seletiva de seletos perdedores!

    Portanto, até o presente momento,  estou comemorando( com aquele sentimento ruim no peito)  mais essa derrota da tal de seleção decadente brasileira de “fôtebol”.

    E espero que tal resultado ocorra nas eliminatórias da próxima “copa do mundo” ( isto é, copa do mundo dos desvios de recursos públicos”, no padrão fifa)

    Por fim, “para não dizer que não falei das flores”,  segue uma de minhas propostas para um bom “jogo” de “fôtebol” – vendido para a “família brasileira”, isto é, a “família” projetada no “adorável “projeto do estatuto da família em tramitação paralela ao golpe:

    -Salário de jogador não pode ser maior que o de professor.

    A proporção deveria ser 7×1, 7 para os(as) professores(as), 1 para os jogadores.

    Afinal, aqueles ensinam, inclusive, a jogar bola,  criam jogadas espetaculares com a cultura, a arte, com  nossos valores,  além de proporcionarem conhecimento científico aplicado ao crescimento e desenvolvimentod do país. 

    E tudo isso jogando  com salários baixos cujo imposto de renda já cai na fonte assalariada ( sem paraísos fiscais, portanto!)

     

    Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação…Que país é esse…

     

     

     

     

     

  3. Quase irretocável!

    Texto quase perfeito. Só não o é porque “derrapa” no parágrafo em que se refere ao Neymar. Mas, como parece que sou a única pessoa no Brasil que não o considera “craque”, dobro-me à maioria e relevo a opinião sobre este jogador que, para mim, é apenas mediano.

    1. Seleção é a Pátria de

      Seleção é a Pátria de chuteiras . . . . Se neutralizarmos a Pátria, não haverá Seleção . . . . Imagina meu, um monte de bomba explodindo do lado dos estádios, o Não Vai Ter copa, isso acabou com qualquer restinho de moral que pudesse haver NAS MAIS DIVERSAS REPRESENTAÇÕES NACIONAIS BRASILEIRAS, ai vem um monte de babacas a gritar Hei Dilma VTC . . . . . e queriam o que ?????? . . . . que aqueles garotos já quase que sem identidade, e sem estrutura moral, psicologica alguma, segurassem a coisa toda nas suas costas ?????? . . . . Isso foi o choro, um choro que nem os proprios jogadores souberam de onde vinha, mas vinha de dentro deles ao terem que “RESOLVER” a enorme questão a eles então proposta, e que de nada tem a ver com futebol . . . . . e creio que Olimpíadas não va ser muito diferente . . .  como de resto em tudo . . . . Mas iria ser bem legal Cunha e Temer visitarem os vestiários para darem um apoio moral aos nossos atletas, e levarem junto PGR, PF, LAVA JATO, MALUFF, GEORGINA, SARNEY . . . . enfim, os nosso baluartes . . . . .

  4. Escola sulista.

    Isto é preconceito. Ficou estigmatizado que o futebol do RS só dá botinada. Nem tanto ao céu nem tanto à terra. Basta ver o time do Roger jogar. Não é nenhum primor, mas não chega às raias do conceito generalizado de jogo feio e bruto.

    “Menas”, seu Diniz, por favor.

    1. escola do sul

      Escola do Sul de futebol não é realmente botinada, mas não está perto do que se entende como qualidade do futebol brasileiro.

  5. Discordo. O problema não é a

    Discordo. O problema não é a falta de qualidade de treinadores ou jogadores. O problema é o nível de promiscuidade dos “donos” do futebol brasileiro, globo e cbf. Como pode um empresário de jogador (Gilmar) fazer parte da comissão técnica e isso ser aceito assim, tranquilamente? Não vai haver treinador que consiga fazer milagre com tanta indicação pra por pra jogar. Solução? Enterrar a cbf, refazer contratos televisivos e banimento para dirigentes de clubes que gostam de “levar por fora”. Enfim, só refundando essas bases o futebol volta a dar orgulho…

    1. Gi

      Realmente Gilmar Rinaldi é um absurdo na CBF, mas vejo sim falta de qualidade de treinadores e jogadores brasileiros. Pode ser até que isso tem a ver com a falta de organização da CBF, mas há problemas também de profissionalismo nos clubes etc.

      1. A CBF contratar Edu Gaspar é

        A CBF contratar Edu Gaspar é só a manutenção da promiscuidade. 

        Concordo que a qualidade relativa dos jogadores brasileiros diminuiu. Quando a diferença era enorme, dava pra jogar bem, ser campeão e suportar esse esquema podre.

        Agora que o resto do mundo nos equipara, precisamos de uma reforma geral. E concordo que vem desde os clubes. O que não falta é denúncia de moleque que não entra em time por não ter condição de pagar. Veja que situação ridícula. 

        Quanto aos treinadores, acho que nunca fomos destaque positivo. Entretanto também não nos colocaria como destaque negativo. Aqui temos bons trabalhos (Cuca, Levir, Tite, Roger, …). Uma seleção mais humilde e menos “apodrecida” chegaria entre os 4 em qualquer copa do mundo…

  6. A propósito

    Após os 7 a 1 o Filipão vai para a entrevista e solta que ele era o único responsável pela derrota. Não houve um jornalista pedindo para ele contar uma novidade.

  7. Que isso????
    Seu diagnóstico é completamente incorreto!

    A Lei Pele não tem nada a ver com o fato de assinarem com empresários.
    Qual a relação? Além da cronologia dos fatos não há nada que relacione a lei com este problema. A Lei é sinal dos tempos e não pode e não deve ser atacada. É assim é acabou!

    O verdadeiro problema é a LEI TRABALHISTA que NÃO PERMITE contratos de trabalho maiores que 4 anos.
    Por isso os clubes brasileiros Se fodem. Um aninho faz diferença pq os clubes não negociam jogadores no último ano de contrato é sim quando faltam 2. Pq no último ano o atleta, vide Pato, não assina com ninguém Para ter passe livre.
    Então a LEI TRABALHISTA faz com que os clubes brasileiros entrem em desvantagem no mercado global onde competem.

    Pq lá fora são 5 anos com mais 2 DE OpÇÃO DO CLUBE.

    Sobre a parte técnica, infelizmente, acho que a falta de inteligência NOS CLUBE prevaleceu.
    Os clubes passaram a ser formadores de mão de obra para outros. Então, não há interesse em desenvolver muito a mão de obra, é preparar para a venda rápido.
    E aí o problema cem desde a seleção da mão de obra .
    Pense bem, Messi teria chance nas categorias de base no Brasil? Eu tenho certeza que não. Se Messi fosse brasileiro, não seria jogador de futebol porque aqui, por incrível que pareça, se valoriza o físico, como eu disse antes, para vender rápido.

    Mas porque prevaleceu está idéia burra de favorecer o físico ao invés da técnica para vende rápido ?

    Prevaleceu porque o setor é repleto de malandros que não entendem nada do jogo e que querem retorno no curto prazo.

    Pq ZICO, Rai e Leonardo não trabalham no Brasil? Kkkkkk, é o país da inteligência!
    Careca tá onde? Rivelino?
    Não trabalham mais no futebol?

    Pergunte lá ao Riva o que ele acha dos gaúchos e do futebol físico? Pergunte pro baixinho se ele perdia por ser pequeno!

    1. Lei Pelé

      Os clubes reclamam muito da Lei Pelé e é visível que eles não investem mais na base como antes – preferem formar times com jogadores de fora. Há algum problema aí. Sim, a Lei Pelé precisa ser reformulada. Ela tem distorções. Tem que acabar com essa “desvantagem”, como você mesmo cita.

  8. Em defesa de Dunga
    Em defesa de Dunga, este nunca teve 11 jogadores com o caráter que ele Dunga tinha como jogador do Brasil.

    Neymar, o ídolo do Augusto Diniz, foi expulso e levou cartões amarelos bobos em todas competições que disputou sob Dunga.

    Ache UM vídeo de Rivellino, Sócrates, Tostão ou Pelé fazendo birra para levar cartão e ficar de fora das próximas partidas. Não existe, porque eles jogavam com patriotismo, coisa que o bocó do Neymar nem same o que é.

    Venerar Neymar e malhar Dunga é aceitar acéfalamente o discurso Galvãobuenista da hora.

    1. Neymar

      Reconheço que Neymar joga muito, mas não vejo ele como algo excepcional. Acho que Neymar falha muito na seleção (quando aparece para jogar). Gostaria de deixar isso registrado.

  9. Dunga é um vencedor

    Fora PT, fora Dilma, fora Dunga são os refrões das massas manipuladas. Sem nunca ter sido técnico Dunga conquistou uma copa América e uma copa das confederações pela seleção, como jogador, apesar de uma deficiencia técnica visível, foi campeão do mundo, façanha que craques como Messi e Neymar ainda buscam.  Trata-se de um vencedor de caráter marcante, talhado para competições de tiro curto onde a motivação é o principal ingrediente. Apesar de corinthiano, torço pelo fracasso de Tite. Que conscientemente, ou não, tornou-se um serviçal da CBF e das organizações globo. 

  10. tem algum treinador

    Tem algum treinador trabaçhando numa equipe europeia de ponta.

    Não, então esta faltando bons treinadores.

    Até os argentinos tem alguns e são bons.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador