Ministros rejeitam liberdade provisória de Lula e adiam julgamento de novo

Celso de Mello afirmou que votar contra a liberdade provisória não é antecipar seu juízo a respeito da suspeição de Moro

Jornal GGN – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria contra a proposta de Gilmar Mendes de adiar o mérito do julgamento do habeas corpus que versa sobre a suspeição de Sergio Moro para depois do recesso do Judiciário e, até lá, conceder liberdade provisória ao ex-presidente Lula.

Por volta das 19h15, três dos cinco ministros que formam a turma se posicionaram contra a liberdade em caráter liminar: Edson Fachin, Celso de Mello e Cármen Lúcia.

O GGN ESTÁ EM CAMPANHA NO SITE “CATARSE” PARA LANÇAR UMA SÉRIE DE REPORTAGENS E UM DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE PREVIDÊNCIA, TOMANDO AS CONSEQUÊNCIAS DA CAPITALIZAÇÃO NO CHILE COMO EXEMPLO DO QUE O GOVERNO BOLSONARO DESENHA PRO BRASIL. PARA SABER MAIS E APOIAR ESSE PROJETO, ACESSE: www.catarse.me/oexemplodochile

O ministro Ricardo Lewandowski votou para entrar no mérito do HC hoje. Mas afirmou que se ficasse vencido e o julgamento fosse adiado, ele apoiaria a liberdade imediata de Lula, assim como Gilmar.

A sessão foi encerrada sem análise da suspeição de Moro. Até agora, o placar sobre o mérito da ação está 2 x 0. Fachin e Cármen – que proferiram voto quando o julgamento do HC foi iniciado, em dezembro de 2018, quando Gilmar adiou o debate com um pedido de vistas – reafirmaram hoje que não vão mudar de posição por causa do dossiê do Intercept Brasil.

Celso de Mello afirmou que votar contra a liberdade provisória não é antecipar seu juízo a respeito da suspeição de Moro.

O ex-presidente continuará preso em Curitiba até que o julgamento seja retomado, depois do recesso do Judiciário, a partir de agosto. Não há data definida.

Leia também:  Vaza Jato, Fausto Silva e morte de Teori Zavascki: conspiração ou dúvida justificada?, por Wilson Ferreira

Leia também:

Gilmar vota para soltar Lula provisoriamente, sem julgar suspeição de Moro

Lula perde primeiro de 2 recursos em julgamento no Supremo

Gilmar sugere que Lula aguarde em liberdade o julgamento de habeas corpus

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

25 comentários

  1. Vamos ser honestos: quem se surpreendeu?

    Acho incrível a capacidade de alguns de ter “esperança” de que canalhas vão se comportar com dignidade.

    Isso aqui é uma ditadura. É claro que pra certas pessoas admitirem isso vai demorar 10 anos, mas pra mim acabou esse “ilusionismo democrático”.

    Esses tribunais mereciam ser queimados pelo povo.

    14
    1
    • Eu antecipei em outros comentários.
      Dentre as formas do STF soltar Lula a pior delas é a de julgar o Juiz Sérgio Moro suspeito. Vai provocar um caos jurídico sem precedentes. Nassif deveria fazer um xadrez sobre o assunto.

      Gilmar Mendes tentou contornar Ele se comportou como advogado de defesa ao propor uma soltura liminar enquanto se espera o julgamento definitivo do HC e que foi imediatamente acatado pela defesa de Lula.

      Mas perdeu na votação pois só teve o Min. Levandovisqui pra apoiar a sua sugestão.

      Aí Gilmar Mendes poderia continuar o julgamento, pois só faltavam 3 ministros julgar o HC, mas decidiu adiar até agosto.

      Em verdade ele percebeu que não dá para o STF declarar a suspeição de Sérgio Moro sem provocar o caos na justiça brasileira.

      Foi uma decisão sensata. Mostrou que aos poucos o STF está pensando além do seu umbigo.

      1
      3
      • Acontece que o próprio supremo desperdiçou outras oportunidades de soltar Lula. Agora só restou essa. Concordo com vc que a concessão do HC é passar atestado de óbito do sistema judicial, mas eles escolher esse caminho. Com as revelações das mensagens pelo Intercept, morrerão todos abraçados. O que não significa que Lula será solto, pode significar simplesmente o fechamento do regime, pois até o judiciário será descartável.

      • O cometimento de injustiças não gerou o caos, mas a reparação dessas injustiças gerará o caos. Eu já sabia, Li de Brusque.

      • O caos na Justiça brasileira foi decretado faz algum tempo, desde que os tribunais superiores aceitaram ações estapafúrdias e anticonstitucionais de um juiz de primeira instância, eleito “herói” por alguns partidos políticos e usado na campanha eleitoral. Desde um pouco antes disso, na época do impeachment de Dilma, já estavam claras as irregularidades, ilegalidades e atos contrários ao Devido Processo Legal, emanados de Curitiba e adjacências. A partir desse momento, a Justiça entrou em rota de colisão com o princípio da Constitucionalidade e da Ética.

        Ou deixam de fazer política nos tribunais e voltam a respeitar a Constituição, ou o Brasil ficará órfão do único poder moderador que ainda poderia evitar o agravamento da crise institucional que nos assola.

    • Este Estado. Esta Redemocracia. Este STF. Esta Covardia. Esta Omissão. Este Despreparo. Esta Incompetência. Esta Aberração tem 40 anos de existência. Esta farsante Constituição tem 30 anos. Criada e prosperada entre Elites Progressistas e Socializantes, que nada mais são que Elites que ascendem juntamente ao Golpe Civil Militar Caudilhista Esquerdopata Ditatorial Absolutista Assassino Fascista de 1930. Como Nossos ‘Socialistas Democratas’ foram cair no buraco que estão cavando há 88 anos?! Como isto foi possível?! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  2. É uma notícia muito triste mas não perderemos a esperança … Que Deus continue dando força a Lula nessa sua lida . Já que é claro perante outros casos da Lava Jato que manter o mesmo preso, não há nada de justiça .

  3. O Supremo não está acovardado. Ele é partícipe do golpe.

    Lula morrerá na cadeia se não houver uma avalanche pública para retirá-lo de lá.

    As denuncias do Intercept devem ser divulgadas integralmente de forma rápida e coordenada com um chamado a toda a militância brasileira em defesa da soberania nacional e lula livre.
    Se isso não adiantar só uma guerra tira lula da cadeia.

    Alguém acredita que a mídia operadora do golpe vai divulgar informações que a comprometam?! (FSP e BAND)
    Alguém acredita em eleições limpas em 2022 ?! HAHAHAHAHAHA

    8
    1
  4. Olha…..Lula é uma pessoa resiliente……sua esposa não aguentou e duvido que uma pessoa normal aguentaria esse massacre…….

    E digo mais…..é um golpe de lojistas para lojistas e não vão largar o osso fácil…….e ali a fidelifdade é canina…….o marreco só foi o zéruela escolhido para passar vergonha diante do mundo juridico com uma sentença esdruxula e agora totalmente desmoralizado com o vazamento do intercep, ou seja, em questão de tempo, um farrapo humano…..

  5. O decano em decano volta a mostrar quem sempre foi (e será): golpista por baixeza. Deixar alguém preso por “não antecipar voto”, em si, maior demonstração de mau caratismo bananeiro-bolsonazi. Bando é muito pouco: batalhão.

    8
    2
  6. Só um adendo, o cidadão que esperou até meia noite para dar um hc de oficio, hoje pediu para encerrar por que tem 40 paginas para ler???? Que trolha é essa, ler 40 paginas é mais importante que a liberdade de uma pessoa que já está ha mais de um ano presa????? Por que o festejado não dá um hc de oficio, e peita os lojistas golpistas???
    E mais uma vez foram “garantistas”, garantiram que Lula fique bem preso e sem data para almejar sua liberdade…

    10
    1
  7. A esperança é a última que sobrevive.Se o Gringo de Ouro tem os áudios como asseverou hoje na Câmara de Deputados em resposta a uma Deputada proctofacista,da safadeza de Moro/Procuradores/TR4/STJ e congêneres,aguardemos mais um pouco.Luis Inácio é um homem de sorte,mais adiante vocês verão porque

    • O comentári anterior foi cortado,complemento pois.Nassif atribui o voto de Celso de Melo,a uma birra com Lula e o PT.Ledo engano.Melo sempre foi um cagão.Saulo Ramos,in memorium,sempre teve a mesma opinião que a minha.

  8. Quem acredita em STF merece o troféu Joseph k. Muitos ali votam contra Lula por gosto mas desde o ano passado tem o reforço das forças armadas no Twitter de Villas boas deixando claro que voltamos ao tempo do presidente floriano que perante a possibilidade do STF dar hc a políticos que se rebelaram contra o marechal ,perguntou quem dara hc aos ministros do STF? A beata Carminha deve rezar todo dia pra que Lula morra de morte natural na cadeia. Enfim os militares após um breve pitstop voltam a dar as cartas na política brasileira. E a mínima chance de reversão vem da coragem dum jornalista americano porque imprensa mainstream não passa dum diário oficial do governo. Enfim num temos elite e nem instituições decentes.

  9. O nome dessa jogada toda tem um nome bem ao gosto do Lula. Maracutaia, a começar pela proposta do Gilmar que adiou a apreciação do HC.

  10. A esperança é a última que sobrevive.Se o Gringo de Ouro tem os áudios como asseverou hoje na Câmara de Deputados em resposta a uma Deputada proctofacista,da safadeza de Moro/Procuradores/TR4/STJ e congêneres,aguardemos mais um pouco.Luis Inácio é um homem de sorte,mais adiante vocês verão porque.Vem bomba por aí,e é bom que venha mesmo como consignou o Prof.Nozaki ou algo parecido,em artigo publicado aqui no Blog pela manhã. A bola está com o Gringo de Ouro.Em tempo:Nassif credita o voto de Celso de Melo como birra com Lula e o PT.Ledo engano.Ele sempre foi cagão,Saulo Ramos,in memorium,tinha a mesma opinião que a minha.

  11. Não adianta criar ilusões. Lula vai morrer na cadeia. O golpe não vai abrir brechas. O supremo joga esse jogo apenas para alimentar a esperança de uma volta à normalidade, porém continua como garantidor do golpe!

  12. Estamos em um golpe de estado, É O QUE SUGERE AS CONDUÇÕES DE MORO. Os agentes que deveriam fazer justiça andarão sempre de mãos dadas com os golpistas. É assim que funciona. Melhor não esperar nada de bom…

  13. Estamos em um golpe de estado, É O QUE SUGERE AS CONDUÇÕES DE MORO. Os agentes que deveriam fazer justiça andarão sempre de mãos dadas com os golpistas. É assim que funciona. Melhor não esperar nada de bom…

  14. Dificilmente alguém produz provas contra si mesmo e/ou colabora pra construí-las.

    Entendo que da mesma forma, poucas são as pessoas que confessam seus crimes antes de, ao menos, serem consideradas bastante suspeitas.

    Eu imagino que se considerarmos as opiniões e algumas afirmações feitas, desde o começo da AP470, por respeitados juristas e também por uma parte de profissionais imparciais e apartidários da imprensa e até da polícia, sobre práticas ilegais adotadas por alguns membros de instituições da justiça brasileira, não será impossível pensar no temor e apreensão que ronda alguns de seus escalões, pelo que ainda está para ser divulgado pelo The Intercept e seus novos colaboradores.

    Então, eu penso que quando começarem a sentir a umidade entranhando na canoa já furada, talvez não enxerguem mais nenhum sentido em continuar levando adiante essa espécie de rapto político feito contra Lula, e que ainda se faz ativo.

    Quem sabe se ao avaliarem o início do abandono que já submetem a Moro, Lava Jato e PF resolvam lavar suas mãos e fazer o mesmo contra aqueles que não mais podem lhes garantir a segurança?

    Aí sim, talvez será possível pensar em uma saída definitiva e ainda mais honrosa para Lula.

    É esperar para ver.

  15. Vamos parar com a frescura:
    1. Já estamos numa DITADURA. Ponto;
    2. Não esperemos NADA das instituições. Faliram todas. Seu único objetivo agora é travar uma guerra sem quartel contra o povo, como, aliás, Rui Costa Pimenta DISSE que aconteceria;
    3. Lula NUNCA vai sair da cadeia por meios legais. Vai ter que se na base da força;
    4. Pra que serve o exército mesmo? Nunca ganharam esse status. Sempre foram tropas coloniais;
    5. Como eu disse, ia chegar a um ponto que tudo ia depender da capacidade da Globo fazer todos de idiotas o tempo todo, o que, como se vê no caso The Intercept, é quase infinita;
    6. Ou se reage ou eles nos estraçalham.
    Acho que chegou a hora de acabar com as ilusões. É guerra de classes na veia.

  16. A liberdade seria definitiva, a menos que se assuma, de antemão, que os recursos do Lula não prosperarão, o que configuraria pré-julgamento. A prisão é que é provisória.

  17. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome