Nosso comentarista no Cairo

Por tsantos

Nassif, 

Do Cairo. Envio aqui mais três ensaios dos últimos dias;

http://www.demotix.com/news/577699/cairo-protests-day-seven

http://www.demotix.com/news/577879/cairo-protests-day-eight

http://www.demotix.com/news/577886/pro-mubarak-demonstrators-gather-cairo

Até ontem, impressionava como apesar da tensão, as manifestações se mantinham pacíficas, especialmente as do dia 1º, quando eram esperados um milhão nos protestos. Estive ontem na região de Mohandessin e pude observar uma enorme marcha de apoiadores de Mubarak. Me perguntavam se eu vinha da Praça Tahrir e como estavam as coisas por lá, foi como se soubessem o que estava pra acontecer. Grupos pró-Mubarak rumaram ao centro e atacaram a concentração dos manifestantes anti-governo com pedras, marchando em cavalos e camelos. Vindo após o pronunciamento do presidente (onde disse apenas que não será mais canditato, em setembro), centenas ficaram feridos e a praça se encontra até agora cercada. 

Os próximos dias serão decisivos, quanto mais se arrasta o impasse, maior o risco. Hoje no bairro de Dokki, manifestantes pró e contra Mubarak se enfrentaram numa das pontes que dão acesso ao centro. Em menor número, os que queriam se juntar aos cercados em Tahrir eram impedidos com socos e pontapés, sacos de pão e água para os feridos eram jogados no Nilo, um apoiador de Mubarak mais exaltado, empunhando um facão, era contido por colegas. Alguns mais jovens conseguiram correr e atravessar. Meu “disfarce”, uma sacola de compras (com leite e biscoitos…), virou motivo de suspeitas e fui questionado.

Apoiadores do governo estão mais ousados e menos hesitantes, mesmo pq não há presença de polícia (… ou a mesma é ainda pequena). Crescem os relatos de abusos contra a imprensa e de apreensões de câmeras com estrangeiros. Sexta é o dia mais “político” no Egito (o que não é surpresa: não dê espaço para a manifestação política e a mesma se refugia na religião, no caso aqui, na mesquita. Essa estória do muçulmano/árabe maluco é uma farsa), o que acontecer nesse fim de semana apontará melhor o que está por vir.

Grato

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador