Mulheres recebem mais que os homens em cinco setores da indústria

Jornal GGN – Embora ainda recebam salários inferiores aos dos homens na média dos setores formais da economia (cerca de 20% a menos), alguns setores da indústria indicam que essa realidade pode estar mudando. Especificamente na construção de edifícios; fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis; extração de minerais metálicos; extração de carvão mineral e captação, tratamento e distribuição de água. Os dados fazem parte de uma análise feita pela Conferência nacional da Indústria (CNI). Confira a tabela abaixo:

Para o gerente de Estudos e Prospectiva da CNI, Márcio Guerra, esses setores aproveitam a maior escolaridade e qualificação das mulheres no Brasil. Segundo dados do IBGE, a escolaridade da parcela feminina da população aumentou significativamente na última década e já superou a dos homens e isso se reflete na média salarial.

Márcio Guerra também afirma que uma das saídas para resolver um dos principais problemas da indústria – a falta de mão de obra qualificada – é aumentar cada vez mais a participação das mulheres neste mercado específico. “Setores como esses que destacamos saíram na frente e nos dão pistas de como romper barreiras para a entrada de trabalhadoras nas indústrias. Num cenário em que a mão de obra especializada é escassa, o Brasil não pode prescindir da qualificação das mulheres no mercado de trabalho”.

Com informações de CNI.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador