Campanha de Serra bancará materiais com tucano ao lado de aliados nos Estados
CATIA SEABRA
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO
O comitê eleitoral de José Serra arcará com o custo de material de campanha dos aliados numa tentativa de intensificar a divulgação de seu nome nos Estados.
Ao assumir a produção de material casado com os candidatos ao governador, o comando da campanha busca impedir a omissão da imagem de Serra de panfletos dos aliados nos Estados.
A Folha mostrou, no domingo, que aliados de Serra que disputam o governo nos oito maiores colégios eleitorais do país não tinham, até a última sexta-feira, a imagem de Serra em seus santinhos e adesivos, por exemplo, apesar de o custo de impressão do material, com ou sem Serra, ser o mesmo. A campanha eleitoral começou oficialmente em 6 de julho.
Na campanha de Dilma Rousseff (PT), a imagem da candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aparecia nos materiais de aliados em 7 dos 8 Estados pesquisados pela reportagem.
O coordenador de infra-estrutura da campanha de José Serra, Sérgio Kobayashi, mostrou, na noite desta segunda-feira, um modelo de panfleto, em plástico, para que seja compartilhado com os candidatos a governador. De um lado, o rosto de Serra. Do outro, um espaço reservado aos governadores.
Segundo Kobayashi, a distribuição acontecerá em três etapas: num primeiro momento, apenas material de Serra; depois, com candidatos a governador e, por fim, com candidatos a deputado.
“Essa terceira etapa não é uma promessa. É uma expectativa”, disse Kobayashi.
Aos que cobram distribuição imediata de material, Kobayashi avisa: “A produção acontecerá segundo a arrecadação. Não produzimos além do que arrecadamos”.
Segundo Kobayashi, a distribuição –proporcional ao número de eleitores em cada Estado– será maior com o início do programa de rádio e TV.
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), minimizou ontem o fato de os aliados omitirem o nome de Serra em seu material de campanha. Admitindo que em seu próprio material o nome de Serra aparece pequeno, Guerra afirmou que isso é natural nas campanhas.
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