Tucanos atacam PMDB após fracasso do impeachment, por Fernando Brito

Enviado por Maria Carvalho

Do Tijolaço

Fracasso do impeachment faz tucanos atacarem Temer e o PMDB

Fernando Brito

O PSDB aposta na sua nova vocação de, sem maiores frescuras “social-democratas” como antes, firmar-se como face da direita “orgânica” no Brasil.

Por natureza, sim, mas também em busca de sua identidade após o golpismo inviabilizar-se pela via política, embora ainda nutram esperanças de fazê-lo – ou ameaçar fazer, até que o STF desmonte a patranha – pela via jurídica, onde trabalha a todo vapor a dupla Gilmar Mendes e Dias Tóffoli.

A entrevista do líder do PSDB no Senado – que é o Aécio sem se expor -, Cássio Cunha Lima (PB) ao Fato Online deixa isso bem claro.

Cunha parte para pancadas duras em Michel Temer:

Cremos que o foco principal continua sendo o impeachment. Afinal, foi praticado crime de responsabilidade. O Orçamento da União é uma lei, votada pelo Congresso. A presidente Dilma Rousseff desrespeitou essa lei, editando decretos de suplementação orçamentária sem autorização do Congresso. Um decreto não pode anular uma lei. Isso é crime. E foi cometido tanto pela Dilma como pelo Michel Temer, que também assinou decretos suplementares, modificando a Lei Orçamentária.

Assumir um discurso público pelo afastamento, também, do peemedebista que ocupa a vice-presidência da República é, claramente, não fazer a menor força para reunir os votos necessários ao impedimento. O que só se faria no caso de sabê-lo impossível e optar por marcar posição.

Embora sinalize “esperanças” com o golpe judicial – ” o TSE decidiu que as contas da campanha eleitoral de Dilma têm que ser reexaminadas, acrescidas, inclusive, das informações da Operação Lava-Jato. Isso aponta para que deve haver uma punição”- não parece provável que, se lhe sobrar juízo, o tucanato possa acreditar que o Judiciário vá aasumir o juízo político que pertence ao Congresso, de cassar, na prática, não uma chapa de candidatos, quase dois anos depois da eleição, mas os próprios governantes.

Parece que o PSDB vai seguindo a sua sina de UDN 2.0,  transitando de um discurso falso de preocupação social para outra falsidade, a da histeria hipócrita da “anticorrupção”, como a sua velha matrona lacerdista.

O PMDB desnorteado  como nunca e como sempre faminto de  espaços de poder fica espremido entre as oportunidades do presente e a falta de perspectivas de futuro. O fato é que não tem candidato minimamente viável hoje e aparentemente também amanhã e está vendo por-se fim nas esperanças de que os tucanos se contentariam com uma parte do governo, não com o seu controle.

E Michel Temer, a esta hora, deve estar maldizendo o fato de que “scripta manent”  e não ter usado, simples mente as “verba volant”.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apenas bem informados

    Os tucanos já sabem que o PMDB será em breve a bola da vez da Lava Jato. O Cunha então, nem falar. Os tucanos simplesmente tentam apagar da fraca memória do eleitor o “somos todos Cunha” de meses atrás.

    Jogada esperta e de antecipação de jogada. Apenas isso.

  2. Separando o Joio do Joio.

    Separando o Joio do Joio.

    A parábola da Separação do Joio do Trigo é a grande referência a palavra Joio que a maioria conhece, porém quem não tem o mínimo conhecimento das adversidades (inúmeras) e amenidades (poucas) da vida campeira pouco sabe o que significam estas palavras. Não é à toa que há esta parábola, pois mesmo se sabendo que é necessário a separação do Joio do Trigo, pois o primeiro em casos em que está infestado de um determinado fungo pode até se tornar venenoso, esta é uma tarefa muito difícil só ficando mais fácil depois da formação da espiga. Como os triticultores no Brasil é uma pequena comunidade, caso no Brasil se fosse fazer uma parábola semelhante, era mais simples utilizar a separação do arroz normal ao arroz selvagem, porém isto já envereda em lides campeiras, que não é o objetivo deste texto.

    Separar na agricultura o joio do trigo é algo difícil e que não foi resolvido nos dois mil anos de história após os escritos bíblicos, porém há uma tarefa mais complicada a separação das diversas variantes que podem ter qualquer produto vegetal, no caso o joio.

    Saindo do setor das parábolas e adentrando na vida política brasileira, se tivermos uma posição progressista teremos duas tarefas, uma complicada que seria separar das diversas intervenções que pululam nos blogs com maior discussão, o que é de esquerda do que o que aparenta ser de esquerda, isto é o caso da separação bíblica do trigo e do joio. Voltando a analogia esta separação é simples quando o joio forma a sua espiga, porém isto pode significar que só se saberá após o término do processo político, quando o trigo virar trigo e o joio virar joio.

    Agora passo a uma ação mais complexa, a separação do joio do joio. O que consiste esta? Quando se está de um lado do processo há a tendência de separar de forma simplificadora e primitiva dos que estão de um lado (esquerda, por exemplo) dos que estão do outro (direita em contraposição), aí começam as simplificações diabólicas que servem para discursos em palanques e respostas a provocações no YouTube, por exemplo, são os blogs progressistas de um lado e o PIG do outro, são os próprios progressistas ou petista ou outras denominações mais carinhosas e bem educadas contra os fascistas ou coxinhas.

    Beleza, homogeneíza-se, simplifica-se e como resultado se obtêm uma barafunda interpretativa que não serve para nada, pois alguém que pode ser identificado e fortificado como um aliado no momento, na realidade é o pior dos inimigos. Para sair da política nacional podemos dar um exemplo na política internacional. Durante a guerra fria, a CIA possuía uma poderosa equipe de análise que permitia dividir a esquerda na sua multiplicidade de partidos, tendências e frações. Através desta análise a luta contra a esquerda era mais sutil e bem localizada, quem era identificado como um grupo que não poderia ser cooptado era simplesmente fisicamente aniquilado, agora aqueles grupos que mostravam que poderiam ser utilizados contra outros, eram adubados, regados e florescidos. Ou seja, os especialistas da CIA separavam o joio do joio conforme a sua definição bíblica.

    Agora está acontecendo algo extremamente interessante, apesar da direita estar tendo alguns percalços, alguns elementos decidiram partir para a confrontação ideológica ou ao mínimo de propaganda exatamente no nosso campo, vindo com armas e bagagens tentar um embate ideológico nos blogs mais de discussão do que mero achincalhamento, como no Luis Nassif on Line.

    Esta chegada dos “ideólogos” da direita para dentro de nosso campo, significa uma formação da espiga, logo rapidamente identificável como forças de oposição, entretanto resta o mais difícil, a separação do joio do joio, que significa em outras palavras a determinação das nuances da Erva Maligna Invasora.

    Felizmente se a formação da espiga identifica o joio, cabe a todos verificar a diferença dos tipos do joio, pois a cada tipo de joio é necessário um tipo de herbicida. Porém temos como vantagem a incontinência verborrágica das pragas invasoras que com algum cuidado permite mostrar as alianças e as desavenhas entre as hostes de direita, facilitando em muito a utilização de herbicidas específicos.

  3. Discordo do texto no ponto em

    Discordo do texto no ponto em que se refere ao PSDB como UDN 2.0. O partido do Aócio está mais para UDN 1.0, pois falta-lhe o talento oratório de um Caros Lacerda, a quem podemos acusar de muita coisa ruim, mas jamais negar-lhe a inteligência política acima da média e um dom da oratória acima do comum.

  4. Eles agem REALMENTE COMO

    Eles agem REALMENTE COMO PROTEGIDOS DE QUALQUER MARACUTÁIA QUE POSSA SURGIR DA LAVA-JATO!

    Fazem o que querem, deixaram MILHÕES NA MISÉRIA, CRIANÇAS MORRIAM DE FOME,

    e num governo do PT continuam roubando…

    “Ainda que andem pelo vale da sombra e da morte

    Não temeriam mau algum…”  

    Pois têm proteção divina, dada pela justiça e procuradoria geral da república…

     

  5. Muito tem se falado dos erros

    Muito tem se falado dos erros do PT. Pouco tem se falado do desastre PSDBISTA. Entre uma figura amorfa e provinciana como Alckmim e um herdeiro, que nada tem de político e que acha que o poder lhe pertence a priori, tem-se  a figura melíflua de Serra e pairando no ar  a figura  ridicula de FHC. FHC sem Sergião nunca soube o que fazer, e dentro do partido aceitou a humilhação de ser escondido e só sair para destilar o seu veneno contra a  Lula. Se calou quando o tal dossiê tucano, preparado por Aécio contra Serra se transformou em dossiê do PT. Ganharam o publico culpabilizando o PT com ajuda da imprensa e de um certo policial federal, porém isto destruiu o partido internamente. Se calaram quando o dossiê se transformou no livro Privataria TUcana,  A la PMDB,  Alckmim com apoio do interior isolou mais ainda Serra, que também se recolheu, mas continua tramando, torcendo para  que os erros dos outros dois o levem de novo ao poder. Ainda assim o partido apostou na liderança de um herdeiro que acreditou que poderia enganar eternamente . Não conseguiu se eleger nem em seu quintal. Pensando ser mineirinho , silenciou  e se escondeu cedendo espaço para Cunha. Mais uma vez  pensou que o poder ia cair do céu .  Inapetente para a política e para pensar o país, só vem a público para usar alguma frase batida contra o governo. Não se escuta sequer uma proposta. Muito se fala de uma social democracia, mas o que se vê é um trio parada dura. Um playboy que nada tem a propor, a não ser gritar porque lhe tiraram um doce, ou tramar de forma sórdida contra o próprio partido. Do outro lado, um governador do estado de São Paulo que provincianamente só pensa em estabelecer sua base eleitoral  no interior e para isto transforma a política em apenas uma dança de poder local. Do outro um político carcomido que hoje sequer esconde o fato de que representa apenas interesses estrangeiros neste país. Este parece estar satisfeito em propor leis que atentam contra nossa autonomia e independencia, ou contra a Petrobrás. Quanto a FHC, esqueçam pois ele sempre pensa estar em Paris, onde fará longos discursos sobre porque ele não é brasileiro. Sugiro e ele escrever o epitáfio de um partido que um dia pretendeu representar a Social Democracia: o titulo poderia  ser :Teoria da Dependencia Política: de Sergião a Cunha 

  6. De todos esses parlamentares

    De todos esses parlamentares do PMDB, nenhum merece mais reúdio que Michel Temer. Eduardo Cunha sequer tem interesse em se mostrar como um homem de bem: tem no DNA as manchas da falta de caráter, visível a olho nu; nem faz questão de disfarçar isso. Agora, se tem uma coisa a ser colocada como principal novidade no ano de 2015 foi o comportamento de traidor e moleque do Presidnte da Câmara. Sai das sombras, se apresentou como um canalha tão grande que conseguiu superar seu parceiro Cunha. 

    Um bando de tucanos e pmdbistas enrolados em malandragens é o conjunto desejoso de impedir Dilma de governar. Por muito menos, qualquer petista já estaria vendo o sol quadrao. Mas essa turma é tão sabida que nem se mexe quando vê seus nomes citados por outros bandidos. Sabem, como os menores de idade, que podem até matar porque Janot, ou gilmar, ou outros ministros os blindarão.

    Antes estavam todos juntos e afiados – tucanos com o PMDB -, mas hoje a situação toma outras formas porque o que todos querem é sentar na cadeira de Dilma, e na cadeira não há lugar para dois.

  7. a deselegancia verbal dessa

    a deselegancia verbal dessa gente tucana às vezes

    chega ao limite da burrice política… 

    como atacar o pmdb e depois governar sem ele?

    ou o cunha paraibano  já está esperando nova derrota em 2018 e

    continuia se colocando como eterna oposição?

    –  predatória como sempre…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador