O certo, o justo e o imbecil, por Gregório Duvivier

Jornal GGN – Gregorio Duvivier, em sua coluna na Folha de S. Paulo, fala sobre os debates de juristas a respeito da validade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele afirma que não há consenso entre os especialistas sobre se as pedaladas fiscais configuram crime de responsabilidade, e se esse crime seria atribuído à presidente, também ressaltando que o recurso das pedaladas é recorrente. Ele também questiona a moralidade de Eduardo Cunha, comparando a abertura de um processo que pode beneficiar Michel Temer como um “pênalti marcado pelo Eurico Miranda a favor do Vasco”. Leia mais abaixo:

Enviado por anarquista sério

Da Folha

O certo, o justo e o imbecil

Gregorio Duvivier

Tem uma piada velha que começa assim: o advogado vai ao motel acompanhado da mulher do melhor amigo, também advogado. Chegando lá, encontra a própria mulher acompanhada do melhor amigo. Ao constrangimento inicial segue a dúvida.
 
– E agora? O que é que a gente faz?
 
– O certo seria a gente destrocar os casais e cada um voltar pra casa acompanhado do respectivo cônjuge.
 
– Sim, isso seria o certo. Mas não seria o justo.
 
– Por quê?
 
– Porque a gente tá chegando, e vocês tão saindo.
 
Não sabendo se o impeachment de Dilma é certo do ponto de vista jurídico, li a opinião de uns 33 “juristas renomados”. O que percebi foi que a Constituição brasileira é tipo o último episódio de “Lost”: cada um entendeu uma coisa, e alguns, como eu, não entenderam nada. Ninguém sabe se a tal pedalada fiscal configura crime de responsabilidade, embora todos concordem que, mesmo que houvesse o tal crime, ele recairia sobre o secretário do Tesouro.

 
Mas vamos supor que o impeachment fosse o certo e os juristas afirmassem que pedaladas justificam o impeachment. Seria justo? No governo FHC, a pedalada era uma tradição de fim de ano tão comum quanto a Simone cantando “Então É Natal”. E não só no Brasil. Nunca, em democracia alguma, um presidente caiu por causa de uma pedalada fiscal. Será que o Brasil finalmente chegou à vanguarda?
 
Tirar a Dilma por uma pedalada do seu secretário é, por si só, uma espécie de pedalada. Sou torcedor do Fluminense mas nem por isso vibrei com os pontos que ele tirou da Portuguesa graças ao recurso de um advogado que descobriu que a Portuguesa tinha escalado aos 48 do segundo tempo um jogador suspenso que sequer tocou na bola.
 
Um impeachment orquestrado por Eduardo Cunha que beneficia Michel Temer é como um pênalti marcado pelo Eurico Miranda a favor do Vasco. Se não é certo, certamente não é justo, e menos ainda sensato. Se o pecado de Dilma foi ser conivente com roubo, qual é o sentido de trocá-la pelo ladrão? A estrutura da casa está ruindo, mas você não vai fazer uma reforma com o Sérgio Naya.
 
O país hoje é um avião governado por uma pilota obtusa e despreparada, mas vale lembrar que o copiloto é da Al Qaeda. E a tripulação também. Perdão pela metáfora, Al Qaeda. Não era minha intenção te comparar com o PMDB. Sim, eu sei que vocês têm princípios. Perdão.
Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O certo, o justo e a realidade

    Bem Gregorio, mas sera mesmo Dilma Rousseff obtusa e tão despreparada assim, como dizem? Antes dela, muitos governaram sem saber nada sobre economia e afins, porém… Porém, faziam os escambos aos quais nos acostumamos a ver.

    O que falta à Rousseff, não é apenas jogo de cintura, fazer politica, é também todo o resto que a acompanha. Ou governar todo os dias com Al Qaeda no gabinete ao lado, dirigindo o Congresso e com a torcida toda para que ela caia e se acabe de vez com a Lava Jato,  é viavel?

    1. Avaliação de desempenho

      Toda avaliação de desempenho deve incluir uma avaliação de condições. Os dois modos clássicos de sabotagem da avaliação de um servidor público, do contínuo à presidente, são a geladeira e a frigideira.

      O servidor privilegiado é sempre aquele que corre numa Ferrari enquanto os demais competem com fusquinhas… Mas não há avaliação correta de nada: nem resultados, nem condições!
       

      Como Dilma poderia fazer mais do que fez sendo sabotada desde antes de assumir o novo mandato? Por Paulo Nogueira

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-dilma-poderia-fazer-mais-do-que-fez-sendo-sabotada-desde-antes-de-assumir-o-novo-mandato-por-paulo-nogueira/

    2. Sim, ela é obtusa e

      Sim, ela é obtusa e despreparada como muitos dizem, infelizmente. Foi com respaldo dessa o conjunto de lambanças feito pela dupla Arno-Guido, que geraram esse caos fiscal no qual o país se meteu

      Mas isso não tira a legitimidade dela de governar, isso é certo, como dois e um são quatro. Mesmo se um prêmio Nobel estevesse escalado para assumir o lugar dela

      1. Engraçado, os números do

        Engraçado, os números do primeiro mandado da Dilma me diz o contrário. Lambanças que geram milhões de empregos, entregam casa, luz, cursos técnicos e universitários e obras e mais obras são coisas de gente obtusa e despreparada pra vc, né? Agora vc até me deixou em dúvida se ela foi reeleita ou foi sonho meu?

        1. Explicação
          Em economia quando se vende o almoço para pagar a janta isso também acontece. Gastou-se mais do que podia, agora as contas públicas estão no vermelho. É simples não é?

  2. o cara é um gozador, mas essa

    o cara é um gozador, mas essa do eurico miranda marcar

    penalti a favor do vasco é muito boa.

    ou essa do conluio et caterva preparar o clima pra o cunha

    apitar o penalti para o temer converter…

    mas sabe-se ye io batedor escorrega na própria lama que criou ou criaram para ele.

     

  3. Faltou coragem ao Duvivier.

    O que ele fez um pouco do morde e assopra. Só que ao contrário. Deu uma assoprada e uma mordida. Ele não quis se indispor com todos os impicheiro ou adversários de ódio da Dilma. Por isso a chamou de obtusa e quetais.

  4. Poesia

    Se deixarmos como está, faremos um grande coro, embalados pela poesia revisada de Geraldo Vandré: “Lá vai a Dilma. Pedalando e mentindo, enrolando à nação. Somos todos iguais aos coxinhas de então”.

  5. Que estrago que faz o

    Que estrago que faz o dinheiro do contriobunte na mente das pessoas.

    Não sabe ou não se importa em saber o que é fraude fiscal , defender o governo é a coisa mais covarde que um hpmem pode fazer para viver.

    Defender o desvio de 100 bilhões, e o petrolão de 45 nilhões não é coisa facil de se fazer, e ainda ficar como defensor do país.

     

  6. Prefiro pensar que diante de

    Prefiro pensar que diante de  tanta opinião, de tantas circunstâncias negativas, de tantas interpretações e tanto boicote, as coisas ainda podem ter o final do filme tão admirado por muito de nós: Não se preocupe, nada dar certo. E outra coisa, as pedaladas fiscais do texto da lei da responsabilidade fiscal, na prática, ninguém alcança.as metas planejadas, ainda mais em tempo de crise. Há muiito se sabe dos critérios mais flexíveis. Dependendo do réu e do partido, claro.

  7. O tal Duvivier talvez até

    O tal Duvivier talvez até critique o que tem que criticar, mas ao falar que o país está sendo governado por  “uma pilota obtusa e despreparada” acaba aceitando o joguinho da mídia canalha, e repetindo discurso de coxinha alienado. A presidente está se desdobrando para governar sob um ataque intenso das forças reacionárias do país que usam todos os meios da falta de escrúpulos, pelos braços de polícia federal, mídia canalha, Ministério Público e setores do judiciário. Tudo isso, desde que ganhou as eleições, há mais de um ano.

    Desconhendo este cerco que sofre a presidente e repetindo discurso de coxinha, ou de midiota, o tal Duvivier, ou é meio coxinha mesmo ou está se achando. 

    Aí, Duvivier, baixa um pouco tua bola.

  8. Alguém votaria em Eduardo Cunha para vice-presidente?

    Se o golpe desse certo, nas viagens internacionais do então golpista Michel Temer, o então golpista Eduardo Cunha, como presidente da Câmara, assumiria a presidência da República. Essa hipótese aconteceria com certa frequência, a não ser que o primeiro golpista permanecesse no Brasil durante todo o mandato, sem sair uma única vez, o que é muito improvável. Assim, na presidência em exercício, em várias ocasiões nos próximos três anos, Eduardo Cunha poderia realizar todos os atos presidenciais. Inclusive… emitir Medidas Provisórias. Estas Medidas Provisórias poderiam, digamos assim, conter algumas matérias interessantes, tais como anistia de crimes como evasão fiscal, sonegação etc. Até o Supremo Tribunal Federal julgar eventual inconstitucionalidade dessas normas, po vícios de forma (Medidas Provisórias), demoraria muito tempo. Isso se algum Ministro não pedisse vistas por três ou quatro anos…  Enfim… Alguém aí elegeu, elegeria ou quer eleger Eduardo Cunha como vice-presidente da República? Pois bem, quem apoiar o golpe estará justamente elegendo Eduardo Cunha como vice-presidente da República.  Tem uma minoria achando que com um golpe de Estado parlamentar o Brasil vai “melhorar”. Pois é. Ficou fácil ou precisa desenhar como seria nosso futuro após retornarmos à condição de “Banana Republic” sem Democracia estável?

  9. Essa de pedir perdão ao Al

    Essa de pedir perdão ao Al Qaeda por compará-lo com o PMDB valeu a leitura, hahaha. Aliás, a justiça brasileira e o PGR, diante da omissão em relação a esse ladrão e achacador-mor que preside a Câmara dos Deputados, estão devendo desculpas a muita gente, incluindo Fernandinho Beira Mar.

  10. Um texto interessante que

    Um texto interessante que termina melancolicamente, ou melhor, ao bom estilo para poder ser usado pela grande mída.

    Não se sustenta em fatos, somente em machismo o que não é a princípio o caso do autor, ou seria o que então?

    Uma presidenta assume um governo e desde o término da apuração é questionada a legitimidade. Um congresso com uma composição em sua maioria contrários ao seu governo. Sem até partido com nome de “solicialista” que defende golpe? Imaginem isso!!!Desde antes, e muito, até os dias atuais, não tivemos um dia sequer que seu governo não fosse massacrado por notícias ou mentirosas e ou propositadamente exageradas. E parar a Petrobrás e a industria pesada por um juiz do Paraná é o que? Quando de emprego foi ai? Pra que? A tal Lavajato é responsável por pelo menos 2,5 deste PIB injustificadamente. E fez mais, não faz outra coisa desde sempre do que criminalizar um partido e o governo quando sabemos que outras agremiações é que usaram e abusaram e usam e abusam da Petrobrás incluse da oposição. 

    E como Dilma não tem horário eleitoral para o seu mandato, fica tudo e todos contra ela, e claro uns poucos por ai remando no sentido contrário. Ora a tal crise, não existe por escolha errada na economia. Tivemos ido por outro caminho, a situação estaria ainda pior. As ruas do “bem” não sustentam governos, nem aqui, nem em 64.

    Quem conseguiria mais do que ela, numa situação desta, arrisco dizer que só e talvez Lula. Até porque se fosse do outro lado da disputada, da oposição incluindo aqui o PMDB não existiria crise.

    Ora que será que é obtuso neste país, Dilma?

  11. Fonte?

    Quais são os 33 juristas e onde estão seus pareceres dizendo que não sabem se é crime, mas concordam que a culpa é do secretário do tesouro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador