Nelson Jobim: STF foi leniente com abusos e Moro, inadequado como juiz

Para ministro aposentado do STF, as conversas reveladas pelo Intercept provam a parcialidade de Sergio Moro, mudam o quadro político e midiático, e devolvem o STF ao caminho do garantismo

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim fez críticas à Corte e ao hoje ministro da Justiça Sergio Moro, durante entrevista veiculada pelo site UOL nesta segunda (8).

Diante das revelações feitas pelo Intercept, sobre conluio entre acusação e Juízo na Lava Jato, Jobim avaliou que o STF foi “leniente” com os abusos e que somente agora, com a mudança na sociedade promovida pelos vazamentos, é que os ministros serão devolvidos ao caminho do garantismo.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Segundo Jobim, o STF “tolerou os exageros, os abusos que foram cometidos e agora estão ficando muito claros com essa história do Intercept. Houve casos de erros crassos, que depois acabaram se resolvendo. Agora o tribunal está começando a ter uma posição, digamos, mais garantista.”

Sobre a conduta de Moro, o ex-ministro da Defesa também apontou que foi “não adequada para um juiz de direito. Em hipótese alguma, poderia um juiz de direito ter contatos com o Ministério Público ou mesmo com a defesa para orientar procedimentos.”

Para Jobim, o Intercept leva “a uma mudança de conduta”. “Vai levar a um posicionamento das autoridades públicas, principalmente desse pessoal ligado à Lava Jato no sentido de ter uma contenção de conduta, porque havia uma retroalimentação da conduta produzida pela atividade investigadora através do aplauso popular decorrente da notícia que se via na mídia.”

13 comentários

  1. O Ministro extremamente sensato, pertinente.competente e lúcido descreve com muita razoabilidade os percalsos e obscuros labirintos da lava-sua-vaze -jato

    5
    2
  2. Caso o Ex Ministro, digamos assim, com alguma autoridade, assuma a postura de defensor do intercept e de outros interessados, entre na justiça com provas robustas e denuncie o Moro, por exemplo, no STF. Onde está a robustez de provas editadas ?

  3. O que se podia esperar de um juiz com menos de 50 anos, ambicioso, sem escrúpulos e pouco inteligente?
    Um juiz deveria ter idade minima de 50 anos,deveria antes ter passado pela defensoria pública e um pouquinho no ministério publico.

    1
    2
  4. Foi membro do STF, e não viu que o Brasil, já estava sendo roubado e ficou quieto. ” o Silêncio dos que sabem é o maior perigo para uma democracia plena”.

  5. Me engane que eu gosto,o silêncio do supremo desde o princípio é que ele está envolvido até o pescoço.so não vê quem não quer

  6. Defender um site que divulgar informações roubadas contra uma operação que colocou bandidos política na cadeia? Isso é algo inaceitável para um ex juiz do STF. É ainda falou que Moro é pouco inteligente, mas não esqueça que colocou na cadeia o líder da maior quadrilha política da história do Brasil. Lula!

  7. Nao tem como reagir a esta superquadrilha, entrando com processos na ONU, OEA, e outros orgaos internacionais? Fazer campanhas, colhendo assinaturas e outros metodos? Temos que reagir, pois todos os corruptos, bandidos estao no pleno poder??? Tem que vim ajuda de fora, ajuda internacional, pois a maioria do povo brasileiro é EVANJEGUES, quando nao, burros politicamente? Como o Glenn fez na VazaJato, os jornalistas de blogs, tem que achar uma reaçao a altura para dizimar esta superquadrilha?

  8. Esse vigarista nunca foi juiz, venceu na vida avistado em políticos e parentes sacados como ele. É um frustrado, nunca concursou, andou de beiradas. Verme

  9. Nelson Jobim sempre foi um grande safado, desde os tempos do Governador Antônio Britto, saiu milionário com as privatizações no RS, não tem moral nenhuma pra falar do Moro, viu a corrupção correr solta e nada fez, pq estava no meio

  10. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome