Procuradoria pede nova prisão para Paulo Preto

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – A procuradora Adriana Scordamaglia apresentou um novo pedido de prisão preventiva contra Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, suposto operador do PSDB em esquema de desvio de recursos de obras públicas em São Paulo. Segundo a jornalista Mônica Bergamo, o pedido foi apresentado porque Paulo Preto faltou em um audiência nesta segunda (14), na 5ª Vara Federal Criminal de SP.

“Deixar passar em branco tal desídia significa desacreditar que a Justiça de primeiro grau tem extremado valor para todo o sistema jurídico brasileiro”, afirmou. A procuradora disse ainda que a detenção é necessária para a “garantia da instrução processual” e da ordem pública.

Na semana passada, Paulo Preto, que estava preso desde o dia 6 de abril, conseguiu um habeas corpus do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Além de permitir que o operador respondesse em liberdade, Gilmar interditou as audiências do processo ao ordenar que a Justiça primeiro avaliasse a defesa prévia de Paulo Preto, antes de iniciar a instrução processual. A defesa pede a absolvição sumária do acusado.

“A juíza ainda não decidiu sobre o pedido de prisão”, escreveu Bergamo.

Paulo Preto é acusado de operar um esquema de desvio de recursos públicos de programas de habitação destinados a famílias removidas de áreas de construção e obras viárias. A Procuradoria vinha levantando indícios de tentativa de obstrução de Justiça contra o suposto operador – a sua filha teria indicado um advogado para defender pessoas que mudaram de depoimento na fase de inquérito.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Alexis

      Quanta verdade em suas palavras !!!

      A liberdade dele está garantida !

      Agora é só algum procurador fazer umas firulinhas e o Gilmar esmurrar a mesa. Na próxima semana ninguém se lembrará quem é Paulo Preto, e nem o roxo.

      Abraços .

  1. Por curiosidade: QUAL A TESE DA DEFESA PARA OS MILHÕES NA SUÍÇA?

    A defesa de Paulo Preto pede “absolvição sumária”… alguém sabe qual a explicação que eles dão para as centenas de milhões na Suíça???

  2. – “Mas, afinal… o que é

    – “Mas, afinal… o que é quer o doutor Paulo Preto quer?”

    – “Quer apenas dar uma saidinha rápida, tratar com a turma dele como será a rede de proteção à turma e até a ele.”

    – “Sim, porque as provas são muitas e muito robustas. E o pior, de conhecimento público…”

    – “Sim, ele não se recusa a ser julgado. O que acontece é que a turma dele precisa dar uma palavrinha a ele, Depois, por um tempinho, ele fica preso de novo, tá?”

    – “Então tá… libero e depois alguém re-prende.”

    – “hehe… não, ninguém vai nunca repreendê-lo.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador