Impacto estimado com desmatamento na Amazônia supera US$ 3 trilhões

Relatório do Fórum Econômico Internacional alerta sobre a necessidade de se interromper a perda da cobertura da região

Jornal GGN – Depois de ouvir o presidente Jair Bolsonaro dizer que o Brasil preserva o meio ambiente, o Fórum Econômico Mundial divulgou seu novo Relatório de Riscos Globais 2020, e com uma série de recados para o governo nacional.

Segundo informações do jornal O Globo, o custo econômico da perda abrupta da cobertura da Amazônia pode superar US$ 3 trilhões caso nada seja feito. O estudo considera um horizonte de 30 anos, mas não detalha o tamanho do efeito dessa perda no Brasil.

O documento também destaca os riscos para os mercados agrícolas, sinalizando que uma queda no nível de produtividade agrícola no Brasil pode ampliar a volatilidade dos preços dos alimentos, contribuindo para a instabilidade e piora de longo prazo na segurança. Além disso, a indústria do turismo pode ser comprometida, e as comunidades indígenas podem sofrer e possivelmente desaparecer junto com a floresta.

O estudo aponta ainda que a Amazônia perdeu aproximadamente 17% de sua extensão nos últimos 50 anos, enquanto os índices de desmatamento aumentaram desde 2012. Agora, a região absorve cerca de um terço a menos de carbono do que o registrado uma década atrás.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Fora de Pauta

2 comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome