Não há campanha da Veja contra garrafas PET

Por Marco A

Me parece que a questão de fundo não é o assunto em si mas a revista VEJA, o direito de resposta pedido por um sindicato e a tomada de posição contra a revista quase que imediatamente a partir do tema dado ao post.

Então tá. Fui atrás da tal campanha da darthvaderniana revista contra a indústria pte. Além desse artigo teve um outro em 2007. Que campanha não?!?!?!

Ai aumentei a amplitude da busca e o que encontrei? Segue uma lista com links para pesquisa dos comentaristas que sei que não desejam comentar sem saber das coisas de fato:

1) http://www.revistaagua.com.br/textos.asp?codigo=179 Resumo da ópera= mercado de agua foi o que mais cresceu no ramo de bebidas com o advento das garrafas pet. Em outras palavras, embora a lógica seja torta: diminua-se o lixo plástico com o uso de agua tratada.

resu2) http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_262606…. Resumo da ópera= a industria de aguas é a vítima da vez de ongs ambientalistas por conta do uso de garrafas pets que resultam em montanhas de lixo, quando existe agua tratada a disposição. Em outras palavras, a mesma força que impuseram contra as empresas petroliferas agora se volta contra as garrafas plásticas.

3) http://www.movelariaparanista.com.br/index.php?option=com_content&view=a…Resumo da ópera= verifiquem por si mesmos a superdica número 10 sobre usar agua tratada no lugar da mineral.

4)http://inocencioemacao.blogspot.com/2010/03/agua-de-torneira-ou-filtrada-agua-de.html Resumo da ópera = prós e contras a agua tratada e a mineral engarrafada.

5) http://www.aguaria.com.br/site/?p=13 Resumo da ópera = site de uma empresa de bebidas repercute notícia com o tema: Campanha contra água mineral em garrafa descartável chega à Suíça.

6) http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/pecados-verdes/agua-em-g… Resumo da ópera = em maio essa revista e site já tratava do assunto. avaliem.

7) http://henriquecortez.wordpress.com/2009/03/23/consumo-de-agua-engarrafa…Resumo da ópera = com esse tema precisa dizer mais?

8) http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/sede-de-que/ Resumo da ópera = trata da questão das garrfas de plástico

9) http://www.aguanajarra.com.br/?cat=3 Resumo da ópera= como o nome do site já diz, trata-se de ong que tem por causa esse assunto.

10) http://www.fatorambiental.com.br/portal/index.php/2008/06/30/sustentabil…

11) http://www.selecoes.com.br/agua-mineral-de-garrafa-os-perigos-da-contami…

Agora, caros comentaristas e Nassif o que segue:

12) http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/ecocamara

Pesquisando o google usando os termos do post chega-se em mais de 1.500 referências ao assunto. Não olhei todas, mas as que citei acima que estão na primeira página, logo foram aos que obtiveram mais acessos (fora as posições pagas), não possuem nenhum agravo desse sindicato ABINAM, mas bastou a VEJA publicar um artigo na VEJINHA e esse sindicato se sentindo mortalmente ferido chega a este blog e merece um post principal porque afina de contas, é mais uma daquela revistinha sensacionalista, não é mesmo?

Cada a carta vituperando a decisão da camara dos deputados? As demais revistas? Se a VEJA SP trouxe essa reportagem em Dezembro, os sites indicam as mesmas reportagens em março de 2010 por exemplo. Então o que temos é que a ABINAM só é contrária ao que publicou a VEJA mas aceita o que foi publicado por dezenas de outras fontes com as mesmas informações? Convenhamos…

Quanto ao blog, entendo sua cruzada contra a revista VEJA, mas aonde está a incrivel campanha da revista? um reportagem no meio da revista dedicada a são paulo e somente são paulo?

Segue campanha, ai sim, da Sabesp para o Cop16 [PPT] Apresentação TendênciasFormato do arquivo: Microsoft Powerpoint – Ver em HTML
10 dez. 2010  Reconhecimento. Prêmio da RevistaÈpoca – Ed Globo. Uma das 22 “Empresas Líderes em Políticas de Mudanças  Cada garrafa PET 1,5 litro requer 200 ml de petróleo para ser fabricada. Muita água mineral viaja de muito longe por avião.  Beba águada torneira. (claro que se for de boa procedência) 
sabesp1.tempsite.ws/uploads/file/asabesp_doctos/COP16_portugues.ppt

Se a satânica VEJA faz campanha contra garrafas pet como explicar o abaixo:

VEJA.com: Perguntas e respostas | Reciclagem e coleta seletiva 

O Brasil é campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de …. vidro ou de plástico) vale desconto na compra de refrigerantes e água mineral NA REVISTA. Reportagem de capa. Salvar a Terra 24/10/2007. Arquivo VEJA 
veja.abril.com.br/idade/exclusivo/…/index.shtml – Em cache – Similares

Em resumo: Não existe campanha da VEJA, nem existe esse ardor todo em defesa das garrafas pet, porque para a primeira seria necessário vários artigos e para o segundo a mesma destreza em replicar os demais sites, revistas, jornais e até a camara dos deputados em Brasília. Logo nem existe uma coisa nem outra.

O que se tem é um sindicato protegendo seu próprio negócio, o que aliás é o que se espera de uim sindicato e o blog que em sua cruzada contra a revista acaba por misturar joio e trigo condenando coisas que no fundo não são condenáveis, pelo menos nesse caso em questão.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador