Revista GGN

Assine

Duvivier e a excelência dos taxistas cariocas

Da Folha

Protesto contra excelência

Gregorio Duvivier

Nós, taxistas, gostaríamos de protestar contra o excelente serviço prestado pela empresa Uber. Do jeito que a coisa anda, tudo indica que, em breve, todo passageiro vai querer respeito, conforto e educação.

Outro dia um passageiro veio me pedir pra abaixar o som. Aí você me pergunta: o carro é dele? Não. Então por que é que ele quer mandar no volume? Se o motorista quer digitar no WhatsApp enquanto dirige falando no Nextel e ouvindo a rádio do pastor é um direito dele.

O mesmo sujeito perguntou se eu tinha uma garrafinha de água. Eu lá tenho cara de Sabesp? Parei pra mijar no poste. Ele reclamou, disse que tava atrasado. Pelo amor de Deus. Sabe o que eu devia ter feito? Mijado numa garrafinha. Toma a sua água, tá feliz? Daí passou um pivete e eu disse que eles tinham mais é que morrer fuzilados. O cliente ficou horrorizado. Pediu pra sair. Gente, "pivete tem mais é que ser fuzilado" é o nosso "bom dia". Nunca chocou ninguém. Daqui a pouco não vou mais poder ter saudades da ditadura. Aí acabou o assunto de vez.

Meu colega tava parado no ponto e veio um passageiro querendo ir pro subúrbio. O colega recusou. É direito dele: o colega simplesmente não estava com vontade de ir para o subúrbio, era muito fora de mão para ele, não iria ter passageiro para ele no subúrbio, enfim, uma porrada de razões. O passageiro chamou um Uber. Daqui a pouco não vai mais ser permitido recusar um passageiro só porque a gente não foi com a cara dele.

Existem duas possibilidades. Ou se investe em melhoria da frota e educação dos motoristas para que os táxis estejam à altura da concorrência ou se proíbe de vez a concorrência. Uma das opções é cara e demorada. A outra é vapt-vupt. A sorte é que o secretário dos transportes do Rio já garantiu que tá do nosso lado.

Gastei R$ 200 mil pra comprar meu alvará. Não foi fácil chegar até aqui. Alugo essa licença para um outro taxista que me paga R$ 150 por diária de 12 horas.

Ainda não paguei nem metade dos 200 mil e os locatários não estão conseguindo chegar nem na diária de 150. Daqui a pouco vão querer trabalhar de graça. E quem quebra sou eu.

Imagina que, de repente, o Rio resolvesse investir em metrô de qualidade. Ia ser um tal de companhia de ônibus decretando falência. Por isso que o metrô tá bom assim, mirrado. Vocês reclamam que o país tá subdesenvolvido, mas é isso que garante o emprego de muita gente. 

Média: 3.9 (16 votos)
20 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Claudio Martins
Claudio Martins

Dúvida

Será que existe alguém que nunca foi roubado (na bandeirada, no troco ou na rota), maltratado ou ignorado por motorista de táxi??? E não é um ou outro, é uma boa parte deles. Não há como brigar com o progresso e com a modernidade, assim como não se pode impedir o sol de nascer. O UBER faz sucesso porque os taxistas desfrutam de péssima reputação, só isso. Tente pegar um táxi na rodoviária, em pontos turísticos ou no aeroporto... Ao invés de combater a qualidade do UBER, e pretender nivelar por baixo, os taxistas deveriam ganhar tempo se reinventando. Porque não têm um aplicativo igual??? Porque não exigem rigor na fiscalização e cassação dos maus profissionais???? O UBER faz isso sozinho, expulsa quem age mal, e não tem isenção de ICM e nem de IPI na compra dos carros.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Sem dúvida o melhor guardiao do galinheiro é a raposa...

Parece que bebe, quer deixar os próprios interessados encarregados da regulamentaçao. E vc está fazendo uma generalizaçao falsa, uso táxi como único meio de transporte, às vezes tenho uma má experiência mas é numa minoria absoluta das vezes.

Seu voto: Nenhum
imagem de Juca999
Juca999

Sou a favor da desrregulamentação

Sou plenamente a favor da desrregulamentação do serviço de táxi, mas não somente para o Uber, essa privatização tem que ser pra todo mundo que queira prestar serviços de carro de aluguel. Qualquer um. Mas isso ninguém defende, não é mesmo? O Uber, com dinheiro do Google (uma de seus investidores) quer uma fatia do monopólio para ela, pois eu acho que não deve haver monopólio nenhum.

Seu voto: Nenhum

Vc é passageiro regular de táxi? Se fosse nao diria isso

ou é uma pessoa muito imprudente. Desregulamentaçao total = insegurança total, arbitrariedade de preços, ausência de registro dos motoristas, inexistência da exigência do seguro, etc. Estaríamos todos a mercê de qualquer bandido que se propusesse a dirigir.

Seu voto: Nenhum

A governança dita as regras

Para que haja concorrência legítima e legal os concorrentes devem se submeter às mesmas exigências do governo municipal, inclusive do ponto de vista dos impostos. Postas as regras, em pé de igualdade, quem melhor servir viverá.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nao conheço a "realidade" q vcs descrevem, e moro no Rio

E como tenho problemas no joelho e ando sempre com peso, só ando de táxi. O problema com nao querer abaixar volume de rádio realmente existe, e grosserias eventuais, mas como existe isso tb em ônibus, bares, etc. Nesse caso com o Uber eles estao com toda razao. Pagam licença para trabalhar, por que os motoristas do Uber podem fazer o mesmo serviço sem pagar? E eles têm que ter seguro para os passageiros, os caras do Uber nao. Como é que é? Nao é justo mesmo.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de rl
rl

Realidade

Se fosse mais vantajoso ser motorista uber,os taxistas o fariam. O uber paga mais impostos que o taxista, porque não tem as isenções na compra.  O centro da discussão na verdade - e que ninguém coloca explicitamente - é que a licença de taxi (a placa) custa mais do que um carro.  Então, tem muita gente que pagou 200 mil por uma licença, e que, se o uber evoluir,perderá dinheiro, porque sua placa valerá menos - e ele trabalhou a vida inteira para conseguir ser dono de um taxi.

Seu voto: Nenhum

Vc está misturando as bolas...

O uber paga mais impostos? Vc mesmo disse que nao paga licença para trabalhar... E mesmo assim deveria ter o direito de trabalhar, quando outros suaram a camisa para ter a licença? É super injusto. Paga mais na compra do carro porque é um carro particular, ora. Mas nao paga licença, nao paga o seguro que taxistas têm que pagar, nao estao sujeitos à fiscalizaçao, podem cobrar o que quiserem. Ora, ora.

Seu voto: Nenhum
imagem de Mario Mesquita
Mario Mesquita

Que beleza...

Quer dizer que uma empresa americana se estabelece aqui e ignora solenemente a lei para impôr seu serviço alegando maior qualidade?

 

Com meia dúzia de carros e motoristas escolhidos a dedo é mole. Quero ver quando eles aniquilarem o sistema de táxis, com suas "caronas remuneradas", sem critério ou limites a não ser o lucro, pois de um mercado potencial de nove milhões por dia, eles ficarão com 20%. Aí quem vai regular isso? Eles?

 

Como estão regulando o mercado de planos de saúde, tido privado e já na mão de multinacionais? Onde se paga muito para usar, mas negam quase tudo que não sejam consultas e exames de sangue?

 

Ou a telefonia, que apesar de melhor que a estatal, perto dos serviços oferecidos nas matrizes das mesmas empresas, é pior e mais caro?

 

Aham, sei...

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Taubateano
Taubateano

No Rio...

Sabesp ? kkk

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Cesar A
Cesar A

Nunca vi argumentação mais

Nunca vi argumentação mais idiota!! Imagina o seguinte cenário, grupo de americanos cria um aplicativo para diagnóstico de doenças, totalmente grátis uma consulta de verdade!! O usuário pode ter acesso a um formulario elaborado por "notorios especialistas", esse formulario criado com base em tecnicas de inteligencia artificial é capaz de uma precisão de diagnóstico muito maior que a maioria dos médicos, isso sem te tratar com desdem, sem filas, sem atendente chato etc... que tal essa?!? Afinal existem maus médicos né?!

Outra, criando um aplicativo para gerenciamento de serviços, o aplicativo identificaria profissionais cadastrados mais proximos da sua casa para realizar o serviço que desejar, isso totalmente de graça! Nada de preocupação com direitos trabalhistas, regras, taxas ou qualquer tipo de legislação... o aplicativo montaria um rodizio de profissionais que manteriam o atendimento no periodo que desejar!!

Será que as pessoas não estão vendo o perigo disso?! É a total desinformalização de qualquer coisa... será que ser um taxista regulamentado é automaticamente sinal de mau carater?!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de André W.
André W.

Uso muito pouco táxi por uma

Uso muito pouco táxi por uma questão de princípios, e nunca usei Uber. Agora a questão de transporte público ineficiente no Rio é secular, a máfia dos ônibus e agora das concessões de trens e barcas não permite uma racionalização mínima, tenho visto três taxis para cada carro particular em movimento.  Isso é razoável?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Nem razoável, nem real...

Cheguei a mudar de horário de trabalho pela dificuldade de encontrar táxis em certos horários! Você deve estar com algum problema na vista.

Seu voto: Nenhum
imagem de alfredo sternheim
alfredo sternheim

ironia infeliz

Generalizar costumar ser um equívoco, uma injustiça. Há bons e maus motoristas de taxis, assim como há bons e maus jornalistas, colunistas e humoristas. Duvivier foi infeliz na generalização . Em SP, ando de ônibus, metrô e , as vezes (por razões econômicas) de taxis que são baratos. Com as faixas exclusivas, a velocidade dos ônibus melhorou, muitos  ônibus também, mas o SPTRans não fiscaliza muito o cumprimento de horários.  Já reclamei, em vão. Uma linha de troilébus, muitas vezes demora meia hora, depois chega dois. E a ausência de ho0rários nos ônibus dificulta a fiscalização do cumprimento. Isso sem falar em tempos equivocados nos semaforos. O metrô em horário de pico, para idoso, nem pensar. Mas taxis são bons. E esse Uber é uma cocorrência desleal. Alguém ganha e muito. No caso, o empresário que, sem pagar as taxas e licenças pagas pelos taxistas, ganha muito- O Uber equivale a pirataria de DVDs, cd e outros. Defendê-lo equivale. Vamos acabar com o taxista regulamentado, o DVD oficial, o joralista desqualificado e sem diploma, vamos abrir mão de advogado em ações no Judiciário, eu, jornalista, me sinto apto para me defender. ZOrra total. Duvivier foi infeliz, 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

No Rio...

... não entro em taxi sem antes pedir se o motorista me levará onde quero ir. Se fizer cara feia nem entro, passo a vez e tento o próximo.

 

Também não adianta esperar que ele abra o bagageiro e coloque sua mala dentro. Se vira ai meu nêgo. Ajudar idoso a entrar ou sair do taxi, nem pensar...

 

Fora pegar motorista bebado (tem muito mais do que se pensa), outro irado querendo ultrapassar o Nikki Lauda, e aquele que quer comentar o quanto a ultima capa da Veja lhe deu esperança que "agora vai..."

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Sei!

Até parece que o Uber vai resolver todos os problemas do serviço de transporte individual. Quem sabe? Talvez por ser um aplicativo americano!!!!

Transporte é obrigação do estado que terceriza esta atividade. Com todas as vistorias, fiscalizações, inspeções, multas, etc.,  não consegue um serviço razoável... Agora, o Uber vai resolver o problema. Sei... Parece até privatização do FHC! Resolveu todos os nossos problemas de comunicações...

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Só dói quando eu rio

Lendo a descrição do motorista carioca, senti-me em São Paulo, centro onde se concentra a extrema direita brasileira, polo de bairrismo, intolerância, radicalismo, egoísmo, propriedades que podem ser percebidas pela amostra da sociedade paulista que são seus motoristas de táxi.

A que ponto chegamos: o Rio, cidade da tolerância, acolhimento, integração racial, solidariedade e com até de um quê salutar de anarquismo sendo desancado por um paulista, embora nascido no Rio. Mas, tudo bem, ele é humorista, trata-se, apenas, de piada.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

imagem de Mauro Segundo 2
Mauro Segundo 2

Tirando o papo reaça de 100%

Tirando o papo reaça de 100% dos taxistas que peguei em SP, não há termo de comparação: de maneira geral os táxis do Rio são piores, os motoristas muito mais grosseiros, e a malandragem rola solta (tipo cobrar retorno ilegalmente). Recusam corridas sem razão, propõe rodar sem taxímetro, e são muito agressivos se vc reclama. Para mim, reflexo da impunidade: duvido que se houvesse punição fizessem tais barbaridades de cara limpa.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

A triste verdade

Sou carioca, e me envergonha ter de admitir que é assim mesmo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

E O Sensacionalista:

Uber oferece apoio financeiro a taxistas, mas eles não têm troco

 

Como forma de apaziguar os ânimos e tentar de alguma forma minimizar as perdas que os taxistas alegam estar sofrendo por causa do Uber, a direção do aplicativo resolveu indenizar os motoristas de táxi com uma diária simbólica de R$ 80. O problema é que nenhum taxista aceitou o pagamento que foi feito com notas de R$ 100 e nenhum deles tinha troco.

O Uber tentou ainda contribuir pagando com cartão, mas nos poucos táxis que aceitavam cartão a máquina estava com defeito ou descarregada.

..............................................................................................................

Taxistas chegaram atrasados a manifestação porque pegaram o caminho mais distante 

Um grupo de taxistas acabou chegando tarde a uma das manifestações programadas para hoje no Rio de Janeiro.

O grupo, que participaria da manifestação contra o aplicativo Uber, acabou se atrasando por ter pego o caminho mais longo para chegar ao local combinado. Outros se atrasaram porque ficaram dando voltas na cidade até chegar ao local. Já alguns taxistas não participaram da manifestação porque o local ficava longe do caminho de casa e não compensava ir até lá.

Em contrapartida a greve dos taxistas, o Uber hoje está disponibilizando viagens com água, picolé, massagem nos pés e abraços grátis.

Colaborou o repórter Rodrigo Magalzão

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Odonir Oliveira

“A colheita é comum, mas o capinar é sozinho” G. Rosa

          

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.