“É inaceitável que pessoas morram por falta de água”, declara Dino após morte de jovem em show

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Ana Clara Benevides morreu após passar mal devido ao calor intenso, em show da cantora Taylor Swift. Produtora do evento é acusada de vetar acesso a água

Ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Ministro da Justiça Flávio Dino ordenou, na manhã deste sábado (18), a adoção de medidas imediatas contra a falta de água em shows e espetáculos públicos. A manifestação ocorreu após a morte de uma jovem em um show da cantora americana Taylor Swift, na noite desta sexta-feira (17), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio, a jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após uma parada cardiorrespiratória por causa das condições adversas provocadas pelo calor intenso na cidade, que registrou máxima de 39,1°C e bateu recorde de sensação térmica com 59,3°C.

Durante a apresentação de Taylor, que contou com mais de 60 mil pessoas, foram registrados ao menos mil desmaios de fãs, que acusam a produtora responsável pelo show, a T4F, de não ter permitido a entrada do público com garrafas d’água. 

Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis – AINDA HOJE – quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa. O Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à SAÚDE. É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, publicou o ministro, em seu perfil na rede social X, o antigo Twiiter. 

O Ministro da Justiça afirmou também que, ainda hoje, a Secretaria deverá realizar a edição de normas emergenciais e notificações sobre o acesso à água em shows e outros espetáculos, além de responsabilizar os envolvidos pelos danos já causados. 

Em nota, a produtora T4F lamentou a morte da jovem, mas não se manifestou sobre as denúncias de veto às garrafas d’água ou sobre as centenas de desmaios devido ao calor e falta de hidratação no evento.

“Nem posso te dizer o quão devastada”

Na madrugada deste sábado (18), Taylor Swift usou as rede sociais para dizer que está “devastada” pela morte da fã, em seu primeiro show da The Eras Tour no Brasil.

Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada eu estou com isso. Há muito pouca informação. Eu tenho outra coisa além do fato de que ela era incrivelmente linda e jovem demais”, escreveu a cantora. 

Ana Clara Benevides, que é natural de Sonora, no Mato Grosso do Sul, chegou a ser socorrida por uma equipe médica e foi reanimada ainda no Estádio. Logo após, foi encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho, mas durante o trajeto para a unidade de saúde, ele teve uma segunda parada cardíaca e não resistiu. 

A jovem cursava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso. A Atlética de seu curso na instituição divulgou uma nota pesar.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador