STF acha que não é hora de ser “iluminista” e recua de julgamento sobre aborto

Estava previsto para o dia 22 de maio o julgamento de uma ação que pede a despenalização do aborto em caso de anomalia fetal decorrente de zika vírus

Charge: Aroeira

Jornal GGN – Estava previsto para o dia 22 de maio o julgamento de uma ação que pede a despenalização do aborto em caso de anomalia fetal decorrente de zika vírus, entre outros providências. Mas o Supremo Tribunal Federal decidiu retirar o processo de pauta e não há precisão de quando a discussão será retomada.

De acordo com o jornal O Globo, a maioria dos ministros apoiou a decisão de adiar indefinidamente o julgamento. O motivo? Eles entenderam que não é hora do Supremo ser “iluminista” diante do avanço das pautas conservadoras.

“A avaliação é que com o avanço de pautas conversadoras na opinião pública esse não seria o melhor momento para o Supremo exercer seu papel Iluminista. Tal postura se refere a decisões que, apesar de serem contra o que grande parte da população quer, são consideradas importantes para o avanço da sociedade.”

Enquanto o STF recua, no Congresso, a bancada religiosa, agora dona da chamada Frente Pró-Vida, avança com uma PEC (59/2015) que insere na Constituição o direito à vida desde o momento da concepção. Se aprovada na sua forma original, a PEC terá consequências sobre toda uma cadeia ligada aos direitos reprodutivos das mulheres, abrindo margem, ainda, para questionamentos sobre o uso científico de células troncos.

A proposta de emenda à Constituição já tem relatório pronto, que preserva o acesso ao aborto apenas em caso de estupro e riscos à vida da gestante. Há senadores da Rede tentando aprovar uma emenda para garantir o direito também em caso de anencefalia, seguindo jurisprudência do Supremo.

Leia mais: PEC da Vida: O que diz o relatório da senadora Juíza Selma

No Twitter, a pesquisadora e antropóloga Debora Diniz, que participa no STF sobre os debates envolvendo a descriminalização do aborto, afirmou que o recuso da Corte deixa à revelia mulheres e crianças afetadas por Zika que precisa de assistência social.

O Supremo “ignorou que famílias não têm dinheiro, transporte, prótese ou estimulação precoce para muitas das crianças. STF ignora desamparo da vida das mulheres.”

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nao se trata de iluminismo, mas sim de possuir capacidade para exercer o seu papel constitucional.
    Estes senhores e senhoras, que compõem a mais alta corte do Brasil, precisam ter em mente que ao fugir dos deveres estão fortalecendo a serpente mais traiçoeira parida no Brasil.

  2. O judiciário é o poder contra majoritário, ou seja, o poder que vai contra a maioria para proteger o indivíduo ou a minoria.
    Nesse caso, o supremo está dizendo que só protege o direito da minoria quando a maioria deixa.
    É preciso encontrar outros conceitos para definir o que acontece no Brasil. Isso aqui não é República, não é democracia, não é ditadura, não é Estado moderno, não Executivo/legislativo/judiciário. O Brasil é o país que não é.

  3. Mais uma demonstração de covardia

    Hoje foi descoberto que aquele que assassinou o delegado que investigava o assassinato do Teori, frequentava a mesma escola de tiro que o Adelio frequentou no mesmo momento que um dos lixofilhos frentava a escola

    stf se não prenderem a quadrilha de curitiba imeditamente, incluindo seu chefe, o Marreco de Maringá, ou serão impichados ou aviões vão cair ou vão meter balas na cabecinha de alguns juizes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador