O nome da crise é Dilma; e a saída também

Depois da lista da Lava Jato, a crise institucional pega todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, partidos políticos, o Ministério Público (ameaçado por uma CPI do Senado) e a velha mídia. É uma barafunda tão grande que fica quase impossível calcular a resultante final.

De qualquer modo, o governo deixa de ser alvo único, o que ajudará a dispersar as pressões.

O governo Dilma conseguiu se indispor com os empresários ao permitir o descontrole fiscal; com os movimentos sociais ao fazer o ajuste sem consulta-los; alimentou a onda contra a Petrobras pela demora em agir; desgastou-se com o Judiciário pela falta de verniz político; com o Congresso, por tentar disputar a eleição da presidência da Câmara sem condições. E com todos por não ouvir ninguém.

Mas continua sendo melhor que a oposição.

***

A divulgação da lista da Lava Jato pela primeira vez tirou Dilma do foco do noticiário. Aí a presidente aparece em rede nacional para chamar os tiros para si novamente.

Mas tem trunfos. É republicana até o limite da ingenuidade, está empenhada em uma saída econômica ortodoxa (melhor do que não ter saída nenhuma) e não mostra disposição para a radicalização. Principalmente: o impeachment não é saída para ninguém.

***

Com o quiproquó dos últimos dias e a contagem regressiva para as manifestações dos dias 13 e 15, o quadro fica assim:

Congresso –está sob a artilharia do Ministério Público Federal e do STF (Supremo Tribunal Federal). Além disso caiu a ficha de que o PMDB é partido aliado; e o PSDB o partido que quer destruir Dilma.

Ministério Público Federal – na mira de uma CPI do Senado. Sem abdicar da punição aos culpados, terá que descer do pedestal, agir com sensibilidade política.

PSDB – saiu quase ileso da fase inicial da Lava Jato, mas abriu dois flancos: o foco de luz na lista de Furnas e em outro inquérito que pega em cheio o senador Aécio Neves, devido a uma offshore em nome da Fundação Bogart & Taylor no ducado de Liechtenstein. Desde 2010 esse inquérito repousa na gaveta do Procurador Geral. Além disso, se Dilma cai, entra o PMDB de Temer.

Movimentos a favor – Dilma conseguiu criar tal perplexidade nos aliados que ainda não se sabe se a manifestação do próximo dia 13 será a favor da Petrobras ou contra o pacote fiscal.

***

A única certeza que se tem, sobre esse imbróglio monumental, é que se Dilma Rousseff demonstrasse um mínimo de competência política, a crise seria debelada. Por várias razões:

  1. Não há a menor possibilidade de um impeachment via Judiciário, ainda mais depois que a Lava Jato não revelou nenhum envolvimento direto da presidente. Para avançar por aí, o Judiciário teria que atropelar os instrumentos legais.

  2. É escassíssima a possibilidade de Dilma jogar a toalha e renunciar. Entre os defeitos da presidente, certamente não está o de desistir da luta.

  3. É improvável um impeachment via Congresso. Primeiro, pela desarticulação do próprio Congresso com a Lava Jato. As manifestações de reação de Renan Calheiros e Eduardo Cunha são muito mais fruto de desespero do que de demonstração de força.

  4. A economia está fraca, mas longe de uma desorganização geral.

Nos próximos dias, se verá um fenômeno curioso e previsível. Vai cair a ficha do meio empresarial que grande parte da instabilidade econômica decorre da atuação de Fernando Henrique Cardoso, como principal ideólogo da luta política selvagem.

Os empresários que acreditaram que o choque ortodoxo era a única maneira de preparar o país para a nova etapa, que o pacote fiscal era inevitável, que aceitaram o discurso do PSDB e de seu guru máximo, FHC, devem estar tão decepcionados quanto os petistas que acreditaram que não haveria arrocho. Em breve entenderão que a última das bandeiras do PSDB – a de não colocar os interesses partidários acima dos interesses nacionais – era apenas uma falácia.

Luis Nassif

185 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aguardo ansioso os
    Aguardo ansioso os empresários finalmente jogar este lastro chamado FHC ao mar.

    No mais, o artigo peca por não analisar o quais os próximos Passos da grande mídia.

    1. Ignorancia

      Quanta ignorância… deveriam estudar mais sobre economia antes de escrever tanta baboseira. Pior são os comentários… o mundo está repleto de imbecis.. resultado… O governo que ai está… Quando digo governo, são os 3 poderes.. É juiz usando carro apreendido de empresário, presidente da camera envolvido no maior esquema de corrupção do mundo, presidentes que tem coragem de dizer que não sabiam de nada… estamos onde estamos porque neles votamos. O Brasil nunca vai ser o país do futuro. Não temos futuro com um povo ignorante e passivo… Tomemos a Coréia como exemplo. Não eram nada e hoje são respeitados como potencia criativa e  economica. Onde investiram? Na formação humana.

      1. Muito Certo

        Finalmemte alguem pra dizer somente o que interessa.Vi comentarios tipicos de partidarios do PT neste blog.Acham que 12 anos é pouco pra colocar o Pais nos trilhos, que eles PTistas achavam que estava fora.No Poder fizeram o que fizeram .Criticam o PSDB e fazem pior ainda.O Brasil tem uma Bandiera que não é Vermelha.Por isto esta nesta draga.Se há erros, os corrijam ,mas pra isso tem que fazer o certo.Mas fazer o certo primeiro tem que rever os “conceitos” que até hj não sei qual é.Quer o bem do Povo e faz a Petrobras chegar aos $ 9,00 a ação e o dolar a $3,13.Pa não mexer com os Bancos ,Impostos .Enfim querem é continuar fazendo o Povo pagar por sua inépcia.

      2. Quem dá exemplo de formação humana?

        O PT que tirou 40 milhões da miséria, fez os maiores programas sociais da história brasileira, dá bolsa de estudo Prouni, Pronatec, Fies, Ciência sem Fronteiras, criou 16 universidades públicas, mais de 200 escolas técnicas, criou o salário básico para a educação ou o PSDB do FHC que não fez “P” nenhuma, cortou bolsas CAPES/CNPQ na pós graduação e Alckmin e Aécio que conseguiram piorar o ensino público nos seus estados e não querem pagar o salário básico ao professor? Ou apenas tu fala o que ouve pela globo? E vem falar pelos cotovelos aqui?

    2. Esssa turma não tem nada a

      Esssa turma não tem nada a oferecer. Estão há mais de 12 anos na oposição e não conseguem formular uma proposta sobre qualquer coisa nem em período eleitoral. Ficam falando do plano real feito nos fins do governo Itamar, dos telefones celulares e de um tal voto distrital. E só. De resto só pensam e desestabilizar o governo… E ainda falam do “projeto de poder” do PT, do PT, do PT…

      São uns mal criados; uns caras de pau!

  2. Ontem o Eduardo Cunha em

    Ontem o Eduardo Cunha em entrevista na Band, foi bem claro ao dizer ” O maior problema do governo Dilma é a sua articulaçao politica. Com essa turma a Dilma não consegue necociar nada com o Congresso”

    Depois concluiu adjetivando os membros que compoẽm a articulação politica do governo.

    Se o caldo entornar, a Dilma via ter que colocar o Lula como ministro da casa civil.

    Tem que parar com essa bobagem de dizer que o Lula vai ofuscar a Dilma.

    É melhor o Lula ofuscar do que a oposição derrubar.

  3. Meio de comunicação convocam para a “Marcha”
    Manchete so site da Folha: Protesto contra Dilma antecipa horário de jogo no domingo Marcada para as 16h, partida entre Palmeiras e XV de Piracicaba será às 11h, em São Paulo Isso pode, Arnaldo? 

  4. E o Aluisio e o Serra?

    Não sei porque, mas o Senador Aluisio me lembra a sininho das manifestações e o Serra não pode ser deixado de lado, é um poço sem fim de rancor.

    O PSDB está com uma turminha muito ruim nesta parada.

  5. A saída está no diálogo e na honestidade intelectual.

    Estou recolocando este texto porque ele saiu de circulação, com a mudanca do post.

    Por um grande acordo político a partir do Congresso Nacional!

    No Brasil não é possível se eleger nem a vereador se não se tem dinheiro. O PT não teria ficado 12 anos no poder se não tivesse dinheiro bancando suas candidaturas. A Dilma não teria sido eleita se não tivesse dinheiro para sua campanha. O FHC não teria sido reeleito se não dispusesse de dinheiro. Vejam o caso de São Paulo. O Estado de SP não tem PT no governo há décadas, mas isto não impediu o desvio de dinheiro (Trensalão). E o grosso deste dinheiro sempre vem de grandes companhias. É óbvio que ninguém dá milhões de ajuda eleitoral, se não tiver certo que vai recuperar este dinheiro através de vendas e outros negócios, legítimos ou não, com os governos Federal. Estaduais e Municipais . O dinheiro tem movido a política neste país nos últimos 500 anos. Então, porque o espanto do PSDB e outros sacripantas? É só porque eles estão interessados em voltar ao poder, mas para tanto precisarão contar com os mesmos financiamentos. É claro que a Oposição não quer mudar o sistema, ou em outras palavras, matar a galinha de ovos de ouro, que a manterá no poder uma vez alcançado.

     

    Por isto é hipocrisia achar que se vai moralizar a política no Brasil através de julgamentos do tipo Lava a Jato. Aliás, quantas operações parecidas houve no passado, e recentemente, e nem por isto o Brasil melhorou a sua política? Aí está o grande erro de Dilma. Como uma Dom Quixote ela pensa que vai resolver a questão do dinheiro influenciando as eleições, “doa a quem doer” Em nome desta falsa moralidade ela se encastelou no planalto e se recusa a dialogar com os que são apontados como tendo “mãos sujas”. Para se cercar de mãos limpas ela montou um equipe politicamente pífia, com membros do PT e de outros partidos. Se ela quer acabar com a corrupção no Brasil, precisa mudar o sistema político, mas este não se muda por decreto, a menos que estejamos em uma ditadura. Muda através de muitas conversas, negociações, convencimentos e através de mudanças sucessivas ao longo do tempo, de forma a não perder o apoio dos parlamentares já eleitos exatamente dentro deste sistema que precisa mudar. A mulher se apoderou do espírito de Don Quixote e vai que vai. Está tudo montado para um fim trágico, a menos que ela abra mão da atual equipe, principalmente do Mercadante, e monte outra, tendo como principal conselheiro o Lula, este sim, conhecedor das manhas do sistema. Como dizia o saudoso Brizola, precisamos aprender a comer o mingau quente pelas beiradas.

     

    Por outro lado, alguma coisa tem que ser feita para diminuir o poder autoritário do MP. Este bando de yuppies oriundo das classes abastadas, se acham os enviados por deuses para moralizar o Brasil. Eles também, tomados pelo espírito de Dom Quixote, se arvoram em salvadores da pátria, agindo por fora da política. Como se isto fosse possível. Muitos de seus jovens membros pensam honestamente que isto é possível. Outros, mais velhos e espertos, estão somente usando os jovens para defender os interesses das classes a que pertencem. Isto explica porque tem havido tando empenho contra os apoiadores do Governo do PT e nada se faz contra a tal Oposição. Com a maior cara de pau eles engavetam todas as denúncias.

     

    Diante deste quadro surge mesmo uma grande oportunidade para, para através ou não de uma CPI, rever os poderes do MP e encontrar forma de mantê-los em concordância com a lei e a ordem constitucional. A minha proposta é que o atual Congresso faça com o Executivo (Dilma) um grande acordo pelas mudanças políticas e também pelo controle do MP. Todos os recursos financeiros até hoje arrecadados por qualquer partido ou parlamentar, em todas as esferas municipais, estaduais e federal, seriam considerados caixa dois ou contribuições amparadas por lei. Colocar-se-ia uma pedra sobre este assunto e o Brasil continuaria seu caminho para ocupar um lugar de destaque no mundo, com menos pobres e mais cultura. Todos se salvariam ao ajudarem a salvar a Democracia e a possibilidade de que todos os partidos terão, no futuro, igualdade de de recursos financeiros para elegerem os novos governos. Se isto não for feito, nem em 100 anos teremos outro governo de base popular no Brasil.

     

    Se Dilma não se sente à vontade ou se acha incapaz de apertar uma mão não “limpinha”, ela deve pedir uma licença para tratamento de saúde e deixar o Temer cuidar da casa. Isto é o mínimo que se espera de quem diz que republicamente ama o Brasil e tem compromisso com as grandes mudanças sociais e políticas que precisamos.

  6. Acho que restou dizer que o

    Acho que restou dizer que o PT não é o PRN e que Dilma não é Collor.

    Mesmo com a inapetência de Dilma para debelar a tal crise  produzida por um bombardeio incessante do PIG, sim PIG mesmo e com todas as letras, erra muito quem acredita que uma ruptura democrática no Brasil será tranquila e serena. Quem votou em Dilma também votou por valores republicanos que são desprezados pelo outro lado, como já foram no passado. As panelas do domingo produziram deste lado, independentemente dos ressentimentos com o governo e com Dilma o dever cidadão de exigir respeito à vontade popular e à democracia. Gente que ficaria em casa no dia 13, está motivada a ir para a rua. 

    Discordo profundamente que o nome da crise é Dilma. Esta bandeira é a do PIG como foi em 1964 e em 1954. 

    O nome da crise é PIG, é Globo, É Estadão, Folha de São Paulo e Veja,  saudosos de ver este imenso e moderno país retroceder a uma republiqueta em que não se respeita os resultados de uma eleição. Este sim seria um imenso retrocesso, muito mais que qualquer desarranjo no balanço de pagamentos. 

    Também é preciso dizer em alto e bom som que apesar das fraturas do PT com os movimentos sociais, seus dirigentes sabem muito bem que Dilma é muito melhor que qualquer um que esteja por aí a pregar sua derrubada silenciosamente ou ostensivamente.

    Quem não acredita nisso não sabe o que o MST fará numa ruptura do processo democrático. Pensem nos sindicatos filiados à CUT que mantém estreita conexão com o PT, apesar das críticas acertadas contra o governo. Nos estudantes das universidades públicas e de muitas instituições privadas defendendo seus votos que podem não ter sido para Dilma, mas que com certeza não foram majoritariamente para o mainstream conservador . Pensem nas reações de milhares e milhares de combatentes pela regulação da mídia e cheios de ódios ao monopólio das grandes famílias. Pensem nas cada vez mais frequentes manifestações que surgem espontaneamente pelo Brasil do tipo “O povo não é bobo, fora a Rede Globo”…

    Quem pensa que estamos em 1964 e que a ruptura poderá se dar sem reações, se engana redondamente. 

    O nome da crise não é Dilma não. Ela foi eleita pela maioria dos brasileiros. Sendo o que é, com erros ou não, há algo maior que Dilma e o PT em jogo.

    É preciso dizer que este algo maior é a democracia tão arduamente conquistada e que como outrora, segmentos sobejamente conhecidos, hoje com outros nomes e outros tantos com o mesmo pedigree e assinatura  mas igualmente antipopulares, antidemocráticos e golpistas, desejam é conspurcar a vontade popular novamente e submetê-la à decisão de meia dúzia.

    Repito, o PT não é o PRN e Dilma não é Collor!

    O país não está derretendo como em 1998 sob FHC.

    Nem como em 2002 sob a mesma figura sinistra, irresponsável e inimputável.

    A fábrica das crises continua sendo a Globo, O Globo, a Folha de São Paulo, O Estadão, a Veja e a CBN com seus Chico Carusos, Mervais, Sardenbergs e demais sabujos junto com os seus patrões que chancelaram torturas, estupros e as mais basilares violações dos direitos humanos de 1964 a 1985 para encherem suas burras de dinheiro. Hoje nós sabemos disso. 

    Não, definitivamente o nome da crise não é Dilma!

     

     

     

     

     

     

    1. Concordo, ontem vi uma

      Concordo, ontem vi uma reportagem na globonews sobre a Venezuela de cair o queixo, e de um jornalista que está desde que eu era jovem, insistiam na tal visão americana, mas, o que temos a ver com a visão americana? Que se lasque a visão americana.

  7. Roteiro

    Gilmar segurou, permitindo as contribuiçōes na eleição. Janot lança a idéia de que a contribuição legal contém dinheiro originado no esquema Petribrás. Teori traz o Vaccari para ser julgado diretamente no STF, apesar de não ter foro privilegiado. Já entenderam, ou querem que desenhe? É possível se defender desse esquema?

  8. Vi num dos comentários a

    Vi num dos comentários a ideia de Lula ir pra casa civil. Acho que estamos chegando nesse ponto limite. É claro que se isso acontecer, a hidrofobia da oposição vai atingir o nível máximo, a coisa será ainda mais barra pesada. Porém, por outro lado, com Lula a gente tem uma boa possibilidade de basea aliada e governo se alinharem minimamente. Pode dar errado, sim – mas , com Mercadante e afins, a certeza é de que dará errado. 

  9. A análise é correta, o

    A análise é correta, o problema são os operadores políticos do Governo. O discurso de Dilma no domingo deve ter sido sugerido por algum Frank Underwood do Planalto. Deve ser o mesmo que sugeriu a candidatura própria do PT à Câmara dos Deputados ou que propôs o acordo com o PSDB. O executivo possui Pepe Vargas, Mercadante, Rossetto, Jaques Vagner e Zé Cardoso como articuladores, mas parece que nenhum funciona.

    A Lava Jato pegou um esquema monstro de corrupção no partido filho da Arena. Ruralistas e políticos da bancada da bala foram pegos. São políticos que estão na linha de frente na organização do lockout dos caminhoneiros. O Governo precisa se desconectar dessa gente e não tentar agradar dondoca que bate panela domingo à noite. Deve-se mostrar ao país que pessoas que defenderam a ditadura ontem e defendem golpe hoje são justamente os principais implicados no Petrolão.

    A hora é de mudar o discurso e existem vários motes para se usar. Teremos uma Olimpíada ano que vem, precisamos destravar investimentos, pessoas estão perdendo empregos enquanto um bando de riquinhos recalcados ficam clamando por um impeachment que não acontecerá.

    Para mudar a mensagem, precisamos de políticos melhores do que os ministros atuais. Realmente a solução passa por Dilma, mas, infelizmente, esta mesma solução passa pela mudança na articulação com a política e a justiça.

    1. Rafael, sua análise somente

      Rafael, sua análise somente esquece que o  PT, é protagonista no Petrolão. A primeira coisa para se sair de um buraco é enxegar que esta no buraco e isto até o momento não foi feito pelo Pt e por Dilma.

      Infelizmente não sairemos deste atoleiro tão cedo,   discurso de meias verdades da presidente, mas principalmente faltou credibilidade.

      Por que ela não começou o ser discurso falando que o governo iria cortas ministros e cargos comissionados? Isto sim é cortar na carne, corta verbas da saude e da educação é cortar na nossa carne e não na carne do governo.

      Por que não pediu desculpa pelo descontrole na Petrobras? Afinal ela era presidente do conselho da mesma, ministra da minas e energias e agora presidente da republica, nó minimo foi uma péssima gestora. Ou será que a culpa é o FHC?

      Não dá para culpar a ARENA, o FHC ou o Getúlio Vargas pelas escolhas feitas nós últimos anos.

      A meu ver só há uma maneira de fazer o pais crescer e seria atrair capitais através que PPPs e este governo já provou que não tem credibilidade. Ele quebra contratos.

    2. Fecho contigo e permita

      Fecho contigo e permita entrar na análise sobre o time dos articuladores políticos. Desses aí, não posso me pronunciar sobre o Pepe Vargas, mas dos outros, afirmo com certeza, dois jogam contra e dois a favor.

      Do primeiro grupo, o Zé Cardoso nem precisa falar, né? É um pusilâname, cuja unica motivação que o move, aparentemente ele se move, parece ser o de chegar ao STF. Mas ao menos, se instigado pela chefe, esboça uma defesa do governo, que teoricamente compõe.

      Já o Mercadante, na minha opinião é um dos entraves do governo. Sempre pensou primeiro em si, desde a época que quase pôs a reeleição de Lula a perder, ao tentar comprar o dossiê anti-Serra para ser eleito governador de SP. Lula teve a sabedoria de mantê-lo a uma distância segura do núcleo de comando, mesmo quando ministro da educação. Mas aí foi comendo pelas beiradas, e aproveitando a ingenuidade da Dilma e o vácuo na articulação política, mpô-se como uma espécie de “Dirceu da Dilma”. Sem condições de sê-lo na prática.

      Com isso, não deixa o Jaques Vagner provar que é o grande quadro petista que surgiu das últimas eleições. Ele na articulação e o Haddad na administração. Rosseto, vê-se claramente que se desdobra para dialogar com a parte da sociedade que apoiou Dilma e encontra-se agora cheio de dúvidas na cabeça. O problema é que não se enxerga nele uma autoridade firmemente delagada pela presidenta. 

  10. Dicas pra tia Dilma

    1 – Não esperar nada bom da grande mídia, só pancada.

    2 – Desenvolver seu próprio canal de comunicação com o povo. Investir na TV Brasil, em sites e blogs, em twitteiros profissionais. Usar, para isso, o dinheiro que hoje sustenta o inimigo (Globo, Folha & Cia.).

    3 – Tomar alguma iniciativa que cobre dos mais ricos uma parte da conta do ajuste. Que tal uma força à PEC dos Jatinhos, por exemplo?

    4 – Tomar alguma iniciativa que melhore o ambiente dos negócios. Desburocratização, por exemplo.

    5 – Tomar alguma iniciativa que melhore a vida dos mais pobres, mesmo em tempos de ajuste.

    6 – Convocar coletivas de imprensa quinzenais.

    7 – Arrumar um porta-voz confiável.

    8 – Aconselhar-se com o Lula semanalmente.

    9 – Jogar para ganhar, não para ser sacrificada como heroína trágica.

     

  11. PIG

    Têm horas  que o Nassif parece do PIG.

    Pelo texto a Dilma é uma incompetente para governar.

    Até parece que ele esqueceu da resposta ao Noblat  sobre  Lula . PT e por extensão Dilma, que mudaram  o país.

    O recente texto do Leonardo Boff, do Juca Kfouri, do Veríssimo, do Bresser….fica mais do que claro que o ódio é que predomina. Estamos vivendo era de balbúrdia e incompreensão prevista pelos esotéricos bíblicos ( vide as diversas guerras pelo mundo, matanças religiosas); os mais fortes e ricaços querendo que o miserável  se exploda.Tudo é motivo para defenestrar e odiar o semelhante. Quantos exaltam o carrasco Caruso comparando-o com o episódio francês.

    Infelizmente o negócio é falar mal e cuspir em cima do morto.

    O PT tem que ir para cima. Esta guerra vai ter um vencido e um vencedor, a época  de harmônia, com tantos traíras e invejosos, já passou.

  12. A crise se chama Dilma Nassif?

     

    Quer dizer que a Globo insuflando o tal “panelaço” e convocando na surdina seus telespectadores para o dia 15 não conta nada?

    Quer dizer que a mesma Globo falando em suas novelas sobre “corrupção” e “crise nacional de abastecimento de água” não conta nada?

    Quer dizer que a Folha convocando explicitamente seus leitores pra ir pra rua dia 15 não conta nada?

    Quer dizer que a mídia convidando os caminhoneiros para o novo “pic-nic” via bloqueio de estradas para o dia 18 próximo não conta nada?

    E o MPF e o STF e o STJ devem ser compostos, a começar por Janot e Gilmar Mendes, de uma casta de certeiros “republicanos”… só pode.

    A Globo e a Folha e a Veja, onde alguns de colegas seus “jornalistas” ainda “militam”, no futuro da nossa História, sairão dessa barafunda como vítimas perfeitas: não alimentaram monstros nenhum, muito pelo contrário, apenas alertaram aos brasileiros a cerca da tempestade tenebrosa chamada Dilma Roussef.

    Dilma está se sustentando há mais de 4 anos, apesar de toda uma artilharia pesada contra ela e contra o Estado Brasileiro (em particular contra a Petrobrás) e, pra surpresa minha, é ela a responsável por tudo isso.

    1. Nada a acrescentar

      Ontem vi a Cristiana Lobo dizendo que o protesto da Cut era contra Dilma com um sorriso no rosto. 

      Assumiram a frase de ruptura democrática com um sorriso sarcástico, tentando dizer que era medo.

      A histeria dos meios nesses últimos dias é alucinatória, e a esquerda está amedrontada por “panelaços” de moradores de prédios de bairros específicos, de cidades esparsas. 

      Oras. Sabemos o que é presidencialismo de coalizão e desde 2003 sabemos o resfriamento político que acontece nesses momentos. 

      Dilma sai afazer um pronunciamento a 200 milhões de inculcados, que crêem nas mais etapafúrdias conspirações, sejam desde o bolivarianismo, ao sujo e mal lavado de LG. 

      O BRASILEIRO nem MIDIA seja de esquerda ou de direita, não clama mais a reforma política, nem a Ley de medios. O cidadão quer paz a mídia quer o golpe e o ibope.

  13. Pelo que tenho visto o ato do

    Pelo que tenho visto o ato do dia 13 de março será gigante em São Paulo.

    E será vermelho, vermelho.

    Será um fato novo em todas as análises de conjuntura.

      1. Provoca;’ao um escambal.Nos

        Provoca;’ao um escambal.Nos fomos os primeiros.era  fly no miografo,n’ao era essa moleza de ficar sob um vulgo e vulgo mesmo,n’ao tem nada de nickname.escondidinhos atras de notebooks,disseminando baixarias,compartilhando montagens animalescas,devem ter problemas cognitivos e n’ao conseguem nem articular uma frase defender um ponto de vista decente.

  14. “O nome da crise é

    “O nome da crise é Dilma”.

    Melhor seria: “O nome da crise é o baixo nivel dos politicos na atualidade”.

    E não se trata apenas dos da oposição, mas de todos os partidos, da esquerda a direita.

    Nunca a politica foi exercida por gente tão despreparada,ignorante, grosseira, mal intencionada.

    Com Eduardo Cunha chegamos ao apice.

    Leio constantemente que a presidente Dilma tem que “dialogar”.

    Para dialogar com alguem da estirpe do presidente da camara so mesmo um investigador de delegacia de policia. E da baixada fluminense,onde a barra é mais pesada.

    O linguajar  ja é proprio da malandragem.

    Carlos Lacerda foi um dos homens mais nefastos que cruzou por nossa historia politica.

    Mas era um homem cultissimo, grande leitor de livros.

    Mesmo na ditadura tivemos nos governos pessoas preparadas como Luiz Viana, Delfim e outros poucos.

    O Nassif diz que o governo Dilma “continua sendo melhor que a oposição”.

    Esta correto na sua afirmação, mas numa analise mais profunda as diferenças são muito pequenas.

    Tomando-se como principio o preparo,vejo pouca diferença entre um Mercadante e um Aluizio Nunes, entre um Juca (não sei de que), ministro da cultura e o Tiririca, a Marta Suplicy e a Katia, musa do agronegocio.

    Nesse pantano de mediocridade salvam-se muito poucos, como nossos ex ministros da defesa, Waldir Pires e Celso Amorim.

    Uma oposição que tem como lider um Aecio Neves não ganha nenhum concurso de dignidade,honradez,preparo.

    A unica semelhança entre os discursos do netinho do vovo e os de um Carlos Lacerda é o odio.

    É inacreditavel constatar que empresarios, profissionais liberais e ate professores universitarios apoiaram uma pessoa com tais deficiencias de formação,para presidir o governo.

    O Brasil, pais rico, de imenso potencial entrou nessa crise porque seu destino não poderia ser outro com a politica sendo exercida de forma tão rasteira.

    Quando ensinamos nas escolas que a ditadura acabou nos anos 80,não estamos falando a verdade.

    Seus efeitos nefastos continuam ate hoje e resultou na falencia que falamos acima.

    A ditadura, entre muitos outros estragos, destruiu gerações de politicos que estariam hoje preparados para resolver as dificuldades dos tempos atuais.

  15. Nos comentários de primeira

    Nos comentários de primeira capa – hoje -sobre motivos ou não da saida da presidente, a ótica juridica e politica julga,  suas particularidades para embasamento separadamente nos seus conceitos primários. Temos que lembra que não foi ato juridico ou politico que a elegeu para o cargo e sim a vontade do povo que, parte dele já não acredita mais. Se somada a porcentagem destes, somados os que votaram no outro candidato, temos a maioria desgostosa com a presidente.

    Quando se fala em mediação, é quando se escuta os dois lados para um julgamento licito e verdadeiro mas, nesse caso, não se trata de uma balança comum o povo deve ser o verdadeiro ponto de equilibrio “sobre” as vontades politicas e os conceitos juridicos. O POVO

    Agora, precisamos de mais motivos para exigir reforma moral e ética para o nosso Brasil? Com ela ou sem ela?? Quando o dinheiro arrecadado será devidamente convertido ao bem do povo?

  16. Ventila-se que um tucano foi

    Ventila-se que um tucano foi até o Procurador-Geral para dizer, ou exigir, que Aécio não poderia constar da lista da Lava Jato, daí Janot ter atendido o tucano. Queria saber se procede essa notícia.

  17. Por que?

    Nassif, respeito sua lógica e seus contatos. Porém, gostaria de confirmar a informação. A ficha dos empresários cairá é uma afirmação mais intuitiva ou ou a partir de dados objetivos?

  18. Foi bem até….

    O texto estava indo muito bem, apontando os erros e acertos de Dilma de forma (quase) imparcial.

    Mas aí voltamos a “herança maldita” de FHC…já se foram 12 anos!!! Houve tempo mais do que suficiente para consertar seus erros – que foram ruins mesmo para a economia, diga-se.

    Parece que de 2003 fomos para 2015 direto.

      1. Não foi só ele

        Concordo com você Alexandre, mas não foi só ele, sejamos justos. 

        Lula com sua aprovação recorde poderia ter feito/iniciado muitas outras reformas

        1. Lula e Bíblia

          Tá na Bíblia, são sete anos de vacas magras, a Dilma está lá para passar esta fase, depois o Lula volta.

          O Lula é um oportunista, esperar soluções elaboradas, inteligentes e oportunas dele é pedir demais.

          Mas concordo com você, surfou o melhor período da história contemporânea do Brasil, com maré favorável em todas as áreas, paz interna, desenvolvimento social, boom dos preços das commoditties, organismos internacionais francamente favoráveis a ações no Brasil e last but not least, midia amiga e favorável.

           

           

          1. Uma curiosidade:  de onde vem

            Uma curiosidade:  de onde vem este contagiante otimismo ?  🙂    Preciso aprender esta arte …  Abc, 

          2. A Ilma. Presidenta da República nos dá otimismo

            Antes esta tarefa era do Guido, agora é da Dilma, que passado o choque inicial percebeu a sua missão.

            “Em sua fala, Dilma garantiu que o Brasil tem condições de avançar na economia e chegar a “novo patamar”. Ao dizer que as dificuldades existem, a presidente defendeu as medidas de ajuste que o governo tem adotado nos últimos meses e afirmou que elas não vão comprometer as conquistas sociais, “tampouco vão fazer o Brasil parar”.

            “A conjuntura atual é muito mais difícil que nos últimos anos, mas ela não pode ofuscar os avanços nem tampouco obscurecer que hoje temos as bases, o aprendizado para ir muito mais além do que já fomos, para dar saltos de produção e de competitividade ainda maiores”, disse.

            A uma plateia formada por empresários, a presidente ressaltou que as medidas são necessárias, e, “justamente por isso”, o governo tem feito ajustes nas contas públicas. Dilma destacou que a União absorveu “parte importante” da crise entre 2008 e 2014.

            “Estamos fazendo ajustes, mas não abdicamos nem abdicaremos em estabelecer as condições para que, o mais rápido possível, tenhamos uma economia competitiva e mais dinâmica. Por isso, não deixem que as incertezas conjunturais determinem sua visão de futuro do Brasil”, pediu a presidente aos empresários.”

  19. Como assim se Dilma sair????????

    Se esta manifestação vingar, vamos transformar o Brasil numa Venezuela. E a culpa são de vcs o PIG.

    A culpa disto tudo são dos meios de comunicação ou seja meios de desinformação.

    A economia continua na mesma, apesar das atrocidades do governo.

    Nossa situação é totalmente diferente da época do governo Collor.

    E estas investigações estão longe da presidência. 

  20. A saída é mudar deste país o

    A saída é mudar deste país o mais breve possível. Se a coisa continuar como está, o últmo a sair, apaga a luz.

    1. As mudanças e o possível

      Teve um tempo em que os que não tinham votos e se sustentavam no poder pelo argumento da porrada, propunham: “AME-O OU DEIXE-O”!

      E deportaram um monte de gente.

      Os orfãos do poder sem voto agora querem puxar a fila e apagar a luz.

      Quebrar a Petrobrás faz parte da estratégia do cultivo da escuridão. Assim eles nos poderão olhar do exterior, com as contas do HSBC e similares cheias às burras, na escuridão de suas proposições iluminadas.

    2. Boa viagem!

      Vai para Suiça? 

      Vai desfrutar do que roubou aqui ou puxar o saco dos que roubaram?

      Porque verdade seja dita: Sonegação é eufemismo.

       A palavra correta é: ROUBO!

  21. kkkkkkkkk

    O negócio é rir.

    Criticam a presidente porque não se comunica. Dilma faz um pronunciamento no dia Internacional da Mulher e o Nassif “insinua” que ela não deveria ter feito. Caso ela não tivesse falado a nação nesta data tão especial, o que teria escrito o meu “Cândido” ?

    Fala sério, pelo prazer de criticar tem gente perdendo o senso do ridículo. 

     

    1. Pois é: agora que ela tem que

      Pois é: agora que ela tem que falar cada vez mais em rede nacional. E dar nome aos bois; incluindo a mídia. Ela e seus ministros; um por um; lado a a lado.

      Quem não gostar que quebre as panelas; é do jogo.

      Mas o que a oposição, a imprensa e seus teleguiados querem mesmo é um governo mudo pra eles poderem bater à vontade.

      O pior é que vão acabar conseguindo… Algumas “baratas” já voltaram a falar em “conversa com todos os partidos”; típico “morde e assopra”.

  22. corruPTos

    Quanta cegueira….toda oposição sempre é burguesia, elite, globo, etc?…. acordem petistas!!! nem todo preto é pobre e nem todo branco é elite,nem todo petista é cego ( eu acho). O poder está ha mais de uma década nas mãos de seus eleitos, agora assumam a responsabilidade por esta merda que está detonando o país dos pobres e dos ricos tambem, afinam, isso ainda é um país democrático.ainda…

    1. Psdebosta!
      Desculpe aí,

      Psdebosta!

      Desculpe aí, ‘marcelo sembandeira’, eu não escrevo especificamente para você, por isso não se ofenda, por favor.

      Até porque quem não tem nome não existe mesmo.

      O Partido dos Trabalhadores “está há mais de uma década” … no Governo.

      No ‘poder’ está uma burguesia, uma elite, uma “Globo”, já há mais de 500 anos.

      Uma elite que não é negra, que não é pobre e que não é cega e que não é mulher, nem urbana e socialmente periférica.

      Uma elite que, até aqui, nunca assumiu as suas responsabilidades da “merda” que sempre foi este país dos ricos burgueses.

      Entretanto quando apenas ameaçou ser um pouquinho dos pobres proletários, vocês, pequenos burgueses, só por essa ameaça, saíram de suas tocas para bater panela e xingar das sacadas de seus neo-micro-feudos-cleans e começaram a fazer as suas contas distributivas da culpa… dos outros!

      E cínicos ainda veem falar de Democracia, depois de duas décadas da ditadura militar que defenderam sem panelaço e tirando o sangue de gente como a Presidenta da República e de 8 anos vendendo a preço vil o patrimônio do país, como se fossem os herdeiros da viúva Pátria Brasileira.

      Vocês não são cegos?

      E, definitivamente não são como nós, por isso ainda não conseguimos construir  uma Nação Brasileira!!!

       

  23. Circo dos horrores

    Muito oportuno, o nome da presidenta da República Federativa do Brasil, não ter aparecido na lista da Operação Lava Jato e, o partido com o maior número de citados, ter sido o PP. E, o ex presidente lula? Chega a ser desolador. Em países como o Japão e a China, por muito menos um servidor público é condenado, aqui no Brasil é circo todo; circo dos horrores, é claro, pois não há graça nenhuma nesse espetáculo.

  24. O Governo é melhor que a oposição??!!!

    Tá de piada né Nassif? Não tem melhor dentre governo e oposição não!!! De uma forma geral os dois lados não valem nada! Votei PT em algumas eleições, mas como servidor público fui vendo os vícios e comparando PT com PSDB e hoje não voto mais em nenhum do dois. A Dilma tem parcela de culpa mas nada pode fazer de concreto pois o problema maior está fora do Planalto e se chama PT, consubstanciado na sua incompetência.

    Também, medidas ortodoxas não são propriedade intelectual do FHC, da Dilma ou do Levy e sempre causaram instalabilidade onde foram aplicadas. Está agindo igual a tal ‘grande mídia’ que tanto critica, rotulando pessoas e partidos. E por fim, sim, é verdade que os partidos colocam seus interesses acima dos do país, PSDB e PT também! Vide todo o aparelhamento estatal…

    A realidade é que o nosso sistema político está falido.

    Quanto a mídia… não a vejo (de uma forma geral) pintada como você o faz por um único motivo… na média as pessoas gostam de pensar e não se balizam só pelo que lêem, assistem ou ouvem.

     

    Ricardo.

  25. Espera aí: quer dizer que a

    Espera aí: quer dizer que a crise e a solução da mesma são ambas de responsabilidade da presidente Dilma? Acho essa avaliação exagerada e injusta. Para afirmamos isso, teríamos que partir da premissa que ela tem o controle, pelo menos parcial, de TODAS as variáveis. O que está longe de ser verdade.

    Decerto que a mandatária maior do país cometeu alguns equívocos, o mais crucial querer peitar logo no início de um mandato que se prenunciava complicado, seu principal aliado, o PMDB, um partido formado por uma aglutinado de “raposas” políticas sempre ávidas por mais nacos de Poder e sua derivação mais apetitosa: as sinecuras. A consequência disso foi a eleição de Eduardo Cunha, a mais lídima expressão desse lado nada republicano não só do PMDB, mas do próprio Congresso.

    A isso juntaram-se o processo(demorado) de escolha do ministério, abordagem da crise na Petrobras que oscilou entre a tibieza, na melhor das avaliações, à omissão na maior. 

    Sim, a presidente poderia ter feito melhor. Mas há se ponderar que vinha de uma eleição disputadíssima, cujo acirramento em vez de parar após a proclamação da eleita em vez de arrefecer, ao contrário, aumentou mais ainda, liderado por uma oposição ressabiada pela derrotas sucessivas e uma imprensa sempre disposta a atrapalhar seja de que maneira for. 

    Para que início de governo mais dramático do que um no qual a principal empresa do país, detentora de um simbolismo político  e de um poder econômico inigualáveis, se encontra no epicentro de uma escândalo envolvendo políticos expressivos, alguns de fundamental importância para o esquema de sustentação política da presidente, e a nata da nata das corporações do país voltadas para a infraestrutura?

    Se falta maior interlocução com as ditas organizações sociais, em contrapartida essas mostram uma imensa má vontade em entender a necessidade e a premência de certas medidas que afetam direitos trabalhistas, a exemplo do cadinho de desvios e abusos que é o processo de concessão do seguro desemprego. 

    A presidente, na realidade, fez e faz parte da crise. Da mesma maneira, partirá dela muitas das ações que possam, se não elidí-la, dado que profunda e extensa, de pelo menos reduzí-la a um grau suportável. Mas só em retórica, acredito, poder-se-ia atribuí-la uma capacidade de ser a fonte única das nossas agruras bem como a responsabilidade solitária  de saná-las. 

     

    1. completando.

      Acredito também, que numa empresa de grande porte, onde diversos interesses são exclusos das reuniões, nada melhor que um conflito para que as mazelas e os maus feitos veem a tona e sejam expostos, por isso acho que a presidenta usa a mesma formula de uma administradora, de uma gerentona, ela sabe até onde isso tudo vi parar e sabe que os instintos espostos daram a dica de um novo curso a percorrer, já que miserável o povo já não é mais, que os ricos não investem os benefícios que recebem no páis; acho que o “Coração Valente” tá segura como nunca antes; e eu to com ela.

  26. Petrolão

    Vários ministros, deputados e senadores da base estão envolvidos. Só alguém com muita pouca inteligência acreditaria que a dilma não estava sabendo. Com certeza, a lista foi manipulada e outros nomes foram escondidos. Quando o pessoal investigado começar a abrir a boca e falar a verdade, vai ter mais gente da alta cupula do governo dilma envolvida.

    1. Acorda!

      Meu caro, todos já abriram a boca e até agora a única que se viu foi o PGR aliviar para o Aécio.

      O problema é que a eite branca acreditou que o nome da Dilma e do Lula apareceriam na lista e esse seria o combústivel para o golpe. Não deu certo! Agora estão atrás de outra desculpa para buscar a vitória no 3º turno.

      Mas pode ficar tranquilo que Merval, Mainardi e Azevedo já estão quebrando a cabeça com isso!!

    2. Ontem o ex Governador Tarso

      Ontem o ex Governador Tarso Genro veio a público lembrar que todos os envolvidos na lista da bancada do PP(RS) apoiaram Aécio Neves, quem acompanha de perto a política e não está interessado em golpe, sabe que esse negócio de partidos da base aliada é muito relativo, muitos componentes de partidos da chamada “base alida” na verdade são oposição ao governo, a lista de Janot está cheia deles.

  27. Mudanças

     

    A maior revolta do povo é com as mentiras que foram contadas para se conseguir  a reeleição , uma sensação de que fomos enganados, não so nesse momento, mas desde que o PT assumiu o poder com o dicurso da moralidade e do exemplo, quanto a insistencia em separar o Pais em pobres e ricos, isso é uma estrategia pifia, insustentavel, que não possui mais argumentação contra a realidade,  paradoxalmente o panelaçõ foi dos que menos sofrerão com a crise, dos quais se beneficiarão com o juros alto e não terão seu poder de compra tão afetado, os mais pobres ja estão começando a  pagar a conta e  quando isso aumentar a realidade ira falar mais alto. A presidente Dilma parece ser uma boa pessoa, mas não e preparada para o cargo que oucupa, e recebe a herança do seu padrinho politico, aquele que por somente  ampliar os beneficios sociais ( justo) e inicialmente manter o sistema economico do governo aterior, foi eleito como uma idolo do país, um lider que reflete a pobreza moral e intelectual de nosso país. O Pais vai passar por isso , é necessario mudanças profundas , não só no governo como em cada um de nós , talvez seja a mesma coisa

  28. Ela é uma crise

    Alguém consegue entender por que a Dilma ainda não nomeou o novo ministro do STF?

    Seja qual for a nomeação que fizer agora, todo mundo vai cair de pau, dizendo que é aparelhamento, que é pra aliviar o PTeeeeeee.

    Que porra de dificuldade ela tem pra tomar alguma decisão? Qualquer uma.

    1. O nome disse é incompentencia

      O nome disse é incompentencia mesmo. 8 meses para se escolher um ministro, não tem desculpa. E a cada dia que passa vai ficando mais dificil aprovar o nome do escolhido. 

      É muito fraca, politicamente ess mulher.

      Fosse a direitora, o nomeado já estaria empossado e defendendo eles no stf, como todos os nomeados pela direita fazem. Vide gilmar…

    2. Escolhas

      Alguém consegue entender por que Cardozo ainda é o ministro da Justiça? Alguém entende  por que o principal conselheiro da Presidenta é Mercadante? E por que o chefe da SECOM entregou o cargo desde a eleição e não foi substituído até hoje? E por que as notícias péssimas do tal “ajuste” são dadas friamente pelo lamentável Levy e “explicadas” politicamente pela mídia oposicionista, como se o governo estivesse proibido de falar à população? Para terminar, embra ainda faltem muitas questões, dá para explicar por que o governo entregou o domínio completo da informação à mídia oposicionista e ainda a alimenta com polpudas e absolutamente desnecessárias verbas?

  29. Mudanças

     

    A maior revolta do povo é com as mentiras que foram contadas para se conseguir  a reeleição , uma sensação de que fomos enganados, não so nesse momento, mas desde que o PT assumiu o poder com o dicurso da moralidade e do exemplo, quanto a insistencia em separar o Pais em pobres e ricos, isso é uma estrategia pifia, insustentavel, que não possui mais argumentação contra a realidade,  paradoxalmente o panelaçõ foi dos que menos sofrerão com a crise, dos quais se beneficiarão com o juros alto e não terão seu poder de compra tão afetado, os mais pobres ja estão começando a  pagar a conta e  quando isso aumentar a realidade ira falar mais alto. A presidente Dilma parece ser uma boa pessoa, mas não e preparada para o cargo que oucupa, e recebe a herança do seu padrinho politico, aquele que por somente  ampliar os beneficios sociais ( justo) e inicialmente manter o sistema economico do governo aterior, foi eleito como uma idolo do país, um lider que reflete a pobreza moral e intelectual de nosso país. O Pais vai passar por isso , é necessario mudanças profundas , não só no governo como em cada um de nós , talvez seja a mesma coisa

  30. Um inquérito sobre uma

    Um inquérito sobre uma offshore no ducado de Liechtenstein que atinge em cheio o Senador Aécio Neves repousa na gaveta do PGR DESDE 2010.

    A lista de Furnas entregue  no gabinete do Dr. Janot há alguns anos, tb está em repouso no gavetão do PGR.

    TEM MAIS?

    E o Senador sai limpinho, imaculado e foi o presidenciável dos sonhos de 10  entre 10 estrelas do MPF.

    Na República do Paraná, o juiz do processo sem fim, o Dr. Moro, avança sobre outras obras (Belo Monte, dizem) até que, FINALMENTE, um dos detidos mencione por qq razão o(s) nome(s) que interessa(m)

    Paralelamente, a outra facção trata de agir para que a crise piore, cf declarou em plenário um deputado do baixo clero.

    A mídia em seu massacre diário trata de provocar o clamor das ruas.

    E tudo isso vai pra conta da inabilidade política da  Dilma? Única e exclusivamente?

    Para que eu consiga chegar a essa conclusão,  é necessário um desenho muito bem feito.

  31. Desinformação

    Todos acusam a “Grande imprensa” de golpismo e você tentando prestar desinformação, sendo tendencioso…

    Realmente a crise é a Dilma e sua falta de aptidãio política, ela podia assumir as coisas…. Mas também é a corrupção, os demandos e a falta de grência,  a saída da crise é a tão falada reforma política, que não vai sair do papel, haja visto que o congresso, “a casa do povo”, vai ficar se defendendo da lavajato e seus desdobramentos…. Só pra constar… o outro protesto é no dia 15/03 e não dia 16 como o jornalista informou no seu texto, isso é desinformação, já que visívelmente é chapa branca, mas garanto que será justificado como um erro de digitação…..

  32. Crise

    Quer dizer que a Dilma é o nome da crise e a solução para combatê-la? Estranho este tipo de afirmação. Eu imaginava que o verdadeiro nome da crise fosse aqueles meios de comunicação que se sentiam e ainda se sentem no pleno direito de mandar e desmandar neste país durante muitos anos. Creio que a solução para o combate da crise não esteja só nas mãos da Excelentíssima Senhora Dilma Vana Roussef, mas sim nas mãos de todos os brasileiros (com união e não separação). 

  33. Crise

    Quer dizer que a Dilma é o nome da crise e a solução para combatê-la? Estranho este tipo de afirmação. Eu imaginava que o verdadeiro nome da crise fosse aqueles meios de comunicação que se sentiam e ainda se sentem no pleno direito de mandar e desmandar neste país durante muitos anos. Creio que a solução para o combate da crise não esteja só nas mãos da Excelentíssima Senhora Dilma Vana Roussef, mas sim nas mãos de todos os brasileiros (com união e não separação). 

  34. Só discorda da parte que voce

    Só discorda da parte que voce repreende ela ter ido a TV, Nassif. Ela vai sempre no dia da mulher. Senão fosse, o pig ia ficar dizendo que ela está fugindo da população. E tem mais, exatamente por isso que voce falou, a oposição é pior, acabou sendo bom, apesar de expor-se logo após a lista do Janot.

    O tal panelaço que na verdade foi um xingaço de muito baixo nível, mostrou quem são os que querem a saída dela. Foi que nem o VTNC da Copa. A boçalidade elitista foi tamanha que membros civilizados do pig, como o Kfouri, por exemplo, resolveram manter distância dessa turma. Ela acabou saindo como vítima de intolerância e grosseria

  35. Lula, que é bem mais esperto

    Lula, que é bem mais esperto que a média do partido (até porque ele não é petista, ele é apenas ele mesmo), sabe que, se for necessário, rifar a Dilma é uma opção.

    A depender da extensão das manifestações do dia 15, o destino de Dilma será selado pelo seu próprio criador. 

    Quem o conhece, sabe que ele só espera a voz da maioria se manifestar para aí se apropriar dessa voz como se fosse sua, algo que sempre fez muito bem, desde os tempos de luta sindical. Lula não é estrategista ou estadista, apenas um político oportunista (lembrar que ele elegeu um poste – e inguém se perguntou o porquê ou qual a ética por tras disso?).

    Ele sabe que só chegou ao poder quando se livrou de alguns laços ideológicos com o PT. Dilma hoje é o PT governando, não é Lula. E Lula tem um único objetivo: voltar em 2018. E sacrificará qualquer coisa para isso, assim como muitos dos que o apóiam sacrificariam também. Se vai conseguir seu objetivo, aí a conversa já é outra.

    1. Com o seu post o senhor jogou

      Com o seu post o senhor jogou quarenta anos de Lula fazendo política no lixo. Por que ele iria  querer que Dilma seja impedida de governar e atirar todo o capital político do PT no lixo? Como Lula não é petista? Na verdade o senhor nisso tem razão, Lula não é petista é o próprio PT. Temo muitas vezes, que se ele faltar, no minuto seguinte o PT deixa de existir. Se Lula  como o senhor diz quisesse realmente mandar simplesmente, teria num piscar de olhos se candidatado nessas eleições e teria ganho certamente de forma muito mais fácil. Durante vários anos tenho pensado que o inimigo era o Serra. Na minha mente todo mal que surgia partia desse homem. Mas não, todo mal que tem rondado os governos petistas, chama-se FHC. Está por detrás de tudo que se move para destruir o país e o PT e abrir caminho para seu partido falido. Lula não é o demônio, não é o inimigo de Dilma. O inimigo de Dilma chama-se FHC, um velho que não se conforma de ter sido deixado de lado e ser lembrado apenas pelo sujeito que quebrou o País por tres vezes, que o vendeu,ou melhor doou tudo que pode e tenta agora nos últimos estertores de uma vida inútil entregar a Petrobras e o Brasil aos americanos, afinal ele é um homem de palavra e está devendo aos ianques. Sugiro ao senhor que volte suas baterias para FHC, ele sim serve perfeitamente no figurino que o senhor tenta adequar ao Lula.

  36. Ao menos divulgue as datas corretas

    Que se sabe as datas marcadas para manifestações são dias 13 e 15 de março, e não dias13 e 16, como afirma este blog. Ao menos coloque as datas corretas em suas notícias-bombas-invenções se não continuarei com dor nos rins de tanto rir ao ler vossos posts. Ah, e publique o comentário, não apenas edite a data.

     

  37. O problema não é a “dilma”,

    O problema não é a “dilma”, são os políticos no geral. Digo q é culpa 100% do corrupto atrás da máscara política que só entram pra lesar o povo. Se alguém acha que ela sair irá resolver nossas angústias está muito enganado. Basta pesquisar a lista de políticos corruptos dos últimos 20 anos e verá q essa palhaçada existe em todos os partidos. O q adianta trocar e outros roubarem mais discretamente, e sabemos q será assim……….e será mais sofisticado o esconderijo dessa raça q nos sugam. A camuflagem será bem mais moderna. A única solução seria os militares tomar tudo, prender todos, tirar tudo de todos q nos roubaram, tirar essas leis absurdas q protegem os parlamentares na sua totalidade e fazer uma auditoria no Brasil inteiro. Como q pode ter tanto roubo e não acontecer nada. Cela com churrasquinho até eu iria querer, prisão domiciliar é outra piada para esses políticos. Não dá pra entender,  quando prendem um assaltante d banco pra onde ele vai? Um assaltante d banco precisa roubar uns 100 bancos pra dar o mesmo montante q um político rouba numa única vez……………….o q o torna pior q um assaltante!!! É um assassino além d assaltante. Nos matam porque o q nos roubam seria um capital q poderia estar salvando vidas em hospitais q poderiam ser melhorados com mais médicos e melhores atendimentos humano, dá dó e muita compaixão d ver tanta gente sofrer com essa saúde pior q precária. E a educação? segurança? melhorias das estradas? malha férrea? marítma? aérea? aeroportos? Principalmente marítima q já teria dado pra melhoras as descargas em “ene vezes”. É coisa d louco, o Brasil está indo d mal pra pior e não é só a presidente a culpada, são todos, todos os políticos do Brasil q só pensam no seu bem estar próprio e os outros q se danem. Outra coisa impressionante q os políticos dizem, é q o Brasil está mal porque a crise é mundial………….cara, é outra desculpa esfarrapada, e se juntar totos os setores q houve corrupção e há corrupção, podemos ter certeza q ela pesará 90% na nossa crise. Não precisa ser um “expert” pra fazer a tal projeção. Hoje se fazer levantamento em todos os setores estatais, todas as prefeituras, sindicatos, poderes se achará coisas terríveis. Repito q não adianta mudar presidente (já imaginou o vice presidente nos governando?), o problema é os políticos q existem e as leis q eles mesmo fizeram para os proteger com várias brechas onde seus advogados da mesma espécie sabem onde ir pra conseguir os benefícios nem q tenha d transformar as mentiras em verdades e todos engolirem por causa das tais brechas. Hoje o brasieliro não precisa d um político e sim d um patriota q respeite o povo, ajuda, socorre e dá mais conforto pra nós. Por isso comecei a votar nulo, o desgosto q nós temos é evidente e forte contra esses políticos. O bolso do brasileiro virou festa.

  38. vai melhorar tudo!

     

    Que crise o quê?! 

    Me convenceram em outubro que a economia ia de vento em polpa, eh “lorota” da impressa marrom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. Golpe, não!

    Criticar o governo é direito à liberdade de expressão. Xingar a presidenta no estádio ou na varanda é falta de civilidade, que desqualifica quem xinga. Defender o impedimento de Dilma, por capricho ou antipatia pessoal, sem fato determinado, é CRIME.

    Pouco importa se 1 milhão de cidadãos se deixam guiar por meia dúzia de golpistas. Serão 1 milhão mais meia dúzia de BANDIDOS, agindo à margem da lei.

    O Brasil tem Constituição e leis. As 4 eleições de Lula e Dilma foram limpas. Quem discorda da condução política, que utilize os meios de participação social legítimos e/ou seus representantes eleitos para dialogar com o governo. Mas, golpe, não!

    Fomentar o impedimento, a renúncia ou, até mesmo, o suicídio da presidenta, sem fato determinado, é CRIME.

    1. Golpe Não!

      PERFEITO!

      Todo este movimento está sendo articulado por uma casta que não se conforma em ter perdido o poder e não conseguir, de forma democrática, mostar um projeto que lhe leve de volta ao poder. Que se apure toda roubalheira, que se puna todos os espúrias que roubam a muito tempo este país;mas não se pode usar isto como forma de retormar o poder. Enquanto a crise  e a seca não atingiam esta casta privilegiada e ainda tinham um governo conivente com seus interesses, estava tudo bem; agora que temos um governo que olha para o país como um todo isto está incomodando; cuidado, da última vez que isto aconteceu fizeram  o presidentar sucidiar, se é que foi suicidio.

  40. Esse panelaço foi uma grande

    Esse panelaço foi uma grande palhaçada! Será que está faltando dinheiro para os milionários burgueses comprar MOET Chandon? Caviar? Panelaço é para quem está passando fome, tendo dificuldade de comprar comida, coisas básicas para a sobrevivência… não vi nenhum pobre fazendo panelaço… então, claro que é óbvio que a Elite quer varrer o PT do Governo e mais, são misóginos e machitas, xingando a mulher de vadia, vagabunda etc e tal… guilhotina na Elite.

  41. Gestão negligente é improbidade.

    Tem gente argumentando que a eleição acabou e foi legítima. Correto, a eleição acabou, mas a improbidade não. Collor também foi eleito legitamente, mas sofreu impeachment. Esta Presidanta merece o impeachment, por que é péssima gestora, é mentirosa e não assume nada. Tudo tem um culpado que não é ela. Consegui ser pior que o Lula, que foi surfando na onda enquanto estava a favor. Os exemplos são claros, Grecia, Espanha e Portugal com a falácia do socialismo estão aonde estão e estamos logo atrás. CHEGA de PT (não que os outros sejam grande coisa), mas é impossível escrever corrupto sem ter o PT no meio.

    1. Seu discurso é de um cinismo

      Seu discurso é de um cinismo a toda prova, atribui ao PT a primazia da corupção quando foi justamente nos governos do PT que a Polícia Federal e o Ministério Público trabalharam com total independência, além de outras iniciativas de combate a corupção como Controladoria Geral da República.

      O Brasil sempre foi visto por seu povo como o paraíso dos corruptos e da corrupção, só sendo ignorante sobre o nosso passado ou cínica como creio ser o seu caso para omitir o que foi em termos de corrupção a ditadura militar e os governos que a sucederam até o PT chegar ao Governo, como deveríamos qualificar o governo FHC e sua privataria que enriqueceu alguns apaniguados e entregou o patrimônio público a preço de banana, o que dizer da bandalheira que foi a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição, a lista de Furnas e etc..?

      Você diz que chega de PT, o seu direito de não gostar do PT e de seus governos é inquestionável, muitos de Higienópolis, do Morumbi, de Ipanema e da Barra da Tijuca não gostam, porém há um detalhe, o PT acabou de vencer a quarta eleição presidencial seguida e a vontade popular deve ser respeitada quer você goste ou não, é assim que funciona o regime democrático.

      1. resposta


        Inocencia ou cinismo é dizer que com o pt no comando, as falctruas e roubalheiras são investigadas e se combate a corrupção. O fio da meada começou a ser puxado pela polícia federal em um posto de gasolina em Curitiba com  Youssef a mando dos figurões do pt transferindo dinheiro para paraísos fiscais e aí a coisa perdeu o controle, o pt tentou mas não conseguiu conter as denúncias a avalanche de corrupção, e seguindo-se o rastro do dinheiro chegou-se aos inocentes Dilma e Lula que  para que a justiça seja feita deveriam estar na cadeia.  Quando se pega os malandros com a boca na butija, os seus inocentes úteis são agressivos, ameaçam.Hoje perante o mundo Brasil está mais desmoralizado do que nunca com a gang, a quadrilha do pt enrraizada, roubando com os quadrilheiros posicionados estrategicamente em todas as estatais para tirar tudo o que podem. Foram com tanta sede ao pote, que conseguiram arrasar a maior empresa brasileira, e vamos ter mais, quando começarem as investigações do BNDES, da Eletrobras. Esse pt é uma quadrilha. Não se escreve a palavra corruPTo sem o pt.

    2. UE socialista? só pode ser piada….

      “Os exemplos são claros, Grecia, Espanha e Portugal com a falácia do socialismo estão aonde estão e estamos logo atrás.”AHHH??? A Espanha socialista??? ah? ah? Portugual socialista? ah? Grécia socialista?? ah? ah? Um país da UE que o maior bastião da politica econômica ultraneoliberal, pior que os EUA, que vem há decadas desmontando o Estado de Bem-Estar Social é socialista??? ah? A essa altura se alguém sai com uma camisa vermelha na rua, só porque gosta da cor é tachado de ‘socialista’. Daqui a pouco até ‘socialite’ vai ser confundido com ‘socialista’. O caminho disso o pessoal do Instituo Von Mises já deu: o direito de votar é coisa de ‘socialista’….

  42. crticada e responsabilizada

    crticada e responsabilizada por topdos os lados não é toda a verdade.

    os movimentos sociais – mst, etc -sabem que há  na verdade uma exacerbação da luta de classes.

    a ver  no que vai dar…

    lutar pelo projeto progressista é uma questão de civilidade e

    respeito pela democracia e a presidente, apesar das críticas,

    representa esse projeto.

     

  43. Fala-se besteiras demais…

    Fala-se besteiras demais, nós estamos em um Estado Democrático, Dilma foi eleita pelo voto popular, estamos passando por uma crise, que diria de reflexo mundial, tem faltado algum tato à nossa Presidente, mas nada disto inviabiliza o Governo ou nos dá o Direiro de pedir que Dilma renuncie, isto é reflexo de uma base Política mau costurada, pois o PSDB é tão idiota que acredita que conseguiria trazer o PMDB para a seu lado para secundá-lo, se o PMDB se unisse ao PSDB – o que é impossível- o PSDB seria esmagado, estão acordem para a realidade, estamos em uma turbulência artificial pois a realidade é que ela em sido gerada pela oposição, que se a Dilma usar pulso firme e decisões acertada, some como um flato. Um Senador Aloysio, não sei o que, dizer que quer ver a Dilma sangrar até 2018, não só é estupidez, como se nosso povo fosse um pouquinho perspicaz entenderia que  nesta frase está explícito que quer que o povo Brasileiro sofra até 2018, isto é coisa de gente muito doente, e infelizmente é nossa oposição. Meu caro Senador Aloysio, vá se tratar. isto não é fazer oposição, isto não é Política isto é doença mesmo, debata, exponha idéias, apresente projetos seja objetivo, na realidade hoje considero o a oposição como chacais, vivem se alimentando dos restos, de um desgaste natural de qualquer Governo. Vamos Dilma, vamos mostrar para o nosso Brasil, que somos o melhor, não é uma pequena turbulência que nos desestabilizará.

    1. fala-se besteiras demais

      O Brasil por si só ja é uma besteira. A educação esta perdendo para o desenvolvimento e o povo apesar de toda a tecnologia ainda não é capaz de raciocinar por si mesmo. os governos vão e vem, prometem que vão fazer, mas é promessa de palanque, para ganhar eleição e depois todos falam que esta tudo bem, quando o povo continua sendo expoliado, atraves dos impostos e tudo para salvar o povo, pode???…..são apenas curativos paliativos. não desenvolvem nada de novo para tirar o pais desta enrascada e as nações não fazem muita coisa diferente. resta aparecer alguem que pelo menos seja ouvido. porque se não for ouvido, então não ha solução. soluções existem, mas preconceitos não permitem a solução ser ingerida e ela pode ser mais suave que os drinks que bebemos diáriamente e que descem quadrado.

  44. Estava pensando..

    Nassif!

    Estava pensando em não manifestar-me mais aqui e em qualquer outro lugar do mesmo viés pela total ausência de repercussão de textos do mais alto nível e intensão, como os seus, onde é preciso, o que acontece mais por culpa suas mesmo que, como autores dos espaços não gestionaram para o que produzem integrem o releasing diário de quem decide neste país, como a Presidenta no presente caso, um absurdo a meu ver pela grande importância que dizem ter essa mídia alternativa/opinativa aqui, alí e acolá.

  45. Nassif. voce esta fazendo

    Nassif. voce esta fazendo igual ao PT o Lula e a Dilma, o culpado e o Fernando Henrique 

    A culpa e falta de credibilidade que este governo tem ,com isso afugentou 

    os investimentos interno e externo e o País esta parado .E caso não mude os governante 

    o ,país tende a piorar cada vez mais 

  46. preciso de um psicólogo: a “coisa” tá muito complicado!

    seu nassif diz que o nome da crise é dilma

    dilma diz que o nome da crise são poule de dois:

    grave crise internacional desde a depressão de 1929

    e o enfrentamento da maior seca nunca antes na história…

    diante do impasse na culpabilidade crime e castigo pela crise

    destaco a revolucionária gestão sistêmica deste governo dilma.2

    deixando para trás o modo desonerativo enxuga gelo de gestão 2+2=8

    governo dilma.2 caminha a passos largos para integrar no modo sistêmico:

    custo brazil+custo de vida+custo planeta terra=crise econômica+crise política

    e na marcha dos acontecimentos para momentum fluxo refluxo das massas nas ruas

    a grande marcha da insensatez que se faz anunciar em redes sociais: grande crise social.

  47. Que Autoestima (ou Certezas) Invejável tem esta “Mulher”

    Sem comparações com os Líderes do G20, quase todos “chegados” a um Concerto de “Panelas” (Le Creuset Esmaltada de 7 1/4 a US$ 349,95 no Amazon, é claro) “ela é PIOR do que Putin, PIOR do que a Cristina Kirchner, etc.” e, sendo “Encurralada”, pela Direita e pela Esquerda, para ser PIOR do que o Maduro…

    Dilma, agora, nesta Fase da “sua” Estratégia de Gestão de Crise, tem a Obrigação de falar.

    Em qualquer Oportunidade que surgir.

    Tive a Sorte de ter tido um Chefe/Empresário e Brasileiro (incrível, este “Animal” existia no Brasil, e não era “Otimista” como o Steinbruch afirma ser, hoje, na Folha) que dizia:

    “Um Bom Vendedor não pode ver uma Caixa Vazia. Se a vir, tem que subir nela e Vender o Peixe aos Passantes…”.

    Dilma, a Contragosto (e, também incentivado pelo Nassif e todos nós), está tentando fazer isso.

    Na Fase 1, até agora, a Criticada Dilma ficou Mineiramente “na sua”.

    Esperando a “Velha Política” “Cair de Madura”…

    E, ela estava certa.

    Ao contrário do Collor, não peitou o Congresso.

    Poderia ter se regozijado sobre as “Vossas Excelências” neste Domingo.

    Poderia ter dito algo como: Com “Um Congresso de Merda como este, como Delegar?”

    Sabiamente, não o fez.

    Conclamou à União, para se superar os Desafios da Nação (quase uma Estadista).

    Até Nassif reconhece no Artigo que a Tempestade “Estava Passando”…

    Agora, o também “Mineiro” Nassif (“Mineirim Esperto”, mas que, em minha Opinião, fez falta um “Estágio” no DOI-CODI) sugere que ela não deveria ter “saído do muro” (“Aí a presidente aparece em rede nacional para chamar os tiros para si novamente”).

    Até a sempre “Leal”, Marta Suplicy, entendeu que poderia dar os seus “Pitacos” na Geni…

    E Dilma, em Entrevista ontem (Pós Panelaço), mais Bonita, mais Determinada, mais Eloquente, mais Firme do que nunca, enfiou o Terceiro Turno na goela do FHC/Aécio…

    O ÚNICO Jornalista razoável a Resumir a Síndrome do “Mas, Tudo é Culpa Minha?” foi o Paulo Nogueira:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-todo-mundo-quer-crucificar-dilma/

    Fora o Paulo, só o Zé Alfredo, o “Comendador de Preto”, “endossou” a Estratégia da Dilma:

    http://gshow.globo.com/novelas/imperio/vem-por-ai/noticia/2015/03/reta-final-ze-alfredo-autoriza-biografia.html

    Reta final: Zé Alfredo autoriza biografia!

    ‘Sou contra qualquer tipo de censura’, garante o Comendador

    Zé defende liberdade de imprensa e autoriza biografia

    Téo Pereira (Paulo Betti) apresenta a biografia de José Alfredo (Alexandre Nero) ao todo-poderoso.  “Então, comendador, o que achou do meu livro?”, pergunta o jornalista.

    Ao ler o conteúdo, o Comendador não perdoa. “Melhor você esquecer as letrinhas e pensar nos números! Fiz por alto uma conta de quanto você vai ter que me pagar por cada mentira, boato, fofoca, calúnia, injúria e difamação que tem de mim nessa porcaria de livro!”.

    Mas para a surpresa do blogueiro, José Alfredo acaba autorizando a publicação. “Primeiro, porque acho que a imprensa tem mais que publicar tudo. Sou contra qualquer tipo de censura. E depois… se tem uma coisa que aprendi como empresário de sucesso, é que toda publicidade é boa, mesmo a negativa”.

    Seria a Dilma uma “republicana até o limite da ingenuidade”?

    Ou estaria ela “retomando” a Bandeira da “Nova Política”, uma Bandeira “sequestrada” pela Dupla Marina/Eduardo Campos?

    Aliás, alguém imagina o que seria do Brasil se o Dudu, detalhadamente “Delatado” no Lava Jato, tivesse ganhado as Eleições?

    Resumo:

    Dilma, está percorrendo as Diversas Fases de sua Estratégia de Gestão de Crise (Espanto!!!???).

    – Fase 1: Moita. Deixa Cair de Maduro…

    – Fase 2: “Estou de Volta na Mídia”

    – Agora falta a Fase 3:

    “Muito a Contragosto” sou “OBRIGADA”  a fazer Novas Composições com o Congresso…

    Diz a Mídia Hoje: “Aturdida com a Crise, Dilma vai se reunir, novamente, com Lula”.

    “Ingenuidade”, Dilma, vai, com muito tato, buscar, apenas, a Foto que comprova que ela e Lula estão de Acordo com a Fase 3.

     

     

     

     

  48. Quando no debate com Aecio,

    Quando no debate com Aecio, Dilma gabou-se , afirmando que a bolsa familia do PT havia ampliado o universo dos beneficiarios de 200 mil para 5 milhoes de familias, pensei na hora, de onde havia saido esta grana.E vai por ahi, eh despesa para todos os lados sem a preocupacao com as fontes de receita. E cheguei a conclusao que o problema dos governos populistas eh exatamente este, falta alguem para contrapor algo como -Tudo bem, todos somos a favor destas despesas, mas a grana dah pra x  aplicacoes. Governo perdulario, conseguiu arruinar a economia. Mais uma decada de sacrificios.

  49. Lula, pelo amor de Deus, pega

    Lula, pelo amor de Deus, pega esse texto e leia com carinho para a Dilminha. Fale;

    -Dilminha, a bola ta livre na grande área, é so dar o chute certinho.

    Uma coisa ha que se dizer. Tiraram novamente o discurso do PSDB. As demandas agora se voltam para a esquerda.

    Todo mundo viu a ortoxia e ninguém gostou. Os adolescentes que repetiam mantras de classe média alta agora entende que o dolar sobe,os seus amados bens de consumo somem e sua viagem p Ny já era. 

     

    1. Esquerda???? O PT deixou de

      Esquerda???? O PT deixou de ser esquerda hà muito tempo! Aliados do Governo: Collor, Renan, Sarney, Temer. Oposuição ao Governo: PSTU, PSOL, PCO.

      Ou seja, os partidos verdadeiramente de esquerda são oposição ao governo.

  50. Discordo
    Tendo a importância que tem na economia brasileira, a Petrobras merecia ser investigada sob segredo de Justiça. O estardalhaço da divulgação dos esquemas de desvio de dinheiro na Petrobras não trouxe nenhum benefício à empresa. Na Bolsa as ações despencaram o que não é bom para a empresa e para o Brasil. Estranho é saber que o processo que Aécio Neves moveu contraoo Twitter ficou sob segredo de Justiça para não expor o senador tucano mas expor e massacrar a Petrobras na mídia pode.

    1. Concordo

      Claro professor, a intenção é justamente esta; desvalorizar ao máximo para vender a preço de banana como eles fizeram com a Vale dentre outras, o que deu errado é que eles perderam a eleição e a gora estão tentando arranjar uma forma de tomar o poder para concretizar seus planos.

    2. O Sr, André Araújo, velho

      O Sr, André Araújo, velho comentarista e hoje articulista do blog, já abordou este ponto aqui.

      Razões de Estado …

      Aliás, fez até um comparativo entre o destino das empresas alemãs pós-segunda guerra, onde empresas como Siemens, Thyssen, Krupp entre outras foram preservadas e nunca tiveram seus nomes associadas ao regime.

      Já aqui, é essa destruição da Petrobrás.

    3. A idéia é essa mesma, caro

      A idéia é essa mesma, caro professor. Quanto mais a Petrobras, que é um patrimônio do povo brasileiro, for aviltada, achincalhada, ridicularizada, desvalorizada e outros “adas” possíveis, melhor para os que, num futuro não muito distante, decidirem “privatizá-la” como a melhor saída. Melhor saída para o bolso deles, é claro! De preferência se ela for “privatizada” a preço de banana (já vimos isso antes, nem chega a ser original.) A campanha difamatória é gritante e indisfarçável. Será que ninguém vê? Ninguém se pergunta a quem interessa esse “carnaval” que está sendo orquestrado? Eu gostaria muito que os meios de comunicação fossem imparciais, mas está claro que eles não são. É lamentável.

  51. CADÊ OS POLÍTICOS?

    A nata, a elite brasileira, talvez não saiba, mas a violência, assola e permeia toda sociedade brasileira, principalmente as mais baixa, o Brasil vai virar uma imensa favela carioca, um sitio que não vai ficar só nos morros. O crack já se espalhou como uma epidemia, homícidios tomam conta das ruas, isto sem falar nos roubos, furtos, latrocionios, estelionatos etc.Parece que aprovar Lei Maria da Penha, Lei da Palmada, vai resolver alguma coisa, não vai.Isto é só cria mais um imbroglio nas nossas leis . Enquanto isto menores infratores, matam, roubam, usam drogas, os drogados, matam, traficam e roubam, furtam, tudo em nome de mais uma fumada, principalmente crack, MAS ISTO NINGUEM QUER VER, ninguem quer tocar na ferida nossa, da ONU, sei lá de mais quem….O JAIR BOLSONARO muitas vezes no seu impeto, apesar de parecer arrogante, diz muitas verdade que a sociedade e policticos, finge em nao ouvir e ficamos nesta hipocrisia.TALVEZ DEVESSEMOS MUDAR O NOME DO BRASIL PARA HIPOCRISIA!!!

  52. Peidos federativos

    Seja como for, eu votei na Dilma e continuo votando.

    Abaixo seguem as razões:

     

    1. Não votei no Sarney. Nem eu, nem você, exceto, os “indiretos” eleitos pelos “anteriores”, após o término da BABOSEIRA das diretas já, dado a obviedade da não “aprovação” da emenda nunca “dantes” ocorrida.

    Curiosamente,  conseguiu-se um resultado muito mais republicano do que poderíamos imaginar. Sobretuto, diante de um  país de Poder executivo fortíssimo, às vezes, apenas forte.

    2. Logo, não “negociei” nada na última norma fundamental pressuposta. Muito menos  na última carta  posta em out/88. nem votar eu votei!

    Todavia, os programas ficaram lá, parados, postergados para o “longo prazo”, à moda ortodoxa.

    Aliás, o termo ortodoxo é meio que contraditório. Ora, como algo que nos remete ao clássico, ao passado, pode empurrar com a barriga – cheia de peidos –  problemas  para o futuro?

    Prosseguindo.

    3. Votei no Collor. Arrependi-me, exceto, Itamar.

    4. Votei no FHC. Lamentavelmente arrependi-me.

    5. Votei no FHC, deiticamente.  Aliás, até hoje não me perdoo por esse ato estúpido  de minha parte. Uma especie de peido no elevador.

    6. Votei no Lula. Arrependi-me de não ter votado antes.

    7. Votei no Lula, com veemência.

    8. Votei na Marina. Arrependi-me. Marina é verde assim como o  camaleão.

    9. Votei na Dilma, com ênfase e arrependido de não ter votado antes.

    10. Continuo votando na Dilma.

     

    Enquanto isso…

    Os municípios- que são ENTES “autônomos”, inclusive, politicamente,  continuam existindo. É muito razoável pensar que os problemas estão pipocando por lá também. Pergunto: você está feliz com o poder instituído no seu município? E olha que  está  “pertinho” de  você com ou sem panelas e peidos.

    Os Estados federados estão próximos também  mas, nem tanto, exceto, para os cidadãos e os  paneleiros peidorreiros   da capital. E você? Está feliz com poder instituído na sua capitania hereditária?

    E a Dilma? É a culpada dos eventuais problemas municipais e estaduais também? Se alguém peidar na planície de um  município  o odor sobe para o planalto. E , caso o município esteja numa plano mais alto o odor desce para o planalto, desafiando as leis da física ? Desafiaria, portanto, a ciência natural, atemporal, “ortodoxa”?

    A Dilma seria a síntese de TODOS os peidos-problemas  brasileiros,  bem como os da Venezuela, da Argentina, de Cuba, enfim, da América Latina ( afora a colônia  americana, mais conhecida como  México naftalino). Quiça, a Dilma não seria a culpada de todos os peidos  do mundo, e até os ocorrido em Marte, caso haja vida “inteligente” e que adora feijoada   por lá também.  E estes peidos – no vácuo e “inerciais” – também seguiriam para o planalto?

    Por outro lado, eu concordo que o foco na esfera federal é recorrente neste país de poder executivo federal fortíssimo. Raramente o poder executivo federal é apenas forte.

    Culpa dos peidorreirros da casa grande, após a feijoada feita na senzala…

    Porém, não nos enganemos: Peidos há em todos os lugares, sobretudo, após o panelaço  de feijoada do último domingo, cujas “laranjas” , suponha-se, foram gentilmente cedidas pelo HSBC

    Saudações

  53. idiotas x mídia capciosa…

    Os idiotas sempre estarão de plantão para falar besteiras, isto é coisa sagrada em nosso País, digamos que a Dilma fosse eleita pela primeira vez e não tivesse traquejo político, seria motivo para renunciar, nosso modêlo econômico se esgotou, o mundo está em crise, e o Brasil está conseguindo sobreviver, eu ganho bem, trabalho muito, sou honesto, tenho princípios bem definidos, mas tenho certeza de que quem quizer trabalhar não será falta de serviço que o impedirá. Fico bobo como caras como o Ronaldo Gorducho, nunca foi NADA, além de sua habilidade com bola, o que qualquer analfabeto pode ter, e quer se postar de liderança. Realmente Nassif, faltam homens de peso em nosso Brasil, escolha e dedo e verá que não ultrapassam uma dúzia, Juizes corruptos, Parlamentares Corrruptos, e a Dilma vai pagar a conta, porque? onde está a lógica. A Globo é a grande incentivadora deste movimentos, ela deixa sempre nas entrelinhas um convite a baderna e a anti Democracia, tenho medo de nossa mídia, mas ela também pode começar a ter um medo, pois a esquerda, é muito forte e pode fazer a queda da Bastilha Brasileira, despojando estes Barões da Mídia, isto está muito perto de aconter, para toda ação existe uma reação, não se esqueçam, senhores Feudais do PSDB.

  54. DATAS COLOCADAS DE MANEIRA EQUIVOCADA 13 E 15 de março

    Datas corretas 13 e 15 de março

    Quer dizer que em democracia deveremos aceitar a corrupção calados !!! sem direito a modificar caminhos tão decepcionantes ………

     

    1. Espero que a senhora leve um

      Espero que a senhora leve um cartaz,questionando o trensaláo,o 1 milháo do agripino maia,da onde veio a grana para compra de votos da reelei;áo do FHC,assalto no detran, rouboanel….a Lista de Furnas,os aeroportos do Aecinho,a Sonega;áo da Globo…

  55. Pode escolher. Tem direito. Mas não escolhe!

    Essa da não escolha do novo ministro do STF é demais! O próprio STF reclamando que o cargo vago cria problemas para a instituição. E Dilma, necas! Eitcha mulher turrona. Adams,  Fausto De Sanctis … nenhum serve. Aí o cargo fica vago! O cfefe da Secom que não sei o nome até hoje, quer sair. Meu esse ministro da Justiça ridículo. Desculpe, mas um cara que não tem unanimidade nem no próprio Partido.. tá fazendo o que lá? Sei não … E claro, a insistência do PT nas mídias convencionais. Ou seja, pro governo e os “ins” do PT “esse negócio de midia PIG é coisa dos blogs sujos”. Podem crer, eles ainda acreditam que midiaPIG é balela. Tanto que engordam os caixas da grande mídia com polpudas verbas publicitárias! Apanham que nem vira-latas em dia de mudança, mas não se emendam ..

  56. comentario

    Não votei na Sra. Dilma, mas, acho que a atual situação não é só culpa dela. Os principais culpados são os politicos, que, trabalham somente para si e não em prol do país e do sofrido povo brasileiro. Desde criança escuto dizerem, que este éo país do futuro, mas, com essses politicos essse futuro não existe.

  57. Ao menos não há “crise de descomunicação”, é crônica há 12 anos

    A míRdia continua pautando o país como quer (e não é coisa boa). Se não, vejamos:

    Será que o tal panelaço representa a instisfação da maioria? Ou de um grupo de fascistóides amplificado por eles (redes sociais, vídeos, fotos, memes, e pela própria míRdia?

    Qualque bolinha de papel (quantas tivemos em nossas salas de aula, né?) é transformada em comoção nacional.

    Não importa a qualidade da notícia ou do do evento, mas a sua capacidade em atingir o emocional dos DID´s (desavisados, ingênuos e distraídos). Ou alguém ainda não percebu isso?

    Não importa afarsa ou verdae, uma gileinha num  Rojas pode criar uma hostilidade diplomática ou até entre povos…

    Entendo ser inevitável discutir esta baixaria do panelaço, mas a pauta (inclusive a nossa) é deles!

    Não, não temos uma “crise” econômica”, temos problemas a ajustar na economia (como todos no mundo).

    Não, não temos “crise” operacional na Petrobrás, ela vai bem obrigado. Temos sim uma oportunidade, com o enorme desafio de fazer investimentos (endividamento natural) sobre a maior descoberta de petróleo dos últimos tempos no mundo. E ela está aproveitando brilhantemente, está fazendo!

    Não, não temos um governo desastroso, mas o MELHOR que podemos ter no momento, de longe. Ou algum coxinha traz UMA opção melhor? Ou sequer pensa nisso? Agem como um DID segurando uma placa contra uma PEC (137) que nem sabe do que se trata? Querem destruir, mas sequer imaginam que precisam pôr algo no lugar!

    Toda esta “crise” cenográfica não passa de politico-jurídico-miRdiática, de cunho retroconservador e quasi-sexual, pois deixa os seus promotores (historicamente no Brasil) em estado de excitação pré-orgásmica!

    O problema é que, independente da mediocre qualidade dos “VTNC”, das “bolinhas de papel”, das ciclovias “comunistas”, dos “não vai ter Copa” e tantas outras evidentes, o que importa é sua eficácia nos corações e mentes dos DID´s.

    E com apoio oculto de interesses externos e maiores, além da exploração neuroliguística e de técnicas sofisticadas de RP e psicologia de massa que por sua baixeza humana, nem damos o devido valor, aplicadas através do novo canal da rede sociais, que no mínimo já empataram o jogo com os blogs de discussão plural (sim, há os blogs de indução e não de discussão, que são acessórios vomitórios de míRdia).

    Mas o governo (que não é perfeito, como nenhum é) contribui sim para esta crise cenográfica. Há muito! A comunicação do governo não “está em crise” … ela nunca existiu! A crise atual (que repito, é polpitica-juridica-miRdiática, mas não sócio-econômica) espalha-se sem contenção. Mais do que ter uma boa comunicação, é preciso ainda vencer a contra-comunicação unilateral e unidirecional existente.

    E se não houver nenhuma carta surpresa na manga do colete (que sabemos não tem manga) ou que nos ensine um surpreendente e histórico aprendizado, vai deixar a vaca, com ou sem tosse ir pro brejo, além da boca das zelites.

    Portanto, por favor, vou sugerir (o implorar?) mais uma vez:

    1) Coloque um porta-voz (expert em comunicação e alinhado, não um traíra idiota qualquer) na linha de frente com a comunicação DIÁRIA com a nação e a míRdia. Faça a pauta (ou entre nela). Não precisa dar a cara pra bater “digrátis”). Monte uma equipe de Olivettos e craques similares para dar suporte.

    2) Monte uma “força-tarefa” para enfrentar o MIAS GRAVE problema real do governo: a campanha permanente de contra-comunucação, que não é uma guerra de direita e esquerda, mas uma necessidade de infrmar e respeitar a democracia. Ou eu e mais 54 mihões de eleitores, vamos ver nossos votos e interesse pelo país escoarem pelo esgoto da míRdia, junto com o futuro de nossos filhos?

    3) Use a TV, o rádio, as revistas e a Internet (como fez a Petrobrás) comercialmente (inserções pagas em horário nobre, não para fazer propaganda, mas para informar, uma necessidade DEMOCRÁTICA que não está sendo cumprida, a menos de uma avassaladora campanha de oposição, difamação, insinuação, preconceito, prejulgamentos, ocultações e exaltações contrárias. Desocultar o que está sendo feito!. Esclarecer a nação! 

    4) Não explique nada sem contra-atacar! Ou simplesmente atacar ainda que só honestamente! Não fique no silêncio ou no “eu nego”! Afirme  ou questione o lado contrário sobre a acusação! Mencione o que há por trás, qual a intenção, a maldade, as razões podres. Esclareça atacando! Ou contraataque mesmo sem explicar o que não precisa! Provoque as provas até que eles não consigam ou caiam em contradição. Mas note, isso nem precisa ser feito pela presidente ou por membros do governo, mas por macacos-velhos.

    5) Use a Abin para desmascarar esforços e conspirações que nada tem de positivo para o país, mas apenas jogos antidemocráticos de poder. Processe todos os escessos, como a manchete claramente falsa, mentirosa e criminosa do “Petrobrás retira do balanço 88 bilhões de prejuízo de corrupção”. para uma cia de capital aberto, é crime até contra a economia. Qualquer bom recé-formado em direito consegue condenar os responsáveis e obter direito de resposta.

    6) Não há plano de comunicação que vá funcionar sem considerar o bloqueio e filtro hoje existente na míRdia. É preciso conseguir que a comunicação atravesse o bloqueio e que chegue sem filtragem ao destinatário (a nação). Ou que os filtros sejam plurais, até que a nação consiga depurar sozinha (leva tempo). “No pain, no gain”, “quanto mais abaixa, mais mostra a bunda”. 

    7) Governar não é campeonato de pureza, mas de resultados e para isso serve a política: para conseguir os seus sobre o dos contrários. Não dá para ganhar dos “russos” sem jogar (a menos que se combine com eles…).  A menos que se seja um driblador excepcional como Lula, não dá para levar botinada jogando limpo. Só precisa “tocar” de forma mais inteligente e menos venal. A menos que o time adversário queira jogar limpo (estão loooonge disso).

    Enfim, não precisa ser bandido para enfrentar bandidos. Mas além da boa intenção precisa usar know-how (inclusive de crime), treinamento, armas e equipamentos e para vencê-los. Ah sim, um “pouquinho de malandragem” não será de se jogar fora.

    Se tem alguma surpresa ou sabedoria oculta (tomara que eu seja só ansioso e burro e não perceba um Giap ou Muhamed Ali), que se use antes que os excitadíssimos adversários saiam de controle e que a angustia se transforme em raiva e apatia no seu eleitorado (os “DIDs” já estão no papo…)

    Pior, sem opções!

    Mas para quem tem o poder de fato há séculos, isso nem lhes é relevante. Apenas os incomoda.

    E nem isso eles aceitam…

     

  58. Reforma ministerial
    Dilma deveria fazer uma reforma ministerial para corrigir os equívocos da montagem da sua equipe. Pra começar deveria trazer para a casa civil o Jaques Wagner, colocar na Defesa o Michel Temer, na Justiça Nelson Jobim, na Articulação Política Tarso Genro e na Secom o Franklin Martins. Ela tem que botar pra correr do governo os ineptos, vaidosos e arrogantes Zé Cardoso e Mercadante, e tirar também o inexpressivo Pepe Vargas.

    1. É isso aí, concordo – reforma

      É isso aí, concordo – reforma ministerial

      Dilma dorme no ponto, enquanto a corja do PMDB avança pra cima so pensando em tomar o poder e contunuar roubando.

       

    2. Concordo Com A Reforma. Mas, O Johnbin? Déja Vu?

      Boa noite.

      Paulo Vasco, o Jonh Been saiu do Ministério por hostilizar a Dilma. Não é exatamente disso que Dilma precisa. Quanto a defenestrar os Zés, é para anteontem…

  59. Cegueira Seletiva

     A questão primordial: incompetência – em todos os níveis – do lulopetismo. O projeto de poder engendrado pela sua intelectualidade engajada não considerou todas as variáveis. Geralmente, ativistas partidários  negligeciam pontos que para nós , seres humanos “normais” , tem algum valor, em especial : a recompensa pelo trabalho realizado, com mérito, com disponibilidade solidária ao indivíduo, sem subterfugios, sem recompensas partidárias, são importantes e fazem parte do nosso cotidiano. Eles realizam “tarefas”  para um projeto utópico, às vezes de caráter messeânico. São  os escolhidos, e qualquer falha ou erro cometidos, por mais atroz que sejam, tem a justificativa do ideal imaculado a ser alcançado em futuro que lhes pertence. Nós , somos detalhes sem importância, neste filme dirigido por estas “mentes brilhantes”. Somos meros coadjuvantes.

    1. Na Mosca!

      Boa noite.

      Esta pergunta é tão inexcusável quanto aquela “quem vai colocar o guizo no pescoço do gato”. E ainda tem o temor de a encastelada só ouvir os que lhe dão [péssimos] conselhos, os presumíveis Zés.

  60. Coluna de Míriam Leitão no jornal O Globo – 10/03/15

    Coluna de Míriam Leitão no jornal O Globo – 10/03/15

     

    Qualquer governante pode pedir suor e lágrimas. Só não pode fazer isso mentindo. O teor do pronunciamento da presidente Dilma Rousseff foi muito ruim. Por trás de palavras como “paciência”, ela camuflou uma versão dos fatos que ofende a inteligência. Disse que a crise internacional explica a conjuntura brasileira, que nem está tão ruim; a imprensa é que confunde, em vez de esclarecer.

    Depois de uma campanha em que mentiu sobre a situação econômica e energética do país, fica muito difícil ouvir a mesma irritante distorção da realidade. A explicação para a mudança de inflexão da política econômica poderia ser feita de forma mais sincera, se ela não tivesse feito um marketing tão agressivo, acusando os seus adversários de preparar o que ela já sabia que tinha contratado.

    Dilma acusou os candidatos Marina Silva e Aécio Neves de estarem preparando um tarifaço de energia, de quererem “plantar inflação para colher juros”, de tramarem um ajuste fiscal desnecessário para tomar medidas impopulares. “Impopular quer dizer contra o povo”. Ela disse muito mais. Pouparei vocês da repetição do longo rosário de falsidades ao qual estivemos expostos na campanha.

    Não foi, como já disse aqui, a crise hídrica que nos trouxe o aumento da energia. Como sabem os que acompanharam as análises e as entrevistas dos especialistas, o governo contratou o tarifaço. Ao fim de 2015, a energia terá subido 100% em dois anos. Só em parte é a falta de chuvas. O erro foi reduzir o preço de forma populista e irreal, foi deixar as empresas sem contrato por erros de gestão, foi postergar o problema, mandando as distribuidoras pegarem empréstimos para serem repassados ao consumidor. Foi ignorar os alertas. Dilma já sabia que a energia teria que subir e muito em 2015, chovesse ou não. Os empréstimos bancários foram dados com o aval da Aneel para as distribuidoras cobrarem do consumidor com juros e correção monetária a partir deste ano.

    Segundo a versão que a presidente apresentou, a energia vai subir apenas temporariamente. Não é verdade. Até o aumento da bandeira tarifária vai demorar bastante a ser revertido. As empresas ainda estão pegando empréstimos bancários que continuarão nos próximos anos sendo jogados na conta. Disse que estamos entrando numa outra fase da crise internacional de 2008 que, na visão dela, enfrentamos muito bem. A economia americana está crescendo, com recorde de criação de empregos. A China reduziu devagar seu crescimento, mas isso era esperado, e ainda cresce a 7%, a Europa tem dificuldades, mas vários países tem desempenho melhor que o país. O Brasil está estagnado e indo para a recessão. Parte fundamental da crise é resultado de políticas erradas, gasto desenfreado, mentiras contábeis e preços reprimidos.

    Dilma disse: “como o mundo mudou, as circunstâncias mudaram, tivemos que mudar”. Para se aceitar essa versão era preciso provar que todo esse novo cenário ocorreu após a eleição. Durante a campanha, ela já sabia que mudaria o rumo na política econômica, mas seu marketing atacou e ofendeu todos os candidatos e seus assessores que alertaram que o Brasil precisava alterar o rumo da política econômica. É difícil, num domingo à noite, ouvi-la falar como se o país fosse formado por pessoas desmemoriadas e desinformadas. A se acreditar no que ela disse, o governo estava certo antes e está certo agora que mudou completamente de rumo, porque essa alteração só foi necessária no momento seguinte ao fechamento das umas.

    Dilma disse também que a crise brasileira não é tão ruim. Falso. O Brasil está com um déficit fiscal gigante, déficit externo enorme, inflação indo para 8%, país em estagnação, e a Petrobras no fundo do poço. Isso é sim uma situação grave. Sair dela será mais fácil se o governo reconhecer o tamanho da crise. Dilma comparou com o ajuste de 2003. Naquele momento, a alta do câmbio ocorreu pelo medo de mudança na política econômica que Lula não fez, apesar de ter dito que faria. A manutenção da política foi o suficiente para acalmar os ânimos. O país não estava com esse déficit fiscal, nem com tarifas reprimidas, nem em estagnação, nem em crise política. A conversa “sincera e íntima” que propôs não foi sincera. E foi o que mais irritou. Sinceramente.

    1. Sem querer ofender, mas não entro no blog do Nassif para ler

      Miriam Leitoa! 

      Os textos dela são boçais como tudo o que é impresso no tal Globo.

      Obrigado por nos poupar desta mídia…

      1. Ah, mas isso faz parte. São

        Ah, mas isso faz parte. São os sustos no caminho de quem “frequenta “os blogs que escolhe. Vira e mexe me deparo aqui com citações ao tal Paulo Henrique Amorim, e fujo correndo. Não é pra isso que leio o blog do Nassif.

    2. Por que Míriam não critica Alckmin?

      Mostre-me um texto de Miriam Leitão criticando Geraldo Alckmin por ter dito “Não falta água em São Paulo, não vai faltar água”. Será que a crise de água não poderia ter sido amenizada se Alckmin tivesse investido em obras lá em 2004 quando especialistas no assunto o alertaram sobre esta questão? Por que Miriam critica Dilma e não Alckmin? Míram diz o que a Globo quer que ela diga, essa é análise econômica que ela faz todos os dias.

  61. MIMIMI

    O grande problema é perceber se a questão é conjuntural ou estrutural. O jornalismo não consegue ver mais do que meio palmo à sua frente; então tudo vira crise, balbúrdia, tempestade. Vende-se notícia, “cria-se” emoções, factoides. Precisa escreve algo todo dia – muitas vezes forçando a barra – para a atenção do espectador, ou para interesses ocultos. O “subterrâneo” da vida é constantemente atribulado com fatos, pequenas crises, jogos, etc. O que fica mais aparente é aquilo que o jornalismo quer que fique mais aparente. É aquilo que ele enxerga. Neste caso, estão criando muita tempestade. A única coisa que eu temo é que, de tantas emoções criadas e superexcitadas, crie-se verdadeiramente o caos. Então, temos um caminho. Apegue-se ao otimismo – mas não a cegueira – e tratemos o conjuntural como conjuntural e o estrutural como estrutural. O Brasil tá pior que outros países? Tá pior que na era FHC? Abalos sísmicos fazem parte da natureza, assim como os embates políticos, econômicos e sociais. Dilma é uma grande personalidade neste enfrentamento. Poucos sobreviriam a este ataque: de um mundo que é real, e de um mundo que é inventado.

    1. A mídia contaminou as pessoas como no Caso Escola Base, lembra?

      Alguém lembra do CASO ESCOLA BASE em que a Globo divulgou que crianças eram abusadas pelos proprietários? No outro dia a população queria linchar as pessoas acusadas pela emissora. Hoje, vivemos algo semelhante, a imprensa malha dia e noite Dilma e o povo se acha no direito de ir pra cima da presidente. A foto que você postou mostra isso. Um povo manipulado pelos grandes veículos de comunicação.

      1. mídia

        O cartel da mídia brasileira estupra a inteligência, a sensibilidade e o senso crítico das pessoas transformando-as em vacas de presípios,manadas, massa de manobra sem que as pessoas percebam. suas ardilosas maquinações diabólicas. Dá pena ver tanta gente imbecilizada atirando no próprio pé ( atendendo aos apelos da Rede Bobo )

        1. discurso inconsciente

          Impressionante.! Quando leio os relatos descritos neste blog, fico com a impressao que leio ou interpreto coisas diferentes do que vejo ou assisto na midia. Vejo tanto repudio por alguns seguimento,principalmente daqueles que estao na moda( em evidencia) que me deixa preocupado com minha capacidade de decodificar e entender os textos descritos. E Globo,é a Veja,Isto é,Estadão e outros são sempre culpados por divulgarem os maus feitos dos politicos do PT. O mais interessante é que os fatos noticiados,de  alguns envolvidos, dizem se tratar de boatos infundados,acabam se confirmando,mas mesmo assim não convence os criticos tendenciosos. Será que estes sofreram uma espécie de lavagem cerebral,pois sempre repetem os mesmos cliches: É imprensa marron que quer a todo custo desestabilizar o governo de nosso ou nossa presidente ( leia presidenta). Acorde eleitores,vamos deixar de ver na politica uma bandeira por qual simpatizei,seja pelo galã,pelo primo,irmão,esposa,marido,sogra e etc…: vamos escolher sim ,mas pelas idéias,propostas, pelo engajamento,pelo seriedade e comprometimento com aquilo que se propõe a fazer. Digo isto,porque,percebo nitidamente relatos de simpatizantes que têm ou estão com os olhos vendados para tudo que fogem ao seu  angulo de visão. Parecem adestrados,só veêm aquilo que foi determinado,não possui discernimento para separar o joio do trigo.NÃO sei se o fazem por ingenuidade ou por profissão. Fato é que,nesses doze anos,desde a campanha do Sr.Luiz Inácio da Silva os marqueteiros do PT adotaram esta estratégia,a DESCONSTRUÇÃO. Desde então percebo que alguns leitores ou simpatizante do PT utiliza da mesma técnica. No mensalão, Lula até então presidente,dizia assim que a mídia divulgou o nome dos envolvidos . É  coisa do PSDB,que esta tentando impedir que um torneiro mecânico assuma o comando do Brasil. Esqueceu-se que acabara de se eleger por causa da demônização do governo de seu antecessor ,que ainda lutava para trazer a infração para 1 dígito. Mas já era notada a estabilização da moeda e o aumento do poder aquisitivo das classes menos favorecidas. Devo salientar que as conquistas se deram de forma gradativa porém sustentável. Quando se imaginou que  o então presidente que acabara de se eleger tomaria os rumos que havera prometido por ocasião de sua campanha politica, fato este que provocou uma certa turbulência do mercado financeiro ( talvez por que os investidores não acreditassem na linha de conduta até então prometida no plano de governo). Mas para surpresa daqueles, ai também me incluo,que não acreditava no programa de governo até então divulgado,eis que na posse; não sei se iluminado pelos deuses do importuno ou pelo Sr. Palloci,não que o Presidente Lula resolveu manter o mesma linha de governo adotada por FHC. Dali em diante vi que o então presidente era um impostor,e que faria tudo para nunca mais largar o poder. Quando vejo ou leio opinião dos simpatizantes do PT,fico com a impressão de que eles não tem senso critico ou são pagos para pensar com pensam ou não pensar. Admitir que errou também é um ato de bravura. Não precisa concordar comigo,so atinar para as recentes notícias,e não querer aprofundar nas investigações( para você que critica a mídia)sugiro que leia ou engaje no partido de sua escolha, mesmo que seja só para investigar! tire suas conclusões.Quando questiono a capacidade  dos  criticos da midia até aceito que não se deve acreditar em tudo que se noticie; mas se apossar do projeto de outrem sem a mínima capacidade de entender e executá-lo só poderia terrminar como terminou; doze anos de atraso,porque tudo aquilo que o Sr.Lula e a atual presidenta profetizaram caiu por terra. Serão eles capazes de reverterem tal situação nos próximos 4 anos? Ou mesmo dezesseis anos depois de colherem os frutos do plano real vão continuar culpando o seu criador.Temo que depois de tando tempo ainda haverão eleitores que caiam nesta armadilha. Só posso imaginar que é ignorancia,mesmo depois deste governo divulgar tantos avanços sociais inclusive na educação.

  62. O ego de FHC

    Há dúvidas se o governo “continua” melhor do que a oposição ? / O Planalto beira a “ingenuidade” ? (este recurso lembra movimento estudantil, coloca como juiz quem o usa, tacha-se de ingênuo e pronto, tá acabado, impressiona). / Criticar se a presidente, em dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vai à televisão e… também fala… sobre o que todo o mundo tá falando?  “Para chamar para si os tiros novamente” ? ( Tô pasmo, ou tô cego ) ./ Manifestação do dia 13: acho que será vista como pró-Dilma, pró-PT e pró-eventuais membros envolvidos – que se lixem presunções de inocência. Não importa se oficialmente é a favor da Petrobrás – e acredito que o seja com sinceridade e a melhor das intenções. Continuo: Tal evento e tal defesa (paradoxalmente junto com críticas ou análises críticas tão repetitivas) são, e estão sendo inoportunas (a Petrobrás está com boa propaganda na mídia, não precisa de manifestação organizada e com a participação de clara militância de um partido e de seus simpatizantes). Acho uma temeridade, um risco desnecessário, um tiro que muito provavelmente sai pela culatra. A direita, as direitas, devem estar gostando muito disso. / Não sei por quê, me vem à tona a combatividade de Cabo Anselmo./ Quem tem um Mangabeira Unger (assuntos estratégicos) e um Ciro Gomes (CSN), e não eu, não tem nada de ingênuo, nem precisa de vozes tão competentes que lhes apontem falhas e saídas.

    1. NÃO a passeatas pró-Dilma, NÃO ao confronto.

      é mais do que previsível uma manifestação minoritária diante da(s) manifestação(ões) que – reconheçamos – têm e terão também vários participantes que antes votaram em Dilma. No dia seguinte, a midia explorará ao máximo e exagerará o já a já exagerada diferença de números entre umas passeatas, uns atos, e outros. Não à provocação, não ao confronto. Se alguém ou alguéns… não leram até o fim meu post acima, tudo bem: a gente aplaude o que já tem predisposição de ler. A DN não tem um setor de segurança e inteligência? Não é se se perdoar, isso fica pro baixo clero da militância e simpatizantes. P.S. – Não se está acostumado a críticas dentro do mesmo campo. Imagino o que pensam e o que não pensam de mim.

      1. discussão só o é entre divergentes.

        Senão a igreja se impõe – como se impôs, aliás. Só heréticos masoquistas vão lá. Ou numa esperança não menos ilusória. Se a linha editorial é mesmo partidária que seja clara, ainda mais clara, o espaço ao contraditório é cereja de bolo, exceção que confirma regra. Blogosfera de senso crítico que não quer aplausos, nem comentários, ou modera pra pouquíssimos, e é plural no campo de esquerda , de esquerdas, há, p ex “Outras Palavras”, “Outras Mídias”, “blog da Boitempo”, “aluzprotegida” (de Lungarzo, autor do excelente “Os cenários obscuros do Caso Battisti “).

  63. Paródias brasileiras

    Dilma está para o Brasil , assim como o Biodiesel durante os oito anos de Lula.

    Era a salvação, palestras e mais palestras e onde foi parar o biodiesel.

    Álcool não compensa mais e gasolina adulterada, tempo em que só  os postos fraudavam.

    Salário encolhendo com aumento de inflação, impostos………..e tem gente tão esperta enchendo os bolsos.

  64. POR TRÁS DO IMPEACHMENT E DA PROVÁVEL PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS?
    Não é só o confronto do Estado Social (que privilegia pobres) versus um Estado Liberal (que privilegia os ricos), e muito menos corrupção, como forma de financiamento de partidos, que sempre foi a mesma em ambos os lados, inclusive com os mesmos financiadores…   A VELHA POLÍTICA EXTERNA DO DIVIDIR PARA CONTROLAR – OPERAÇÃO CONDOR II ? 

    O que  Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria e Venezuela atualmente tem em comum, além de pertencerem ao circuito do petróleo. Recentemente tinham ou ainda tem governos nacionalistas e  populações divididas em plena guerra civil ou perto disso. Esse caos terá sido coincidência justo nesses países praticamente ao mesmo tempo? Mera coincidência que suas populações de uma hora para outra derrubassem (Libia, Iraque, Afeganistão) ou tentassem derrubar (Síria e Venezuela) seus governos estáveis??? Será que é algum efeito colateral do petróleo nas mentes de seu povo? Acho que não. Vamos começar pelo exemplo do nosso vizinho, a Venezuela, que acaba de entrar oficialmente na lista negra dos EUA. Oficialmente, porque esse país já estava nessa lista, quando os EUA organizou e motivou militares a dar aquele golpe em Hugo Chavez em 2002. Depois do contragolpe do nacionalismo bolivariano, ambos os lados (prós e contra) se endureceram, chegando ao atual estágio de violências e cassações de direito… Vixi, será que o fato do Brasil figurar como 9° maior produtor… Vamos com calma.

    No Iraque, Saddam Hussein não era um santo. Todos sabemos. Muamar Gadafi (Líbia), tampouco. Os dois, ao lado da família Assad na Síria, faziam parte de um movimento (o nacionalismo árabe) a significar um grito de independência desses países – que, no passado, haviam estado sob domínio turco ou europeu.

    Em nome da democracia, os Estados Unidos varreram do mapa esses governantes. A Líbia foi retalhada, já não existe, debate-se em crise permanente com o confronto entre pelo menos 4 facções armadas. A Síria é um semi-estado, em que Assad resiste em Damasco, mas vê o Estado Islâmico (EI), de um lado, e os “rebeldes” armados pelos EUA/Europa, de outro, avançando sobre grandes porções do território. O Iraque é agora um protetorado ocidental, sem qualquer margem para se organizar de forma independente.

     Pode haver algo mais fácil de controlar do que populações desorganizadas, que se matam em guerras sem fim, sem a proteção de nada parecido com um Estado organizado?

    Mais recentemente, a intervenção de Washington avançou para a Ucrânia. De novo, vejo quem lamente que a intervenção não tenha levado a uma democracia ucraniana em estilo ocidental. Como se o objetivo fosse esse…

    Está claro que, também na Ucrânia, o objetivo era criar um estado de caos e inoperância – que, de toda forma, é melhor do que uma Ucrânia forte, unificada, pró-Russia (essa era a ameaça antes da famosa rebelião fascista da Praça Maidan, insuflada pelos EUA, em Kiev).

    A diferença é que na Ucrânia os norte-americanos encontraram resposta russa, que puxou para si a Criméia  e as regiões do leste  ucraniano (onde a cultura dominante e a língua são russas). “Ok, vocês podem criar o caos na sua  Ucrânia; mas na nossa, não” – esse parece ter sido o recado de Putin a Obama.

    Evidentemente, a derrubada dos governos em cada um desses países (do norte da África ao Afeganistão, da Ucrânia ao Tigre/Eufrates) seguiu motivações e roteiros próprios. Mas todas essas intervenções são parte de um mesmo movimento de afirmação da hegemonia dos Estados Unidos.

    Vivemos o período das “operações especiais”, das guerras não-declaradas, das rebeliões movidas a whatsapp e vendidas como “gritos pela democracia”.

    O mundo se ajoelha ao poder imperial. O nacionalismo árabe, que oferecia alguma resistência ao avanço dos EUA e seus parceiros da OTAN, foi destroçado.

    Mas voltemos à América do Sul,  para onde a política de intervenção de Washington se move agora contra os governos nacionalistas. Ou será de novo mera coincidência, que além da Venezuela as populações de Argentina e Brasil estejam divididas em torno do impeachment de seus governos?  

     Depois do nacionalismo árabe, chegou a hora de destruir o nacionalismo latino-americano. Não é por outro motivo que “bolivarianismo” virou o anátema, o palavrão, o inimigo a ser derrotado – numa ofensiva que é política, econômica e sobretudo midiática.

    Com um governo muito mais moderado, o Brasil também vive em estado de pré-convulsão política. Reparem: é o Estado (e não o “petismo”) que pode se desmanchar. Petrobras, políticas sociais, a própria ideia de desenvolvimento. Tudo isso está em cheque. E não é à toa.

    Na Argentina, já se fala abertamente no envolvimento de serviços de inteligência estrangeiros, na morte do procurador Nisman – com o objetivo de desestabilizar Cristina Kirchner – leia mais aqui, no texto de Paul Craig Roberts. 

    No Brasil, vivemos uma venezuelização de mão única: apenas um dos lados aposta no confronto total. Os paneleiros querem sangue; o governo mantem a moderação verbal. Até quando?

    O cenário é de um confronto que ameça não o governo Dilma, mas a própria ideia de um Estado nacional com projeto próprio. Não é à toa que os quadros mais ajuizados da burguesia – inclusive ex-tucanos, como Bresser Prereira  alinham-se contra o golpe, e em defesa do projeto nacional.

A manifestação do dia 15 é só um capítulo da guerra. A própria batalha do impeachment é parte de uma guerra muito mais ampla.

    Essa guerra será dura, e pode durar muitos anos. O tempo da conciliação acabou.

    Teoria Conspiratória? Nos anos 80, quando se falava na participação direta dos Estados Unidos na derrubada de TODOS os governos do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), ocorrida uma ou duas décadas antes, certos liberais uspianos sorriam, e atribuíam a afirmação a “teorias conspiratórias”; com a abertura dos arquivos da Operação Condor em Washington, conheceu-se a verdade. Parece “teoria conspiratória” que, depois de eliminar o nacionalismo árabe, os EUA preparem-se para um ataque contra a América do Sul bolivariana?

     

    1. Como assim

      Por favor me esclareça com sua sapiencia.Uma empresa que tem ações na Bolsa de Valores e Investimentos Externos ,pode ser considerada Empresa Publica.Ou totalmente de Capital Brasileiro?.

    2. Como assim

      Por favor me esclareça com sua sapiencia.Uma empresa que tem ações na Bolsa de Valores e Investimentos Externos ,pode ser considerada Empresa Publica.Ou totalmente de Capital Brasileiro?.

      1. A Petrobrás é uma empresa de

        A Petrobrás é uma empresa de economia mista. O controle acionário pertence à União; os demais acionistas são minoritários. Por esse motivo, o comando da empresa é estatal; é a União que indica o presidente e a maioria dos diretores da empresa.

  65. Dilma não é saida para o Brasil

    Nassif! Com apreço e admiração.

    Desde de quando você acha que a Dilma é saida para o Brasil. Precisa um pouco de bom senso. Já não chega o burro sabido do Lula que só d´´a palpite errado querendo agradra o PMDB os dois juntos não se sabe quem o pior.O tiroa  pode sair pela culatra com o Impeachment da Dilma eles estão na boquinha como piranhas para devoraro tesouro. Fale  ao povo para dar um basta nisso dai ai você estará contrinuindo para um Brasil melhor. Abs.

    1. Lourenco concordo com voce

      Lourenco concordo com voce somente um recado para o Nassif, voce não precisa participar das manifestacoes basta acompanhar e verar o percentual de brasileiro descontente com esse desgoverno.

       

       

  66. Inimigos

    “Quando abrir os olhos e perceber que têm inimigos, acredite… Isso é bom. Eles vão lhe fazer mais forte, ser mais esperto no sentido de mostrar que você é melhor, porem é sempre bom tê-los sobre seu olhar, pois os covardes jamais ficam de frente a alguém”. (S.Bernardelli)

  67. erro

    com todo o respeito possível, a falta de compreensão dos aspectos jurídicos do caso torna o post tecnicamente ruim.

    politicamente, é só uma opinião muito ruim, mas tudo bem a democracia é assim e é a melhor opção.  

    juridicamente, tudo q foi dito está errado. o PGR não denunciou ainda, mas haverá denúncia sobre estes fatos após o término do mandato.  haverá denuncia tb pela campanha financiada durante o mandato.  sério, o aspecto jurídio de quase todos os posts sobre o tema é muito preocupante.

    abs 

  68. A SAÍDA É O IMPEACHMENT JÀ???

    Nassif, na falta de um bode expiatório, como o Lula teve no Mensalão, a solução da Dilma será, obrigatoriamente, a mesma do Collor: impeachment. A diferença entre os dois é se, no caso dela, haverá cadeia também, o que parece bem provável pelo rumo das investigações.

  69. Hein?

    Velha mídia na lista do Janot? O problema da ex-presidente do conselho da Petrobrás, que decidiu por Pasadena e Comperj, foi demorar a agir? FHC é quem está por trás da barafunda?

    Atarantado…

  70. Acorda Brasil

    O PT é melho do que o PSDB. É mesmo??? Quem apoia o atual governo é Color, Renan, etc. Mudou o quê? A nossa educação está maravilhosa e saúde pública de dar inveja a qualquer país civilizado. Nem precisamos falar da seguança pública. São 12 anos de governo e mudou o quê mesmo??? Acorda Basil. Quem pode pagar por um plano de saúde e uma boa escola paticular tem medo todos dias que os filhos não voltem para casa, depois da escola ou tabalho, simplesmente porque moamos em um dos países mais violentos do mundo. Mas está tudo ótimo. 

     

    1. O que foi que aconteceu nos

      O que foi que aconteceu nos oito anos de FHC, Sra. Ana Santos? Vá lá atrás e faça uma verificação. Depois analise os anos de Lula e Dilma e veja quem fez mais pelo povo brasileiro. Digo mais: Essas investigações sobre a Petrobras ou outro qualquer escândalo de dinheiro público, se fosse no governo FHC, com o apoio da mídia, estava tudo escondidinho! É preciso entender os momentos históricos para poder tecer crítica. O resto é um partidarismo besta e um ódio implantado pela mídia na cabeça de Vossa Excelência.

    2. Tudo agora é culpa da Dilma?

      Antes de criticar Dilma, procure saber o que o governador do seu estado está fazendo pela educação, saúde e segurança. No Paraná, por exemplo, o povo saiu às ruas contra o governador pois perceberam que o responsável pela falência do estado é ele, ele que sempre culpou a Dilma por tudo. 

    3. Se fosse somente o Collor, o

      Se fosse somente o Collor, o Renam, etc, estava bem, mas tem o Alckmin, o Beto Richa, O Perillo, o Serra, etc Vc acha que eles fizeram um bom governo? que não roubaram nada? Pq será que o metrô não anda? e muito menos o processo contra os governadores de SP, que roubam desde o Mário Covas. Talvez vc não saiba, mas a Dilma não é uma raínha déspota, não. Todos os governadores tem sua parte, ou então prá que votar em governadores, não é?

    4. Nos idos de 90 ninguém tinga
      Nos idos de 90 ninguém tinga condições de pagar escola particular e ter plano de saúde. Ainda assim era perigoso largar o filho da gente na rua. Tínhamos que ir a pé até a porta da escola pública, onde os meninos comeriam melhor que em casa. Pagávamos um absurdo por um telefone fixo, e não havia financiamento de veículos acessíveis. O salário mínimo era de dar dó. Comprar roupas, uma vez por ano. Calçado com tempo contado para durar. Impostos eram como chicotadas de pinhola, por que qualquer centavo era sagrado. O transporte público era caro, em 1998 se pagava 1,10 no passe, e havia filas quilométricas para comprar com desconto em cotas especiais. Carne bovina era luxo, e churrasco só em festa; cervejinha nem pensar; iogurte, sucos naturais e frutas eram disputadas no palitinho. E a segurança, a segurança era inexistente. Nossa casa foi invadida 2 vezes entre 93 e 2000. As rodovias eram buracovias, se gastava 6 horas entre Brasília e Uberlândia em média. Hoje não reclamamos, e nossa profissão é a mesma: plano de saúde para a rapaziada, carro quitado, freezer cheio (com a carne cara para a média do período), todo mundo na faculdade, rancho 3 vezes por mes, e mantendo as mesmas medidas de segurança. O que piorou: a fila do cinema.

    5. Engraçado esse pessoal que

      Engraçado esse pessoal que fica gritando “acorda Brasil” com um discurso que é uma verdadeira dose de Rohipnol…

      Boa noite, Cinderela.

  71. Ego, Ego meu, ôps, não: Ego do FHC, minha obssessão

    Freud explica. Quem tem um Mangabeira Unger (assuntos estratégicos) e um Ciro Gomes (CSN), e não eu, não tem nada de ingênuo, nem precisa de vozes tão competentes que lhes apontem falhas e saídas. O blog se tornou partidário, mas tem seu  rebanho que só o lê, às vezes dá impressão que nem lêem com senso crítico, e chovem puxasaquismos. Ó, espelho meu!

  72. A crise! Que mais???

    Aqui, primeiro deem graças a Deus dessa maldita crise, incluindo a do escandalo da Petrobrás ter explodido agora! Em 2008 e 2009 a quebradeira foi geral em várias economias do mundo!! Na europa de hoje só se salva a Alemanha!! Sao paises que tem uma história e uma cultura anos-luz na nossa frente e mesmo assim estao na merda. Exs: Espanha, Portugal, Itália, Grécia e outras mais!!! Nao estou apoiando e nem criticando ninguem, mesmo pq a maioria dos imbecis que comentam aqui nunca passaram dificuldades na vida!! Nunca viveram uma inflaçao que beirava os 100% mensalmente. Nunca tiveram sua caderneta de poupança bloqueada por um governante louco que quebrou milhares de pessoas, nunca viveram uma recessao de verdade, que oprimia a populaçao de baixa renda e os limitava a ganhar um salário que literalmente só dava pra comer!! Faculdade, casa própria, telefone, carro??? Isso era realmente coisa de rico!!! Mas eu espero do fundo do coraçao que o atual governo suma do poder e o entregue novamente a direita elitista do país, fielmente representada pelo PSDB, que deixou o estado mais rico do Brasil, no caso SP sem água!! Quero de coraçao que esses lixos assumam o país e façam a vida de todos os pobres fudidos e miseráveis virarem um inferno de dante desde a hora que eles acordarem até a hora de dormirem!! Quero que a direita elitista acabe com o ENEM, com o BOLSA-FAMILIA, com o PROUNI, com o MINHA CASA MINHA VIDA, e com qualquer tipo de benefício social implantado nesses ultimos 12 anos!! Quero que todo pobre fudido e miserável fique sem acesso a qualquer tipo de programa social!! Pq eles hoje são a maioria que protesta contra o atual governo e merecem uma mudança radical em suas vidas para pior!! Como eu disse anteriormente não pertenço a nenhum partido político e gostaria que os 3 maiores do país hj: PMDB, PT e PSDB fossem extintos, juntamente com todos os outros! Dissolver tanto o congresso nacional como tb o senado federal seria extremamente positivo para o país!!! Seria interessante uma revolução popular, uma reação a todo tipo de corrupção existente em todas as esferas do poder!! Mas legitimamente feita pelo povo brasileiro!! Pq não pegar em armas, colocar um basta a todo tipo de bandidagem, tráfico de drogas, estelionatos, lavagem de dinheiro, contrabando e tudo isso feito por cada um de nós!!! Pense e relmente reflita!! Somos um povinho bundão e nunca seremos realmente  uma nação!!

  73. o ambiente putrefato em que

    o ambiente putrefato em que vivem os golpisras foi

     sintetizado, na minha opinião, numa frase

    dum comentáro do mogisenio.

    parafraseio: qualquer peido da planície

    se espraia no planalto e atinge a presidenta.

    peidorrentos putrefacientes apodrecem e

    empobrecem todo o ambiente saudável…

     

    1. Altamiro,
      O PT colhe agora,

      Altamiro,

      O PT colhe agora, aquilo que plantou. Na época em que era oposição, a qualquer ‘espirro’ do governo de plantão (Sarney, Collor, Itamar e FHC), era um tal de FORA FULANO, e IMPEACHMENT JÁ!…aí, ostraram o caminho, para quem veio a ser oposição…

  74. FHC

    Luiz, seu artigo estava sendo ponderado e inteligente como sempre, até a citação de que a responsabilidade pela crise é do FHC, desculpe-me mas assim é demais! a responsabilidade é da nossa presidente, que se sabia era conivente e se não sabia é incompetente. Rifar a responsabilidade é uma forma de dizer, sou culpado, mas quem não é!

    Precisamos sim adotar posturas verdadeiras e sinceras para resolver os problemas.

     

      1. Crime deve ser o estelinato

        Crime deve ser o estelinato eleitoral aplicado pela D. Dilma, a omissão dela no caso da Petrobras, sem falar

        na sua gestão como Ministra e no proprio conselho da da empresa.

         

        1. Bem…. por falar em

          Bem…. por falar em estelionato eleitoral, creio que seria indelicado a gente se olvidar do grande governador de São Paulo, aquele que garantiu que não haveria racionamento de água. E não houve mesmo racionamento!

          Houve, isso sim, foi a falta dela nas torneiras.

        2. Bem…. por falar em

          Bem…. por falar em estelionato eleitoral, creio que seria indelicado a gente se olvidar do grande governador de São Paulo, aquele que garantiu que não haveria racionamento de água. E não houve mesmo racionamento!

          Houve, isso sim, foi a falta dela nas torneiras.

        3. De ilações e conversa mole –
          De ilações e conversa mole – como a sua – o inferno está cheio.
          O fato é que não há fato derminado contra Dilma que justifique o impedimento. Só o ódio gratuito e antipatia pessoal contra a figura da presidenta. Além do hábito arraigado de corromper, sonegar e burlar a lei de parte dos brasileiros que querem que Dilma seja impedida de ser o seu mandato legitimo.
          Repito: impedimento sem fato determinado é CRIME. Quem pratica CRIME, como esse que o sr. apóia, BANDIDO é.

  75. FHC ………….. novamente ????

    Bom artigo, se não fosse ……………

    Mais uma vez o FHC é colocado como culpado !!

    “… instabilidade econômica decorre da atuação de Fernando Henrique Cardoso”

    Por favor ……… respeitem a inteligência dos Brasileiros !!

     

  76. O nome da crise é Dilma e a saída também.

    Nassif,

    aqui você está escrevendo um artigo, sua opinião, contudo, mesmo opinião necessita de embasamento. Felizmente não é jornalismo, que compreende informação, e isenção na abordagem, sem partidarismo.

    Seu texto culpa Fernando Henrique de desestabilizar a economia, ISSO sim é falácia, pois qualquer dona de casa sabe que se gastar mais do que tem na carteira, terá que recorrer ao cartão de crédito e/ou ao cheque especial, e com isso, haverá ‘inflação’, via juros cobrados nessas linhas de crédito, o endividamento aumentará, e haverá problemas de acesso ao crédito. Isso desestabilizará as finaças domésticas, e ela terá que cortar gastos, até conseguir equilibrar a balança econômica de seu lar. Assim é com a economia, MACRO-COSMO do meu exemplo. A falta de seriedade na abordagem das falhas estruturais no comando da economia, a insegurança institucional gerada pelas constantes mudanças de rumo e discurso, o aumento crescente dos gastos correntes, o endividamento, e outros fatores mais (excluindo-se a corrupção galopante), provocaram um desequilíbrio monumental nas contas do governo, e sua consequente crise de governabilidade econômica, já que a política tem outra raiz, como você mesmo citou.

    Após o período de grande crescimento, fomentado pelos altos preços das commodities de então (minérios e grãos), consumidos principalmente pela China, e que o governo dizia ser mérito dele, e não da conjuntura da época, em que tinhamos um crescimento menor do que o de países menos expressivos que o nosso, na América do Sul, chegamos ao período das ‘vacas magras’. Aí, a culpa agora é da crise mundial, que por sinal parece estar passando, com a recuperação dos EUA, via fracionamento de Xisto, e da europa, ainda instável, em razão da Grécia e outros parceiros. Esse governo não assume seus erros, prefere inculpar outros fatores, mas adora colher frutos que não são dele.

    Você vem então se juntar a esse coro de insanos, ou desonestos intelectuais, para tentar  empurrar a culpa para outros, pela desestabilização da economia? Não te cobrarei coerência, mas sim, responsabilidade! Mas lendo textos anteriores em sua coluna, sempre se percebeu sua tendência pró-governo, entretanto, vez ou outra você mostrava os erros de condução do governo. Acho, minha opinião, claro, que perdeu o viço, ou o rumo, ou sei lá.

    Não há mais o que dizer. Agradeço a atenção. Tenha uma boa semana.

  77. Lava Jato

    Luis Nassif, boa noite!

    Uma coisa é a oposição estar se empenhando em ver o seu opositor se dar mal. Qualquer um que tivesse na situação dessa oposição faria a mesma coisa , senão pior. Nunca vi oposição perder uma chance de atacar o opositor, o PT fez isso varias vezes no passado. Mas não é por isso que estou nessa enquete. Estou aqui para lhe lembrar que o PT não se sarfou ainda, pois o operador que já fez esse estrago é do PP. O sr. Renato Duque, chefe de Barusco, ainda esta por cair, pois ele sim, na hora que cair o PT vai ter o mesmo destino do PP, assim como o PMDB quando Cerveró não aguentar o tranco e abrir o bico. O que acho disso tudo é que ficamos aqui se debatendo sobre essas lambanças e somos apenas meros espectadores de uma disputa de poder. Mas que o PT se lambuzou com o mel da PETROBRAS, se lambuzou e tem de pagar com seu erro.

    Sem mais

  78. Mídia ataca Dilma enquanto o Congresso prejudica o país

    O Congresso ainda não aprovou o orçamento de 2015, algo que deveria ter sido feito em dezembro de 2014. Isso está prejudicando o país e não vejo ninguém esbravejando nas ruas contra deputados e senadores, o que prova a péssima qualidade do noticiário deste país que tem culpado Dilma por tudo. Para exemplificar o que acabo de dizer vejam este vídeo mostrando como a Globo manipula a opinião pública:

    https://www.youtube.com/watch?v=GnXls9NUc2E

  79. Culpar FHC é dose.

    Culpar FHC é dose. Infelizmente, esse movimento antipetista veio de baixo para cima. Se o PT não compreender isso, está frito. 

  80. O que observo:

    parlamentares e “outros” já se disseram contrários à deposição da Presidenta.

    Querem deixar esse “detalhe” para “o afã das ruas”, objetivando alcançar a “queda do governo via povo”, para, depois, sairem “limpos do golpe” e continuarem, caso sejam “contumazes” parlamentares, se elegendo ou, em caso de empresários “ilibados”, firmando contratos com o governo pós-golpe.

  81. Ainda bem que nosso país tem
    Ainda bem que nosso país tem um povo que enquanto milhares estão protestando nas ruas, temos milhares de outros de joelhos clamando a Deus em favor da manutenção da paz em nossa nação, silenciosamente!!!

  82. FHC de novo o culpado?!

    Curiosa a afirmação do Sr. Luis Nassif, de que “grande parte da instabilidade econômica decorre da atuação de Fernando Henrique Cardoso”. Tenho 53 anos e desde criança nunca tinha visto moeda no país, o que só conheci no governo FHC. Fernando Henrique foi o único, nas últimas décadas, que conseguiu tirar o país do “atoleiro” da inflação, o que implicou em um esforço enorme de toda a nação e que o PT está jogando fora com sua política econômica desastrosa. Sem contar a roubalheira nunca dantes vista. Ora, me poupe Sr. Nassif, dessa besteira.

  83. Foi o FHC

    Absolutamente ridículo. Nassif aderiu ao foi o FHC. O PT no poder a 12 anos e a culpa da economia estar do jeito que est[a é dele.

    1. Não se governa sozinho.

      Meu caro, não se governa sozinho! É necessária a colaboração de todos os interessados em fazer o Brasil ir para frente e não depende só do governo. É claro que os governos petistas erraram. Porém, considero que o maior erro cometido foi e é o republicanismo dos governos Lula e Dilma. Quando Lula ganhou as eleições pela primeira vez tinha a adesão da maioria da população e no entanto não fez a Auditoria da Dívida Pública que se esperava e além disso precisava escarafunchar os erros do governo anterior para não assumir culpa que não era sua. O resultado disso é o PSDB e a direita brasileira colocar a culpa de toda a corrupção nas costas do PT. E isso é de um cinismo sem fim. Outra questão que deixa a deseja é a falta da regulamentação da mídia e uma reforma política democrática.

      1. Concordo plenamente.

        Concordo plenamente. Notadamente no governo Lula. Quantas concessões de rádio e TV ele concedeu a correligionários defensores dos ideais progressistas? Quantos empresários com os mesmos ideais foram beneficiados por aporte de recursos em projetos econômicos que visassem integrar os mais pobres a participar das riquezas nacionais? E na Educação e Saúde? Ainda que se saiba que os gastos com Educação e Saúde foram maiores que nos governos anteriores, creio que foram muito tímidos. Poderiam ter sido mais significativos. Aí as mentiras da oposição poderiam ser plenamente combatidas. E as raposas que foram mantidas comandando os galinheiros? Neste aspecto a administração petista foi um desastre. Lembra a história do elefante que ajudou o escorpião a atravesar o rio e quando chegou do outro lado levou uma picada e reclamou: mas eu não te ajudei a atravessar o rio? E o escorpião respondeu: é a minha natureza.

  84. Excelente texto

    A cada dia vai ficando óbvio demais para não se ver. A crise não é do Lula, nem da esquerda, muito menos do PT; manos ainda do Varguismo, a crise é da Dilma. Acreditamos que ela não faz por mal, mas o resultado é o mesmo, é um cargo que exige tremenda capacitação de quem assume a presidência. Exige articulação, visão política e econômica, visão de quem se deve nomear, e muito, muito mais. Uma pessoa com um mínimo de imparcialidade já deve ter captado que Dilma passa longe de tudo isto.

    Agora a verdade seja dita, nem só de Dilma vive a crise. Ou seja, Dilma não é 100% culpada pelo que se passa no país, mas a Constituição “cidadã” de 1988 tem boa parte da culpa. O sistema pluri-partidário é uma bomba relógio que mais cedo mais tarde vai se traduzir em in-governabilidade e caos econômico e administrativo. Hoje temos 30 e poucos partidos, se a cada ano aparecerem mais dois ou três, daqui há duas décadas o Congresso estará inegociável e o país in-governável.

    Tudo isto porque se confunde democracia com decentralização de poder. com tantos partidos fica impossível ao Presidente em exercício negociar com todos ao mesmo tempo. E mais, nesta constituinte todo mundo manda mais do que o Presidente. Manda o STJ, manda o Procurador Geral da República, manda a mídia, manda o congresso, e o Presidente não tem poder algum frente a todos estes poderes. Resultado, país dividido e ingovernável, economia estagnada.. Como todos sabem, casa dividida não prospera.

    A propósito, após a promulgação da Constituição “cidadã” os PIBs raramente foram altos, alguém já se perguntou o porque disto?

    Mas as crises são boas, porque põe à prova nossas fragilidades à tal ponto que sejamos obrigados à corrigí-las. Países como os EUA, Japão, Alemanha, e outros, só emergiram como potências depois de passar por crises insuportáveis.

  85. Fraco

    Nassif, você já escreveu melhor que isto. A única análise racional, e não fruto de ilações, ou paranóias, é a de que o Impeachment não resolverá nossos problemas. Mas, daí a trazer a múmia do FHC (principal ideólogo) para este “embrólio” que a própria Dilma criou, não tem cabimento.

  86. O andar ‘desajeitado’ de

    O andar ‘desajeitado’ de DILMA e seu discurso ‘rebuscado’ e por vezes confuso (em face de LULA, que fala à alma do Povo, tudo parece rebuscado e confuso) revela muito sobre ela, sobre o seu Governo titubenate, e sobre a sua falta de ‘jogo de cintura’ para lidar com as atribuições eminetemente políticas de seu cargo… ‘Para limpar a PRIVADA é preciso meter a mão na Mer….’ Mas eu acredito que ela está aprendendo muit, e que vai sacudir a poeira e dar a volta por cima. E também acredito que a Política é um dos terrenos mais férteis para o imponderável, como o FUTEBOL, e de resto é imponderável o SER. 

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  87. Para quem defende o governo,

    Para quem defende o governo, colocar as palavras “saída” e “Dilma” na mesma frase é uma temeridade. Já não sei de que lado o colunista está.

    1. Concordo.
      Também não sei; os

      Concordo.

      Também não sei; os posts estão cada vez mais agressivos contra a presidente, e, o que é pior, estão estimulando uma agressividade e um desespero ainda maior por parte dos comentaristas.

      E isso desde a campanha eleitoral, com a conversa da fraude eleitoral.

      Uma coisa é ser crítico do governo, o que todos devemos ser; outra coisa é atacá-lo de forma constante e irrefletida, de forma a erodir a sua base de sustentação.

      Triste a coisa.

  88. Contra o Ato pela Petrobrás, e contra passeatas pró-Dilma

    Ouço rádio popular/popularesca,ouvi “enquête” tendenciosa s/ volta de regime militar distinguindo… de ditadura!Mas não se fala em privatizar a Petrobrás.O tema só circula entre minorias q falam pra minorias.P/ isso,sou contra manifestação pró-Petrobrás e pró-Dilma.Deveria ser pelo Estado Democrático.Eis como o povo vê:”Petrobrás = PT = Defesa de seeus eventuais corruptos do PT=Dilma.(que se lixem presunções de inocências)”.Não é minha visão,é o q acho q é como o povo vê e verá um Ato q acho inoportuno no momento.É dar mais pano pra manga.É criar um inevitável e muito arriscado confronto e comparação. Até antes eleitores e simpatizantes do PT estão indignados. Bom lembrar a combatividade do líder Cabo Anselmo.

    1. Ato ou Passeata será minoritário, trará mais assunto

      Ato (confuso, como diz o próprio Nassif) ou Passeata será minoritário, a mídia explorará e exagerará:”Tão vendo?A imensa maioria quer “Fora Dilma” “.Ir ao confronto,até um respeitável intelectual que cita Marx,Roberto Amaral,por aqui reproduzido, pregou um golpe de esquerda! Estranho,muito estranho que houve pouquíssimos comentários CLARAMENTE se opondo àquilo. Este ingênuo Nickname foi o único a usar todas as letras de que aquilo era pregação de golpe (de esquerda). Que silêncio cúmplice por parte dos participantes e visitantes do blog!

  89. Manifestações

    Trocando o bolo ao invés de eliminar as moscas.

     Nunca vi o Brasil tão baixo astral assim desde 1982. Estamos paralisados por um movimento de falso moralismo da direita retrograda que aposta no quanto pior melhor para retomar o poder.Parece que houve uma despolitização e deseducação muito grande em relação à época da redemocratização do país, o que fica claro nas manifestações com –pasme- pessoas e grupos clamando pela volta da ditadura militar e outras pérolas como vi agora a pouco numa faixa: “pelo fim do Supremo e do Governo Só queremos Ministério publico e Policia federal” (quá, quá, quá!), mas o mais desalentador é ver em curso o processo de auto-sabotagem da nação, através da canalização da raiva para lugar nenhum, ou para todo lado…, paralisando a economia e o país, como se isso fosse levar a algum lugar, porque embora todos sejamos contra a corrupção e baixa politicagem, não serápela autofagia que vamos mudar as coisas, mas as pessoas tem preguiça de pensar e acham mais fácil eleger um bode expiatório, que é bem explorado/capitalizado pela mídia e os inconformados com o resultado das últimas eleições.Causa espanto, ver que as pessoas estão indo à Rua para derrubar a presidente eleita, ao invés de exigirem do congresso uma mudança de postura e as reformas que o país precisa.  Preferem ser manipulados contra a presidente, como se houvesse uma única acusação do ministério público contra ela, ou como se a corrupção fosse algo novo e exclusivo de um partido, esquecendo-se que a matriz dos nossos problemas são desde sempre, o não enfrentamento da reforma política, para desencorajar a corrupção, extinguir privilégios, como foro especial para políticos, etc.Em outras palavras, preferem trocar o bolo a eliminar as moscas, donde se conclui que a “moralidade” é só um pretexto para um 3º turno. Pobre país!Chega a ser risível o presidente do congresso e da câmara, sendo investigados por corrupção, e a indignação e a raiva serem capciosa e desonestamente desviados e direcionados a depor a presidente, sem sequer raciocinarem que eles estão na linha sucessória, deusdocéu !!!? Ainda por cima, não percebem que agindo assim estão transformando o Brasil num Paraguai, onde o presidente é deposto toda hora sem mais nem menos e nenhum respeito às regras institucionais.A raiva da baixa politicagem e corrupção que deveriam ser canalizadas para mudanças estruturais, como a reforma política, fim do fórum privilegiado, fim do financiamento privado de campanhas, que é a raiz da corrupção, estão sendo direcionadas para derrubar a Presidente e desmoralizar o país, nivelando-o ao nível de uma Guiné Equatorial, Paraguai etc, por puro ressentimento, sexismo, misoginia, machismo, discurso de ódio e burrice.Pobre nação, onde as pessoas estão indo a rua se indignar e bater panelas sem saber pra quê?  Querem derrubar a presidente, sem nem sequer saberem o que vem depois, o custo e as consequências da quebra das regras eleitorais instituindo o “terceiro turno” a fórceps !?   É inacreditável a burrice. Não conseguem ver que não há nenhum valor prático em bater panelas, derrubar uma presidente e manter as mesmas regras e corruptores nos seus devidos lugares. Além do quê, há uma quase total ignorância sobre o que é “república” e as regras constitucionais, federação, divisão de poderes, etc.  Hoje a presidente é crucificada por coisas como buraco na calçada, até a falta de médicos em hospitais estaduais e a seca no sudeste. Tudo ficou tão patético de repente… É o vale tudo para depor a presidente, mulher que ganhou do playboy ungido pelas elites. (Haja misoginia incrustada no inconsciente coletivo deste nosso Brasil!)Perdeu-se a noção completamente e isso tem sido amplificado pelos bem nascidos e a mídia gorda que em tese, deveriam conduzir o país por caminhos melhores. Para piorar, os ressentidos que perderam as eleições resolveram se vingar, e juntamente com a irmã siamesa mídia, espalham mentiras, incentivando desonestamente a irracionalidade e indignação, para cima da presidente, mesmo sabendo que ela não é culpada, mas não importa. O que importa é dar o golpe, é destituir o partido vencedor das últimas eleições e depois, foda-se!O ódio ao PT, aos pobres, nordestinos e às mudanças ocorridas nos últimos anos, não foram digeridas pelos mais bem postos na vida que agora estão aproveitando o “momento”  para se vingarem,  direcionando contra a presidente, a indignação difusa da população contra a corrupção, “criminalizando” o partido, para feri-lo de morte, apenas por raiva, ressentimento e inveja, mas e depois? O que virá? O PMDB assume de vez. É isso? Justamente o partido, cujos caciques são os maiores suspeitos no escândalo da Petrobrás ? Sério isso? Então onde está a preocupação com a corrupção? Qual a lógica dessa indignação, panelaço então ?Que país é esse ?Esta manipulação e o ódio incentivado da mídia/direita cegou as pessoas comuns ao ponto de acreditarem que o maior problema do país é o PT. Passaram a acreditar em bobagens comunistas, entre outras coisas fora da realidade.Está claro que, o maior problema do Brasil não são os pobres, são os ricos. A elite com poder econômico e político é quem poderia tornar o Brasil um país mais justo e menos desigual, mas não quer, nunca quis. São pessoas narcisistas, pouco cultas, que se acham superiores, que se sentem especiais num país tão selvagem e ignorante, tão desigual. Preferem manter essa distância “do povo” para manter esse sentimento de que são “diferenciadas”, privilegiadas… gostam do olhar de admiração, inveja, até de ‘endeusamento’… Que as novelas globais e cultura de celebridades, sempre souberam explorar tão bem. Quem realmente pode mudar o país, não quer que ele mude, ou quer “mudar” para ficar tudo igual.Nunca pensei em jogar a toalha antes, mas confesso que desanimei. Não acho que o Brasil vá ser nada diferente do que tem sido durante a minha estadia aqui na terra.

     

    1. Presidente que pediu para ser

      Presidente que pediu para ser deposta, insistindo num ministro incompetente, políticas desastrosas, populismo, preconceito social, FORA DILMA E LEVE JUNTO O PT

  90. O FIEL DA BALANÇA É A CLASSE C!

    O FIEL DA BALANÇA É A CLASSE C!

    O Governo deu uma guinada à direita na economia. Esses ajustes certamente eram necessários, mas não conquistam 1% de apoio dentre aqueles que votaram contra o PT nas eleições passadas. As medidas, porém, tem o dom de fazer ruir boa parte do apoio que veio das esquerdas e do eleitorado de centro, a “insondável” Classe C.

    Como elo fraco da corrente, essa massa eleitoral, mais concentrada no Centro-Sul do país, precisa de quem a defenda, ajudando o governo a reconquistá-la. Os textos acessíveis a partir do link abaixo propõe uma agenda de esquerda, com propostas para informação, saúde, educação e reformas urgentes que o Brasil precisa.

    Recomendamos a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

    1. O cara é militante do partido

      O cara é militante do partido desde a fundação. Obviamente ‘puxaria’ a barasa para a sardinha dele!!!!!!!

      Veja se ele é ou foi da classe ‘C’ ???????

      Essa turma só divide o que é dos outros……………..

    2. O cara é militante do partido

      O cara é militante do partido desde a fundação. Obviamente ‘puxaria’ a barasa para a sardinha dele!!!!!!!

      Veja se ele é ou foi da classe ‘C’ ???????

      Essa turma só divide o que é dos outros……………..

  91. Este governo já deu o que

    Este governo já deu o que tinha de dar, apoia se nos esfomeados desinformados que votam em quem lhe garantir uma refeição por dia, impeachment pode acontecer sim, lembrando que o Collor caiu por muítissimo menos que isso, estamos péssimos, desindustrialização, perspectiva de recessão severa, enquanto isso, ministérios inútieis são mantidos, cargos comissionados pagos com o bolso do povo brasileiro, empréstimos sem lastro feito para ditaduras cripto comunistas, neste dia de hoje 19 do 3 de 2015, Dilma já não tem nenhum apoio no congresso, o PMDB praticamente abandonou seu governo catastrófico, exigiu a demissão do ministro Ci Gomes, sendo atendido mais rápido que a velocidade da luz, dificilmente Dilma passa de  Abril, segundo raposas velhas de Brasilia(Sarney, Calheiros, Nunes)

  92. Dilma

    Prezado Nassif

    Acho um exagero imputar a Presidenta Dilma a responsbilidade pelo atual momento momento político. Estão em crise os poderes judiciário, os parlamentares achacadores que devem a quem os elegeu ou não muitas explicações, a imprensa oposicionista que não perde uma oportunidade de covardemente massacrá-la. 

    O poder judiciário brasileiro é uma piada de mau gosto em todas as suas instâncias e ninguém consegue refreá-los. Os ministros do STF se acovardam diante do inescrupuloso Gilmar Mendes.

    Estão assanhados os que querem ver a Petrobras destruida e os que não querem um país submisso aos interesses externos. ligados aos EUA .Estes grupos também são contra a UNASUL e a politica externa independente que o Brasil vem exercendo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador