Bolsonaristas espalham áudio mentiroso sobre urnas com votos antecipados para Lula; TRE-RJ desmente

É falso que urnas de Cordeiro, no interior do Rio de Janeiro, tinham votos já registrados a favor de Lula

Áudio com alegações sem provas sobre suposta fraude nas urnas eletrônicas da cidade de Cordeiro, no interior do Rio de Janeiro, circulam em grupos de Whatsapp e Telegram, entre outras redes sociais, desde terça (27). No áudio, um homem não identificado diz que as urnas que chegaram à cidade contêm votos em favor de Lula (PT) já computados. Em nota, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atesta a falsidade da informação. 

A fake news começou a circular em grupos bolsonaristas faltando apenas cinco dias para as eleições gerais de 2022. Em todas as pesquisas, Lula aparece à frente de Jair Bolsonaro (PL), com chances de liquidar a fatura já no primeiro turno, em 2 de outubro. Notícias dão conta de que o clã Bolsonaro já prepara o terreno para questionar o resultados das urnas, inclusive com um documento que será divulgado pelo partido do presidente.

No áudio falso, um suposto morador da cidade de Cordeiro afirma que uma das urnas foi fraudada para registrar, antes mesmo da eleição começar, 139 votos a favor de Lula. Nos grupos, a mensagem foi divulgada com o título “Áudio circulando, pode ser verdadeira a denúncia”

“A urna de uma sessão aqui de Cordeiro, que tem 327 eleitores, ela chegou com 139 votos já de Lula registrado na urna”, alega o autor do áudio, que ainda levanta o questionamento da existência de fraudes em todo o Brasil. “Isso em Cordeiro, interior do Estado do Rio de Janeiro, interior do Brasil! ‘Cê’ imagina isso daí nesse Brasilsão afora, como é que não tá de fraude.”

Segundo a nota do TRE-RJ, o cartório de Cordeiro abriu uma “notícia de irregularidade de propaganda eleitoral (NIP)” com o objetivo de responsabilizar o autor das falsas denúncias. Na NIP constam indícios para identificação do autor, que deverá responder criminalmente. 

O TRE-RJ informou ainda que o procedimento de configuração das 39 mil urnas utilizadas nas eleições do estado do Rio já foi encerrado, sem ocorrências de irregularidades. Vale ressaltar que a cerimônia foi aberta ao público e às entidades fiscalizadoras, como partidos políticos e o Ministério Público. 

A nota do TRE-RJ destacou também que “existe um documento chamado zerésima, emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação, que atesta a inexistência de voto registrado na urna eletrônica para qualquer dos candidatos da disputa.”

“Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna. Após a impressão da zerésima, a(o) presidente da seção eleitoral, as mesárias, os mesários, as fiscais e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la”, explicou.

Icaro Brum

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se existe a exigencia da zerisima entao eh sinal q existe de fato a possibilidade da manipulaçao dos votos antes da votaçao…nao faria sentido exigir algo ja q a urna eh INFRALDAVEL. Mais obvio q seria fake new

  2. O treinador faria muito bem em veicular todo o procedimento das urnas eletrônicas para provar a impossibilidade de fraude.
    Em primeiro lugar,a impressão da zerezima que atesta que não há votos na urna e que vai atestado pelos mesários ,presidente da seção e fiscais dos partidos presente.
    Segundo,a votação não é online, portanto não pode ser atacada por hackers e os votos ficam guardados em mídia eletrônica e,em quantidade,impressão,que também são enviados para arquivo,além de fixados na
    Entrada das seções eleitorais,podendo ser focalizado por qualquer cidadão. Além disso,existe a possibilidade de impressão para fiscais de partidos em número limitado.
    A totalizando dos votos é a somatória dessas mídias eletrônicas e,assim como o TSE as faz,os partidos,munidos dos relatórios de seus fiscais,também podem fazer.
    Ademais,qualquer divergência quanto ao lançamento pode ser atestada através da mídia eletrônica correspondente ou dos resultados impressos.
    Basta lembrar que o candidato golpista que perdeu as eleições de 2014 solicitou a auditoria dos votos é nada de irregular foi constatado e o próprio, do alto de seu golpismo,declarou que só estava a fim de encher o saco do PT.
    O golpista de agora é outro. O golpe é o mesmo.
    T

  3. Lula, it’s the economy, Brother!

    Lula, não cai na provocação do ogro. Diz diz que tu não só és presumido inocente até o trânsito em julgado de sentença condenatório transitada em julgado mas és de fato inocente e expõe teu plano de governo e mostra o que tu já fizeste nos mandatos anteriores.
    Bingo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador