O erro da psicóloga da Seleção ao ser entrevistada no Roda Viva

Enviado por Alessandre de Argolo

Falando em cadeia nacional sobre o perfil psicológico das pessoas que ela atende. Essa psicóloga é uma incompetente mesmo. O fato de serem jogadores de futebol da seleção brasileira não muda a obrigação de manter em sigilo o trabalho. Ela chegou a dizer que os jogadores não suportaram a pressão, que entraram em “pânico”. Bem, que isso seja dito pela torcida, normal. Que isso seja dito em cadeia nacional pela psicóloga com quem eles conversam profissionalmente, aí é aberração ética. Ela chega a citar nomes, a entrar em detalhes que são cobertos pelo sigilo profissional. Impressionante.De fato, a psicóloga errou terrivelmente. Se não consegue seguir minimamente as regras mais elementares, isso explica em parte o despreparo psicológico dos jogadores brasileiros: estavam muito mal assessorados neste quesito! É a vontade de aparecer na mídia que é maior do que o compromisso ético exigido pela profissão!

Do blog do Juca

O erro da psicóloga
 
Juca Kfouri

A psicóloga Regina Brandão errou. Errou e errou feio.

Não tinha nada que ir ao “Roda Viva” falar de seus pacientes, os jogadores da Seleção Brasileira.

Já não bastasse o papel de pronto-socorro não remunerado que desempenhou, o que dá a medida do amadorismo e improviso desta CBF que é “o Brasil que dá certo”, ela não deveria expor seus clientes.

Uma coisa seria falar, em termos genéricos, sobre a importância da Psicologia do Esporte, tema em que é doutora — outra é fazer o que fez.

Houve momentos verdadeiramente constrangedores, como você poderá verificar na página do programa na internet.

 

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Besteira
    Besteira
    o medico da seleção deu entrevistas sobre o ferimento do neymar e ninguem fez esse chabu todo.
    Os jogadores não eram pacientes dela. Ela foi chamada pra ajuda-los digamos assim, da mesma forma se tivessem chamado um desses gurus motivacionais.
    Concordaria apenas e tão somente se um deles se nominado fosse seu paciente de fato e com ela se consultasse.

    1. Como assim, besteira ?

      Uma coisa é falar de um ferimento fisico, explicando o que aconteceu. Mas dai sair dando informações sobre como esta  psicologicamente o paciente é sair da esfera da deontologia do profissional da saude, evidente. Ou você não se sentiria pofundamente constrangido e traido caso seu médico de confiança aparecesse em publico, citando seu caso como exemplo disso ou daquilo, dizendo quais são seus comportamentos, problemas etc ?

      1. O contexto é o que importa.

        Só para ficar no exemplo do Neymar.

        Uma coisa é o médico da seleção trazer uma informação ao público sobre o estado se saúde de Neymar após a agressão sofrida. Por pior que fosse a notícia, e não foi, o fato era público.

        Outra coisa seria esse mesmo médico trazer a informação de que exames clínicos do jogador idenficaram uma doença grave. Por mais que despertasse o interesse público, o assunto seria da esfera privada e sujeito ao sigilo profissional.

      2. 1, besteira sim
        2. ferimento
        1, besteira sim
        2. ferimento fisico que por questão de cêntimetros poderia ter deixado Neymar paralisado me parece mais sério do que a choradeira por ter que ir pra penalties.
        3. ela não era médica de confiança dos cidadãos ali presentes, era uma psicologa chamada pela cbf pra falar com os jogadores sobre a pressão e o evento em si e não suas vidas e qual a relação deles com papai e mamãe.
        4. Ela nada revelou de pessoal de ninguem e ao que consta não trata profissionalmente de nenhum deles.

        Qual o busilis então?

        Por fim constrangimento é ter ganho uma baba de dinheiro em propaganda e publicidade e ter devolvido um desempenho pífio.

        Constrangimento é ter disponibilizado selfies a perder de vista e entrevistas idem, mostrando a vida pessoal, familia e por ai afora e agora ficar com dodoi porque a psicologa contratada pela cbf que pagou o salario dessa turma nesse período, disse em um programa de televisão que eles entraram em panico.

        O pior é que até agora nenhum deles reclamou, so blogueiros e articulistas.

  2. O erro da psicóloga da Seleção ao ser entrevistada no Roda Viva

    Citar nomes pode ter sido o seu erro, mas, falar do fato em si não considero aberração. Até porque ajuda as pessoas a entenderem que os atletas são seres humanos, sujeitos aos mesmos sentimentos que os nossos.

  3. Eu tenho um pé atrás.

    Com certos doutores especialistas. Tenho somente duas especializações, não sou doutor de p… nenhuma. Respeito muito a maioria dos doutores que de fato contribuem com suas pesquisas, inovando nas diversas áreas do conhecimento. Mas alguns doutores, como esta psicóloga da CBF, são aquele tipo de pessoas que tiveram dedicação, uma boa memória, mas falta a inteligência emocional para transformar o seu conhecimento em algo produtivo.

  4. De jeito nenhum

    Assistir esse programa-cocô, apenas para chegar ao óbvio da falta de ética diante dos holofotes, não importa se pacientes dela, ou não. De jeito nenhum.

  5. Código de Etica

    Art. 2º / b do Codigo de Ética Profissional do Psícologo:

    “Ao Psícologo é vedado:apresentar publicamente, através dos meios de comunicação, resultados de psicodiagnósitco de indivíduos ou grupos, bem como interpretar ou diagnosticas rituações problemática, oferecendo soluções conclusivas”

     

    1. Carla, concordo com você. Mas

      Carla, concordo com você. Mas acho que ela está se “baseando” na falta de vínculo  “PROFISSIONAL”, pois segundo declara o “relacionamento com a seleção era na base do “EU TE AJUDO/VOCÊ ME AJUDA”. Sem remuneração, o que leva a crer que a Seleção foi “um laboratório”, e sala de aula para suas 2 alunas.

      Putis…acho que FICOU PIOR! Ficou parecendo uma “ajudinha” de “curiosa”, que “quebrou um galho” e NÃO DEU CERTO!

       

    2. Precisa citar artigo?
      Isso é
      Precisa citar artigo?
      Isso é de conhecimento universal.

      Se não for assim, melhor fechar os cursos universitários.

  6. Sobre a Psicóloga e a “Seleção”

    Esta é mais uma das facetas desta esculhambação que foi a  falta de planejamento  desta nossa “seleção”. Com a  arrogância do Sr. Luis Felipe,  aliada  a estas demonstrções de falta de ética e profissionalismo, e mesmo jogando sal grosso, não se teria outro resultado.

     

  7. Exposição.

    Sei não, o Marco A. pode até estar certo, mas a exposição dos atletas não era necessária, até porque talvez ela n~eo tenha tido tempo nem oportunidade de fazer um perfil psicológico de cada um.

    1. Tanto faz se é necessária ou
      Tanto faz se é necessária ou não porque é absolutamente proibido.
      Ela deveria responder ao Conselho da profissão mas…se existir isso no Brasil, duvido que seja coisa seria.
      Igual aos CRMs que não servem para nada e sonham ser OAB com força suficiente para causar as piores distorções em nossa sociedade em nome do corporativismo.

    1. Umá dúvida (pouco relevante):

      Umá dúvida (pouco relevante): é “Dra.”, por ser psicóloga, ou Doutora, daquela que ralou para defender uma tese?

    1. Sim, os meninos estavam em

      Sim, os meninos estavam em pânico, mas considero que este pânico seria menor se eles soubessem no meio de que encrenca estavam metidos.

      Agora é fácil olhar para trás e dar sugestões, claro. Mas alguém preicsava explcar a eles como esteve a auto estima do povo antes do início da Copa, quem a promoveu e com que intenções. Podiam ouvir mais de uma opinião, debater. Eles ainda que morem fora do Brasil, sabem o que se passa pelo pior meio possível, a Internet. Os meios que eles acessam são de muita fofoca e pouco conteúdo, muita opinião curta e grossa contra ou a favor, no caso deles sempre contra. Olhem os comentários em sites como Globo e UOL, é baixaria pura. Escrevo isto pressupondo que eles estavam dividos, uma onda contra antes da Copa, cobrança enorme após o começo como se nada tivesse acontecido.

      Feito isto, tirando o peso, dando unicidade ao grupo, jogador se fortalece através do trabalho técnico e tático, da mentalização do que fazer em campo, individual e coletivo. Cada um tem que saber o que está a fazer, porque ataca por aqui, porque encosta neste para triangulação, porque não deixa a bola chegar no fulano. E aí, pelo que sabemos agora, é um trabalho que não era feito, portanto a tendência era não ganhar.

      Ao menos não seria um vexame.

  8. Vi parte da entrevista.
    Pelas

    Vi parte da entrevista.

    Pelas colocações dela deve ter sido um desastre para quem precisava de apoio psicológico.

    O que ela mais fêz foi pesquisa de como estava o estado emocional dos jogadores.

    E para isto não precisava contratar esta ultrapassada senhora que gosta de holofotes! 

     

  9. Ela não fez nada demais,

    Ela não fez nada demais, apenas se comportou como a maioria esmagadora da nossa “elite”. Sem ética, sem postura, sem noção. E a coisa é tão séria que aqui e em vários outros locais da blogosfera tá cheio de gente defendendo a doutora…

  10. Impressionante o que a câmara

    Impressionante o que a câmara faz com pessoas. Elas, automaticamente, assumem o papel de estrelas, esquecem que  são profissionais e que é esse ‘personagem” que deve se apresentar nesse tipo de entrevista. Diploma tem uma finalidade boa que é a de dar técnica, especialização para a vida profissional. E para por ai. Educação, cultura, ética, respeito, informação geral, conhecimento profundo do que te rodeia, não vem do canudo,

  11. Andy Warhol Acertou Sobre os “15 Minutos de Fama”

    Bom dia.

    … mas jamais, mesmo em sua enormes sabedoria e clarividência, que as pessoas não se contentariam com seu quinhão de, agora, insuficientes quinze minutinhos. Este deslumbramento, esta busca incessante em aparecer depõe totalmente contra a privacidade dos seus pacientes, oficiais ou não. A velha mídia engessada, em sua busca desenfreada por audiência, tão-somente isso, propicia estas situações espúrias. Mas o verdadeiro profissional não é uma mariposa. Sabe do seu limite ético. A psicóloga se expôs demais, bem como a sua falta de profissionalismo.

  12. Realmente, faltou senso

    Realmente, faltou senso ético-profissional nessa senhora. Que os nossos atletas eram uns bêbes chorões, todos nós sabíamos. Se havia sinceridade ou só era jogada para impressionar a platéia, aí são outros quinhentos. 

    Pessoalmente, aposto na segunda hipótese. 

  13. Não achei problema nenhum.

    Não achei problema nenhum. Ela não abriu nenhum drama particular de nenhum deles. Eles nem eram pacientes dela. Fez um perfil do grupo que o cara tinha na mão. 

    A entrevista é interessante pra tentar entender o que aconteceu ali, mas não tem nenhuma revelação bombástica de ninguém. 

    A verdade é que o Juca Kfouri tá meio ranzinza. Ele que acho boa a escalação da seleção antes do jogo contra a Alemanha. Aquela escalação com o meio campo arrebentado.

  14. O Conselho Federal de

    O Conselho Federal de Psicologia costumava ter posições justas, ultimamente. Veremos o que fará frente à postura antiética dessa senhora, para que o espírito de porco, quero dizer o espírito de corpo, não prevaleça.

    1. Desses conselhos eu espero

      Desses conselhos eu, pessoalmente, espero pouca coisa, Jair. Estou curiioso para ver quais medidas os jogadores tomarão em relação a essa fofoqueira. Da imprensa eu sei que eles aturam tudo e qualquer coisa. Será que agora as psicólogas vão deitar e rolar também?

      Como lembrava o Sócrates, os jogadores têm grana, espaço na mídia, mas nunca souberam o que fazer com isso; nunca souberam assumir nenhum tipo de protagonismo.

  15. Será que o CRP terá a mesma

    Será que o CRP terá a mesma postura dos CRMs da vida de enfiar a cabeça embaixo da terra, como avestruz?

  16. Faço duas análises: 1)

    Faço duas análises: 1) Realmente, achei errado ela ir à TV, ao que nos parece, para aparecer sobre o caso; 2) já que ela foi, e aproveitando minimamente o que disse (“algo minou a confiança dos jogadores”), digo: que despreparo geral. Nem me passava pela cabeça que a Seleção não tivesse apoio psicológico forte todo o tempo. Agora vejo que dinheiro não faltou, mas faltou competência. Felipão e cia pararam no tempo. Ela também citou os clubes? E aí, alguém vai cobrar algo deles?

     

  17. Ela foi psicóloga da seleção

    Ela foi psicóloga da seleção de vôlei por muitos anos e também do pessoal da ginástica olímpica.

    Assisti esre RV porque queria sabia qual foi o trabalho desenvolvido que, nas suas palavras,não houve, foi apenas tentativa de jogar água na fervura.

    Também achei estranho ela ter citado nomes, na verdade insuflada pelos entrevistadores que, mesmo quando tentava ser discreta, caíam de pau já com conceitos definitivos.

    Enfim, acho que faltou mais jogo de cintura que ética. Acho que ela não soube segurar o rojão e terminou falando muito. De qualquer forma, uma pessoa com seu currículo deveria saber até onde ir e não comprometer os jogadores comentando situações privadas.

    Cabe ao CRP aioná-la.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador