Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Mudar o CEAGESP, que loucura, por André Motta Araújo

São Paulo já tem excelentes centros de tecnologia na USP, na FATEC, na UNICAMP, na ESALQ, não é preciso criar outro espaço, é preciso investir nos que já existem e onde não se investe nada há cinco anos

Por André Motta Araújo
O grande mercado de frutas e verduras frescas na Vila Leopoldina em São Paulo, o CEAGESP, é um dos maiores do mundo e o maior da America Latina. Foi sendo construído há 50 anos e é bem avaliado pela população, pelos seus comerciantes, pelos produtores de frutas  e vegetais. PORQUE FECHAR E MUDAR?

Não há uma explicação lógica, o Governador de São Paulo deu entrevistas ontem e hoje dizendo que vai fechar o CEAGESP e que SERÁ (quando e como?) construído um novo centro pela INICIATIVA PRIVADA (a nova mágica do progresso) e que no local do CEAGESP será montado um centro de tecnologia (será também da INICIATIVA PRIVADA?). Há um projeto para esse Centro? Não, é só uma ideia vaga. Será um Centro de ensino, de pesquisa, do que?

Ninguém sabe. São Paulo já tem excelentes centros de tecnologia na USP, na FATEC, na UNICAMP, na ESALQ, não é preciso criar outro espaço, é preciso investir nos que já existem e onde não se investe nada há cinco anos, por causa da crise financeira do Estado, é preciso melhorar o que já funciona.
Os grandes mercados de alimentos frescos no mundo são no geral TRADICIONAIS, muito antigos, alguns estão no mesmo lugar HÁ SECULOS. O CEAGESP está no lugar certo, de fácil acesso pelas marginais, não há nenhuma razão lógica para seu fechamento e mudança para lugar ainda nem sequer definido.

MERCADOS SÃO LOCAIS PÚBLICOS ADMINISTRADOS PELO PODER PÚBLICO

Esse fanatismo pela INICIATIVA PRIVADA “tout court” , em qualquer situação e contexto, é coisa de seita. Privados são os comerciantes, no CEAGESP são centenas mas a GESTÃO DO ESPAÇO pela lógica é geralmente PUBLICA, não há nenhuma razão de interesse publico para ser privado, é um local público.

Ao anunciar o fechamento e mudança do CEAGESP antes de sequer estar definido um outro local, o Governador condena o atual CEAGESP ao descaso e ao desmonte, o que é contra o interesse publico, não há sequer há um local para um novo mercado, NÃO HÁ UM PROJETO NEM BÁSICO para um mercado em outro local, não há definição da modelagem, de que tipo de investidor se pensa,  com quais normas de funcionamento, até agora é tudo um chute.

Porque então já condenar o atual e bem avaliado CEAGESP? É tudo muito estranho e CONTRA O INTERESSE PUBLICO.
A QUESTÃO DO TRÂNSITO
O Governador alegou que o CEAGESP na Vila Leopoldina atrapalha o transito. Ora, o transito é gerado por duas vertentes, os VENDEDORES que trazem os produtos do interior de S.Paulo e do resto do Brasil e os COMPRADORES, os donos de restaurantes, de quitandas, de mercadinhos, as empresas com refeitórios, as escolas e hospitais que servem refeições, as firmas que preparam marmitas para entrega, são em numero muito maior do que os que trazem mercadorias. Se o CEAGESP mudar para local bem mais distante do centro de SP, essa é a logica da mudança, os COMPRADORES terão que percorrer distancias muito maiores para chegar ao novo CEAGESP, portanto o TRANSITO VAI AUMENTAR e não diminuir, a logica do transito não se sustenta, por essa razão os mercados similares nas grandes metrópole são PRÓXIMOS e não longe do centro,  essa é a logica secular dos mercados centrais.
A SOLUÇÃO CHILENA PARA O NOVO CEAGESP PRIVATIZADO
Um mercado essencial não só para São Paulo mas para redistribuição de alimentos para todo o Brasil tem  o máximo do interesse publico envolvido.
Porque PRIVATIZAR esse mercado? Todos os serviços privatizados no Chile DECUPLICARAM de preço, tudo ficou muito mais caro, porque os alugueis do novo CEAGESP não seguirão a mesma logica? O  dono do CEAGESP não terá nenhuma barreira para cobrar o que quiser dos peixeiros, verdureiros, fruteiros, restaurantes, o que repassará para o preço das verduras, frutas, peixes, que a   partir do CEAGESP abastecem a maior cidade do Pais.
Segundo toda a tendencia  e evidencia o investidor em um novo CEAGESP será um FUNDO DE INVESTIMENTO que tem como meta MAXIMIZAR a taxa de retorno e terá UMA SITUAÇÃO DE MONOPÓLIO, ou paga ou cai fora, já sabemos como isso funciona. Vamos trocar o interesse publico bem atendido até agora, pela especulação imobiliária e dando a ela uma poder que dificilmente será regulado, as agencias reguladoras do Estado de São Paulo permitem as maiores tarifas de pedágio do País, a regulação de concessionarias de energia e gás (por delegação federal) é PÉSSIMA para o consumidor no Estado, porque seria diferente no CEAGESP privatizado? Será que o exemplo chileno não foi ainda entendido, vamos copiar o erro?
NÃO HÁ NENHUMA JUSTIFICATIVA PARA A MUDANÇA DO CEAGESP
As razões apresentadas são VAGAS, não tem embasamento de nenhum estudo de custos e benefícios, o que vai ser colocado no lugar do CEAGESP tampouco tem algum estudo de viabilidade e racionalidade sob o ponto de vista do interesse publico. Um Estado com tantas carências para que atingir o que está funcionando, porque o Governador não focar naquilo que precisa ação do Estado, deixa em paz o que está em perfeito funcionamento.
A DESTRUIÇÃO DE CAPITAL
A imensa estrutura do atual CEAGESP será demolida?  O capital lá investido é de RECURSO PUBLICO, vai ser perdido, as instalações enormes serão evidentemente demolidas, quer dizer, um Brasil com enormes carências de investimento vai DESTRUIR INVESTIMENTO PUBLICO em perfeito estado.
Um novo CEAGESP significa o investimento de enorme capital que terá que ser amortizado e remunerado nos ALUGUEIS, enquanto que o atual CEAGESP já está completamente amortizado, que dizer, em termos MACRO significará uma enorme perda para São Paulo e para o País.
No Brasil com grandes necessidades a atender em saúde, educação, saneamento, moradia, vai se destruir o que está feito, pronto e funcionando em nome de uma vaga ideia que não tem NESTE MOMENTO de carências nenhuma prioridade, mesmo que fosse algo razoável.
AMA
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Tucanato acabou com Mappin. Acabou com Mesbla. Acabou com Simba. Acabou com Zoológico. Acabou com PlayCenter. Vai acabar com Campo de Marte e Ceagesp. Tudo por Especulação Imobiliária. Lazer para Paulistanos? Lazer é Shopping Center !! Se não tem dinheiro, vai passar vontade, pelo menos. Cultura? Bibliotecas? Como disse Covas Neto, o Bruno, quem não ia todo ano na Disney, nas férias? Não é que é verdade, Bruninho?!! Para que PlayCenter? 40 anos de Tucanato. 40 anos de Redemocracia. Por que todos, de Maluf a Lula, queriam Kassab, o Político sem votos? Sem votos, mas com o dinheiro de SECOVI. O Dono de São Paulo. Metrô na Oscar Freire, na Faria Lima, Granja Julieta, Fradique Coutinho,…O Metrô vai, onde o Povo está. É o lema do Tucanato !!! Fora isto, aquelas centenas de caminhões todos dias, sem pagar pedágios?!! Sem o cabresto ditador de rodízios? Devemos lembrar que o Tucanato perdeu a PEIVATIZAÇÃO DO AR, de uma fantasia de ‘Controlar’ que era apenas ponte para CCR. Se os Paulistanos estão respirando sem o devido pagamento, é preciso recompor o caixa. Que maravilha que são estas 4 décadas de Redemocracia?!! E Eu não sabia disto?! Pobre país rico. Mas de muito, muito, muito fácil explicação.

  2. Caro sr. André, de coisas tão Paulistanas como Casa Santa Luzia ou CEAGESP. Se me permitir. 120 Kms de CICLOVIAS nas laterais das Marginais Pinheiros e Tietê. 120 Kms de Vias Planas interligando toda a Capital, desde o Aeroporto Internacional de Guarulhos até o Autódromo de Interlagos, passando por Parque Ecológico, USP/LESTE, Pq. São Jorge/Corinthians, Pq. do Piqueri, Canindé/Portuguesa, Anhembi, Sambódromo, Shopping’s, CEAGESP, Casa do Sertanista, USP, Pq. Villa Lobos, Jóquei Clube,…(logicamente o Tucanato já construiu alguma coisa entre Berrini e Jardins, para fachada de estúdio de emissora de TV e ‘gente diferenciada’). CICLOVIAS, Trilhas de Caminhada e Infraestrutura e Segurança para o uso do maior Parque Florestal Urbano do Planeta. O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR. Por que não é permitido o aceso da Capital ao Litoral usando Bicicletas (Pelas Rodovias ou pelo Parque)? 1 hora pedalando morro abaixo ou 3 horas de caminhada. Como já é feito, sem nenhum apoio, a partir de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, onde se chega de trem. Ou pelo antiga CAMINHO DO MAR, a partir de SBC. Que Mario Covas, de triste e abjeta lembrança, fez o favor de destruir e limitar o acesso. Rota dentro da Serra do Mar, de espetacular vegetação, paisagem e águas, para lazer das Famílias Paulistanas, dando fácil acesso ao Litoral. Ou Seremos propriedade de Praças de Pedágio indefinidamente? abs.

  3. As pessoas precisam voltar a ter senso crítico, só se propõe algo assim pq simplesmente o povão não fica sabendo ou aceita fácil sem questionar/lutar, aliás este bairro q até ontem tinha várias empresas,agora prolifera mendingos,nóias,abrem-se igrejas,boates em galpões outrora cheios de funcionários em uma área supervalorizada e é bem sabido q DÓRIA É AMIGÃO DE DONOS DE EMPRETEIRAS e essa história de pólo tecnológico é puro diversionismo,desculpa para o povão aceitar isso e encobrir o q está por trás de TD isso,com certeza encarecerá em muito os alimentos em nome de BONS NEGÓCIOS!
    Obs:Muito.estranho.esta matéria do AMA sair rapidamente do destaque no ggn,tô ligado no movimento viu Nassifão ??

  4. Ceagesp ja esta monopolumonopolizado a muuto tempo, ali quem manda sao os grandes.
    Para quem acha que é do produtor esta enganado.
    Ali quem manda é o atravessador

  5. Seu governador,ali que tiro o sustento da minha família não só da minha família de milhares de pessoas,tanta coisa pro senhor se preocupar, querendo acabar com a maior rede de abastecimento ceasesp maior da América latina faz favor de se preocupar com a educação,com desemprego na melhoria da saúde seu governador tanta coisa pra vc melhorar e o senhor querendo acabar com ceasesp pela mor de deus vai procurar o que fazer e deixa em paz o Ceasa SP!!!!

  6. Caro amigo,
    Andre Mattos
    Precisamos de coisas novas,o Ceagesp foi construído para uma produção de mais cinquenta antes a atrás.
    Por tanto está superado.
    Não há espaço para manobras de carretas, e nem estacionamento.
    Toda empresa estatal devem ser privatizadas, administração política (fatiamento) o brasileiro nao aguenta mais.
    São corruptos.
    Só privatizando.
    Prostituição e corrupção na Ceagesp não falta.
    Não tem espaço para o comerciante ampriar seu box, só com corrupção.
    Os alimentos no chão
    Secretaria de saúde só entra com permissao da diretoria
    Para fazer uma reportagem do nível que vc fez precisa se informar melhor.

    1. Se há problemas no CEAGESP é muito mais barato reformar e consertar do que fazer um completamente novo. Os vicios e mafias que giram em torno não se mudarão para um novo CEAGESP? É claro que irão, o que cria os vicios não é o local fisico, é o ambiente.
      Onde há grande circulação de dinheiro há de tudo, em qualquer lugar do mundo.

  7. Esse jornalista só pode ser um verdadeiro fanfarrão! Tenho empresa no ceasa a mais de 20 anos. Você não sabe a lástima que está o ceasa, meu amigo. Tremenda judiação. E vc aí do seu ar condicionado é fácil falar. Te pergunto?
    Vc vivenciou o ceasa já?
    Vem aqui usar um banheiro?
    Venha aqui de madrugada ver nossa iluminação e segurança?
    Quer ver quantos vídeos de assalto, roubos aqui dentro? Temos nosso grupo de zap com mais de 200 empresas… lá tem um monte!
    Venha ver a nossas instalações elétricas?
    Menores de idade desfilando com roupas sexy, atrás de….
    Mas por favor, não venha sozinho seu jornalista de meia tigela. Venha com a vigilância sanitária, venha com o corpo de bombeiros, venha com a segurança do trabalho, conselho tutelar, faça uma visita daquelas bem boa. Mas faça escondido, porque se você for pedir autorização pra administração, daí vc não tem mateira. Traga um fotógrafo, alguém pra filmar. Você vai ter um vasto material, pra publicar e quero ver se você tem coragem de publicar. Ah… e pergunte pra quantas empresas você conseguir, porque o ceasa está assim. Pergunte pra administração porque está dessa maneira. O que foi feito nestes últimos 5/10 anos de bom pra ceagesp. Faz esse enorme favor. Não fique dentro dessa sua bolha. Nos ajude! Mostre a verdadeira situação que se encontra a ceagesp, hoje.

  8. Meu amigo, pelo que vejo nessa sua reportagem vc não entende nada de Ceagesp.
    Acho melhor vc ir até lá e conhecer a realidade antes de falar este monte de asneiras.
    Trabalho na Ceagesp à 17 anos e as coisas só pioram ano após ano, e a estrutura está cada vez mais deteriorada.

    1. Se a estrutura está deteriorada será muito mais racional reformar do que fechar e fazer um novo que só irá transferir os problemas de lugar. Que mania brasileira de fechar e mudar inves de reformar.
      Em BH foi construida pelo Aecio um monstrengo absurdo, uma CIDADE ADNISTRATIVA, a 40 kms de Belo Horizonte, a um custo de DOIS BILHÕES DE REAIS, inves de readaptar o centro de BH para os orgãos de governo. Na Europa civilizada ninguem faria uma coisa dessas, se mantem as estruturas e se reformam e renovam, inves de destruir valor, organização e memoria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador