Morre Paul Singer, aos 86 anos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
 
Jornal GGN – O economista Paul Singer morreu nesta segunda-feira, dia 16, em São Paulo. Singer tinha 86 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês. O sepultamento se dará no Cemitério Israelita do Butantã.
 
Ele foi um dos responsáveis pela fundação do PT em 1980 e participou da formulação do programa de desenvolvimento pregado pelo partido, que partia do fortalecimento do mercado interno via distribuição de renda. Foi autor de vários livros, entre didáticos e de pesquisa econômica, tornando-se referência para a divulgação do pensamento da esquerda.
 
Paul Singer nasceu na Áustria, em 1932, e chegou ao Brasil com 8 anos, fugindo do nazismo com a família. Na juventude, foi sionista, mas sem muita convicção, tendo pertencido a uma corrente socialista dentro do movimento.

 
Aos 20 anos filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, quando começou a trabalhar como eletrotécnico. Neste período, ajudou a organizar a greve dos 300 mil, em 1953, quando a indústria de São Paulo foi paralisada por mais de um mês. Em 1954 se naturalizou e filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro.
 
Em 1956, autodidata, ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP. Ali, junto com o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, a antropóloga Ruth Cardoso e o filósofo José Arthur Giannotti, foi convidado a participar do Seminário de Marx. O grupo ali formado daria origem ao Cebrap, atuante na oposição à ditadura militar. Singer chegou a ficar preso por uma semana, em 1974, mas não passou pelo horror da tortura.
 
Envolveu-se com a fundação do PT, sendo responsável pelo programa econômico de Lula, quando candidato ao governo de São Paulo, em 1982, nos estertores da ditadura. Lula não ganhou, mas o programa virou marca do partido. Paul Singer defendia a ampliação do mercado interno via inclusão social, o que aconteceu durante a Presidência de Lula. 
 
Em 1989, foi secretário de Planejamento de Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo, mas não conseguiu trazer para o município as ideias que dependiam de ação do governo federal.
 
Em 2002, pela Fundação Perseu Abramo, Paul Singer publicou o livro “Introdução à Economia Solidária”, onde propunha “um poder público com a missão de captar parte dos ganhos acima do considerado socialmente necessário para redistribuir essa receita entre os que ganham abaixo do mínimo considerado indispensável”.
 
No ano seguinte assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligado ao Ministério do Trabalho, em 2003, no Governo Lula. Ali defendeu a criação de bancos comunitários como instrumento de erradicação da miséria.
 
Dentre seus livros, destaque para “Desenvolvimento e Crise”, de 1968, e “A Crise do Milagre”, de 1977.
 
Com informações da Folha
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais do mesmo

    É engraçado saber que um dos fundadores do partido dos trabalhadores brasileiros… Era um judeu sionista… Pois, se analisarmos bem o brasil hoje… É praticamente um pais importador de marcadoria… E com metade de seu orçamento voltado para pagar as maiores taxas de juros do planeta… Tudo começa a se encaixar agora para mim… O país se tornou um país consumista… Não é comunista… É consumista de produtos importados do exterior… Não tem indústria interna… Não produz nada… Só importa do exterior… O que houve foi que, se aproveitando do boom de commodities… O partido realizou uma grande distribuição de renda ao povo… E este dinheiro já foi todo embora para importar produtos chineses do exterior… Com quem este dinheiro foi parar? Voltou para os chineses… Engraçado… A china apoia os movimentos comunistas por aqui… Mas, o mesmo dinheiro que eles gastaram para importar nossas matérias primas… Eles receberam de voltar exportando os produtos manufaturados produzidos por lá… Ou seja… Mais duas décadas perdidas para o país! Um país com metade de seu orçamento comprometido com juros para bancos… E outra metade comprometido para importação de produtos do exterior… Sem indústria… Sem manufatura… Vamos todos nos tornar cabelereiros ou feirantes… É só o que nos resta… Não que isto não tenha o seu valor… Mas não deveria ser uma máxima como esta se tornando… Me corriam se eu estiver errado!

  2. Um pouco mais órfã…

    Este vai fazer falta. Já começo o dia pranteando esta perda.

    Mas haverá milhares de jovens combativos e bem orientados para sucedê-lo. Jovens como Marielle, que saberão ler e utilizar a obra de Paul Singer, graças ao legado dos governos Lula e Dilma – multiplicação de vagas nas universidades, cotas, ProUni, ReUni, etc.

    Estes jovens virão. E farão a diferença. Já estão vindo, aliás.

    Pensar nisso me conforta.

    Os canalhas não conseguirão deter a próxima primavera. Quanto mais a atrasarem, mais forte ela virá.

  3. Hoje na Folha de São Paulo,

    Hoje na Folha de São Paulo, FHC faz um artigo sobre o economista Paul Singer.
    Erra a Folha que deveria entrevistar o LULA para falar de Singer.
    Erra o FHC que deveria hoje escrever sobre o Aécio Neves e sua provável condenação no STF

  4. Professor Singer e a inspiração para o Partido dos Trabalhadores

    Com o falecimento do professor Singer, o Partido dos Trabalhadores perde um de seus grandes pensadores. Intelectualmente forjado dentro da quadra cebrapiana (junto com Fernando Henrique e Gianotti), jamais esqueceu de sua atuação profissional como metalúrgico, ao chegar ao Brasil fugido no nazifascismo, que assolava a Europa.

    O pensamento econômico “singeriano” esteve, sim, presente como uma pilares das políticas sócio-econômicas da era Lula, materializados em diversos programas.

    Que a memória e o legado do professor Singer sirva, a partir de agora, como uma inspiração para o tão necesário rejuvenescimento deste importante partido. Que os diversos herdeiros de seu pensamento inovador e progressista possam dar a devida continbuidade ao legado.

  5. Paul Singer tinha 86 anos…

    Paul Singer tinha 86 anos… De longe parecia bem menos e ainda com muita energia. Vai fazer falta para todos os que querem bem e para este conturbado ano eleitoral.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador