O fator Marina e o envelhecimento dos partidos

No Twitter, Xico Graziano vibrava com as notícias do IBOPE sobre a explosão da candidatura Marina Silva, apesar de poder ser a pá de cal na candidatura do seu partido. Não se trata de um twiteiro convencional, mas do homem de confiança de Fernando Henrique Cardoso, que chegou a ser cogitado para comandar a campanha de Aécio Neves nas redes sociais.

Seu entusiasmo é uma demonstração eloquente da falta de substância no discurso oposicionista. Nesses doze anos, limitaram-se a brandir um anacrônico “delenda PT” em vez de buscar o discurso novo.

***

Nem se pense que do lado do PT houve alguma inovação.

As manifestações de junho de 2013 poderiam ter sido um presente para o partido e para Dilma. Com mais de um ano de antecedência, vinha o aviso das ruas: o povo já tem pão, já tem escola, já tem luz; falta participação.

***

Sabia-se que, fechado o ciclo de inclusão – promovido pelas políticas sociais de Lula e Dilma – apareceria em cena um novo cidadão, mais exigente em relação aos serviços públicos, mais consciente em relação aos seus próprios direitos, mais cético em relação às instituições convencionais da democracia representativa.

***

A onda Marina Silva é a comprovação maior de como os partidos – tanto o PT quanto o PSDB – afastaram-se dos intelectuais e do sentimento das ruas.

Hoje em dia, é comum ouvir de líderes partidários críticas a Dilma, por não ter interpretado devidamente o sentimento das ruas. Mas o próprio PT tratou a insatisfação popular como uma tentativa de golpe ou da direita ou de grupos de extrema esquerda. Quem ousasse dar legitimidade à insatisfação das ruas era execrado. Julgaram que o novo cidadão ainda levaria alguns anos para emergir. Não tiveram o menor sentimento de urgência.

Aliás, não conseguiram sequer divulgar – até agora – avanços inegáveis que aconteceram em diversas políticas públicas.

***

Do lado do PSDB, nem se diga. Desde Mário Covas o partido perdeu totalmente o sentimento de povo. As manifestações de junho mereceram apenas algumas análises óbvias de FHC e nenhuma forma de ação.

***

Com essa insensibilidade ampla, a bandeira do aprofundamento democrático e da democracia digital ficou exclusiva de Marina Silva – fortalecida pela demonização da política patrocinada esses anos todos pelos grupos de mídia.

Um eventual governo Marina Silva é um enorme risco para o país. Analistas já comparam a Jânio Quadros e Fernando Collor – pelo isolamento, pela falta de estrutura partidária, pela ausência de jogo de cintura para tratar com os políticos e pela falta de um projeto mais amplo de país.

Dilma e Aécio representam propostas de política econômica claras e conhecidas. Já Marina é cercada por grupos absolutamente heterogêneos, onde despontam desde “operadores” de mercado (no pior sentido), como André Lara Rezende, a um certo empresariado industrial paulista mais moderno, os nacionalistas do PSB, e ONGs do setor privado, de boa reputação. Juntos, não formam um projeto.

Mais que isso, sobre essa orquestra disforme paira a personalidade de Marina.

É imensamente mais teimosa e menos preparada que Dilma. Tem muito menos habilidade política e capacidade de escolha de equipe que Aécio.

O crescimento de sua candidatura não se trata de um fogo fátuo, como tantos outros da história recente do país. Que a onda irá refluir, não se tenha dúvida. Não se sabe apenas se refluirá antes de terminadas as eleições.

Mas sua eleição é inegavelmente uma aposta de altíssimo risco.

Luis Nassif

297 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas não teria que haver a

    Mas não teria que haver a eleição ainda?

    Semanas atrás Campos estava vivo e todo aparato discursivo

    versava sobre Aécio e suas chances. Changes..tudo muda , 

    tem muita coisa no “ar “ainda.

     

    1. Hoje o Campos morreu. Falta

      Hoje o Campos morreu. Falta 40 dias para a eleição, e a Marina passa a ser a favorita na disputa, a com menos rejeição e em um segundo turno vai receber 95% dos votos tucanos ? Quando é a eleição mesmo ? Petistas estão esperando o Carnaval de 2015 para tentar entender o momento inédito da sociedade.

  2. Acho que os políticos de verdade, e há

    tanto no PT que no PSDB e PMDB, vão começar a fazer política, de verdade, e a onda Marina vai refluir por falta de apoio consistente.

    Sem contar que a tchurma que paga as despesas,os Bradesco, Odebrecht, e outros do Brasil das corporações vão “embarcar” felizes na onda Marina?

  3. Uma vez eleita Marina contará

    Uma vez eleita Marina contará com o apoio da mídia e da elite, não sendo tão necessário assim o apoio de partidos. Com certeza o PMDB dará um jeito de se fazer útil.

    Ela poderá ser uma ótima escolha, pois tenderá  a um governo liberal na economia e conservador nos costumes.

    Questões importantíssimas como o aborto  e a proteção da família tradicional serão, certamente, contempladas sob o sincero viés religioso da candidata e futura presidente.

     

  4. Continuidade, retrocesso ou aventura.

    O eleitor brasileiro está diante de uma escolha de tripla opção: Ou escolhe continuar avançando lenta mais gradativamente, com a continuidade dos governo petista, e das propostas de inclusão social da sociedade em rítmo abaixo do desejável; Se retorna ao governo neo-liberal e privatizante a qualquer preço(até dando de presente) de um hipotético governo do PSDB do Aécio, ou na aventura perigosa e que chega a dar arrepios, de um governo da Marina, que assim como aqueles cães que  latem desesperadamente, quando passam pelas ruas onde vivem, qualquer caminhão, e quando estes param, não sabem o que fazer, e ficaremos à tona.

  5. Concordo em gênero,número e

    Concordo em gênero,número e grau.

           Mas não apenas da pessoa citada.É muito mais.

               Há uma corrente( no mínimo uns 40 por cento) que votam em qualquer um, menos em Dilma.

               Esse negócio que pegaria mal substituir Dilma por Lula, foi a maior burrice petista.

                Dilma nunca foi petista da gema.Por incompetência,fatores externos ou ambos,ela não deu certo .

                   E o mago( de verdade e não Valdívia do Palmeiras) Lula não viu isso?

                 E o outro erro fenomenal foi o tal de Padilha.Mercadante tinha recall…

                            Nem sempre é possível uma cara nova.É necessário saber o time certo.

                   Lula se empolgou ao eleger Dilma e Haddad…e pensou que seria pra todo sempre;

                   Quanta pretensão,não?

  6. O “novo” PSB de Osmarina,

    O “novo” PSB de Osmarina, apesar de ser naninico, está bem perto dos grandes partidos no ítem corrupção

    Foi Dilma que deu a cara a tapa e fez propostas face às manifestações de junho de 2013, sendo que a mais importante delas, o Sistema Nacional de Participação Social, foi detonado exatamente por estes que hoje apoiam Marina, a Globo por exemplo, qual a lógica disso é que não sei

    http://www.josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/08/a-construcao-do-voto-niilista.html

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=7pFeDI4T6Ic%5D

     

  7. Sendo Marina Silva eleita,

    Sendo Marina Silva eleita, por hipótese, que se purgue a irracionalidade advinda das manifestações de junho de 2013 com instabilidade, convulsão social e comprovação do domínio da política sobre o voluntarismo e sobre a irracionalidade dos que gritavam menos impostos e mais saúde e educação. Talvez tenhamos que passar por isso. Novamente vem Nassif, teimosamente achando que as tais jornadas de junho produziram algo de bom para o país. Não produziram e não propduzirão, mas este espectro precisa ser purgado. Quem sabe com sofrimento.

    1. Oswaldo, meu caro, 
      as

      Oswaldo, meu caro, 

      as manifestações são dados da realidade, que não podem ser ignorados pelo fato das pessoas gostarem menos ou mais.

      Seus próprios alunos, estimulados pelos seus ensinamentos, saíram às ruas mostrando a insatisfação. Olhe para eles.

       

      1. Meu caro Luis Nassif,
         
        Meus

        Meu caro Luis Nassif,

         

        Meus alunos sairam às ruas nas primeiras manifestações, mas quando perceberam do que se tratava e rapidamente perceberam, refluiram e fizeram surpreendentes análises de que aquilo não era um fluxo que apontava para o fortalecimento dos partidos, da diversidade de opiniões e muito menos apontava caminhos progressistas. Para mim foi surpreendente como rapidamente perceberam que havia ali algo que repercutiria no futuro e que não cheirava muito bem.

        1. As bandeiras da juventude

          As bandeiras da juventude hoje não encontram ecos nos partidos, mas quando perceberam que ali, em junho de 2013 também não estavam as suas bandeiras pelo fim da repressão policial às drogas, pelo fim da intolerância à diversidade das manifestações da sexualidade humana, pelo fim dos conluios entre políticos e empresários e pelo fim do monopólio das informações no Brasil, entenderam que em junho havia algo que não era propriamente progressista.

          1. Ainda bem que seus alunos

            Ainda bem que seus alunos perceberam a tempo pq os professores das minhas duas filhas passaram o ano inteiro mandando as crianças/adolescentes para as ruas contra o PT ( tem que quebrar mesmo ) e, agora fazem cara de paisagem.

      2. A política não pode dar a resposta

        Prezado Nassif,

        Concordo que não podem mesmo ser ignoradas.

        Mas a política partidaria não é resposta para eles. Basta ver a reação do MPL ao Takemoto na Bahia (http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159300-grupo-acusa-takemoto-de-utilizar-mpl-em-video-do-pt-militante-nao-ve-incoerencia-politica.html).

        Creio que o papel político deles continuará focado na perspectiva de ação direta. Não há como a política partidária atende-los.

      3. Nassif,
        Não há a menor duvida

        Nassif,

        Não há a menor duvida enquanto a existencia de descontentamentos, sempre haverá, qualquer politica publica pode agradar a muitos mas não a todos, ainda mais se existem nescesidades e demandas reprimidas e espectativas adiadas nas areas de saúde, educação , moradia, mobilidade urbana, etc, mal cuidadas ou nem sequer tocadas a decadas. Mas É INNEGAVEL que tudo isto foi devidamente potencializado pela midia e pelos mecanismos pelas redes sociais, por aqueles interesados em enfraquecer ao governo. Porque não ha nenhum “descontentamento” pelos problemas de abastecimento de agua em São Paulo? Porque não HA SEQUER descontentamento expresivo com a atual administração tucana. Infelizmente somos “seres altamente manipulaveis” esta é a questão. Não temos democracia por causa da midia! e o poder economico!

      4. Calma ai Nassif!!!

        As manifestações de junho não foram espontâneas. Foram programadas, planejadas e muito bem executadas! Não fale que não é golpe, por que é!

        Ainda é o “Golpe da terceira via” que não passa de uma falácia.

        Estou apavorado com nosso futuro!

        Então não force a barra Nassif, pois, perderei o respeito pelo blog!

        As possibilidades baseadas no que sei, são devastadoras… Ficarei muito decepcionado se você estiver compactuando com tudo.

        Eu já vi muita lama na minha vida, mas, este mar de lama que está se desenrolando no presente e vem sendo executado há algum tempo, está me enojando.

        A promessa de Utopia para 2022 após a Copa do Catar, eu não acredito!!! Estou é vislumbrando um futuro de alto índice de desemprego, em um mercado dominado por Corporações que tomaram os Estados como reféns.

        Tenho muito medo que esta gente provoque a Terceira Guerra Mundial! A promessa é linda para os sonhadores, mas, os realistas sabem que estamos muito longe de uma Utopia e um Governo Mundial baseado no bem comum das Nações!

        Até 2022 não da nem para equilibrar as diferenças econômicas entre nações, como conseguirão um pacto pela Nova Ordem Mundial! Dizer que já estão trabalhando nisto desde a década de 60 é muito pouco, e eu não vi movimentos de mudança da consciência das pessoas para esta nova fase mundial.

         

         

  8. Será que o povo pode entender?

    Estou sendo sincero e falo sem maldades ou desmerecimentos. Minha pergunta Nassif está mais relacionda ao fato de se o povo é capaz de entender toda a complexidade de políticas públicas integradas desenvolvidas pelo governo do PT, e que foram aprofundadas pelo governo Dilma nos últimos anos. Sei que o governo foi muito ineficiente em termos de comunicação nestes últimos anos, mas teria o povo capacidade de entender o que significa a lei de partilha, por exemplo? Será que sabem que sem o PT a lei pode ser modificada, e os recursos para a educação e saúde, ainda que não suficientes, são importantes para se realizar aquilo que pediram nas ruas? Será que tem consciencia do que significará tem um BC autonomo que pode aumentar os juros e a necessidade de se alocar mais de centenas de bilhões quando o tomate subir por causa de seca? Será que o povo pode entender isto? Eu tenho minhas dúvidas, da qual surgiu de conversas com pessoas com neivel superior e que são residentes no Brasil. Eles tem opiniões interessantes e são críticos do governo, mas não são capazes de ligar A a B no que se refere na integração de políticas públicas no Brasil.

    1. será que o povo não percebe

      que enquanto os candidatos recebem verbas de campanha das maiores empreiteiras do pais, castelos de areia continuarão a existir??

  9. Concordo que Marina será um

    Concordo que Marina será um risco.

    Mas o eleitor está cansado do mesmo,das agressões e denuncismos diários sem que se apresente qq solução.

    E o eleitor, em sua maioria, não vota em partido e sim no seu representante, no personagem.

    Marina representa para o eleitor esta mudança, mesmo que não se enxergue que mudança será.

    Só não será o que está por aí há mais de 20 anos com agressões diárias em jornais, tvs e redes sociais. 

      1. Torço por vc, sabichão, para

        Torço por vc, sabichão, para que a Dilma consiga reverter este quadro negativo.

        Com 70% dos eleitores querendo mudanças na política, a Marina se apresenta muito bem, sem agredir ninguém até agora.

        E ela não está atrelada ao eterno PMDB e a muitos outros partidos, conforme estiveram até então o PT e PSDB.

        Mas vamos aguardar 5 de outubro. 

        1. Marina responde diretamente à fonte

          no Hemisfério Norte.

          Se com o PSDB não dá, certamente será pior com Marina que pediu o povo nas ruas contra a Copa, que está ligada umbilicalmente às famigeradas ONGs e entidades do Norte que desejam trazer o Brasil ali, comportado na sua coleirinha, obedecindo aos donos do grande capital internacional.

          Parabéns, Marina!

          Parabéns, #MidiaBandida.

           

          (the end is near, i’m sorry”)

          :((

          1. Para mim, Marina está

            Para mim, Marina está viajando, ainda não aterrou. Voto Dilma.  

            O PT comeu mosca durante 4 anos e só agora acordou, tendo que correr atras do prejuízo em 40 dias.

            Se Marina for eleita teremos muitos problemas no país, com bancos determinando tudo. E Aécio estará ao lado dela.

            Realmente não sei o que é pior. 

             

             

             

  10. Se não for impugnada…

    Todas essas análises não consideraram a nota emitida pelo PSB sobre o famoso jatinho de Eduardo Campos. A explicação dada pelo partido aponta, claramente, a existência de crime eleitoral – com jurisprudência firmada. Resta saber se as autoridades do País terão coragem de submeter “santa” marina Marina para o fogo do judiciário. Se o fizerem a candidatura dela virará cinzas.

    E sugiro que o façam com urgência. Visto a proximidade das eleições, podemos ter uma candadita que vence, mas não leva.

    1. tenha certeza

      se olharem com a atenção que tu cobras da marina, para qualquer outro candidato. não sobra um pra ser empossado.

      é como diz o velho samba:

      se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão

  11. Que fazer?

    Não há muito o que fazer a não ser analisar as perspectivas decorrentes de sua eventual vitória. A resposta passional da população dada a uma situação trágica, dificilmente será modificada através do uso de uma argumentação racional. Menos ainda, da desqualificação da candidata. Quem está inclinado a votar em Marina, não atenderá a este apelo. A única possibilidade é explorar as contradições da sua candidatura, força-la a responder a questões incomodas e torcer por um deslize seu.

    O discurso de Marina, a partir de seu programa e extraído das manchetes e de uma série de entrevistas realizadas com seus porta-vozes, por enquanto não fecha. Como compatibilizar Democracia Participativa, uma base de apoio buscada junto a Lula e FHC (?!?), um Banco Central autônomo, uma política econômica austera, a volta do tripé econômico e o ambientalismo, entre outros temas? 

    Ora, não é para ser levado a sério mesmo. O programa, suas propostas irrealizáveis e desconexas, buscam meramente o efeito eleitoral e de exposição. De fato, se analisarmos, é também extremamente conservador.

    Esqueçam portanto a base de apoio via Lula e FHC e a democracia participativa, são apenas motes de campanha para fortalecer sua pretensa capacidade de agregar e seu desprendimento (?!?)… A economia ortodoxa proposta, é sobretudo autoritária. Determinará como sempre o domínio da economia sobre a política em nome de uma recuperação, que sabemos, nunca entrega. Sem política, não haverá democracia participativa. Imperam as razões econômicas.  

    A base de apoio, será naturalmente clássica, não tão diferente da do PT. Sabemos até que ponto e sob que condições e com quais intenções alguns partidos serão indefinidamente “base” de um governo. Não contem com muitas dificuldades para Marina neste setor.

    Na questão ambiental, considerado um ponto forte do plano de Marina e apontado como um possível ponto de conflito, está na realidade o seu ponto mais fraco e igualmente conservador. Seu Ambientalismo, é nitidamente ligado a corrente da Sustentabilidade, que responde somente a questões econômicas e de mercado.  

    O Ambientalismo é um termo amplo, se refere a várias correntes e movimentos que manifestam uma preocupação com o meio ambiente. A Sustentabilidade é uma destas correntes, sendo a que mais foi assimilada pelas empresas (premidas pela necessidade de oferecer alguma resposta ao Ambientalismo).

    A Sustentabilidade, não oferece uma reflexão séria sobre o consumo, que em alguns casos, não tem a menor possibilidade de atender a demanda futura pela sua dependência de recursos (já escassos e finitos). Trata-se apenas de prolongar um pouco a agonia e manter ou ampliar o faturamento.

    Fiquem tranquilos (ou não) quanto a este último ponto. Não haverá conflito. Até mesmo a Monsanto já possui sua política de Sustentabilidade (http://www.monsanto.com/global/br/quem-somos/pages/politica-de-sustentab…).

  12. No entanto o PTé o único

    No entanto o PTé o único partido político nacional com organicidade suficiente para reverter situações muito difíceis no campo eleitoral. Haja vista a eleição de Haddad e mesmo de Dilma em 2010. Não tenho dúvida que a luz vermelha acendeu e está piscando fortíssima. Se Dilma não reagir via campanha eletrônica, debates televisivos e rua, corre sim risco de ser derrotada. O que venho reafirmar é que qualquer projeto político que colha dividendos das jornadas de junho, do cansei de junho de 2013, está fadado a curta duração e instabilidade. Jamais houve qualquer discurso de racionalidade econômica e política naquilo que aconteceu há mais de um ano atrás. Aquilo foi uma tentativa de golpe sim e a história demonstrará cabalmente isso. 

  13. Lendo os comentários até

    Lendo os comentários até parece que Marina já ganhou. Não, não ganhou ainda e a luta para ela vai ser difícil. Tá, para Dilma também. E não necessariamente por culpa dela. Desde sempre enfrentou uma mídia contra, uma oposição depravada e uma situação econômica difícil. Mesmo assim o pais andou. Muitos projetos sairam da gaveta e estão sendo realizados. Houve melhora das condições de vida para gente que nem era considerada gente em outras gestões. Por tudo isso, sou mais a búlgara, aquela que sobreviveu às torturas, ao enfrentamento do regime militar com uma dignidade inconmensurável. E tem mais, se Dilma perde não é ela que perde, somos nós.

    1. Qual a razão de Dilma manter

      Qual a razão de Dilma manter no Ministério das Comunicações Paulo Bernardo que sepultou qualquer iniciativa de democratização dos meios de comunicação? Um inepto e acovardado. Reitero que o PT pode reagir, mas terá que fazer sinalizações de enfrentamento desta questão. O PT foi satanizado sem reação alguma. Dormiram em berço explêndido e acordaram agora com os reflexos da irracionalidade dos eventos de 2013. Vão ter que correr atrás. 

  14. Despolitização…

    Mudam as gerações mas a consciência e conhecimento político do brasileiro médio seguem os mesmos. Ele é sempre influenciado pela criminalização e demonização da política bancada pela elite e sua mídia. Esse recurso é sempre usado por eles toda vez que não possuem um nome palatável ao conjunto da sociedade para disputar uma eleição, e ao mesmo tempo não possuem força e apoio para um golpe autoritário…

    Viva, vem aí mais um(a) “salvador(a) da pátria”!

    Um abraço.

    1. Ótimo tema de discussão, Sérgio.

      A despolitização. Mas, o que explica a eleição de três governos ( vá lá) de esquerda sucessivos? Foi a despolitização ou os governos não eram propriamente de esquerda? O que fez o PT, um partido (continuo com boa vontade) de esquerda, para politizar seus eleitores nesses últimos doze anos?

      Observe o comportamento de alguns comentaristas, ditos petistas e supostamente de esquerda, aqui neste foro também supostamente politizado, as barbariedades que emitem contra os eleitores pobres. O PT não conseguiu nem politizar seus militansos, a palavra de ordem virou acomodar as bundas flácidas nas cadeiras do poder e ususfruirem das boquinhas.

      Um  abraço.

  15. Espero que esta pesquisa do

    Espero que esta pesquisa do IBOPE esteja furada, como outras já estiveram. Pro bem do Brasil.

    Se estiver certa, eu especularia que a Dilma começou “abortando” sua reeleição e a do próprio PT quando sancionou  a lei do aborto. Por isso, ela é demonizada pela  maioria absoluta dos evangélicos. Já são mais de 44 milhões. O caso do pastor que postou nas redes sociais que o avião da Dilma que deveria ter caído, está longe de ser um caso isolado de fanatismo, é a regra e comporta poucas exceções. Dilma assumiu o posto de anticristo. Pastores evangélicos possuem perfil no facebook e, geralmente, recomendam, diretamente ou por intermédio dos obreiros das igrejas que os fiéis entrem na comunidade da igreja no facebook, para receberem notícias dos eventos da igreja, mas também utilizam essas comunidades para doutrinar na política. O caso do aborto já havia sido tema durante as campanhas de 2010 e, parece, que na época a Dilma assumiu compromisso com a ala religiosa, incluindo também um grande contingente de católicos.  

    Se nesse ponto, a Dilma agiu por convicção, acho que deveria ter lavado as mãos e ter deixado pro Congresso a missão de derrubar o veto. Não se tratava apenas de uma questão de saúde pública, envolvia valores morais. Que sejam valores morais “atrasados”. Se bem que valores morais não são atrasados, é a sociedade que é atrasada.

    Sua rejeição também é elevada entre os servidores públicos. No início de seu mandato, enfrentou uma onda de manifestações reivindicando reajustes salariais para recomposição de perdas salariais sofridas desde a última reposição feita por Lula. Ela foi intransigente, ao ponto de ser elogiada por FHC. Para ter a postura  elogiada por FHC, tem que estar bem errada. O número de servidores  federais não chegam perto do exército de evangélicos, mas também é um número considerável. 

    Agora, é esperar as cenas dos próximos capítulos. Se o “caso do avião” vai impedir a Marina de decolar. Vamos aguardar pra ver se o PIG irá atacar ou abraçar Marina. Por enquanto, não há consenso, mesmo sendo atacada por Reinaldo Azevedo, não tem repercutido sua opinião. Muitos estão disposto a chamar de amigo o inimigo do inimigo.

     

     

    1. Prezados,
      A eleição no

      Prezados,

      A eleição no primeiro turno é daqui há quarenta dias.Muita coisa pode mudar. Esta maluca que se julga o Messias salvador terá que dar às caras.

      Caso haja segundo turno, Alkmin em 2006 teve menos votos no segundo turno do que no primeiro.

      Pode ser um pouco mais difícil, mas a DILMA ganhará.

      1. É o que eu espero também. Se

        É o que eu espero também. Se bem que daquela vez, havia a aprovação do Lula, o bom momento econômico e a Dilma não tinha tanta rejeição ligada a sua pessoa. A Dilma foi massacrada pela mídia nos últimos anos. Seu governo fez um péssimo trabalho de comunicação, sem ter economizado com publicidade. Fez muita coisa que poderia ser mostrado para  transmitir a idéia de desenvolvimento econômico e social de maneira convincente. Fez pouco para mostrar o que fez, enquanto a mídia fazia de tudo para esconder. Os programas da campanha são bons, mas tenho dúvidas se serão vistos e, se vistos, mudarão a opinião de quem já está convencido de que o PT é um mal a ser combatido.  Até o último domingo de outubro, no pior dos cenários, tem muita coisa pra aconter, mas as perspectivas não são tão favoráveis. 

  16. Marina é o Sonho da Mídia e do Empresariado.

    Porque? Tudo o que ambos precisam é de um governo fraco, sem identidade, sujeito as interpéries das ondas criadas pela mídia de acordo com os seus interesses, que normalmente caminham juntos com quem paga pelos anúncios, ou seja o empresariado. Simples assim, não querem o PT porque esse pensa no povo, o PSDB tem o desgaste de anos de governo insuficiente e poderia perder para Dilma. Então o que resta,? Apelar para o ‘CAOS”, o desgoverno, a falta de estrutura que denotará em não ter pulso para sustentar qualquer crise, pois assim quem mandará será as “ondas” dos editoriais da mídia. Atualmente o mais problema do nosso País não são os políticos, a saúde, a educação, como muitos julgam, e sim a mídia que distorce completamente tudo, sem o mínimo pudor , querendo sempre criar o caos e a desconfiança, pois assim ninguém vale nada, a não ser é claro as noticiazinhas donas de falsas verdades. Pior são as “marinonetes” que não capazes de julgarem nunca o que há por detrás das notícias.

  17. Estarei em dilema terrível.
     

    Estarei em dilema terrível.

      Não voto em branco,nem no PT e muito menos nessa ”sonhática” Marina sem partido definido,sem quadros,sem dizer o que fará ( nem ela sabe) e com frases que nem o aramaico consegue traduzir.

             Talvez seja Esperanto.

                Com gosto amargo na boca, pela primeira vez na vida,passo a considerar o voto no PT.

                 Posto que,em branco,não desperdiço meu voto.

                       Que Deus me absolva.

    1. Meu primeiro e único comentário do dia.

      Meu sentimento é de que deu a louca nos brasileiros. Hoje estou down limitando-me a ler alguns posts. Mas para minha própria surpresa me pego dizendo: Que bom anarquista, vote em Dilma, pois dissimulada, malandra e cobra, ela, com certeza, não é. É íntegra e, se não fosse um congresso de maioria condenável e uma mídia que a agride sem dó nem piedade, há anos, muito mais benefícios teríamos alcançado. 

      Saudações.  

    2. bela noite

      caro anarquista

      ri muito … kkkkkkkkkkkkkk

      mais voce uma referencia

      o primeiro  bundalelê

      a historia do blog nunca mais vai ser a mesma.

      mais  bundalelê tambem no rio pode ser bacanal e situação que está uma bagunça

       

  18. Tateando no escuro

    O discurso de Marina é muito confuso. Em nada acena às mudanças institucionais pedidas nas ruas em 2013 e parece mais um balaio de gato que mistura alhos e bugalhos. Mas, exatamente como os jovens que foram pras ruas protestar por qualquer coisa e foram usados pela grande imprensa quando erraram sempre o alvo do que é a verdadeira causa das insatisfações sociais, Marina Silva é só uma grande demagoga usando os jargões que nada entende. Não sabe nada sobre sustentabilidade, economia pra ela é uma grande icógnita, e tem só um discurso furado dos analfabetos políticos.

     

  19. O “fator Marina” foi criado

    O “fator Marina” foi criado pelo PIG, e ainda está por se provar sua consistência. Marina é um novo Collor, mas muito piorado. Tenho certeza que a diplomacia americana está vibrando com a possibilidade de sua eleição: sem base política, sem partido, sem consistência política, enfim, um nada. Eu acho que sua eleição, em termos de resultados, seria equivalente aos golpes em Honduras e no Paraguai.

  20. Se a classe C decidir às

    Se a classe C decidir às eleições a favor da Marina, juro que vou torcer para esse povo ingrato perder tudo que consquistaram nos últimos 12 anos.

    Casa, carro, faculdade/escola técnica, TV 50″ à led, churrasco de Alcatra todo final de semana e outros parangolés.

    O que descrevi é a realidade desse povo, pois tenho contato direto com muitos deles.

    Esses caras vão fazer tanta merda no governo, que esse povo que decidiu em favor deles serão o mais prejudicados.

    Seria bom que isso ocorrece para essa juventude ver como é o país liderado por aventureiros.

    Até pera eles sentirem a diferença entre o governo trabalista e neoliberal com misitura de verde e sei lá mais o que.

    Porque  se isso ocorrer, espero que não, o PT quando voltar ao poder depois de 4 anos poderá se perpetuar.

    Povo ingrato !

    1. ippse littere…

      Concordo e  com  um adendo:  que o PT não mova uma palha contra e  nem a  favor  para deixar que o caldo engrosse do jeito que pediram….

      Depois, vai ser a  velha máxima:  quem pariu Mateus ……………que então, balance !!!!

      E como diria a grande pensadora Rita Lee: na hora H, quando a  bomba estourar, quero  ver da janela e entrar no pacote  do camarote….

      1. Mais um petista inconformado com uma possível derrota.

        Aos poucos começa a se revelar as convicções de “esquerda” de certas correntes do petismo. Não canso de repetir que o PT tem de ser salvo,  dos seu militansos petistas nas redes sociais. Esse aí faz uma torcida fervorosa, para que em caso de derrota, em suas palavras, “o PT não mova uma palha contra e  nem a  favor” dos pobres. Ele quer mais é que os pobres se phodam. Pobre para ele só serve para eleger o PT.

        O partido fez aliança com oligarcas e coronéis do feitio de Sarney, Collor e Renan, agora seu militansos fanáticos não ficam nem um pouquinho envergonhados, de pensarem com a razão utilitária e oportunista dos seus aliados. Como o vermelho é a cor do socialismo e da bandeira do PT, não custa lembrar o recado aos petistas:

        Fica vermelha cara sem vergonha!

        [video: https://www.youtube.com/watch?v=naCrrInG_JQ%5D

        1. Não seja cínico e nem se faça

          Não seja cínico e nem se faça de desentendido. Você não deve ser assim tão menos inteligente para não ter entendio o recado do comentarista. Ele deixou bem claro que está revoltado com a ingratidão, e não é pra menos. Porque a gente luta a vida inteira pensando na melhoraria das condições exatamente para essas pessoas e, na primeira oportunidade, por um simples modismo midiático e revolta fabricada, eles colocam tudo a perder. Realmente isso cansa e estressa qualquer um. Agora se você gosta de ingratos, lute por eles, depois… Leve-os para casa. Apesar que acredito que alguém que faça comentários cínicos e tentado botar pilha em colega que se vê frustrado, assim como você fez, nunca lutou em prol de nada do que se aproxima dos mais necessitados ou dos excluídos. Se você tivesse na luta, como a gente sempre esteve, você entenderia um pouco da nossa decepção com a ingratidão. E entenderia o porque chamamos de ingratidão.

    2. Nossa!!! Que demonstração de solidariedade social!

      Quanta sensibilidade com a causa em prol dos mais pobres. Quer dizer que para um petista, a justiça social funciona assim? Um sonho consumista (carro, tv de led e churrasco) a ser distribuído, como pares de botas no apogeu do coronelismo: o segundo par só é entregue se a (re)eleição for garantida.

      Se a reeleição do petismo não acontecer, você quer mais que os pobres se explodam; dito em suas palavras: “… vou torcer para esse povo ingrato perder tudo”.

      Sabe, estive reparando no, digamos assim, tom bronzeado da candidata, da mesma tonalidade do Obama. Vai que aquela parcela do nosso povo, a que se declara no recenseamento preta ou parda, assuma identidade com a candidatura, aconteceu isto com o Barack; a grande maioria dos pobres e a tal classe C assim se declaram. Vai funcionar o seu preconceito de classe em relação à maioria dos pobres? Você irá tachar essa parcela da população, que ideólogos reúnem na categoria ‘negros’, como povo ingrato que merece perder tudo?

      Não creio, não consagro meus sonhos e projetos ao Senhor, mas me lembro que o Deus dos meus pais era um Deus de justiça, bondade e amor.

      1. Essa é facil te

        Essa é facil te responder.

        Vivo no meio desse povo, portanto sou um deles.

        Tenho quase sessenta anos, e nunca, eu disse nunca vi, durante todo o meu tempo de vida, um partido fazer tanto pelo povo como o PT fez nesses últimos doze anos.

        Portanto, acho uma ingratidão desse povo, principalmente os tem  acima de 35 anos, não retribuir com o seu voto por tudo que este governo fez, principalmente para os mais necessitados.

        Mesmo sabendo que o governo tem a obrigação de dá saúde, educação e segurança, coisa que as vinte familias que se revesaram no poder nos últimos 500 anos não fizeram.

        Portanto, o mínimo que o PT fez, é extraordinário em relação aos outros partidos.

        Se realmente a classe C, que conheço bem, eleger a Marina, quero mais que eles se lasquem e percam tudo que conseguiu nesses últimos 12 anos.

        Falo isso sem pena.

        E mais. vou torcer para que a Marina obrigue todo mundo se batizar na Assembleia de Deus, e participar de cultos pentencotais todos os domingos, incluo nesse balaio alguns seguimento que acham que ela vai ser a salvação da lavoura.

        Vou parar de escrever pois estou sem saco.

        Só para confirmar, quero mais que esse povo ingrato se lasque se eleger Marina.

        É isso.

  21. Bom, se assim querem os

    Bom, se assim querem os analfabetos políticos, que seja. Pensando bem, nós que não necessitamos das políticas publicas desse excelente governo petista e que nelé votamos para que os que foram esquecidos nos 500 anos de brasilis fossem benefiados, vamos, aguardar,tenho certeza, exigirem a volta do PT ao poder, depois dos cofres, hoje, positivos, tiverem sido surrupiados pelos velhos corruptos de sempre. A geração faceburro, elege até jumento se aparecer na mídia. Os protestos de julho não politizaram ninguém dessa geração, eles apenas seguem  a boiada de fofoqueiros faceburros.

    1. “A geração faceburro, elege até jumento se aparecer na mídia.”

      elegeram até a dilma. como meu pai dizia, pra burro só faltam as penas rosas.

  22. O que os petistas vão fazer

    O que os petistas vão fazer com a Marina é o mesmo que fizeram com o Lula em 2002. Esse artigo do Nassif está parecendo um comercial da Regina Duarte veiculado nos idos 2002…

     

    Que ironia não?

     

  23. O fator Marina e o envelhecimento dos partidos

    O problema todo, foi a imprensa golpista… ou isso não é golpe da direita? quem são os idealizadores de um futuro governo Marina? a direita da pior espécie… a direita que acha que o salário mínimo está alto por que o desemprego está pequeno, que quer vender tudo que ainda resta para ser privatizado, por outro lado é contra o desenvolvimento do Brasil, com suas idéias radicais sobre o meio ambiente, beneficieando os países que irão se desenvolver utilizando suas riquezas naturais e exportando para o Brasil…

    O problema todo foi a imprensa golpista, que entende que com a Marina, uma destrambelhada, ficará mais fácil a direita voltar ao poder… E o povo? O povo passou todo esse tempo, 12 anos, sendo bombardeado pela imprensa golpista, de que sua vida não está boa e que deve pedir mudanças, deve clamar por mudanças, mudanças que somente a oposição poderá fazer….E, não é verdade… A verdade é que somente a Dilma, PT e aliados podem fazer, porque tiraram mais de 40 milhões da linha de pobreza absoluta, para um patamar mínimo de consumo. Por que entende que é melhor investir no social do que investir num País de consumo para poucos, como sempre foi durante todos esses anos de Brasil descoberto.

    O problema, também, é da Dilma e PT, que em nome de um republicanismo imbecil, deixou que criminalizassem os melhores quadros do PT. Que não fez lei de regulação dos meios de comunicações, que tanto o País necessita…

    Taí, a democracia é boa, mas gera estas anomalias… quando desvirtuda (pela imprensa, no caso)… Uma pessoa que diz para a maioria do povo que irá melhorá suas vidas, mas na realizada, não terá lastro político para realizar as mudanças que a sociedade almeija… descobrirá que foi iludida… E, virá com toda a fúria jamais vista…. É o Brasil…. triste Brasil… Mas, dezem que não tem mal que não traga um bem… o Bem será a fúria do povo enganado por Marina, seus banqueiros e imprensa. 

    1. se o problema fosse só o pig, a lei dos meios resolvia

      mas antes mesmo de tomar posse dilma já avisou a rede lodo, pra ela o controle remoto era a solução. agora aguenta sem reclamar.

  24. Caro Nassif.
    Gostaria de

    Caro Nassif.

    Gostaria de compartilhar um texto meu oriundo dos comentarios que você divulgou em 2011. Acredito que seja mais atual do que nunca! Não que eu ache que ela seria essa utopia, mas acredito que muitos veem desta forma… E gostaria de emendar… apesar de achar muito dificil um cenário de “concertacion” que a Marina propõem, e se der certo? Como tambem pode ser o caso de assumir e seguir 100% a cartilha do mercado financeiro, ou ser um novo Collor. É uma incognita, e de certa forma seria uma mensagem do povo, não necessariamente uma escolha consciente… De positivo, acredito que seria bom para revirar o tabuleiro e promover uma rearrumação das forças, escantear a direita tradicional para o estilo Le Pen na França e seus 10%. Mas seria ótimo romper com essa polaridade com nervos tão exacerbados… E se der errado, acredito que o Lula vem mais forte ainda em 2018, com lições aprendidas e a casa (PT) rearrumada…

    Abraço!

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-busca-da-nova-utopia-na-politica

     

  25. Dilma sofre o refluxo de uma

    Dilma sofre o refluxo de uma onda provocada pelo PT por três razôes, e apenas uma teve a ver com ela:

    – O mensalão, com a condenação de pais fundadores do PT pegou na alma do povo, daquela forma grudenta e simples, da qual o partido não pode se desvencilhar. Aliás, ao vitimizar os condenados, deu um tiro no próprio pé.

    -A copa do mundo foi uma tolice para atender propósitos emotivos de Lula, justificando a construção gratuita de um estádio para o Corinthians. Foi uma das principais razões que moblizaram os jovens em julho. A única possibilidade de virar o jogo era o Brasil ganhar. Era.

    -Dilma não é culpada dos dois primeiros motivos. Mas a campanha lançada contra os juros dos bancos, tentando colocá-los contra a parede, foi uma tolice. Isso seria algo para um segundo mandato.

    E há o imponderável, intrincado na alma humana e no destino:

    -Quem não se lembra que Marina e Dilma eram adversárias, para não dizer inimigas, quando ministras de Lula? Marina, naquela ocasião, foi defenestrada, mas o mundo dá voltas e a vingança é um prato que se come frio.

    -A morte de Eduardo Campos é algo assombroso, na típica tradição agostiniana da história brasileira em períodos de mudança.

    O grande vencedor é Serra, que Marina já elogiou e que será provavelmente seu Cardeal Richelieu. Aí, Maquiavel tramou contra Aécio.

  26. Marina e o apoio tucano

    Todo mundo sabe que se a Marina for ao segundo turno Dilma corre sério risco. Os tucanos voarão em peso para o colo da amazonense(independentemente da eventual neutralidade de Aécio).  A presidente tem que vencer no primeiro turno ou disputar o segundo com o Aécio.Para que este ambiente favorável aconteça os petistas não podem bater em demasia no pássaro bicudo.Enquanto tudo isto acontece é esperar que Marina cometa erros, o que não vai ser difícil de acontecer. Esta eleição pode se tornar histórica , pois poderá colocar em xeque a decisão do eleitorado.

    PS: Dilma versus Aécio será a repetição de 2010(Marina neutra)

     

  27. Lula na liderança da atual campanha eleitoral

    Creio que  Lula mais do que nunca precisa liderar o PT, para garantir a vitória da Presidenta Dilma nestas eleições.

    Não há tempo para criticar os erros, que se evitados permitiriam uma vitória mais tranquila, é hora de ir para a rua e para luta, com Lula na Liderança, na atual circunstância e faltando poucos dias para as eleições, somente ele pode evitar a derrota da Presidenta Dilma.

    Creio que uma parte significativa do eleitorado já esqueceu do inferno do desemprego e da recessão vivido no passado não muito distante, ou ainda não reconheceu os enormes avanços do atual processo de distribuição de renda comandado pelo PT.

    De qualquer maneira, é preciso reconhecer, que o eleitorado se mantem no campo progressista, e deve impor uma estrondosa derrota ao PSDB, o que é muito positivo do ponto vista histórico e político para o Brasil.

    Em caso de uma eventual derrota nestas eleições, o  PT deve lutar para manter e fazer avançar o atual processo de distribuição de renda, principalmente fazendo de tudo par manter o PSDB afastado de um eventual governo de Marina Silva.

    Mas isso é uma outra discussão, que caso o PT e Lula forem para a rua e para Luta, muito provavelmente não será necessária.

  28. Olha Nassif!
    todo viver é um

    Olha Nassif!

    todo viver é um risco!

    agora ser contra a novidade porque ela representa um risco, me parece meio panfletário, meio mete-medo.

    quando Lula chegou, todos também diziam que o pt nao tinha estrutura e que íam quebar o Brasil, lembras-se?

    e hoje, se agarrar nessa pseudo estabilidade do pt e psdb, só porque conhecemos sua “engenhoca financeira”, me parece ser um tanto medíocre da nossa parte.

    todos não sabemos nada da equipe economica da Marina. agora, temê-la por causa disto, é muita covardia em cada um de nós.

    antes de bons gerentes, precisamos de bons estadistas.

    de que adianta a competência, se ela só é usada para a corrupção?

    bons gerentes  é fácil qualquer presidente conseguir achar.

    agora presidentes com preocupação sincera pelo seu povo, esses são raridade! 

    pense nisso!

  29. O próprio eleitor do PSDB vai

    O próprio eleitor do PSDB vai cristianizar o Aécio ao perceber que Marina pode ganhar as eleições. E ao que parece este eleitor já percebeu isso. Este eleitor é movido pelo ódio que a mídia disseminou e se cristalizou contra o PT sem reação consistente do próprio PT. Os caciques do PSDB farão acordos com o PSB de Marina para ocuparem postos relevantes no governo dela, caso vença as eleições. Mesmo pagando com o fim do PSDB como partido capaz de vencer eleições majoritárias, apostarão em sua sobrevivência parasitária em um eventual governo de Marina. 

  30. O anti-petismo está vencendo as eleições.

    A ação de Xico Graziano foi bola cantada por Rodrigo Vianna em sua análise a respeito dos rumos da eleição com a entrada em cena de Marina. Ele aponta que a UDN aceitará qualquer candidato que venha a derrotar o PT nessas eleições, não importa seu nome. Marina é essa candidata. Aécio já é passado, já está descartado e pode voltar para Minas para tentar bater Pimentel. A Dilma caberá a tarefa dura de, cercada pelo conglomerado udenista, ver suas alianças estaduais desmonorarem em busca do provável vencedor. Ainda há tempo para deter a corrida de Marina? É difícil. Faltam 40 dias para as eleições. No atual momento, ela conta com a grande mídia a seu favor; com os evangélicos pentecostais e neopentecostais (como se posicionará a Universal?), parte considerável dos evangélicos mais tradicionais, como batistas; provavelmente, com os setores católicos carismáticos e a ala  conservadora, não-carismática, do catolicismo. Boa parte dos grupos sociais que se posicionavam pró-Aécio são, na verdade, anti-petistas. Para os que querem ver nela algo de novo na política, basta ver seus apoios pelo país afora.  

    Marina não pode ser comparada a Collor. Ela é um quadro orgânico da atual estrutura de poder mundial. Ninguém aparece na abertura da Olimpíada, em Londres, à revelia de seu governo (um governo democrático) de forma impune. Collor, apesar de todas as suas ligações familiares e econômicas, não tinha uma estrutura de apoio do mesmo porte e a sofisticação do discurso e dos atos, tanto que surgiu o incrível Paulo César Farias como o grande resolvedor de problemas. Também não pode ser comparada com Itamar, um outsider de estilo, mas inside completo, homem de outro tempo. Ambos, tanto Collor quanto Itamar, terminaram por serem completamente assumidos pelas estruturas de poder do país e sendo fundamentais na montagem de poder no país que FHC aprofundou. 

    Discordo de Nassif quando aponta que Marina foi a política do mainstrem que melhor entendeu o que ocorreu em junho de 2013. Nada disso. Tanto é assim que ela não conseguiu montar seu partido na data fatal de outubro. Não conseguiu por não ter número suficiente de assinaturas apoiando o projeto de partido e o nome dela como liderança. Nem ela nem seu grupo entenderam o que ocorreu, mas, podem, nesse atual momento, serem, sim, os desaguadouros do que ocorreu em junho. O anti-petismo está vencendo as eleições. 

    1. Bem, INFELIZMENTE agora ela é

      Bem, INFELIZMENTE agora ela é candidata. Terá de falar, defender idéias e projetos. Veremos como se sairá.

      Quanto ao que foi dito do novo cidadão, nova classe C, novas exigências, etc.  se esta figura colocar em ação aquilo que dizem seus apoiadores(Neca do ITAU, André do MATRIX(acho) e o Gianetti(que não gosta do pum das vacas), podem dar adeus ao seu novo status.

  31. eleição2014

    Boa noite, Nassif.

    Realmente já lí coisas melhores de você. Pensei até em um comentário político mais apurado sobre MarinaXDilma, no entanto vejo que só tem petista utilizando seu espaço para elogiar o PT. Não dá mais. Que 5 de outubro chegue logo.

  32. O post é bom e não merece

    O post é bom e não merece algumas das críticas ácidas de comentaristas.

    A gente não é a favor ou contra manifestações, apenas as vê e tenta compreender sua natureza.

    Em junho de 2013 havia uma real revolta da população nas ruas, especialmente, a meu ver, contra a representação política oferecida nos moldes atuais. Tanto que o bordão mais usado era o “não me representa”. Admitir isso, no entanto, não significa ignorar que houve, sim, manipulação de setores da direita radical, nacional e internacional, visando desestabilizar o governo e tentar sua queda nas preferências do eleitorado. E aqui temos que admitir, novamente, conseguiram seu objetivo.

    O que vejo, hoje, como maior impulsionador da candidatura de Marina é precisamente a ideia da não-política. Os eleitores estão muito descrentes de que os “políticos” tenham capacidade de atender suas demandas. A violência e a corrupção, tidas como generalizadas, fazem com que muitos estejam efetivamente “enojados” da política partidária, tal como ela tem sido desde sempre. 

    A crença sonhática numa política não-política é tão corrente, hoje, quanto sem fundamento histórico. Marina subiu nas pesquisas como um rojão sem aparecer, sem fazer campanha, sem tempo de TV, exatamente porque encarna essa visão.

    Marina vende a ideia de que não tem laços com a política tradicional, embora esteja atolada até o pescoço com exemplares políticos velhos conhecidos, raposas espertas, que agem na sombra e vão conseguindo tudo o que querem. A própria Marina, nada nova na política, já percorreu vários partidos e, sem nenhum limite, estimula essa postura de santa, que só fala pairar sobre as águas.

    Buscando o novo, repudiando tudo o que está aí, sem reflexões maiores sobre o que está em jogo, periga da sociedade brasileira acabar jogando o país num caos difícil de resolver. E do caos nem  sempre nasce a ordem; às vezes nasce mesmo é a ordem unida.

  33. sobre os “deuses”

    50 anos de lavagem cerebral televisiva; “mundo cão” radiofônico; neos evangélicos conservadores e atrasados; a mídia criminalizando a política, possam os governos, porventura, serem apolíticos; o todos contra o PT: resultado, Maria Osmarina, talvez, ainda no primeiro turno. Depóis, ora: (a) a Maria Osmarina é impichada ainda no primeiro ano e o governo cai no colo do Albuquerque (monsanto, entre tantos); (b) a Maria Osmarina abdica, via Neca Setúbal, e o financeiro toma conta do galinheiro. Nós, ora, nós! Nós que se exploda! Também entendo que o PT foi acomodado e covarde neste governo Dilma: tentou compactuar com um congresso abaixo da crítica e acabou tostado; devia ter ido em frente e, sempre e sempre, requisitando rádio e televisão para informar o povo. Ninguém se dá bem convivendo com os escorpiões (é da sua – dele – natureza). Quanto ao PSB e o jatinho-sem-dono, houvesse justiça eleitoral, sua candidata estaria impugnada. Como não há, será eleita. Ignorância é algo que se cultiva ao sabor do vento: apelando-se para a providência divina. Bem se vê que a classe C e D foi ao paraíso e, agora, quer eleger sua (in)apropriada “deusa”: ferramo-nos todos.

  34. Discordo quando você diz que

    Discordo quando você diz que o governo não teve urgência. E a proposta do plebiscito, barrada pela mídia e pelo Congresso Nacional, para iniciar um debate sobre a importância da reforma política? O que é então a proposta de maior participação popular, que a mídia e caterva chamou de bolivariana? Se Marina se eleger, só lamento os possíveis retrocesso e, é obvio , quem vai na esteira deste é o povo brasileiro. Espero que os  manifestantes da chamada “jornada de junho” voltem às ruas para lutar contra os retrocessos. Pelo que eu tenho lido sobre os apoiadores da candidata, a meu ver,o PSB só tem  de socilaista a sigla.

  35. difícil entender

    difícil entender rracionalmente uma questão basicamente emocional, messianica, fundamentalista, que remete às mnipulações da grande mídia nas manifestações de junho,

    onde conseguiram encaixar uma “fórmula quase perfeita” para tirar do poder governamental o trabalhismo depios de recorrentes tentativas desde 2003 e insinuar-se como único poder hegemonico da sociedade brasileira.

    espero que ob tenham um vitória de pirro.

    mas antes dee qualquer pessimismo, é bomdeixar claro que o jogo é jogado e é possível reverter esse quadreo com esclarecimentos da população.

    que será certamente a mais prejudicada, caso esse projeto trabalhista seja derrotado.

    mas caso isso aconteça, não deixará ser um tempo interessante de luta social, da racionalidade e da concretude  contra as falácias e a mentira abstracionista do neonliberalismo.

  36. As manifestações do ano

    As manifestações do ano passado tomaram aquela proporção por causa da violência da PM e do mal disfarçado apoio do monopólio midiático.

    O PT não barrou a participação popular. Quem fez isso foi o Congresso, pois dele dependia levar adiante as demandas, entre elas a mais fundamental,  a reforma política.

    Nos meses anteriores a aprovação a Dilma era alta e não houve nada que justificasse uma coisa daquele tamanho.

    O mercado e a mídia monopólica tiraram total proveito daquela situação, o mesmo que agora fazem com a morte do Eduardo.

    O Brasil está envenenado.

    1. A PM é de São Paulo,por que

      A PM é de São Paulo,por que não vão cobrar o Governador ,que por sinal dentro do “novo” vai ficar aqui mais 20 anos,

      “Nois Paulistas somos Jenios”

  37. Novo cidadão?

    Nassif, não existe essa história de novo cidadão, mais exigente em relação aos serviços públicos.  As manifestações de 2013 ainda estão por ser entendidas, o que não significa que explicações menos óbvias sejam as melhores.  A explicação pode ser mais óbvia (permita-me a soberba do diagnóstico). O público que foi as ruas é aquele que foi envenenado durante anos pela mídia nativa. Críticas diárias ao governo aqui, demonização da política ali, falsos moralismos e muita manipulação em todos os lugares.  E esse público ainda não percebeu que foi alvo de manobra, um grande contingente de inocentes úteis, que ora se prestam à mudança de um governo por uma aposta quase que certeira de pesadelo futuro.   Como explicar, por exemplo, que estudantes que só ingressaram em universidades por causa da expansão do ensino superior e que agora estão participando do programa Ciências sem Fronteiras, muitos deles (mas muitos, mesmo) abrem constantemente o berreiro para criticar o governo, inclusive, no tocante à educação? Falta de reconhecimento? Não. Envenenamento.

  38. Como o ditado antigo diz :

    Como o ditado antigo diz : chegou a hora da onça beber agua . O PT e seus aliados ainda tem total controle desta eleição , só falta agir . Crime eleitoral do jatinho , incoerencias gritantes da Marina ( aliança com agronegócio , Borhausen como aliado e por ai vai ) . Na fim das coisas a colonista da Folha tem razão , todos tem medo de bater na Marina , vão perder para um arremedo de política , um Janio Quadros de saias.

    1. aliado por aliado

      o pt tem o calheiros, o sarney, o pezão, o parceiro de cachoeira no rj sérgio cabral, o collor…

      o, ufs fiquei enojado vou para antes de vomitar!!

  39. eu aceito a parte do texto

    eu aceito a parte do texto que trata do PT e do PSDB, mas quanto ao ‘desempenho’ de Marina nas pesquisas, não!

    quem muda de opinião de um dia pro outro e troca o voto pra presidente como quem muda de roupa?

    quem?

    são as marias vão com as outras, os papagaios de piratas, os alienados completos!

    só que esse tipo de gente existe desde o collor, pelo menos, ou há mais tempo. não é criação do psdb, nem do pt, muito menos. tampouco tem a ver com alguma revolta contra ‘falta de participação’…

    e o fenômeno Marina é o que é: aposta do banco Itau para aumento da selic!

  40. Sinceramente, é ridícula a farsa do ibope.

        Os institutos vão repetir o vexame as últimas eleições. Marina não tem mais que 2 minutos de TV, certo que o PIG pode virar 100% marineiro mas sabe qual é o programa mais visto da TV brasileira ? o horário eleitoral que bate o decadente JN, ou seja, os apolíticos perderam e Dilma vence bonner de novo, subverteu-se aquele lugar comum que ridicularizava a campanha na TV, Dilma tem o dobro do tempo do segundo colocado que já foi pras cucuias  A palhaçada das sabotagens de junho por um instante conseguiu mudar o alvo da fúria que deveria ser o governo de ultra direita de São Paulo, esqueceram quem começou a selvageria que tomou conta das ruas, logo os supostos rebeldes superaram a selvageria da polícia de alckmin e ninguém quer mais saber deles.

      Aécio é um candidato patético, lembra o Stan do gordo e o magro com seu olhar ausente e uma mania de ficar dançando na frente  das câmeras como se tivesse pressa pra sair dali, é Aécio que  pode dar de presente o primeiro turno pra Dilma pois ele continua em trajetória descendente e pode terminar perto de 10%, o que deve ocorrer é uma troca de posições entre PSB e PSDB, Dilma deve ficar com mais de 40, a pesquisa interna do PT coincide com o tracking do conversa afiada,  os pró institutos direitistas já tinham começado a dar números muito distantes um do outro.

       Marina não tem como sustentar sua farsa num eventual segundo turno, é só apontar as incríveis contradições como seu vice ruralista e a velha política que ela traz consigo. Parece que o PT cansou de apanhar calado, no instante que marina virar vidraça as miragem acaba. O que falta é o PT finalmente pedir uma investigação séria dessas pesquisas, a indução feita pelo datafolha é escandalosa, o IBOPE não fica atrás, a mansidão do PT em 2010 estimulou a continuarem da mesma forma mas o PT tem que reagir à eles.

  41. pontos

    Pontos discordantes.

    – “Um eventual governo Marina Silva é um enorme risco para o país. Analistas já comparam a Jânio Quadros e Fernando Collor – pelo isolamento, pela falta de estrutura partidária, pela ausência de jogo de cintura para tratar com os políticos e pela falta de um projeto mais amplo de país.”.

    . Não creio nesta Inflexibilidade Marina, a sua historia politica não demostra isto, sabe perde, ceder e dar a volta, uma pessoa moderada como a mulher do Acre não é uma pessoa isolada, nem estranha, isto é tem muito jogo de cintura. Não aceita determinadas politicas Claro. Características da ala do PT original, esta formação da Marina aponta sempre nesta direção da sua participação petista.  Não é muito destes acordos como foi do Lula com Maluf em SP.  Têm objetivos vivos tanto que saiu mais uma vez candidata a presidente. Um projeto e programa de governo se constroem.

    “Pedro Ivo Batista – É amigo e assessor político de Marina Silva há muito tempo. Foi militante do PT desde quase sua fundação, tendo participado da mesma tendência interna da candidata, o Partido Revolucionário Comunista (PRC), que no movimento estudantil se organizava na corrente Caminhando. A principal liderança do PRC era o ex-deputado José Genoíno. Naquela época, Marina era bastante ligada a Ozeas Duarte, que era um dos principais dirigentes da tendência. Quando Marina sai do partido e vai para o PV, Pedro Ivo sai junto. Depois deixa o PV junto com Marina para construir a Rede. E agora está junto com ela no PSB. Considerado um dos braços direitos de Marina Silva no ministério do Meio Ambiente (2003-2008), Pedro Ivo foi o responsável pela coordenação da Agenda 21 Brasil. Cearense e ex-bancário, foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenador nacional de Meio Ambiente. Tem bom trânsito no PT e é considerado uma pessoa equilibrada e bom articulador.” *.

    Partido Revolucionário Comunista – PRC (formado em 1984 e dissolvido em 1989, deu origem à Nova Esquerda e à Tendência Marxista).

    – “Mais que isso, sobre essa orquestra disforme paira a personalidade de Marina.

    É imensamente mais teimosa e menos preparada que Dilma. Tem muito menos habilidade política e capacidade de escolha de equipe que Aécio.”

    . Primeiro que há um engano. Dilma nunca militou no PT, sempre se preocupou em organizar e militou com os brizolistas. Enquanto Marina já estava enganchada politicamente. Não há nada além das fantasias sobre a pessoa da Marina. Existe uma experiência muito maior no jogo de cintura da Marina em relação aos seus movimentos dentro e fora do PT, experiências dentro das antigas Tendências partidárias do PT. Esta formação petista da Marina formulou uma politica e este pensamento e ideias colocam como objetivo. Acredito muito mais nesta tendência formada e a sua capacidade em constituir uma equipe de governo. A escolha e a percepção dentro destas tendências cria a habilidade politica para saber que a equipe é muito importante. Que participou do antigo PT sabe como era difícil e a luta politica.

    Em minha opinião Marina esta mais para Lula de que para qualquer outro. Na presidência será fácil e o difícil ainda é ela manter ate o fim o tempo da eleição com este ganho.

     

    ·         http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/08/21/quem-e-quem-nucleo-duro-de-marina-silva/

    1. Cláudia Costin também foi do PRC

      Ter sido do PRC não absolve ninguém de seus erros.Cláudia Costin também foi do PRC, na mesma época que Marina. A esquerda é pródiga em fornecer quadros para a direita no Brasil. Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnolli foram da Libelu. Lacerda foi líder da Juventude Comunista. Chega ou quer mais? No mais, no mundo real da política, vale a máxima de um político da base governista em 2002 a um petista: ele não sabe em que lado o petista estaria em 2003, mas era certo que ele, o político da base governista, estaria apoiando o governo. 

  42. nassif, nao é bom ai,,,
    elite

    nassif, nao é bom ai,,,

    elite vem batendo no pt desde 2005, 24 hs por dia, escondendo ou valorizando sempre contra o pt, junto com campanha contra “politica”, valorizando MP (lembra globo contra pec 37) e judiciario, sobre controle, principalmente pos ditadura

    as manifestacoes teve 2 mometos como todos sabem, um do comeco dos movimetos sociais e um segundo induzido e dirigido pela midia ou nao se lembra da manifestacao em frente prefeitura de sao paulo com globo ao vivo e alckmin tirando a policia da rua?? que manifestacao é essa que “quer maior participacao popular”  que contra pec 37???? duvido que 2% dos presentes em manifestacoes saibam o que seria,,,,

    nao se esqueca da copa, com oportunistas de sempre, como marina fazendo lobby para acre ser sede e depois contra gastas da copa,,,

    NAO FOI MOVIMENTO ORGANIZADO QUE SAIU AS RUAS

    MARINA É O PRODUTO DA ELITE PRODUZIDA PELA IMPRENSA, so i sso, pode derrotar PT e segurar mudancas? claro, mas ainda nao esta definido

     

    Desde Mário Covas o partido perdeu totalmente o sentimento de povo. sinceramente, covas substituiu fhc em 89 e como vc sabe, fizeram ate uma novela pra produzir seu vice, lima duarte com sassa mutema, nem assim teve nada a ver com povo, foi eleito senador no plano cruzado e depois com muita manipulacao da midia e datas folhas,,,

    ou seja, nada de novo no guartel de abrandes,,, jogo eleitoral ainda esta favoravel ao povo, apesar de uma belo movimento da imprensa e elite.

     

  43. Ainda tem muita eleição pela

    Ainda tem muita eleição pela frente. Calma ,gente!

    Mas vi um terrorismo incrível por aqui,inclusive do senhor Nassif.Que horro.

  44. Vitrine

    O fenômeno Marina é mais ou menos a repetição do furacão Russomano em SP na eleição de 2012. Surgiu do nada como opção ante os candidatos do PT e do PSDB. Disparou na frente e virou a atração da campanha. Resultado: Virou vitrine e começaram a prestar atenção no que dizia. Não deu outra: em poucos dias o “fenômeno” esvaziou e não conseguiu nem ir p/ o segundo turno.

    Não que a Marina seja tão rasa como o Russomano, mas esse tipo de “fenômeno” nas campanhas é mais ou menos normal e é até bom que aconteça, para assustar os que já se achavam eleitos ou no segundo turno. Vendo o retrato da campanha agora ela é bem parecida com a de 2010. Houve só uma inversão. Dilma continua Dilma. Serra agora é Marina (em ascendência) e Aécio virou a Marina. (só que em decadência em relação a 2010).

    Temos 40 dias ainda pela frente. Marina agora será a vidraça c/ a faixa de “favorita” no peito. Hora de, quem sabe, o PT voltar a ser o partido combativo que já foi um dia.

    Se entenderem o “recado” que está sendo dado, o PT pode ter uma eleição mais fácil e menos desgastante do que imaginava.

    O jogo é jogado.

    1. exatamente…

      também perturbação de superfície, propagação lógica, mas sem que o meio acompanhe, como não poderia deixar de ser

      como resultado da última pesquisa não indica “tsunami”, tudo segue conforme o esperado, Dilma de primeira

  45. assim como as manifestações de junho…

    subida de Marina é como onda sim, mas também o resultado de uma perturbação de superfície

    considerando um outro meio de ocorrência, por que esta onda ou os índices que ela tem agora não se propagaram na direção de Eduardo Campos em vida?

    no meu entender, e considerando os 8% que tinha o Eduardo Campos,  são apenas os antigos “marineiros”, que já se mostravam indecisos, se manifestando

  46. nassif x reinaldo azevedo

    Nassif é um jornalista que mesmo sabedor da dificuldade de se fazer uma análise objetiva dos fatos, pois sempre damos nossa pitada subjetiva, ainda assim mantêm certo distanciamento….

    Isso é um jornalismo crítico mesmo que não esconda suas preferências!!! É triste ver uma publicação repleta de arrogância, de preconceitos e abundante de destruição das reputações dos que pensam de forma diferente…

    Pelo fim do estilo VEJA, pelo ostracismo de Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi… ah, esqueci do menino Constantino… Precisa tanta agressividade no debate?

  47. Igrejas ou partidos orgânicos conservadores

    Os evangélicos são 20% do eleitorado diversas igrejas que estavam com Dilma em 2010, estão com Marina e o Pastor Everaldo, a Universal diz que ficará neutra, os pastores nunca perdem a oportunidade de direcionar o rebanho.

    Marina conservadora nos costumes e na economia, alugou um partido velho como barriga de aluguel, já que não teve capacidade de criar um só para si.

    A candidata “socialista”, vai reduzir o tamanho da democracia brasileira entregando o Banco Central na mão da banca privada mais do que é. O BC será o sindicato dos banqueiros privados.

    Esta candidata é o maior embuste que Jânio e Collor. Nossa burguesia é tacanha e  especialista em cavalgar partidos alheios.

    Um eleitorado  conservador e despolitizado que quer resultados imediatos sem plantar nada, sem esperar amadurecer, e sempre gosta de dar cavalo de pau nas eleições, mesmo quando o país começa a melhorar.

    Elege um presidente de um partido, se o mesmo é de esquerda enche o Congresso Nacional e direitistas para fazer-lhe oposição.

    Aqui se faz, aqui se paga. Depois que saem da cabine de votação muitos eleitores já esqueceram em quem votaram.

  48. ELEITORADO DIGITAL

    As eleições deste ano terão a maior parcela histórica de eleitores entre 18 e 30 anos: 42 milhões de pessoas – sendo 23 milhões da classe média.

    O PT tem errado ao se deixar levar pela pauta do PIG e pela dinâmica ou lógica apenas do mercado, ao desmobilizar a juventude das ruas; ao achar que o “sonho” do Lula foi sonhado anos atrás e que os jovens de hoje não sonham mais. Ficamos no tempo passado, considerando apenas o volume de água da primeira onda, sem olhar para trás as ondas que se sucedem. Ainda é tempo, eu acho. 

    Têm muito político que já devia se aposentar.

    1. Tenho trabalhado atualmente

      Tenho trabalhado atualmente prestando serviço para uma grande empresa multinacional. A maioria dos funcionários está nessa faixa etária de 18 a 32 anos. Não se acha nenhum eleitor de Marina com tanta facilidade assim neste grupo.  Mesmo porque, observada a figura pública de Marina, ela é mais “velha” do que a de Dilma, sem falar nos aspectos morais e religiosos presente na personalidade da acreana, que não encaixam c/ o pensamento da maioria dos jovens de classe média e urbanos.

      Essa história de voto jovem impulsionando Marina, na minha opinião é coisa de velho. Sem ofensas.

      Basta a Dilma em um debate expor a “velhidade” da Marina.

      Como disse o Gregório Duviver em sua coluna na Folha: “Essa eleição tem pastor demais e maconheiro de menos”.

       

  49. Publicidade

    A pesquisa do Ibope, bem como a do Datafolha, não passa de uma publicidade e de um modo de pautar toda a mídia. Não é real, não condiz, por exemplo, com o crescimento da aprovação do governo, Neste momento, as pessoas estão muito sensíveis em relação a uma terceira via. Mas a terceira via não existe, então a mídia ensaia pesquisas para pautar a discussão política e assim trucar sem cartas. Marina está a léguas de distancia de representar a insatisfação com a política. 

     

    1. Não acho isso. Você deve

      Não acho isso. Você deve acreditar que o eleitor brasileiro é politizado. Houve sistemática campanha pela despolitização orquestrada pela mídia que o PT não combateu. Fala para mim e outros que entendem o quer dizer. Mas não fala prá milhões que acreditam que a polítioca não resolve nada e que é preciso alguma Marina, assim como acreditaram em Collor de Mello lá atrás. E sabemos que o resultado disso será catastrófico.

      1. Despolitizado?

        Sei que o eleitor é despolitizado. Como sei também como tem trabalhado a grande imprensa com a sua agenda setting. E sei ainda que Marina não convence ninguém dessa geração pós-ditadura militar. O que afirmo, é que essa pesquisa não reflete a realidade. É mera peça publicitária que serve para alavancar a agenda da  mídia. “Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores como pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar” – Bernard Cohen, 1963.

  50. politica

    Ainda somos, os sohadores do País dos sonhos,o Brasil do povo brasileiro. E essa mudança acontecerá agora com Marina, quem viver verá. Marina não é mais sonho, é pesadelo para aqueles que somente querem o poder pelo poder.

  51. EU SOU CONTRA VOCÊ ! NÓS SOMOS MARINA
    Esse é o cenário atual mas logo logo vai mudar , pois, pra Presidente e Governador o eleitorado só vota a favor!
    Marina é um sal , molho ou pimenta que o eleitor tá botando na campanha só isso.
    Dilma e Aécio só levaram pancada, agora é a vez da Marina ser desnudada.

  52. politica

    Ainda somos, os sohadores do País dos sonhos,o Brasil do povo brasileiro. E essa mudança acontecerá agora com Marina, quem viver verá. Marina não é mais sonho, é pesadelo para aqueles que somente querem o poder pelo poder.

  53. Ondas avançam até o momento

    Ondas avançam até o momento que quebram e viram espuma. Espero demais que esta onda quebre ANTES da eleição, porque se quebrar depois… O Brasil não vai curtir nem um pouco este banho de espuma. Marina é um cavavlo de troia e o que vai desembarcar de dentro dele vai nos fazer regredir ao século XX. E não tem essa de que ela vai mandar, se não se curvar aos profetas do deus mercado e dos privateiros, acabam com o mandato dela em dois tempos. Se ela pensa, como Jânio, que alguém vai erguer um cartaz em sua defesa, está enganada. Se ela pensa, como Collor, que alguém vai vestir verde e amarelo  por ela, também está enganada. O seu eleitorado é majoritariamente composto de gente despolitizada. Bastará uma capa da veja e a repercussão no JN que lhe virarão as costas.

  54. Eleições presidenciais.-

    Emerge do texto o que se denomina de o samba do afro-descendente doido. Se não, vejamos: Marina é mais teimosa e menos preparada do que Dilma, e a eventual eleição daquela é de um risco temerário para o País; Sobre o PSDB: desde Mario Covas, perdeu a ligação com o Povo. Discordo da primeira assertiva, pela ausência de base fática na comparação entre as biografias de ambas. Getúlio Vargas jamais exerceu cargo no Executivo, e bem assim Franklin D. Roosevelt era Secretário de Agricultura (Ministro) dos EUA e levou o seu país ao topo, para ficar somente nesses exemplos. Prosseguindo, o pragmatismo implementado pelo PSDB tornou-se o legado para que, hoje, se tenha pão e educação, e quanto ao risco temerário em face de eventual Governo Marina, o prezado articulista está plagiando o “Pelé”, na possibilidade de que o Povo não sabe votar. Mais do que isso: está lançando toda a responsabilidade sobre esse mesmo Povo que tem pão e educação, tornados possíveis (sic) na forma ideológica urdida em projeto de 20 (vinte) ou mais anos de Governo, ficando no barato pelos últimos 12 (doze) anos. E “La nave vá”! Daqui a quatro ou oito anos a mesma ladainha. E as gerações perdidas? Isso não tem preço. A mais cristalina das verdades é que o Brasil carece de um PACTO, que poderia ser formalizado desde já com os três principais candidatos na campanha atual, na forma que eles dispuzerem e com o “IMPRIMATUR” do Povo. Sob à minha humilde opinião, o potencial canidato é o terceiro da relação. Coisas da Política. O resto é perfumaria.

  55. Fala-se tanto nas

    Fala-se tanto nas manifestações de junho e eu até hoje não entendi quais eram os objetivos, de tão difusas que eram as propostas.

    Ocorre que o governo federal entendeu os principais objetivos, dentre tantos obscuros, e até tomou algumas medidas que foram rechaçadas tanto pela mídia como pelo congresso. Daí falar que o PT, no governo federal, não se importou com essas manifestações é tentar esconder o que se tentou fazer.

    Quanto à disputa entre Marina e Dilma, devagar com o andor, pois acho que a população ainda está sob os efeitos do velóriomício. A propaganda da Marina é só isso – blablablá e neca (ops) de propostas.

    Ainda são pesquisas à beira do túmulo.

     

  56. As tais jornadas de 2013

    As tais jornadas de 2013 foram o reflexo de um julgamento no STF orquestrado pela mídia e recheado de ilegalidades cujo objetivo era demonizar a política e o PT. Acreditar que as jornadas de junho possam produzir algo de positivo no país tendo em vista os seus fundamentos, ou seja a pressão da midia monopolizada sobre o STF, o circo de horrores das condenações sem provas, o execramento da política, me desculpe Nassif, é acreditar no nada. E o nada, ou seja, as jornadas de junho, podem produzir o retrocesso com Marina Silva.

  57. Contesto!

    Com absolutamente todo o respeito deste mundo, que tenho pelo grande jornalista Luis Nassif (em que pese não saber porque causa, motivo, razão ou circustâncias os textos que posto no Fora de Pauta não são mais publicados aqui no blog), vou discordar dele e apresentar as razões para tanto:

     

    1) Em primeiro lugar, o grande jornalista Luis Nassif fala sobre o tal de “fator Marina Silva”. Ora, qualquer análise minimamente coerente e razoável deveria iniciar um post sobre a candidatura de Marina Silva falando de Eduardo Campos.

     

    Vejamos: algum ser humano da face desta Terra, desta galáxia ou deste Universo seria capaz de prever com antecedência que Eduardo Campos sofreria um desastre de avião no dia 13 de agosto de 2014? Absolutamente ninguém! Marina Silva nem sequer era candidata à presidência da república! A reeleição de Dilma com as candidaturas de Aécio e Eduardo Campos estava muito bem encaminhada. O imponderável (que o grande Luis Nassif desconsidera) é que trouxe Marina para o centro do debate. 

     

    Aliás, Marina Silva é além de tudo incompetente até o último fio de cabelo. Ela começou a coletar as assinaturas para a fundação da Rede em fevereiro de 2013 e passados incríveis 08 meses (até 05 de outubro), e mesmo com os ‘protestos’ de junho de 2013 e com as marchas evangélicas, onde foram coletadas inúmeras assinaturas, não conseguiu viabilizar a dita agremiação. Haja incompetência!

     

    2) Como é possível que o grande jornalista Luis Nassif tenha dito que Dilma não soube captar o sentimento das ruas? Ora, Dilma Rousseff foi a personagem que melhor captou o suposto sentimento das ruas. Ela foi em cadeia nacional para se pronunciar a favor das manifestações!

     

    E ela fez 05 pactos públicos neste pronunciamento, feito ainda em junho de 2013: pacto pela educação e pela saúde; pacto pela mobilidade urbana, pelo combate à corrupção e a favor da reforma política. E cumpriu com o que disse. Os royalties do petróleo do pré-sal foram destinados (75%) para a saúde e a educação públicas; votou-se no Congresso o aumento para 10% do PIB investidos em educação; fez-se o Mais Médicos, ampliou-se o PRONATEC e ampliaram-se ainda mais os financiamentos e recursos orçamentários para a construção de túneis, pontes, viadutos, corredores exclusivos de ônibus, metrôs, VLTs, BRTs e similares.

     

    Mais do que isto, Dilma esteve à frente de todos os partidos políticos e de todos os movimentos sociais ao propor a corretíssima Constituinte Exclusiva para fazer a reforma política. Essa proposta trás participação popular na veia do povo brasileiro! Para minha infeliz surpresa, vários blogueiros do campo progressista simplesmente bombardearam a excelente proposta de Dilma.

     

    E o grande jornalista Luis Nassif, a quem respeito muito e que agora cobra mais participação popular, foi um dos primeiros a bombardear Dilma nesta questão. Quem disser que Dilma não soube interpretar o sentimento das ruas, com todo o respeito, ou mente (o que não é o caso do grande jornalista Luis Nassif) ou não sabe absolutamente nada do que se passou de junho de 2013 para cá, além de não saber que Dilma talvez tenha sido a única pessoa que trabalhou para satisfazer os anseios destes ditos ‘protestos’.

     

    3) A “onda” Marina, que não surge em função da competência da mesma (ela é uma das pessoas mais incompetentes que já passaram pelo PT e pelo Congresso Nacional) é fruto do acaso, do imponderável e de uma tragédia pessoal, no caso, a morte de Eduardo Campos.

     

    A pesquisa de hoje do Ibope não representa o esfacelamento do PSDB tampouco o fim do ciclo do PT. Ela é uma fotografia de um momento onde o povo brasileiro se viu de frente com uma tragédia que comoveu milhões de pessoas e de uma intensa exposição midiática que Marina Silva tem os absolutamente todos os meios de comunicação (sempre de forma positiva), desde o dia 13 de agosto.

     

    Para quem ainda não se deu conta, os números de hoje do Ibope são estes:

     

    A) Pesquisa estimulada: Dilma tem 40% dos votos;

    B) Pesquisa espontânea: Dilma tem 45,7% dos votos.

     

    Ora, com a tentativa de golpe branco de estado da AP 470 (que foi um intento planejado para pulverizar o PT), com os ‘protestos’ de junho de 2013 (brutalmente instrumentalizados pela mídia oposicionista contra Dilma, com o Crash de 2008 (que resolveu dar as caras no Brasil justamente agora em 2014, com a questão da Petrobrás e com a morte de Eduardo Campos no meio da campanha, causando violenta comoção nacional e uma torrente interminável de exposição midiática positiva para Marina, pois bem, com tudo isto e Dilma tem 40% de votos válidos na estimulada e 45,7% de votos na pesquisa espontânea!

     

    É um patamar invejável. E ainda falta um mês e meio de campanha até o dia 05 de outubro.

     

    4) O grande jornalista Luis Nassif subestima os efeitos da AP 470 no imaginário popular, subestima os efeitos da brutal instrumentalização dos ‘protestos’ de junho de 2013, desconsidera todos os avanços que Dilma propôs e concretizou em matéria de saúde, educação, participação popular e infraestrutura, de junho de 2013 até agora, e desconsidera também o fato novo (este sim o grande fator da eleição de 2014) que foi a morte de Eduardo Campos, que nenhum ser humano da face da Terra poderia imaginar.

     

    E isto impede que ele faça uma análise baseada em fatos e fique numa análise que tem com substância principal o endeusamento de uma incompetente de marca maior como é Marina Silva.

     

    5) Não entendo a preocupação do grande Luis Nassif com um possível governo da Marina. Ele e eu, e qualquer um que acompanha a política e a economia no dia a dia, sabe perfeitamente como seria um hipotético governo de Marina ou de Aécio, que representam de fato os dois lados da mesma moeda neoliberal. A diferença é que o jornalista Luis Nassif, para quem novamente presto minha homenagem e respeito, não fez outra coisa senão detonar o governo Dilma de forma incessante antes mesmo do junho de 2013! E digo isso com todo o respeito.

     

    Na minha opinião o Nassif superestima o junho de 2013, mas deveria saber que aqueles acontecimentos ainda não tem uma síntese definitiva, mas que foram instrumentalizados pela direita e que serviram de base para a liberação de tonelas e mais toneladas de ódio contra Dilma e o PT, independentemente de o país estar em seu melhor momento econômico em décadas, como prova a questão do pleno emprego. E as toneladas não foram apenas de ódio, mas também de uma intensa despolitização da sociedade, de negação da política e dos partidos políticos!

     

    Era evidente, como venho escrevendo desde junho do ano passado, que as consequências daqueles ‘protestos’ seriam o fortalecimento do discurso da direita (ódio aos partidos e negação completa da política) e o surgimento de aventureiros querendo mudar a sociedade sem nenhumas mediações. Qualquer um podia ver isso desde o início.

     

    Mas uns e outros insistiram e ainda insistem em romantizar o junho de 2013… Agora não adianta chorar! Agora não adianta reclamar do surgimento da aventureira da floresta!

     

    Agora não adianta dizer que a culpa pelos males do mundo é do PT, sendo que o PT tem apanhado feito um cachorro sarnento, de forma sádica e ininterrupta, desde agosto de 2012.

    1. Marina é ruim/péssima mas…

      .. quando as palavras não fazem mais sentido é sinal que bateu o desespero na casa do Noca…..hehehe

      Óbvio e evidente.

      A grande shit é que petistas e oposicionistas não contávamos com o Imponderável de Almeida nesta eleição….. 

      Keep Calm DG, pelo ruim ou pelo bom, ainda acho (me informa o DataFree) que o 2.o turno sera entre Dilma vs Aécio…

    2. Seu texto é muito bom mas tem

      Seu texto é muito bom mas tem um erro grave de informação no último parágrafo,  onde escreveu ” desde agosto de 2012.”

      Por favor corrija p/ Janeiro de 2003.

       

       

    3. Parabéns Diogo
      Marina não conseguiu as 500 mil assinaturas. Explica aí, Nassif
      Se permite, Diogo, assino embaixo.
      Nessa o turquim pisou na bola.

    4. O que é bom em Diogo Costa é

      O que é bom em Diogo Costa é que ele

      não tem a pretensão de parecer-se isento, embora honesto.

      E, ironicamente, de tanto nomear o autor do post de “grande

      jornalista Luis Nassif”, deixa razoavelmente

      claro –  neste caso – que o Nassif  não foi tão “grande” assim.

      Creio na intencionalidade de cometer análise com

      tantos furos. Talvez apimentar  debate, chamando para

      o ringue os apoiadores dilmistas. Se foi isso, não deu certo.

      O Diogo acaba de colocar água na fervura.

      1. isenção de quem??

        de uma criatura que teve a capacidade de tentar negar a aliança entre pt-psdb em minas gerais, tu espera mais o que. só a claque petista que bate palma pro coitado(na mais estrita acepção do termo).

        o cara é doente, nega qualquer culpa do lula na escolha do jb pra ministro do supremo. o cara precisa escrever como se fosse uma tese de pós graduação, para confundir a galera.

        agora que tenta até desmerecer o turcão para tentar prevalecer a idéia de que a dilmadura esteja sendo preterida.

        não consegue nem perceber que o pt ao aceitar o abraço de afogado do pmdb, renegou a todo passado.

        agora em vez de aceitar as regras do jogo, tentam desmerecer a marina a qualquer custo. desespero total, só falta chamar a regina pro horário eleitoral.

        1. Falou a voz da burrice que se jacta

          Coitado é tu, seu pangaré.

           

          Como identificar um burro? Fácil. Basta verificar que os burros e imbecis, como é o caso deste cidadão, são incapazes de escrever sobre um assunto qualquer e apenas atacam a outrem sem defender teses nenhumas.

           

          Deixe de ser burro rapaz. E deixe de ser invejoso também. 

    5. Convicção

      ………algum ser humano da face desta Terra, desta galáxia ou deste Universo seria capaz de prever com antecedência que Eduardo Campos sofreria um desastre de avião no dia 13 de agosto de 2014? Absolutamente ninguém!.

      Com que convicção absoluta afirmas isto?

  58. Lendo alguns dos comentários,

    Lendo alguns dos comentários, fica evidente que está faltando um tantinho para a militância pertista chamar Luis Nassif de PIG.

     Vi até um “Senhor Luis Nassif….” hehehe

     

     

     

     

     

     

  59. Reforma política

    Nassif,

    Envelhecimento de quais partidos ? A maioria deles já acabou, restando o PT, PSB, PMDB e, a depender do resultado em outubro, o PSDB.

    Entendo que a bancada do PT não soube aproveitar os últimos 12 anos no CN, o PMDB, maior partido político do patropi e profundo conhecimento do CN, só tem como preocupação a participação direta no governo a ser eleito, e o PSDB, que, caso fique atrás do PSB, fará companhia ao DEM. 

    Como a atual situação é muito cômoda para qualquer parlamentar ( por lá ninguém dará tiro no pé), por isto entendo que a necessária reforma política precisará vir de fora para dentro, via participação da sociedade.

    Aprendi no blog que reforma como esta não deve ser feita de uma vez, mas em camadas, faz muito sentido.    

    Se os do PSDB não votam em DRousseff sob nenhuma hipótese, como demonstra Xico Graziano, torço para que lancem o mineirm voador aos céus. Acredito que logo ocorra uma decisão final sobre o que fazer com o candidato tucano. 

  60. Não foram as manifestações

    Não foram as manifestações dos rebeldes sem causa, foi a imprensa. Se perguntar a qualquer neomarineiro por que Osmarina, ele repete tudo o que a Globo, Folha e assemelhados vem martelando na cabeça deles por anos. É a corrupção (PT, o partido mais corrupto do mundo), é a inflação, é o caos, enfim é o ódio que disseminaram e cristalizaram na mente dos desavisados. Sempre ela, a imprensa velhaca.

  61. Tem um fator extra contra o

    Tem um fator extra contra o PT e a Dilma não analisado pelo Nassif. O PT desde sempre foi combatido ferozmente como um partido de corruptos e despreparados. A mídia contribuiu e muito para a demonização do PT e seus candidatos. O protagonismo do mensalão é prova inconteste . Havia e há algo orquestrado nisso. E não é o PT, é a bandeira representada pelo PT. É o nacionalismo, é a política em defesa dos mais pobres, é a afirmação do pais no meio internacional,  é o projeto de país do partido. Tanto que os oposicionistas não se diferenciam nas propostas de governo, são ferozmente neo liberais.

    De outro lado existe a manipulação da informação. O que se deixa de noticiar das realizações governamentais e a batida constante em todas as grandes obras do governo. Eu nunca vi um elogio sequer ao governo Lula e ao governo Dilma. Tudo o que fizeram e fazem é combatido. Lembra da Copa?

    Não creio neste novo cidadão consciente dos seus direitos. O que há é uma massa sem consciência alguma do país e que se deixa manipular por idiotices. Tudo no Brasil é culpa da Dilma.  Transporte, saúde, educação, corrupção então como acreditar neste novo cidadão que não quer entender que existem várias esferas de governo e que todos devem ser cobrados. Que novo cidadão é esse que  elege Alckmim em primeiro turno em São Paulo? Que novo cidadão é esse que não consegue enxergar que o PT tem um projeto de país e que é esse projeto de país que estão tentando destruir há 12 anos.

    Culpar Dilma e o PT por perseguições e deslealdades é errado. Pra mim, que votei no partido por seu programa,  muito do que esperava foi realizado.  O que há é uma miopia da população e preconceito, muito preconceito, com um Partido que representa os trabalhadores.

    Assim sendo o voto em Marina não tem nada de novo cidadão consciente. Tem muito de fundamentalismo religioso, o mesmo undamentalismo que destruiu o Partido Republicano e está levando  a reboque a democracia americana. Do outro lado está o pessoal da classe média que destila desinformação e preconceito social.

    .

     

     

     

    1. Adicione-se….

      Que este novo cidadão  também é capaz de viabilizar a ressuscutação política  de outras figuras nefastas: Arruda, Garotinho e cia….ltda..

  62. Meu Deus do céu, este post

    Meu Deus do céu, este post está parecendo um Marinocício!! Não tem nem quinze dias que Eduardo Campos morreu e a Marina já está ganhando no segundo turno e já ganhou? Eu vi uma foto de uma caminhada ou coisa que o valha na Cinelândia, no Rio, ELA estava presente com o Dudu e tinham 10 pessoas!! Será que em menos de duas semanas ela conseguiu angariar todos os votos de indecisos, pessoas que iam votar na Dilma mudaram de lado apesar de todos serem unânimes que a propaganda da Dilma está arrenbentando? Como disse um comentarista aqui no blog: para o mundo que eu quero descer!!

    1. Sem esquecer que nessa última

      Sem esquecer que nessa última pesquisa a Dilma perde votos e a aprovação ao governo sobe. Pode ? Pesquisa não é mesmo para velhinhas.

    2. Arrebentando para quem já vota nela

      Pelo menos os poucos programas que eu vi, a propaganda da Dilma mais parece reedição de propagandas de estatais que as pessoas estão acostumadas a ver na TV durante todo o ano. O que só mostra o teor eleitoral das propagandas da estatais ou, ao contrário, que a propaganda eleitoral tenta apenas vender uma ideia de forma marqueteira, como fazem as propagandas das estatais.

      Ou seja, o negócio está se confundindo e não esclarece nada, não se diferencia da mesmice. Tem um tom de marcha na trilha sonora escolhida. Mostra obras públicas hehehe. É uma propaganda que não cria empatia com o eleitorado, tem tom impessoal.

  63. Não é bem isso.

    Não vejo responsabilidade dos partidos políticos como o Nassif apregoa.

    Credito o crescimento de Marina Silva nas pesquisas somente ao nível de despolitização dos jovens na sociedade brasileira, e à campanha de criminalização do exercício da política por meio da mídia.

    Não sei a média de idade dos frequentadores do Blog, mas pelo que acompanho deve situar-se por volta de 50 anos.

    Somos de uma geração que viveu 21 anos sob a Ditadura, e forçosamente fomos compelidos ao combate, à discussão da política, à luta por democracia. Tinhamos que ter o interesse, sob pena de tornarmo-nos uns cidadãos alienados.

    A própria proibição do exercício da política despertava o interesse, a rebeldia.

    Num Post, neste mesmo dia, aqui , neste espaço, Carmén Lúcia do STF lembra que em sua época…

    ” Nós brigamos para poder escolher os o diretório acadêmico, não podia, tinha o decreto 477 que proibia”, lembrou. “Os meus alunos reclamam que na campanha para os candidatos do diretório os colegas não querem votar.”

    Tenho 4 filhos variando de idade de 24 a 31. Consequente convivo com seus amigos, nas festas, churrascos e outros eventos. Tenho família numerosa também, o que me fornece muitos sobrinhos nessa mesma faixa etária.

    Difícil encontrar um só, unzinho só que goste de conversar sobre a política atual, a história da política ou qualquer tema relacionado.

    Quando se aventuram, são muito desinformados. Confundem até as atribuições dos 3 poderes da República. Não pensem que eles não tem a educação formal, 85% deles tem curso superior. No entanto são analfabetos políticos.

    Agora percebo que são eleitores que foram cevados, no uso fácil de games, na Internet, no facebook, nos 140 caracteres, na superficialidade de textos curtos e indigentes.

    Uma presa fácil para a UDN dos dias de hoje.

    Será que 40 dias dá para reverter esse cenário? A eleição de verdade só ocorre no dia, o resto é pesquisa e fotografia do momento. Até lá cada um que  trabalhe pelo que acredita ser o melhor para o país.

     

  64. Otras Cositas Más

     

    Quem decide quem ganha eleições não está produzindo análises partidárias delirantes na Internet.

    Praticamente ninguém, por aquí, aparenta ter contato com o povo e ninguém foi capaz de alertar que ‘a coisa tava feia’.

    E, caso alguém fizesse o tenebroso alerta, era acusado, impiedosamente, de traíra e otras cositas más.

    Quem tem contato com a massa, sabe que a insatisfação da maioria está enraizada e aflorou, junto com a fadiga natural em relaçao aos comandantes instalados no poder, muito antes do tenebroso julgamento do mensalão, antes dos protestos tomar cont das ruas e é anterior a outras manifestações de descontentamento popular.

    Não adianta, agora, após as pesquisas eleitorais, chorar o leite derramado e soltar balões de ensaio com análises, exatamente, iguais às que são verbalizadas pelos brilhantes comentaristas de futebol após o apito final.

    O índice de rejeição a nossa Dilma é absurdo e, por isso, a casa caiu.

    Porque o Sr. Aécio não ganhou impulso dentro deste contexto?

    O povo não é bobo, como todos os coxinhas pensam.

    Sem surpresas, portanto.

    Infleizmente!

     

    A Lógica do Voto Útil

     

    Para Downs (1957), a decisão do voto é concebida como produto de uma ação racional individual orientada por cálculos de interesse e utilidade pessoal, tendo em vista o objetivo de maximizar ganhos. Em toda a opção de voto existe um grau de racionalidade envolvido, dentro de determinado contexto, e todo voto envolve, em determinada medida, algum interesse. O voto é racional como “razoavelmente dirigido para a realização de objetivos conscientes” (DOWNS, 1957, p. 26). Para Downs em um sistema multipartidário o:

    eleitor racional primeiro decide qual partido ele crê que lhe trará maior benefício; daí ele tenta estimar se esse partido tem qualquer chance de ganhar. Ele faz isso porque seu voto deveria ser ampliado como um processo de seleção, não como uma expressão de preferência. Daí, mesmo que prefira o partido A, ele estará “desperdiçando” seu voto em A se esse não tiver nenhuma chance de vencer porque muitos poucos outros eleitores o preferem a B ou C. A escolha relevante, nesse caso, é entre B ou C. Como o voto em A não é útil no processo real de seleção, votar nele é irracional (DOWNS, 1957, p. 68).

    O autor complementa que votar em um partido que não tenha chances de ganhar só seria racional se o eleitor estivesse pensando nisso, conscientemente, como uma forma de fortalecer o partido à longo prazo.

    Em relação à divulgação de simulações de segundo turno, encontramos uma observação muito interessante no trabalho de Downs (1957). O autor expõe que para auferir a utilidade do voto o eleitor, precisa saber como os outros votarão. Ele precisa conseguir fazer “uma estimativa de suas preferências”. Porque “na ausência de qualquer informação sobre o que os outros eleitores provavelmente farão, o eleitor sempre vota no partido que prefere” (DOWNS, 1957, p. 69). O autor expõe que para auferir a utilidade do voto o eleitor, precisa saber como os outros votarão. Ele precisa conseguir fazer “uma estimativa de suas preferências”. Porque “na ausência de qualquer informação sobre o que os outros eleitores provavelmente farão, o eleitor sempre vota no partido que prefere” (DOWNS, 1957, p. 69).

    Podemos constatar em Aldé (1998) e em Saperas (1987) que o que cria o clima de mais chance ou menos chance é o nível de repetição dos resultados de uma pesquisa, o enquadramento dado a ela pelos meios de comunicação de massa, as perguntas extras dentro da pesquisa que ajudam a construir o clima: “qual o candidato que você acredita que tem mais chances de ganhar” (expectativa de vitória), “qual o candidato que você mais rejeita” (rejeição), “quem, você acha que tem mais chances de vencer no segundo turno” (simulação de segundo turno).

    Também colabora neste sentido a forma como os jornais trabalham as manchetes (BARRETO, 1997; LIMA, 2004, 2006), solidificando os dois primeiros candidatos, dando a disputa como determinada semanas antes da eleição e publicando manchetes onde a margem de erro é ignorada, no estilo “fulano sobe três pontos”, “beltrano apresentou queda de dois pontos”, quando a margem de erro é quatro pontos, por exemplo.

    Mais: http://pensamentoplural.ufpel.edu.br/edicoes/02/02.pdf

    “An economic theory of democracy” New York: DOWNS, Anthony, Harper and Row, 1957

  65. Aliás, ………….

    “Aliás, não conseguirm sequer divulgar – até agora – avanços inegáveis que aconteceram em … políticas públicas.

    Bem Nassif, seria irônico se não fosse trágico, mas você hoje foi o mestre da ironia.

    Diga-me, com a mídia simplesmente omitindo os avanços, ou melhor, dando um jeito de atacá-los mesmo, como é que seria possível divulgar antes?

    Sé se este Blog e os chamados “blogs sujos” tivesem uma audiência massiva e chegassem ao povão via TV aberta!

    Saudações e parabéns. O Blog está cada vez melhor.

     

  66. Mais políticas e menos políticos
    O país passa por uma verdadeira revolução de valores, onde o cidadão ignorado tanto pela oposição (PSDB) como pela situação (PT), vê em Marina Silva a pessoa capaz de representá-lo em seus anseios, que são: segurança, saúde e educação.
    Anseios estes já manifestados nas diversas manifestações espalhadas pelo país.
    Porque, Marina Silva? porquê, não tem cara de político, não tem cara de corrupto, tem carisma, e principalmente apresenta como o candidata que irá governar para todo os brasileiros, ou seja, não massacrará a classe média como fez tanto o PT como o PSDB, de maneira covarde e excludente.

  67. Depois de todo junho há um

    Depois de todo junho há um agosto: com Marina, a “não política” ganha um rosto

     

    publicada terça-feira, 26/08/2014 às 21:25 e atualizada terça-feira, 26/08/2014 às 21:34

     

     

    Atrás de Marina Silva, há a sensação indefinida de que “algo não vai bem”. Há anos de bombardeio midiático a dizer que “a política não presta”. Marina, uma política profissional, que vive há mais de 30 anos da política, deu cara a esse sentimento difuso. Junho ganhou um rosto. E os neoliberais podem voltar ao poder, na garupa de Marina.

    por Rodrigo Vianna

    Narcisismo: a “não política” ganha um rosto…

    Depois de junho, há sempre um… agosto. Sim, é como se este agosto de 2014 fosse a continuação inexata e algo surpreendente daquele junho de 2013 – que levou milhares às ruas.

    O nome de Marina Silva não foi gritado nas ruas em junho de 2013. Não. Aquele foi um movimento inorgânico, um sintoma de que a grande mudança social operada no Brasil dos anos Lula havia gerado contradições quase insanáveis. E que o petismo estava mal preparado para lidar com elas.

    Os manifestantes berravam contra a política em 2013 : “fora os partidos”, gritavam muitos jovens de junho. Ninguém me contou, eu vi nas ruas. Aquela foi uma miscelânea: justas reivindicações progressistas, lado a lado com o grito fascista de gangues – que surravam qualquer um de camisa vermelha pelas ruas. Isso foi junho de 2013. Eu vi. Ninguém me contou.

    Dilma fez a leitura correta de junho. Foi à TV e propôs a Reforma Política – reconhecendo a esclerose de um sistema político dominado pelo peemedebismo que gera asco entre jovens e velhos, entre conservadores e esquerdistas. A única forma de derrotar a “não política” é com mais política…

    Mas o PMDB e o tucanato, o conservadorismo bacharelesco e seus aliados midiáticos, juntos, barraram Dilma. A Reforma foi enterrada, a presidenta capitulou, não enfrentou o debate. Achou que seria possivel adiar tudo para um segundo mandato.

    O mais irônico é que, apesar do governo mediano, que não empolga, tudo parecia seguir o roteiro traçado pelos marqueteiros e estrategistas de Dilma. No início de agosto de 2014, dentro da campanha tucana, começava-se a acreditar que Aécio não teria mesmo força pra deslanchar: ficava claro que o PSDB e mesmo Eduardo não conseguiriam empunhar a bandeira da “mudança”.

    Dilma preparava-se para ganhar um segundo mandato, percorrendo uma passagem estreita, sobrevivendo ao mal-estar de junho e a seus erros. A Copa não fora o desastre previsto. A Economia tinha problemas, mas com os tucanos poderia ser até pior – reconheciam muitos. A avaliação popular do governo começava a melhorar.

    Exatamente aí veio o 13 de agosto. No avião em que estavam Eduardo e seus assesores, naquela manhã terrível em Santos, estava também uma conjuntura política que não se vai refazer. Aécio e sua tentativa de “tucanismo renovado” caíram no avião, com Eduardo. A estratégia dilmista de ganhar sem disputa, quase sem política, também se esfacelou com o avião.

    A velha UDN vai embarcar no vôo solo de Marina? Leia mais aqui

    O IBOPE mostra Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%. Números forçados? Na margem de erro? Quem sabe… Mas o fato é que Marina Silva emerge de agosto como a favorita para vencer. Aécio se esborracha, e Dilma embica para baixo. Não está escrito nas estrelas que Marina vencerá. Mas ela é favorita. Não se deve brigar com os fatos.

    Há – sim – certo temor (nas elites e nos setores orgânicos de trabalhadores) diante de uma candidata que mistura um discurso de defesa ambiental com um moralismo tosco e perigoso. Há a desconfiança diante de uma candidata que tem a  cara de junho, ou seja: pode ser tudo e nada ao mesmo tempo. Só que o cansaço com 20 anos de PSDB e PT parece ser maior ainda.

    Desde que soube que o avião tinha caído, uma intuição me fez afirmar aos amigos mais próximos: a eleição caiu no colo da Marina. Ela só perde se errar muito. Ela só perde se o PT, Dilma e Lula fizerem (muita) politica em vez de terceirizarem a eleição para João Santana. O marqueteiro faz belos programas. É um craque. Mas isso não ganha eleição.

    Ok, o IBOPE pode ter forçado a mão. Dilma pode ter dois pontos a mais, Marina e Aécio dois a menos. Ainda assim, o quadro não mudaria tanto.

    Contradições do marinismo devem ser expostas ao país. Ainda assim, mesmo que a ex-ministra fique com algo em torno de 25% e Dilma se consolide com 37% ou 38% no primeiro turno, ainda assim, Marina será favorita no turno final.

    “O espírito do tempo favorece Marina”, escreveu um sábio leitor no twitter (@xandebueno).

    Depois de todo junho, há um agosto. Mas o messianismo de Marina (ah, a mão de Deus) não precisa confundir os brasileiros. Nem fazê-los crer que o destino quis assim. Não. Depois de agosto, há setembro e outubro para que o Brasil decida se – pela terceira vez na história (depois de Janio e Collor) – vai apostar numa liderança política que finge não fazer política.

    Junho (2013) foi política em estado bruto, gente fazendo política nas ruas, mas berrando contra a política. Agosto (2014) parece ser a continuação desse engano. Há tempo de desfazer o engano? Pouco tempo.

    Só a Política de outubro, na boca da urna, pode desfazer os enganos de junho e agosto. Só a Política pode evitar um mergulho que seria não rumo ao desconhecido, mas rumo a uma história que conhecemos tão bem.

    2014, seu outro nome é 1960? Veremos em breve.

     

  68. Marina no poder = ONGs

    Marina no poder = ONGs internacionais no poder –  aparato anglo-americano no poder. Recessão na certa.

    MARINA NÃO TEM NENHUM PLANO ECONÔMICO.

    MARINA PROMETE independência do Banco Central –  GRANDE SONHO DAS RAPOSA, TOMAR CONTA DO GALINHEIRO – quanto se sabe que O BANCO CENTRAL É UM ÓRGÃO DE POLÍTICA ECONÕMICA DO GOVERNO FEDERALal e não pode JAMAIS ficar independente do executivo.

    Marina e seus mentores, vão colocar uma REDE APRISIONANDO O PAÍS.

    Marina é a candidata do aparato-anglo-americano que quer estagnar o país, que quer parar o país.

    Ela é a candidata da ONG IMAZON – INTERNACIONAL AMAZON  ou  Amazônia Internacional ONG infiltrada no Brasil pelos EUA.

    Marina é contra a produção de alimentos, contra a construção do rodovias, contra ferrovias, contra hidrelétricas, contra a instalação de indústrias, contra a criação de camarão no Nordeste, contra o aumento das áreas de produção no país; enfim, contra todos os produtos que concorram com similares norte-americanos (algodão, soja, camarão, carne etc), para isso ela já ganhou diverosos prêmios internacionais em dinheiro, por serviços prestados (a eles é claro).

    MARINA É CONTRA O ASFALTAMENTO DA RODOVIA MANAUS / PORTO VELHO.

    MARINA É CONTRA A LIGAÇÃO POR TERRA DE MANAUS COM O NORDESTE – Manaus é a única capital do país que não é ligado por terra com o Brasil,  NUM TOTAL DESCASO DO GOVERNO FEDERAL que não tem coragem de peitar o aparato internacional infiltrado no Brasil..

    MARINA NO PODER RECESSÃO NA CERTA!  Se para ela e seu aparto estrangeiro por trás dela,  tudo provoca desequilíbrio ambiental, como faria o desenvolvimento econômico do país? ELA NÃO TEM PLANO ECONÔMICO DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS- só fala generalidades –  eles dizem que o homem deve desaparecer do planeta terra para que a natureza SELVAGEM domine.

  69. A Dilma está pagando por

    A Dilma está pagando por todos os pecados que cometeu no começo de seu mandato, os ovos na anamariabraga cmesmo com toda a militancia contra, mandar uma penca de ministros embora só com indicios criados pela midia mas não aceitou quando respingou num dos preferidos dela, o tratamento dado aos movimentos sociais, aos trabalhadores, ao funcionalismo, o namoro desavergonhado com o fhc, surfou na onda enquanto a aprovação estava em alta e agora? A eleição não está perdida por que ainda não aconteceu mas ela vai precisar justamente de todos do PT para reverter o quadro.

  70. Tentarei sintetizar. Marina

    Tentarei sintetizar. Marina não é candidata a nada, a não ser a ela mesma. Creio  que ela pouco sabe sobre as posições político-ideológicas daqueles que estão em seu entorno.

    1. creio que marina sabe muito bem quais interesses representa…

      … e isso é o que causa espécie.

      Como pode ela tornar – se instrumento da direita que trata o trabalhador pobre como lixo?

      1. Sim. Ela é malvada. Sabe que

        Sim. Ela é malvada. Sabe que seus apoiadores não prestam para o povo pobre, mas daí a saber com exatidão aonde eles querem chegar é outra coisa. Ela deve ter suposições, porém superficiais. Você seria capaz de dizer a extensão do  conhecimento dela sobre economia? Tenho a impressão de que é de pouco a quase nada. Mas não está nem um pouco preocupada com isso. Repito aquilo que afirmei anteriormente: Ela não é canddidata a nada, a não ser a ela mesma. Ou seja, seu projeto começa e se encerra nela. E que se dane o resto. Tanto é que já externou seu desejo de ficar apenas por um mandato.

          1. Ela é como o Merval, que

            Ela é como o Merval, que desejava o título da ABL. Ou você acha que Merval é escritor? Marina quer o título de presidente. Nada além disso. Ela e merval são farinha do mesmo saco. A filha de Fux, por exemplo, só deseja o título. 

          2. Mudou a alegação

            Não se sabe de onde, você agora diz outra coisa, o que seja, que Marina só deseja o título de presidente da república. A pergunta que eu fiz se mantém. Como ser contra a reeleição evidencia que Marina só pensa nela? Foi isso o que você disse antes e foi a partir disso que eu disse que não entendi o que uma coisa tinha a ver com a outra.

  71. Estão entregando o país a um bando de amadores
    Estão entregando o país a um bando de amadores, quem será o MF desta gente, quem será o MA, o presidente do BC, de onde sairão os quadros para governar este grande e complexo país, nesse ponto eu que sempre votei no PT acho que Aécio seria uma alternativa menos pior do que esses “sonháticos” que estão à espreita para assumir um transatlântico.

    O pessoal do horroroso Itaú vai comandar a política econômica do meu país,não, definitivamente não dá, Neca de pitibiriba Setúbal é quem vai mandar no cofre, é a raposa colocada como guarda do galinheiro!!!!

    1. Vamos apertar a tecla

      Vamos apertar a tecla “retorno “nessa argumentação e estaremos de volta a 2002  (ou antes, até ). Havia o discurso de que o PT não teria quadros para governar , etc e tal. E não é que até o Meirelles o partido angariou para o Banco Central ?

      Talvez valha o esforço para apresentar críticas mais consistentes do que um pastelão da Regina Duarte.

      1. Nira

        Como sempre, você continua sendo uma de minhas comentaristas preferidas. Lúcida, inteligente, justa e perspicaz. É justamente isso. Marina vai vencer mais pelos erros e incompetência política dos adversários, principalmente dos petistas, do que pelos seus méritos, que não são poucos, frise-se. Se vencer um time bom, como o de Marina efetivamente é, já é difícil, jogando com um time mal escalado e usando a tática errada, ficará mais difícil ainda.

      2. Ela tem sim. O problema é o projeto velho de 20 anos atras.

        Ela tem sim muitos quadros para governar, e governarão em nome dela. Tem o pessoal do Itau, tem o pessoal do FHC, até  o Aecio pode virar ministro. O problema não é falta de quadros. É o velho projeto neoliberal  de 20 anos atras. Esse é o problema. Só não sei quanto tempo ela vai durar nas mão dessa canalha. Até o PSB esta sendo marginalizado. Veja quem fala por Marina. Neca Setubal e Eduardo Giaentti. Cadê o PSB socialista?

      3. Obrigado. Seu comentário

        Obrigado. Seu comentário melhorou meu dia. E olha que por enquanto eu ainda estou indo de Dilma, e na pior hipótese, nulo.

  72. Não existem partidos no Brasil, não que valham o nome

    Acabei de postar sobre distribuição de dinheiro diretamente para o povo, proposta inovadora do mainstream para dar um passa moleque nos países subdesenvolvidos e continuar com a mamata da transferência unilateral de riquezas para eles.

    Está aqui:

    https://jornalggn.com.br/comment/412538#comment-412538

    Que partido no Brasil têm competência técnica, legitimidade e compromisso com o povo e a nação para discutir isto com seriedade?

    Na minha humilde opinião, nenhum.

    Não servem para nada, nem para proteger o povo, a nação e mesmo a si mesmos.

    São uns inúteis posudos, metidos a importante mas que fazem sucesso só no galinheiro deles mesmo, uns otários de carteirinha.

    O povo e o Brasil não merecem isto.

    1. Pouca diferença faz quem ganhe a eleição

      A verdade é que com o sistema político que hoje vige no Brasil, quem ganha a presidência têm pouca margem para manobras.

      Talvez se o Levi ganhar ai sim vamos ter uma sacudida no que está ai.

      Hoje meu voto é dele.

  73. Calma nessa hora…

    Nassif essas duas afirmações, me desculpe, não tem fundamento:

    1 – “Aliás, não conseguiram sequer divulgar – até agora – avanços inegáveis que aconteceram em diversas políticas públicas.”

    Como um bloqueio midiático desses Mouro, onde Lula e Dilma conseguiriam, em Jupter?

    Os canais de comunicação do governam divulgam as obras e iniciativas, quantos milhões de brasileiros sabem mesmo o que é a NBR?

    2 – “As manifestações de junho de 2013 poderiam ter sido um presente para o partido e para Dilma. Com mais de um ano de antecedência, vinha o aviso das ruas: o povo já tem pão, já tem escola, já tem luz; falta participação.”

    Cada vez que vejo uma sentença como essa, me vem a lembrança da Primavera Árabe; tentou-se no Brasil a mesma fórmula golpista e mesmo você ainda acredita nessa história de que “o povo foi pra rua” realizar uma “festa cívica”… com aquela onde militantes do PT, PSTU e outros foram agredidos pela “gurizada linda” na Paulista. Aliás, Dilma foi extremamente criticada, até aqui no blog por comentaristas, quando se propôs a avançar o avanço da democracia direta, ou esquecemos disso também e agora essa “novidade” é da lavra de Marina Silva?

    Resumindo a ópera:

    Dilma e Lula, a velha política, a acomodação

    Marina Silva, apesar de maléfica ao país, está sabendo filtrar o “novo”

     

    1. A análise não combina com o

      A análise não combina com o perfil da população brasileira. A maioria não tem uma identidade ideológica. O povo quer viver bem. Só isso. Na realidade o governo do PT foi desconstruído pela direita. A corrupção que era marca registrada da elite nos cem anos anteriores foi transferida ao PT por alguns poucos personagens do próprio partido. O pior foi a atual presidenta ter cedido às elites desde os primeiros momentos do seu governo. Foi maléfico para quem acreditava em um govermo voltado para o povo e não trouxe qualquer benefício ao partido e pior ainda para ela mesma. A própria economia que vem se mantendo estável, ao menos em relação a emprego e inflação, observada a crise mundial, transformou-se em peso para o PT.  Noutros tempos a fragilidade da nossa economia já teria levado o país ao caos. Mas o PT não soube explorar isso, pelo menos até agora. Pela última pesquisa, resta ao PT apoiar o PSDB. Quem diria!

  74. O fator Marina

     

          A analise do momento politico consite em dizer:

        A Dilma  colhe a sua falta de habilidade politica,não mudou nada neste 4 anos.A gerentona também é centralizadora, por isso aceitou a indicação de ministros pífios.

        Aécio Neves é o novo velho PSDB.

       Marina ???????

         

         

          

            

      

  75. Eu já sabia que Marina ia crescer, cada vez mais

    Eu já sabia que Marina ia crescer, cada vez mais. Isso era óbvio para quem entende o mínimo de política. Escrevi aqui, neste blog, num comentário, poucos dias depois da morte de Eduardo Campos (no dia 18/08/2014, ver o post que originou o comentário aqui), que “Se a eleição fosse um roteiro de cinema, eu diria que a candidatura de Marina Silva representa hoje, sem qualquer dúvida, o lado do “mocinho” do filme. É a candidatura da rendenção, nascida de uma tragédia. Os elementos, ao menos formais, para um drama de superação estão sobre a mesa.”

    A recente pesquisa do IBOPE só confirmou isso, que era, repito, óbvio. Muitos quiseram criticar, mostrando exatamente os mesmos erros e defeitos que estão fazendo a campanha de Dilma Rousseff patinar e bater cabeça. Previsível. Não entendem política e as reações mostram isso. Não têm cérebro para entender a tsunami em que virou a “onda” da candidatura Marina Silva. E muito menos sabem o que fazer para reverter a tendência de crescimento.

    Agora, cada vez mais, Marina se apresenta como a candidata a ser batida. Dilma e Aécio terão que correr atrás do prejuízo. Pode ser tarde. Vejo Marina forte e rumando para se eleger presidente da república. Com o PT e o PSDB fazendo tudo aquilo que somente fortalece Marina: as mesmas críticas personalistas de sempre, os mesmos ataques pessoais de sempre, a mesma postura cachorro-louco de sempre, tudo isso sem a capacidade para discutir política que Marina exibe em sua campanha. Marina dialoga com os eleitores, com os sentimentos de renovação. Dilma e Aécio discutem motivados pela ânsia do poder pelo poder, com os mesmos vícios tão bem criticados por Marina e sua “Nova Política”. Os cacoetes e vícios dos petistas e tucanos são o que tornará a vitória de Marina cada vez mais uma realidade.

    Enquanto Dilma, por exemplo, em cadeia nacional, exibe velhas práticas políticas, como a de silenciar sobre casos de corrupção escandalosos quando os envolvidos são “companheiros” de partido, as pesquisas mostram quem o povo está verdadeiramente interessado a seguir num eventual 2º Turno. E essa pessoa é Marina Silva.

      1. Quem enxerga o óbvio não é “sabichão”

        Eu falei que Marina cresceria e a pesquisa do IBOPE provou isso.

        Tire as suas dúvidas e veja o tamanho do fumo que está entrando na pretensão da reeleição:

        http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/08/membros-das-campanhas-avaliam-resultado-da-pesquisa-ibope-confira.html

        26/08/2014 19h09 – Atualizado em 26/08/2014 19p5

        Membros das campanhas avaliam resultado da pesquisa Ibope; confira

        Pesquisa mostrou Dilma com 34%, Marina com 29%, e Aécio com 19%.
        Em simulação de segundo turno, Marina tem 45% e Dilma, 36%.

         

        Do G1, em Brasília

         

        Veja abaixo como dirigentes partidários e parlamentares ligados às campanhas de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) avaliaram a pesquisa Ibope (*) divulgada nesta terça-feira que aponta Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%.

        DILMA

        José Guimarães, deputado (CE) e vice-presidente do PT
        “Acho que o resultado não nos assusta, mas nos impõe um processo de intensa disputa, radicalidade política, de mobilização da militância. Eu acho que depois de toda a pauleira que nós enfrentamos, nos mantermos com 34% está dentro do que estava previsto […]. Acho que é natural esse crescimento da Marina por conta do patrocínio que foi feito por parte de setores da mídia em torno do nome dela, com o objetivo claro de viabilizar um segundo turno. O que nós temos de fazer é mostrar aquilo que a gente vem vivendo. Primeiro, o legado do que fizemos e, segundo, sinalizar o futuro e quais outras mudanças estamos sugerindo, sem subterfúgio e sem demagogia.”.

        Vicentinho, deputado (SP) e líder do PT na Câmara
        “Essa pesquisa é um cenário que requer da nossa parte um estudo mais profundo […] para que a gente possa dedicar a nossa ação aonde os problemas estão acontecendo. Temos que fazer avaliação bem profunda e se dedicar à campanha. Agora, é continuar a campanha e afinar a estratégia, respeitar a pesquisa do Ibope, considerar todas as possibilidades e vamos em frente. Vejo a Marina como uma realidade que tem que ser encarada com a melhor calma possível, maior equilíbrio, Vamos pra rua, vamos pra luta.”

        Humberto Costa, senador (PE) e líder do PT no Senado
        “De um modo geral, não é um quadro preocupante. É preocupante para o PSDB. Obviamente que os números estão inflados pela exposição que a Marina teve nos últimos dias, pelo episódio da morde de Eduardo Campos. (…) Mas eu estou tranquilo, não vejo muito problema, muita dificuldade. Eu não me preocupo. Acho que a pesquisa reflete o momento da disputa. A gente tem que ir com calma e manter a mesma linha da campanha.”

        MARINA

        Beto Albuquerque, deputado (PSB-RS) e candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva
        “Já estávamos percebendo o crescimento do apoio pelas manifestações de rua. Nós esperávamos o crescimento e estamos otimistas, mas pesquisa eleitoral é fotografia de um momento. Muita coisa ainda tem que ser feita. Vamos prosseguir com a nossa ideia propositiva e apresentar propostas, mobilizar pessoas […]. O nosso crescimento tem a ver com o desejo de mudar da população brasileira. A morte do Eduardo, infelizmente, despertou essa atenção à politica, e os brasileiros estão enxergando na Marina a possibilidade de mudar através dela.”

        Walter Feldman, deputado (SP) e coordenador-adjunto da campanha de Marina Silva
        “Nos últimos dias, se falou muito sobre a pesquisa e que caminhávamos para números próximos aos 29%. Portanto, eu não diria que o resultado surpreende porque era o que estava sendo revelado. […] Nossa perspectiva é de uma tendência muito favorável à Marina, que nos alegra, mas nós vemos a pesquisa com muita humildade […] Eu acho que depois dos primeiros momentos da tragédia que sofremos, o eleitor estra numa fase de razão e análise. Nossa avaliação é de que o eleitor já está em fase de análise e começa a se preocupar com o processo eleitoral para tomar sua posição.”

        Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), senador, líder do PSB no Senado e candidato ao governo do Distrito Federal
        “Acho natural esse crescimento. Marina expressa o desejo de mudança da população brasileira. É natural que ela esteja crescendo a cada pesquisa. Não tenho dúvida de que ela vai para o segundo turno. Marina é uma pessoa de uma trajetória correta, de muito conteúdo e isso só tende a crescer.”

        AÉCIO

        José Agripino, senador (DEM-RN) e coordenador da campanha do Aécio Neves
        “Essa pesquisa é muito ruim para a Dilma, para o petismo. A pesquisa revela preferência por dois candidatos e por uma pessoa que não teve exposição de candidata, teve apenas exposição. Daqui a 15 dias, você terá condições de fazer avaliação dos três como candidatos, porque até agora Marina foi exposta, exibida, mas sem emitir opiniões, sem participar de debates e confrontos. A pesquisa só avaliou os prós, nenhum contra até agora. Não desanima nossa campanha de jeito nenhum.”

        Álvaro Dias (PSDB-PR) , senador e vice-líder do PSDB no Senado
        “Acho que o momento é de correção de rumos. É preciso considerar as circunstâncias em que essa pesquisa esteve em campo, ainda sob impacto de uma tragédia e há que se esperar um pouco mais para assentar a poeira e verificar as consequências. Creio que cabe ao PSDB afirmar-se como oposição real ao modelo vigente, isso tem que ficar elucidado com clareza solar, para que as pessoas possam identificar diferenças. Há uma insatisfação em relação ao modelo vigente, que é liderado neste momento por Dilma, e só existe um candidato que pode se declarar como oposição. O resultado da pesquisa evidentemente que preocupa, mas não desanima.”

        Antônio Imbassahy, deputado (BA) e líder do PSDB na Câmara
        “O que está nítido agora é a ocorrência do segundo turno e o nível de rejeição a Dilma. Estamos num momento em que esta começando o horário eleitoral, com uma superexposição de mídia [da Marina] em meio a uma tragédia que vitimou pessoas que estavam no processo político. E isso pode sugerir a ocorrência de uma onda […]. Claro que isso gerou uma superexposição dela, sem dúvida nenhuma […]. O nível de conhecimento [da candidatura] do Aécio ainda é relativamente baixo, e as qualidades do candidato ainda não são totalmente conhecidas. Ele teve uma queda, assim como a Dilma. Acho que o Aécio tem que manter a mesma estratégia de se caracterizar como candidato de oposição. E evidentemente intensificar a ação nos estados.”

        (*) O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

  76. Não é que o Levy serviu pra algua coisa! hihi

      Colou Itaú e Natura com seus bilhões devidos ao povo na santíssima Marina.

     

    pra quem não sabe tá rolando o debate agora na Band

    1. Não é verdade que você não entende nada do que ouve?

      acho que o amigo estava tão obcecado em ver a Marina se dar mal que não teve cérebro são para entender a colocação de Marina acerca do exposto por Levy… Reveja o debate e raciocine,companheirrrrrro.

  77. Se tirarmos toda a cor

    Se tirarmos toda a cor partidária e ideológica, os candidatos q tem alguma coisa próxima de um projeto p/ o país são Dilma e Aécio. O resto tem nada.

    Qto à Marina… Sou assinante de uma revista cristã, a Ultimato (www.ultimato.com.br). Muito antes dessa eleição, Marina Silva era colunista, escrevendo sobre meio-ambiente. E eu nunca consegui ler um artigo dela q n tivesse q parar e voltar 1 ou 2 parágrafos p/ reler e (tentar) entender. Não dá. E olha q tem sociólogos (Paul Freston), cientistas políticos (Robinson Cavalcanti), e um bando de teólogos c/ montes de diplomas escrevendo por lá… Mas os artigos dela são os + difíceis.

     

    Em resumo: Marina não.

  78. O FUTURO COM MARINA

    Entendo, cá com os meus botões, que o planeta Terra está passando por um processo de transformções e estando o Brasil inserido nesse orbe, não seria diferente dos demais. O chamado silencio dos inocentes, mundo afora, já vai dando lugar aos movimentos de partricipação popular, com o uso da força ou nao, mas numa escala crescente e irresistível. Aqui, no meio da plebe, é cada dia mais forte e ividente a insatisfação com esse modelo de governar, e o PT, irresponsavelmente, entorpecido pelo acúmulo de poder, se deixou levar e perdeu seu papel de protagonista nas necessárias transformações.

    Acho que, a depender do “status quo”, absolutamente nada vai mudar porque continuar a servir a ambos os lados dessa polarização burra e deletéria. Nos cumpre, enquanto eleitores e cidadãos, provocar discussões para que, quem sabe um dia, digamos nós aos políticos o que queremos e como queremos que seja o país, conduzindo-os, e não como desde os primordios, que eles nos conduzam.

    Não vejo no nosso horizonte nuvens tao carregadas assim se a Marina foi ESCOLHIDA pelo povo. Há uma grande dierença entre o discurso eleitoral e a prátrica do exercício do poder efetivo. Marina não rasga dinheiro e nem se alimenta de desejos, mas poderá demonstrar que sim, é possível exercer o poder como fim em si mesmo e não como meio.

    Não nos esqueçamos que estamos todos, Brasil, inseridos num movimento mundial onde se descortinam mudanças que independem das vontades de tais ou quais países, isoladamente. Será que mudanças, aqui chamadas de alternancia de poder, não são bem vindas e salutares? Ou vamos continuar escolhendo o VELHO como nossa VANGUARDA e SEGURANÇA? 

    Se tenho propostas a fazer, ela se resume e tem início com a convocação aos políticos para que apresentem propostas de EFETIVA mudança, trazendo a sociedade para o centro do poder decisório, mas ao que tudo indica, sáo eles mesmos que assim não desejam, ocupados que estão com as próximas eleições. 

    Já votei em FHC, Lula e Dilma e NUNCA tive esse medo que é tão alardeado agora com a possível de MARINA, mas estou entre aqueles milhares de brasileiros que querem mudanças, a começar por tirar dos poderes aqueles que nada ou muito pouco fizeram. Afinal de contas, ninguém pode reclamar que não teve chance de mostrar seu valor. Quem sabe, novos e bons tempos se avizinham? Nem tudo são flores e nem tudo são espinhos…mas o conhecimento que tenho de Aécio e Dilma jã são mais do que suficientes para aposentá-los.

     

      

  79. Cadê o PMDB? Cadê esses b ….

    Peraí Nassif. Se acalme. Também tô P da vida mas o jogo ainda não acabou. Vamos catar os votos de Dilma. Discordo de tudo que voce disse. Só concordo com uma coisa: esse governo não soube criar um canal de COMUNICAÇÃO com o povo. Instrumento de participação nós temos de sobra. So não participa quem não quer. O problema é comunicação. As manifestações de 2013 foram golpistas sim, e só ocorreram pela incapacidade do PT de se contrapor ao discurso de demonização do governo. Eu vejo todos os dias na TV, a Globo News transformar 5% de desemprego em uma tragedia nacional. E por ai vai … Cadê o PMDB? Cadê esses bostas que só aparecem na hora de dividir os cargos? Aecio vai se acovardar e entregar tudo a Marina?   Eu, na minha modesta posição de cidadã, farei o que puder e estiver ao meu alcance  fortalecer Dilma. Mas se perder, então vamos pra oposição. vamos com toda força. Essa maluca vai virar instrumento nas mãos do Itau, de FHC e de Lara Resende. Que se dane. Eu pago pra ver quantos dias ela vai durar na presidencia ….

  80. Os Dilmistas estão na fase da “negação”

    Estão negando a realidade, brigando com os fatos, insistindo em ver o que não existe, a exemplo de dizer que Marina não tem propostas (mentira), que não pensa no país, só nela mesma (mentira), etc. Estão mais perdidos do que cego em tiroteio.

    Já começa a bater o desespero. Se antes, os vícios e erros surgiam da arrogância e da subestimação, agora eles surgirão do desespero. Nesse quadro, a racionalidade some, desaparece de vez, mais do que já estava sumida, tornando cada vez mais certa uma derrota e certa a vitória de Marina Silva no 2º Turno das eleições presidenciais.

    Estamos assistindo a uma patética crônica de uma derrota anunciada. Não foi por falta de avisos.

     

      1. Claro que sabia

        Ninguém é imortal. Ele, como todo mundo, um dia iria morrer. Só não sabia quando e como seria. Mas que ele ia morrer, isso eu sabia.

  81. Ainda acredito no contraditório e no bom debate…

    NASSIF, meu amigo, ainda acredito no contraditório e no bom debate que esse portal se propôs a nos franquear a tantos anos. E me lembro que em 2012 na eleição do HADDAD, com a Deputada ERUNDINA/PSB de Vice ainda em junho, com a candidatura iniciando a arrancada, o quanto debatemos aqui quando LULA foi abraçar ao ´nefasto´ MALUF em pedido de apoio, causando a indignação de quem acreditava na elevação política com ética e moralidade. Aquele gesto foi simbólico da degradação ética desse grande partido, levando a nossa ERUNDINA a renunciar ao posto de vice-prefeita. A disputa do poder pelo poder não justifica a entrega de valores éticos e se apequenou perante a opinião pública.

    Os petistas precisam dar uma moderada na soberba, super dimensionada. Os comentários postados ao vosso post, aliás, enviezado, equivocado e injusto pois evidencia a acusação de ´alto risco´ baseado no desconhecimento que os grandes líderes estadistas jamais foram virtuosos por serem ´gerenciadores´ de governos mas por conduzirem reformas transformadoras. Aliás basta citar exemplos recentes no Brasil, onde ITAMAR FRANCO, FHC e LULA conduziram governos exitosos. Os advogados MANDELA e FIDEL, o sociólogo OBAMA, ou a médica MICHELLE BACHELET não são exemplos de ´gerentões´, mas de estadistas.

    Mas o teor dos comentaristas – quase todos petistas – evidenciam uma total ausência de autocrítica e humildade para reconhecimento dos erros políticos que se refletem nas pesquisas eleitorais. É triste ver o nível de argumentação dos petistas e à aliança de 2014.

    Na ausência de boa argumentação a favor da Dilma e sem reconhecer a má-gestão e a nebulosa dependência da tal ´base aliada´ e suas falcatruas que chegaram à Petrobrás, onde o diretor que se encontra preso pela PF é uma indicação do PP o partido comandado por Maluf que continua sendo bem vindo ao governo petista.

    Contra isso, basta ver os quadros extraordinários formados pelo PT e que hoje apresentam críticas fundamentadas ao desvio de caminho conduzido pelas atuais lideranças, em que, infelizmente os condenados do ´mensalão´ são exemplares de um jeito pernicioso de se fazer política.

    Muitos desses quadros qualificados inclusive para presidir o Brasil. Basta lembrar do saudoso PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO; de HELOISA HELENA; de HELIO BICUDO; de LUIZA ERUNDINA, de CRISTÓVÃO BUARQUE e mais ainda dos três políticos dignos, honrados e vocacionados aos interesses da população – o que não é prerrogativa da sigla PT – que hoje debatem na TV na condição de candidatos à Presidência da República. EDUARDO JORGE, LUCIANA GENRO e MARINA SILVA são políticos que dignificam o povo.

    Portanto, lamentando que a argumentação a favor de MARINA, pelo simbolismo da alternância de poder, de rompimento da polarização tacanha, da proposta de coalizão e da renovação política, já não mereça espaço para o debate no portal.

    Continuo acreditando em debates, por isso trago aqui minhas razões para saudar e festejar uma eventual vitória de MARINA, que mandei para o ´fora de pauta´, mas, provavelmente, não será submetida à reflexão dos comentadores talvez para não causar a ira petista tão aflorada pelas pesquisas.

    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/marina-um-marco-do-desenvolvimento-sustentavel-por-militao

    1. Sério mesmo que um partido

      Sério mesmo que um partido que tem Heráclito Fortes, Bornhausens, Mão Santa como aliado, entre tantas outras raposas, aliás, com mais fichas sujas que o PT, pode falar da base aliada como se não fosse , em caso de vitória, governar com a mesma?

      Um partido que ajuda os tucanos de SP, há anos a esconder toda sorte de fraudes, corrupção. Um partido que foi base parlamentar nos governos Maluf,  assim como sempre foi Do Serra, cuja candidata apóia o ilibado Serra para o Senado, faça-me o favor.

      Quase me esqueci do avião. Você conseguiria esclarecer como ele foi adquirido?

  82. Na verdade, nao e’ tao ruim

    Estavamos daminhando para umas eleicoes mais sem gracas desde a redemocratizacao. Agora as pessoas estao atentas e particpando, discutindo e formando suas opinioes. Isso so ajuda a democracia.

    alem de tudo, a se concretizar um segundo turno entre dilma e marina, sera o enterro definitivo tanto do elitismo do psdb quanto da arrogancia do pt. nao foi falta de avisar q a candidatura da dilma nao empolgava, seu apoio sempre foi por falta de opcao que por suas qualidades (que as tem, sem duvida). O pt ja perdeu muita eleicao por contar com a vitoria antes da hora e esta arriscado a deixar acontecer de novo. Bem feito.

    mas e’ cedo para dar o caso encerrado, tambem acho q a Marina e’ uma onda que pode se esfacelar a qualquer momento. Mas se tiver o efeito de acordar as pessoas, ja tera sido bom.

    porem se ao final, marina ganhar mesmo, nao vejo todo esse problema, nao. Nao voto nela, nem espero que ganha, mas essa historia de que se ganhar este ou aquele o pais acaba e’ pura manipulacao. O pais e’ bem maior que o governo de plantao, seja de onde for. Alias, aqui se critica muito o discursi do odio, mas nao se percebe que ele nasce exatamente da demonizacao do oponente…

  83. Marina ainda surfa na onda

    Marina ainda surfa na onda que foi criada em 2010. Enquanto o então candidato do psdb dava com os burros n’água, a onda Marina crescia, ao mesmo tempo em que a onda de Dilma (o poste) se transformava numa onda enorme, do tipo existente no Havaí. A onda de Marina irá quebrar logo. A de Dilma, ao contrário, será um tsunami, no bom sentido. São muitas as emoções, já dizia Roberto. 

  84. Os partidos podem até estarem

    Os partidos podem até estarem envelhecidos, embora eu não saiba como isso é possível numa democracia jovem como a nossa. Mas o PT envelhece de pé. Quantas candidatas estão no debate da Band hoje? Três. E todas elas com trajetória política dentro do PT; foi o PT que criou as candidatas a presidente do país das eleições de 2014. Que outro partido nesse país é capaz disso? Nenhum.

    Óbvio que o PT vai deixar a Presidência um dia, mas acredito que não nessa eleição. Mas quando sair terá deixado um legado inestimável de democracia ao país.

  85. Marina não responde nada kkk

    meu deus nenhuma ideia concreta pra colocar em prática. O candidato do pv tava achando graça da enrrolação, inacreditável.

    1. Luciana Genro também acertou em cheio…

      … marina quer governar com a equipe de fhc… que quebrou o Brasil, privilegiou os ricos e só ferrou o trabalhador

      1. O problema é estou vendo o

        O problema é estou vendo o petismo com a mesma cara do Felipão quando a Alemanha fez o primeifo gol.  E o risco disto é entrar em pânico e em troca do Aécio desistir e apoiar Dilma se  retire  2019 do Lula

  86. O candidato de Eduardo Campos

    O candidato de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco subiu 18 pontos na pesquisa após a tragédia. Ora, se um ilustre desconhecido consegue capitalizar tanto voto com um defunto, imagine Marina.

    Não creio que os votos em Marina tenham a ver com envelhecimento de partidos ou manifestações. Para mim são os votos maciços dos evangélicos, alavancados com esse momento de luto extremamente explorado pela mídia, pelo PSB, por Marina e pela família. Mas são votos, e válidos;e podem, sim, eleger um presidente.

  87. FACTÓIDES E DISSIMULAÇÃO

    A crescente propagação de factóides é tão gritante quanto vã, pois as pretensões evidenciadas são incompatíveis até mesmo com a limitada consciência política da grande maioria do eleitorado. 

    A retórica ilusionista relativa à pretensa imagem progressista da candidatura da rede é tão inverossímil quanto as absurdas insinuações de interesse dos partidários da reeleição na tragédia que vitimou o candidato do PSB.

    Claríssimo está que a candidatura governista à presidência da república foi a grande prejudicada pela fatídica alteração da campanha eleitoral, e é óbvio que nem o mais equivocado observador da conjuntura política iria acreditar que pudessem ter sentido inverso as consequências da lamentável tragédia aérea.

    Portanto, a pretensão de prejudicar a reeleição com estas falaciosas insinuações mostra, de maneira cada vez evidente, a inescrupulosa má-fé dos grupos que sustentam as absurdas acusações contra os governistas.

    Por outro lado, fato é que a intensa promoção, explicita ou dissimulada, da pseudo possibilidade de eleição da candidatura de origem fúnebre é tão pretensiosa quanto tosca. Inclusive pelo fato da alardeada tese de que a onda de mobilizações de massa verificada a partir de junho/2013 não seria resultante de uma manipulação camuflada promovida pela direita golpista se mostrar incompatível com o entendimento já firmemente adquirido por amplos setores da população. E assim, a referida tese mistificadora é ineficaz para influenciar no pleito eleitoral.

    Desse modo, resultam ineptas as estratégias de indução psicológica agora utilizadas para favorecer a nova candidatura preferida pelos direitistas, assumidos ou não.

    Todavia, é um dever dos defensores da reeleição intensificar as iniciativas voltadas para a competente denúncia e demonstração das flagrantes contradições do discurso dos opositores, e dos indícios de suspeição da candidatura fúnebre, especialmente no que tange a possíveis práticas ilegais noticiadas e à incompatibilidade entre a verdadeira defesa coerente da ecologia e os interesses do grande capital financeiro, ligados de maneira estreita aos projetos da indústria de mineração e às práticas do capitalismo predatório.

  88. Marina abriu 10% de vantagem sobre Aécio e encosta em Dilma

    26/08/2014 19h09 – Atualizado em 26/08/2014 19p5

    Membros das campanhas avaliam resultado da pesquisa Ibope; confira

    Pesquisa mostrou Dilma com 34%, Marina com 29%, e Aécio com 19%.
    Em simulação de segundo turno, Marina tem 45% e Dilma, 36%.

     

    Do G1, em Brasília

     

    Veja abaixo como dirigentes partidários e parlamentares ligados às campanhas de Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) avaliaram a pesquisa Ibope (*) divulgada nesta terça-feira que aponta Dilma com 34%, Marina com 29% e Aécio com 19%.

    DILMA

    José Guimarães, deputado (CE) e vice-presidente do PT
    “Acho que o resultado não nos assusta, mas nos impõe um processo de intensa disputa, radicalidade política, de mobilização da militância. Eu acho que depois de toda a pauleira que nós enfrentamos, nos mantermos com 34% está dentro do que estava previsto […]. Acho que é natural esse crescimento da Marina por conta do patrocínio que foi feito por parte de setores da mídia em torno do nome dela, com o objetivo claro de viabilizar um segundo turno. O que nós temos de fazer é mostrar aquilo que a gente vem vivendo. Primeiro, o legado do que fizemos e, segundo, sinalizar o futuro e quais outras mudanças estamos sugerindo, sem subterfúgio e sem demagogia.”.

    Vicentinho, deputado (SP) e líder do PT na Câmara
    “Essa pesquisa é um cenário que requer da nossa parte um estudo mais profundo […] para que a gente possa dedicar a nossa ação aonde os problemas estão acontecendo. Temos que fazer avaliação bem profunda e se dedicar à campanha. Agora, é continuar a campanha e afinar a estratégia, respeitar a pesquisa do Ibope, considerar todas as possibilidades e vamos em frente. Vejo a Marina como uma realidade que tem que ser encarada com a melhor calma possível, maior equilíbrio, Vamos pra rua, vamos pra luta.”

    Humberto Costa, senador (PE) e líder do PT no Senado
    “De um modo geral, não é um quadro preocupante. É preocupante para o PSDB. Obviamente que os números estão inflados pela exposição que a Marina teve nos últimos dias, pelo episódio da morde de Eduardo Campos. (…) Mas eu estou tranquilo, não vejo muito problema, muita dificuldade. Eu não me preocupo. Acho que a pesquisa reflete o momento da disputa. A gente tem que ir com calma e manter a mesma linha da campanha.”

    MARINA

    Beto Albuquerque, deputado (PSB-RS) e candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva
    “Já estávamos percebendo o crescimento do apoio pelas manifestações de rua. Nós esperávamos o crescimento e estamos otimistas, mas pesquisa eleitoral é fotografia de um momento. Muita coisa ainda tem que ser feita. Vamos prosseguir com a nossa ideia propositiva e apresentar propostas, mobilizar pessoas […]. O nosso crescimento tem a ver com o desejo de mudar da população brasileira. A morte do Eduardo, infelizmente, despertou essa atenção à politica, e os brasileiros estão enxergando na Marina a possibilidade de mudar através dela.”

    Walter Feldman, deputado (SP) e coordenador-adjunto da campanha de Marina Silva
    “Nos últimos dias, se falou muito sobre a pesquisa e que caminhávamos para números próximos aos 29%. Portanto, eu não diria que o resultado surpreende porque era o que estava sendo revelado. […] Nossa perspectiva é de uma tendência muito favorável à Marina, que nos alegra, mas nós vemos a pesquisa com muita humildade […] Eu acho que depois dos primeiros momentos da tragédia que sofremos, o eleitor estra numa fase de razão e análise. Nossa avaliação é de que o eleitor já está em fase de análise e começa a se preocupar com o processo eleitoral para tomar sua posição.”

    Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), senador, líder do PSB no Senado e candidato ao governo do Distrito Federal
    “Acho natural esse crescimento. Marina expressa o desejo de mudança da população brasileira. É natural que ela esteja crescendo a cada pesquisa. Não tenho dúvida de que ela vai para o segundo turno. Marina é uma pessoa de uma trajetória correta, de muito conteúdo e isso só tende a crescer.”

    AÉCIO

    José Agripino, senador (DEM-RN) e coordenador da campanha do Aécio Neves
    “Essa pesquisa é muito ruim para a Dilma, para o petismo. A pesquisa revela preferência por dois candidatos e por uma pessoa que não teve exposição de candidata, teve apenas exposição. Daqui a 15 dias, você terá condições de fazer avaliação dos três como candidatos, porque até agora Marina foi exposta, exibida, mas sem emitir opiniões, sem participar de debates e confrontos. A pesquisa só avaliou os prós, nenhum contra até agora. Não desanima nossa campanha de jeito nenhum.”

    Álvaro Dias (PSDB-PR) , senador e vice-líder do PSDB no Senado
    “Acho que o momento é de correção de rumos. É preciso considerar as circunstâncias em que essa pesquisa esteve em campo, ainda sob impacto de uma tragédia e há que se esperar um pouco mais para assentar a poeira e verificar as consequências. Creio que cabe ao PSDB afirmar-se como oposição real ao modelo vigente, isso tem que ficar elucidado com clareza solar, para que as pessoas possam identificar diferenças. Há uma insatisfação em relação ao modelo vigente, que é liderado neste momento por Dilma, e só existe um candidato que pode se declarar como oposição. O resultado da pesquisa evidentemente que preocupa, mas não desanima.”

    Antônio Imbassahy, deputado (BA) e líder do PSDB na Câmara
    “O que está nítido agora é a ocorrência do segundo turno e o nível de rejeição a Dilma. Estamos num momento em que esta começando o horário eleitoral, com uma superexposição de mídia [da Marina] em meio a uma tragédia que vitimou pessoas que estavam no processo político. E isso pode sugerir a ocorrência de uma onda […]. Claro que isso gerou uma superexposição dela, sem dúvida nenhuma […]. O nível de conhecimento [da candidatura] do Aécio ainda é relativamente baixo, e as qualidades do candidato ainda não são totalmente conhecidas. Ele teve uma queda, assim como a Dilma. Acho que o Aécio tem que manter a mesma estratégia de se caracterizar como candidato de oposição. E evidentemente intensificar a ação nos estados.”

    (*) O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

    Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/08/membros-das-campanhas-avaliam-resultado-da-pesquisa-ibope-confira.html

  89. Não acho que a Marina ficou

    Não acho que a Marina ficou com a bandeira da democracia digital, ou uma democracia “ampliada”. Todos os partidos tem dificuldade com esse “novo’ que o Nassif pressente. Inclusive a tal Rede, que não dá sinais de que saia da retórica. O Argolo leu, mas é aquele negócio, o papel aceita tudo.

    Fato é que esse crescimento da Osamarina se dá muito em cima de comoção da morte do Eduardo, a super-exposição dela e tudo o mais. Não poderia ser em cima dela surgir como depositária das esperanças que vem das ruas. As ruas já foram para a casa. Não há ninguém na rua manifestando-se por nada, fora os movimentos organizados de sempre.

    Aquele junho, noves fora a romantismo persistente do Nassif, foi devidamente explicado pela teoria da bomba semiótica do Wilson Ferreira. Insatisfação há, sem dúvida. As classe que ascenderam ficaram mais exigentes. Mas tomou aquela dimensão pelas razões colocadas pela teoria da bomba do Wilson

    Creio que o “fator Marina” que sacudiu a eleição também só pode ser entendida em seu real significado com a teoria da bomba. Sua persona pública combinada com a tragédia do Eduardo é nitroglicerina pura

     

    1. Meu caro, os sinais da conjuntura são claros

      Cabe ao PT e à campanha de Dilma Rousseff se darem conta disso.

      Eu estava tendente a votar em Dilma Rousseff, porque eu realmente gosto dela e de seu governo. Mas aí, o que acontece?

      Ela vai no Jornal Nacional e, quando perguntada sobre o mensalão, muda de assunto, se recusa a responder a pergunta, se omite diante de uma oportunidade única de condenar o esquema de corrupção!

      Outra coisa, os petistas, governistas, simpatizantes, militantes ou não do PT, insistem com o mesmo discurso desgastado de outras épocas, sempre promovendo o tal embate anti-democrático criticado por Marina Silva. O povo já disse que não quer isso e o crescimento de Marina é prova cabal disso.

      A arrogância petista vai afundar a candidatura Dilma. A postura do PT já mostrou que não dá conta de segurar Dilma em Brasília. Quem não enxergar isso vai apenas ajudar a afundar a reeleição. A verdade é que talvez não dê mais tempo. Foram muitos erros de avaliação. Desprezaram o antagonismo, a dialética que sempre deve existir em busca da construção de um diálogo democrático, respeitoso, em benefício do país. Tornaram as disputas políticas picuinhas lamentáveis. Não souberam superar o antagonismo.

      Vão perder a eleição dessa forma, estou convicto disso. Tem que romper com a estrutura partidária que deixou o partido em xeque a partir do mensalão. Ninguém precisa dessa antiga mentalidade partidária combalida e superada pela história política recente do Brasil. É possível manter as conquistas se divorciando do discurso da apropriação exclusiva das virtudes. É esse discurso que nem eu nem a maioria das pessoas aceita mais.

      Só quem aceita isso são os fanáticos, os compromissados com essa postura de sempre. Isso não é o que mundo contemporâneo quer em termos de políticas democráticas. Quando se parte para o embate, para a desqualificação de Marina, além de passarem uma ideia sem respaldo nos fatos, porque Marina é preparada sim, esse pessoal dá mais munição à candidatura Marina e apenas aprofunda o abismo que foi criado em relação à opinião pública.

      Mesmo a Marina Silva não sendo um primor de carisma, porque nisso ela deixa a desejar, ainda assim ela está conseguindo angaria mais simpatia do que Dilma quando o assunto é conquistar novos eleitores. Ou seja, o discurso dela ganha votos, mesmo com o baixo carisma de Marina Silva. O discurso de Dilma, elaborado pelo PT dominado por valores ultrapassados, não, não ganha, ao contrário, perde votos.

      1. Olha isso, já ouvi hoje  mais

        Olha isso, já ouvi hoje  mais de uma vez que Marina é coisa do Lula

        ou seja..para muita gente ( formadora de opinião) tudo não passa de

        uma possivel troca de casca. Todas as analises do dia estão bem embasadas

        mas sinceramente não senti .. sensação de derrota em nenhum petista

        de carteirinha que conheço. Passando a bola?Arrogância?Confiança?

        Nada esta certo como o céu é do condor.

         

      2. Espero que não mude e vote na Dilma e não siga o efeito manada

         

        “Eu estava tendente a votar em Dilma Rousseff, porque eu realmente gosto dela e de seu governo. Mas aí, o que acontece?

        Ela vai no Jornal Nacional e, quando perguntada sobre o mensalão, muda de assunto, se recusa a responder a pergunta, se omite diante de uma oportunidade única de condenar o esquema de corrupção!

        Outra coisa, os petistas, governistas, simpatizantes, militantes ou não do PT, insistem com o mesmo discurso desgastado de outras épocas, sempre promovendo o tal embate anti-democrático criticado por Marina Silva. O povo já disse que não quer isso e o crescimento de Marina é prova cabal disso.”

         

        Estou tentando te entender, você diz que estava tendente a vota em Dilma reconhecendo que ela fez um bom governo e que gosta dela, bem o gostar ou não é muito pessoa, eu por exeplo poderia votar em alguém que não gosto, mas que acho que tenha feito um bom governo. Você descreveu os dois mais importantes motivos para votar em Dlma, primeiro reconhecer que ela fez um bom governo e depois ainda simpatiza com ela e mesmo assim diz que estava “tendente a votar nela” ou seja, pode mudar de voto. E essa mudança seria principalmente porque ela não deu a resposta que você desejava sobre o mensalão? E o outro ponto seria que o PT promove o tal embate anti-democrático criticado por Marina (não entendi qual é esse embate anti-democrático – e o elogio embutido à Marina por ser contra esse tal embte).

        Bem, vamos ao primeiro ponto. A resposta sobre o Mensalão. Eu também achei que a resposta poderia ser outra, mas aposto que é diferente da resposta que você queria. Certamente você queria que ela condenasse os condenados no mensalão, mas já lhe passou pela cabeça que ela pode entender que o julgamento foi injusto e que ela como presidente está certa, se for esse o pensamento dela em relação ao julgamento, em não se manifestar a respeito, por conta da harmonia que deve existir entre os três poderes e que não seria ela Presidente que deveria quebrar essa harmonia?

        Sobre o mensalão, ao meu ver, a pergunta do Bonner é que foi uma falácia e deseduca, pois induz o cidadão a subverniência calada aos poderes institucionais. Ora, existem os TRÊS PODERES, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Na visão do Bonner e de muitos (o que não me espanta após oito anos consecutivos martelando o caso diuturnamente na cabeça das pessoas, os réus já entraram condenados no julgamento). Mas, o que importa é se perguntar: O executivo erra? Claro. O Legislativo erra? Claro. O Judiciário erra? Claro (ou alguém supõe que ele seja formado por deuseus?).

        A questão que deseduca na pergunta do Bonner tem duas premissas importantes, primeiro induzir que dos três poderes, APENAS o judiciário não erra e, portanto é incriticável; o segundo, que sendo esse poder infálivel e incriticável as pessoas tem que aceitar de forma subverniente tudo que ele decidir. ISSO SIM DESEDUCA. Porque quer transformar os cidadãos em expectadores subernientes a um dos tres poderes, no caso o Judiciário, representado pela Corte Maior, sem que as pessoas tenham sequer o direito de se manifestar contrário as suas decisões.

        Ora, as decisões judiciais tem que ser cumpridas, mas isso está a milhas de distãncia de dizer que o cidadão não possa criticar essas decisões. Isso sim deseduca, pois é uma tentativa de tirar do cidadão um dos princípios mais comezinhos da democracia que é A LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO (ou então isso vale para todos menos para petistas).

        A decisão do STF foi cumprida, o pacto republicano não foi quebrado, agora querer que os réus não tenham direito sequer a reclamar das decisões? EM QUE DEMOCRACIA ISSO EXISTE? Em que demoracia não é permitido aos réus sequer manifrestar seu pensamento, no caso, de dizer que foram injustiçados? Onde isso deseduca. Quanta e quantas pessoas já não tiveram decisões contrárias na justiça e se sentiram injustiçadas? O que queria o Bonner? Colocar uma MORDAÇA na boca dos réus para que eles não tivessem sequer o direito de se manifestar contrário a decisão? Que democracia o Bonner sugere? Então, sinto muito, o que desedica foi a indução a servilidade calada embutida na pergunta do Bonner.

        E, ao meu ver, a Dilma poderia ter deixado esses pontos bem claros para o Bonner. Não precisaria nem se estender tanto quanto eu, bastaria dizer “Bonner, existem três poderes, e você está querendo induzir que desses três poderes, APENAS o judiciário não erra e que por isso, apenas ele é incriticável. Isso que você tenta passar é que deseduca Bonner. Eu, como Presidente da República não posso me manifestar a respeito das decisões de chefes de outro poderes para não quebrar o pacto republicano de harmonia entre os três poderes. Agora, o PT e qualquer cidadão tem TODO O DIREITO de criticar a decisão seja de qual dos três poderes for, pois nehum deles é infalível como você tenta induzir na sua pergunta. O que você está dizendo é que o cidadão tem aceitar, sem nem o direito de criticar a decisão de um dos três poderes, induzindo a uma subverniência calada, tirando do PT e de qulquer cidadão um dos princpios mais comezinhos da democracia que o livre direito a menifestação do pensamento. Então, a postura do PT não deseduca, porque ele tem o direito de dizer que foi injustiça, o que deseduca é você afirmar que as pessoas não possam mais manifestar livremente o seu pensamento só porque é contrário ao que decidiu um dos três poderes.”

        Bem, partindo para o outro ponto, não entendi qual o embate anti-democrático que o PT promove e que a Marina critica, não tenho base para responder porque ficou meio vago, se colocar uma questão mais objetiva terei prazer em ponderar sobre o assunto, porque até onde eu sei o embate anti-democrático é aquele que suprime a discusão de idéias e pontos de vista (aliás como tendou induzir o bonner ao querer dizer que o PT não sequer o direito de reclamar da decisão do STF) e coloca em lugar o uso da força, mas talvez você esteja se referindo a outro ponto que não consegui captar, gostaria que esclarecese qual o embate anti-democrático que o PT promove e que a Marina critica, porque não entendi.

        No mais, creio que se você pensar bem, pelos motivos que colocou, reconhecendo que a Dilma fez um bom governo e ainda que simpatiza com ela (emora isso seja muito pessoal), não ví motivos para você desistir de votar nela.

        Por enquanto, Um abraço.

        PS – Não elenquei os diversos motivos que tenho para não votar em Marina (e são muitos), mes restringindo a me manifestar a alguns pontos sobre seu post. Minha vida anda muito corrida e conturbada. Espero, em breve, poder ter tempo para ver se um tópico meu possa merecer ser elevado a post, pois quero nele abordar vários aspectos da política, mas são tantos que se for estender vai ficar enfadonho, preciso sintetizar sem ser omisso.

        1. Ora, as decisões judiciais

          Ora, as decisões judiciais tem que ser cumpridas, mas isso está a milhas de distãncia de dizer que o cidadão não possa criticar essas decisões. Isso sim deseduca, pois é uma tentativa de tirar do cidadão um dos princípios mais comezinhos da democracia que é A LIVRE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO (ou então isso vale para todos menos para petistas)

           

          Eduardo..Parabens meu caro. Muita lucidez. a verdadeira deseducacao estah em quem diz que pessoas nao podem questionar o judiciario como ali estivesse os deuses. Lembro do Elio Gaspari que PT tinha que ficar quieto! Ou seja, a ditadura eh do PT neh?

           

          Abs

      3. O PSB está envolvido num caso de “mensalão”

        Como a sua cabeça gira em torno do “mensalão”, o PSB está envolvido com caso de caixa 2, o que foi praticado pelo PT e que levou a condenação injusta de seus quadros, uma vez que eles foram condenados por crime que não cometeram, formação de quadrilha por exemplo,  e ai, vc vai defender o PSB ou vai querer ver a cúpula na cadeia:

        AVIÃO FANTASMA DO PSB TEM ATÉ PEIXARIA FALSA

        :

         

        Inquérito da Polícia Federal apura que Citation PR-AFA em que Eduardo Campos morreu foi objeto de pagamentos de R$ 1,7 milhão à usina AF Andrade por seis CNPJs, em 16 transferências; no grupo de empresas, aparece a Geovane Pescados, que seria uma peixaria na periferia de Recife, mas é fantasma; doação foi de R$ 15, 5 mil; já a Leite Imobiliária, que pertenceria ao dono de factoring Eduardo Ventola, fez pagamento de R$ 710 mil; ele seria o principal pagante pelo avião, usado pelo PSB na campanha eleitoral; candidata Marina Silva também viajou na aeronave; procedimento é irregular e fere lei eleitoral

         

        26 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 20:59

         

         

        247 – Começam a surgir os proprietários do Citation PR-AFA no qual o presidenciável Eduardo Campos e mais seis pessoas morreram 13 dias atrás, em acidente em Santos. O problema é que os donos que vão surgindo são personagens fantasmas.

        Inquérito da Polícia Federal já apurou que pelo menos 16 transferências de recursos, feitas por 6 CNPJs – o registro de pessoa jurídica – diferentes para a usina AF Andrade, que seria a dona original do aparelho. Nesse rol de pagantes há empresas fantasmas, com endereços falsos e propriedade não definida.

        Uma delas é a Geovane Pescados. O que deveria ser uma peixaria com sede na periferia de Recife, conforme os documentos em poder da PF, na verdade é apenas a casa de um homem chamado Geovane.

        – Rapaz, eu estou até desnorteado. Como é que eu tenho uma empresa sem eu mesmo saber. E se tivesse uma distribuidora de peixes, você acha que eu estaria nesta situação?, disse o rapaz, indicando a moradia humilde, para o Jornal Nacional, da Rede Globo.

        O maior volume de recursos transferidos para a usina AF Andrade foi da parte da Leite Imobiliária, também com sede no Recife, de propriedade do empresário Eduardo Ventola. Ele é conhecido em Pernambuco como dono de uma movimentada factoring.

        O uso de aviões que não sejam locados de empresas especializadas na prestação de serviços de aviação contrária a Lei Eleitoral. A candidata Marina Silva também se deslocou, em campanha, na aeronave alvo de negócios que envolvem empresas fantasmas. A depender da conclusão do inquérito, ela pode sofrer processo de impugnação de candidatura.

         

      4. Sentimento das ruas????

        ..eu realmente gosto dela

        …Mesmo a Marina Silva não sendo um primor de carisma

        …..ela está conseguindo angaria mais simpatia do que Dilma

        ….O povo já disse que não quer isso

        ……A arrogância petista

        …..diálogo democrático, respeitoso, em benefício do país. Tornaram as disputas políticas picuinhas lamentáveis. Não souberam superar o antagonismo.

        …….Ninguém precisa dessa antiga mentalidade partidária combalida e superada pela história política recente do Brasil

        …..É possível manter as conquistas se divorciando do discurso da apropriação exclusiva das virtudes

        …….Isso não é o que mundo contemporâneo quer em termos de políticas democráticas.

        O Movimento Primavera agradece.

      5. Gostaria de que me dissesse

        Gostaria de que me dissesse em que parte do mundo você vê o comportamento político que prega? Não tenho conhecimento de lugar algum neste planeta em que projetos antagônicos tenham sentado para conversar sobre propostas comuns. Portanto, em meu entender, esta avaliação é completamente equivocada. O PT é criticado à esquerda por fazer alianças e buscar condições de governabilidade mais ao centro, e pela direita por se manter minimamente apegado às suas propostas iniciais. O PT dialoga sim com outros partidos. O que o PT não faz é dialogar com o PSDB, com o DEM, com o PPS, que representam grupos de poder completamente antagônicos aos seus. Normal. Veja que os governos do PT não causaram nenhuma convulsão social no país e nenhum desastre (em minha opinião, muito pelo contrário) e ainda mantem bastante razoável aceitação pela população, visto que mesmo após 3 períodos no governo central ainda mantem uma candidatura com chances reais de vitória.

        É incrível que aqueles que se prontificam a desqualificar o PT (usam e abusam deste estratagema, se aproveitando que o PT é visto de modo preconceituoso por grande parte das pessoas) simplesmente esquecem que o partido se mantem, desde sua criação praticamente (e de modo muito mais intenso após se tornar uma laternativa viável de poder), sob intenso bombardeio dos gramndes grupos de mídia. Será que se ele mesmo fosse tratado de modo mais equilibrado pelos formadores de opinião da mídia você teria esta mesma visão? Ou somente se deixa levar, em parte, por toda a propaganda negativa que vê e escuta, diariamente? 

        1. Qualquer militante de esquerda sabe que superar o antagonismo

          É a meta que importa. O PT foi incompetente nisso. Para fazer isso, existem os processos dialéticos, a construção de sínteses. O PT está no poder há incríveis onze anos sustentando uma guerra ideológica que não é superada, de nenhuma forma possível, nem diminuindo a força dos inimigos, muito menos ajudando o povo a se educar politicamente para que possa escolher melhor os seus representantes.

          O PT não foi capaz de mudar a luta de classes brasileira porque tem apenas um projeto de poder que aprofunda as divisões ideológicas existentes. Tudo isso gera um cenário não favorável para um desempenho positivo do governo, pelo menos não como poderia acontecer. O Governo Dilma, por exemplo, teve um desempenho muito aquém do esperado na seara econômica e isso indica desgaste da forma como o Governo se conduz politicamente.

          O PT não avança a sociedade neste ponto da superação do antagonismo, o que implica estagnização do Brasil numa situação que deve ser superada, pois, de um lado, (i) não tem coragem de fazer o que é preciso fazer para tornar definitiva a mudança ideológica no panorama da política brasileira (aqui, neste ponto, eu não vou nem falar da anti-democrática tentativa de se perpetuar no poder, não é nem disso que eu falo, mas sim meramente mudar o panorama das opções ideológicas, educar melhor o povo politicamente para que saiba escolher melhor seus respresentantes, colocando de lado as forças conservadoras e que sempre atrasaram o país, o que o PT nem de longe fez, ao contrário, se aliou a forças conservadoras e que representam sim o atraso), e, de outro lado, (ii) o PT não sabe como fazer para melhorar a participação democrática no Governo, recepcionando, ao menos em termos programáticos, uma pluralidade política sempre salutar no regime democrático.Ou seja, o PT sequer está aberto a discutir as políticas públicas com outras pessoas fora dos grupos que lhe dão sustentação. O PT segue a sua linha e não importa mais nada. E aí o antagonismo não é superado, as limitações surgem, o desgaste se aprofunda, a estagnização se consolida, o país não anda, não sai do lugar, ou, quando anda, é muito pouco e aos trancos e barrancos. É isso o que está acontecendo.

          Ou seja, o PT perde de Marina justamente nesses pontos aí. Marina está atenta a isso e fala em Estado Mobilizador, em diálogo democrático, tudo o que a sociedade brasileira quer hoje. O Brasil quer superar os vícios de seu sistema político. E o PT começa a ser visto por significativa parte do eleitorado como parte do problema e não da solução. E isso somente se aprofunda quando os petistas, Dilmistas, Lulistas partem para desqualificar Marina e suas propostas, abrindo mão das críticas consistentes e fundamentadas, enfrentando o mérito do que afirma Marina e mostrando por que ela estaria errada exatamente. O PT prefere fazer outra coisa, desqualificar, dizer que Marina não tem propostas, que ela só pensa nela etc. É o discurso não sério de quem quer o embate improdutivo, justamente o que faz o país viver eternamente no marasmo ideológico e nas brigas que em nada interessam ao país, que não avançam o país e não aducam as pessoas politicamente. É a negação dos fatos a que eu me referi em outro comentário. Essa negação somente fortalece a campanha de Marina Silva.

        2. Vitimismo.
          ” desde sua

          Vitimismo.

          ” desde sua criação praticamente (e de modo muito mais intenso após se tornar uma laternativa viável de poder),sob intenso bombardeio dos gramndes grupos de mídia.”

          Claro Ricardo se um partido nazifascista tenta tomar o poder ele vai ser alvo prioritário da critica.

          O PT só não transformou o Brasil numa Venezuela por causa do PMDB, vontade não falta.

          1. Esse seu comentário sequer

            Esse seu comentário sequer merece uma resposta. É de uma infantilidade sem tamanho.

      6. ” discurso da apropriação

        ” discurso da apropriação exclusiva das virtudes.”

        Cara, voce tem certeza que não está falando da Marina? E admito o seguinte, Argolo, não tenho a “fórmula” para ganhar votos para a Dilma. Algo que o Gunter sempre coloca, que os petistas estão “espantando eleitor”.

        Não posso fazer nada. Não faço proselitismo, digo o que vejo. O que vejo é que Marina não é Marina. É Osmarina. Não é uma “terceira via”. A política econômica será iguazinha ao dos tucanos. Seu papo de não fazer a “velha política”, apoio em troca de cargo é papo para boi dormir. Está desfazendo os acorods do Eduardo, mas vai fazer os seus. 

        Quem quiser acreditar no embromation da Osmarina que acredite. Pelo visto realmente são muitos. Mas vamos ver se os “sonháticos” acordam. Espero

    2. Conta Outra

      Conta outra.Esse negócio de que Marina está navegando na onda da morte de Eduardo Campos não cola mais.

      Marina só perde a eleição agora,só se for pra ela mesmo!

      Com 36% de rejeição já durando vários meses a única solução de Dilma era vencer no primeiro turno e isso não acontece mais.

      Com essa rejeição, até o Aécio acaba vencendo a Dilma no 2º Turno.Ela tem o dobro da rejeição dele.

      O certo é que esse índice de 29% Marina já tinha desde meados de 2013, por isso fizeram de tudo para impedirem o registro de seu partido, numa tentativa de brecar sua candidatura.

      Se Marina vai vencer ainda é prematuro dizer mas que a coisa complicou de vez pro PT, isso complicou.

      1. O Aécio vencer a Dilma, só em

        O Aécio vencer a Dilma, só em cabeça de Klebinho. Agora, realmente, o negócio complicou para o PT. Mas complicou para o PSDB, para o Brasil, enfim para a racionalidade.

        A Marina é um voto de protesto, que se ela ganhar, em um ano, vai ser protesto contra ela mesma, pois seu governo seria um desastre. É um voto cacareco ou Macacao Tião para citar um voto de protesto mais recente. A tendência é isso ser uma bolha, o problema é a falta de tempo. Osmarina teve essa sorte

        PS: Fator importante: Dilma recupera a aprovação em seu governo

      2. Rejeição

        Olá Juliano!

        Eu não sei se você já respondeu alguma pesquisa eleitoral.Eu tanto respondi quanto já fiz entrevistas.

        A pergunta que é feita para se medir a rejeição de um candidato é a seguinte:

        Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum?

        Pois é,diante desta pergunta 36% dos entrevistados disseram que não votariam em Dilma de jeito nenhum e apenas 18% disseram que não votariam em Aécio.

        Diante desses números é ou não é possível uma vitória tucana também?

        Se a Rejeição ficar nos 36% ela perde mesmo com certeza para a Marina e com uma grande possibilidade de perder para o Aécio também.

        Devo lembrar também que a Rejeição é uma coisa e Aprovação do Governo é outra coisa.

        Tem pessoas que aprovam a administração e ainda assim rejeitam o administrador.

  90. Engraçado!Tem até tucano

    Engraçado!

    Tem até tucano comemorando a própria extinção!

    Marina , não voto em voce filha… mesmo assim  por favor

    vai com calma, não sente na cadeira e nem pose com

    a faixa.. voce já foi (?) petista sabe da militância., essas

    coisas são esquisitas.

  91. Marina foi bem no debate, saiu como entrou…

    não tirou nada de ninguém nem acrescentou nada de seu

    Dilma, excelente, precisando apenas ser mais direta, principalmente quanto ao “mais médicos”

    tem que ser direta: médicos cubanos estão onde médicos brasileiros não querem estar

    Aécio, xaropada de sempre, deixando a impressão que quer ser eleito governador de Minas

    Luciana, bela surpresa, gostei, com certeza vai espalhar votos

    Pastor, bela surpresa também, outro que vai espalhar votos

    PV e o outro, apenas serviram de degrau para jornalistas da Band babar no saco do Aécio

     

    durmam bem

  92. O medo trocou de lado…

    O medo trocou de lado…

    Já ouvi isso antes e não foi tão desastroso como pintavam. É hora de mudança, e pelos desempenhos no debate, ficou mais provável um segundo turno Marina-Aécio do que Dilma ganhar no primeiro. 

  93. Sem entender

    Estou tentando entender o posicionamento da Globo no anúncio da última pesquisa.

    Se foi ela que encomendou, deveria abrir o seu principal jornal, o JN, com a matéria, em vez disso  foi apresentada uma matéria, requentada, tratando do golpe do empréstimo consignado em cima dos aposentados.

    Veiculou ainda, reportagem demonstando que empresas fantasmas, dentre outras, estão listadas como pagadoras  do leasing do jatinho.

    Será que estão concluindo, visto o resultado da pesquisa, que exageraram na dose do remédio?

     

     

     

  94. eu precisava da Marina Silva

    sem a Marina Silva eu nunca saberia que o Chico Mendes é tão elite quanto a Neca Setubal e o Guilherme Leal.

    romério

    1. Só a título de ilustrar seu pensamento

      ….e aquela elite que representa a nata da corrupção e da sonegação ao fisco “é tão elite  quanto Chico Mendes”….essa mulher é doida de jogar pedra na lua, maluca de tudo, bem ao gosto dos abutres que estão de olho nas nossas riquezas, no pré-sal com seu mais de 1 trilhão de reais garantidos para a educação, o Brasil não pode cometer esse arakiri

      MARINA, SERÁ QUE ELES PODERÃO TROCAR DE CNPJ?

      :

       

      Com multas bilionárias aplicadas pela Receita Federal, empresas como o banco Itaú, de Roberto Setúbal, grupo Globo, de João Roberto Marinho, e Natura, do ex-vice de Marina Silva Guilherme Leal, observam exemplo do PSB; partido fechou comitê financeiro anterior à nova candidata e agora abre outro CNPJ – o registro de pessoas jurídicas – para superar histórico de contas e arrecadações e começar vida nova, sem passivos a saldar; entre as três grandes empresas mordidas pelo Leão, todas apostam em Marina agora; será que ela vai apoiar mudanças de CNPJ como a que seu partido quer fazer?

       

      26 DE AGOSTO DE 2014 ÀS 14:27

       

      247 – Depois que o PSB anunciou a fórmula que está usando para encerrar o passado de arrecadações e despesas da campanha do ex-governador Eduardo Campos, com o fechamento formal do comitê financeiro e abertura de outro, com novo CNPJ (o número de registro de pessoas jurídicas), pelo menos três grandes empresas que pertencem ao campo de influência da candidata Marina Silva podem estar tentadas a fazer o mesmo.

      Com uma multa a pagar de nada menos de R$ 18,7 bilhões à Receita Federal, por conta de impostos considerados não recolhidos pela fusão com o Unibanco, o banco Itaú tem esse problema em seu CNPJ. A alternativa encontrada pelo PSB, com a anuência de Marina, que já começa uma nova corrida de arrecadação, pode interessar.

      No mesmo caso está uma companhia muito próxima da candidata. A Natura, do empresário Guilherme Leal, que foi candidato a vice de Marina em 2010, igualmente tem problemas com o Fisco. No ano passado, a empresa recebeu uma conta de R$ 628 milhões por IPI e Pis não recolhidos. Um CNPJ zero quilômetro também cairia bem para superar essa situação.

      Para as Organizações Globo, que jamais esconderam sua oposição à presidente Dilma Rousseff e, nessa medida, veem com simpatia a opção Marina, uma suavização no apetite do Leão igualmente seria positiva. A emissora perdeu no ano passado recurso contra a receita de R$ 730 milhões, em razão de impostos não recolhidos pela transmissão da Copa do Mundo de 2002.

      Se a moda lançada pelo PSB de Marina pegar, com o passado menos transparente sendo jogado no lixo da história para a abertura de um futuro novo em folha, a fila para trocar de CNPJ deverá ser grande.

       

  95. O que é NOVO de verdade? Na minha opinião.

    O que é NOVO de verdade?

    Muitos acreditam no discurso de Marina, até ai tudo bem, mas acusam quem a critica de ser petista fanático. Mas será mesmo que Marina está fazendo a “Nova Política”? Ela está apenas cometendo o MESMO erro que o PT fez quando era infante, achar que quando entrasse iria resolver tudo e seria um mar de rosas. Ledo engano do PT, ledo engano de quem acha que as coisas são simples desse jeito. A Marina tem que se definir. O filme do PT já sabem, chegou na presidência em um pais onde a população nem sabe o quanto é, e o que é, a arrecadação per capita  necessária para atender as suas exigências, prato cheio para a demagogia midiática para tirar qualquer um que se atreva a fazer qualquer coisa  pelos mais pobres.

    Deu no que deu, por mais que o Brasil tenha melhorado nos últimos anos, ai eu faço uma pausa, pois TODOS encamparam o discurso de que foi a China que rebocou o Brasil. Sim, mas a opção pelo reforço da parceria com a China foi decisão petista. Quem não lembra a onda de pessoas dizendo que o país estava indo na contramão do mundo? Agora que a crise persiste, e a China deu uma desacelerada, o argumento que Dilma usa de que o Mundo não é uma ilha é prontamente desqualificado pelo pessoal que até ontem dizia que o Lula “só surfou”. Isso é muita hipocrisia. Ora,  não é ilha quando vai bem (Lula) e é ilha quando vai mal (Dilma)? 

    Mas voltando ao caso Marina. Ela começa mal, e o fundamento para dizer que ela menospreza a atividade política vem do fato de justamente dar apoio às manifestações que foram um misto do samba do criolo doido. Querendo ou não, fala-se muito em insatisfação do povo, mas o povo nem tem conhecimento, NÃO quer saber de informações como o recente post do colega Vedem:  O NHS e a utopia (ou os milagres) do SUS. Desconfio sempre de quem aponta o dedo cobrando moralidade e coerência, e ao mesmo tempo não se posiciona sobre nada.

    O fato de ela não colocar Partido no nome da Rede foi justamente para atender ao movimento dito apartidário, que demoniza as instituições partidas e quer o fim das agremiações ao invés de trabalhar para depurá-los. Não se trata de apenas ser de partido A ou B ou C. A critica é também sobre tomar partido! É perigoso quando uma pessoa se apresenta como acima das negociações que formam o mundo político. Perigoso para o Brasil, mas também para ela. O PT sofre com o tal do Mensalão, e toda hora é lembrado como aquele que disse que ia mudar a coisa moral na política, mas não mudou nada. Algum colega aqui do Blog tem esperança que Marina não seguirá a mesma trajetória?

    Vejamos. Marina já começa criando expectativas em um Brasil que deveria ser mais pragmático, mas é só emoção, irracional, ou como costumo dizer: “chiliquento”. Tudo isso é combustível para um tombo maior no futuro, assim como foi a AP470, mesmo com todos os elementos de subjetividade que cercaram esse espetáculo. Cria-se a expectativa em um povo que quer fazer crer que existem santos na política, assim como fez o PT.

    Esse é o recado no meu conjunto de reflexões sobre Marina: jamais ajude a demonizar a política! Jamais se faça de santo. Jamais crie expectativa demais sobre aquilo que você não conhece, e Marina, apesar de ter sido Ministra, acha que sabe a responsabilidade de carregar o Brasil de hoje. Grande, e com projeção mundial  tanto econômica quanto cultural.

    Não adianta dizer que os petistas fanáticos estão doidos com Marina, atacam sem dó a que “só quer o bem”. O verdadeiro Fanático é aquele que acredita que com o orçamento federal é possível fazer milagre. Fanático é aquele que acredita que é só acabar com a corrupção. Fanático é aquele que acredita que no Brasil o imposto que se paga dá para resolver tudo. Fanático é aquele que vibrou quando 40 bi foram cerceados da Saúde com o fim da CPMF. Fanático é aquele que acha que corrupção está aumentando por se estar prendendo mais.  Isso sim, muito mais do que o alegado fanatismo petista, é o fanatismo que assombra o Brasil.

    Por isso, todo o candidato que não for honesto não contribuirá para abrir o apetite da população sobre a Política e sobre os problemas que devem ser enfrentados. Tem um senhor em São João do Miriti, Baixada Fluminense, chamado Roberto. Eu fique sabendo que em toda audiência pública ele está lá para perguntar sobre as obras etc. O político que conseguir gerar mais senhores Roberto é que poderá ser considerado o NOVO, e não aquele que fica dizendo que está tudo errado e mantendo a população na ignorância fanática a qual me referi no final do parágrafo anterior.

     E isso vale para a Dilma. Ela deveria falar isso as claras, sem medo.  “A arrecadação não é suficiente”. “Se acabar com a corrupção melhora 0.00000001%”, e isso só não resolve. Ninguém tem coragem de dizer isso. Vá tentar discutir isso com aqueles que se dizem desencantados com a política, e que por isso vão votar em Marina, a entidade que paira acima do Bem e do Mal. Eles vão bradar e vomitar a ignorância/fanatismo, e me acusar, ora vejam, de fanático petista.

    Sinceramente, quem parar de querer pisar em ovos com a entidade Homer Simpson e explicar o porquê dos porquês será de fato o NOVO. É preciso tirar o véu da população que acredita no Estado com recursos para lhe dar padrão norueguês de ensino e saúde. Isso não se vê em nenhum dos candidatos, Dilma, Aécio, e muito menos em Marina, que paira nessa deseducação como todo mundo.

  96. Covas e povo não.

    O excelente Nassif na minha opinião cometeu um erro ao associar a pessoa de covas com povo. Este, que atendia pelo nome de covas pouco fez para o povo e muito pelos seus filhos. E pior, já decrépto subiu em palanque de inauguração de pedágio para bradar: “Quem quiser passar por aqui vai ter que pagar.” De novo, covas e povo não.

  97. Minar candidaturas.

    Caríssimo, quando você e a rede Globo se alinham para minar uma candidatura algo muito esdrúxulo esta para acontecer. Não tenho dúvidas.

  98. Incapacidade comunicativa do governo

    Nassif,

    O grande problema do Governo foi não ter conseguido se comunicar, com o povão e com a classe C ascendente, durante os últimos 4 anos (o Lula tinha a vantagem de se comunicar diretamente com as “massas”, habilidade que falta a Presidenta). Daí, a meu ver, deriva a dificuldade eleitoral da Presidenta.

    É óbvio que existem problemas, você e os comentaristas do blog já apontaram alguns como a teimosia, voluntarismo excessivo, falta de diálogo com os movimentos sociais, etc.. e a solução destes poderia dar uma tranquilidade maior ao governo, no entanto, o governo já tem muito o que mostrar, programas, idéias e princípios que, se já habitassem o imaginário popular, serviriam de antídoto contra o implacável e corrente ataque da Grande Mídia (agora com o apoio das mídias sociais) à Presidenta.

    Se a classe C conseguisse correlacionar sua ascenção às políticas públicas implementadas pelo PT, e identificasse  que está sendo desenvolvido um novo caminho para que possam avançar ainda mais, ela pensaria muito mais antes de considerar opções que variariam do experimentalismo à eventuais retrocessos que contrariariam seus interesses.

    Pouco adianta neste caso o governo ter consciência de ser o porta-voz do progresso se é majoritariamente identificado com o atraso. Com o decorrer do tempo isso seria natural a um governo de coalizão que pratica (nas palavras do andré singer) um reformismo fraco, equilibrado entre interesses tão divergentes e conflitantes que, muitas vezes, impedem o país de avançar, mas se agrava amargamente pela incapacidade de vocalizar seus princípios e planos.

    A falta de oratória da Presidenta, que a impedem de elaborar discusos eficientes durante entrevistas e debates, não ajuda em nada a reverter esse quadro.

    Não adianta se calar durante 4 anos e achar que o João Santana vai resolver tudo em 40 dias.. o governo parece sempre estar a reboque de uma pauta que lhe é imposta, ele nunca líder as pautas, assim fica realmente difícil..

     

  99. O problema do PT em 2002 era

    O problema do PT em 2002 era o excesso de radicalismo, em 2014 é a falta.

    O partido apesar de estar a anos-luz dos demais partidos em termo de ligação popular, há de reconhecer que se por uma lado amadureceu, por outro se burocratizou, e esqueceu de priorizar (na prática) objetivos que sempre defendeu.

    Tudo que foi feito pelo partido até aqui foi muito importante, não está se negando isso, mas está na hora de perceber que os tempos mudaram. Se a conjuntura exigia cautela naquele momento, hoje exige ousadia.

    Os tempos atuais permitem aumentar a velocidade do reformismo fraco do modelo dilma-lulista. O PT como principal partido da coalizão governista (e o único de esquerda com densidade eleitoral e considerável base social) tinha a obrigação de pautar esse debate.

    Muitos dos que foram a rua foram lutar por bandeiras que o PT sempre defendeu mas que, agora que é governo, parece ter medo de empunhar. 

    A verdade é que o “novo” já está aí há muito tempo..  ele apenas ficou órfão do PT, mas, com o povo clamando pelo aprofundamento das mudanças (e como o poder não tem vácuo), a Marina está louca para assumir o papel de madrasta.

  100. Pintou segundo turno: acabou o salto alto.

    O jogo ficou embolado e está se tornando divertido, veremos coisas até há pouco inusitadas. Comportamentos que agora vemos nas redes sociais, absurdamente arrogantes e sectários,  terão de ser de modo urgente revistos.

    Na melhor das hipóteses, de quem menos se espera, você ouvirá em outubro: “Precisamos conversar com a companheira Luciana Genro”, recentemente tratada nas discussões da rede, como uma espécie de rainha da “aliança” dos black blocs com os “coxinhas”.

    Na pior, terão de aceitar o convite para uma conversa com a companheira Marina. Ou será que vão continuar a tratá-la de traíra e preferir a conversa com o companheiro Aécio?

    O velho Magalhães Pinto tinha razão; política é como nuvem, você olha e ela está de um jeito, vai olhar de novo e está tudo diferente. Portanto, nunca descartem hipóteses, ninguém sabe o dia de amanhã.

  101. Não analiso a situação da

    Não analiso a situação da mesma forma que Nassif.

    O envelhecimento dos partidos não é o ponto principal.

    Aliás, no Brasil sempre se votou em candidato e não em partido.

    E sempre que se criou uma onda artificial como a que ocorreu nos últimos anos de critica feroz ao governo e se escondendo as realizações do mesmo, líderes carismáticos surgiram e tomaram o poder.

    Foi assim com Collor, foi assim com jânio.

    A história está aí para quem quiser se informar.

    As consequências todos nós sabemos.

  102. Acho que, baseado no

    Acho que, baseado no sentimento (e em um dose cavalar de ignorância história e política), o eleitor já escolheu e não há muito o que fazer. Me arrisco a dizer que inexiste qualquer argumento racional e ponderado que tanto Dilma como Aécio podem utilizar para reverter o resultado líquido e certo de outubro.  Para mim o jogo já está jogado e só resta  nos preparar para 4 anos de retrocesso, na melhor das hipóteses, ou de instabilidade violentíssima, na pior delas. 

    Acho também que a ilusão da “não política” vai durar dois meses no máximo, porque duvido, siceramente, que Marina consiga governar sem as raposas do PMDB e, provavelmente, sem os reacionários do PSDB. Todos sabemos que ela não se sustenta. 

    Acho também que ela vai trair a todos: o PSB ao abandoná-lo, ao eleitor quanto trouxer os velhos partidos da velha política, a esquerda quando se assumir de direita e a direita quando tentar impor seus pontos de vistas ambientais toscos e primitivos, ou na melhor da hipóteses, der continuidade aos programas sociais do governo.

    Assim sendo, acho que o governo Marina vai começar com intensos e festivos fogos de artífico e acabar num vale de lágrimas. 

    PS.: Quero só ver o tratamento que nossa mídia racista e reacionária vai dar a Marina. Lula era chamado de “apedeuta” por conhecido colunista e “bêbado” porque, como todo operário, gostava de uma cachacinha, sem falar em outros insultos. Marina será tratada assim? Afinal, não tem curso superior e é fanática evangélica. 

  103. Ironia das ironias = num

    Ironia das ironias = num segundo turno Dilma e Marina ( que acho quase certo) a Globo, que tanto vem batendo no pt, vai ter que dar ‘ajuda’ pra PT ganhar, como fez com o Collor contra o Lula em 89. A história é um roteirista imabatível. (rs) 

  104. É O PREÇO QUE SE PAGA PELA

    É O PREÇO QUE SE PAGA PELA INÉRCIA DOS GOVERNOS LULA E DILMA EM RELAÇÃO À MÍDIA.

    Uma nova geração – que não viveu os tempos passados – se formou e a grande mídia os encheu (e enche) de críticas infundadas (ou não) aos governos de Lula e Dilma. Todos os dias eram (e é) a mesma ladainha. O goveno silente, sem forças para rebater as inverdades…

    Negou-se aos jovens (e a todos nós também) o direito à informação plural e livre. Negou-se o direito de escolhas.

    Hoje, não se pode negar, o PT está estigmatizado: o jovem o vê como um partido de corruptos e de incompetentes.

    Poucos são hojes, os jovens informados e esclarecidos.

    Os anseios levados às ruas pelos manifestantes eram os dos PT, dos progressistas, do desenvolvimentistas. 

    Esses pontos – todos – devem ser acrescidos às argumentações acima do Nassif

     

    1. É O PREÇO QUE SE PAGA PELA INÉRCIA DOS GOVERNOS LULA E DILMA EM

      Como pode o Governo ver diariamente a midia divulgar o desastre inflacionario do PT, grupos do mercado financeiro divulgarem aos quatro cantos que o Pais esta morrendo por conta de uma inflação descontrolada de 7% a.a., sendo que o governo do PSDB entregou o País com uma inflação acima dos 11% e nem por isto o Brasil acabou.

      O governo do PT investiu quase 10 vezes mais em educação do que o governo do PSDB, e deixam a midia transparecer que todos os graves problemas que ainda temos na area são unicamente responsabilidade do atual governo.

      O governo do PT criou mecanismos de combate a corrupção que nunca houveram neste País, por isto afloraram casos, o que da a impressão que foi o PT que inventou a corrupção. Agora timidamente a situação começa se defender das acusações, ate porque neste quesito o PT realmente decepcionou. 

      E quanto a saude ? Ficaram vendo a oposição e a midia divulagarem inverdades sobre o excelente Programa mais Medicos, sem esboçarem uma defesa contundente, foram ditas mentiras inacreditaveis sobre o programa.

      O PT que a tempos se deu muito bem no trato das informações e divulgações de seus feitos, hoje, talvez tenha se acanhado na vergonha dos maus feitos e mesmo tempo feito um bom governo vai perder a eleição para si mesmo.

  105. Onde está o novo de Marina?

    Penso que se dá muito “ibope” para as manifestações de junho de 2013 como forma de mostrar o sentimento do brasileiro. Muito longe disso, as manifestações de junho não foram nada além de um grupo de pessoas estimuladas a ir às ruas pela grande mídia. Marina só surfou nisso.

    Desde 2002, que a mídia tenta criminalizar a política para consequentemente derrubar o PT. O PT era a esperança do novo e a grande mídia tinha que desfazer essa imagem.

    O MPL sempre exisitiu e só ganhou visibilidade porque interessava à oposição (inclusive midiática) acabar com a Copa das Confederações. O “fênomeno” das ruas não passa de fermento midiático. Marina surfou no anti-partidarismo travestido de apartidarismo. Se tivemos um caçador de marajás, temos uma caçadora “das velhas políticas”.

  106. Quem viver verá.

        Na quimica , pólos diferentes se atraem. Nós , humanos somos o oposto. Somos atraidos

    pela igualdade , de posições,pensamentos,comportamentos , e ai formamos grupos e tribos.

         Estamos assistindo agora , a atração de; canalhas,espertalões, adesistas,sociólogos,intelectuais e

    jornalistas. Estão se aglutinando ,num frenético e triste filme de horror. O ponto de atração é a Marina,

    que no momento aglutina os despreparados,desesperados,politicos falidos,sociólogos frustrados e

    jornalistas de bar-ganha.

         Imagino que èste será o Big- Bang, das ratazanas. A ceia está posta e os convivas estão à mesa.

         Quem viver verá.

  107. DESMISTIFICAÇÃO DOS FACTÓIDES

    A candidatura da mentora da incipiente rede, cuja origem fúnebre é bastante deplorável, mostra sem dúvida evidentes características de farsa tão ilusionista quanto insustentável.

    A começar pela inconciliável contradição entre o discurso pretensamente progressista e o apoio do capital financeiro, inclusive internacional. E é nesta última vertente que se evidencia a mais relevante razão para combater com máximo empenho a falaciosa propaganda da referida candidata, capciosamente alardeada pela mídia, pois entre as fontes de financiamento e orquestração da novíssima candidatura estão instituições ligadas a funestos magnatas estrangeiros…

    Além disso, a escalada da propaganda, explícita ou dissimulada, que a mídia tem feito da candidatura resultante da morte do candidato do PSB, evidencia que é patente a mistificação e insustentabilidadde da falaciosa aparência independente e progressista da candidata alçada à disputa presidencial após a lamentável tragédia aérea.

    Vale reiterar que a intensa promoção e alavancagem, explicita ou dissimulada, da pseudo possibilidade de eleição da candidatura de origem fúnebre é tão pretensiosa quanto tosca. Inclusive pelo fato da alardeada tese de que a onda de mobilizações de massa verificada a partir de junho/2013 não seria resultante de uma manipulação camuflada promovida pela direita golpista se mostrar incompatível com a realidade e com o entendimento já firmemente adquirido por amplos setores da população.

    E urge reiterar também que é um dever dos defensores da reeleição intensificar a denúncia explícita das flagrantes contradições do discurso dos opositores e dos indícios de suspeição da candidatura fúnebre, especialmente no que tange a possíveis práticas ilegais noticiadas e à incompatibilidade entre a verdadeira defesa coerente da ecologia e os interesses do grande capital financeiro, ligados de maneira estreita aos projetos da indústria de mineração e às práticas do capitalismo predatório.

  108. Eh, Nassif, esqueceu da

    Eh, Nassif, esqueceu da proposta de reforma política proposta por Dilma logo após as “manifestações”? Aliás, se não me engano Nassif foi contra. E a política nacional de participação social, elogiada pelo Nassif? Não poderia faltar também uma alfinetada, quase igualando Dilma a Marina em teimosia. As manifestações de junho de 2013 forma produto de anos de massacre da política e dos políticos diariamente por todos os jornais e emissoras de televisão.

  109. Tá cansando isso

    Chegam a ser engraçadas, mas são trágicas, as interpretações que estamos lendo sobre a, já sacramentada segundo um monte de gente, derrota de Dilma e do PT em 2014.

    Uns por serem “sonháticos” e portanto seguidores, ou pensam ser, da já vitoriosa Marina Silva; no grosso as três linhas principais de argumentação são:

    Dilma – Lula  e o PT não souberam, ou até não quiseram ouvir a “voz rouca das ruas” da gurizada linda, do povo que “já tendo o pão e o circo” queriam, e ainda querem, o aprofundamento do acolhimento de suas demandas… é demais ainda se ler isso mesmo depois de mais de 1 ano, do “não vai ter copa”, das vaias ensaiadas e pagas em Dilma patrocinadas pelo Itaú, da morte de um cinegrafista da Banda que cobria uma dessas “festas cívicas”. A direita e a extrema direita têm conseguido um feito e tanto: além de ganharem pra si os corações e mentes dos tais e das tais desiludidas com a política (dos black-blocs e anonymous eu nem falo, são da direita raivosa mesmo) ainda conseguiram convencer até alguns extratos mais progressistas brasileiros de que aquela tal “Primavera Junina de 2013” foi um autêntico levante popular.

     

    Dilma – Lula e o PT falharam na comunicação com a população, não souberam divulgar seus feitos e propostas; essa é até surreal de tão tosca, desde 2003 presenciamos um verdadeiro massacre da mídia (falada, escrita, televisada, internetiada) contra o partido e seus governantes; as únicas coisas que são destaques na mídia são tapiocas de ministros e outras preciosidades (como um suposto romance de Lula com uma auxiliar ou a retratação de Dilma como gerentona inflexível e inacessível). Fico imaginando se Dilma ou Lula tivessem usado semanalmente, ou até mensalmente, o expediente de pedir o direito constitucional (lembremos que são concessões públicas e não propriedade o uso do espectro eletromagnético) de usar rede nacional pra divulgarem seus feitos, como contraponto a essa verdadeira guerra suja de que têm sido vítimas a 12 anos, até aqui no blog seriam acusados de populistas e marqueteiros.

     

    Marina Silva é o novo, é a nova política, era a voz que o eleitorado tinha desejo de ver manifestada mas que não foi  aprendida pelo PT… e muito menos pelo PSDB… tá bom, expliquem direitinho pra essa massa enorme de idílicos seguidores da fada honesta e encantada da floresta eco-sustentável (onde o “verde marinista” e o “holísmo cósmico” convivem harmoniosamente com a indústria de armas que abastece campanhas de Beto Albuquerque, seu vice) o que significa essa tal de “nova política”, já que se tem certeza que ela será a dona da Faixa Presidencial a partir de Janeiro de 2015, quando os pagamentos que ela terá que fazer pelos acordos que anda fazendo com sumidades sem interesse algum como Bornhausen, Serra, Roberto Freire, Banco Itaú (só pra citar alguns) tiverem que ser feitos. Eu quase garanto (digo quase pois não sou cientista político) que muito “sonhático” atual vai se declarar anti-Marina (pró Dilma já seria demais) desde criancinha. Após uns 5 ou 6 meses será como Collor, uma Presidenta da República que incrivelmente foi eleita pela minoria esmagadora do eleitorado brasileiro, uma vez que de cada 10 pessoas perguntadas, como foi com o Caçador de Marajás no início de 1990, quando ele pôs as garras de fora, somente uma ou duas terão peito pra declarar que votaram nela.

    1. Exatamente. É por isso que

      Exatamente. É por isso que escrevi que tudo vai começar com fogos de artifício (pela derrota do PT, por óbvio) e terminar num vale de lágrimas. Quero ver quantos eleitores da Marina vão aparecer depois de 6 meses de desgoverno.

  110. LULA VIVEU o inferno com Marina

    Lembremos do Governo Lula/Dilma, quando Marina era Ministra do Meio-Ambiente. O que aconteceu?

    Ela parou o PAC, colocou tanto entraves para liberar as obras que somente 10% do PAC I  foi efetivado – elea precisou ser DEMITIDA para desemPACar o Brasil e  caminhasse para  o desenvolvimento e criaçao de empregos.

    Até hoje em 2014 tem obras emPACada por Marina, por exemplo a BR que liga MANAUS a PORTO VELHO –  única ligação por terra de Manaus com o resto do país.

    Marina emPACou rodovias, ferrovias, hidrelétricas, criação de camarão no Nordeste brasileiro, emPACou o aumento da produção agropecuária. TEVE DE SER DEMITIDA PELO GOVERNO PARA QUE O PAIS NÃO PARASSE.

    Essa é apenas uma amostra do que  pode ser o GOVERNO MARINA: atraso, subdesenvolvimento, recessão, carestia e DESEMPREGO.

    PORÉM DILMA  está pagando o preço, por causa de seu programa de “Direitos Humanos”, melhor direitos inumados, programa CONTRA A FAMÍLIA, como a Lei da palmada, casamento gay  (não teve coragem de peitar o GOLPE nas intituições, feito pelo judiciário brasileiro que passou por cima da Constituição que proíbe casamento de sexo iguais). DILMA REJEITOU A OPINÃO PÚBLICA QUE É CONSERVADORA NESSES ASSUNTOS;

    DILMA SE DISTANCIOU DO POVO achando que pão e circo o entreteria – Mas o povo não é BESTA –  O POVO QUER CONSERVAR SEUS VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS/RELIGIOSOS,  é por esse motivo que Marina ameça o poder, porque o povo tem a esperança de barrar  TANTA LICENCIOSIDADE MORAL INSTITUCIONALIZADA.

    A QUESTÃO NÃO É OS FACOTÓIDES DE CORRUPÇÃO, MAS A AMEAÇA À FAMÍLIA E OS VALORES MORAIS – O POVO NÃO É BESTA.

    Eis os motivos dos votantes em Marina/traidora/entreguista do Brasil !

  111. Exagero

    Há um pouco de exagero em referenciar essa transferência na massa de intenções de votos para Marina a aspectos estruturais da política partidária no Brasil. Afinal, a sua votação, em 2010, já indicava esse apelo muito antes de acontecerem as manifestações de junho 2013.

    Posso estar enganado, mas acredito que os grandes erros saíram mesmo da política econômica, muito menos exitosa nos resultados do que no período Lula. Até pela péssima comunicação da gestão Dilma. Ela pode até, em certos setores, ter sido mais efetiva do que Lula, mas poucos souberam ou acreditaram nisso.

    Lembremos que Lula foi uma reviravolta de sucesso, aqui e no exterior, sobre os governos FHC. Criou-se um mantra de que em tudo o Brasil melhorara. Tanto que Dilma, de pouca expressão política, mesmo dentro do PT, foi eleita com relativa facilidade e teve seus primeiros atos apoiados em muitos setores, antes, claramente, oposicionistas.

    O eleitor esperava que a sucessão de vitórias na economia continuasse. Agora em direção a outras aquisições, ainda mazelas do País.

    É aí que entra, como diz o Nassif, “a demonização da política patrocinada esses anos todos pelos grupos de mídia”.

    Sem dúvida, feita sobre os resultados da política econômica. Inflação, baixo crescimento, juros altos, crédito contido, endividamento e inadimplência crescentes, déficit em conta corrente. Pronto! Veio o pessimismo, palavra colocada em nove das dez frases escritas em folhas e telas cotidianas.

    Espalhou-se a ponto de os eleitores nem mais perceberem a excelência de certos programas de Dilma, ou da manutenção dos empregos e conquistas de consumo – casa, carros, eletrodomésticos e produtos eletrônicos, viagens, planos de saúde, mudança para escolas particulares.

    “Se estávamos de bem com a economia e não estamos mais, corremos o risco de dar tudo de volta”.

    A visão dos eleitores de Marina foca um novo Messias. Como foi com Lula. Será um desastre, na forma como está colocado pelo Nassif.

  112. Sentimento das ruas

    seria este sentimento a mesma  “Primavera…” , na Primavera apareceu este cidadão….. apareceria em cena um novo cidadão, mais exigente em relação aos serviços públicos, mais consciente em relação aos seus próprios direitos, mais cético em relação às instituições convencionais da democracia representativa.

    Com essa insensibilidade ampla, a bandeira do aprofundamento democrático e da democracia digital ficou exclusiva de Marina Silva

    Marina está abraçando a causa….. to ficando doidão

  113. Ainda não é desta vez.

    Tenho procurado entender o clamor que se impõe a sociedade, nestes dias, que antecedem mais uma entre outras tantas eleições, que fizeram submergir da mais obscura profundidade um falso sentimento em relação à política.

    A política está no cerne da sociedade, não existe um só indivíduo que não seja político, mesmo que o seja apenas doméstico, pois tem que cuidar da sua “oikos”. O que ocorre é que os controladores midiáticos de plantão (Globo, Veja, Istoé, etc…), não contavam com um fato novo que interferisse de forma tão avassaladora nos seus projetos de controle governamental, que foi a morte do candidato Eduardo Campos, gerando uma comoção social e acordando os eleitores para que pudessem participar mais ativamente dos debates em torno de uma nova forma de governar, mesmo que a Presidenta se reelegesse, algo teria que ser incrementado nas políticas públicas, para atender anseios antigos, que era inimaginável ser possíveis décadas atrás. Queriam que o atual governo sangrasse até o fim, porém continuasse no poder, assim mostrariam suas influências no comportamento da sociedade. O que não era previsível é que a nova mídia que ainda não tem dono “Redes Sociais”, contraporiam suas ideias e influenciassem de forma gigantesca a opinião pública no próximo pleito. O Tsunami Marina Silva, não só pode, como deverá  se assentar em números mais modestos, porém o tempo restante não é muito generoso para se reconstruir uma candidatura de consenso entre a Mídia antiga, setores mais conservadores da sociedade e toda uma nova sociedade formada pelos faces, instagrans da vida.

  114. Nassif, acho que Dilma ouviu

    Nassif, acho que Dilma ouviu sim e tentou várias coisas, umas com sucesso, outras não. Discordo de  sua análise.O defeito do governo Dilma é sua comunicação. Dilma se permitiu deixar detestar por muita gente na classe média e entre os jovens. Sobre Marina, antes de qualquer outra análise, temos que considerar o episódio do avião do PSB. Segundo li em alguns blogs, teria sido crime eleitoral, sim. E aí, fica por isso mesmo? Todo mundo desistiu de questionar o ponto?

     

     

  115. Os jovens sempre procuram

    Os jovens sempre procuram líderes carismáticos, com propostas diretas, curtas e imediatas nas soluções dos problemas.

    Isso é o que representa Marina Silva e é o que o Brasil não precisa.

    A projeção que Marina ganhou não está lastreada em propostas de governo e em apresentar algo novo.

    Se a ideia de analistas sérios é procurar ou apresentar o novo, a análise baseada no personalismo se mostra falha e insuficiente, pois a própria história está recheada de exemplos de líderes que surgiram descolados da política tradicional e as consequências de retrocessos.

    Novo é algo que nunca foi tentado, e o que Marina apresenta, seus apoiadores, e suas propostas, em nada difere do que se vê no Brasil.

    Para ir direto ao assunto, o que seria o novo repetiria a velha “reforma de base” proposta e não realizada por vários líderes e que derrubou Jango.

    Nada que fuja da quebra da estrutura arcaica da sociedade brasileira pode ser defendida como novo.

    A estrutura arcaica não está na formação dos partidos políticos, esse é apenas uma das consequências do modelo.

    Não é Marina Silva com seu estilo centralizador, avesso a negociações e sem apoio político amplo que conseguirá levar à aprovação os projetos de reforma tributária, política, fiscal e outras que tramitam há décadas no congresso e que seriam a condição essencial para continuar a se quebrar o modelo que engessa e atrasa o desenvolvimento do país.

    Os primeiros passos da reforma estrutural foram dados pelos planos vitoriosos de inserção social da população nos governos Lula e Dilma, e pelo avanço na área da educação.

    O passo seguinte seriam as reformas tributária/fiscal e a política.

    Mas, quem fará tais reformas se a representatividade brasileira, mesmo os eleitores mudando em mais de 50% os seus representantes no congresso em todas as últimas eleições, continuam a sub-representar a população e acolher interesses de setores muito específicos?

    Reforma tributária e fiscal que não se inicie com a mudança da forma de cobrança de alíquotas, que passe a onerar a renda e patrimônio, será infrutífera. Renda e patrimônio são considerados “imexíveis” pelos parlamentares que temem tocar em qualquer coisa que abale o “status quo” da elite brasileira.

    Reforma política séria terá que modificar toda a estrutura de acesso ao parlamento que sem amplo apoio partidário se torna impossível.

    Como Marina Silva poderia apresentar o novo, dentro do exposto acima, se tem em Maria Alice Setúbal do Banco Itaú sua principal conselheira?

    Essa já definiu, atendendo as interesses do grupo a que pertence, a equipe econômica e os princípios de um provável governo Marina:

    “O mercado visualizando as pessoas que estão ao lado dela vai ter muito mais segurança. Ela já tem vários economistas. Terá outras, mais operadoras. Tem [Eduardo] Giannetti, André Lara Rezende, Eliana Cardoso, José Eli da Veiga. São economistas que têm um olhar mais acadêmico. Eles já dão um certo aval para o mercado -embora eu entenda que não seja suficiente porque eles são mais teóricos. Acredito que ao longo da campanha nós vamos ter outras pessoas que estarão se aproximando, que são mais, vamos dizer, operadores.”

    Como imaginar uma candidatura que se preocupe com as reforma estruturantes em um país tão carente defendendo a autonomia do Banco Central, enaltecendo operadores de mercado que submetem os interesses da população à sanha do mercado?

    Afinal não é o mercado financeiro e os pregadores da austeridade que se agrupam em torno da candidatura de Marina?

    Em que difere a candidatura de Marina da de Aécio quando ambos professam o “ajuste”, que incluiria um “choque fiscal”, redução de tributos e a diminuição da presença do Estado?

    Giannetti, guru econômico de Marina, já afirmou que intervenção do estado “mina a confiança do setor privado”, repetindo os mesmos mantras do neoliberalismo.

    O Brasil ainda demanda de gastos com saúde, saneamento, educação, cultura, trabalho, assistência e previdência social, como se imaginar “ajustes dolorosos”?

    Marina e a ideologia ambiental propõem a reforma do modelo econômico com restrições ao crescimento pela ecologia, exigem uma “freada” na economia similar à proposta pelos economistas ortodoxos.

    Nada de novo para os analistas que enxergam com profundidade, apenas para os jovens que curtem propostas diretas, curtas e imediatas nas soluções dos problemas.

  116. Fatídica………..

    fatídica alteração?????

    Marina Silva, George Soros… e mais um suspeito acidente de avião

     Interesses dos EUA e Globalistão de Soros na América Latina  19/8/2014, [*] Wayne Madsen, Strategic Culture“Another Suspicious Plane Crash in Latin America Bolsters American and Globalist Interests”Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu  Eduardo Campos e Marina Silva As eleições presidenciais no Brasil marcadas para outubro estavam sendo dadas como resolvidas, com a reeleição da atual presidenta Dilma Rousseff. Isso, até a morte, num acidente de avião, de um candidato absolutamente sem brilho ou força eleitoral próprios, economista e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Dia 13/8, noticiou-se que o avião que levava Campos – candidato de centro, pró-business, que ocupava o 3º lugar nas pesquisas, atrás até do candidato do partido mais conservador (PSDB), Aécio Neves, também economista e defensor da ‘’austeridade’’ – espatifara-se numa área residencial de Santos, no estado de São Paulo, Brasil. Campos era candidato do Partido Socialista Brasileiro, antigamente da esquerda, mas hoje já completamente convertido em partido pró-business. Como aconteceu nos partidos trabalhistas da Grã-Bretanha, da Austrália e Nova Zelândia, nos liberais e novos partidos democráticos canadenses, e no Partido Democrata dos EUA, interesses corporativos e sionistas infiltraram-se também no Partido Socialista Brasileiro e o converteram num partido da “Terceira Via”, pró-business e só muito fraudulentamente ainda denominado partido “socialista”. Já é bem visível que os EUA tentam desestabilizar o Brasil, desde que a Agência de Segurança Nacional dos EUA espionou correspondência eletrônica e conversações telefônicas da presidenta Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT) e vários de seus ministros, o que levou ao cancelamento de uma visita de estado que Rousseff faria a Washington; e com o Brasil hospedando o presidente russo Vladimir Putin e outros líderes do bloco econômico dos BRICS em recente encontro de cúpula em Fortaleza.Dilma, Aécio e Campos (e Marina) em maio/2014  O Departamento de Estado dos EUA e a CIA só fazem procurar pontos frágeis no tecido social do Brasil de Rousseff, para criar aqui as mesmas condições de instabilidade que fomentaram em outros países na América Latina (Venezuela, Equador, Argentina – na Argentina mediante bloqueio de créditos para o país, em operação arquitetada por Paul Singer, capitalista-abutre sionista) – e na Bolívia. Mas Rousseff, que antagonizou Washington ao anunciar, com outros líderes BRICS em Fortaleza, o estabelecimento de um banco de desenvolvimento dos países BRICS, para concorrer contra o Banco Mundial (controlado por EUA e União Europeia) parecia imbatível nas eleições de reeleição. A atual presidenta era, sem dúvida, candidata ainda imbatível quando, dia 13 de agosto, Campos e quatro de seus conselheiros de campanha, além do piloto e copiloto, embarcaram no avião Cessna 560XL, que cairia em Santos, matando todos a bordo. A queda do avião empurrou para a cabeça da chapa do PS a candidata que concorria como vice-presidente, Marina Silva. Em 2010, Silva recebeu inesperados 20% dos votos à presidência, como candidata de seu Partido Verde. Esse ano, em vez de concorrer sob a legenda de seu partido, Marina optou por agregar-se à chapa pró-business, mas ainda dita “socialista” de Campos. Hoje, Marina já está sendo apresentada – talvez com certo exagero muito precipitado! – como melhor aposta para derrotar Rousseff nas eleições presidenciais de outubro próximo. Marina, que é pregadora cristã evangélica em país predominantemente cristão católico romano, também é conhecida por ser muito próxima da infraestrutura da “sociedade civil” global e dos grupos de “oposição controlada” financiados por George Soros, capitalista e operador de hedge fund globais. Conhecida por sua participação nos esforços para proteção da floresta amazônica brasileira, Marina tem sido muito elogiada por grupos do ambientalismo patrocinado pelo Instituto Open Society [Sociedade Aberta], de George Soros. A campanha de Marina, como já se vê, está repleta de palavras-senha da propaganda das organizações de Soros: “sociedade sustentável”, “sociedade do conhecimento” e “diversidade”. Marina Silva – Olimpíadas de Londres/2010Marina exibiu-se ao lado da equipe do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O ministro dos Esportes do Brasil, Aldo Rebelo, disse que a exibição de Marina naquela cerimônia havia sido aprovada pela Família Real Britânica, e que ela “sempre teve boas relações com a aristocracia europeia”.  Marina também apoia com muito mais empenho que Rousseff as políticas de Israel para a Palestina. Como se vê também nas Assembleias de Deus de cristãos pentecostais, Marina participa de uma facção religiosa que acolhe, não raro nas posições de comando organizacional, membros do movimento mundial dos “Cristãos Sionistas”, tão avidamente pró-Israel quanto organizações de judeus sionistas como B’nai B’rith e o World Jewish Congress. As Assembleias de Deus creem no seguinte, sobre Israel: Segundo a Escritura, Israel tem importante papel a cumprir no fim dos tempos. Por séculos, estudiosos da Bíblia ponderaram sobre a profecia de uma Israel restaurada. “Eis o que diz o Senhor Soberano: Tirarei os israelitas das nações para as quais foram. Reuni-los-ei de todas as partes e os porei juntos na sua própria terra”. Quando o moderno estado de Israel foi criado em 1948, e os judeus começaram a ir para lá, de todos os cantos do mundo, os estudiosos da Bíblia viram ali a mão de Deus em ação; e que nós viveremos lá os últimos dias.  Marina Silva e Marco Feliciano… Parceiros? Ou fotomontagem?Em 1996, Marina recebeu o Prêmio Ambiental Goldman, criado pelo fundador da Empresa Seguradora Goldman, Richard Goldman e sua esposa, Rhoda Goldman, uma das herdeiras da fortuna da empresa de roupas Levi-Strauss. Em 2010, Marina foi listada, pela revista Foreign Policy, editada por David Rothkopf, do escritório de advogados Kissinger Associates, na lista de “principais pensadores globais”. O mais provável é que jamais se conheçam todos os detalhes do acidente que matou Campos. Participam hoje das investigações sobre o acidente a National Transportation Safety Board (NTSB) e a Federal Aviation Administration, do governo dos EUA. Membros dessas duas organizações com certeza serão informados do andamento das investigações e passarão tudo que receberem para agentes da CIA estacionados em Brasília, os quais tudo farão para ter o título “Trágico Acidente” estampado no relatório final. A CIA sempre conseguiu encobrir sua participação em outros acidentes de avião na América Latina que eliminaram opositores do imperialismo norte-americano naquela parte do mundo. Dia 31/7/1981, o presidente Omar Torrijos, do Panamá, morreu quando o avião da Força Aérea panamenha no qual viajava caiu perto de Penonomé, Panamá. Sabe-se que, depois que George H. W. Bush invadiu o Panamá em 1989, os documentos da investigação sobre o acidente, que estavam em posse do governo do general Manuel Noriega foram confiscados por militares norte-americanos e desapareceram.  Super King Air- 200, BeechcraftDois meses antes da morte de Torrijos, o presidente Jaime Roldós do Equador, líder populista que se opunha aos EUA, havia também morrido num acidente de avião: seu avião Super King Air (SKA), operado como principal aeronave de transporte oficial pela Força Aérea do Equador, caiu na Montanha Huairapungo na província de Loja. No avião, também viajavam a Primeira-Dama do Equador, e o Ministro da Defesa e esposa. Todos morreram na queda do avião. O avião não tinha Gravador de Dados do Voo, equipamento também chamado de “caixa preta”. A polícia de Zurique, Suíça, que conduziu investigação independente, descobriu que a investigação feita pelo governo do Equador encobria falhas graves. Por exemplo, o relatório do governo do Equador sobre a queda do SKA, não mencionava que os motores do avião estavam desligados quando a aeronave colidiu contra a parede da montanha.  Cessna Citation 560XLComo o avião de Roldós, o Cessna de Campos também não tinha gravador de dados de voo. Além disso, a Força Aérea Brasileira anunciou que duas horas de conversas gravadas pelo gravador de voz da cabine de voo do Cessna em que viajava Campos não incluem qualquer conversa entre o piloto, copiloto e torre de controle naquele dia 13 de agosto. O gravador de voz da cabine a bordo do fatídico Cessna 560XL foi fabricado por L-3 Communications, Inc.de New York City. Essa empresa L-3 é uma das principais fornecedoras de equipamento de inteligência e espionagem para a Agência de Segurança Nacional dos EUA, a mesma empresa que fornece grande parte das capacidades de escuta de seu cabo submarino, mediante contrato entre a ASN (Agência de Segurança Nacional – NSA em inglês) e a Global Crossing, subsidiária da L-3. Embora Campos não fosse inimigo dos EUA, sua morte em circunstâncias suspeitas, apenas poucos meses antes da eleição presidencial, substituído, como candidato, por elemento importante na infraestrutura política coordenada por George Soros, cria alguma dificuldade eleitoral para a presidenta Rousseff, que Washington, sem dúvida possível, vê como adversária.   A “pedra no sapato” de Soros, da CIA e dos EUAOs EUA e Soros pesquisam já há muito tempo várias vias para invadir e desmontar, por dentro, o grupo das nações BRICS. A tentativa de Soros-CIA para pôr na presidência da China um homem como Bo Xilai foi neutralizada, porque os chineses conseguiram capturá-lo e condená-lo por corrupção, antes. Com Rússia e África do Sul absolutamente inacessíveis para esse tipo de ardil, restam Índia e Brasil, como alvos dos esforços da CIA e de Soros para fazer rachar e desmontar o grupo BRICS. Embora o governo do direitista Narendra Modi na Índia esteja apenas começando, há sinais de que pode vir a ser a cunha de que os EUA precisam para desarticular os BRICS. Por exemplo, a nova Ministra de Relações Exteriores da Índia, Sushma Swaraj, é conhecida como empenhada e muito comprometida aliada de Israel. Outubro de 2013 – cria-se o “Cavalo de Tróia”No Brasil, hoje governado por Rousseff, a melhor oportunidade para infiltrar no governo um dos “seus” parece ser, aos olhos da CIA e Soros, a eleição de Marina Silva. Seria como um “Cavalo de Tróia” infiltrado no comando de um dos países do grupo BRICS, em posição para atacar por dentro aquele bloco econômico, mais importante a cada dia. A queda do avião que matou Eduardo Campos ajudou a empurrar para muito mais perto do Palácio da Alvorada, em Brasília, uma agente-operadora dos grupos financiados por George Soros.________________________________  [*] Wayne Madsen é jornalista investigativo, autor e colunista. Tem cerca de vinte anos de experiência em questões de segurança. Como oficial da ativa projetou um dos primeiros programas de segurança de computadores para a Marinha dos EUA. Tem sido comentarista frequente da política de segurança nacional na Fox News e também nas redes ABC, NBC, CBS, PBS, CNN, BBC, Al Jazeera, Strategic Culture e MS-NBC. Foi convidado a depor como testemunha perante a Câmara dos Deputados dos EUA, o Tribunal Penal da ONU para Ruanda, e num painel de investigação de terrorismo do governo francês. É membro da Sociedade de Jornalistas Profissionais (SPJ) e do National Press Club. Reside em Washington, DC.Postado por Castor Filho às 16:12:00 9 comentários Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o PinterestMarcadores: , , , , , , , , , ,

  117. O fator Marina e o envelhecimento dos partidos

    ok. E o que você propõe? Mais do mesmo?

    Faz uma análise interessante no início do texto para depois dizer: ok, o povo já está cansado de Dilma/PT e Aécio não representa a mudança necessária, mas Marina também não dá. Resumindo, nos resta votar em branco ou anular o voto?

     

    Sônia Maria

  118. O eleitor precisa de entender o fator do envelhecimento

    A vontade dos individuos está estreitamente vinculada a entender onde se encontra a teoria de valores da sociedade ou onde se centraliza a sua alienação de passividade no processo de crescimento da nação. O capitalismo não se compatibiliza com um movimento social objetivamente para si mesmo, porque os fundamentos dos valores do novo não são através deles

    O novo, na atual eleição, revela-se na considerada segunda classe dos partidos – de menor representatividade -, os quais encarnaram no debate de ontem a fator do Estado não vencer a velha política que vela pela trama do mercado financeiro, por onde são sacrificados os valores da sociedade que dali resulta.

    Eles mostraram, pela primeira vez, o que é a totalidade compreensiva do Estado (a divida com os banqueiros) e o porquê do país não possuir siquer a estrutura de controle dos dispositivos de sustentação no Banco Central, para os programas de governo da primeira classe dos candidatos – os mais bem avaliados.

    Na realidade, PT, PSDB, PSB e o “status social na polÍitca econômica” são a sucessão dos juros em relação à coexistência de candidatos patrocinados para o mesmo Todo do mercado financeiro.

  119. As ruas

    Acho que de certa forma você foi ao ponto. As ruas poderiam sim ser um presente para o PT e o PT talvez não tenha se renovado ao ponto necessário que seria o da sofisticação das políticas para esses “jovens” que saíram às ruas. Esses jovens estão muito distantes das questões sociais do país afora. São oriundos da classe média urbana que convivem com escolas estaduais ruins ou com as particulares extremamente caras. São jovens que não conseguem comprar seus imóveis, que tem que pagar quase pelo ar que respiram. São jovens que não entram nas políticas do pro-uni ou no ciência sem fronteiras e que não sabem bem o por quê do país ter essa melhora toda e eles não participarem. Tanto isso é verdade, que o Alckimin, com seu governo pior dos piores, está com 50% dos votos e o segundo, outro conservador, com 20%.

    Esses mesmos jovens que votam nos Alckimin/Scaffcaff, votam na Marina.

    O que nos resta é demonstrar que a Marina está se juntando à Globo, e que por isso, não vai haver democratização da mídia com ela. Que a Marina promete todos os dias a “autonomia” do Banco Central e isso envolve a quebra da soberania do país. Que, se o Lula foi condenado por um único aperto de mão com o Maluf  para ter tempo de propaganda eleitoral, a Marina anda junto e é diretamente assessorada por banqueiros que devem ao FISCO bilhões de reais (18 bilhões) e que isso se trata de uma relação promíscua e de risco para o país.

    O Lula jamais andou com banqueiros a tira-colo, nem esses participaram de seus programas de governo.

    A Marina chama a Neca Setúbal de educadora, mas ela é responsável pelo projeto econômico cuja proposta vai de encontro aos seus interesses e isso já é público.

    Então, essa “juventude” das ruas PEC 37 (nem lembram o que é) é ignorante de tudo isso. Pior, é deletéria, bastando um macaquinho no ombro pra se seduzirem. Porém, sob outros aspectos, quer sofisticação que o PT não tem oferecido.

    1. Otimismo x aventura

      Leitor que sou do Nassif há vinte anos, se há um adjetivo que não se lhe aplica é o de pessimista. Se não entendi errado, ele saúda a ideia de renovação da política em si, que Marina em tese representa, mas isso é uma coisa; outra coisa é se ela está preparada para suceder Dilma. E ele afirma, e sustenta com argumentos, que não está.

  120. Sei, então, a Marina,

    Sei, então, a Marina, possivelmente, André Lara Rezende e a Neca-Nheca são exatamente a resposta a mudanças e patamar para novas conquistas que a sociedade procura. Fala sério…

  121. O DESTINO DEU O GOLPE A FAVOR DA GLOBO

    Para mim o golpe já aconteceu. A morte inesperada de Campos, foi o tiro no peito pela culatra. A sorte caiu no colo da elite. A Globo, com demonizações da politicia e anti-petismo, já venceu. Quem quiser ganhar a eleições terá de negociar com ela. Sinto ter de aceitar isso, mas o Bonner é o imperador. Rimos dele, mas são os Marinho que estão com as cartas nas mãos. Quem pegará mais? Quem cederá mais? Dilma ou Marina? O destino foi realmente irônico 60 anos depois…

  122. O DESTINO DEU O GOLPE A FAVOR DA GLOBO

    Para mim o golpe já aconteceu. A morte inesperada de Campos, foi o tiro no peito pela culatra. A sorte caiu no colo da elite. A Globo, com demonizações da politicia e anti-petismo, já venceu. Quem quiser ganhar a eleições terá de negociar com ela. Sinto ter de aceitar isso, mas o Bonner é o imperador. Rimos dele, mas são os Marinho que estão com as cartas nas mãos. Quem pegará mais? Quem cederá mais? Dilma ou Marina? O destino foi realmente irônico 60 anos depois…

    1. Hoje tem entrevista com o

      Hoje tem entrevista com o algoz da Dilma, veremos se procede sua argumentação.

      Se ele for mole com Marina você esta certo, se não der moleza estará errado, mas será dificil um homem atacar uma mulher franzina como Marina.

      Veremos.

  123. A luta é pelo congresso  há

    A luta é pelo congresso  há muito seqüestrado por grupos econômicos e igrejas evangélicas!  Este monopólio econômico da família Marinho na mídia é outra desgraça! O PT esta atrasado mas a Dilma e O Lula aprenderam, da tempo! Nassif seu trecho é primoroso, a Marina é sim a Janio Quadros de saia! E seu discurso sem conteúdo já não engana mais!

    1. O congresso tomado por

      O congresso tomado por regiosos (sejam eles evangélicos ou católicos, porém retrógrados em todas as questões de avanço social do país) e outra no executivo. O que esperar disto?

      E o que esperar de uma candidata que, além da bíblia, já traz a tiracolo um banco que deve (conhecidos) 18 bilhões de reais ao país?

      Quais são os acordos que ela terá que cumprir com este povo, caso eleita?

  124. “Tudo me é permitido, mas nem

    “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”

    O que importa é o PT fora do poder para sempre. O resto é o resto.

    1. Exato. Pra vocês, liberais,

      Exato. Pra vocês, liberais,  vale tudo. Inclusive destruir o próprio país e ver o povo na mais escorchante miséria.

      1. Pelo contrário, menos estado

        Pelo contrário, menos estado mais salário.

        Destruir o próprio país?

        PIB negativo ou menos de 1%,o Brasil naturalmente tem um desenvolvimento vegetativo de 2% ao ano, pq é um país jovem e tem muita coisa a ser feita.

        50 mil assassinatos ao ano 11% dos assassinatos do mundo acontecem aqui.

        Qualquer governo que venha será melhor que o do PT.

        Não há nada que destrua um pais que o esquerdismo, em nenhum país que teve sobre seu controle a miséria diminuiu.

        E da natureza esquerdista destruir países para que o totalitarismo avance.

        1. Não é isso que demonstra 500

          Não é isso que demonstra 500 anos de história do Brasil, tampouco o que o liberais fizeram com os EUA e a União Européia.  

          Entre nós dois existe um autista (e não sou eu), que gosta de se enganar com as próprias mentiras e só enxergas numeros e não as necessidades do povo.

          Desde quando crescimento do PIB é sinônimo de redução da miséria? Desde quando a prática de assassinatos não é um problema enraizado na sociedade, normalmente originados pela miséria? Desde quando menos Estado significa mais salário? Até onde sei significa mais renda para os banqueiros sugadores do Estado. Qualquer coisa é melhor que o PT? Esqueceu o Collor? A esquerda destrói países? O que a direita fez com o Brasil nos anos 70? Só construiu? O que o PC faz com a China atualmente? só destrói? È da natureza da direita auto-negar seus crimes e aponta-los apenas na esquerda. 

          É muito fácil digitar bobagens quando se tem tudo. Quero ver VOCÊ viver numa favela, ganhando 200 reais por mês sem ter ninguém para te apoiar. Utilize teus argumentos vazios com os obtusos, os que desconhecem história, polítca e economia, mas não insulte minha inteligência. Vai enganar outro.

          1. Desde quando crescimento do

            Desde quando crescimento do PIB é sinônimo de redução da miséria?Desde quando redução da produção enriquece um país?

            O problema de vocês é a ideologia marxista, pode ate alegar que não é marxista, mas é por que foi doutrinado assim.

            Para vocês o problema econômico é apenas um problema distributivo, tudo já esta feito basta apenas distribuir, quando na verdade é como, quanto e quando produzir.

            “Desde quando a prática de assassinatos não é um problema enraizado na sociedade, normalmente originados pela miséria?”

            Ta colocando a culpa da criminalidade nos mais pobres?

            A criminalidade é fruto da anomia social (Merton), consequencia da revolução cultural, para a esquerda o criminoso é um proto revolucionário apenas não sabe direcionar sua subversão no caminho “certo”.

            “Desde quando menos Estado significa mais salário?”

            Quem paga imposto no fim das contas é pobre, mais imposto menos renda, e meio que bem claro isso. Não sei como o pobre pagar mais imposto o tornará mais rico, se fosse assim 100% de imposto seria a solução para a miséria.

            A esquerda destrói países? O que a direita fez com o Brasil nos anos 70? Só construiu? O que o PC faz com a China atualmente? só destrói? È da natureza da direita auto-negar seus crimes e aponta-los apenas na esquerda. 

            Compara a Alemanha oriental com a Alemanha ocidental, compara a Coréia do Norte com a Coréia do Sul, não só em termos econômicos, mas de direitos humanos, qualidade de vida.

            A China só melhorou a sua economia quando adotou em parte o capitalismo, antes 60 milhões de chineses morreram de fome ou mortos pelo regime de Mao.

            O esquerdismo não é a luta pelo mais pobre, mas a luta para implantar um regime totalitário onde a nomenklatura seja a classe dominante se locupletando do estado.

            E vocês acreditam que farão parte desta elite burocrática.

          2. “O problema de vocês é a

            “O problema de vocês é a ideologia marxista, pode ate alegar que não é marxista, mas é por que foi doutrinado assim.”

            Então quer dizer que o liberalismo não é uma idelogial e você não foi doutrinado? Quer dizer que as aberrantes distorções matemáticas, aplicadas ao pensamento de Smith, pelos neoclássicos não tem um sólido ingrediente ideológico que visa ocultar o lucro dos mais ricos as custas dos mais pobres? Aliás, para esses cara a distribuição de renda nem é preocupação, a não ser marginal, um subproduto da produção. Incrivel. Não é assim que você pensa e se justifica logo abaixo? Porque mesmo, hein? Você criou tudo isso ou aprendeu com alguém? Então não sabia que  Smith e Ricardo exitaram em levar a teoria do valor-trabalho as últimas consequencias porque foram espertos o suficiente para perceber suas implicações óbvias. E Marx teve coragem de ir até o fim demonstrando essas contradições. Vá escrever bobagens pra outro. Você é muito mais doutrinado do que eu. Se enxerga.

            “Para vocês o problema econômico é apenas um problema distributivo, tudo já esta feito basta apenas distribuir, quando na verdade é como, quanto e quando produzir”

            A solução é só aumentar a produção? O resultado do excedente fica com quem mesmo? Ao que eu saiba a produção mundial de alimentos, por exemplo, cobre toda a demanda, mas então porque ainda existe gente passando fome? A de automóveis, celulares, computadore, etc. Porque nem todos tem, mesmo? Nos anos 70 o bolo brasileiro cresceu, mas com quem ficou mesmo? Hoje o Brasil produz pacas e continua na mesma, então quer dizer que é só aumentar ainda mais a produção? Algo na conta não fecha: se produz cada vez mais e se continua cada vez pior. Me explique melhor essa matemática.

            “A criminalidade é fruto da anomia social (Merton), consequencia da revolução cultural, para a esquerda o criminoso é um proto revolucionário apenas não sabe direcionar sua subversão no caminho “certo”.

            Anomia social? que dizer que tudo é doença da esquerda então? Onde ocorre a maioria dos crimes? nos bairros mais ricos ou mais pobres? Quem morre mais? negro pobre ou branco classe média bem nutrido? Então você não sabe que a criminalidade é maior onde há ausência de estado e inexistem oportudinades de qualquer espécie?  As revoltas de Paris em 2011 estouraram onde mesmo? Nos bairros ricos ou pobres que se viram desamparados?

            “Quem paga imposto no fim das contas é pobre, mais imposto menos renda, e meio que bem claro isso. Não sei como o pobre pagar mais imposto o tornará mais rico, se fosse assim 100% de imposto seria a solução para a miséria”.

            Já viu a renda de um pobre? Pobre mal tem renda para sobreviver, quando mais para consumir. E quando tem um pouco de renda, logo querem tirar porque é “esmola”. Se o problema é pobreza porque rico sonega tanto? Outra questão: qual a carga tributária da Suécia, Suiça e Dinamarca e outros tantos desse nível? Acho que alguma coisa não encaixa direito nesse teu raciocínio. Ou você está certo ou os suecos. Pelo resultado fico com os últimos.

            “Compara a Alemanha oriental com a Alemanha ocidental, compara a Coréia do Norte com a Coréia do Sul, não só em termos econômicos, mas de direitos humanos, qualidade de vida”.

            Comparo, mas me diga: quanto do sucesso desses países foi triunfo mesmo do capitalismo ou quando foi uma política deliberada norte-americana de transferir uma montanha de beneficios para que esses dois países pudessem servir de contraponto ao “câncer” comunista” do outro lado? Vá ver se tudo caiu do céu. Melhor estudar um pouco sobre o final da Segunda Guerra. Talvez tuas ideias evoluam.

            “Direitos Humanos”. Desde quando os países capitalistas ligam pra isso? Pergunte para isso no Vietnã, da Coréia, Gaza e tantos outros lugare. Crimes de guerra não são contra direitos humanos? 

            “A China só melhorou a sua economia quando adotou em parte o capitalismo, antes 60 milhões de chineses morreram de fome ou mortos pelo regime de Mao”

            Então quer dizer que a rigidez e dirigismo do PC nada tiveram a ver com o sucesso da China? Conta outra.

            O esquerdismo não é a luta pelo mais pobre, mas a luta para implantar um regime totalitário onde a nomenklatura seja a classe dominante se locupletando do estado”

            Curioso. O fascismo, o nazismo e franquismo era o que mesmo? Há sim, regimes totalitários de direita. Ou o capitalismo foi abolido nesses regimes e ninguém me avisou? Outro problema: quem defende o trabalhador mais pobre? O senhor feudal, o grande empresário, o grande investidor ou o grande banqueiro? Então quer dizer que é perfeitamente aceitável os ricos sugarem o dinheiro do Estado através da dívida pública, reduzindo brutalmente sua capacidade de prestar serviços, mas é ofensivo quando o mesmo Estado promove políticas de distribuição de renda? Gozado. Os ricos norte-americanos tiveram a mesma reação quando Roosevelt implantou o New Deal. E não me lembro de Roosevelt estar no panteão dos heróis comunistas.

            “E vocês acreditam que farão parte desta elite burocrática”.

            Não faço parte de partido nem de burocracia, mas não me tome por ingênuo analfabeto que pode ser convencido com argumentos racionalistas vazios, coisa que, aliás, fica óbvio que você nem sabe o que é. Filosofia barata não me convence. Toscos conhecimentos de economia também não. Medíocres conhecimentos de história muito menos. Não confunda humanismo com stalinismo. Não me insulte.

             

             

    2. Vocês ficam quebrando biscoitinhos da sorte ?

      Só tem trololó contra a Dilma, não é a toa que a rainha do besteirol é a opção desse pessoal. putz.

       

      batatinha quando nasce…

  125. A impressão que se tem é que

    A impressão que se tem é que contabilizaram para a candidatura de Marina as pesquisas de 2010, mais os votos de Eduardo Campos, para a mídia vendida martelar na cabeça do eleitor esse contexto simulado. “Vai que cola”… 

    A crise inventada está colando.

  126. O PT não soube superar o antagonismo

    Qualquer militante de esquerda sabe que superar o antagonismo é a meta que importa. O PT foi incompetente nisso. Para fazer isso, existem os processos dialéticos, a construção de sínteses. O PT está no poder há incríveis onze anos sustentando uma guerra ideológica que não é superada, de nenhuma forma possível, nem diminuindo a força dos inimigos, muito menos ajudando o povo a se educar politicamente para que possa escolher melhor os seus representantes. A sociedade não consegue sair do embate improdutivo corretamente acusado por Marina Silva como um dos graves problemas políticos brasileiros. É a mesmice improdutiva, que não cria novos cenários. A conjuntura fica presa a uma mesma situação, sem saídas. As sínteses não acontecem. Daí vem a estagnização.

    O PT não foi capaz de mudar a luta de classes brasileira porque tem apenas um projeto de poder que aprofunda as divisões ideológicas existentes. Tudo isso gera um cenário não favorável para um desempenho positivo do governo, pelo menos não como poderia acontecer. O Governo Dilma, por exemplo, teve um desempenho muito aquém do esperado na seara econômica e isso indica desgaste da forma como o Governo se conduz politicamente.

    O PT não avança a sociedade neste ponto da superação do antagonismo, o que implica estagnização do Brasil numa situação que deve ser superada, pois, de um lado, (i) não tem coragem de fazer o que é preciso fazer para tornar definitiva a mudança ideológica no panorama da política brasileira (aqui, neste ponto, eu não vou nem falar da anti-democrática tentativa de se perpetuar no poder, não é nem disso que eu falo, mas sim meramente mudar o panorama das opções ideológicas, educar melhor o povo politicamente para que saiba escolher melhor seus respresentantes, colocando de lado as forças conservadoras e que sempre atrasaram o país, o que o PT nem de longe fez, ao contrário, se aliou a forças conservadoras e que representam sim o atraso), e, de outro lado, (ii) o PT não sabe como fazer para melhorar a participação democrática no Governo, recepcionando, ao menos em termos programáticos, uma pluralidade política sempre salutar no regime democrático.Ou seja, o PT sequer está aberto a discutir as políticas públicas com outras pessoas fora dos grupos que lhe dão sustentação. O PT segue a sua linha e não importa mais nada. E aí o antagonismo não é superado, as limitações surgem, o desgaste se aprofunda, a estagnização se consolida, o país não anda, não sai do lugar, ou, quando anda, é muito pouco e aos trancos e barrancos. É isso o que está acontecendo.

    Ou seja, o PT perde de Marina justamente nesses pontos aí. Marina está atenta a isso e fala em Estado Mobilizador, em diálogo democrático, tudo o que a sociedade brasileira quer hoje. O Brasil quer superar os vícios de seu sistema político. E o PT começa a ser visto por significativa parte do eleitorado como parte do problema e não da solução. E isso somente se aprofunda quando os petistas, Dilmistas, Lulistas partem para desqualificar Marina e suas propostas, abrindo mão das críticas consistentes e fundamentadas, enfrentando o mérito do que afirma Marina e mostrando por que ela estaria errada exatamente. O PT prefere fazer outra coisa, desqualificar, dizer que Marina não tem propostas, que ela só pensa nela etc. É o discurso não sério de quem quer o embate improdutivo, justamente o que faz o país viver eternamente no marasmo ideológico e nas brigas que em nada interessam ao país, que não avançam o país e não aducam as pessoas politicamente. É a negação dos fatos a que eu me referi em outro comentário. Essa negação somente fortalece a campanha de Marina Silva.

    O problema maior, para o PT, principalmente do ponto de vista eleitoral, é que Marina possui o melhor discurso da campanha. Ninguém pode dizer que ela está errada, porque ela não está. Para ganhar dela, será preciso, no mínimo, fazer mea-culpa, o que poucos do PT estão dispostos a fazer, essa auto-crítica.

    Marina é a jogadora de xadrez que ocupou o centro do tabuleiro e encurralou o adversário. Ela joga rumo ao xeque-mate. O erro foi lá atrás, quando o PT não percebeu o que o grupo político de Marina percebeu. E aí perdeu a oportunidade histórica. Foi superado. Isso que dá não ter senso crítico, não ter visão conjuntural das coisas, não saber analisar o que está acontecendo e, pior de tudo, ser arrogante porque está no poder. Marina hoje é um rolo compressor. Franca favorita para ganhar a eleição.

    1. Te desafio a ir às ruas e

      Te desafio a ir às ruas e encontrar dez pessoas, somente dez, que saibam exatamente o que significa Estado Mobilizador, ou pelo menos o que isso representaria em termos políticos. Te desafio também a apontar aqui duas propostas CONCRETAS de Marina Silva. Somente duas!!! Se você voltar aqui e aponta-las, PROPOSTAS CONCRETAS, poderemos discutir. Vou voltar a este espaço a cada  meia hora para verificar se você escreveu DUAS, SOMENTE DUAS, PROPOSTAS CONCRETAS DE MARINA SILVA. O que temos lido são alguns balões de ensaio, como a defesa, por Eduardo Gianetti, da cobrança pelas universidades públicas. Veja que nem neste caso a proposta é concreta, pois ele não específica em que termos isto ocorreria. Foi somente generalista. Mesmo propostas desta natureza, não ouvimos da boca de Marina Silva. 

      1. Tua espera vai acabar na próxima sexta-feira, 29 de agosto

        Sexta-feira, o programa de Governo de Marina Silva terá saído diretamente do forno. Aí você tira as tuas dúvidas.

        1. Campanha aventureira mesmo

          Enquanto era vice não fez nada, agora que vislumbra uma chance, sai toda faceira a ver o que o público quer ouvir, sem nenhum compromisso sério com princípios ou bandeiras.

          Eta candidata ruim, sô.

          O Brasil não merece isto.

  127. Debate entre Presidenciaveis – Band ontem

    Faltou a pergunta mais importante para os candidatos de oposição a Dilma. Poderia ter sido feita por Dilma mais principalmente por um dos jornalistas que participaram do debate. Certamente porque, tambem, sao contrarios a reeleição de Dilma. 

    Porque nao foi perguntaram para os candidatos, pricipalmente para o Aecio e a Marina,  o que farão com as grandes obras de infra-estrutura em andamento por todo o pais caso ganhem a eleição, coisa que acho dificil?

    O que farao com o mais medicos? Com os creditos consginados que tanto vem contribuindo para os velhos tornarem-se, embora no final da vida, verdadeiros cidadaos?

    O que farao com o credito hoje destinado a agricultura familiar tão criticado pelos representantes do agronegócio?

     

    1. Ta falando daquelas dividas

      Ta falando daquelas dividas que já consomem mais da metade da renda dos idosos e que os fazem passar horas em filas de banco para tentar pagar  a divida abrindo mão de todo o pouco conforto que conceguem com uma aposentadoria que não acompanha a Inflação??

      Isso sem contar que ela ainda não acabou com o fator previdenciario!

      1. Marinaticos,se atenham

        Marinaticos,se atenham apenas,aos criterios que odeiam PT e tiveram o cerebro deletado pela midia,

        não passem vexame falando do que desconhecem!

        1. Eu desconheço???Acho que você

          Eu desconheço???

          Acho que você nunca deve ter parado para converçar com um idoso que ganha um saçario mini e gasta uma boa parte dele com remedio. Talvez nunca tenha para para concerçar com qualquer um!

  128. Só lamento pela Dilma

    Ela não tem culpa praticamente nenhuma do que está acontecendo. Foi vítima dos membros do seu partido que acham que ela é eternamente a pupila de Lula, mulher sem independência e que deve ajoelhar para ele. Estava mal assessorada, principalmente politicamente. Não deram a ela a liberdade de que ela necessitava. É certo que ela deveria ter reagido a isso, mas deve ter sido desautorizada pelos membros do partido. Deve ter sido pressionada, sob pena de isolamento político. Deve ter sido isso.

    O resultado é esse aí, uma mais do que provável derrota no 2º Turno para Marina Silva, segundo indicou a pesquisa do IBOPE divulgada ontem. Hoje, até mesmo Lula perderia de Marina. Aliás, só mesmo um ingênuo para achar que Lula ganhará em 2018. A eventual derrota de Dilma este ano será um duro golpe para os petistas. Podem ser varridos da presidência por muitos e duradouros anos.

    1. “Podem ser varridos da

      “Podem ser varridos da presidência por muitos e duradouros anos”

      Quando perderem a eleição todos os podres petista serão levados a publico.

      Por isso Dilma tem 150 mil r$ em dinheiro vivo caso for necessário foge do país.

    2. Fácil assim né Argolo… Dilma já era…

      “derrota de Dilma este ano será um duro golpe para os petistas. Podem ser varridos da presidência por muitos e duradouros anos.”

      Fácil pra quem torce por Marina falar isso.

      Fácil também culpar o PT (deixemos a mídia de lado, ela não tem nada a ver com isso).

      E parece, já, uma vacinazinha básica para justificar o que poderá vir a acontecer caso a “justiceira honesta da floresta” ganhe de fato.

      “A eventual derrota de Dilma este ano será um duro golpe” para o Brasil todinho meu caro, e não somente para o PT, que com seus milhões de militantes e milhares de filiados saberá, caso aconteça, civilizadamente absorver e fazer a leitura da derrota e não negar aos brasileiros a sua disposição de desmascarar essa farsante travestida de bondosa e coitadinha “salvadora da pátria”, pelo menos até enquanto durar seu mandato.

      1. Quem é vitima de complo, da

        Quem é vitima de complo, da crise internacional, da midia golpista é a Dilma, pelo menos é isso que ela usa como desculpa para entregar um pais pior que o Lula deixou, é a desculpa dela para fazer o Brasileiro que não lembra de FHC se contentar com o pais bem mediocre que ele vai deixar!

  129. Crônica: A nova marcenaria, por Faustus Sapienza
    Crônica A nova marcenariaPor Faustus Sapienza Pego um anúncio na internet: “Serviços de marcenaria. Não feche negócio antes de nos consultar. Ligue agora mesmo para (XX) XXXX-4040” Precisando urgentemente do serviço, ligo para o tal número. Uma pessoa atende rapidinho. – Oi, peguei o anúncio de vocês na Internet. Estou precisando de um servicinho de marcenaria. Como funciona? Podemos ver um orçamento.- Olha, rapaz! Eu não sou marceneiro, nunca fui marceneiro, tenho bronca desses marceneiros que estão por aí.- Desculpa, então será que foi engano? Será que errei o número? O senhor não trabalha com marcenaria?- A resposta não é sim nem não. Lido com a marcenaria, realmente. Só que é uma nova marcenaria, uma proposta diferente de fazer marcenaria, tá me entendendo?- Ah, mas de qualquer forma é marcenaria?- Olha, você dê o nome que quiser. Eu só te digo que eu não tenho nada a ver com essa marcenaria que tá todo mundo acostumado a ver por aí.- Bem, eu sou aberto a novas ideias no campo da marcenaria e estou disposto a arriscar a contratar seus serviços, mas meu medo é que o senhor disse que não é bem um marceneiro…- Não importa o que você acha de mim. Basta que acredite em minhas propostas e em minhas ideias. Tem que haver um jeito novo de fazer marcenaria e você escolhe: a nova marcenaria que eu estou propondo, ou a velha marcenaria com seus marceneiros cheios de vício e seu estilo ultrapassado.- Mas se o senhor mesmo diz que repudia a marcenaria e que não é um marceneiro típico…- Olha, mas eu estou recebendo a ajuda e o apoio dos velhos marceneiros que…- Epa, mas vem cá, o senhor tinha falado que estava em franca oposição aos velhos marceneiros que estão aí…- Sim, mas…- Como o senhor pode falar em uma tal nova marcenaria, se o serviço vai ser realizado pelo pessoal da velha marcenaria?- Ora, não fique pensando muito nem questionando, meu amigo. O senhor tem que acreditar no nosso projeto e ponto.- Quer saber: pra mim, essa tal de nova marcenaria de novo não tem nada. Aliás, tá me cheirando à velha marcenaria. Obrigado pela atenção. Desliguei o telefone e voltei a pesquisar na internet. Tenho certeza de que, para fazer um serviço de marcenaria, é melhor encontrar um marceneiro de verdade.

  130. Poste tu fostes, a poste

    Poste tu fostes, a poste retornarás…..

     

    Uma evangélica no comando vai transformar o turismo religioso.

    O Templo de Salomão será nossa Meca.

     

      1. Preconceito contra

        Preconceito contra evangêlicos taí, latente. Essa é a esquerda “progressista”, que defende os direitos das minorias?

  131. Se o PT perceber que com

    Se o PT perceber que com Dilma já era, creio que ela será renunciada. Aí vem Lula para enfrentar a fadinha da floresta. De qualquer forma ambos já perderam essa eleição. Por sua covardia em não enfrentar o PIG. Por suas alianças de ocasião. Pelo afastamento dos movimentos sociais. Vamos lembrar: a PF de Dona Dilma mata índios por aí e fica por isso mesmo. Virou milícia do agronegócio. Tá aí o resultado.

  132. Se o PT perceber que com

    Se o PT perceber que com Dilma já era, creio que ela será renunciada. Aí vem Lula para enfrentar a fadinha da floresta. De qualquer forma ambos já perderam essa eleição. Por sua covardia em não enfrentar o PIG. Por suas alianças de ocasião. Pelo afastamento dos movimentos sociais. Vamos lembrar: a PF de Dona Dilma mata índios por aí e fica por isso mesmo. Virou milícia do agronegócio. Tá aí o resultado.

  133. Nassif, e o engodo do avião

    Nassif, e o engodo do avião do PSB? Como é que fica? Num mundo minimamente civilizado, a candidata desse Partido deveria ser impugnada, pela fraude eleitoral. Você pretende dizer algo a respeito?

  134. A esperança do país, que

    A esperança do país, que ironia, é Aécio. Se ele não bater em Marina e dividir seus votos, a verde levará essa disputa, o que é uma temeridade. O PT precisa abrir o olho.

  135. A Onda, Por Mais Que Alcance o Alto, É Sempre Efêmera

    Até tu?

    Impressiona, com os fatos escancarando o que efetivamente foi o movimento de junho de 2013 (excluído o hapening rede-socialeiro-midiático que anabolizou-o à magnitude e consequentes análises de encaixes), a capacidade em fazerem o movimento ajustar-se as mais diversas teorias acadêmicas, coluno-blogueiras e botequistas, “converungindo” agora, em quase unanimidade rodrigueana, em Marineca, a galope, na crista da onda convergente da insatisfação mudancista virtual, horizontalmente comandada logo por uma juventude que, em sua maioria, sequer ousa deixar a casa paterna para navegar a realidade do mundo não condominial.  

    Deveria-se não desdenhar do real, do concreto, mais que posto no cenário político eleitoral e respeitar a natureza que nos ensina que a onda, por mais que alcance o alto, é sempre efêmera e desmancha-se em espuma na imensidão oceânica.

    A política é arte da paciência exercida a frio, no tempo e no espaço, na base da saliva à base, militância e apoiadores, com a memória viva no passado, os pés firmes no presente e os olhos argutos atentos ao futuro e, se observarmos com vagar, paciência, saliva, base, militância e apoiadores, passado, presente, futuro e sobretudo história, espaço e o tempo disponível até 05 de outubro, é o que mais possuem os que ora contemplam, com os pés fincados no presente, a onda brilhando lá no alto.

    Não vai ter segundo turno e a mulher eleita, não sonha com ondas, faz acontecer a marolinha na tormenta e céu de brigadeiro na mansidão.

  136. Nassif, 
     
    fazendo campanha

    Nassif, 

     

    fazendo campanha pra Dilma? tá certo. Marina é carrega menos incerteza do o candidato Lula em 2002. Não se lembra da Carta ao Povo Brasileiro? pois é, a Marina não vai precisar nem disso

    É que é icognita é a coalização política que ela vai montar, mas é a única capaz de montar alguma superior a esse que tá, minizando a influência da escória política, em grande parte lotada no PMDB e partidos nanicos

  137. Estrabismo Intelectual

     

    As Grades da Prisão Visual e a Perfumaria

    Não focar o absurdo índice de rejeição da candidata Dilma

    e não prover ações para minimizar o impacto sobre o seu pleito à reeleição, torna qualquer discussão uma tremenda conversa mole e um belo papo pra boi dormir.

  138. Dos Brics direto para a mediocridade

    Só no Brasil, uma presidente que há poucas semanas esteve reunida com dirigentes dos Brics, trabalhando e lutando para mudar o mundo, seja obrigada a se submeter a um circo ridículo como aquele debate de ontem. Cercada de medíocres, golpistas, entreguistas e idiotas.

     

    Cada país é dono do seu destino. O Brasil terá oportunidade de escrever definir o seu.

    1. Bem, para que qualquer

      Bem, para que qualquer presidente, ótimo ou péssimo, não tivesse que se submeter a debates de campanha, bastaria não haver o instituto da reeleição. É isso ?

      Pois olhe, eu gostei que Dilma tenha comparecido a debate no primeiro turno, ao contrário de anteriores candidaturas a reeleição. E isso independe de intenção de voto ou simpatias pessoais.

  139. A POLÍTICA E O FAST-FOOD

     Acho estranho alguns colegas – os quais aprecio muito intelectualmente – atribuírem a culpa do estado de despolitização atual do país única e exclusivamente ao consumismo fomentado pelas políticas de transferência de renda e incentivo ao endividamento promovidas pelo governo do PT sem uma politização paralela. Para mim, a ideia de um Estado fomentando o engajamento político de sua população é algo um tanto quanto autoritário. Fico pensando como seria isso: seria através da criação de “comitês populares de consciência política”, ou uma mini-reforma cultural? Afora as caricaturas, o mais curioso é observar que muitos dos remédios receitados cairiam bem em uma “sociedade de massas”, em um capitalismo rígido e de longo prazo, mas parece não ser esse o caso. Logicamente, o PT enquanto partido, e não enquanto Governo, poderia ter se relacionado de forma diferente com os movimentos sociais, mas essa é outra história. De todo modo, não sei se teria qualquer efeito do ponto de vista eleitoral, uma vez que os que se engajam em movimentos sociais de forma duradoura constituem uma fração diminuta da população, que na hora H acabam escolhendo o PT como menos pior, no chamado voto crítico.
    Bem, acho que talvez a questão da despolitização (ou nova forma da política?) seja mais complexa e provavelmente tenha mais de uma possibilidade de compreensão, mas acredito que a ideia de cidadania pelo consumo e escassez de experiência – no que o argentino Canclini chamou de epistemologia do shopping– seja um bom começo. Vivemos tempos pouco reflexivos, onde os simulacros se multiplicam, oferecendo respostas rápidas, práticas e prontas para problemas complexos e perenes; essa parece ser a receita de diversas igrejas (que crescem, crescem….) e a aposta de Marina Silva. Ela, estrategicamente, não fala de política, não tem propostas muito complexas; ao invés disso, é imagem e muito discurso vazio, bem ao gosto do consumidor atual. O curto prazo em que vivemos não permite as politizações aos moldes clássicos. Frisando, estamos diante de consumidores, e não de cidadãos: a imagem tem que despertar emoção, não reflexão. É a política fast-food: tudo é rápido, prático, limpo, fácil e imediato. Imagem é tudo!

    Nossos pais trocaram o gozo pela segurança, nós (ou boa parte) trocamos segurança pela fruição: poupança que nada, eu quero é meu cartão de crédito! Não vivemos mais a máxima freudiana de que toda cultura deve necessariamente ser edificada sobre a repressão e a renúncia das pulsões, ao contrário, nossa economia é libidinal, como diria Lyotard. Em meu entendimento, isso não parece ser um fenômeno nacional – ainda que, no Brasil, tenha se aguçado durante o governo do PT–, ao contrário, parece mais o que Herder chamou de Espírito de Época – Zeitgeist!

    Enfim, o mundo capitalista do trabalho requer asceticismo, adiamento e renúncia, enquanto o mundo capitalista do consumo requer fruição! Mas ai está o dilema: gozo não gera satisfação e sim mais desejo. Já sabiam disso os conservadores (depende do ponto de vista) Durkheim e Freud. Então, durante o governo do PT, tivemos o gozo a curto prazo – mesmo que com prestações a longo prazo –, mas isso não gerou satisfação, lógico, e sim mais vontade: vontade infinita, frustração idem! Em um texto que li muito tempo atrás, Eric Fromm descrevia, em 1965, a imagem do paraíso (céu) para um cidadão americano como uma gigantesca loja, a maior do mundo, enquanto ele dispõe de dinheiro para comprar tudo. Boquiaberto, ele perambularia por aquele paraíso feliz, conquanto tivesse sempre coisas novas para comprar e seu vizinho fosse um pouco menos privilegiado. É desse jogo de consumo, vontade de fruição, distinção, ressentimento/medo, reposicionamento de classe que a (des)política de Marina Silva se alimenta.

  140. debate Band
    Boa noite leitores e eleitores,Pude observar no debate da Band a herdeira Neca Setúbal do Itaú lado a lado da Marina dando orientações e até sobre o uso do óculos vermelho no debate.  Isso faz pensar o que um dono do maior banco do Brasil pode fazer na economia. Primeiro o Itaú demitiu mais de 2mil pessoas nos últimos meses e o que mais lucrou com as taxas de juros exorbitantes.Seguindo as diretrizes do mercado ela vai matar os concorrentes Banco do Brasil  e Caixa Econômica Federal, os únicos que sustentam a economia e a classe média nesse período de crise. Um exemplo do que pode ocorre:- Aumento pelo Bacen dos juros- demissão dos trabalhadores- limitação de crédito as empresas com juros altos, e diminuição do emprego- diminuição do crédito à população , apenas dos privados a juros altos- menor crédito habitacional , deixando muitos sem realizar o sonho da casa própria.- pobre será tratado como pobre, sem inclusão social- a Classe média pode provar do erro e sentir  na pele a falta de crédito , renda , e oportunidades.- tudo isso pode refletir em uma verdadeira alta da inflação com produtos sendo inacessíveis a população e que já vive na mesa do povoVeja que tudo isso é um risco claro que o Brasil corre em 2015 e que interesses privados serão defendidos. Cada brasileiro trabalhador deve pensar nos impactos da eleição em sua vida e de sua família.Sem emprego não será acessível a saúde, consumo de bens, estudos, habitação , transporte e outros.A matriz energética nas mãos de uma ambientalista deixará o Brasil no escuro e sem energia o país não desenvolve. Reflitam o que Armínio Fraga , Neca Setúbal e o mercado de especuladores poderão fazer com sua vida.Um grande abraço aos brasileiros

  141. E a esquerdalha ajudando a

    E a esquerdalha ajudando a esquerda a perder as eleições e demorar  pelo menos 50 a retornar ao poder.

    Mais que uma derrota da Dilma e do PT, será uma derrota de todos os avanços que tivemos nos últimos 12 anos e a vingança da elite contra o Lula.

    Gostaria de dormir e acordar somente depois deste pesadelo terminar.

     

  142. E a esquerdalha ajudando a

    E a esquerdalha ajudando a esquerda a perder as eleições e demorar  pelo menos 50 a retornar ao poder.

    Mais que uma derrota da Dilma e do PT, será uma derrota de todos os avanços que tivemos nos últimos 12 anos e a vingança da elite contra o Lula.

    Gostaria de dormir e acordar somente depois deste pesadelo terminar.

     

    1. É o mesmo discurso contra o

      É o mesmo discurso contra o petismo quando esse era esquerda autência, nates de se juntar com Sarney, Renan, Collor, Jder Barbalho, etc. Não se preocupe, Marina não irá ficar muito longe do Lula

  143. Eleições

    Não sou filiado a nenhum partido, nem militante e muito menos trabalho para governo ou para oposição. Sou empresário, honesto, pago meus impostos sem sonegação. Dizer que voz das ruas ganhou consciência apostando na candidata do PSB e abusar da minha lourice. A dita cuja e evangélica, fundamentalista, falsa pois diz uma coisa em seu discurso e filia se a outra. O povo esta e iludido e enganado, mais uma vez. Aliás isso se repete na história brasileira. Mas deve vender bastante noticia.

  144. Eleicoes

    Esses moços, pobres moços,a h se soubessem o que eu sei….

    dizer que e avanço votar na candidata do PSB, só no mínimo muito engraçado.

    A moça, falsa, mentirosa, enganadora, tem um discurso e sua prática e outra. Cita velha luta do poder e não diz o que esta disputando. Sem contar que escamoteia seu lado fundamentalista e evangélico.  Aliou se ou e financiada pelo agronegocio, ou alguém tem dúvida do caixa 2’que pagou o avião? Direitos humanos ? gays, aborto? Já era!

    em tempo e antes que digam: não sou petista, nem filiado a nenhum partido político. Se partido fosse bom, seria inteiro. Não trabalho para nenhum governo, sou empresário, em dia com minhas obrigações.

  145. reforma política

    NOVA POLÍTICA OU REFORMA POLÍTICA?

    Meu filho, Lucas, 18, reviu todo o debate da Band, com vagar.

    Chamou-lhe a atenção a tréplica da Marina quando Dilma afirmou que respondeu às manifestações, sim, quando enviou o projeto de Constituinte Exclusiva para o Congresso Nacional.

    A tréplica foi algo como “a reforma política começa agora, com o voto”, sugerindo que o voto na “nova política” cumpre o papel de uma reforma. De outro ângulo, também disse algo no sentido de que o compromisso de Dilma com reforma política são os “acordos políticos em troca de ministérios”.

    A agenda Reforma Política jamais foi defendida por Marina Silva. Não porque lhe falte compromisso com a crítica ao sistema político brasileiro atual. Mas porque ela viu na sua Rede, e principalmente em si mesma, o caminho estratégico para mudar a cultura política vigente.

    Essa perspectiva de Marina reúne traços de messianismo com uma leitura deseducadora, pra usar a expressão de Luiza Erundina, a respeito da candidata, por desqualificar a política em si como caminho para avançar na democracia participativa.

    Marina não ficou confortável com a introdução da agenda da Reforma Política na resposta de Dilma. Nem vai ficar. Porque essa agenda não tem proprietário, não tem carimbo, é de todos que quiserem dialogar com ela, cada qual a seu jeito, segundo suas convicções.

    Se a agenda da reforma política entrar com intensidade na conjuntura eleitoral, a panacéia da “nova política” ficará, naturalmente, enfraquecida. De lambuja, Marina vai estar obrigada a abraçá-la, mesmo a contragosto, pois quem defende o “manual das boas práticas políticas” como cartilha pra resolver as limitações e aberrações do sistema político, não poderia ficar alheia de todo. Aí ela deixa de ter o monopólio do seu monotema.

    Por isso eu torço, rezo e faço oferendas, foco e milito pra que minha candidata, Dilma Roussef, siga incorporando mais e mais a defesa da Constituinte Exclusiva para deliberar sobre a Reforma Política.

    Essa agenda é, a um só tempo, uma obrigação política e uma oportunidade eleitoral pra revelar a superficialidade da candidatura da “nova política” oferecer alternativa a milhões de eleitores jovens a quem só foi oferecido o “manual de boas práticas”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador