Queiroga usa coletiva da OMS para pedir mais vacinas

Embora negue atraso na vacinação, ministro da Saúde diz que países com transmissão fora de controle deveriam receber mais imunizantes

Ministro Marcelo Queiroga – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Jornal GGN – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou a participação na coletiva de imprensa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pedir que os países com excesso de vacinas enviem tais doses para o Brasil.

“Apelo para aqueles países com doses extras que compartilhem essas vacinas com o Brasil de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas variantes”, disse Queiroga, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, usando como argumento que o acesso deve ser proporcional à emergência de cada país – com isso, países onde a transmissão está fora de controle deveriam receber mais imunizantes.

Apesar do apelo, Queiroga negou que a vacinação da população esteja atrasada, e afirmou que o país tem capacidade de vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia – que, segundo o ministro, não está sendo atingido por “dificuldades resultantes da escassez de vacina”.

A coletiva também abordou a situação da covid-19 no Brasil e em outros países da América Latina. “Infelizmente constatamos que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitáveis, assim como outras que virão, se a gente reduzisse a transmissão comunitária do vírus”, afirmou Mariângela Simão, diretora-assistente da OMS.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador