Vamos recusar o combate na sociedade?, por Luis Felipe Miguel

Vamos recusar o combate na sociedade?, por Luis Felipe Miguel

Quando veio o golpe, amigos mais jovens, gente que tinha votado pela primeira vez na eleição do Lula, reclamavam que não estavam acostumados a perder. Claro, sempre se perdia, aqui ou ali, mas a disputa parecia ser entre avançar pouco ou avançar mais.

De lá para cá, passou-se pouco tempo, mas parece que uma parte da esquerda acomodou-se em perder e não quer mais ganhar, de jeito nenhum.

Pelo que vejo nesse facebook e nos grupos de whatsapp, está decretado que a greve dos caminhoneiros é uma manobra reacionária. Não é greve, é lockout – e a possibilidade de que a relação com os patrões também esteja numa zona cinzenta, em disputa, nem é colocada.

Os caminhoneiros são descritos como inevitável e insuperavelmente reacionários. “Os caminhoneiros”, assim, como um grupo perfeitamente homogêneo, que se presta a qualquer generalização apressada. São autoritários, machistas, homofóbicos. Apoiaram o golpe, simpatizam com Bolsonaro. Houve quem apontasse o dedo para seu gosto musical e gastronômico, tão vulgar, para demonstrar como são inconfiáveis. (É verdade, não estou exagerando.) Claro, é melhor curtir a fossa da nossa catástrofe social e política ouvindo uma banda obscura e cult de indie rock num tailandês do que se juntar a pessoas que curtem Sula Miranda e macarrão com feijão.

É isso? Vamos nos refugiar em nossa superioridade política e estética e recusar o combate na sociedade?

Todos os relatos confiáveis mostram que há diferentes visões entre os caminhoneiros. Sua pauta expõe as consequências do golpe e abre espaço para um confronto direto com a política econômica mercadista. A paralisação mostrou como a ausência de legitimidade compromete, por si mesma, a capacidade de ação eficaz do governo. Trata-se de uma categoria estratégica e que sofre com condições de trabalho desumanas. Mas nós não vamos disputar a greve, preferimos jogá-la nas mãos da direita? Vamos desprezar os caminhoneiros porque, como categoria, eles não alcançaram aquele esclarecimento e sofisticação política que nós achamos que nós temos? (Um esclarecimento a ser alcançado espontaneamente, já que nós não vamos dialogar com eles.) Porque não ajoelharam no milho e fizeram a autocrítica que a própria esquerda sempre reluta em fazer? Nosso elitismo e vaidade são maiores do que nossa vontade de fazer política no mundo real?

Se é assim, merecemos mesmo perder.

 

Luis Felipe Miguel

15 Comentários

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  1. Vamos recusar o combate na sociedade?

    -> Mas nós não vamos disputar a greve, preferimos jogá-la nas mãos da direita?

    foi assim que a Esquerda perdeu o bonde de Junho de 2013. que não aconteça novamente…

    .

     

    1. dificuldade de transporte por 3 dias apenas…

      também serviu para mostrar que os estoques para reposição, principalmente nas áreas de saude e de educação, estavam praticamente zerados por completa falta de controle, de interesse ou de competência para controlar

      tremenda cascata o que Temer falou sobre hospitais e escolas, culpando os caminhoneiros, porque os estoques já estavam praticamente zerados desde o golpe

      se PT não souber levar para uma parada total, greve geral, será um sinal de que não vinha acompanhando a diminuição dos estoques de gêneros de primeira necessidade, erro gravíssimo

       

      1. O PT saber levar?

        Amigo, vamos acordar, vamos?

        O PT já não leva mais nada à lugar nenhum. Prometeu parar o país com a prisão, não chegaram a incomodar nem mesmo Curitiba. 
        O PT perde porque sua militância se ilude. Como disse uma vez Ideli Salvatti “a montanha vai parir um rato”.

  2. Pô gente sem vandalizar, né? !

    O momento seria sim, das centrais sindicais decretarem e cosntruírem uma greve geral imediata, ampliar a pauta e derrotar definitivamente o golpe.

    Mas não, não interessa à esquerda de gabinete arriscar a menor nota fora do tom, a menor vidraça, a mais tênue nesga de quebrar a ordem. Porque isto obviamente atrapalharia a estratégia de consagrar Dom Sebastião, o Lula como a única saída possível. Temos que esperar qual ovelhinhas o veredito do TSE que já se articula na cara dura e à luz do dia na terceira fase do golpe. Antes disso, nem pensar em resistir fora do quadradinho da ordem. Afinal não podemos correr qualquer risco de ofender os humores do judiciário. Apoiar a greve dos caminhoneiros e chamar uma greve geral pode levar à perda da cômoda situação que a liderança nas pesquisas “garante” e na crença de que haverão eleições e que Lula triunfará ao final. Para quê arriscar tudo,a gora que está tão perto o registro de candidatura? Afinal iremos  ganhar a guerra sem “disparar um só tiro sequer”. Eis o tamanho da ilusão…é como se no assalto à Bastilha, se preferisse fazer uma manifstação ordeira e se gritasse o tempo todo: “pô gente cuidado, sem quebrar nada, não podemos vandalizar a boa ordem burguesa”…por isso não surpreende que, não obstante tantas lições que a história do movimento dos trabalhadores nos tenha ensinado, apareçam essas análises simplificadoras de uma realidade absolutamente complexa. Atualmente qualquer nota fora da pautinha da ilusão, é combatida. Nada pode atrapalhar o caminho suave, da aceitação da candidatura pelo STE, e depois  da absolvição de Lula pelo STF. As pesquisas indicam. E assim vamos combater o capital internacional: brandindo pedaços de papel.

     

     

  3. Ampliar a pauta em direção a GG

    As centrais sindicais, CUT a frente, devem levar aos caminhoneiros e suas lideranças imediatamente a proposta de controle de preços de combustíveis por parte do estado, incluindo aí principalmemnte o gaz de cozinha e a gazolina.

    A pauta atual se mostra muito egoista e dificulata o apoio popular as reivindicações deles.

    A partir dessas inclusões, preparar a paralização de setores que fazem uso desses combusíveis como taxistas, motoristas de aplicativos, donos de pequenos comécios que uzam gaz de cozinhas como padarias, restaurante e lanchonetes e pronto; está organizada a grve geral, (redentora da democracia?)

     

  4. Pode ser uma armadilha..

    é preciso que se diga: o movimento dos caminhoneiros é terrorista.

    Não se trata de fazer paralisação.. eles estão impedindo a livre circulação das pessoas e das empresas..

    .. é só assistir os vídeos, existe um objetivo declarado: provocar desabastecimento.

    Essa coisa aparentemente inocente de “provocar desabastecimento” é terrorismo puro..

    .. imagine, a grande Sampa tem 20 milhões de habitantes, pense nesse povo indo ao supermercado e encontrando prateleira vazia..

    .. muita gente vai morrer, portanto, o movimento dos caminhoneiros é um revólver na cabeça da sociedade.

    Ah, mas eles também são vítimas.

    É verdade, mas o movimento está instrumentalizado.

    O objetivo é o caos.

    É um grande erro a esquerda entrar nessa, A NÃO SER que esteja disposta a virar o barco de vez e ir para a guerra..

    .. mas isso não é real..

    Dar uma de malandro, pegar carona no movimento dos caminhoneiros, só vai justificar a violenta opressão.

    Ainda vão dizer que “tava indo tudo bem, até os comunistas resolverem entrar”..

  5. quando a esquerda, a meu ver, deixa de ser esquerda…

    quando passa a exibir os mesmos traços de comportamento que os da elite dominante ou dona da justiça

    Derrotar uma elite dominante não é nada. Difícil é não passar a se presentar como igual ou dela esperar qualquer tipo de justiça, o que alguns caciques petistas cansaram de fazer, se afastando cada vez mais do povão ou de quem realmente “derrotou” a elite dominante com os seus votos

    quem se afasta do povão, do trabalhador, dos estudantes, dos doentes, dos famintos, etc, etc e outros e mais outros companheiros de esquerda, nunca terá condições de proteger um seu líder, seja ele quem for

    Sabemos que esta não é a melhor hora para este tipo de cobrança, mas ficar aguardando dias melhores para seu líder também não é não. Ou para o país numa cartada final ou sai da frente

  6. Movimento expôs o regime golpista com crueza

    O movimento dos caminhoneiros, legítimo e autêntico, expôs as entranhas do regime golpista, seu entreguismo, sua profunda incompetência, sua imprevidência, sua incapacidade de governar um país como o nosso, a política criminosa e suicida do desmonte da Petrobrás e sua entrega fatiada, a política de preços fundamentalista do desprezível Pedro Parente e a inveja dos que nem tentaram fazer algo parecido contra a ditadura midiático-judicial. Apoiei desde o início e apoio com toda a força o movimento dos caminhoneiros.

  7. Esquerda coxinha da V.Madalena
     

    Acho notável essa “impressão” que a “esquerda esclarecida” tem dos caminhoneiros.

    Chega parecer inconveniente que burgueses tenham tendência ao socialismo, já que do alto de suas vidas confortáveis não têm o interesse de conhecer ou num só dia de sua vida participar da realidade do povo.

    Quem conhece a realidade do caminhoneiro?

    O caminhoneiro, o chapa, o dono da transportadora, o arrumador, o perueiro da coleta, o faturista?

    Quem zanza na lama na transamazônica por semanas a fio, atolado na lama no meio do nada e com a carga cujo prazo para entrega já venceu?

    As 5 Piores Rodovias Do Brasil #LoucosDaSojaESPECIAL PIORES ESTRADAS DO BRASIL | PREJUÍZO TOTAL - Caminhões Ao Extremo #BR319

    Quem paga a prestação do 1513 dos anos 70 que ainda roda nas estradas do país quando o valor do frete, descontados os impostos só deixa para o caminhoneiro R$ 1200,00 por mês pra viver?

    Mercedes-benz Mb 1513 Toco 4x2 Com CarroceriaMercedes-benz Mb 1513 1970/1970 Carroceria

    https://veiculos.mercadolivre.com.br/caminhoes/mercedes-benz/mb-1513/caminho-mercedes-914-ficha-tecnica

    Esses caminhões de 1970 ainda rodam as estradas do Brasil e com 48 anos de idade ainda custam  de 40 a 50 mil reais cada um

    O caminhoneiro proprietário (o que é maioria) tem que sair cedo, na cidade onde estiver, e passar transportadora por transportadora procurando carga.

    Seu maior amigo é o chapa, o cara que agencia as cargas.

    Foto

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL108909-5605,00.html

    Tendo carga, ele vai fazer a coleta, em vários endereços, leva para a transportadora, onde o arrumador carrega o caminhão para completar a carga,  um funcionário faz o roteiro, outro  faz o manifesto, o conhecimento da carga, dá um adiantamento pro caminhoneiro e marca o prazo para entrega. 

    O caminhoneiro anda o país inteiro fazendo pinga-pinga de toda espécie de mercadoria, e dependendo do destino final, não tem carga pra voltar. Voltando vazio, só gasta dinheiro.

    Caminhoneiro não é politizado porque não tem tempo de pensar no assunto. Pra ele tanto faz quem esteja governando. Ele quer chegar ao seu destino vivo e entregar a carga, porque se sofrer um acidente na estrada, ele fica meses abandonado no hospital (normalmente as santas casas) sem que a família saiba.

    A lição importante que se tira disso tudo é a de que não se garantindo os  direitos aos trabalhadores não há como  lhes cobrar obrigações.

    É a livre iniciativa agindo em pontos estratégicos demonstrando o que pode acontecer com a total desregulamentação dos direitos trabalhistas.

    Caminhoneiro é seu próprio patrão, com todos os riscos que a atividade envolve, associa-se livremente e se organiza em cooperativas.  O estado não pode puni-lo por não querer trabalhar, tampouco a transportadora, que dele depende mas não quer empregá-lo.A lei de greve não o alcança

    As transportadoras se beneficiam do movimento na medida em que isso diminui os seus custos, mas não vai peitar os caminhoneiros revoltosos. Elas sabem os riscos que correm.

    Essa idéia de lockout é mais uma invencionisse de quem não conhece o setor. É apenas uma saída jurídica para de alguma forma alcançar e punir as transportadoras pelo seu apoio aos caminhoneiros.

     

      

    1. que beleza de colocação…

      os que criam uma realidade diferente dessa que você muito bem colocou, criam-na para que o governo use contra os próprios caminhoneiros, justamente os que mais sofrem

      mesmo movimento que fizeram contra os taxistas para abrir espaço para a Uber

      1. hoje, eles, os taxistas…

        estão dando ignição diretamente no gas para poupar o pouco de gasolina que se tem para isso, mas estão dando maior apoio ao movimento do caminhoneiros

  8. Repito: já vi esse mesmo

    Repito: já vi esse mesmo circo em 2013.

    Quer apoiar a greve dos caminhoneiros? Fique à vontade. Depois que nada mudar ou mudar para pior (afinal, aqui é o Brasil) não venha dar uma de paneleiro safado e sumir do mapa.

  9. E aliás, que hipocrisia do

    E aliás, que hipocrisia do caramba é essa?

    Já cansei de ler aqui mesmo no GGN artigos e comentários criticando pesadamente Lula e o PT pelas suas políticas conciliatórias com a elite e o republicanismo.

    Mas agora, de repente, é hora da esquerda fazer vista grossa para as tendências fascistas dessa greve e “fazer política”? PQP!

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